Ver Versão Completa : INformações - Argentina: Cafayate e Salta
Pessoal estou mudando a minha expedição para o norte da Argentina, em principio rodar na região de Salta, mas existem poucas informações de onde visitar por la então se alguém tiver informações agradeço.
Viagem esta programada para o dia 2 de janeiro de 2017 tenho 20 dias para fazer saindo de São Paulo.
Segue uma ideia do que pretendo fazer, mas ainda tudo muito no inicio então sugestões são muito bem vindas.
Dia
Partida
Destino
KM
OBS
1
São José dos Campos
Maringá
730km
2
Maringá
Foz do Iguaçu
415km
3
Passeio Cataratas (Brasil)
4
Cataratas argentina
5
Paraguai (cidade del leste)
6
Foz do Iguaçu
Corrientes
620km
7
Corrientes
Santiago del Estero
625km
8
Santiago del Estero
Cafayate
340 km
9
Passeio Local (descaso)
10
Cafayate
San Antonio de los Cobres
304
rota RN40
11
Salta
170km
12
Salta
San salvador de Jujuy
93km
RN9
13
San salvador de Jujuy
Purmamarca
66km
(visitando o Salinas Grandes)
14
Purmamarca
Ingeniero Guillermo
547km
15
Ingeniero Guillermo
Assunção
562 km
16
Assunção
Maringá
700 km
17
Maringá
Ourinhos
257 km
18
Ourinhos
S J Campos
454 km
19
20
Pense na possibilidade de retirar um dia de Foz do Iguaçu e contemplar o NOA (Noroeste Argentino). No mais, um grande abraço.
Evanio Machado
Miranda_MG
17/09/2016, 07:13
Bom dia!
Estaremos por lá e pelo Atacama nesse seu período. Há muito o que fazer no NOA (Salta, Jujuy, Cafayate e regiões) e vou voltar aqui para responder seu questionamento sobre isso com mais tempo.
Só uma sugestão: não sei se você curte, mas o Dakar 2017 estará no NOA nesse período também. Talvez valha a pena dar uma parada de um dia para vê-lo.
Abraço,
Miranda
Marcelo J Manente
17/09/2016, 16:41
Pessoal estou mudando a minha expedição para o norte da Argentina, em principio rodar na região de Salta, mas existem poucas informações de onde visitar por la então se alguém tiver informações agradeço.
Viagem esta programada para o dia 2 de janeiro de 2017 tenho 20 dias para fazer saindo de São Paulo.
Segue uma ideia do que pretendo fazer, mas ainda tudo muito no inicio então sugestões são muito bem vindas.
Dia
Partida
Destino
KM
OBS
1
São José dos Campos
Maringá
730km
2
Maringá
Foz do Iguaçu
415km
3
4
Cataratas argentina
5
6
Foz do Iguaçu
Corrientes
620km
7
Corrientes
Santiago del Estero
625km
8
Santiago del Estero
Cafayate
340 km
9
Passeio Local (descaso)
10
Cafayate
304
rota RN40
11
Salta
170km
12
Salta
San salvador de Jujuy
93km
RN9
13
San salvador de Jujuy
Purmamarca
66km
14
Purmamarca
Ingeniero Guillermo
547km
15
Ingeniero Guillermo
Assunção
562 km
16
Assunção
Maringá
700 km
17
Maringá
Ourinhos
257 km
18
Ourinhos
S J Campos
454 km
19
20
Colega,
No sexto e sétimo dia acho que vc poderia esticar um pouco mais a pernada para ter mais tempo depois nos destinos escolhidos.
Foz a Pres. Roque Saenz Pena 801 km
Saens Pena a Cachi 664 km Ou estica um pouco mais e vai a Cafayate 782 Km.
Dessa forma vc transforma roda em 2 dias o que planejou para 3 e fica com um dia para usar em outra atração.
Não esqueça de visitar as ruinas de Quilmes quando estiver indo a Cafayate, dizer ser muito interessantes.
Outra coisa: já que vc quer voltar pelo Paraguai pq não deixar Ciudad del Leste por ultimo?
Jujuy não é uma cidade propriamente turistica, acho que não vale a pena parar um dia lá.
Pense em ir a Tilcara ou Iruya que é uma cidadezinha pitoresca no fundo de um vale montanhoso, um lugar muito cênico.
Abraço
[QUOTE=cgberta;2392931]Pessoal estou mudando a minha expedição para o norte da Argentina, em principio rodar na região de Salta, mas existem poucas informações de onde visitar por la então se alguém tiver informações agradeço.
Viagem esta programada para o dia 2 de janeiro de 2017 tenho 20 dias para fazer saindo de São Paulo.QUOTE]
Na cidade de Salta, na praça 9 de julho tem museus, tem um teleférico na cidade que leva a um morro (Cerro San Bernardo) muito bonito onde se tem a vista da cidade. No alto tem artesanato e lanchonete. Tem o Trem das Nuvens, que é um passeio que vale a pena fazer e vai até pouco depois de Santo Antonio de Los Cobres na ponte ferroviária mais alta do mundo, tem shopping e cassino. A cidade é muito boa e tem bons restaurantes. Os Argentinos a chamam de "Salta, a Linda".
Dia
Partida
Destino
KM
OBS
1
São José dos Campos
Maringá
730km
2
Maringá
Foz do Iguaçu
415km
3
4
Cataratas argentina
5
6
Foz do Iguaçu
Corrientes
620km
7
Corrientes
Santiago del Estero
625km
8
Santiago del Estero
Cafayate
340 km
9
Passeio Local (descaso)
10
Cafayate
304
rota RN40
11
Salta
170km
12
Salta
San salvador de Jujuy
93km
RN9
13
San salvador de Jujuy
Purmamarca
66km
14
Purmamarca
Ingeniero Guillermo
547km
15
Ingeniero Guillermo
Assunção
562 km
16
Assunção
Maringá
700 km
17
Maringá
Ourinhos
257 km
18
Ourinhos
S J Campos
454 km
19
20
Olá, já fiz este trajeto, de Bauru-SP ao Atacama. Vou dar os meus palapites.
Acho que de São José a Foz vc faz em um dia e meio, tranquilamente. Se quiser descançar um dia, tem muita coisa pra fazer alí. Já visitou o lado Argentino da Foz ?, fui em 2014 e achei muito bonito. É bem diferente do lado brasileiro e gostei bastante. Na Foz tem o Parque das Aves que é muito bonito, vale a visita, sem contar com umas compras no Paraguai, embora não esteja compensando quase nada...
Da Foz saindo meio cedo, tipo 8 horas, dependendo do seu ritmo dá para pernoitar em Presidencia Roque Sans Penna, uma cidade pequena, mas muito agradável. Quando retornei do Atacama pernoitei em Resistência, cidade grande e meio sem graça, é a capital da Provincia. Eu ficaria em Presidencia Roque Sans Penna. Tem uns 2 ou 3 hoteis, e não vai ser problema a hospedagem. No dia seguinte dá para chegar tranquilo em Salta. São só uns 600 km de estrada boa, só tinha 15 kilometros de asfalto ruim, mas em 2014 eles já estavam recapeando. O problema com este trecho é a falta de lugares confiáveis para comer. A estrada passa por dentro de cidades muito pequenas e quase sem estrutura, somente com um posto YPF para abastecer. Sugiro vc levar uns lanches para o almoço e deixar para aproveitar em Salta. Salta é muito bonita, La Linda, como eles dizem. A praça central a noite é muito bonita e agradável. Tem bons restaurantes e hoteis por alí. No dia seguinte fui a Cafayate. Fiz um bate/volta mas me arrependi. Deveria ter pernoitado por lá. Cidade pequena mas muito agradável e simpática. Na praça principal tem muitos restaurantes e tem muito opção de pernoite por alí. Dá para agendar uma visita a alguma vinícola para o dia seguinte. De Salta a Purmamarca dá pra fazer em uma manhâ. Tem 2 caminhos, mas acabei confiando no GPS e me levou por um mais longo, mas com estradas principais. Pesquise aqui pois dizem que tem a estrada velha que é bem mais bonita. Jujuy é a capital da provincia e é cidade grande sem muitos atrativos. Só passei por ela. Purmamarca é bem pitoresca e vale o passeio. O Cerro das 7 colores é bem bonito.
Bom, acho que é td que me lembro. Abraços
Pense na possibilidade de retirar um dia de Foz do Iguaçu e contemplar o NOA (Noroeste Argentino). No mais, um grande abraço.
Evanio Machado
Fala E. Mac e Xexelo primeiramente obrigado pela ajuda. Depois de ler os comentários de vocês estou mudando um pouco o rumo da Vigem, tirei o descanso em Foz e vou tentar chegar a Cafayet em 3 dias no máximo 4 e aproveitar a região por lá, talvez passe por cidade del leste para trocar os pneus( mas ainda indefinido).
Por enquanto agradeço a ajuda e se tiverem mais informações sobre os lugares que tem la vou gostar muito.
Ps. Tilcara é linda.
Acreano Este passei de trem é de um dia ou mais? Obrigado pela dica.
Muito obrigado Ihneves, quando estava por lá ouviu falar alguma coisa da rota 40? E para rodar na argentina precisou de algo especial?
Bom dia!
Estaremos por lá e pelo Atacama nesse seu período. Há muito o que fazer no NOA (Salta, Jujuy, Cafayate e regiões) e vou voltar aqui para responder seu questionamento sobre isso com mais tempo.
Só uma sugestão: não sei se você curte, mas o Dakar 2017 estará no NOA nesse período também. Talvez valha a pena dar uma parada de um dia para vê-lo.
Abraço,
Miranda
Como funciona para assistir o Dakar?
Miranda_MG
20/09/2016, 07:32
Como funciona para assistir o Dakar?
Para assistir, pode escolher um lugar que faça parte da rota, se juntar ao público e simplesmente deixar os veículos passarem e fazer fotos e vídeos:
Dakar 2014 - Etapa 6 - [parte 2, rescate] - (Autos y Camiones),Tucuman-Salta - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=2q0sMm16fO8)
Ou pode escolher um lugar com grau de dificuldade maior, assistir e até participar! Hahaha...
Dakar 2014 Argentina Bolivia Chile - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=zQnIkI0B8xw)
Só tem que tomar cuidado com a chance de acidentes e escolher onde ficar a partir disso.
Accidente Dakar Arrecifes 2016 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=XMYvXqlSSU0)
Enfim, há muitas possibilidades. Além das rotas em si, há os check-points e as cidades de pernoite.
Abraço,
Miranda
Este passei de trem é de um dia ou mais? Obrigado pela dica.
É um dia inteiro. Sai bem cedo e chega à noite. A volta é feita de ônibus, pois em S. A. Los Cobres é feito a baldeação e de ônibus vai visitar uma salina e depois disso tem o retorno. É servido café da manhã no trem e tem opção de compra do almoço no trem.
Veja: Tren a las nubes | NORTE ARGENTINO. Sitio WEB Oficial. Salta - Train to the Clouds (http://www.trenalasnubes.com.ar/)
Muito obrigado Ihneves, quando estava por lá ouviu falar alguma coisa da rota 40? E para rodar na argentina precisou de algo especial?
Não passei pela rota 40 não. Pelo que tenho visto o pessoal falar, naquela região as estradas de ripio estão todas em boas condições, só tendo que tomar cuidado com as chuvas, pois vc vai notar quando chegar naquela região que existem muitas pontes sob lugares que vc não vê agua nenhuma. Estas pontes são para as inundações que ocorrem na época das chuvas. Em Cafayate passa uma estrada, se eu não me engano a rota 40 que vai sair em Cachi e depois San Antonio de Los Cobres ou Salta. Poderia ter ido para o atacama por alí, via San Antonio de Los Cobres, mas estava com mulher e criança e me pareceu um tanto roots para fazer este trajeto sozinho. Se estivesse em mais de 01 carro acho que valeria a pena. Quanto ao viaduto "la povorosa" não me animou muito, pois na região de Cafayate tem paisagens muito bonitas.
Marcelo J Manente
20/09/2016, 11:59
Ola colega,
Não sei se vc viu que eu fiz um passeio pela região do Norte Argentino este inicio de ano. Se não viu, de uma olhada neste tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/153688-expedicao-desertos-andinos-noa-atacama-salar-uyuni-2015-16-a.html
Na ruta 40 entre Cafayate e San Antonio de Los Cobres (SADLC) tem a cidade de Cachi que dizem ser muito bonita e pitoresca. Seguindo a frente tem a quebrada de las flechas, uma formação de rochas muito interessantes, vou postar uma foto da internet pra vc ver. Mais adiante a atração é que a estrada passa por sua maior altitude com 4.895 m.
SADLC não é uma cidade interessante turisticamente falando. Tem o viaduto La polvorilla e uma igrejinha no centro, mas é um importante ponto se vc for recorrer a outros lugares.
Cafayate eu já falei das ruinas de Quilmes. Se vc fosse de lá até Salta passaria pela quebrada de las conchas, que tbm parece ser uma formação rochoso muito bonita.
Vou postar um roteiro que eu pesquisei e que pode ser interessante:
Foz do Iguaçu
Presi. Saenz Pena
801km
Muitas retas, da pra rodar tranquilo.
Presi. Saenz Pena
Cafayate
782km
Ruinas Quilmes no caminho. Trecho final com muitas curvas, talvez seja melhor ficar em Tafi del Valle e no outro dia seguir a Cafayate.
Cafayate (descanso)
Bodegas de vinho
Cafayate
304
Ruta 40 de terra. Quebrada de Las Flechas, Cachi e La Poma no Caminho.
Purmamarca
155km
Vai pela ruta 40, passa ao lado das Salinas Grandes por terra e depois por asfalto ainda tem a Cuesta de Lipan, lugar ótimo para fotos.
Purmamarca
Iruya
141Km
Da para Curtir Purmamarca pela manhã e sair depois do almoço. Ou fica mais um dia subindo as montanhas de Purmamarca e viaja no outro dia de manhã.
Iruya
Salta (Via La Cornisa)
290km
A estrada de La Cornisa é a estrada velha entre Jujuy e Salta. Muito linda. Se assemelha a estrada da Graciosa no Paraná.
Salta (descanso)
Curta os museus e igrejas da cidade. Suba no teleférico.
Salta
Ingeniero Guillermo
534km
Daqui para frente não conheço nada de interessante
Ingeniero Guillermo
Assunção
562 km
Assunção
Maringá
700 km
Acho meio complicado esta pernada pois tem a passagem na fronteira que costuma ser muiiiiiiiito lenta. Acho que é possível ir até Cascavel ou Campo Mourão no máximo
Maringá
Ourinhos
257 km
Ourinhos
S J Campos
454 km
Abraços
Obrigado Miranda pelos videos e dicas.
Olá, já fiz este trajeto, de Bauru-SP ao Atacama. Vou dar os meus palapites.
Acho que de São José a Foz vc faz em um dia e meio, tranquilamente. Se quiser descançar um dia, tem muita coisa pra fazer alí. Já visitou o lado Argentino da Foz ?, fui em 2014 e achei muito bonito. É bem diferente do lado brasileiro e gostei bastante. Na Foz tem o Parque das Aves que é muito bonito, vale a visita, sem contar com umas compras no Paraguai, embora não esteja compensando quase nada...
Da Foz saindo meio cedo, tipo 8 horas, dependendo do seu ritmo dá para pernoitar em Presidencia Roque Sans Penna, uma cidade pequena, mas muito agradável. Quando retornei do Atacama pernoitei em Resistência, cidade grande e meio sem graça, é a capital da Provincia. Eu ficaria em Presidencia Roque Sans Penna. Tem uns 2 ou 3 hoteis, e não vai ser problema a hospedagem. No dia seguinte dá para chegar tranquilo em Salta. São só uns 600 km de estrada boa, só tinha 15 kilometros de asfalto ruim, mas em 2014 eles já estavam recapeando. O problema com este trecho é a falta de lugares confiáveis para comer. A estrada passa por dentro de cidades muito pequenas e quase sem estrutura, somente com um posto YPF para abastecer. Sugiro vc levar uns lanches para o almoço e deixar para aproveitar em Salta. Salta é muito bonita, La Linda, como eles dizem. A praça central a noite é muito bonita e agradável. Tem bons restaurantes e hoteis por alí. No dia seguinte fui a Cafayate. Fiz um bate/volta mas me arrependi. Deveria ter pernoitado por lá. Cidade pequena mas muito agradável e simpática. Na praça principal tem muitos restaurantes e tem muito opção de pernoite por alí. Dá para agendar uma visita a alguma vinícola para o dia seguinte. De Salta a Purmamarca dá pra fazer em uma manhâ. Tem 2 caminhos, mas acabei confiando no GPS e me levou por um mais longo, mas com estradas principais. Pesquise aqui pois dizem que tem a estrada velha que é bem mais bonita. Jujuy é a capital da provincia e é cidade grande sem muitos atrativos. Só passei por ela. Purmamarca é bem pitoresca e vale o passeio. O Cerro das 7 colores é bem bonito.
Bom, acho que é td que me lembro. Abraços
Ihneves bom trajeto também, já mudei algumas coisas graças as dicas de vcs, no final de semana termino o novo roteiro e posto para você ver o que acha, neste novo roteiro to pensando em chegar a cafayate em no máximo 4 dias e aproveitar mais da região e deixar foz para uma outra oportunidade.
É um dia inteiro. Sai bem cedo e chega à noite. A volta é feita de ônibus, pois em S. A. Los Cobres é feito a baldeação e de ônibus vai visitar uma salina e depois disso tem o retorno. É servido café da manhã no trem e tem opção de compra do almoço no trem.
Veja: Tren a las nubes | NORTE ARGENTINO. Sitio WEB Oficial. Salta - Train to the Clouds (http://www.trenalasnubes.com.ar/)
Noite Acreano tudo bem?
Muito legal este trem hein, se não for fazer esta rota com certeza vou viajar nele. Valeu a dica.
Não passei pela rota 40 não. Pelo que tenho visto o pessoal falar, naquela região as estradas de ripio estão todas em boas condições, só tendo que tomar cuidado com as chuvas, pois vc vai notar quando chegar naquela região que existem muitas pontes sob lugares que vc não vê agua nenhuma. Estas pontes são para as inundações que ocorrem na época das chuvas. Em Cafayate passa uma estrada, se eu não me engano a rota 40 que vai sair em Cachi e depois San Antonio de Los Cobres ou Salta. Poderia ter ido para o atacama por alí, via San Antonio de Los Cobres, mas estava com mulher e criança e me pareceu um tanto roots para fazer este trajeto sozinho. Se estivesse em mais de 01 carro acho que valeria a pena. Quanto ao viaduto "la povorosa" não me animou muito, pois na região de Cafayate tem paisagens muito bonitas.
A rota 40 parece ser toda de terra é isso mesmo?
Ola colega,
Não sei se vc viu que eu fiz um passeio pela região do Norte Argentino este inicio de ano. Se não viu, de uma olhada neste tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/153688-expedicao-desertos-andinos-noa-atacama-salar-uyuni-2015-16-a.html
Na ruta 40 entre Cafayate e San Antonio de Los Cobres (SADLC) tem a cidade de Cachi que dizem ser muito bonita e pitoresca. Seguindo a frente tem a quebrada de las flechas, uma formação de rochas muito interessantes, vou postar uma foto da internet pra vc ver. Mais adiante a atração é que a estrada passa por sua maior altitude com 4.895 m.
SADLC não é uma cidade interessante turisticamente falando. Tem o viaduto La polvorilla e uma igrejinha no centro, mas é um importante ponto se vc for recorrer a outros lugares.
Cafayate eu já falei das ruinas de Quilmes. Se vc fosse de lá até Salta passaria pela quebrada de las conchas, que tbm parece ser uma formação rochoso muito bonita.
Vou postar um roteiro que eu pesquisei e que pode ser interessante:
Foz do Iguaçu
Presi. Saenz Pena
801km
Muitas retas, da pra rodar tranquilo.
Presi. Saenz Pena
Cafayate
782km
Ruinas Quilmes no caminho. Trecho final com muitas curvas, talvez seja melhor ficar em Tafi del Valle e no outro dia seguir a Cafayate.
Cafayate (descanso)
Bodegas de vinho
Cafayate
304
Ruta 40 de terra. Quebrada de Las Flechas, Cachi e La Poma no Caminho.
Purmamarca
155km
Vai pela ruta 40, passa ao lado das Salinas Grandes por terra e depois por asfalto ainda tem a Cuesta de Lipan, lugar ótimo para fotos.
Purmamarca
Iruya
141Km
Da para Curtir Purmamarca pela manhã e sair depois do almoço. Ou fica mais um dia subindo as montanhas de Purmamarca e viaja no outro dia de manhã.
Iruya
Salta (Via La Cornisa)
290km
A estrada de La Cornisa é a estrada velha entre Jujuy e Salta. Muito linda. Se assemelha a estrada da Graciosa no Paraná.
Salta (descanso)
Curta os museus e igrejas da cidade. Suba no teleférico.
Salta
Ingeniero Guillermo
534km
Daqui para frente não conheço nada de interessante
Ingeniero Guillermo
Assunção
562 km
Assunção
Maringá
700 km
Acho meio complicado esta pernada pois tem a passagem na fronteira que costuma ser muiiiiiiiito lenta. Acho que é possível ir até Cascavel ou Campo Mourão no máximo
Maringá
Ourinhos
257 km
Ourinhos
S J Campos
454 km
Abraços
Boa noite Xexelo tudo bem cara?
Olha achei que tinha lido todo o seu topico mas acabei de descobrir que parei na pagina 3 rs... vou ler ele todinho. Mas vendo as fotos do Tilapia https://www.flickr.com/photos/126238...57648576546323 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fwww.flickr.com%2Fphotos%2F 126238174%40N08%2Falbums%2F72157648576546323) acabei de ter a certeza de que vou para la mesmo heheheh. Quando acabar de ler te aviso para você me passar mais algumas dicas.
Abraço
Daniel Engelbrecht
17/11/2016, 09:11
Uma das estradas mais bonitas que já vi é a Ruta 40, entre Susques e San Antonio de Los Cobres.
O trecho entre San Antonio de Los Cobres e Cachi também é muito legal. É nesse trecho que se atinge de carro a altitude de 4.895 metros. Tem algumas travessias de pequenos rios e vistas fenomenais.
Fica a dica (se já não tiverem pensado nisso).
Uma das estradas mais bonitas que já vi é a Ruta 40, entre Susques e San Antonio de Los Cobres.
O trecho entre San Antonio de Los Cobres e Cachi também é muito legal. É nesse trecho que se atinge de carro a altitude de 4.895 metros. Tem algumas travessias de pequenos rios e vistas fenomenais.
Fica a dica (se já não tiverem pensado nisso).
Reativando o tópico.
Daniel estou bem ansioso com a viagem mas cheio de dúvidas também.
você foi de carro do Brasil? Qual Caminho fez? Como é a parte de combustivel la? Quais Lugares são interessantes de visita? Tem algum programa com mapa de la?
jemrepre
11/12/2016, 19:05
Ae Cgberta, td em ordem?
Passei pelo NOA ano passado e vou voltar em dezembro de novo. Aconselho a vc esticar até o atacama. Ano.passado fui com o mesmo objetivo de só fazer o norte, mas acabei indo até San Pedro e foi a melhor opção.
Se precisar de qualquer informação add no zap
11947513137.
Abraços
Edu Miranda