Ver Versão Completa : Melhor Diesel para Hilux SW4 fabricada antes de 2012
Eduardo Maretti
29/09/2016, 20:52
Boa noite.
Sou novato com motores a diesel.
Cansei de ler sobre o assunto em virtude de grandes divergências, e por isso resolvi perguntar para o pessoal mais experiente.
Para os veículos fabricados antes de 2012, qual é o melhor diesel para se usar ? Comum, aditivado ou podium ?
At.te,
Eduardo.
americo_mattar
11/10/2016, 13:08
Vamos la Eduardo,
O que conta para os motores a diesel é a quantidade de enxofre:
Diesel s500, contem 500 partes de enxofre por milhão (PPM)
Diesel s50, 50 ppm
Diesel s10, 10 ppm
No caso dos carros fabricados antes de 2012, o enxofre era elemento de lubrificação do sistema de injeção, especificamente a Bomba Injetora. Se não me engano até 2020 o Brasil so terá diesel s10, pelo fato de ser menos poluente.
Alem disso foram adicionados aditivos ao S10, até ai nenhum problema, mas se vc usou no seu carro o s500 a vida toda e mudar para o S10, ele certamente ira "soltar" alguma borra acumulada no sistema, podendo danificar os bicos e a BI. Assim o ideal é lavar o tanque e limpar as linhas de combustivel antes de trocar para o S10.
Agora vem um tema polemico, alguns colegas do fórum usam junto com cada tanque de s10 250ml de óleo 2tempos (eu também uso), na pratica ajuda a lubrificar o sistema e proteger a BI (normalmente as SW/Hilux até 2005). Como o óleo 2T é feito para queimar não deixa resíduos. Porem isso é uma liberalidade de cada dono. Assim como também tem aqui mesmo quem use somente o s10 e sem problema algum.
Em resumo:
- Se vc usava s500 e vai mudar para o s10, é importante mandar limpar o sistema por precaução.
- Quanto aos aditivados, premium e podium, são apenas adicionados aditivos ao diesel, o que conta mais é a quantidade de enxofre.
Ficou longo, mas espero ter ajudado. e tem mais tópicos ai no fórum sobre o S10, S500 e os demais tipos.
Ate mais
Sergio c
11/10/2016, 19:26
Ótimo relato Américo, com certeza ajudará muitos por aqui.
Eduardo Maretti
27/11/2016, 23:14
Desculpe-me pela demora ! Como não sei como o carro foi utilizado anteriormente, seguirei seu conselho ! Muito obrigado pela singular ajuda ! Abraço !