Luiz Nordhausen
07/09/2016, 16:02
Olá Colegas,
Faz um bom tempo que não posto nada por aqui, mas sempre estou acompanhando o fórum, agora preciso da ajuda dos Senhores para tomar uma decisão.
Tenho algumas dúvidas, espero que possam ajudar.
O caso é o seguinte, no mês passado (agosto de 2016) eu fiz uma viagem para o sul de Minas, visitei algumas cidades e só peguei trilhas leves mesmo, basicamente estradas de terra por onde os locais costumam trafegar com seus veículos sem tração 4x4 mesmo. E esse é o uso que eu dou ao carro nos meus passeios, não faço trilhas pesadas, e nem pretendo.
Meu carro é um Suzuki Grand Vitara 2.0 16V, 2 portas, gasolina, ano 2000, mas modelo 2001 (com aquele detalhe prata acima da grade do radiador).
O caso é que eu fiquei atolado em uma dessas trilhas, não era nada do outro mundo, dava para passar de boa, SE o sistema de engate do 4x4 não tivesse quebrado... pois é... justo quando precisei, o sistema de deixou na mão...
Quero agora mudar essa situação, andei lendo vários tópicos aqui e vi que o pessoal costuma retirar o compressor do 4x4, e no lugar do diafragma que vai dentro do diferencial costumam colocar uma "flange".
Então vamos às minhas dúvidas... vamos por partes:
1- Retirando o compressor e o diafragma dentro do diferencial, como é que fica o engate do 4x4?
2- Não haverá mais o diafragma para dar problema... mas por que há o diafragma no sistema original?
3- Qual a função do diafragma? Seria somente para engatar o 4x4 com o carro em movimento? Não poderei mais engatar o 4x4 com o carro em movimento?
4- E para desengatar o 4x4, é necessário dar ré? (hoje eu costumo dar uma ré ao desengatar o 4x4).
Eu vi também que associada à essa modificação, o pessoal costuma instalar uma roda livre MANUAL, que é mais confiável, aprendi aqui que essa modificação é mais para poupar o eixo de tração dianteira (homocinéticas etc...), que no sistema original fica rodando mesmo em 4x2.
Pretendo colocar um par Aisin, (li alguns relatos não tão bons a respeito das AVM), mas isso é escolha pessoal, não quero criar polêmicas entre Aisin vs AVM.
Então gostaria de saber:
5- A roda livre do Vitara 1.6 / Samurai 1.3 serve? a Suzucar tem: Roda Livre manual VITARA/SAMURAI (http://suzucar.com.br/loja/roda-livre-manual-vitara-samurai-1706.html) é essa aí?
Eu não me importo em descer do carro e sujar o pé de lama para engatar a roda livre no 4x4, é melhor do que ficar atolado e ter que andar até a cidade para buscar ajuda, sorte minha que tive que andar apenas uns 4 km...
Bem, é isso, espero que possam ajudar.
Abraços,
Luiz.
Faz um bom tempo que não posto nada por aqui, mas sempre estou acompanhando o fórum, agora preciso da ajuda dos Senhores para tomar uma decisão.
Tenho algumas dúvidas, espero que possam ajudar.
O caso é o seguinte, no mês passado (agosto de 2016) eu fiz uma viagem para o sul de Minas, visitei algumas cidades e só peguei trilhas leves mesmo, basicamente estradas de terra por onde os locais costumam trafegar com seus veículos sem tração 4x4 mesmo. E esse é o uso que eu dou ao carro nos meus passeios, não faço trilhas pesadas, e nem pretendo.
Meu carro é um Suzuki Grand Vitara 2.0 16V, 2 portas, gasolina, ano 2000, mas modelo 2001 (com aquele detalhe prata acima da grade do radiador).
O caso é que eu fiquei atolado em uma dessas trilhas, não era nada do outro mundo, dava para passar de boa, SE o sistema de engate do 4x4 não tivesse quebrado... pois é... justo quando precisei, o sistema de deixou na mão...
Quero agora mudar essa situação, andei lendo vários tópicos aqui e vi que o pessoal costuma retirar o compressor do 4x4, e no lugar do diafragma que vai dentro do diferencial costumam colocar uma "flange".
Então vamos às minhas dúvidas... vamos por partes:
1- Retirando o compressor e o diafragma dentro do diferencial, como é que fica o engate do 4x4?
2- Não haverá mais o diafragma para dar problema... mas por que há o diafragma no sistema original?
3- Qual a função do diafragma? Seria somente para engatar o 4x4 com o carro em movimento? Não poderei mais engatar o 4x4 com o carro em movimento?
4- E para desengatar o 4x4, é necessário dar ré? (hoje eu costumo dar uma ré ao desengatar o 4x4).
Eu vi também que associada à essa modificação, o pessoal costuma instalar uma roda livre MANUAL, que é mais confiável, aprendi aqui que essa modificação é mais para poupar o eixo de tração dianteira (homocinéticas etc...), que no sistema original fica rodando mesmo em 4x2.
Pretendo colocar um par Aisin, (li alguns relatos não tão bons a respeito das AVM), mas isso é escolha pessoal, não quero criar polêmicas entre Aisin vs AVM.
Então gostaria de saber:
5- A roda livre do Vitara 1.6 / Samurai 1.3 serve? a Suzucar tem: Roda Livre manual VITARA/SAMURAI (http://suzucar.com.br/loja/roda-livre-manual-vitara-samurai-1706.html) é essa aí?
Eu não me importo em descer do carro e sujar o pé de lama para engatar a roda livre no 4x4, é melhor do que ficar atolado e ter que andar até a cidade para buscar ajuda, sorte minha que tive que andar apenas uns 4 km...
Bem, é isso, espero que possam ajudar.
Abraços,
Luiz.