PDA

Ver Versão Completa : Que motor você sugere?



Celso Raeder
13/03/2006, 19:50
Amigos,

Como vocês sabem, o espaço para motor na f100 é quase um apartamento. Acho q ali cabe um belo motor. Não penso em substituir o meu OHC por um motor diesel, pois tenho um kit gás com 26 metros, e este combustível satisfaz minhas necessidades.

Peço a ajuda de vocês para o seguinte: que tipo de motor você colocaria nele, levando em consideração a durabilidade e, principalmente, o custo de manutenção.

Seria o motor da Ranger argentino uma boa opção? Ou quem sabe o 4.9 das f1000 mais novas? Quais as adaptações necessárias para montar um conjunto confiável?

Bem, agora é com vocês! Abraços, Celso Raeder

Beto Lacerda
13/03/2006, 21:25
F-100 ?? eu colocaria um belo V-8 302 com cambio automatico (C4) , levantava ela de leve , só para caber 33" , alongava o chassis e a caçamba uns 50 cm p/ ficar igual as long bed americanas ...
isto feito ficava de olho em um kit de 4x4 das f-1000 antigas ...
[]'s
ps manda uma foto da f-100

Celso Raeder
13/03/2006, 23:45
olá Beto, vc me deu uma dica interessante. No entanto, penso numa alternativa mais família, ou seja, ter um carro bacana pra levar a família pra passear sem sobressaltos na estrada. Ontem me ofereceram um motor de A-20, por R$ 1.500. Quanto à foto da minha F-100, mandarei logo. Não é uma Marta Rocha, mas sim uma charmosa 1979 com jeito de picape mexicana rs. Abs. Celso

Arnaldo Tomazetti
14/03/2006, 11:14
Olá amigo,
Motor de A-20 numa F-100 ? Acho que descaracteriza muito o carro...concordo com o Beto Lacerda, um V-8 tem "a cara" da F-100, aliás entre os aficcionados, um Ford tem que ter ronco de Ford...hehe
abraços

Celso Raeder
14/03/2006, 16:45
esse V 8 equipa q carro? São os motores do Landau?

Luizinho
15/03/2006, 09:12
Celso,

Se quer uma adaptação mais em conta, use o motor 4.9 gasolina da F-1000. E um motor que se encontra barato e tem otimo desempenho. Alem do mais me parece que num primeiro monento voce pode usar sua caixa e depois colocar a de cinco marchas. Agora a relação de diferencial (seu carro deve ser Dana 44, portanto com multiplas escolhas) tem que ser trocada junto com o motor.

Agora, se voce quer realmente se divertir, sem duvida o 302 V8 Ford.
Alias Ford pede por V8. Voce pode utilizar o do Maverick ou do Landau mais novo, ou injetado da Explorer Limited ou Mustang 5.0.
A caixa C-4 e muito legal.
Se fizer isso, acho que tera a Pick-up dos sonhos de muita gente.
Ford, F-100, V8, Automático = Combinação Perfeita...........so fica faltando a tração 4x4, mas da para resolver.

Abraço.

Beto Lacerda
15/03/2006, 10:49
Não é uma Marta Rocha, mas sim uma charmosa 1979 com jeito de picape mexicana rs. Abs. Celso

eu to na busca de uma f-100 da dec de 70 p/ mim ... carroceria igual das f-1000 e farois sealed beam ... p/ deixar assim ó

Luizinho
15/03/2006, 10:57
Beto,
Essa ai e quase perfeita.
Se fosse minha seria perfeita.

Abraço.

Beto Lacerda
15/03/2006, 11:19
Luizinho, concordo em genero numero e grau ...
se fosse minha seria perfeita :mrgreen:
mas partindo de uma f-100 nacional num fica caro deixar assim ...

[]'s na busca de uma f-100 v-8 em bom estado a uns 3 meses

ferraz
15/03/2006, 22:14
Fala povo do 4x4,como anda o projeto.
Se vocês tem um mau gosto como o meu dêem uma passadinha de leve veste site.
www.fordification.com
È um dos melhores a respeito de F100, estou a algum tempo juntando fotos de f100 da década de 70, principalmente 4x4.
O motor 4.9 não poderia ser utilizado com cambio altomatico?

Miranda
15/03/2006, 22:35
motor v8 tem o 302 e o 292 da ford ! acho o 302 uma boa
!!

Joao Blasi
16/03/2006, 07:42
tem a opçao tambem do V6 gasolina que eqipou a F250

ferraz
16/03/2006, 12:03
Tração 4x4 na F100, não é uma coisa absurda, pois a Engesa nos anos 80 desenvolveu um Kit, para traçar a F100, ele não necessitava de reforço no chassis, utilizava a mesma caixa de tração das utilizadas para a pick up’s Gm, o melhor continuava com a suspensão original Ford .
Há ainda a possibilidade, mais fácil, de se adaptar a tração das F1000 como já foi aqui dito e ainda do Troler, sua bitola é similar a das F 100, o Tcase e Borg o mesmo utilizado nas F1000, diferencial dianteiro Dana 44 se não me engano, é muito mais moderno que qualquer Kit do passado, visto que o pessoal da Jeep Trip esta adaptado esta configuração,T case Troler e eixosnos GM, e caso seja feita em um Ford passa ser mais simples devido a suspensão

LLeeoo
25/03/2006, 21:05
Fala, Celso!

Se eu fosse fazer uma coisa muito bem feita, eu iria para um V8...

Sei que nossos orçamentos em geral não nos permitem certas extravagâncias, mas um Small Block novinho custa umas 3000 latinhas de Budweiser (US$). Pena que não são Ford...

http://www.hugemotors.com/

A manutenção dos V8 é classicamente barata, mas achar as peças certas, bem como botar em ordem um V8 antigo é que são elas...

boa sorte!!! vai ficar linda!

Celso Raeder
25/03/2006, 21:37
Caro Leo, a página q vc indicou é um sonho. Viajei e vi um daqueles cobras equipando minha f-100. Esse small block q vc disse custar 3 latinhas, é o mesmo q equipa q carro? Quem sabe se esse não cai como uma luva na minha picape? abs
Celso

Celso Raeder
25/03/2006, 21:42
em tempo. mesmo q desse pra comprar o small novo por 3 mil dólares, ainda teria de gastar mais uma baba com o resto né? Se você puder me ajudar na escolha de algo dentro da minha realidade... rsss
Pensei no 4.9 ou no V6 da ranger

ferraz
03/05/2006, 14:25
Meu caro como anda o progeto, não seria o motor da ranger mais viavel, pela, facilidade de manutenção, o 4.9, deve ter sido produzido em quantidade bem menor.

ariel kleinubing
03/05/2006, 15:32
Observei que alguns colegas comentaram sobre o motor V-8, da década de 70. Existiram três tipos de motores V-8 nas viaturas ford nacionais desta época: 282 (alguns galaxis, ford f100 e f350) 292 (caminhoes) e o tão procurado 302 (maverick).

Sei que os modelos 282 e 292 não são os mais indicados para adaptação em veículos (peso maior, desempenho menor que o 302), mas se alguém se interessar, tenho um 282, completo, que foi tirado de uma f-100. Está parado uns dois anos e pretendo vendê-lo para desocupar espaço. Caso alguém tenha interesse, ctt 55 9983 6944 e 55 3512 6151, motor em Santa Rosa/RS - PRÓXIMO A FRONTEIRA COM A ARGENTINA.

Troco por coisa do meu interesse, peças de jeep, Ranger, pneus 33 x 15, para cima, ou outro.

Aril

Edintruder
04/05/2006, 19:21
Se esmerilhar muito o 302 pode soltar biela para fora. O melhor ainda é o 318 da Dodge. Tem muitos Charger e Dart por aí. Usa a caixa 4 marchas dele que também não quebra. Se colocar tração, é só colocar uma CT na caixa e tá morto o bicho.
O 318 tem muita peça para acertar e dá para deixar com 250cv no GNV!

ferraz
05/05/2006, 22:36
O 318, já ouvi que é bem mais resistente que o 302, visto que o Dordg foi feito para rodar em caminhões.
E quanto esta receita para 250 Cv no GNV, a taxa é alterada e carburador , e o consumo no gnv, como ficaria.

pedro y
05/05/2006, 23:22
Tenho saudade da minha F-1000 95 argentina gasolina com motor 4.9i...
Motorzaço! Só pede óleo na hora da troca. Nem água consome...

Edintruder
05/05/2006, 23:32
ferraz,
O consumo aumenta na proporção da cavalaria...
Se você pegar um 318, colocar dois quadrijets, um comando mais bravo, uma aplainada nos cabeçotes, uma ignição decente, com gasolina vai perto de 300 cv no dinamômetro, então no Gnv perdendo a potência normal que perde, deverá ficar perto dos 250cv. O melhor do 318, é que não quebra por rpm no limite, não quebra por superaquecimento, aliás, não quebra se levar laço sem água no radiador, hehehehe, não estraga nunca, não agarra bielas se baixar a pressão do óleo a menos de 1bar e dura normalmente 600.000 km. O único senão, é que no pau as correias do alternador, e DH saltam fora das polias... então vai muito bem a colocação de polias multi v com tensionador por molas. Detalhe, ele sempre queima óleo, mesmo zero km ele queima um pouco de óleo como todos os V8 antigos de baixa compressão, então as baforadas quando se pisa fundo e a rpm chega próxima a limite é considerado normal.
Para se ter uma idéia de resistência do 318 é sque suporta potências superiores a 400 cv com os pistões, bielas e virabrequim originais. O 302 só com o conjunto forjado.
Dá para fazer melhor e usar 100% GNV, fazendo um corpo de borboleta de tamanho avantajado para o V 8tão e usar somente o GNV dispensando os carburadores, facilitando o acerto final no gás em todos os regimes.

Walter L. L. Casitta
06/05/2006, 00:23
Eu acho que esses 318 podem ser encontrados nas Grand Cherokee. Hoje eles são eletrônicos, mas isso não deve ser problema. Alem do mais não deve ser tão difícil converter pra um carburador.

ferraz
06/05/2006, 12:19
Dá para fazer melhor e usar 100% GNV, fazendo um corpo de borboleta de tamanho avantajado para o V 8tão e usar somente o GNV dispensando os carburadores, facilitando o acerto final no gás em todos os regimes.
Como ficaria esta forboleta, sem o carburado e quem faria, e o o consumo, não teria que instalar cilindros muito grandes para ter uma altonomia rasoavel, poe exemplo para ir até o litoral?
Este motoe , sim é o mesmo da Cherkee e das Dodge Ram V8, porém com injeção eletronica.

Edintruder
07/05/2006, 15:33
Essa foi uma daquelas brilhantes idéias... Se partir do ponto que um motor que usa o gás como combustível, só usa o carburador pelas borboletas. Então poderia fazer um tubo simples com uma borboleta, pois não usa nem venturi, apenas a depressão atmosférica entre a borboleta e o filtro de ar.

Walter L. L. Casitta
07/05/2006, 17:13
Então não tem que fazer nada, pois todo motor injetado mult-ponit já tem o corpo com borboleta na entrada do coletor de admissão.

Edintruder
07/05/2006, 23:15
Se usar um motor moderno sim, pois a borboleta condiz com o volume de admissão, mas se pegar um motor antigo complica com o que tem no mercado nacional já pronto.

Beto Lacerda
08/05/2006, 16:08
Celso Raeder, com 4.9i fica um tesão :mrgreen:
se um dia pintar um 302 injetado e que eu não precise vender o figado e um rim p/ comprar eu penso em trocar mas até lá essse 4.9i vai servir e muito bem
eita terco animal de torque
é ignorante ,
to vendo onde colocar GNV , a F-100 tem o tanque de gasolina na cabina então embaixo da caçamba é um espação só p/ por cilindros ...
ja comprei o A/C de um landau p/ por nela ,
agora to correndo atraz de cambio auto de landau , freio a disco e cx de direção hidraulica de F-1000 até 92 ,
e depois mais p/ frente vamos ver se ela vira 4x4 ...
[]'s

Celso Raeder
29/06/2006, 02:23
Amigos, muito obrigado pela aula de motorização que recebi. Me decidi pelo V8-302, mas não tenho pressa nem dinheiro para transformar minha f-100 no sonho de consumo de muitos. Como meu motor OHC está perfeito, e nesta semana encontrei o malfadado distribuidor de ignição eletrônica, vou rodar com ele até acabar.
Preciso, no entanto, de mais uma ajuda: Já estou garimpando o tal V-8 (acho q tomei gosto por ferro-velho) e queria saber como identificá-lo diante de outros motores V-8. Existe a numeração 302 em algum lugar do bloco?

Outra questão importante: O que é a caixa C4? De que carro ela pertence? è a mesma que faz conjunto com o V8-302 do maverick?

A transposição de uma mecânica completa do Landau é uma opção interessante?

Bem, com a palavras agora os meus mestres.
abs
Celso Raeder

Beto Lacerda
29/06/2006, 10:39
Amigos, muito obrigado pela aula de motorização que recebi. Me decidi pelo V8-302, mas não tenho pressa nem dinheiro para transformar minha f-100 no sonho de consumo de muitos. Como meu motor OHC está perfeito, e nesta semana encontrei o malfadado distribuidor de ignição eletrônica, vou rodar com ele até acabar.
Preciso, no entanto, de mais uma ajuda: Já estou garimpando o tal V-8 (acho q tomei gosto por ferro-velho) e queria saber como identificá-lo diante de outros motores V-8. Existe a numeração 302 em algum lugar do bloco?

Outra questão importante: O que é a caixa C4? De que carro ela pertence? è a mesma que faz conjunto com o V8-302 do maverick?

A transposição de uma mecânica completa do Landau é uma opção interessante?

Bem, com a palavras agora os meus mestres.
abs
Celso Raeder
C4 é o cambio automatico dos landau/ maverick
um amigo tem uma com emcanica completa de landau 81 fica bem bacana , trampo facil
p/ identificar o 302 tem um lance do distribuidor que não sei ao certo .. google deve saber :mrgreen:
[]'s

Cursino
29/06/2006, 11:24
No 302, o distribuidor é na frente do motor, ele tem o angulo do "v" mais fechado, é mais compacto, os coletores de escape saem p/ baixo como um motor moderno e as tampas de valvulas tem o logo da ford..
Os 272 (nao existe 282) e 292 são mais largos, tem distribuidor atrás do motor e os coletores de escape saem p/ cima, ao lado das tampas de valvulas, que tem F O R D escrito só em letras.

Beto Lacerda

Essa F-100 vc comprou no rebelatto, no RS?
Tava quase indo pra lá quando achei a minha por aqui msm...

Cursino
29/06/2006, 11:39
vão aí links com fotos fotos do 302, do 272 e do 292
292
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-44825722-motor-v8-292-completocapa-seca-_JM
272
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-44537690-motor-272-302-alcool-automatico-302-gasolina-_JM
302
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-44192748-motor-v8-302-canadense-e-caixa-automatica-landau-bomba-hidra-_JM

Celso Raeder
29/06/2006, 14:58
Olá Cursino, tudo bem?

A minha F-100 eu comprei no mercado livre, numa transação envolvendo meu tempra 92 8V e a picapona, pau a pau. Que belo negócio eu fiz não? Ela estava com um estilo de picape mexicana, com uma águia no capô e faixas laterais. Como precisava lanternar o teto, aproveitei para dar uma cara mais sóbria para ela. Está em fase de pintura e será toda preta.Apenas o acessórios,(para-choque, santo antônio, porta estepe...) ficarão branco, para combinar com as rodas.

Ela está com motor original OHC 4cc, e meu mecânico torce o nariz quando digo que vou colocar um V8. Ele gosta muito dos 4cc e eu concordo com ele. Tanto que vou usar este motor até acabar. Enquanto isso, vou restaurar um V8-302 para colocar no lugar após o "falecimento" do meu OHC.

Obrigado pelas dicas. Elas foram muito úteis, pois amanhã estarei vendo um V-8 para comprar.
abs
Celso Raeder

Celso Raeder
29/06/2006, 15:03
Valeu Beto, pela dica.

Agora vou correr atrás desse C4 também. Acho que vou perder a mulher com essa mania de ferro-velho que tenho. Obrigado.

Cursino
29/06/2006, 15:30
A minha tem motor 2.3 também, o motorzinho me surpreendeu, também vou usar o quatrinho até acabar, nao tenho mais pressa em por um V-oitão ou um 4.9, q é o bicho tb!

no site www.fordification.com vc vai encontrar respaldo técnico sobre as fordonas (elétrica, funilaria, pintura, etc só nao vai achar nadasobre o ohc). O manual do motor ohc eu tenho, qq coisa eu posto na seção downloads.

Beto Lacerda
29/06/2006, 15:32
Beto Lacerda

Essa F-100 vc comprou no rebelatto, no RS?
Tava quase indo pra lá quando achei a minha por aqui msm...
exato ... eu tava a uns 6 meses caçando uma ... essa marronzinha foi amor a primeira vista ... qdo vi não acreditei ...
fiz rolo com minha saveiro ... bom negocio p/ ambos pq a saveiro vale mais lá e a f-100 mais aqui .. então valeu muito a pena p/ mim e ele ficou satisfeito tb
[]'s

Marcos Arcosy
29/06/2006, 15:33
eu to na busca de uma f-100 da dec de 70 p/ mim ... carroceria igual das f-1000 e farois sealed beam ... p/ deixar assim ó
Realmente essa frente é Clássica !

Abraços

Beto Lacerda
29/06/2006, 15:44
Realmente essa frente é Clássica !

Abraços
hehe achei a minha finalmente .. faz um mes e pouco .. só alegrias :dance: :dance:
se tiver mais alguem que curte f-100 podemos ir trocando emails com soluções encontradas

betolacerdaneto@gmail.com
outra dica boa p/ quem tem f-100 é o site www.fordification.com (http://www.fordification.com) é de dissidentes do www.ford-trucks.com (http://www.ford-trucks.com) .. só gringo louco hahahaha

[]'s

Celso Raeder
30/06/2006, 15:20
Beto, Cursino, saudações fordianas.

Hoje apareceu um motor V8, mas não é o 302. É daqueles que tem distribuidor atrás e foi retirada de uma F-100. Estou em dúvidas sobre se devo ou não pegar esse motor (400 reais), pois está sem nota e a garantia de funcionamento é apenas a palavra do vendedor.

Vou ficando com meu OHC de guerra. Minha picape 79 não carrega aquela grade horrível para faróis quadrados. É redondinha e vai ficar show quando sair da pintura. Fotos dela em breve.

Bem, como falei em outro tópico, acho que as peças para nosso carro podem custar muito barato, desde que tenhamos tempo para garimpar nas lojas que têm estoque antigo, e não são especializadas em jeep, rural ou outros utilitários.

Exemplo: comprei uma embreagem completa (Luk) para a F-100 numa loja que tinha essa peça perdida e nem sabia direito quanto cobrar por ela. Resultado, levei por 200 pratas.

Encontrei, no ferro velho, nesta semana, um distribuidor de ignição eletrônica original do 4cc. Por esta mosca branca, paguei 100 pratas e não vejo a hora de colocar na minha picape para ver se melhora o desempenho dela, sobretudo com o uso de gás.

Vamos formar um grupo de amantes da F-100 aqui?
Acho que vou abrir um fórum para isso.

abs
Celso Raeder

Beto Lacerda
30/06/2006, 15:56
Vamos formar um grupo de amantes da F-100 aqui?
Acho que vou abrir um fórum para isso.

abs
Celso Raeder
um forum acho complicado mas uma lista de email no googlegroups pode ser bacana ...
vou criar uma p/ gente ver que pode render ...
aguardem ...
[]'s

Beto Lacerda
30/06/2006, 16:22
criei a lista .. se vc tiver gmail ajuda pacas se não me manda um email que te mando um convite p/ o gmail ... vamos divulgar a lista !!!

http://groups.google.com.br/group/pickupsford?hl=pt-BR

[]'s

Celso Raeder
30/06/2006, 16:55
manda um convite amigo

celsoraeder@yahoo.com.br

abs

Cursino
03/07/2006, 16:11
Eu quero tb!!!!
raphaelcscarvalho@yahoo.com.br
[]'s fordianos

Beto Lacerda
03/07/2006, 16:41
Eu quero tb!!!!
raphaelcscarvalho@yahoo.com.br
[]'s fordianos
cara te mandei um ocnvite ... mas pelo link postado ou pelo meu da assinatura num tem como se cadastrar ??
achei melhor não pedir email pelo forum ... mas coloquei o link da lista na minha assinatura :-D
[]'s

Cursino
04/07/2006, 09:03
Beto, tô tomando a liberdade de incluir o link da lista na minha assinatura tb, e acho q todos q fizerem parte dela deveriam fazer o mesmo para divulgação!

Beto Lacerda
04/07/2006, 11:59
Beto, tô tomando a liberdade de incluir o link da lista na minha assinatura tb, e acho q todos q fizerem parte dela deveriam fazer o mesmo para divulgação!
opa bacana a iniciativa ...
se a lista crescer só temos a ganhar ...
[]'s

Celso Raeder
05/07/2006, 13:09
Caro, divulguei a nossa lista em algumas comunidades F100 que achei no Orkut. abs
Celso