Ver Versão Completa : Aquecimento Hilux 2.8
Dei uma pesquisada e não achei nada concreto..
Minha Hilux apresentou hoje aquecimento.. chegou a cuspir a tampa do reservatório lateral pra fora e a mangueira que sai do radiador pra válvula termostática estava com muita pressão.. ela está sem a válvula termostática... peguei ela assim..
o que pode ser..
radiador entupido?? cabeçote bichado??
Grato
sandro_ventania
25/09/2016, 20:10
Eliezer...ela está turbinada ou está original aspirada?
Em qual condição ela aqueceu? subindo serra, pé embaixo, ou andando normal?
No radiador está com o fluido proprio ou só água?
São várias as causas...se o cabeçote ainda não foi pro espaço e ela é aspirada, provavelmente é radiador ou ventoinha viscosa...ou os dois.
Dá mais detalhes.
Eliezer...ela está turbinada ou está original aspirada?
Em qual condição ela aqueceu? subindo serra, pé embaixo, ou andando normal?
No radiador está com o fluido proprio ou só água?
São várias as causas...se o cabeçote ainda não foi pro espaço e ela é aspirada, provavelmente é radiador ou ventoinha viscosa...ou os dois.
Dá mais detalhes.
Opa, é Aspirada Original
Mexi no motor a pouco tempo, troca de anéis, pistão e bronzinas de biela..
tá usando só água tá meio que em teste ainda, não andei 300 km depois que fez o motor, fiz um percurso de uns 80 km
na ida foi bem temperatura no meio tudo certo, na volta pista dupla sem serra na base de 100 por hora a temperatura subiu..
sandro_ventania
25/09/2016, 22:52
Amigão...água pura vai ferver abaixo dos 100ºC...a termostática abre toda com 88ºC, pra chegar proximo da temperatura de ferver a água pura é rapidinho!
água com fluido passa a só ferver bem acima dos 100ºC...já vi um que garante 160ºC!
Coloque fluido...nem que seja o mais barato que achar! Depois vocẽ troca por outro melhor!
Mas tudo bem...aspirada andando a 100km/h também não era para esquentar...então se não houve nenhuma cagada do seu mecânico, é quase certo que voce esteja precisando trocar o radiador e a polia viscosa.
Ahh...coloque a termostatica...ela é importante para a saude do seu motor!
O cabeçote desse motor é de ferro fundido e bem resistente. Além do que o Sandro disse, eu desconfiaria da junta e do aperto (torque correto) do cabeçote.
mfdomingues
26/09/2016, 09:37
Se o cabeçote é de ferro fundido eu suspeitaria da junta, sequencia de aperto e torque, além dos parafusos (devem ser substituídos).
Outra questão, eu colocaria a válvula termostática, além de controlar a temperatura do carro ela segura a pressão dentro do bloco, alguém já abriu o radiador com válvula e sem ela quando frio pela manhã? Sem a válvula a pressão é muito maior, pois, puxa desde o bloco. Sem a válvula a pressão vem direto da bomba d'agua sem restrição e força bastante o radiador.
A minha quando troquei o cabeçote andei sem a valvula por um tempo, ela perder 1,5 litros de água por dia. Coloquei a válvula e a rampa do radiador corretas e faz uns meses que não coloco uma gota de fluído.
Acredito que a primeira opção seria a válvula termostática.. o serviço do cabeçote tá OK.. Junta nova de qualidade...vou fazer uma limpeza no sistema, parece não estar circulando direito a água.. já que com o radiador tampado certinho, (a tampa é nova), em poucos minutos de funcionamento a mangueira infla com muita pressão...
Arildo MT
27/09/2016, 00:33
Acredito que a primeira opção seria a válvula termostática.. o serviço do cabeçote tá OK.. Junta nova de qualidade...vou fazer uma limpeza no sistema, parece não estar circulando direito a água.. já que com o radiador tampado certinho, (a tampa é nova), em poucos minutos de funcionamento a mangueira infla com muita pressão...
Os sintomas não são bons, já vi essa estoria, Mfdomingues que o diga, muitos passaram por isso e sentiram na pele, siga as dicas dos colegas.
Elias_qf
27/09/2016, 15:39
uma dica que me passaram quando fiz o motor da minha...
peguei estrada e tinha que ficar completando agua na primeira viajem pq vazava compressão para dentro do sistema de arrefecimento... reapertei os parafusos do cabeçote para mim resolveu puxei mais 45° de volta em cada parafuso
uma dica que me passaram quando fiz o motor da minha...
peguei estrada e tinha que ficar completando agua na primeira viajem pq vazava compressão para dentro do sistema de arrefecimento... reapertei os parafusos do cabeçote para mim resolveu puxei mais 45° de volta em cada parafuso
Hum... interessante... vou dar uma reapertada....
gabriel theodoro de souza
23/10/2016, 13:16
Como resolveu a situação? Ajude-nos com a tua experiência.
Obrigado.
Resolvi o problema do aquecimento assim...
Aplainamento, regulagem e troca de retentores de válvulas do cabeçote...
Nova junta de 1.65 mm
Limpeza, troca dos bocais e aproveitei pra fazer uma pintura do radiador...
Resultado: Temperatura no meio em uso extremo, temperatura a 1/4 em condições de uso normal...
sandro_ventania
03/12/2016, 23:25
Eliezer...em uso normal a temperatura tem que ficar em 1/2. Com 1/4 tá trabalhando abaixo da temperatura. Tá com válvula termostática?
sem válvula termostática... vou trocar a água do radiador refazer a limpeza, colocar aditivo e fazer o reaperto do cabeçote. vou ver como o motor vai se comportar e ver se coloco a válvula...
lucaspissinini
05/12/2016, 10:47
Compra a Valvula Original na Toyota, vai pagar uns 70 reais e a vtr ai trabalhar na temperatura ideal que foi projetada! Mais durabilidade, economia de combustível e sem dores de cabeça!
18/12/2016, 16:20
SW4 92 Diesel Turbina Spa Turbo com 310.000Km(?) ESQUENTA COM O AC LIGADO NA CIDADE.
Na estrada não esquenta com o AC ligado.
Além do termostato do painel, que é bastante sensível, tem o termostato Spia do Donati .
Não há dúvida sobre o aumento da temperatura.
O radiador não baixa água, está com água, e foi varetado duas vezes.Mecânico disse que está circulando agua.
O motor está sem a válvula termostática, a polia viscosa e a hélice são novas.
A bomba d água está boa.
Lavamos o condensador do AC
Foi trocada a carcaça do motor porque havia erosão na saída da bomba d'água.
A parte de cima do motor foi aberta porque fazia barulho e trocados: tuchos, comando de válvulas, válvula de escape e admissão, bronzinas, guia de válvula alem do rolamento esticador da correia dentada.
Será mais um cabeçote mal apertado?
Será que devo trocar o radiador?
obrigado pelas opiniões.
mfdomingues
19/12/2016, 14:23
SW4 92 Diesel Turbina Spa Turbo com 310.000Km(?) ESQUENTA COM O AC LIGADO NA CIDADE.
Na estrada não esquenta com o AC ligado.
Além do termostato do painel, que é bastante sensível, tem o termostato Spia do Donati .
Não há dúvida sobre o aumento da temperatura.
O radiador não baixa água, está com água, e foi varetado duas vezes.Mecânico disse que está circulando agua.
O motor está sem a válvula termostática, a polia viscosa e a hélice são novas.
A bomba d água está boa.
Lavamos o condensador do AC
Foi trocada a carcaça do motor porque havia erosão na saída da bomba d'água.
A parte de cima do motor foi aberta porque fazia barulho e trocados: tuchos, comando de válvulas, válvula de escape e admissão, bronzinas, guia de válvula alem do rolamento esticador da correia dentada.
Será mais um cabeçote mal apertado?
Será que devo trocar o radiador?
obrigado pelas opiniões.
Gabriel, eu ia dizer cabeçote mal apertado, ou com torque incorreto ou junta ruim, mas isto também causaria pelo menos sopro de pressão no radiador, isto está acontecendo?
19/12/2016, 15:43
Acatei a tua sugestão e a levei agora há pouco na Oficina que me atende. Eles aceitaram as opiniões de tópico.
Muito obrigado.
Como é o sopro de pressão no radiador?
mfdomingues
19/12/2016, 16:09
Acatei a tua sugestão e a levei agora há pouco na Oficina que me atende. Eles aceitaram as opiniões de tópico.
Muito obrigado.
Como é o sopro de pressão no radiador?
Aumento de pressão na mangueira superior do radiador, mas, não ao ponto de expulsar água (ainda) isto seria um sopro no radiador, a minha andou assim por algum tempo, ela passava pressão no inicio (a mangueira ficava bem um pouco inchada) no inicio o pessoal falava que era até normal, ai chamei de sopro de pressão, mas como o tempo foi piorando e começou a jogar água para fora e ai não teve jeito e era junta ruim, troquei e até agora (6 meses ta boa).
Quando você mexeu no cabeçote troou os parafusos, correto?
19/12/2016, 18:32
Não trocamos os parafusos.
A Minha sofreu com problema de passagem na Junta e inflava a mangueira e a temperatura subia mas não expulsava água..
mfdomingues
19/12/2016, 21:08
Não trocamos os parafusos.
Troque os parafusos, tem muito mecânico, principalmente das antigas que diz que não precisa, afinal antes não era necessário, os cabeçotes eram de ferro fundido os parafusos não possuíam as propriedades elásticas dos mais atuais e importados. Eles esticam com o tempo de uso, pressão e calor, medi um usado com um novo e havia diferença, imperceptível a olho, mas o paquímetro não mente. Tem mecânica que exige a substituição dos parafusos como procedimento padrão. Talvez seu problema esteja ai...
mfdomingues
19/12/2016, 21:11
A Minha sofreu com problema de passagem na Junta e inflava a mangueira e a temperatura subia mas não expulsava água..
A minha ficou assim por um tempo, não subia a temperatura, isto eh sintoma clássico de cabeçote bom, mas, junta ruim. A questão que do nosso amigo pode ser o inverso (cabeçote ruim, ou mal apertado) e junta boa.
A questão que ao abrir de novo terá que trocar a junta pq a mesma estará deformada.
E em ambos os casos não demora muito para a situação piorar e leva tudo a pique.
sandro_ventania
19/12/2016, 22:20
O carro era aspirado, agora é turbinado...tem que fazer outros ajustes mesmo.
O primeiro deles é colocar intercooler...o segundo é um radiador de melhor capacidade de transferencia térmica de aluminio.
Digo isso acreditando que esses problemas vieram após a colocação da turbina.
Quem tem termometro digital sabe que o carro esquenta entre 6 a 10 graus com o ar condicionado ligado...é por que o condensador do ar esquenta e como ele vem antes do radiador do carro, o radiador passar a receber um ar aquecido, prejudicando a refrigeração do carro.
mfdomingues
20/12/2016, 07:07
Sandro, concordo com os ajustes com relação ao radiador (melhor capacidade térmica), mas, o veículo turbo não aquece por conta turbina e sim pq o dono tende a pisar cada vez mais depois da instalação do kit. Eh mais psicológico que mecânico. Agora quanto ao intercooler, isto eh complicado, as hilux tem versões com e sem intercooler, quem andou nas duas e fez o comparativo diz que as sem intercooler tem motor com giro mais solto, ele eh menos "peludo" para retomadas por exemplo.
Uma opção que acho ser mais eficiente que o radiador de água redimensionado, na minha opinião eh o radiador de óleo, de preferencia encontrar o duto dos jetscoolers e instalar as entradas ali próximo.
Bom dia.
lucaspissinini
20/12/2016, 08:36
Sobre o Radiador, o cobre dissipa mais calor que o alumínio, não?
mfdomingues
20/12/2016, 09:35
Sobre o Radiador, o cobre dissipa mais calor que o alumínio, não?
Sim, o cobre troca melhor a carga térmica, mas em compensação é bem mais caro. o Aluminío é mais barato, mas troca menos e trabalhar com ele é mais fácil, cada qual tem suas vantagens e desvantagens.
Os de cobre quanto muito antigos sofreram muitas manutenções e quanto mais solda levaram mais difícil será a troca de carga térmica e por ai vai....
lucaspissinini
20/12/2016, 16:54
Sim, o cobre troca melhor a carga térmica, mas em compensação é bem mais caro. o Aluminío é mais barato, mas troca menos e trabalhar com ele é mais fácil, cada qual tem suas vantagens e desvantagens.
Os de cobre quanto muito antigos sofreram muitas manutenções e quanto mais solda levaram mais difícil será a troca de carga térmica e por ai vai....
Compreendido :concordo:
sandro_ventania
21/12/2016, 16:39
Sandro, concordo com os ajustes com relação ao radiador (melhor capacidade térmica), mas, o veículo turbo não aquece por conta turbina e sim pq o dono tende a pisar cada vez mais depois da instalação do kit. Eh mais psicológico que mecânico. Agora quanto ao intercooler, isto eh complicado, as hilux tem versões com e sem intercooler, quem andou nas duas e fez o comparativo diz que as sem intercooler tem motor com giro mais solto, ele eh menos "peludo" para retomadas por exemplo.
Uma opção que acho ser mais eficiente que o radiador de água redimensionado, na minha opinião eh o radiador de óleo, de preferencia encontrar o duto dos jetscoolers e instalar as entradas ali próximo.
Bom dia.
Domingues...Posso te afirmar que o motor aquece só por conta da turbina...temos dois fatores pra isso acontecer, um menor que seria a maior taxa de compressão do motor por conta da sobre alimentação.
E a segunda com muita influencia é o calor do ar admitido.
Quando aspirada ela admite o ar a temperatura ambiente ou quase ambiente...algo em torno de 20 a 30ºc é a média do país.
Agora depois de turbinada a coisa fica absurda...andando a 100km/h turbina com 800g de pressão, a temperatura do ar passa dos 100ºC rapidinho (testado e verificado por mim!) Já ouvi falarem coisa de mais de 200ºC dependendo da situação!!
Essa massa de ar nessa temperatura e pressão vai gerar uma EGT muito alta também...o calor interno se torna muito grande, pois está entrando calor no sistema, além do proprio gerado pela queima do combustivel.
Carros de fábrica turbinados e sem intercooler, possuem um sistema de refrigeração dimensionado para dissipar esse calor extra.
O intercooler tem duas funções, além de baixar a temperatura do ar, aumenta sua massa, onde o calor pode ser dissipado também.
Todos que tinham carros turbinados e posteriormente colocaram o intercooler, comprovam um ganho de potencia superior a 10%...que dá algo proximo de 15 CV. Que gera economia ou potencia disponivel...além de preservar a saude do motor!
24/12/2016, 12:56
EUREKA!
Era mal contato nos terminais elétricos do painel e no terra da bateria.
Mecânico conferiu o aperto do cabeçote, estava certo.
Rodou 30km no Centro da cidade, semáforo a cada esquina como eu havia relatado.
Astuto, observou que quanto mais instrumentos ligava, mais a direita o ponteiro se inclinava. Ar, farol e pisca ligados o ponteiro ia lá em cima.Pisca ligado o ponteiro balançava intermitente.
Feito o diagnóstico, ficou fácil.
Obrigado pela ajuda dos companheiros deste fórum.
sandro_ventania
25/12/2016, 20:04
Gabriel...muito bom! Já pensou cair na mão de mecanico pilantra e ele mandar abrir o motor!
Parabéns pelo sucesso!
25/12/2016, 21:56
É Sandro, não é fácil não!
É preciso reconhecer e louvar os profissionais sérios, em todas as áreas. Obrigado novamente.
é galera!! já li varias materias sobre aquecimento da Hilux 2.8 aqui no forum!! usei varias das dicas daqui e não tive êxito!! tenho 1 ano tendo problemas de aquecimento no meu carro!! já troquei cabeçote, coloquei viscosa direta!! hélice do carro 3.0 com mais paletas, acabei de trocar a junta por mais grossa de 3pics. radiador todo limpo e varetado, tampa original!! ja troquei o termômetro por um mecânico de mercúrio!! e em ambos a temperatura esta alta!! O motor do meu carro é recém feito trocamos tudo que estava gasto no cabeçote e conjunto de força!! e depois que fechei o motor o carro ainda estava esquentando!! ai foi quando troquei hélice e coloquei direto que melhorou muito o aquecimento!! ai duas semana depois eu coloquei a turbina que ai piorou tudo!! toa com medo de mandar fazer um radiador maior e n resolver nada!!
é galera!! já li varias materias sobre aquecimento da Hilux 2.8 aqui no forum!! usei varias das dicas daqui e não tive êxito!! tenho 1 ano tendo problemas de aquecimento no meu carro!! já troquei cabeçote, coloquei viscosa direta!! hélice do carro 3.0 com mais paletas, acabei de trocar a junta por mais grossa de 3pics. radiador todo limpo e varetado, tampa original!! ja troquei o termômetro por um mecânico de mercúrio!! e em ambos a temperatura esta alta!! O motor do meu carro é recém feito trocamos tudo que estava gasto no cabeçote e conjunto de força!! e depois que fechei o motor o carro ainda estava esquentando!! ai foi quando troquei hélice e coloquei direto que melhorou muito o aquecimento!! ai duas semana depois eu coloquei a turbina que ai piorou tudo!! toa com medo de mandar fazer um radiador maior e n resolver nada!!
Leo
Que motor é o teu carro? Qual a temperatura que tá marcando? Onde tá sendo feita a leitura da temperatura (Sensor)/
Elias_qf
23/02/2017, 11:50
ja testou válvula termostática? qual a temperatura dela?
vc trocou a hélice e colocou direto... o que seria esse direto sua polia viscosa esta travada? a minha esquentava mandei trocar o gel zerou...
hj estou com ventoinha elétrica válvula termostática de 75°C cebolão de 76/86°C manômetro digital de temperatura nunca passou de 82°C
vc esta usando aditivo? ajuda muito na troca de temperatura porem a falta não faz esquentar...
vc tem ar condicionado? esta funcionando? pq com o tempo o radiador do ar condicionado enche de terra e impede que o ar passe por ele e chegue no radiador de agua... se não estiver funcionando retira para fazer um teste se estiver funcionando não tire para não perder o gás
na minha desmontei a frente e meu radiador do ar estava todo entupido peguei uma lamina serra starret passei no esmeril para tirar a serra sentei na frente do carro com algumas latas de cerveja e duas horas depois radiador limpinho vc passa a lamina em todo o radiador do ar condicionado e de agua
Amigo meu motor é o Toyota 2.8 que era aspirado! e hoje é turbinado!! mas esquentava antes e depois que turbinou piorou!! ai depois que turbinei troquei a junta e coloquei alta de 1,65 original Toyota!! ja testei com o termômetro original do carro e com um manômetro mecânico a base de mercúrio, totalmente independente da instalação do carro!! e ambos marcam mais de 100 graus quando ela esquenta!! rodando na cidade ela n esquenta!! mas é pegar a pista e pisar o pé ela aquece!!
Ja usei sem a válvula e com a válvula! a minha é original Toyota zerada!! primeira vez que usei foi depois uq fiz o motor a 3 meses. toquei a hélice por 1 de 10 pás e travei a visco que ficou batendo ai fiz um pé fixo para ela!! eliminando a viscosa totalmente!!
Não estou usando aditivo pq ja abrir e mexi varias vezes o motoro para testar ai iria jogar tudo fora!!
Meu carro tem ar condicionado tanto faz ligado ou desligado ela esquenta!! com ar ligado esquenta mais rápido.
o radiador de agua ja foi tirado fora duas vezes carteado e limpo a serpentina!! o de ar condicionado n esta amassado!! e ja tirei ate o guincho que fica um pouco na frente mas não resolveu nada!! nada melhora!! só diminui a velocidade do aquecimento!! ja tenho 1 ano lutando com isso!! ja derreteu meu juízo!! rsrsrs
Elias_qf
23/02/2017, 12:33
olha a minha eu fiz o motor quando turbinei ela na estrada esquentava e jogava a agua para o reservatório pq vazava compressão para o sistema do radiador apenas reapertei o cabeçote zerou...
final de ano o parafuso que segura a polia do vira quebrou e a polia caio deixando a hélice banguela remontei td na estrada tirei a polia viscosa e vim embora sem hélice temperatura normal 350km de onde quebrou ate minha casa lógico vim sem pisar pq a temperatura some mesmo no motor diesel ainda mais turbinado...
motor da toyota esse antigos não aguenta pau... se meter o pé e segurar vai esquentar mesmo... a minha se eu pegar estrada andar ate 110km/h temperatura nem mexe se subir para 130km/h e querer manter essa velocidade a temperatura começa a subir ou pegar serra ou subidas longas e querer manter velocidades altas vai esquentar...
olha a minha eu fiz o motor quando turbinei ela na estrada esquentava e jogava a agua para o reservatório pq vazava compressão para o sistema do radiador apenas reapertei o cabeçote zerou...
final de ano o parafuso que segura a polia do vira quebrou e a polia caio deixando a hélice banguela remontei td na estrada tirei a polia viscosa e vim embora sem hélice temperatura normal 350km de onde quebrou ate minha casa lógico vim sem pisar pq a temperatura some mesmo no motor diesel ainda mais turbinado...
motor da toyota esse antigos não aguenta pau... se meter o pé e segurar vai esquentar mesmo... a minha se eu pegar estrada andar ate 110km/h temperatura nem mexe se subir para 130km/h e querer manter essa velocidade a temperatura começa a subir ou pegar serra ou subidas longas e querer manter velocidades altas vai esquentar...
Elias! Vc sabe me dizer com qual torque vc apertou os parafusos dos cabeçote!! pq ate isso eu acompanhei o mecânico!! e pesquisei tbm!! dizem que ela é 8 kg de torque mias 90º e mais 90º!!
Elias_qf
23/02/2017, 17:10
oi pelo site do fabricante de juntas santa cruz diz
http://www.juntassantacruz.com.br/img/torque/leve/completa.pdf
1° fase 3kg
2° fase 6kg
3° fase 8kg
4° fase -90 + 8kg
5° fase 90°
6° fase 90°
oi pelo site do fabricante de juntas santa cruz diz
http://www.juntassantacruz.com.br/img/torque/leve/completa.pdf
1° fase 3kg
2° fase 6kg
3° fase 8kg
4° fase -90 + 8kg
5° fase 90°
6° fase 90°
Eu só n entendi esse -90 + 8kg!
Mas o que acho é o seguinte isso é para o carro sem turbo!! com turbo será que precisa de mais torque!?
Tem uma tabela de torques dos motores 2L, 3L e 5L no manual dos motores
Tem uma tabela de torques dos motores 2L, 3L e 5L no manual dos motores
Eu já consultei varias coisas e lugares!! e o torque esta perfeito!! ate apertou um pouco mais dessa ultima vez!! e o cabeçote n esta dando passagem de ar!! fui em outro mecânico que é ex chefe de oficina da concessionaria Toyota!! e contei todo meu caso!! ele falou para que colocar um radiador maior!! aqui o clima é muito quente!! o normal aqui e dar 37 a 40 graus próximo ao meio dia!! vou ter que fazer isso!!
mfdomingues
24/02/2017, 10:32
Eu já consultei varias coisas e lugares!! e o torque esta perfeito!! ate apertou um pouco mais dessa ultima vez!! e o cabeçote n esta dando passagem de ar!! fui em outro mecânico que é ex chefe de oficina da concessionaria Toyota!! e contei todo meu caso!! ele falou para que colocar um radiador maior!! aqui o clima é muito quente!! o normal aqui e dar 37 a 40 graus próximo ao meio dia!! vou ter que fazer isso!!
Cara, que problema sinistro você está passando, mas parece algo que passei com a minha antes.
Veja essa história do mecânico ser ex chefe de manutenção de CSS não quer dizer muita coisa, pois, na CSS a maioria esmagadora substitui as peças e só, ou seja, não descobre o problema, apenas substitui a peça e coloca outra até sanar o que está acontecendo, eu nunca vi um mecânico de CSS retificar uma peça ou ajustar algo, substituí e envia para o fabricante a que está com defeito e assunto resolvido. Na minha época do meu Civic eu também fazia manutenção em uma oficina onde o dono era ex-gerente técnico da Honda, pois, é ele não colocava a mão na massa, só a molecada mesmo e ele dava um confere fez em quando, ainda mais em certos lugares onde a mão de obra é ruim isto é pior ainda.
Outra coisa, dar um "torque" a mais na junta não ajuda em nada, pelo contrário, um amigo estava com um problema no bloco (trocou o cabeçote a toa o bloco estava com micro fissuras), o meXanico dava o torque correto e continuava a dar sobre pressão, apertou tanto que estava com o triplo da carga e dava sobre pressão, ficando muito pior, ou seja, a junta ficou esmagada e a canaleta havia rompido com tanta pressão no parafuso, não vá pensando que isto vai corrigir seu problema. Comigo também o cara foi dando torque e mais torque, quando tirei a junta ela estava só o bagaço.
Tenho amigos que estão em Paraupebas - PA e acredito que a temperatura lá seja parecida com a sua ai e andam com o radiador original sem problemas, colocar um radiador maior ajuda, mas não resolve, a troca de calor tem que ser mais eficiente e não ter mais água, mais água demora para aquecer, mas o contrário também demora muito para esfriar, então já viu neh, quando aquecer vai demorar para resfriar e pah....imagino que a montagem seguiu todas as etapas e torques corretos, não só dos parafusos do cabeçote que tem que ser novos, mas do restante do bloco também, correto?
Elias_qf
24/02/2017, 12:19
uma pergunta vc diz que o carro so ferve na estrada... qual velocidade vc costuma andar na estrada? esse motor não foi feito para velocidade...
como disse antes rodei 350 km 31/12/2016 na estrada sem a hélice velocidade de 100km/h temperatura baixa meu carro é turbo pneus 33"
como foi dito pelo amigo acima precisa achar o defeito não mascarar ele... afinal vc pode achar que resolveu e o problema aparecer numa situação muito complicada...
tem um grupo de hilux no WhatsApp que tem pessoas com hilux no Maranhão e tem o carro com radiador original e não tem problemas um lugar quente tmb