PDA

Ver Versão Completa : Korando ssangyong aumentando o nível do óleo do carter

g_erdei
28/09/2016, 13:36
Olá... comprei uma Korando 2011 em fevereiro de 2016... fiz a manutenção normal nela quando comprei (trocando óleo, filtro de oleo e filtro de combustivel).
Notei que o óleo ficou preto bem rápido (isso já vi que é normal nos carros a diesel), mas notei tb que o nível do óleo subiu mais ou menos meio litro...

Troquei o óleo novamente agora e deixei no meio das marcações da vareta (entre o minimo e o maximo) e com uns 100km rodados, notei que o nível estava no máximo.

Mandei para uma retífica e eles testaram a bomba e os bicos injetores e falaram que não tinha problema, só um bico que estava injetando um pouco a mais, o que foi regulado. Na volta da retifica troquei o óleo novamente, mas deixei no minimo.

Com 100km rodados fui verificar e voltou a subir meio litro novamente.

Gostaria de alguma ajuda de quem já passou por isso ou de quem possa me dar uma luz. Não sei o que fazer.

Obrigado

mfdomingues
28/09/2016, 16:29
Olá... comprei uma Korando 2011 em fevereiro de 2016... fiz a manutenção normal nela quando comprei (trocando óleo, filtro de oleo e filtro de combustivel).
Notei que o óleo ficou preto bem rápido (isso já vi que é normal nos carros a diesel), mas notei tb que o nível do óleo subiu mais ou menos meio litro...

Troquei o óleo novamente agora e deixei no meio das marcações da vareta (entre o minimo e o maximo) e com uns 100km rodados, notei que o nível estava no máximo.

Mandei para uma retífica e eles testaram a bomba e os bicos injetores e falaram que não tinha problema, só um bico que estava injetando um pouco a mais, o que foi regulado. Na volta da retifica troquei o óleo novamente, mas deixei no minimo.

Gostaria de alguma ajuda de quem já passou por isso ou de quem possa me dar uma luz. Não sei o que fazer.

Obrigado

Como está o nível da água do reservatório?

Qual a aparência do óleo? O pessoal que faz a troca está drenando por baixo com o motor "morno" ou está tirando por sucção?

g_erdei
28/09/2016, 16:49
Como está o nível da água do reservatório?

Qual a aparência do óleo? O pessoal que faz a troca está drenando por baixo com o motor "morno" ou está tirando por sucção?

O nivel da água normal... o óleo parece que dá uma afinada, mas pode ser coisa da minha cabeça... estou trocando drenando por baixo.

mfdomingues
28/09/2016, 17:08
O nivel da água normal... estou trocando drenando por baixo.

Entendi, escurecer com certa facilidade é bem do diesel mesmo. Dizem que o diesel S10 e usar óleo aprovado CJ-4 melhora um pouco (não vi nada melhorar, mas enfim).

Seu carro é relativamente novo, pois, eu ia dizer que poderia ser água indo para o óleo, mas, senão baixa água não é o caso.

Agora o curioso é aumentar só 500ml e você notar com tanta facilidade na vareta o carter deve ser pequeno, o meu com 6,4 litros não vejo variação a não ser superior a 1 litro.

O óleo parecer afinar, bem ele afinal um pouco com o calor, se afinar muito pode ser contaminação de diesel mesmo por outro local que não os bicos.

g_erdei
29/09/2016, 08:10
Ele usa 6L... mas da marca minima até a maxima é 1 L... por isso é facil perceber...
Tem alguma idéia de onde pode estar entrando diesel se não é bico e nem bomba??

mfdomingues
29/09/2016, 11:39
Ele usa 6L... mas da marca minima até a maxima é 1 L... por isso é facil perceber...
Tem alguma idéia de onde pode estar entrando diesel se não é bico e nem bomba??

Rapaz, que precisão hein.

O meu 1 litro da 2mm na vareta e ele pega 6,4 litros no carter (pelo menos é que a vareta mostra quando por leiguisse coloquei 1 litro a mais de óleo) enfim.

Bom, o problema é que desconheço seu motor (mal conheço o meu) mas pode ser algumas coisas, você mandou ver a bomba, correto os caras testaram os bicos e bomba, imagino que eles olharam também os retentores, diafragma, bomba de alta etc (veja estou falando com base no meu, não sei se o seu possui tudo isto).

Existe também o retorno do excesso do diesel que em alguns motores passar por dentro da tampa de valvulas e em alguns casos ele pode soltar diesel para dentro do bloco.

g_erdei
30/09/2016, 08:04
Eu vou levar 2ª novamente para eles darem uma olhada.... pedi para abrirem a bomba e reverem todos os retentores e aneis... vou ver se o meu motor tem esse retorno do diesel que vc falou...

Se tiver mais alguma ideia, só falar...
Novidades eu posto aqui...

mfdomingues
30/09/2016, 09:09
Eu vou levar 2ª novamente para eles darem uma olhada.... pedi para abrirem a bomba e reverem todos os retentores e aneis... vou ver se o meu motor tem esse retorno do diesel que vc falou...

Todo o motor diesel tem esse retorno, a questão é saber como ele foi desenvolvido no seu motor.

Pode ser muita coisa, acredito que o mais fácil seria misturar água, mas como vc disse que ela não ta baixando só pode ser diesel....

fertag
01/10/2016, 01:21

Obrigado

Oi, g_erdei,
Para motores do tipo otto(gasolina/alcool), se andando pouco e em cidade, ou com motor frio ainda, a tendência e' de aumentar o nivel do oleo no carter; por outro lado, rodando bastante com o carro, em estrada, o nivel vai aparecer mais baixo, pois vai 'evaporar' o que não e' oleo daquela 'mistura' existente no carter, mostrando o real consumo; acredito tenha alguma similaridade quando do funcionamento do motor diesel tambem, em condições parecidas.
veja uma pista sobre isso :Problemas de aumento do nivel oleo e mistura de Diesel no oleo nos motores TTiD (http://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=615.0)

titanium
01/10/2016, 08:05

Bom dia amigo!
Alem do que o mfdomingues falou, Pode ser um pistão que não esteja queimando e o diesel passando para o cárter pelos anéis....
Sentiu alguma mudança na batida do motor ?

Abraco

g_erdei
03/10/2016, 09:38
Bom dia amigo!
Alem do que o mfdomingues falou, Pode ser um pistão que não esteja queimando e o diesel passando para o cárter pelos anéis....
Sentiu alguma mudança na batida do motor ?

Abraco

Bom dia...
Não senti diferença na batida... mas se não achar nada na bomba, vou pedir para darem uma olhada nisso tb...
Vlw pela ajuda

mfdomingues
03/10/2016, 10:01
Oi, g_erdei,
Para motores do tipo otto(gasolina/alcool), se andando pouco e em cidade, ou com motor frio ainda, a tendência e' de aumentar o nivel do oleo no carter; por outro lado, rodando bastante com o carro, em estrada, o nivel vai aparecer mais baixo, pois vai 'evaporar' o que não e' oleo daquela 'mistura' existente no carter, mostrando o real consumo; acredito tenha alguma similaridade quando do funcionamento do motor diesel tambem, em condições parecidas.
veja uma pista sobre isso :Problemas de aumento do nivel oleo e mistura de Diesel no oleo nos motores TTiD (http://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=615.0)

Caracas, vivendo e aprendendo, mas, particularmente viajei um tempo considerável e nunca notei o nivel do óleo do otto baixar porque rodava sempre em estrada. Tinha um Civic que parecia ter sido feito na Rolex o motor era perfeito não baixava e não aumentava nada.

A minha diesel atualmente rodo 90% estrada e o restante cidade. Só sentia variação quando ela estava mijando para tudo quanto é lado, mas enfim.

Valeu a dica, vou pesquisar.

g_erdei
03/10/2016, 11:30
Vcs acham que eu utilizando pouco, o óleo aumenta??

fertag
03/10/2016, 23:23
Caracas, vivendo e aprendendo, mas, particularmente viajei um tempo considerável e nunca notei o nivel do óleo do otto baixar porque rodava sempre em estrada. Tinha um Civic que parecia ter sido feito na Rolex o motor era perfeito não baixava e não aumentava nada.

A minha diesel atualmente rodo 90% estrada e o restante cidade. Só sentia variação quando ela estava mijando para tudo quanto é lado, mas enfim.

Valeu a dica, vou pesquisar.

Oi, mfdomingues,
Tivemos alguns Uno ao longo do tempo e a mulher usava o carro na cidade e umas raras vezes eu o pegava para fazer uma rapida viagem(estrada); ao devolver o carro para ela, abastecia e checava o oleo e sempre, invariavelmente, o nivel do oleo estava mais baixo(apos a viagem, em estrada, mesmo viagens curtas, de menos de 100 km )...o modo como ela usava o carro andando poucas quadras ou kms, e o carro praticamente trabalhando com motor algo frio ou pelo menos não na sua temperatura ideal de trabalho, dentro da cidade, vinham a contribuir para esse nivel de 'oleo' mais elevado...enfim, fruto de observação !

fertag
03/10/2016, 23:40
Vcs acham que eu utilizando pouco, o óleo aumenta??

Oi, g_erdei,
Salvo algum problema mecânico - como os descritos anteriormente - esses motores não deveriam dar esse tipo de problema embora eles sejam muito suscetiveis a qualidade do diesel(procurar usar sempre o S-10 de postos de boa bandeira e que tenham bastante movimento de caminhões, isto e, que o diesel nos tanques dos postos tenham tempo de estocagem pequeno(evitando a degradação do diesel, ainda no tanque do posto))...Procurei em alguns foruns de fora alguma referência a essa caracteristica no tocante ao Korando e não achei nada similar. Se anteriormente foi utilizado algum diesel de ma' qualidade, isso poderia vir a prejudicar o conjunto, mas se o teu mecânico ja' checou e aprovou,..., entretanto, como sugestão, faça uma medida comparativa de nivel de oleo antes e depois de um passeio por uma estrada...
Tenho um Kyron 2010 com ~97k km, com trocas de oleo a cada 5k km, mas não observo alterações no nivel do oleo dentro do periodo, tanto que nem mais tenho me preocupado com isso !

Arildo MT
05/10/2016, 00:48
Com certeza tem algo errado no aumento do nível, com relação a baixar o nível em percursos longos de viagem é normal na maioria dos motores, mesmo que tenha colocado óleo novo no mesmo dia da viagem, isso varia de óleo pra óleo também, tem tiro longo 1500 km/dia já vi baixar 500 ml/1L/dia, e o mesmo carro/viagem/distancia usando outro óleo não baixar nada independente de usar na cidade anteriormente, quanto ao problema do amigo, não conheço carro pra supor algo alem do que já foi dito.

rrios
31/03/2017, 14:03
Bom dia...
Não senti diferença na batida... mas se não achar nada na bomba, vou pedir para darem uma olhada nisso tb...
Vlw pela ajuda

Esse problema é resolvido facilmente atualizando o software do motor, qualquer concessionária faz, custo de mais ou menos R$ 550,00. Meu mecânico se bateu mais de dois meses ate descobrir isso, atualizei o software e nunca mais subiu o nível de óleo no cárter ( diesel + óleo do motor)

ALEMA
08/01/2018, 22:49

prezado.. tenho uma korando 2011 e ocorreu isso comigo, ... você tem que por o óleo correto, veja a especificação no manual,

se você não por o óleo correto, vai continuar a fazer isso, a minha subiu 1litro, vai acender uma luz amarela no painel, e ela vai perder a força.

coloca o oleo correto.

lcdalzoc
10/01/2018, 09:49
prezado.. tenho uma korando 2011 e ocorreu isso comigo, ... você tem que por o óleo correto, veja a especificação no manual,

se você não por o óleo correto, vai continuar a fazer isso, a minha subiu 1litro, vai acender uma luz amarela no painel, e ela vai perder a força.

coloca o oleo correto.

Exatamente. Somente utilize óleo 5w30 que atenda a MB 229.51 (Concessionárias de caminhões Mercedes vendem Pentosynth a R$ 39,00/litro)

gusilva
11/10/2018, 16:45
Caros, desculpem-me a invasão do tópico. Tenho muito interesse em entrar para o grupo, mas ainda estou namorando viaturas à diesel (Korando e Freelander II, ambos modelo 2012), cujo uso, basicamente, seria para viagens pelo Brasil e AL. Praticamente, não uso carro no dia-a-dia (casa/trabalho, nunca), só bike ou corro. Eventualmente, para ir a um médico ou evento familiar, quando tenho que ir direto do trabalho.
Bem, mas de fato tenho dúvidas quanto a possíveis dores de cabeça ou essas viaturas citadas não me deixarem tranquilo para, efetivamente, poder pegar a estrada sem que me deixem na mão pelo caminho.

lcdalzoc, percebi que possui seu Korando há pouco tempo e participa ativamente dos fóruns. O que me diria sobre o Korando, é confiável? Tem algum calcanhar de Aquiles? Hoje, tenho uma Tracker 2008/09, que também tem relativa dificuldade com peças por ser um modelo descontinuado, mas aqui os mecânicos desenrolam bem na manutenção por ter muitos circulando. O porém tem sido o combustível que está pela hora da morte, né, e ela é só gasosa aditivada!!!

A dificuldade é muito grande para fazer manutenção do Korando? Qual o custo, na média, para se fazer a manutenção básica desse carro: óleos (já entendi q tem q ser o tal MB229.51), filtros, etc? E seguro? Costuma ter q procurar por peças fora do Brasil? A mão de obra tem que ser muito experiente somente nesse tipo de carro? Aqui, tem muitos carros à diesel, mas Korando nem tantos. Apesar de não ter concessionária, há uma em Salvador, mas não tenho a menor intenção de levar carro a concessionárias, a não ser que não haja outra alternativa. Em casos extremos, é possível se comprar peças de reposição pela internet? Abs, Gustavo

Ccasagrande7
20/11/2018, 21:05
Boa noite, comprei Korando 2012, é esta com mesmo problema, aumento nível óleo motor, me disseram que é óleo combustível que entrou no carter/motor, descobri hj, troquei novamente o óleo, saiu aprox 11 litros.
Qual foi a solução do teu caso, conseguiu solucionar?
Atty
Casagrande

lcdalzoc
22/11/2018, 13:46
Gusilva,

Não frequento assiduamente o fórum, mas vamos às experiências com o Korando:
-Confiabilidade: até o momento não tenho nada contra à viatura.
-Dificuldade de peças: até agora somente troquei todos os filtros (3x). Consegui sempre na JPImports com bons preços. Óleo compro na autorizada Mercedes Caminhões com excelente preço.
-Seguro: nunca tive em nenhum veículo.
-Manutenção: se vc tem um mecânico de confiança, ótimo. Nunca precisei de autorizada.
-Prós: sobra motor em qualquer situação, além de ser muito econômica.
-Contras: suspensão durinha demais pro meu gosto e direção um pouco lenta.

OBS: depois que reprogramei a central dela (SFI Stage 1, com EGR off e DPF delete), ficou mais ágil, com menos lag na arrancada, e mais econômica. Até o ronco ficou um pouco mais bagual.

PauloSchio
30/07/2019, 18:31
Percebi isso na minha mas não esperei mais de 5min depois de desligar o motor, pela lógica teria de subir mais ainda, descobriu porque subia o nível óleo???

PauloSchio
30/07/2019, 18:33
Explica melhor essa reprogramação!! Depois de tantos anos... kkk

lcdalzoc
07/08/2019, 10:20
Caro Paulo...
Sobre a reprogramação, fiz visando diminuir o lag existente entre pisar e o veículo ir. Está com aproximadamente 225cv, além de bloquear eletronicamente a EGR (evita a carbonização da admissão) e eliminar o filtro de particulados DPF. Ficou uns 15% mais econômica, com arrancada mais vigorosa e retomada espetacular. O procedimento deve custar hoje na casa dos R$ 2.000,00-2.500,00 e demorar não mais que meia hora com o laptop conectado na tomada OBD-II do veículo.

Arão do canto Pereira
13/08/2019, 16:30
Prezados Colegas

Minha Korando 2012( 71 K km )com diesel no carter.
Já fiz 2 visitas à Concessionária em Caxias do Sul( usaram o Scanner com ajustes dos parâmetros do Software) mas o problema retornou.

Alguma informação para esse caso?
Solução???

Obrigado