PDA

Ver Versão Completa : DIREÇÃO DA RURAL MEIO BOBA (JOGANDO CAPOEIRA).



advogadoneto
13/03/2006, 09:23
:shock: OLÁ CAROS AMIGOS.
ESTOU TENDO DIFICULDADES EM RELAÇÃO À DIREÇÃO DA MINHA RURAL, POIS QUANDO COMEÇO A ANDAR EM LINHA RETA ELA FICA COM A FRENTE TOTALMENTE BOBA, PARECENDO FOLGA, MAS NÃO É, POIS TROQUEI AS PONTEIRAS E BUCHAS DA DIREÇÃO. SERÁ QUE PODE SER O ROLAMENTO DO MUNHÃO, OU QUEM SABE AQUELA BUCHINHA DA FOLGA AXIAL DA CAIXA DE DIREÇÃO? ESPERO QUE SE POSSÍVEL VCS ME AJUDEM.
ABRAÇOS PARA TODOS.

Arnaldo Tomazetti
13/03/2006, 10:03
É 4x4 ? Confira o ângulo de caster, pela especificação tem que ser 3°, se estiver com menos ela dança.
abs

advogadoneto
13/03/2006, 10:15
:D Olá amigo, muito obrigado pela dica. Ela é 4x4 sim e estarei verificando essa possibilidade, assim que verificar o angulo de caster vou postar se deu certo ou não.
Valeu amigo. abs.
Atenciosamente, Carlão.

Davilson Titton
17/03/2006, 10:12
:shock: Ola jovens, desculpe é que sou leigo no assunto, mas tive esse mesmo com minha Rural de direção boba, levei no mecanico, ele tirou as folgas nos rolamentos das rodas, reapertou a caixa de direção, ajustou a folga dela, verificou terminais e fez alinhamento, à moda antiga com barbante diz ele. Melhorou muito, mas assim mesmo ainda sambava nas ondulações da estrada. Ai perguntei sobre alinhamento eletronico e ele disse que não seria necessario, pois sendo 4x4 o eixo é fixo, como de caminhão e não tem nada de cambagem, caster etc...
Pergunto: é assim mesmo ou essas regulagens existem e tem como fazer?
Será que é porque é muito complicado de fazer que ninguem faz? ou não sabe?
Abraços e grato pela atenção

Arnaldo Tomazetti
17/03/2006, 13:18
Olá amigo,

As medidas são:
-caster: 3°
-camber: 1°30'
-inclinação do pino mestre: 8°
-divergência nas curvas: roda interna 20° - roda externa 18° 1/8°
-convergência: 1/16" a 1/8"

-o caster não é fixo, quando as molas ficam cansadas, buchas gastas, folha de mola quebrada...etc...muda o ângulo de caster, daí a viatura fica indirigível, sambando pra tudo que é lado...a máquina de alinhamento não vai acertar nada, mas pelo menos vai apurar se está fora do parâmetro, vai indicar com quantos graus está e se estiver errado quantos graus faltam pra ficar certo.
-camber e inclinação do pino mestre, realmente é fixo, mas suponha que sua viatura deu uma porrada e entortou o eixo???...mesma coisa...confere-se na máquina...
-divergência nas curvas também é fixo, mas tem muito cara por aí que troca lingüeta, muda as barras de direção...tem que conferir também, porque as vezes o sujeito comprou o carro e não conhece a procedência, se estiver errado tem que acertar.
-convergência das rodas, pode fazer com duas hastes rígidas (meia boca) ou conferir na máquina, estando correto economiza-se pneus, combustível, e melhora o rendimento geral.

estando tudo certinho, pode soltar a direção...pode até tirar o volante fora que o carro vai andar em linha reta.

Davilson Titton
18/03/2006, 14:41
Arnaldo, grato pela explicação. Entendi assim!!!
Então eu acho que o problema da minha é realmente o caster fora; Eu acho que ela nunca teve batida forte no eixo ao ponto de entorta-lo, o alinhamente eu mesmo verifiquei da forma que vc citou, com uma vareta, medindo atrás e na frente do pneu na mesma direção, só pra conferir, pois o alinhador fez certo.
Agora, sendo mesmo o caster, alguma coisa com as molas, o moleiro sabe ou tem condições de verificar e arrumar isso corretamente?, porque eu já vi moleiro trabalhar e me pareceu não ter precisão nenhuma, tudo meio que no martelo e porrometro hehe...
Vou ver isso novamente, não que a Rural fique sambando toda hora, mas quando passa por ondulações no asfalto ela que sair para um dos lados e quando ao desgaste dos pneus parece que estão regular.
Abraços
Davilson

Arnaldo Tomazetti
18/03/2006, 16:24
Sugestão:
Anote num papel essas medidas que passei e leve o veículo p/ fazer um alinhamento ótico, ou eletrônico, ou laser...o que melhor lhe convier...
Como eles provavelmente não vão ter as medidas da Rural, mostre o papel p/ o operador:

-caster: se estiver fora, ele não vai conseguir consertar, mas pelo menos vai te falar com quantos graus está, daí leva no moleiro...vamos supor que esteja com 1°, daí vc já sabe que tem que acrescentar 2° entendeu ?

-Camber: pede p/ o alinhador conferir, por desencargo...

-Convergência: este ítem ele acerta na hora, (melhor que o barbante ou vareta)

Uma maneira que considero eficiente p/ acertar o caster é a adição de uma cunha (apesar que tem gente que acha errado) eu não vejo nada de errado, na minha viatura tem e nunca deu xabú. Essa cunha tem em vários ângulos, veja qual vc precisa e mande colocar, mas vá num posto de molas bom.

Só um detalhe com relação ao caster: três graus é a medida de referência da Ford, se vc usar um ângulo maior que isso, o veículo vai ficar melhor pra rodar no asfalto, mais estável e vai andar melhor em linha reta, só que a direção vai ficar mais dura, ou seja, piora nas trilhas (o volante fica mais pesado)...vc pode escolher o que melhor lhe convier...
abs

MGW4x4
18/03/2006, 21:42
Davilson,você alterou a suspensão,ou seja,levantou ela?

Davilson Titton
19/03/2006, 11:04
Ola, grato mais uma vez.
A suspensão dela é normal, ou seja original, a unica coisa feita a pouco tempo atrás foi uma revisão nas molas; foi trocado algumas laminas e arqueadas um pouco, pois segundo o moleiro era necessario, porque não estava empatando com as laminas novas, mas, mesmo antes disso ela já dava uma bela sambada no asfalto, nas trilhas tudo fica bom né hehe...
Nessa semana vou a um alinhador levando as medidas que o Arnaldo passou mais as orientações e assim que tiver o resultado eu reporto neste.
Por enquanto agradeço e um grande abraço a vcs.

Claudio José Galvão
10/04/2006, 20:34
Acho que a direção hidraulica da minha rural está mal adaptada.Ela ta com motor e a direção do Opala 4cc. Alguem teria fotos de uma adaptação bem feita?

advogadoneto
11/04/2006, 17:48
É cara.
Já gastei um monte de dinheiro e não melhorou muita coisa. Acho que vou fazer uma boa adaptação com alguma caixa de direção, pois devido ao grande número de conexões realmente não tem como melhorar esse problema crônico da RURAL.
Por favor se alguém tiver fotos de uma adptação boa passe o link para mim.
Atenciosamente, CARLÃO.

pedro y
09/05/2006, 21:09
Olá amigo,

As medidas são:
-caster: 3°
-camber: 1°30'
-inclinação do pino mestre: 8°
-divergência nas curvas: roda interna 20° - roda externa 18° 1/8°
-convergência: 1/16" a 1/8"

-o caster não é fixo, quando as molas ficam cansadas, buchas gastas, folha de mola quebrada...etc...muda o ângulo de caster, daí a viatura fica indirigível, sambando pra tudo que é lado...a máquina de alinhamento não vai acertar nada, mas pelo menos vai apurar se está fora do parâmetro, vai indicar com quantos graus está e se estiver errado quantos graus faltam pra ficar certo.
-camber e inclinação do pino mestre, realmente é fixo, mas suponha que sua viatura deu uma porrada e entortou o eixo???...mesma coisa...confere-se na máquina...
-divergência nas curvas também é fixo, mas tem muito cara por aí que troca lingüeta, muda as barras de direção...tem que conferir também, porque as vezes o sujeito comprou o carro e não conhece a procedência, se estiver errado tem que acertar.
-convergência das rodas, pode fazer com duas hastes rígidas (meia boca) ou conferir na máquina, estando correto economiza-se pneus, combustível, e melhora o rendimento geral.

estando tudo certinho, pode soltar a direção...pode até tirar o volante fora que o carro vai andar em linha reta.

Que aula!
Era isso que eu queria saber ao pesquisar no "buscador" por "cambagem.
Eu tenho esse problema nas minhas 2 F-75 e submetidas aos mecânicos rurais (da roça, mesmo). Amanhã vou checar a suspensão passando essas medidas para ver o que a máquina diz. Se houver algo de novo ou surpreendente, ponho aqui os resultados.

rodrigo camper
21/05/2006, 11:48
Olá pessoal, eu não tem mais Rural mas minha ex era dançarina, :putz: e eu acho que o melhor a fazer e dar uma carga extra nos rolamento de munhão, se não resolver o problema e no caster que fica fora quando se usa um jumelo muito alto ou molas muito arquiadas, nesse caso se deve esmirilhar as pontas da carcasa dos eixo e assim girando os munhões para dar mais angulo no caster que pode chegar ate 7´´craus.

Más e melhor entregar nas mãos de um profissional, em osasco na oficina do POKA isso sai barato. :concordo: procure por Jeep club comando oeste.

JUCA BALA
24/05/2006, 16:26
BOA TARDE A TODOS VOU APROVEITAR PRA PERGUNTAR SERÁ QUE ALGUÉM AS MEDIDAS DO ALINHAMENTO DA RURAL 4X2 COM MOLA ESPIRAL A MINHA TA JOGANDO BEM A FRENTE JÁ ME OUVI DIZER QUE UM POUCO SE DEVE AO AMORTECEDOR QUE ESTÃO BEM USADOS E NÃO ACHO NEM UM MODELO PRA TROCAR DESDE JÁ AGRADEÇO

Dimmy
23/09/2006, 05:46
É cara.
Já gastei um monte de dinheiro e não melhorou muita coisa. Acho que vou fazer uma boa adaptação com alguma caixa de direção, pois devido ao grande número de conexões realmente não tem como melhorar esse problema crônico da RURAL.
Por favor se alguém tiver fotos de uma adptação boa passe o link para mim.
Atenciosamente, CARLÃO.

coloque uma caixa de direção do gol,com apenas 3 pivo eliminando toda essa parafernalha que tem ai

Dimmy
24/09/2006, 23:39
ola pessoal.
o meu amigo tem uma rural 64 4x4 suspenção original. Ela foi reformada inteirinha, ficou linda e todas as peças da mecanica são novas.
e eixo traseiro é SPOA o dianteiro não, e a caixa de direção ele colocou do gol.
Só que ai que vem o problema. ela não anda em linha reta, joga para todos os lados [ dançarina] e ele não acha o problema.
o esquisito é que a cambagem é positiva de mais, muito aberta encima
ja colocamos o diferencial no gabarito e no torno ,e não esta torto.
Nos ja comparamos a abertura da cambagem com outras rurais e a dele é mais aberta que o normal, sera que tem cambagem diferentes originais de fabrica, sera que é esse o problema ou é angulo de caster.
os jumelos são originais.
Não conseguimos achar o problema, por favor nos ajudem que ele esta ficando doido com o problema.

Dimmy
24/09/2006, 23:49
Ola. coloque uma caixa de direção do gol,santana,parati é tudo a mesma caixa.
voce fica com apenas 3 pivo sem folgas e com uma direção semi hidraulica uma tetéia para dirigir e de simples adaptação, não tenho fotos para mostrar mas qualquer duvida pergunte.

José Augusto
27/09/2006, 02:49
Dimmy, SPOAndo o eixo traseiro e mantendo o eixo diânteiro, é como se vc tivesse girado o eixo da frente diminuindo o ângulo do caster.
O angulo alfa da figura é o quanto vc alterou o angulo do caster.
Este angulo é função do entre eixos, supondo que o SPOA subiu o eixo em 5" e que a distância do entre eixos é de 81" (CJ5), 101"(CJ6) ou 104"(Rural) , teremos:

alfa=arctan(5/81)=3.53 graus no jeep, 2.83 graus no CJ6 e 2.75 graus no caso da rural.

Ou seja se o angulo caster original fosse da ordem de 3 graus em todas as situações o mesmo seria anulado.

Dimmy
01/10/2006, 03:10
Ola Jose Augusto.obrigado pela atenção.
So que ai vai mais um capitulo dessa novela.levei a viatura na maquina de alinhamento e balanciamento numa firma boa aqui na cidade e ai vai o relatorio que o computador deu ;
camber-- roda esquerda -0 34 roda direita + 0 21
caster -- roda esquerda - 2 13 roda direita - 2 30
convergencia -- roda esquerda + 0 58 roda direita + 0 52
diagnostico; esta tudo errado.
nos colocamos o spoa no eixo trazeiro como eu falei só que para não acontecer o problema que voce citou no seu desenho o moleiro deixou as molas quase retas para tirar a diferença e não erguer a carroceria. tudo isso foi feito para ficar o mesmo espaço que tem entre o pneu e a berada do paralama em cima igual a dianteira. ontem colocamos uma cunha no diferencial dianteiro para dar angulo de caster e parece que melhorou muito.
por gentileza me fale como eu coloco uma foto dela de lado aqui para voce ver obrigado.

José Augusto
01/10/2006, 11:55
Dimmy, para colocar uma foto vc deve "Responder" a mensagem, no quadro abaixo ao "Responder Tópico", em "Opções Adicionais" vc deve clicar em "Gerenciar Anexos", logo após vai aparecer um quadro com um "botão" "procurar", clique neste botão e forneça o caminho do diretório onde está a foto digital está (note que neste quadro aparecem todas as extensões reconhecidas, o tamanho máximo do arquivo e o formato máximo geralmente 800x600).

Dimmy
04/10/2006, 22:17
Dimmy, para colocar uma foto vc deve "Responder" a mensagem, no quadro abaixo ao "Responder Tópico", em "Opções Adicionais" vc deve clicar em "Gerenciar Anexos", logo após vai aparecer um quadro com um "botão" "procurar", clique neste botão e forneça o caminho do diretório onde está a foto digital está (note que neste quadro aparecem todas as extensões reconhecidas, o tamanho máximo do arquivo e o formato máximo geralmente 800x600).

ola jose augusto.não consigo enviar as fotos. segui todos os procedimentos e na hora que aparece a janela que esta sendo enviado o arquivo ele trava.
a minha foto tem 1.2 mb, menor do que o necessario.

José Augusto
04/10/2006, 22:53
Mto estranho:pensativo: , vc checou o formato da foto em pixel's ? e a extensão é válida ?

RuralWillys75
21/10/2006, 22:28
:shock: OLÁ CAROS AMIGOS.
ESTOU TENDO DIFICULDADES EM RELAÇÃO À DIREÇÃO DA MINHA RURAL, POIS QUANDO COMEÇO A ANDAR EM LINHA RETA ELA FICA COM A FRENTE TOTALMENTE BOBA, PARECENDO FOLGA, MAS NÃO É, POIS TROQUEI AS PONTEIRAS E BUCHAS DA DIREÇÃO. SERÁ QUE PODE SER O ROLAMENTO DO MUNHÃO, OU QUEM SABE AQUELA BUCHINHA DA FOLGA AXIAL DA CAIXA DE DIREÇÃO? ESPERO QUE SE POSSÍVEL VCS ME AJUDEM.
ABRAÇOS PARA TODOS.

tive o mesmo problema na minha, a causa era jumelos maiores, calço de carroceria maiores e ainda o arqueamento do feixe de molas, resolvi adaptando 2 barras uma na frente e outra atras, usei a barra da caravan
panhard bar (esta barra fica atras na caravan e no chevette) coloquei em posiçoes opostas fazendo um x, ela e soldada na longarina uma ponta e a outra no eixo.

Roberto Cicero
14/01/2017, 10:24
Ola senhores, gostaria de uma opinião ! Desculpe ressuscitar o tópico mas não consegui achar respostas. Tenho uma rural 1976 com motor q20b e suspensão dianteira com molas da Band, já apertei tudo, alinhei, corrigi o caster e nada, continua passarinhando, como se a frente estivesse solta. Observei que algumas viaturas tem o jumelo dianterio invertido, ou seja, virado para atras da roda, inclusive de fabrica como a F250 4X4 e caminhões 3/4. Seria uma solução inverter o jumelo ?

lucianobarbosa
09/02/2017, 17:19
Ola Roberto sua rural é 4x4 , foi feito spoa tira umas fotos da suspenção pra ver como esta


Ola senhores, gostaria de uma opinião ! Desculpe ressuscitar o tópico mas não consegui achar respostas. Tenho uma rural 1976 com motor q20b e suspensão dianteira com molas da Band, já apertei tudo, alinhei, corrigi o caster e nada, continua passarinhando, como se a frente estivesse solta. Observei que algumas viaturas tem o jumelo dianterio invertido, ou seja, virado para atras da roda, inclusive de fabrica como a F250 4X4 e caminhões 3/4. Seria uma solução inverter o jumelo ?