Ver Versão Completa : Ranger 2007 com botão do capeta.
Tellesdmenezes
13/09/2016, 22:32
sou novo no fórum e no diesel, comprei esta semana uma Ranger CD 2007 e tambem estou com um problema ja relatado em outro tópico o carro liga normal anda muito bem uma bal, mas derrepente perde força , se desligar e ligar novamate fica tudo bem e assim vai.
mas este tópico é pq achei um botão (seletor)no compartimento do motor, o antigo dono um bocó não sabe nada e nem de nada.
Francisco Menezes 536061536062
Botão do capeta rsrs
Boa noite telles
Olha, só olhando fica complicado saber o que faiz. Porem, pode ser algum tipo de imobilizador (claro que o local é bem esquisito rs). Vc ja tentou seguir o fio para ver aonde da? Se seguir para a bomba injetora, é um imobilizador. Mas caso volte para dentro da cabine, pode ser outras coisas.
Perguntinha besta, mas vc ja tento mexer nessa chave pra ver o que acontece?
Tellesdmenezes
14/09/2016, 06:59
ja tentei sim dar uma mexida e nada aconteceu, é um botao seletor ( de girar) vou levar para o mecanico esta semana p revisão, mas é curioso.
robson010203
14/09/2016, 18:04
isso é um termostato adaptado no sistema de ar condicionado, pode ter havido algum problema, e fizeram esse "recurso técnico"
xibiu!!!
14/09/2016, 19:27
Botão do capeta ?? :evil:
Já vi um "recurso" igual esse em uma colhetadeira SLC.
O bulbo do termostato ia conectado diretamente na tubulação de água de refrigeração do motor, e na hipótese de superaquecimento, o relê dele acionava uma lâmpada de alarme no painel alertando o operador da máquina e cortava o motor.
Um sistema simples, mas que era praticamente um "anjo da guarda" do motor da máquina !! :angel:
Se confirmar que ele está ligado nessa configuração , pede desculpa pra ele...rsrsrsrs.
536109
Tellesdmenezes
15/09/2016, 23:20
mas e teria algum efeito se eu girar este seletor?
xibiu!!!
16/09/2016, 20:15
mas e teria algum efeito se eu girar este seletor?
Há de se frisar que esse termostato, não é indicado para linha automotiva.
Como comentou anteriormente o colega robson010203, esse controle é usado para controle de temperatura.
Existem modelos para controle de frio e modelos para controle de calor.
Os que são para controle de calor, muitas vezes tem escalas que chegam a 200 , 300 graus (como o da foto que anexei acima) ou mais.
Piora ainda mais o fato de que esse seu instalado no seu veículo não tem mais o botão (dial), o que daria para saber qual é sua escala de controle.
O que só por esse entendimento já dá pra perceber a pratica perigosa de se "tentar" usar esse controle para proteção de motores veiculares, pois nenhum motor aguentaria uma escala de temperatura tão alta sem dar problemas.
Mesmo que quiséssemos tentar regular uma temperatura "média" para que o mesmo atue em um possível superaquecimento, e usássemos seus contatos para uma sinalização ou interrupção do motor, bastaria alguém desinformado girar o dial, (um mecânico, um lavador de autos, um frentista de posto, ou qualquer curioso que pudesse ter acesso o local de sua instalação) para que o mesmo seja desregulado e o colega tenha uma falsa sensação de segurança.
Se aceitar um conselho, se o colega confirmar que esse controle estiver com esta configuração de instalação no seu veículo, desligue e retire esse negócio!
abraço;
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.