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Ver Versão Completa : SW4 ou SR5



marcoskoslopp
21/09/2016, 08:46
Galera, seguinte, estive considerando a compra de um Jimny ou uma TR4 para ser meu primeiro 4x4, porém após um tempo pensando, fui juntando uma grana, aí pensei que pode ser uma boa a aquisição de uma Toyota, então estou considerando a compra da SW4 ou da SR5, até uns R$ 30.000,00 à vista, já vi que é possível pegar ambos em bom estado e de particulares, ainda mais no momento de crise, isso pode me favorecer no valor.

Meu uso será simples, trabalho em casa, não pego trânsito, vou usar mais para trechos curtos, as vezes vistas a clientes com até 200km e, nos finais de semana, subidas em morros, estradas de terra, um offroad leve, nada pesado, eventualmente posso pegar uma estrada mais longa, não sou de correr, para mim, velocidade de cruzeiro é na caso dos 80km/h até 90km/h.

Vou listar as perguntas para facilitar:

1 - Os motores 2.8 são realmente fracos?

2 - Os motores 3.0 aquecem mesmo, se sim, existe algum ano, ou modelo específico? (pergunto pois vi respostas diferentes).

3 - Priorizando a durabilidade do conjunto motor + caixa + equipamentos, existem diferenças entre SW4 e SR5, se sim, quais e, quais são os melhores anos?

4 - Alguma dica crucial a ser observado na hora de ir ver alguma viatura, alguma observação na hora de engatar o 4x4 e andar, algo que ela não possa fazer, barulhos ou algo assim?

5 - Em viagens acima de 400km (que serão até raras) ambos os modelos se comportam bem, são cansativos?

Pessoal, mil desculpas pelo longo texto, mas realmente vejo alguns desencontros de informações, neste caso, acho melhor concentrar as minhas dúvidas em um post específico aqui mesmo.

Emerson Höpner
21/09/2016, 11:53
Marcos, as SR5 são picape enquanto as SW4, como o próprio nome diz, Station Wagon (SUV nos termos modernos...).
- O que melhor te atende?
- gasolina ou diesel?

Já tive uma SW4 98 e só tenho elogios.

marcoskoslopp
21/09/2016, 12:23
Marcos, as SR5 são picape enquanto as SW4, como o próprio nome diz, Station Wagon (SUV nos termos modernos...).
- O que melhor te atende?
- gasolina ou diesel?

Já tive uma SW4 98 e só tenho elogios.

Desculpe, acabei esquecendo de mencionar que ambas me atendem bem, sou solteiro, sem filhos, sem necessidade de carregar coisas, apenas 2 malas e olha lá...

Até vi algumas a gasolina, mas pelos relatos que vi, bebem um pouco, não sei até que ponto a economia da compra, compensa no dia a dia, mesmo que rode pouco, ainda devo considerar o torque, acredito que não seja fraca, mas em termos de durabilidade vs consumo vs valor de peças, não sei até que ponto considerar, se puder auxiliar, li pouco na verdade sobre as V6.

EduQxQ
21/09/2016, 13:58
Olá Marcos,
Tentando colaborar na tua decisão:

1 - Os motores 2.8 são realmente fracos?
Extremamente robustos.

2 - Os motores 3.0 aquecem mesmo, se sim, existe algum ano, ou modelo específico? (pergunto pois vi respostas diferentes).
Se não tiverem manutenção preventiva(como qualquer automóvel requer) podem aquecer, assim como os 2.8 também. Bom instalar termômetro adicional no cabeçote dos motores.

3 - Priorizando a durabilidade do conjunto motor + caixa + equipamentos, existem diferenças entre SW4 e SR5, se sim, quais e, quais são os melhores anos? Difícil relacionar as diferenças aqui, mas nas SW4 eu iria até o ano 2001 e SR5 até 1995.

4 - Alguma dica crucial a ser observado na hora de ir ver alguma viatura, alguma observação na hora de engatar o 4x4 e andar, algo que ela não possa fazer, barulhos ou algo assim? engatar o 4x4 apenas em terrenos fora de estrada, sem pavimentação. Nunca em local seco e pavimentado. Não podem ocorrer barulhos com o 4x4 acionado.

5 - Em viagens acima de 400km (que serão até raras) ambos os modelos se comportam bem, são cansativos?
Por sua natureza a SW4 será mais confortável que a picape. Mas 400Km é tiro curto para um carro destes.

Um abraço,
Edu

marcoskoslopp
21/09/2016, 16:16
Olá Marcos,
Tentando colaborar na tua decisão:

1 - Os motores 2.8 são realmente fracos?
Extremamente robustos.

2 - Os motores 3.0 aquecem mesmo, se sim, existe algum ano, ou modelo específico? (pergunto pois vi respostas diferentes).
Se não tiverem manutenção preventiva(como qualquer automóvel requer) podem aquecer, assim como os 2.8 também. Bom instalar termômetro adicional no cabeçote dos motores.

3 - Priorizando a durabilidade do conjunto motor + caixa + equipamentos, existem diferenças entre SW4 e SR5, se sim, quais e, quais são os melhores anos? Difícil relacionar as diferenças aqui, mas nas SW4 eu iria até o ano 2001 e SR5 até 1995.

4 - Alguma dica crucial a ser observado na hora de ir ver alguma viatura, alguma observação na hora de engatar o 4x4 e andar, algo que ela não possa fazer, barulhos ou algo assim? engatar o 4x4 apenas em terrenos fora de estrada, sem pavimentação. Nunca em local seco e pavimentado. Não podem ocorrer barulhos com o 4x4 acionado.

5 - Em viagens acima de 400km (que serão até raras) ambos os modelos se comportam bem, são cansativos?
Por sua natureza a SW4 será mais confortável que a picape. Mas 400Km é tiro curto para um carro destes.

Um abraço,
Edu

Quando me refiro ao motor fraco, seria em termos de potência mesmo, não durabilidade, acredito que eu não soube me expressar bem neste aspecto, mas, muito obrigado pelas dicas.

Clandio
22/09/2016, 16:55
Marcos
Tenho uma SW4 ano 93 com motor 2.8 aspirado, chamando de 3L. Gosto muito desse motor. Como o Edu disse é um motor extremamente robusto. O meu está com 472 mil km originais e em perfeita ordem. Não baixa óleo nem água. Quanto a desempenho, esse motor não é lá essas coisas pra retomadas e subidas longas (se aspirado). Se turbinar, (dizem) que fica outro carro.

Tive uma Hilux CD picape 2002 com o motor 3.0 turbo diesel (1KZT-E) e tem melhor desempenho em estrada, principalmente ultrapassagens.

Não me agrada a possibilidade de trincar o cabeçote (que o que acontece nas 3.0 TD, se superaquecer). Na minha 2002 nunca tive problemas. O sistema de arrefecimento tem que estar em dia. Vendi com 300 mil km.


Na minha opinião pessoal, prefiro o 2.8 pela robustez e tranquilidade, tanto que vendi a 3.0 TD e comprei a 2.8 aspirada.

Com relação às 2.8, as de fabricação japonesa (SW4 de 92 a 95 e picapes de 92 a 96) possuem 87cv. Já as 2,8 argentinas (picapes de 97 a 2001) possuem 78cv.

jotajulian
23/09/2016, 10:44
No inicio do ano estava com boa parte das suas duvidas, porém não cogitava a possibilidade da pick-up, não constumo usar caçamba, na maioria das vezes são coisas limpas e o porta malas acomoda bem para uma noite de sono nos passeios e acampamentos, então só pensava na SW4.
Comprei então a minha japa 1995, era usada anteriormente para passeios e trilhas leves, marcava 212.000km e já estava com muds de 32", snorkel e calços.
Hoje já se vão 7 meses com a toyota(221.000km no momento) e te digo: não me arrependo em nenhum momento da minha escolha, você pode viajar a 110km/h sem problemas, a camioneta é macia, uma delicia de andar.
A dica que eu quero te dar é a seguinte: se pretende manutenção barata e mecanica robusta, vai logo na 2.8, já se você se preocupa com potencia e não está preocupado em gastar um pouco mais para manter seu carro, eu arriscaria um 3.0, se fala muito bem do desempenho desses motores.
Quanto ao modelo, vai ser realmente muito pessoal, faça lista de prioridades e veja qual se enquadra mais na sua necessidade, e prefira os modelos japoneses, são visivelmente melhores. No mais é só alegria!

marcoskoslopp
23/09/2016, 10:47
Marcos
Tenho uma SW4 ano 93 com motor 2.8 aspirado, chamando de 3L. Gosto muito desse motor. Como o Edu disse é um motor extremamente robusto. O meu está com 472 mil km originais e em perfeita ordem. Não baixa óleo nem água. Quanto a desempenho, esse motor não é lá essas coisas pra retomadas e subidas longas (se aspirado). Se turbinar, (dizem) que fica outro carro.

Tive uma Hilux CD picape 2002 com o motor 3.0 turbo diesel (1KZT-E) e tem melhor desempenho em estrada, principalmente ultrapassagens.

Não me agrada a possibilidade de trincar o cabeçote (que o que acontece nas 3.0 TD, se superaquecer). Na minha 2002 nunca tive problemas. O sistema de arrefecimento tem que estar em dia. Vendi com 300 mil km.


Na minha opinião pessoal, prefiro o 2.8 pela robustez e tranquilidade, tanto que vendi a 3.0 TD e comprei a 2.8 aspirada.

Com relação às 2.8, as de fabricação japonesa (SW4 de 92 a 95 e picapes de 92 a 96) possuem 87cv. Já as 2,8 argentinas (picapes de 97 a 2001) possuem 78cv.

A Legal saber disso Clandio, gosto muito do visual das 98/99/00, mas sou de usar mais a razão que a emoção (não sei se é bom ou ruim), sou um cara que detesta mesmo oficinas, claro que sempre disposto a cuidar do veículo, fazer o necessário para manter em dia, então, é muito bom ler sobre isto, sabe que podem ser carros confiáveis ao extremo, apesar da idade deles.

toyoteiroAM
29/09/2016, 12:07
536682536683536684 paguei 38 e ja gastei quase 20 ,ja tive todos os modelos menos 2016, sw4 as melhores ate 95 depois ate 2001 , camionetes ate 95 feixe de molas na traseira e dianteira muito duras,depois 96 ate 2004 sao mas macias na frente com motores 2.8 3l e 3.0 com e sem turbo motor 5l ate aq são as melhores motores 2.8 e 3.0 5l são cabeçotes de ferro duram o resto da vida se tiver manutenção pelo menos minima,se for motor a gasolina so presta o 22re 4cc

marcoskoslopp
29/09/2016, 13:11
536682536683536684 paguei 38 e ja gastei quase 20 ,ja tive todos os modelos menos 2016, sw4 as melhores ate 95 depois ate 2001 , camionetes ate 95 feixe de molas na traseira e dianteira muito duras,depois 96 ate 2004 sao mas macias na frente com motores 2.8 3l e 3.0 com e sem turbo motor 5l ate aq são as melhores motores 2.8 e 3.0 5l são cabeçotes de ferro duram o resto da vida se tiver manutenção pelo menos minima,se for motor a gasolina so presta o 22re 4cc

Olá toyoteiroAM, obrigado pelas dicas, parabéns por sua viatura, muito bonita mesmo, espetáculo!