PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas na tração 4x4 da Tracker



Guilherme Tracker
01/10/2016, 14:09
Boa tarde meus amigos. Acabei de comprar uma Tracker, peguei ela e com uma semana já fiz um rally de regularidade que me deixou super satisfeito com o carro. Porém estou tendo problemas com a tração, na hora de fazer a troca do 4x2 para o 4x4 com o carro em movimento. Estou respeitando o limite de velocidade e deixo as rodas alinhadas, porém na hora de fazer a troca, o câmbio da aquela 'arranhada' como se estivesse errando uma marcha. Alguém aí pode me dar alguma dica do que está acontecendo? Obrigado!

Arildo MT
01/10/2016, 20:35
Boa tarde meus amigos. Acabei de comprar uma Tracker, peguei ela e com uma semana já fiz um rally de regularidade que me deixou super satisfeito com o carro. Porém estou tendo problemas com a tração, na hora de fazer a troca do 4x2 para o 4x4 com o carro em movimento. Estou respeitando o limite de velocidade e deixo as rodas alinhadas, porém na hora de fazer a troca, o câmbio da aquela 'arranhada' como se estivesse errando uma marcha. Alguém aí pode me dar alguma dica do que está acontecendo? Obrigado!

Bem vindo, parabéns, teoricamente td certo no seu procedimento, mas tem zica nessa arranhada, já testei em linha reta até 120 km/h (esqueçi de olhar o velocimetro), sem pisar na embreagem, só levar a alavanca reto a frente, nada de arranhar no engate ou desengate 4H, a não ser que esteja puxando a alavanca lateralmente p/ 4L engatando a reduzida, dai arranha mesmo, só permitindo o engate parado, senão é defeito, falta de óleo, óleo errado (usar gl4), se possível de mais detalhes ou faça um video.

Guilherme Tracker
03/10/2016, 14:39
Diante mão já agradeço as dúvidas até aqui esclarecidas. Como eu peguei o carro até pouco tempo, não fiz toda revisão. Mas o antigo dono era bem cuidadoso com o carro. Vou fazer novos testes e lanço aqui no fórum qualquer novidade. Obrigado!

Arildo MT
03/10/2016, 23:47
Pesquise também pelo google, duvida+4x4brasil, tem muito tópico aberto sobre a tracker que fala sobre o sistema 4x4.

Guilherme Tracker
04/10/2016, 19:33
Pesquise também pelo google, duvida+4x4brasil, tem muito tópico aberto sobre a tracker que fala sobre o sistema 4x4.

Ok! Não existe nenhum grupo de whatsapp de proprietários de GM Tracker não? Seria uma boa né. Poderíamos mandar vídeos, fazer anúncios, pegar dicas de upgrade...
Pretendo ficar um bom tempo com a minha Tracker, quero fazer algumas modificaçõe, mas não entendo muito do carro ainda

Arildo MT
05/10/2016, 18:21
Tem grupo de zap sim, eu não uso, a mecânica do carro é simples e robusta, acho que vou ficar c/ a minha 5, 10, 15, 20 anos.

Guilherme Tracker
31/10/2016, 09:18
Vou trocar o retentor caixa 4x4, encontrei a peça original na suzucar. A dúvida é qual óleo usar agora. Pelo que eu vi em outros tópicos, se usa GL4 pra caixa do câmbio e o GL5 para a transmissão 4x4. Procede isso ai?

Arildo MT
31/10/2016, 23:42
Vou trocar o retentor caixa 4x4, encontrei a peça original na suzucar. A dúvida é qual óleo usar agora. Pelo que eu vi em outros tópicos, se usa GL4 pra caixa do câmbio e o GL5 para a transmissão 4x4. Procede isso ai?

Acho q já havia respondido, gl4 no cambio e transmissão (nada de gl4/5), gl4 ou gl5 é melhor nos diferenciais, o q houve, vazou óleo, por isso estava arranhando?

Guilherme Tracker
31/10/2016, 23:46
Acho q já havia respondido, gl4 no cambio e transmissão (nada de gl4/5), gl4 ou gl5 é melhor nos diferenciais, o q houve, vazou óleo, por isso estava arranhando?

Está vazando um pouco, e o mecânico identificou como o rententor da caixa 4x4.
O motivo de arranhar pode ser por conta do nível do óleo que está baixo. Amanhã eu irei trocar o retentor e substituir o óleo das transmissões pra ver se melhora

Arildo MT
31/10/2016, 23:48
Espero que resolva fácil, depois retorna com a solução, abraço.

Guilherme Tracker
01/11/2016, 00:04
Espero que resolva fácil, depois retorna com a solução, abraço.
Fui fazer uma trilha na semana passada e após uma subida eu senti um cheiro forte de borracha queimada, parece q é normal, mas vou ficar de olho. Vou aproveitar e vou fazer uma revisão para viajar em dezembro. Vou trocar velas, filtros, óleo e esse retentor aí. Suspensão e freios estão ok. Mas uma vez obrigado, voltarei para passar as novidades após a revisão.

Arildo MT
02/11/2016, 04:24
Estamos em um monologo aqui, rsrsrsrs, normal não é, ou forço d+ na subida ou a embreagem esta dizendo adeus, qual a km?

Guilherme Tracker
04/11/2016, 09:17
Estamos em um monologo aqui, rsrsrsrs, normal não é, ou forço d+ na subida ou a embreagem esta dizendo adeus, qual a km?

Kkkkkk é verdade. Vc não tem noção como tem me ajudado. A quilometragem hj é de 109 mil km. Fiz a revisão, troquei velas, filtros, o retentor da caixa 4x4, fiz limpeza de bicos, troquei uma coifa da homocinética que estava começando a rasgar, multcorreia e o rolamento dela. Infelizmente não possível encontrar o óleo gl4 para substituir o atual q nunca deve ter sido trocado. Existe algum outro semelhante q possa ser usado?

Guilherme Tracker
04/11/2016, 09:18
Fiz o teste da tração. Ergui o carro no 4x2 e as rodas continuam rodando independente. Porém o problema na hora de fazer a troca do 4x2 para o 4x4 persiste.

Arildo MT
04/11/2016, 22:36
[QUOTE=Guilherme Tracker;2401702]Fiz o teste da tração. Ergui o carro no 4x2 e as rodas continuam rodando independente.

Não entendi paçocas, esta com óleo abaixo do nível? mecânico trocou/revisou e não completou ao menos o nível pra ver se é isso? gl4 acho que só o ipiranga ipigerol mineral 75w 90 pelo q lembro, mas se esta com óleo velho e abaixo do nível, melhor trocar que deixar assim, em ultimo caso alguns usam gl4/gl5 tipo o gold da br, porem tem aditivação do gl5 que não é indicado, mas se não achar, fazer o que, troca e testa é só 1,7 L, talvez até já tenha sido danificado o sincronizado do 4x4 por usar gl5 anteriormente, mas pode ter outra causa, dai só desmontando mesmo, dependendo do estrago, pode comprar uma usada entre 1.000,00/3.000,00 algumas com cambio e td, suzucar, alternativa 4x4, traçado 4x4 tem sites e telefone, se precisar pçs, espero que não, escolha um bom mecânico pra por a mão e não fazer mais caca, acho que tem tópico aqui com preguntas/indicações sobre mecânicos, boa sorte.