Conectar

Ver Versão Completa : Diesel S10 Shell Evolux no Troller 3.0

Carlos_bass
07/09/2016, 18:43
Boa tarde pessoal do Forum.

Hoje enchi o tanque o diesel S10 aditivado Shell. Percebi uma diferença considerável no funcionamento e no desempenho do Troller NGD. Motor ficou mais redondo, mais forte nas arrancadas e os ruídos diminuíram. Vou medir o consumo e posto aqui quando tiver.
Gostaria de compartilhar esta experiencia e saber se alguém já percebeu esta diferença.

Obs. Meu Troller é chipado, filtro de ar K&N e velocímetro corrigido para o pneu 35.

homerohermida
07/09/2016, 21:53
Acho melhor você refazer o teste pedindo, algumas vezes, para alguém colocar diferentes tipos de diesel sem o seu conhecimento, para ver se realmente você vai adivinhar qual foi, em todos os testes.

VOVÔ DO TROLLER
07/09/2016, 23:38

Hoje enchi o tanque o diesel S10 aditivado Shell. Percebi uma diferença considerável no funcionamento e no desempenho do Troller NGD. Motor ficou mais redondo, mais forte nas arrancadas e os ruídos diminuíram. Vou medir o consumo e posto aqui quando tiver.
Gostaria de compartilhar esta experiencia e saber se alguém já percebeu esta diferença.

Obs. Meu Troller é chipado, filtro de ar K&N e velocímetro corrigido para o pneu 35..
Eu uso o S10 aditivado da Shell no meu Troller 2010, desde que ele foi lançado e não percebo nenhuma diferença significativa, exceto a diminuição de fumaça e menos cheiro.Independente de ser S10 ou S500, realmente o que faz a diferença é a qualidade do combustível.Outro dia numa viagem coloquei o S500 da Shell , pois não tinha o S10 e fiquei impressionado com o baixo consumo de combustível. Pena que esse posto fica a mais de 200 km de casa. Abs. Valter

lhneves
08/09/2016, 11:29

Obs. Meu Troller é chipado, filtro de ar K&N e velocímetro corrigido para o pneu 35.

Olá, já usei S-10 no meu 3.0 2012 e não senti nenhuma diferença, apenas o meu bolso ficou mais leve. Este motor foi desenvolvido/projetado para o S-500, então porque usar S-10 ? Vc está procurando sarna para se coçar. Td bem quando não tiver mais o S-500, o que, acho que vai demorar bastante para acontecer. Concordo com o "idoso do troller", procure diesel de boa procedência.
abraços

mfdomingues
08/09/2016, 13:19

Faça a medição sim, mas também utilize outros postos para abastecer e comparece, até as condições climáticas podem influenciar no seu comparativo. Eu não tenho troller mas, minha bomba mecânica rotativa pede o S500, contudo, eu abasteço com o S10 Evolux da Shell e o que posso notar com diferença ao S500 é apenas diminuição da fumaça. Uma vez pensei em ter melhorando o consumo, mas, estava enganado o fato se deu porque substitui a válvula termostática e os dias terem ficado um pouco mais quente, ou seja, a válvula termostática antiga estava travada meio aberta e aliado com dias frios o carro consumia um pouco mais.

enasor
08/09/2016, 13:52
Faça a medição sim, mas também utilize outros postos para abastecer e comparece, até as condições climáticas podem influenciar no seu comparativo. Eu não tenho troller mas, minha bomba mecânica rotativa pede o S500, contudo, eu abasteço com o S10 Evolux da Shell e o que posso notar com diferença ao S500 é apenas diminuição da fumaça. Uma vez pensei em ter melhorando o consumo, mas, estava enganado o fato se deu porque substitui a válvula termostática e os dias terem ficado um pouco mais quente, ou seja, a válvula termostática antiga estava travada meio aberta e aliado com dias frios o carro consumia um pouco mais.

Olá meu prezado amigo mfdomingues ...
Boa tarde
Seu veículo é uma excelente referência ... por isso, se não lhe for incômodo, gostaria que me respondesse umas perguntinhas, apenas para satisfazer minha curiosidade ...
- Há quanto tempo você iniciou o uso do diesel S10??? Se possível, informe também a quilometragem ...
- No diesel S10, você utiliza algum aditivo industrializado (Ex.: Teccom 10, XP3, Actioil, Bardahl, Etc.), ou mesmo óleo lubrificante (Ex.: 2T)???? Caso positivo qual deles???? ... e em que proporção????
- Normalmente, você anda quantos quilômetros por mês?
- Antes de utilizar o diesel S10, você procedeu a uma limpeza prévia no tanque de combustível e sua linha, bem como substituiu filtros???
- Por acaso, você já verificou as condições de carbonização no sistema de admissão??? Caso positivo, já efetuou alguma limpeza no sistema????
Desculpe-me por tantas perguntas ... mas, caso se disponha a responder, serão de muita valia para mim ...
Agradeço-lhe antecipadamente pela deferência e pela paciência.
Forte abraço.

mfdomingues
08/09/2016, 14:21
Amigo Enasor, vou tentar responder seus questionamentos

- Há quanto tempo você iniciou o uso do diesel S10??? Se possível, informe também a quilometragem ...

Cerca de 4 meses, neste tempo rodei 4.000 km.

- No diesel S10, você utiliza algum aditivo industrializado (Ex.: Teccom 10, XP3, Actioil, Bardahl, Etc.), ou mesmo óleo lubrificante (Ex.: 2T)????
Caso positivo qual deles???? ... e em que proporção????

Uso o S10 Evolux que dizem ser aditivado, contudo, vai saber não é? Eu mesmo não adiciono nenhum aditivo ainda, contudo, estou muito tendencioso a utilizar um aditivo extra ao diesel como o Teccom ou o próprio O2T (confesso que 2T é o meu preferido) Esse final de semana até busquei em alguns locais aqui, mas não encontrei vou comprar e testar assim que fizer os 5.000 km (próximo mês.

Ando cerca de 1.000 km / mês

- Antes de utilizar o diesel S10, você procedeu a uma limpeza prévia no tanque de combustível e sua linha, bem como substituiu filtros???

Não, pois, meu motor foi recentemente retificado, e nesta retifica lavamos o tanque cerca de 1 mês antes (rodei primeiro com o S500 então), o filtro foi substituído também na retifica e vou substitui-lo no próximo mês quando faço 5.000 km

- Por acaso, você já verificou as condições de carbonização no sistema de admissão??? Caso positivo, já efetuou alguma limpeza no sistema????
Ainda não verifique, pois, como disse meu motor foi recentemente retificado, espero fazer isto daqui a uns 10.000 km.

enasor
08/09/2016, 14:28
Amigo Enasor, vou tentar responder seus questionamentos

Cerca de 4 meses, neste tempo rodei 4.000 km.

- No diesel S10, você utiliza algum aditivo industrializado (Ex.: Teccom 10, XP3, Actioil, Bardahl, Etc.), ou mesmo óleo lubrificante (Ex.: 2T)????
Caso positivo qual deles???? ... e em que proporção????

Uso o S10 Evolux que dizem ser aditivado, contudo, vai saber não é? Eu mesmo não adiciono nenhum aditivo ainda, contudo, estou muito tendencioso a utilizar um aditivo extra ao diesel como o Teccom ou o próprio O2T (confesso que 2T é o meu preferido) Esse final de semana até busquei em alguns locais aqui, mas não encontrei vou comprar e testar assim que fizer os 5.000 km (próximo mês.

Ando cerca de 1.000 km / mês

Não, pois, meu motor foi recentemente retificado, e nesta retifica lavamos o tanque cerca de 1 mês antes (rodei primeiro com o S500 então), o filtro foi substituído também na retifica e vou substitui-lo no próximo mês quando faço 5.000 km

Ainda não verifique, pois, como disse meu motor foi recentemente retificado, espero fazer isto daqui a uns 10.000 km.

Meu prezado amigo mfdomingues
Muitíssimo grato por sua pronta e especial atenção
Forte abraço.

urso branco
08/09/2016, 16:42
eu usei o S 10 no meu Troller 2010 3.0 NGD.... mais cada vez quando eu usei actioil o motor parou de funcionar cerca 15 kilometros depois do abastecemento no posto de combustivel.. Nao sei por que.. Ultima vez um bico injetor quebro... agora
o carro esta quebrada de novo..mesma coisa... abastecer o tanque..coloquei 300 ml de aditivo.. 15 kilometros depois....ja e
Tavez mais uma vez um bico injetor.... quem sabe.. ? Quando usei S 500 nunca tive um problem com o motor....esse S 10 nao vale a pena nao ( na minha opinao )

Abracos Jurgen

mfdomingues
08/09/2016, 17:28
eu usei o S 10 no meu Troller 2010 3.0 NGD.... mais cada vez quando eu usei actioil o motor parou de funcionar cerca 15 kilometros depois do abastecemento no posto de combustivel.. Nao sei por que.. Ultima vez um bico injetor quebro... agora
o carro esta quebrada de novo..mesma coisa... abastecer o tanque..coloquei 300 ml de aditivo.. 15 kilometros depois....ja e
Tavez mais uma vez um bico injetor.... quem sabe.. ? Quando usei S 500 nunca tive um problem com o motor....esse S 10 nao vale a pena nao ( na minha opinao )

Abracos Jurgen

Caracas, quebrar o bico injetor? Acho muito difícil esse sintoma ser por conta do diesel, meu carro tem 15 anos de uso, os bicos foram trocados em algum momento, mas, nunca quebraram por conta do diesel, deve haver outro motivo, enfim.

Confesso que só uso o S10 porque polui bem menos, além do que o posto em que sempre abasteci meus outros carros e conheço o dono só tem o S10 é super de confiança, mas fico encucado com esse tipo de situação.

Vejo muitas reações atribuídas ao S10 e as vezes não é. houve um forista que postou uma vez que o o S10 acabou com a Pajero dele e fomos lá dando dicas e ele colocando fotos e descobriu-se que era na verdade a EGR que foi isolada e apresentou problemas gerando o modo de segurança no painel.

Gustavo D
08/09/2016, 18:45
Caracas, quebrar o bico injetor? Acho muito difícil esse sintoma ser por conta do diesel, meu carro tem 15 anos de uso, os bicos foram trocados em algum momento, mas, nunca quebraram por conta do diesel, deve haver outro motivo, enfim.

Confesso que só uso o S10 porque polui bem menos, além do que o posto em que sempre abasteci meus outros carros e conheço o dono só tem o S10 é super de confiança, mas fico encucado com esse tipo de situação.

Vejo muitas reações atribuídas ao S10 e as vezes não é. houve um forista que postou uma vez que o o S10 acabou com a Pajero dele e fomos lá dando dicas e ele colocando fotos e descobriu-se que era na verdade a EGR que foi isolada e apresentou problemas gerando o modo de segurança no painel.

Eu não acredito que a culpa seja do S10 em si.
Meu 3.0 2006 já usou S500, S50 e S10, em vários abastecimentos e tem 151 mil km rodados e 10 anos de uso.
Usando S10 e S50, senti melhora na partida a frio, mas o consumo aumentou.
Sem dúvida a culpa é do posto (armazenamento indevido, diesel estragado ou adulterado) ou dos elementos estranhos que foram colocados no tanque (produtos de tratamento ou aditivos).

enasor
09/09/2016, 06:30

Abracos Jurgen

Meu prezado amigo Jurgen ...

Bom dia.

Compartilho com a opinião dos amigos mfdomingues e Gustavo ... Também não acredito que possa ter sido o S10 que provocou danos nos bicos injetores de seu veículo ... mas, conforme o amigo Gustavo alertou, a causa pode ter sido, sim, o aditivo ... super-dosagem de aditivo (300 ml do produto, numa "tacada" só) ... vou tentar explicar meu ponto de vista:

Veja bem: O próprio Manual Técnico do S10 da Petrobrás dispõe que o diesel S10 tem efeito solvente, senão, vejamos em sua pagina 5/14:

“Mal comparando, é como se ele fosse mais próximo de um querosene, e, sabidamente, o querosene é mais capaz de limpar uma superfície que o óleo diesel tradicional.”

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/bbf8ea004de4797c8e8adf73cb9b3dc7/manual-tecnico-diesel-s-10.pdf?MOD=AJPERES

Esses aditivos potencializam o poder solvente do diesel S10 ... portanto, há que se tomar cuidado com super-dosagens ...

Acredito que esse efeito solvente potencializado não só é prejudicial a bicos injetores, como também contribui para desincrustar impregnações das paredes de tanques de combustíveis envelhecidos (ferrugens, borras, etc.), as quais, pelo efeito solvente, irão se dissolver em partículas menores que, certamente, irão atravessar filtros e agredir partes e peças de bombas e bicos, podendo acarretar ainda mais prejuízos ...

Utilizo aditivos desde junho/2015 no tanque de meu veículo ... até dezembro/2015 utilizei o Teccom 10 (nada a reclamar) ... a partir de dezembro/2015 estou utilizando o Actioil (também, nada a reclamar) ... porém, sempre utilizei ambos na proporção de 1ml do produto para cada 1000ml de combustível em cada abastecimento que faço ...

Forte abraço.

E.T.:

Apenas para reforçar esse entendimento, cito o amigo "Idoso do Troller" que também expôs seu comentário logo acima ... pelo que sei, ele também utiliza o diesel S10, aditivado com aditivo industrializado há bom tempo (se não me engano, o Bardahl), num Troller de mesmo ano que o seu, e, acredito, também, sem problemas ...

DJBilly
09/09/2016, 07:30
caros amigos, bom dia! Quando a bomba diesel é rotativa e o sistema é mecanico, ou seja, MWM 2.8, eu não sei se o 3.0 é igual, não é uma boa opção a migração para o S10. O que ocorre é que o S10 é mais limpo e com maior adição de fluidos de limpeza, o que torna o funcionamento sem fumaça , descrito por muitos aqui, porem o sistema da bomba rotativa não utiliza outro oleo lubrificante que não seja o oleo diesel, sendo assim o S10 é mais fino e limpo e consequentemente vai deixar a bomba de diesel com deficiencia de lubrificação, podendo ocasionar desgaste prematuro nas peças internas da bomba. Passei por essa experiencia, e a meu custo chegou a R$ 4.000,00 com reparo e substituição de peças da bomba. pra simplificar, se o seu motor é com bicos injetores eletronicos a migração pode ocorrer sem muitos problemas porem é bom, trocar o filtro, limpar o tanque de combustivel e linha pois ao adicionar o S10, com o eu poder de limpeza vai soltar borras de sujeira contidas no tanque e manda-lo para o interior dos bicos podendo danifica-los também.

enasor
09/09/2016, 09:04
Acho que tem lógica o pensamento dos colegas lhneves e DJBilly, quanto à migração para o S10 em veículos antigos ... há que se pensar no "DNA" do veículo, ou seja, o combustível para o qual bomba e bicos desses veículos foram idealizados originalmente ... se for para utilizar o diesel S10, então, no que tange ao caráter de lubrificação, é de bom alvitre pensar numa forma de melhorar/repor sua lubricidade (principalmente em veículos que rodam pouco), mesmo considerando que há estudos (inclusive trabalhos acadêmicos de pós-graduação/mestrado/etc) que afirmam que o teor de biodiesel adicionado ao mesmo é suficiente para colocá-lo em patamares aceitáveis em termos de lubricidade ...

Relativamente a esses Trollers mais novos, há que se destacar também as experiências dos colegas abaixo, também com problemas em bicos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/152825-troller-3-2-tgv-opiniao-do-dono-dicas-informacoes-em-geral-6.html#post2355888

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/152825-troller-3-2-tgv-opiniao-do-dono-dicas-informacoes-em-geral-7.html#post2364852

Salientando que esse segundo proprietário também tem um veículo muito pouco rodado e, também, utilizou uma super-dosagem de Actioil, conforme verificado em um post subsequente:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/155071-bico-injetor-com-defeito-7.html#post2364940

Porém, há que se destacar, também, o comentário do colega abaixo, relativamente à recorrência de problemas em bicos em determinados veículos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/155071-bico-injetor-com-defeito-7.html#post2364953

TCHEIGOR
09/09/2016, 12:27
O S10 tem menos enxofre, que faz às vezes de lubrificante no S500, S1800, porém o nível de lubrificidade do Diesel foi mantido através da adição de Biodiesel. É isso.
Eu to rodando há quase 60 mil km com S10 e tudo ok. BI rotativa com 23 anos de idade (comecei e usar o S10 depois da revisão da bomba e retífica do motor).
Se é pra desconfiar do S10, vamos desconfiar da sua qualidade, que por conter biodiesel é mais 'perecível', ou seja mais propenso à contaminação que os outros tipos de diesel. A capacidade de lubrificação continua, porém se pegar um diesel deteriorado ou com água não há bi nem motor que aguente. E a chance de o S10 estar deteriorado é maior, então abasteça em postos de grande fluxo ou de sua confiança.

mfdomingues
09/09/2016, 13:04
Acredito que a questão não é o combustível propriamente dito. Na teoria tudo funciona bem, mas na pratica não é bem assim.

Sabemos que a cadeia de distribuição é complicada e pode prejudicar o produto, aliado a isto há a questão do empresário que não quer ver seu produto indo para o ralo ao termino de 30 dias (padrão determinado pela BR para armazenagem do S10) etc.

Eu uso S10, bomba rotativa bosch, estou totalmente seguro? Não mesmo. O que posso fazer? Colocar aditivos, O2T, posto de confiança e com grande rotatividade? Sim, mas que trabalheira hein, podia ser mais fácil a vida do motorista.

Segue o jogo!

TCHEIGOR
09/09/2016, 13:11
Acredito que a questão não é o combustível propriamente dito. Na teoria tudo funciona bem, mas na pratica não é bem assim.

Sabemos que a cadeia de distribuição é complicada e pode prejudicar o produto, aliado a isto há a questão do empresário que não quer ver seu produto indo para o ralo ao termino de 30 dias (padrão determinado pela BR para armazenagem do S10) etc.

Eu uso S10, bomba rotativa bosch, estou totalmente seguro? Não mesmo. O que posso fazer? Colocar aditivos, O2T, posto de confiança e com grande rotatividade? Sim, mas que trabalheira hein, podia ser mais fácil a vida do motorista.

Segue o jogo!

Não é fácil mesmo!
E o pior é que se pegar um diesel com água ou deteriorado por contaminação bacteriana não tem óleo 2T nem aditivo que resolva! A deterioração é irreversível e a água não se transforma em combustível (ainda bem, senão a guerra mundial pela água seria bem pior do que já é)
E segue o baile!

Sergio c
09/09/2016, 13:54
O consumidor fica entre a cruz e a espada p morrer.... Sem usa o S10 que é um combustível mais ecológico, mais puro e não entope tanto os filtros, além de fazer um pouco a mais de média, mas tem esse problema da deterioração rápida.
Se usa o S500, que é mais barato e não se deteriora rapidamente, mas tem o problema de entupimento de filtros e bicos injetores. É um dilema.

urso branco
10/09/2016, 04:22
caros amigos bom dia..

eu nao sei quando o S 10 tem culpa ...ou o aditivo... A unica coisa eu sei com certezea... quando usei S 500 do SHELL tudo estava bem... Quando abastecei com S 10 ... Tudo bem.... quando abastecei S 10 com o aditivo... Ja e... 15 kilometros depois precica de chamar o reboque... ( cada vez ! )
Em breve eu vou levar o meu Troller na officina de novo... ( porque ele quebro de novo ! ) Coisa estranho... acho eu vou comprar 4 bicos ..novo talvez o problem vai emboro.... assim..

Abracos Jurgen

Obs.. vou informar voces quando saber de mais....

VOVÔ DO TROLLER
10/09/2016, 12:33
caros amigos bom dia..

eu nao sei quando o S 10 tem culpa ...ou o aditivo... A unica coisa eu sei com certezea... quando usei S 500 do SHELL tudo estava bem... Quando abastecei com S 10 ... Tudo bem.... quando abastecei S 10 com o aditivo... Ja e... 15 kilometros depois precica de chamar o reboque... ( cada vez ! )
Em breve eu vou levar o meu Troller na officina de novo... ( porque ele quebro de novo ! ) Coisa estranho... acho eu vou comprar 4 bicos ..novo talvez o problem vai emboro.... assim..

Abracos Jurgen

Obs.. vou informar voces quando saber de mais....
Bom dia Jurgen. Caramba. Você tem que parar de usar aditivo. Usa só o diesel comum mesmo. Esqueça o aditivo
Abs

Walter da Camper
10/09/2016, 17:43
A contaminação bacteriana é reversível pelo uso de biocidas.

Isso foi comprovado nessa pesquisa acadêmica (independente de fabricantes, marcas, etc..) feita por uma universidade federal.

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/25902/000755693.pdf?..

Meu Troller 3.0 é usado no dia-a-dia (sempre com S-500) por isso não tenho tanta preocupação com contaminação bacteriana, mas tenho outro jipe à diesel que ficará parado por alguns meses para uma reforma e nesse caso, achei necessário adicionar um agente bactericida.
Pesquisando, encontrei um que parece ser confiável em razão da procedência:

535883535884

No caso da água, o filtro original do Troller 3.0 é separador de água. Fiz um teste misturando água em 1/2 litro de diesel e ao passar pelo fíltro a água fica retida no fundo do filtro e o diesel passa direto. Isso foi feito utilizando um filtro velho que tirei do carro. É por isso que esse filtro tem um sensor de presença de água instalado no fundo, porque precisa ser drenado em razão da capacidade limitada de acumular a água retirada do diesel.

Não é fácil mesmo!
E o pior é que se pegar um diesel com água ou deteriorado por contaminação bacteriana não tem óleo 2T nem aditivo que resolva! A deterioração é irreversível e a água não se transforma em combustível (ainda bem, senão a guerra mundial pela água seria bem pior do que já é)
E segue o baile!

mfdomingues
10/09/2016, 18:32
A minha tem separador de água também, mas, há pessoas que usam o filtro racor que dizem ser muito mais eficiente para separação de água.

Sergio c
10/09/2016, 23:17
Walter, esse bactericida seria da Jonh Deere, encontrado nas revendas de máquinas da marca?

Walter da Camper
11/09/2016, 11:16
Exatamente. Eu procurei Teccom e Actioil e não encontrei na minha cidade. Quando estava quase desistindo, antes de pedir pela internet, parei em uma concessionaria de tratores John Deere e encontrei esse produto.
Teccom e Actioil dizem ter diversas propriedades além de bactericida (lubricidade, limpeza...), mas como eu estava necessitando apenas do efeito bactericida, resolvi utilizar esse.

Walter, esse bactericida seria da Jonh Deere, encontrado nas revendas de máquinas da marca?

urso branco
11/09/2016, 17:23
ola Idoso do Troller... com certezea...eu vou usar S 500 em futuro... ( quando o meu Troller vai funcionar em futuro..)
Espero o S 500 nao vai sair do mercado em breve...

Abracos Jurgen

homerohermida
11/09/2016, 21:38
Já deveria ter sido abolido faz tempo...

urso branco
12/09/2016, 05:42
...espero aqui no nordeste vai demorrar muito tempo ainda....

O 3.0 NGD fui construido par usar o S 500.... nao vio nessecidade de usar S 10... ( tambem ...porque tenho esses problemos com o motor... cada vez quando uso .. ISSO )

Abracos Jurgen

Sergio c
12/09/2016, 09:23
Acho que no mínimo vai uns cinco anos p começarem a terminar com o S500, e o que aconteceu com o S50?

Walter da Camper
12/09/2016, 09:25
O S-50 foi apenas uma preparação para a entrada definitiva do S10. Hoje não existe mais S-50.

Acho que no mínimo vai uns cinco anos p começarem a terminar com o S500, e o que aconteceu com o S50?

VOVÔ DO TROLLER
12/09/2016, 12:06
...espero aqui no nordeste vai demorrar muito tempo ainda....

O 3.0 NGD fui construido par usar o S 500.... nao vio nessecidade de usar S 10... ( tambem ...porque tenho esses problemos com o motor... cada vez quando uso .. ISSO )

Abracos Jurgen

Valeu Jurgen. Com a Petrobrás quebrada do jeito que está, acredito que vai demorar muito tempo para que o S500 saia do mercado. Abs
Válter

urso branco
12/09/2016, 14:54
que bom :cool: espero o meu Troller vai funcionar 15 anos de mais.... e tambem posso abastecer com o S500 em esse tempo

Abracos Jurgen

TCHEIGOR
12/09/2016, 15:06
Bela pesquisa Walter!
Mas o que eu quis dizer como irreversível, é o combustível que foi degradado. O Diesel degradado pelas bactérias não volta a ser Diesel!
O que o antibactericida/biocida faz é matar as bactérias e parar a degradação, e não revertê-la.
Outro detalhe interessante que esse estudo traz é que para o bactericida ser eficiente, temos que saber qual é o contaminante (qual bactérias e/ou fungos) e também qual a concentração da contaminação, para saber a dose do biocida que será aplicada.
Até ler isso eu concordava que o uso de um bom bactericida ou biocida era suficiente para pelo menos parar a degradação, mas depois de ler eu já tenho minhas dúvidas se o produto comercial engloba todos os possíveis contaminantes e tem uma concentração mágica que irá sanar qualquer contaminação em qualquer concentração que ela esteja. Não existe um único remédio para vários males. Mas é o que temos :(

A contaminação bacteriana é reversível pelo uso de biocidas.

Isso foi comprovado nessa pesquisa acadêmica (independente de fabricantes, marcas, etc..) feita por uma universidade federal.

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/25902/000755693.pdf?..

Meu Troller 3.0 é usado no dia-a-dia (sempre com S-500) por isso não tenho tanta preocupação com contaminação bacteriana, mas tenho outro jipe à diesel que ficará parado por alguns meses para uma reforma e nesse caso, achei necessário adicionar um agente bactericida.
Pesquisando, encontrei um que parece ser confiável em razão da procedência:

535883535884

No caso da água, o filtro original do Troller 3.0 é separador de água. Fiz um teste misturando água em 1/2 litro de diesel e ao passar pelo fíltro a água fica retida no fundo do filtro e o diesel passa direto. Isso foi feito utilizando um filtro velho que tirei do carro. É por isso que esse filtro tem um sensor de presença de água instalado no fundo, porque precisa ser drenado em razão da capacidade limitada de acumular a água retirada do diesel.

Walter da Camper
14/09/2016, 10:36
É verdade. Nos falta muita informação técnica honesta e confiável.
Enquanto isso, temos que pesquisar e fazer experiências por conta própria para tentar descobrir a verdade.
Essa foi a única maneira de eu acreditar que um filtro de diesel feito de papel é capaz de separar água do combustível.
Recentemente retirei o tanque da Camper para uma limpeza. O carro é de trilha e fica muito tempo parado. Depois de 4 anos e 20.000 Km de uso do S-500, as paredes do tanque estavam revestidas por um pó marrom, parecido com borra de café.
Acredito que isso é resíduo deixado pelo biodiesel ou pela degradação bacteriana.
O S-10 está mais sujeito à degradação bacteriana, mas sua ação detergente deve impedir a formação desses resíduos no tanque.
O problema ocorre quando se coloca o S-10 num tanque que usava S-500. Os resíduos serão removidos das paredes e levados ao filtro. Se o filtro for de boa qualidade, irá entupir-se, mas se for de má qualidade deixará passar uma parte desse pó fino para a bomba e os bicos...
Seguem fotos do fundo do tanque, destacando a diferença de cores entre o metal e o resíduo:
Não é uma borra grudenta. É um pó bem fino que fica levemente aderido às paredes.
536074536075536076536077

urso branco
17/09/2016, 16:26
Oi Walter.... o que vc escriveou e interessante. Quando penso sobro o meu problemo....eu usei S 10 e S 500 nada acontecou... mais cada vez quando coloqei um pouco desse additivo dentro do tanque..... quinze kilometros depois...o motor parou de funcionar... o filtro de combustivel e um filtro da boa qualidade.... mais quem sabe ?? Talvez eu vou tirar o Diesel que estar no tanque completo...tambem o filtro de combustivel... vou comprar 5 litros de S 10 ... e talvez o motor vai pagar / funciionar....

Abracos Jurgen

mfdomingues
14/11/2016, 02:40
Amigos, bom dia.

Apenas uma informação a mais sobre o tema. Como nosso amigo valter (idoso do troller) disse em algum momento em algum tópico que o diesel S10 evolux da Shell deixará de ser comercializado.

Hoje estive no posto onde abastecendo minha viatura desde sempre e o frentista que me conhece faz tempo me alertou "desde 15 dias atrás não temos mais o evolux, soh S10 comum". Até trocaram a etiqueta que era azul por uma amarela (mas o preço não mudou, brasil eh brasil).

Enfim, fato que o evolux nos postos Shell será retirado do mercado até o fim dos estoques.

Abs a todos

VOVÔ DO TROLLER
14/11/2016, 13:34
[QUOTE=mfdomingues;2403371]Amigos, bom dia.

Apenas uma informação a mais sobre o tema. Como nosso amigo valter (idoso do troller) disse em algum momento em algum tópico que o diesel S10 evolux da Shell deixará de ser comercializado.

Hoje estive no posto onde abastecendo minha viatura desde sempre e o frentista que me conhece faz tempo me alertou "desde 15 dias atrás não temos mais o evolux, soh S10 comum". Até trocaram a etiqueta que era azul por uma amarela (mas o preço não mudou, brasil eh brasil).

Enfim, fato que o evolux nos postos Shell será retirado do mercado até o fim dos estoques.

Abs a todos[/QUOT
Olá pessoal. É sempre assim. Reduzem os custos mas não reduzem os preços na bomba. Mas últimas semanas o preço do diesel diminuiu mais de 12% nas refinarias só que na bomba não mudou. Alguém sabe explicar essa mágica? Abs

amonluna
16/11/2016, 14:01
Pessoal, alguem sabe qual a quantidade de oleo 2T q se deve colocar por tanque pra compensar a pouca lubricicidade do S10?

aqui em AJU nunca tenho problemas pra achar o S500, mas esse finde fui pra salvador e lá é beeem dificil achar S500, rodei com S10 mesmo, como meu tanque foi limpo a menos de 1 ano não tive receio do S10 limpar sujeira do tanque e ferrar com filtro/bomba, mas a questão de diminuir a vida util da bomba injetora rotativa me deixa preocupado...

Em tempo, os q não acreditam q o S10 vá prejudicar a bomba injetora nem precisam vir aqui dizer q isso é besteira, já lí um pouco sobre o assunto, inclusive estudos feitos em laboratorio comparando o S50 com o S500 e diversas concentrações de biodíesel e MINHA conclusão é q o risco existe, é bem real e EU não vou pagar pra ver. Sem com isso menosprezar os q pensam diferente ou qualquer coisa do tipo, longe de mim, quero apenas evitar uma nova onda de brigas online como outras q já rolaram por aqui.

Abraços a todos usuários de S10, S50, S500, S1800 ou quaisquer outro tipo de óleo combustivel.

mfdomingues
16/11/2016, 14:17
Pessoal, alguem sabe qual a quantidade de oleo 2T q se deve colocar por tanque pra compensar a pouca lubricicidade do S10?

aqui em AJU nunca tenho problemas pra achar o S500, mas esse finde fui pra salvador e lá é beeem dificil achar S500, rodei com S10 mesmo, como meu tanque foi limpo a menos de 1 ano não tive receio do S10 limpar sujeira do tanque e ferrar com filtro/bomba, mas a questão de diminuir a vida util da bomba injetora rotativa me deixa preocupado...

Em tempo, os q não acreditam q o S10 vá prejudicar a bomba injetora nem precisam vir aqui dizer q isso é besteira, já lí um pouco sobre o assunto, inclusive estudos feitos em laboratorio comparando o S50 com o S500 e diversas concentrações de biodíesel e MINHA conclusão é q o risco existe, é bem real e EU não vou pagar pra ver. Sem com isso menosprezar os q pensam diferente ou qualquer coisa do tipo, longe de mim, quero apenas evitar uma nova onda de brigas online como outras q já rolaram por aqui.

Abraços a todos usuários de S10, S50, S500, S1800 ou quaisquer outro tipo de óleo combustivel.

Lembro que em algum tópico alguém havia falado em 6% do total de diesel S10.

Em conversas com um mecânico que entende e entende muito de bomba injetora rotativa das nossas Sportage, este por sua vez é dono de umas 3 oficinas senão me falha a memória diz que o ideal é 5% do total de diesel, no meu caso como meu tanque é de 60 litros eu uso 300 ml de O2T no S10.

Abs e não se esqueça aos usuários de S5000 que é o Marine Fuel, eles podem ficar enciumados.

Walter da Camper
16/11/2016, 20:57
5 ou 6% eu acho muita coisa.

Já vi motores 2T que utilizam 4% e isso é suficiente para lubrificar biela, virabrequim e pistão desses motores. Isso considerando que a mistura é feita na gasolina, que é um meio bem mais agressivo que o diesel.
No nosso caso, só precisamos acrescentar um pouco de lubricidade ao diesel, que já possui algumas propriedades lubrificantes. Com base nisso, considero suficiente a adição de 1% de óleo 2T ou comum ao combustível. Mais que isso pode causar carbonização da câmara e excesso fumaça branca/azulada.
Há 2 anos estou usando essa proporção tanto no motor mecânico quanto no common-rail sem qualquer sinal de problemas.

Em conversas com um mecânico que entende e entende muito de bomba injetora rotativa das nossas Sportage, este por sua vez é dono de umas 3 oficinas senão me falha a memória diz que o ideal é 5% do total de diesel, no meu caso como meu tanque é de 60 litros eu uso 300 ml de O2T no S10.

Abs e não se esqueça aos usuários de S5000 que é o Marine Fuel, eles podem ficar enciumados.

Sergio c
17/11/2016, 08:24
Tb acho que é demais 5% de óleo lubrificante no diesel, pois a cada 100 litros(quase o tanque das camionetes mais novas), usar 5 litros de óleo 2T ou de motor.

mfdomingues
17/11/2016, 09:54
Bom dia, não é óleo lubrificante e sim óleo feito para queimar.

Abrir meu cabeçote mês passado para trocar a junta lixo que inventei de colocar e a não havia carbonização acentuada, pelo contrário.

Mas enfim, vou abrir minha bomba, alias, já está na troca com o meca e na segunda feira vou abri-la para ver quais foram os danos do uso do s10 e de 5% de O2T neste período.

Walter da Camper
17/11/2016, 11:54
Nos anos 80, quando andava com motos 2T, dizia-se que o óleo 2T não passava de um lubrificante comum (SAE30) aditivado com corante que permitia saber se ele já havia sido misturado à gasolina.
Depois que descobri isso, passei a usar óleo SAE30 nas motos, porque era bem mais barato que o 2T.

Talvez os óleos 2T da atualidade, notadamente os sintéticos, tenham alguma diferença relevante em relação aos lubrificantes comuns. Mas, no final, todos são capazes de queimar na câmara de combustão.

No final das contas, qualquer óleo barato irá cumprir a função de reduzir o atrito entre os componentes móveis da BI e dos bicos, prolongando a vida útil do sistema de injeção, tal como era na época do S-2000 em que bombas e bicos duravam mais de 300 mil km.

Bom dia, não é óleo lubrificante e sim óleo feito para queimar.

Gustavo D
17/11/2016, 13:25
Eu já fiz uso dessa prática. Conversando com um bombista de caminhões, me passaram que o risco de acontecer algo no Troller 3.0, seria menor, pois a bomba de alta seria menos dependente da lubrificação, e por isso acabei fazendo uma ou duas vezes no Troller, mas que valia a pena fazer rotineiramente o uso na Pajero 2.8 com bomba rotativa (1 vez a cada 2 abastecimentos). Ele me orientou a colocar de 500 ml a 1 litro no tanque de 92 litros da Pajero. Eu fiz a prática durante quase 2 anos. Hoje, o uso da Pajero reduziu muito, rodando muito pouco, o que agrava o problema de diesel velho no tanque. Acabei substituindo a prática do óleo 2T pelo aditivo MaxDiesel da Bardhal:

O que mais me chamou a atenção e me convenceu a usar o aditivo na Pajero ao invés do 2T foi:

"Limpa o sistema de injeção, proporcionando economia de combustível, melhor desempenho e redução da emissão de gases poluentes e fumaça.
Bardahl Max Diesel acrescenta propriedades lubrificantes, estabilidade e proteção anticorrosiva ao diesel.
Limpa e protege os bicos e bombas injetoras.
Seu uso aumenta a vida útil do motor.
Indicado para veículos com motores a diesel e tanques estacionários."

De vez em quando, coloco um pouco no Troller também.

Fabio_Roberto
17/11/2016, 15:42
Se for para adicionar produtos no diesel, sou a favor de adicionar produtos específicos para isso, como que o Gustavo indicou acima. Eu sigo utilizando o diesel S500, o dia que não encontrar vou pensar em alguma solução.

Mas eu não utilizaria óleo 2T, apesar de alguns bombitas recomendarem o produto.

VOVÔ DO TROLLER
17/11/2016, 18:53
Eu já fiz uso dessa prática. Conversando com um bombista de caminhões, me passaram que o risco de acontecer algo no Troller 3.0, seria menor, pois a bomba de alta seria menos dependente da lubrificação, e por isso acabei fazendo uma ou duas vezes no Troller, mas que valia a pena fazer rotineiramente o uso na Pajero 2.8 com bomba rotativa (1 vez a cada 2 abastecimentos). Ele me orientou a colocar de 500 ml a 1 litro no tanque de 92 litros da Pajero. Eu fiz a prática durante quase 2 anos. Hoje, o uso da Pajero reduziu muito, rodando muito pouco, o que agrava o problema de diesel velho no tanque. Acabei substituindo a prática do óleo 2T pelo aditivo MaxDiesel da Bardhal:

O que mais me chamou a atenção e me convenceu a usar o aditivo na Pajero ao invés do 2T foi:

"Limpa o sistema de injeção, proporcionando economia de combustível, melhor desempenho e redução da emissão de gases poluentes e fumaça.
Bardahl Max Diesel acrescenta propriedades lubrificantes, estabilidade e proteção anticorrosiva ao diesel.
Limpa e protege os bicos e bombas injetoras.
Seu uso aumenta a vida útil do motor.
Indicado para veículos com motores a diesel e tanques estacionários."

De vez em quando, coloco um pouco no Troller também.
Uso o Bardhal Max Diesel, desde que comprei o T4 3.0 2010, portanto quase sete anos de uso sem qualquer problema. Vou continuar usando. ABS
P.s. já rodei quase 100.000 km

homerohermida
17/11/2016, 20:04
Eu rodei 180.000 no Troller 3.0 sem usar nenhum aditivo, que por sinal, devem ser ótimos, mas se não usar, também fica bom.

Arildo MT
17/11/2016, 23:41
Como sabem existem diversos aditivos com varias propriedades alem do aumento de lubricidade, mas se fosse usar algum lubrificante eu ficaria em 2%.

amonluna
18/11/2016, 08:34
Pessoal obrigado pelas dicas, acho q entre elas vou ficar com o walter, acho q no máximo 1% é uma concentração boa porque além de (provavelmente) não causar carbonização vai dar certinho pro meu caso porque como o mfrodrigues eu abasteço normalmente entre 50 e 60 litros, e como acredito que a embalagem do O2T deve ter cerca de 300 ml não vou precisar nem usar mais de uma embalagem, nem vai ser necessário guardar o resto pro uso futuro, isso vai dar uma concentração um pouco maior que 0,5%.

Sobre sua conta mfrodrigues acho q houve um engano pois 5% de 60 litros seriam 3 litros, no seu caso você está usando 0,5% de concentração...acho q é uma boa, vou seguir essa dica quando for pra cidades sem S500.

Abraços

Walter da Camper
18/11/2016, 12:41
Homero, pela sua assinatura o 3.0 era 2008, então, possivelmente ele pegou uma fase de diesel S2000 cujas propriedades lubrificantes eram bem superiores ao diesel atual.

O mesmo motor nos dias atuais usando S10 dificilmente atingiria 180.000 km sem trocar bicos e bomba de alta.
Isso sem considerar os efeitos danosos da adição de biodiesel que, se o carro roda pouco, cria colônia de bactérias no tanque e corrói os competentes da injeção.

Eu rodei 180.000 no Troller 3.0 sem usar nenhum aditivo, que por sinal, devem ser ótimos, mas se não usar, também fica bom.

mfdomingues
18/11/2016, 14:44
Pessoal obrigado pelas dicas, acho q entre elas vou ficar com o walter, acho q no máximo 1% é uma concentração boa porque além de (provavelmente) não causar carbonização vai dar certinho pro meu caso porque como o mfrodrigues eu abasteço normalmente entre 50 e 60 litros, e como acredito que a embalagem do O2T deve ter cerca de 300 ml não vou precisar nem usar mais de uma embalagem, nem vai ser necessário guardar o resto pro uso futuro, isso vai dar uma concentração um pouco maior que 0,5%.

Sobre sua conta mfrodrigues acho q houve um engano pois 5% de 60 litros seriam 3 litros, no seu caso você está usando 0,5% de concentração...acho q é uma boa, vou seguir essa dica quando for pra cidades sem S500.

Abraços

Depois dizem que estes cursos por correspondência de engenharia aeroespacial possuem o mesmo peso do curso presencial.

Brincadeiras a parte na verdade fiz a conta errada mesmo, eu uso apenas 300ml mesmo um litro 3 aplicações.

Mas, vou ter uma resposta melhor a partir da semana que vem, quando a minha BI será a nova, a antiga estava só o caco e tive que troca-la.

homerohermida
18/11/2016, 15:23
Homero, pela sua assinatura o 3.0 era 2008, então, possivelmente ele pegou uma fase de diesel S2000 cujas propriedades lubrificantes eram bem superiores ao diesel atual.

O mesmo motor nos dias atuais usando S10 dificilmente atingiria 180.000 km sem trocar bicos e bomba de alta.
Isso sem considerar os efeitos danosos da adição de biodiesel que, se o carro roda pouco, cria colônia de bactérias no tanque e corrói os competentes da injeção.
O troller 2009 do jrmotta está com 210.000km, usando S10 desde o lançamento. E sem nenhum aditivo. Zero problema. Pode usar puro que também funciona.

Fabio_Roberto
23/11/2016, 14:05
Assunto Relacionado..

Como Surge água no óleo diesel.

Oficina Troller | O Site do Seu Troller (http://www.oficinatroller.com.br/single-post/2016/11/23/Diesel-S-10-Como-Surge-agua-no-oleo-Diesel)

Walter da Camper
02/06/2017, 13:22
Prezados, na postagem nr 33 copiada abaixo, eu relatei sobre os resíduos achados no tanque da Camper depois de 4 anos (20.000Km) de uso do S500.

Nessa semana retirei o tanque do Troller para uma limpeza, acreditando que estaria em iguais condições e para minha surpresa, estava totalmente limpo. Esse jipe sempre usou S500 do mesmo posto onde abasteço a Camper.
Acredito que essa diferença de um tanque sujar e outro não, deve ser devida a uma das seguintes causas:

1- O tanque de ferro retém esse tipo de sujeira e o de plástico não.
ou
2- A sujeira é proveniente da degradação do diesel em carro que roda pouco.

Considero a causa 2 a mais provável, porque a Camper é de trilha e fica semanas parada, enquanto o Troller é usado no dia-a-dia.

Abraços e vamos em frente.

É verdade. Nos falta muita informação técnica honesta e confiável.
Enquanto isso, temos que pesquisar e fazer experiências por conta própria para tentar descobrir a verdade.
Essa foi a única maneira de eu acreditar que um filtro de diesel feito de papel é capaz de separar água do combustível.
Recentemente retirei o tanque da Camper para uma limpeza. O carro é de trilha e fica muito tempo parado. Depois de 4 anos e 20.000 Km de uso do S-500, as paredes do tanque estavam revestidas por um pó marrom, parecido com borra de café.
Acredito que isso é resíduo deixado pelo biodiesel ou pela degradação bacteriana.
O S-10 está mais sujeito à degradação bacteriana, mas sua ação detergente deve impedir a formação desses resíduos no tanque.
O problema ocorre quando se coloca o S-10 num tanque que usava S-500. Os resíduos serão removidos das paredes e levados ao filtro. Se o filtro for de boa qualidade, irá entupir-se, mas se for de má qualidade deixará passar uma parte desse pó fino para a bomba e os bicos...
Seguem fotos do fundo do tanque, destacando a diferença de cores entre o metal e o resíduo:
Não é uma borra grudenta. É um pó bem fino que fica levemente aderido às paredes.
536074536075536076536077

amonluna
02/06/2017, 19:27
quando mandei limpar meu tanque não acompanhei, mas o meca q tinha me falado q era besteira limpar pois o motor nunca falhou disse q tava sinistro, cheio de borra.

troller ano 2003, na epoca com 160 mil km no hodometro (a verdadeira km nunca saberei, acho q ele rodou pelo menos uns 30 a 50 mil a mais doq ta no hodometro), com certeza rodou quase sempre com S500, pois o dono anterior ficou uns 3 anos com o jipe e só usava S500 e pelo perfil sempre no posto mais barato, comprei em junho 2015 e só uso S500...não foi um carro de ficar parado em garagem...ou seja com o tempo, mesmo rodando muito com S500 + tanque de plastico junta muita borra.

esses dias um colega q tem uma pajero full 2006 mandou limpar o tanque dele, tanque de ferro, segundo ele não tava muito sinistro, carro comprado um ano atras, parece q a dona anterior usava S10, não tem 80 mil km ainda, e esse com certeza não teve adulteração no hodometro, o carro é muito novo, parece zero!, ou seja mesmo rodando pouco, com S10 e tanque de ferro juntou pouca borra!!!

MINHA conclusão, quanto mais diesel passa no sistema, mas impurezas sedimentam no tanque, ACHO q provavelmente a qualIDADE do diesel (não a quantidade de S) influenciou muito no resultado desses 2 teste praticos...pode ser tamb q a dona anterior da Full tenha limpado o tanque antes de vender pro meu amigo. atualmente ele só roda com S500, aproveitou q tava com o tanque limpo pra mudar de diesel.

abraços

Sergio c
04/06/2017, 08:17
Sem contar que o S500 logo logo não existirá mais p venda.

amonluna
07/06/2017, 19:26
Sem contar que o S500 logo logo não existirá mais p venda.

nós, os loucos q acham q o S10 detona bomba rotativa vamos ter q se acostumar a fazer misturebas no tanque....

kkkk