Conectar

Ver Versão Completa : Suspensão o que fazer?

hallemand
13/03/2006, 12:27
Caros amigos, desculpem a pergunta de um novato, mas verifiquei que fora longamente discutido a respeito de fechos de molas, suspensão etc.. Mas tenho uma dúvida, meu jeep, além de tombar quando faz a curva, o Zequinha quando entra do lado do carona o mesmo inclina e fica torto, já do lado do motorista, ele não faz isso, só quando curva, será que o problema está nos fechos de molas, pois já troquei os amortecedores e continua tombando. O que fazer, arquear as molas, colocar um kit fass, pois no momento não tenho condições de colocar molas de toyota, etc.. tenho que tentar acertar o que está no jeep, ou seja, suspensão original.

diegopompeu
13/03/2006, 12:54
caro hallemand, tenho este mesmo problema, porem do lado do motorista, me falaram que arquar as molas é a solução mais barata, porem enfraquece elas e aumenta a chance de quebrar, com relação ao kit fess procure topicos sobre este assunto pois estao dizendo que é uma fria. Procure molas melhores no ferro velho, talvez consegue uma melhor q a sua.

hallemand
13/03/2006, 13:08
Será que trocando algumas laminas por novas não funciona? O tombamento é referente aos fechos de molas mesmo? Aqui no ES, não temos muitos jeeps em ferro velho, tenho que tentar resolver o problema dos fechos do carro mesmo, pois se deixar como está traria mais problemas para a suspensão?

Alcione
13/03/2006, 13:42
O tombamento é referente aos fechos de molas mesmo?

Molas, amortecedores e jumelos !!

Será que trocando algumas laminas por novas não funciona?

Será uma solução paleativa, trocar a "mestra" e mais umas 2 sairá quase o valor de uma nova !!

Aqui no ES, não temos muitos jeeps em ferro velho,

Molas de jipe no ferro velho ? então fique com as suas !! provavelmante não encontrarão feixe de molas em boas condições !

tenho que tentar resolver o problema dos fechos do carro mesmo, pois se deixar como está traria mais problemas para a suspensão?

Se ceder demais poderá ter problemas com o cardã, vai bater na cruzeta forçando ou a caixa ou o diferencial !! Problemas com os pneus na lataria e chassis, e danificar os amortecedores.

Tente colocar uma barra estabilizadora também !! tem vários tópicos que falam disso, vai ver que melhora muito !!

Alcione

Cláudio Brasília
13/03/2006, 17:07
Prezado Amigo,
Vou relatar o meu caso e as providências que tomei. Como todo Jeep, o meu teimava em tombar para os lados nas curvas. Não quis trocar para as de band, pois iria tirar a originalidade e ficaria muito caro também. Agora, como estou fazendo uma reforma completa, desmontando até ao chassis, trocando suportes de amortecedor e molas, vejo que tinha muita coisa desgastada e desajustada; o que causava toda aquela tortura. Os suportes/presilhas de molas estavam rebatidos, travando o movimento natural das mesmas; já tinham calos, ou seja, uma enganchava na outra. Não é para fazer propaganda, pois não ganhei nem mesmo desconto, mas me socorri junto ao Sr. Luiz Carlos Filoni, da Agromotor e estou conseguindo montar a suspensão novamente, de forma original, com a compra dos suportes de molas, fixo e de jumelo e as lâminas mestra e segunda virada, dianteiras e traseiras. Procurei os feixes compeltos novos, mas estava difícil. Os feixes de band tem um kit na Garra4x4. Descartei o kit Fess, pois é uma solução que tira curso. Não montei, ainda, mas sei que ficará muito melhor do que já era até então. Com certeza, também, não ficará aquela maravilha, pois se trata de uma suspensão projetada na década de 40 e que não incorpora os avanços modernos, mas sem dúvida aguenta o peso do jeep, mais a tripulação e tralhas. O aço dos suportes e das molas novas é diferente para melhor do aço das antigas, executadas no início da década de 50; e as buchas de poliuretano utilizadas vão apresentar alguma diferença. Se tiver que arquear algo, faça a frio (alguns aconselham fazer isto somente uma vez - como já fiz uma e não sei se fizeram mais antes...troquei algumas lâminas), outros colocam llâminas de filme de RX entre as lâminas de aço, para deslizar melhor. Vou fazer umas outras coisas e refazer as presilhas/suportes de molas, conforme original. Não sei se esqueço algo, mas em suma é isto. Saudações tracionadas.

otavio_gomes
30/03/2006, 13:13
olá,

Tive o mesmo problema com meu CJ3A em 1997, quando o comprei.

Leve o Jeep para uma oficina de molas de caminhão em sua cidade.
eu levei a minha na auto molas paraiba em Belo Horizonte.

O cara desmontou todos os feixes de mola e testou uma a uma todas as molas para verificar a elasticidade de cada uma.

Separou então aquelas que estavam sem flexibilidade, e as substituiu.

montou corretamente os feixes, o carro ficou numa altura boa e com as molas devidamente flexiveis.

Em hipótese alguma deve-se "arquear" as molas. Perde-se a flexibilidade das mesmas.

É adequado lubrificar os feixes de molas eventualmente: isso pode ser feito levantando o carro pelo chassis, as molas irão se separar, e aplicar entre as molas do feixe óleo penetrante (WD40 ou equivalente)

Ficou muito mais em conta que a troca dos feixes. O meu Jeep até hoje continua "macio" (quando comparado a outros jipes).

Um abraço

hallemand
30/03/2006, 13:39
Meus amigos, quando troquei os calços do chassi, pensei que o bicho iria parar de balançar, então subi um morro aqui da localidade e parecia que iria tombar, pois a lata batia nos pneus, então levei no mecânico e troquei os amortecedores, e não deu resultado, assim, levei em uma oficina de molas de caminhão e o cara trocou tudo e colocou novo, pois não queria colocar de toyota. Pois bem, o carro ficou tão bom que não virou, tombou, etc... mais na curva nem mexe mais, está perfeito. Resolvi agora abrir e verificar todas as engrenagens da viatura, para retirar folgas e trocar peças gastas, lubrificação, platô, disco e colar embreagem, etc, aproveitando, mandei trocar também a caixa de direção, colocando de Santana, devo pegar o carro dia 01/04/06, assim, acho que não tenho nada mais para fazer, será? Hehehe....