Conectar

Ver Versão Completa : Instalação da Sirene 12v no Willys

Lucas8896
23/09/2016, 12:56
Olá amigos

Alguém sabe como instalar uma sirene elétrica 12v no Willys ?

Eu estava pensando em fazer com uma chave por baixa do painel para desligar e ligar.

Porém não intendo de elétrica alguém pode me passar o esquema de ligação ou explicação ?

Obrigado a todos.

Jacimar
23/09/2016, 18:37
Boa noite prezado ! só para esclarecer, você quer instalar um alarme ? se for uma sirene comum, é só conectar o negativo da sirene à carroceria do Jeep, eu normalmente aproveito o próprio parafuso de fixação dela, puxe um positivo depois de um fusível e conecte de um lado da chave liga/desliga do outro lado da chave ligue ao positivo da sirene . . . abraço . . .

Lucas8896
23/09/2016, 18:50
Obrigado Jacimar, é que estou com uma sirene 12v da polícia :lol:, e queria colocar na minha viatura,
mas não sei como.
Consegues me explicar um pouco mais detalhado se possível ?

Obrigado.

Jacimar
24/09/2016, 07:55
Fiz um desenho tosco . . . o positivo deve ser protegido por um fusível, da caixa ou avulso e a chave deve suportar a corrente da sirene . . .

Lucas8896
24/09/2016, 10:34
Ok, Obrigado Jacimar, pela explicação.
Um ano de sorte pra sua viatura :concordo:

Vou tentar qualquer coisa posto aqui.

Jacimar
24/09/2016, 10:49
Faz com calma que não tem erro, qualquer coisa é só falar . . . abraço.

LucasPereirapt
19/12/2016, 11:24
Olá Jacimar

Hoje comprei as coisas para instalar a sirene, mas você disse que o positivo tem que ser protegido por um fusível, mas como faço para colocar um fusível ? E se eu ligar ela sem um fusível ? :?

Obrigado desde já, aguardo resposta

xibiu!!!
19/12/2016, 19:17
Olá colega LucasPereirapt.

Embora o questionamento fora dirigido ao colega Jacimar, me permita também responder.
A ligação elétrica deverá ser feita ligando o fio negativo (-) da sirene diretamente à massa (negativo ou lata do veículo).
O positivo (+) deve ser derivado do porta fusível do painel do seu Willys, conectando o fio positivo (+) de 1,5mm em um canal de fusível que esteja sobrando nele. Instale aí um fusível de 10 à 15 amperes.
Ligue neste canal/terminal o fio positivo (+) passando depois o mesmo pela chave (interruptor) da sirene.
Se porventura já estiver usando todos os canais do porta fusível do seu Willys, compre um porta fusível individual, desses que são usados em instalação de auto-rádios. (veja imagens)
Ligue então o porta fusível de auto rádio no polo positivo (+) que alimenta a entrada do porta fusível do seu Willys (ou diretamente da bateria, como demonstrado acima no esquema elétrico do Jacimar) e passe pela chave, indo até a entrada do fio positivo (+) da sirene.
Vc pergunta o que aconteceria se ligasse a sirene sem uso de fusível.
Não acontece nada, mas é sempre recomendável o seu uso para proteção da instalação do veículo em caso de curto circuito da sirene ou fiação (instalação).

Abraço;
540749540750

LucasPereirapt
19/12/2016, 22:13
Fala Amigo XIBIU!!!

Obrigado por sua ajuda, sou muito leigo no assunto de elétrica,instalei meu conta giro sem fusível também, até agora não deu nada :lol: . A sirene é velha mesmo eu tinha ela guardada aqui. Se queimar ou não, não da nada. Vou instalar sem fusível mesmo, até por facilitar o processo eu comprei uma chave de liga e desliga, vou te passar o modelo.540758 A chave é essa, embaixo ta escrito 6A 120V/3A 250V / CS-301 D . Você acha que posso ligar minha sirene nesta chave ?

Obrigado, aguardo resposta .

Kako
19/12/2016, 22:49
Mano,
Eu não ligaria nada direto nesse tictac sem vergonha kkk
Pode usar ele só para acionar um relê auxiliar de 4 pinos, sem querer polemizar, mas o problema não é queimar a sirene e sim aquecer demais a fiação e pegar fogo na parte elétrica do seu Jeep

Eu faria o seguinte:
1 O negativo (massa), direto na lata
2 o positivo da bateria no pino 30 do relê auxiliar
3 um jump do pino 30 para o pino 86 (os dois pinos 30 e 86 com positivo)
4 o pino 87 sai do relê para o positivo da sirene
5 pega na lata um negativo liga no TICTAC e do TICTAC no pino 85 do relê

Parece complicado mas não é, e a corrente não vai passar pelo botão, vai do rele direto para a sirene

LucasPereirapt
20/12/2016, 09:39
Fala Amigos, Obrigado pela ajuda de todos.

Mas ela não iria esquentar a fiação somente se deixar ligada por muito tempo ? :pensativo: . Acho que vou desistir mesmo :chorandoderir:, não entendo nada de elétrica, melhor deixar quieto, capaz de dar cagada

Kako
20/12/2016, 13:11
Essas chavinhas não aguentam, esse esquema que eu passei não tem erro, compra um relê auxiliar e olha os pinos, cada um tem um numero
Não desista sem tentar, é assim que a gente aprende

LucasPereirapt
20/12/2016, 14:41
Fala Amigo Kako

Obrigado por sua resposta e sua grande ajuda, vou seguir seu conselho :-D. Vou tentar instalar conforme você me indicou. Vou compra um Relê auxiliar.

O relê pode ser qualquer um ? E o que seria esse (Jumpe) do pino 30 para o 86 ? Eu não precisarei usar um fusível ou algo do tipo ?

Abraços

Jacimar
20/12/2016, 17:38
Boa tarde prezados ! a questão do rele auxiliar eu diria que depende da sua sirene, dispositivos que consomem muita corrente como faróis, buzinas e ventiladores de radiador devem ser ligados através de rele auxiliar para não trazer para dentro do veículo essa corrente e também evitar queda de tensão . . . algumas sirenes de alarme são piezo-eletricas e consomem muito pouco e não precisa de rele e isso facilita a instalação . . . passe mais dados da sua sirene, Lucas, para podermos opinar melhor, abraço.

Kako
20/12/2016, 19:47
Lucas,
O Jump é o seguinte, o mesmo fio positivo que VC vai usar para alimentar o pino 30, sera usado no pino 86, é só colocar um pedacinho de fio ligando os dois pinos

LucasPereirapt
20/12/2016, 20:00
FALA PESSOAL, OBRIGADO PELA AJUDAAA.

A sirene é essa era de uma moto emfim..... 540848. O que vocês acham ?

E obrigado mais uma vez pela ajuda de vocês amigos.

Aguardo resposta

Kako
20/12/2016, 20:22
Kkk
Eu pensei que fosse aquelas antigas com uma luz vermelha na ponta!
Essa ai é mais tranquilo de ligar, o primeiro esquema que te passaram já da conte dessa ai

LucasPereirapt
20/12/2016, 20:56
Kkkk

Fala amigos.

Então eu posso usar essa mesma chave de liga/desliga que eu tenho para ligar ela ? Não precisa usar fusível ?

Esse esquema aqui você diz ?
540850

Obrigado pela a ajuda de todos
Aguardo respostas

xibiu!!!
20/12/2016, 22:24
Kkkk

Fala amigos.

Então eu posso usar essa mesma chave de liga/desliga que eu tenho para ligar ela ? Não precisa usar fusível ?

Caro colega Lucas.

Regra simples!
Em um veículo, (exceto em equipamentos que usam grossos cabos, como o alternador, motor de arranque, e em alguns casos, o guincho elétrico), NADA deve ser ligado diretamente a uma bateria sem proteção no caso de um possível curto circuito ou sobre-carga.
Um possível curto-circuito pode não ocorrer especificamente "na" buzina, "no" farol, "na" antena elétrica, "no" rádio, "no" compressor de ar (elétrico), "na" geladeira, "no" inversor, mas pode ocorrer em qualquer parte de uma fiação (instalação) que leva energia da bateria até uma chave ou relê, ou após estes, até a sua buzina (sirene), ou qualquer desses outros equipamentos ou acessórios do veículo.
Sem proteção de um fusível, basta qualquer fio da instalação elétrica, em um acidente ou descuido qualquer, ter seu isolamento cortado ou esmagado, e o fio descascado encostar na lataria e taí, já tens um curto-circuito e dependendo, um incêndio.
A questão de se usar ou não um relê auxiliar na instalação, é como já foi dito acima pelo colega Jacimar, depende da potência (amperagem) do equipamento ou acessório que será instalado.
No caso dessa sirene, com certeza pode sim ser ligada diretamente a uma chave (como a que vc mostra na imagem acima) ou botão simples, sem o uso de relê auxiliar.
Porta fusível e fusível são usados para proteção de equipamentos e acessórios.
Chaves, interruptores e relês são usados para controle (lig/desl) de equipamentos e acessórios.
Esses dois componentes são distintos, e um não substitui o outro.

abraço;:concordo:

Kako
20/12/2016, 22:52
É isso ai Lucas,
Mas como já comentado não esqueça o fusível

LucasPereirapt
20/12/2016, 23:25
Olá amigoss.

Fiz um projeto bem simples só para confirmar se entendi, é assim que devo fazer ? 540851

Obrigado a todos pela grande ajuda
Aguardo respostas

Kako
20/12/2016, 23:46
Não sei se estou falando besteira mas..
Eu colocaria o fusível entre a chave e a sirene, assim protege a chave também

Jacimar
21/12/2016, 10:47

Não é besteira, mas na realidade não faz diferença . . . abraço !

LucasPereirapt
21/12/2016, 11:42
Fala Amigos

Acabei de ir em um eletricista, eu pedi um porta fusível individual, ele não tinha então me deu esse fusível de 10 , com esses dois engates, segundo ele ambos tem a mesma função e não fazem diferença, o que vocês acham amigos ? Vou fazer esse esquema, está certo ?

540873 540875

tuna
21/12/2016, 11:49
Lucas, pode ser usado assim sim, eu recomendo que vc isole os terminais com tubos termo contráteis, fica protegido e bem acabado.

[]´s

xibiu!!!
21/12/2016, 12:00

Não é besteira o que o colega comentou, só não está correto o raciocínio sobre esta instalação.
Um fusível ligado a uma fonte de energia (Bateria) só protege o que estiver ligado DEPOIS DELE, ou seja, tudo o que estiver passando POR ELE.
Portanto se o colega instalar uma chave lig/desl (ou qualquer outro componente ou acessório no mesmo fio) antes do fusível, essa peça estará FORA da proteção do fusível.
Por isso se recomenda instalar o fusível o mais próximo à bateria.

LucasPereirapt
21/12/2016, 12:21
Olá Amigos

Quero agradecer a ajuda de todos, vou instalar nesse esquema, muito obrigado a todos mesmo, que todos tenham um ótimo Natal e Fim de Ano.

540876

Kako
21/12/2016, 14:05
Xibiu!!!
Essa é uma duvida que me perturba kkk
Se o sentido da energia na corrente continua é sempre do negativo para o positivo, o fusível colocado próximo da bateria vai estar no final do circuito.
Não sou expert no assunto não, estou começando a fuçar em elétrica agora kkk tenho muitas duvidas ainda

Jacimar
21/12/2016, 15:07
Lucas, pode ser usado assim sim, eu recomendo que vc isole os terminais com tubos termo contráteis, fica protegido e bem acabado.

[]´s

X2 ou pode usar fita isolante líquida que fica bom também . . .

Jacimar
21/12/2016, 15:21
Xibiu!!!
Se o sentido da energia na corrente continua é sempre do negativo para o positivo, o fusível colocado próximo da bateria vai estar no final do circuito.
Não sou expert no assunto não, estou começando a fuçar em elétrica agora kkk tenho muitas duvidas ainda

Pela lei de Kirchoff Leis de Kirchhoff – Wikipedia, a enciclopedia livre (https://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_de_Kirchhoff) a corrente que entra no circuito é igual a corrente que sai do circuito, sendo assim o fusível atuará independentemente de onde estiver no circuito, como o Xibiu disse : se um dispositivo for colocado antes do fusível ficará sem proteção pois é outro circuito . . . parece confuso mas resumindo :

coloque o fusível eletricamente próximo a bateria, protegendo tudo que estiver depois dele inclusive a fiação, não ligue nada antes do fusível em caso de querer aproveitar a instalação para alguma expansão no futuro, ligue depois do fusivel.

O sentido real de circulação da corrente realmente é do negativo ( excesso de elétrons ) para o positivo ( falta de elétrons ), mas em elétrica e eletrônica adotou-se historicamente o sentido contrário : do positivo para o negativo, por isso essa confusão.

Abraço.

Kako
21/12/2016, 18:51
Show mano!
Valew!

xibiu!!!
21/12/2016, 19:16
Xibiu!!!

A corrente (amperagem) é sim igual em todo o circuito.Desde o terminal positivo (+) da bateria, até o terminal negativo (-), ou parafuso fixado na lataria.
Analise este circuito do colega Lucas, só que pouco modificado apenas para facilitar o entendimento.
540951
Experimente retirar o fusível e notará que as lâmpadas 2 ,3 e a sirene não funcionarão mais.
Mas a lâmpada 1 continuará com tensão e acesa, mesmo sem o fusível.
Mas então... se a corrente é igual em todo o circuito e o fusível serve para proteger o circuito elétrico ao se romper em caso de um curto-circuito, como pode então a lâmpada 1 continuar acesa se o fusível se romper, ou mesmo ser retirado deste circuito elétrico do desenho??
Simples...ela está ligada no circuito ANTES do fusível, portanto, se ocorrer um curto-circuito depois do fusível, a lâmpada 2, 3 e a sirene irão parar de funcionar, (protegidas pelo fusível), mas a lâmpada 1 continuará acesa e energizada.
Se ocorrer um curto-circuito no soquete da lâmpada 1, mesmo vc tendo instalado um fusível DEPOIS do local onde ocorreu o curto-circuito (no caso a lâmpada 1), o fusível permanecerá íntegro e ocorrerá o derretimento da fiação elétrica até o soquete da lâmpada 1 e provavelmente um incêndio na fiação do veículo.
Espero ter conseguido explicar.

abraço;