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Ver Versão Completa : Importante: Dica Sensor Fase (ou Sensor Rotação) Pajero IO ou TR4



otaviofilho
27/09/2016, 17:00
Caros, boa tarde.

Mês passado a Pajero IO de minha esposa apagou do nada. Ao dar partida o carro pegava por 2 segundos até que acendia a luz de injeção e 1 segundo depois o motor apagava. Nestes 2 segundos de funcionamento ao tentar acelerar o sintoma parecia ser falta de combustivel. Após consulta com o grupo do NCABC OFF ROAD alguns disseram já ter passado por isso e indicavam a troca da bomba de combustivel, o que eu também já suspeitava. Comprei o reparo da bomba na Alternativa4x4 e fiz a troca, porém o problema persistiu. Levei então (rebocado) o carro a um amigo eletricista de autos e caminhões (Zé Carlos) que após passar o scanner identificou falha no sensor de rotação/fase. Esta peça na concessionária custa mais de R$1000, no mercado paralelo na faixa de R$150, sem dúvida parti para uma peça paralela comprada na loja VPM Injeção Eletrônica (Zona Norte de São Paulo), porém o Zé Carlos quebrou a cabeça e o carro não reconhecia o sensor nem a pau. Ele consultou vários colegas que disseram que algumas peças desses "importados" só servem se forem originais, e já me vi passando o cartão na CCS... :( Mas o Zé Carlos não é desses que desiste por qualquer coisa, matutou, matutou, e descobriu que o sensor estava ok porém ele precisava entrar mais 1mm, era esta distância que estava fazendo a diferença para que ele "pulsasse", já que ali dentro dele tem um ímã e ele pulsa quando o calombo do comando passa perto dele... Após discutirmos o assunto, arrisquei levando a peça para um torneiro em Santo André/SP (perto de casa) pedindo para ele rebaixar 1mm. A dificuldade é que como o corpo da peça é plástico ele não poderia apertar muito no torno para não quebrar, e por ser pequena e o rebaixo a ser feito tinha que ser do lado do cilindro, teve que fazer uma ferramenta esquerda (quem já mexeu com torno sabe do que to falando) o que dificultava ainda mais o processo. Mas o Alex (torneiro) também é dos meus, disse que tentaria, e no dia seguinte tava feito. Levei no Zé Carlos, ele instalou a peça a injeção reconheceu de primeira.

Então fica a dica ;) Caso alguém no futuro venha a passar por situação similar, pesquisando aqui no forum encontrará a resposta e resolverá seu problema sem deixar o dono da CCS mais rico!!!

Em anexo imagem da peça identificando a face que foi rebaixada em 1mm

Duvidas estou à disposição!

Walter da Camper
03/10/2016, 09:59
:concordo:Boa Otávio. Certamente vai ajudar muita gente.

isilva
05/10/2016, 07:57
Bela dica!!
Já tive prolema com esse sensor, morria ao passar em poça. Na minha 2008 acontece isso pq ele fica aparente, fora da capa da correia. Nesse caso, soltando os 2 parafusos de fixação consegui deixar ele mais próximo da roda fônica. Solucionou o problema, mas percebi que lenta ficou um pouquíssima coisa instável.

DENIMLARGADÃO
02/02/2017, 08:02
Amigo bom dia estou com o mesmo problema na minha e não consigo solução Pajero TR4 2009 ! já passei o aparelho nela e não foi detectado nada mais é só passar em poças de água ela morre ! começa a acender a luz da injeção eletrônica ! passa uns 30 segundo ela volta a funcionar ! e apaga a luz mais isso tá constante com essas chuvas ! qual melhor dica pois nem meu mecânico não solucionou pra mim ainda este defeito ! obrigado !

Albertoavelar9
20/09/2017, 08:55
Bom dia!
Tenho uma tr4 2004, ela estava funcionando normal, quebrou um guia de válvula, foi retirado o cabeçote e feito os reparos, quando montou ela não funcionou mais, não está vindo pulso para a bobina da frente, o Mecanico falou que era o módulo, levei ele para uma especializada e não constatou problema algum, já foi trocado o sensor de rotação e o sensor de fase, a oficina do módulo fala que não é o módulo e o Mecanico fala que é, não sei mais oque fazer.

DEGODOI
23/06/2018, 13:29
Falando em SENSOR DE FASE, a Pajero IO 99 de minha esposa, foi deixada para lavar (completo) e o lavador cumpriu a risca: lavou o motor e a Pajero não rodou mais!... Damos a partida e ela não segura - apaga -
Já foi tentado de tudo, mas agora estamos aguardando um SENSOR original de fábrica, para ver o que acontece. Detalhe: ela nunca deu um probleminha sequer, sempre rodou serenamente, e olhem que está com 156.000 Km!

Oh, Deus!... :(

Luiz1007
18/04/2020, 14:50
Eu estava com esse problema. Pajero iO 1999/2000. Ao dar a partida o motor pegava começava a a engasgar e morria depois de uns dois segundos. Levei numa oficina especializada em Mitsubish de SP que disse ser problema no sensor de fase. Disse que testou um importado mas o carro nem reconhecia. Trocou por um usado de uma Pajero TR4 Flex 2.0. Voltou a funcionar só que estou achando que o consumo aumentou depois disso. Será que tem alguma coisa a ver pelos motores serem diferentes?

mauriciokataoka
15/12/2021, 18:15
Meu problema parece com o de vocês. Tenho uma TR4 2010. Quando ando na chuva, ele começa a falhar até parar.
Mas, as vezes também ocorre quando passo em buracos.
Pode ser um mal contato no conector ou chicote.
Já troquei o sensor por um paralelo, que funciona da mesma forma, com a mesma intermitência. Funciona normal, mas quando pega chuva ou sofre sacolejo, pode parar de funcionar. Voltei a peça original e continuo convivendo com o problema. Tenho usado pouco o carro, sabendo que vou ficar na rua de vez em quando. Já mandei para algumas oficinas, mas todos insistem em tentar achar o problema no sensor e não acham. Mexem, e depois que o carro volta a funcionar, não sabem o porque e não conseguem fazer parar de funcionar novamente para continuar testando.
Alguém tem mais algum feedback sobre o tópico?

Fazeoque
16/12/2021, 11:50
Meu problema parece com o de vocês. Tenho uma TR4 2010. Quando ando na chuva, ele começa a falhar até parar.
Mas, as vezes também ocorre quando passo em buracos.
Pode ser um mal contato no conector ou chicote.
Já troquei o sensor por um paralelo, que funciona da mesma forma, com a mesma intermitência. Funciona normal, mas quando pega chuva ou sofre sacolejo, pode parar de funcionar. Voltei a peça original e continuo convivendo com o problema. Tenho usado pouco o carro, sabendo que vou ficar na rua de vez em quando. Já mandei para algumas oficinas, mas todos insistem em tentar achar o problema no sensor e não acham. Mexem, e depois que o carro volta a funcionar, não sabem o porque e não conseguem fazer parar de funcionar novamente para continuar testando.
Alguém tem mais algum feedback sobre o tópico?

tenta aproximar um pouco mais o sensor da polia, dei uma desbastada no plastico e na arruela de metal da fixação do sensor, assim ele fica mais proximo da polia com o dentinhos, e nao falha mais, o meu passava na poça dagua e o carro falhava e desligava, agora funciona normal, ja passei em lugar alagado e o carro nao desliga mais

espero ter ajudado
abração

richardvmax
15/01/2024, 11:20
Caros, boa tarde.

Mês passado a Pajero IO de minha esposa apagou do nada. Ao dar partida o carro pegava por 2 segundos até que acendia a luz de injeção e 1 segundo depois o motor apagava. Nestes 2 segundos de funcionamento ao tentar acelerar o sintoma parecia ser falta de combustivel. Após consulta com o grupo do NCABC OFF ROAD alguns disseram já ter passado por isso e indicavam a troca da bomba de combustivel, o que eu também já suspeitava. Comprei o reparo da bomba na Alternativa4x4 e fiz a troca, porém o problema persistiu. Levei então (rebocado) o carro a um amigo eletricista de autos e caminhões (Zé Carlos) que após passar o scanner identificou falha no sensor de rotação/fase. Esta peça na concessionária custa mais de R$1000, no mercado paralelo na faixa de R$150, sem dúvida parti para uma peça paralela comprada na loja VPM Injeção Eletrônica (Zona Norte de São Paulo), porém o Zé Carlos quebrou a cabeça e o carro não reconhecia o sensor nem a pau. Ele consultou vários colegas que disseram que algumas peças desses "importados" só servem se forem originais, e já me vi passando o cartão na CCS... :( Mas o Zé Carlos não é desses que desiste por qualquer coisa, matutou, matutou, e descobriu que o sensor estava ok porém ele precisava entrar mais 1mm, era esta distância que estava fazendo a diferença para que ele "pulsasse", já que ali dentro dele tem um ímã e ele pulsa quando o calombo do comando passa perto dele... Após discutirmos o assunto, arrisquei levando a peça para um torneiro em Santo André/SP (perto de casa) pedindo para ele rebaixar 1mm. A dificuldade é que como o corpo da peça é plástico ele não poderia apertar muito no torno para não quebrar, e por ser pequena e o rebaixo a ser feito tinha que ser do lado do cilindro, teve que fazer uma ferramenta esquerda (quem já mexeu com torno sabe do que to falando) o que dificultava ainda mais o processo. Mas o Alex (torneiro) também é dos meus, disse que tentaria, e no dia seguinte tava feito. Levei no Zé Carlos, ele instalou a peça a injeção reconheceu de primeira.

Então fica a dica ;) Caso alguém no futuro venha a passar por situação similar, pesquisando aqui no forum encontrará a resposta e resolverá seu problema sem deixar o dono da CCS mais rico!!!

Em anexo imagem da peça identificando a face que foi rebaixada em 1mm

Duvidas estou à disposição!

Por acaso alguem conseguiu fazer funcionar os sensores paralelos na L200 3.5L V6 Flex que não seja o original??
Não tem desse senor nem na fabrica.