Conectar

Ver Versão Completa : Qual 4x4 específico para as estradas do Pará?

Alsoni Malinski
06/10/2016, 16:25
Olá pessoal.
Acompanho o site á bastante tempo e agora estou precisando da ajuda de vocês. Preciso de uma viatura para um uso bem especifico. Trafegar em estradas no Pará. Partindo de Marabá em um raio de 400km.
Primeiro Trecho: Transamazônica até Novo Repartimento / Maracajá. Depois seguindo por estradas vicinais de fazenda.
Segundo Trecho: BR 155 sentido Sul até Tucumã. 400km de asfalto (geralmente bem esburacada), depois estradas vicinais de fazendas.
Se encontra de tudo; de pequenos buracos, costelas de vaca, borrachudos, piso pedregosos, passagens de água até grandes atoleiros no período do "inverno" (chuva).
Pois bem pessoal, gostaria do auxilio de vocês para me ajudar a escolher o melhor veículo para transpor todos esses obstáculos.
Perfil: Não vou carregar peso, no máximo três pessoas e bagagem; precisa ser cambio manual. Imaginei três possíveis viaturas; pajero TR4 2010 adiante; suzuki Jimny 4sport e toyota SW4 diesel ano 2002. Na faixa dos 40.000k / 60.000k Aceito sugestões.
Desde já agradeço a atenção.
Abraço.

mfdomingues
06/10/2016, 19:25
Olá pessoal.
Acompanho o site á bastante tempo e agora estou precisando da ajuda de vocês. Preciso de uma viatura para um uso bem especifico. Trafegar em estradas no Pará. Partindo de Marabá em um raio de 400km.
Primeiro Trecho: Transamazônica até Novo Repartimento / Maracajá. Depois seguindo por estradas vicinais de fazenda.
Segundo Trecho: BR 155 sentido Sul até Tucumã. 400km de asfalto (geralmente bem esburacada), depois estradas vicinais de fazendas.
Se encontra de tudo; de pequenos buracos, costelas de vaca, borrachudos, piso pedregosos, passagens de água até grandes atoleiros no período do "inverno" (chuva).
Pois bem pessoal, gostaria do auxilio de vocês para me ajudar a escolher o melhor veículo para transpor todos esses obstáculos.
Perfil: Não vou carregar peso, no máximo três pessoas e bagagem; precisa ser cambio manual. Imaginei três possíveis viaturas; pajero TR4 2010 adiante; suzuki Jimny 4sport e toyota SW4 diesel ano 2002. Na faixa dos 40.000k / 60.000k Aceito sugestões.
Desde já agradeço a atenção.
Abraço.

toyota SW4 diese sem pensar muito.....

Apesar do ano, é mais robusta, espaçosa e terá muita autonomia.

Além disto você consegue ficar abaixo do seu budget e tira uma grana para equipa-la com Pneus, lift, body lift, um guincho, uma bela de uma boa revisão no motor e outras coisitas más...

Não sei o que vai fazer, por lá, mas qual as outras viaturas do comboio?

Sonhador
06/10/2016, 20:10
Concordo com o mfdomingues

A SW4 e espaçosa , peças resistentes , mas acredito que qualquer veiculo que resolva adquirir , vai precisar de um bom investimento para deixar em condições de enfrentar esses obstaculos , que ja sabemos que nessa região e bem agressivo ,
Pneus Para Lama , aumentar altura do veiculo ...guincho ...proteções de diferencial , carter , cambio ...snorkel ...realmente transformar o veiculo ....

mfdomingues
07/10/2016, 09:46
Concordo com o mfdomingues

A SW4 e espaçosa , peças resistentes , mas acredito que qualquer veiculo que resolva adquirir , vai precisar de um bom investimento para deixar em condições de enfrentar esses obstaculos , que ja sabemos que nessa região e bem agressivo ,
Pneus Para Lama , aumentar altura do veiculo ...guincho ...proteções de diferencial , carter , cambio ...snorkel ...realmente transformar o veiculo ....

Bloqueio do tipo kaiser, tanque extra, para-choque de aço e o céu é o limite......

Alsoni Malinski
07/10/2016, 12:56
Obrigado MFDomingues e Sonhador.
Minha primeira escolha é a SW4 2002. Já tive Hilux 2004, que tem a mecânica muito parecida, diferente só a suspensão traseira. Sei dos seus pedigrees. A dúvida era a idade e achar uma em boas condições; mas já estou de olho numa por aqui. Concordo com você mfdomingues, vou investir na mecânica como lift e principalmente o bloqueio Kaiser, que considero o melhor do mercado.

mfdomingues
07/10/2016, 13:37
Obrigado MFDomingues e Sonhador.
Minha primeira escolha é a SW4 2002. Já tive Hilux 2004, que tem a mecânica muito parecida, diferente só a suspensão traseira. Sei dos seus pedigrees. A dúvida era a idade e achar uma em boas condições; mas já estou de olho numa por aqui. Concordo com você mfdomingues, vou investir na mecânica como lift e principalmente o bloqueio Kaiser, que considero o melhor do mercado.

Os melhores na minha opinião são os da Detroit Locker, mas ai tem o custo que complica muito, contudo, os Kaiser são ótimos e tem o custo beneficio mais interessante na minha opinião, sem contar da qualidade e durabilidade, enfim....

Bom, essa empreitada vai requerer paciência na travessia, correto? Então aplique a mesma paciência para encontrar a viatura e boa sorte.

Arildo MT
08/10/2016, 21:24
Bem vindo, por idade escolheria jimny, mas o espaço e conforto são diminutos, para espaço e conforto sw4, tr4 talvez não seja a melhor em nada mas atende, outras opções xterra ou GM tracker 2007/2009 dá para deixar ela um tratorzinho com espaço/preço/conforto/robustez bem razoável e sobra dinheiro pra viagens ainda, qualquer que escolher, que seja bem cuidado, com procedência, faça uma boa preventiva, se comprar carro bichado só ira passar raiva e difama-lo depois.

mfdomingues
08/10/2016, 22:30
Bem vindo, por idade escolheria jimny, mas o espaço e conforto são diminutos, para espaço e conforto sw4, tr4 talvez não seja a melhor em nada mas atende, outras opções xterra ou GM tracker 2007/2009 dá para deixar ela um tratorzinho com espaço/preço/conforto/robustez bem razoável e sobra dinheiro pra viagens ainda, qualquer que escolher, que seja bem cuidado, com procedência, faça uma boa preventiva, se comprar carro bichado só ira passar raiva e difama-lo depois.

Boa Arildo, gosto muito da XT, estes dias andei olhando umas, mas, poxa quem tem uma boa sabe que vale ouro hoje em dia. Tem umas 2004 ou 2005 que os caras de pedem 39 k, parece que ta escrito "bomba bino!!!!"

Mas, um dia vou pegar uma bacana, sou muito fã deste jipao.

Valeu.

xibiu!!!
09/10/2016, 11:10
Seja bem-vindo ao fórum 4x4 Brasil, Alsoni Malinski.

Meus caros.

Destes veículos que foram sugeridos pelo autor do tópico ou recomendados pelos colegas, como fica a questão de oferta de peças (nessa região do Pará) na possibilidade de se precisar de manutenção para esses modelos?

Abraço.:curtir:

titanium
09/10/2016, 16:38
Sugeriria uma Bandeirante LONGA (cabine fechada) já modernizada: com eixo traseiro flutuante, DH, Ar-Condicionado com evatoradora modelo Split na traseira do carro apontando pra frente, Bancos confortáveis, Amortecedores Rancho (ou mesmo os COFAP da Ranger), coxins do radiador do MB1113 na cabine (aumenta a altura da cabine e aumenta o conforto), motor turbinado e bloqueio no dif traseiro.

Ponto. Essa seria a configuração que eu iria escolher para viatura aí no norte do País! rsrsrs

:safari-rig:

É uma viatura robusta, modernizada (+ confortável), dentro da faixa de preço indicado, peças com facilidade na região e Aguenta TRANQUILAMENTE a bronca! rsrsrs

:torcendo:

Abraços!

Alsoni Malinski
09/10/2016, 17:36
obrigado xibiu pelo acolhimento. No Pará à assistência de toyota e mit, agora suzuki o caba sofre. meu irmão teve Suzuki lá e penou.

Alsoni Malinski
09/10/2016, 17:46
Rapaziada. Uma coisa esqueci de comentar. A viatura vai ter pouco uso; em média 4x viagens por essas regiões/ano.
vou deixar na casa de um parente. A bateria desligo blz. Mas a Dúvida é a suspensão e pneus. O que fazer?

xibiu!!!
09/10/2016, 18:12
Rapaziada. Uma coisa esqueci de comentar. A viatura vai ter pouco uso; em média 4x viagens por essas regiões/ano.
vou deixar na casa de um parente. A bateria desligo blz. Mas a Dúvida é a suspensão e pneus. O que fazer?

Na minha opinião, talvez a melhor solução seria deixar a chave e autorização para o parente dar uma (pequena) voltinha de vez em quando com a viatura.
Assim sempre que precisar dela, ela estará pronta para uso. (Bateria carregada, motor lubrificado, sistema de arrefecimento limpo, freio funcionando, pneus em ordem,...)

mfdomingues
09/10/2016, 18:45

Neste caso meu amigo é um detalhe muito importante que deveria ter dito desde o inicio.

Retiro tudo que disse sobre comprar uma diesel, o diesel parado por tanto temo vai apodrecer no tanque, além das via até o motor.

A suspensão ou vc sobe no cavalete ou vai arriar também.

Se vai usar tão pouco, na moral não compensa comprar, vai pagar imposto e manutenção de graça.

Aluga uma pick up 4x4 em uma localiza da vida ou vá de onibus / avião, 4x ao ano é jogar dinheiro fora imobilizando-o no ativo em questão, a não ser que esteja sobrando, claro.

Arildo MT
10/10/2016, 01:00
A não se pelo pelo pouco uso, a sugestão do Titanium seria uma das mais adequadas ou a tr4 que pode não ser melhor nada, mas é boa em tudo e por ter a mit ai, isso vai muito da aplicação que irá fazer, como disse o Domingues talvez nem precise pelo uso, outro ex: aqui no MT nem concessionaria Suzuki tem e pra mim não faz diferença, pois as outras marcas presentes no MT ficam ida/volta de 1200 a 1950 km do meu endereço, com exceção da mit a 440 km lembrando que a Souza Ramos representa mit e suzuki no Brasil, o que não é grande vantagem, a S.R. faz umas cacas igual a caoa, boa sorte.