PDA

Ver Versão Completa : Ruído da alavanca de tração



renatoc
12/03/2006, 15:23
Prezados,

Alguém tem idéia de como eliminar o barulhinho infernal da alavanca da tração do Engesa/Camper (quando a mesma não está acionada)? No meu caso, ela começava a fazer barulho por volta dos 90/100 km/h, mas agora, depois de uma tentativa de revisar a alavanca, piorou: começa já nos 30/40 km/h...

Obrigado!

Renato
Camper 1990

ddr54
12/03/2006, 22:35
O meu engesa também tem esse barulho .
Colocando a mão na alavanca o barulho para .

Mas convivo com este barulho a dois anos e digo que ele incomoda bastante .

Mas não tem maiores consequencias a nivel de provocar algum defeito mais grave .

De qualquer modo eu também gostaria de alguma sugestão para se resolver o problema .

Danilo

Robinson
13/03/2006, 13:30
Eu coloquei uma arruela de pressão mais nova e o barulho diminuiu bastante. Agora o barulho fica maior quando chego em 90 ou 100Km/h.
Andando a 80 consigo até conversar :dance:
Eu pensei em fazer uma espécie de coxim pra isolar a alavanca, mas acho que vai dar muito trabalho :pensativo:

Abraços,

Robinson
Engesa F1

renatoc
13/03/2006, 20:32
Danilo, também convivo com esse problema há quase dois anos e não é agradável mesmo, ainda mais quando se usa o jipe para o dia-a-dia, viagens frequentes e às vezes bem longas, como é o meu caso. Também já recorri à "técnica" de segurar a alavanca quando está trepidando demais (principalmente em descida com velocidade mais alta na estrada) mas é inviável por mais de alguns minutos (fico com a sensação de que meu braço estava em uma britadeira!).

Robinson: beleza, vou verificar essa possibilidade da arruela de pressão. A alavanca de minha Camper estava com folga, foi para a retífica, mas não deu resultado - ao contrário, piorou. Estou quase tentando voltar à folga anterior. Talvez fazendo errado dê certo!

Obrigado e abraços

Renato

:: Fernando ::
13/03/2006, 20:53
Antes de não resolver o problema usei provisoriamente um elástico do banco até a alavanca e o barulho parou...
Aí o Robinson (sim, aquele ali de cima que por acaso é meu pai :lol:) colocou a benvinda arruela de pressão

Alguem aí usa manta asfáltica??

Abraços

Arnaldo Tomazetti
14/03/2006, 11:47
Pode usar uma mola tracionando a alavanca lateralmente, por baixo do assoalho, conforme desenho:

Robinson
14/03/2006, 13:15
Renato,

A arruela é bem fácil de tentar. Caso não dê certo, acho que uma tentativa é alargar o furo da alavanca e colocar uma borracha (mangueira) entre a alavanca e o pino de fixação. Isto deve isolar a alavanca da vibração da caixa. O difícil é encontrar uma borracha que se encaixe e que suporte o desgaste por um bom tempo.

Um abraço,

Robinson

Pedro Rocha
14/03/2006, 15:10
Saudações amigos engeseiros e campeiros!

Uma idéia bem simples e que reduz o problema da "zuada" da alavanca em 80% é a colocação de arruelas de plástico. Ou como o amigo citou anteriormente alargar o furo e colocar uma bucha, que invés de borracha pode ser de poliuretano p/ durar mais. No meu caso o que realmente me incomoda é o barulho das engrenagens de dentes retos da caixa de tranferência (F1). Mas aí só trocando as engrenagens... alguém já fez a troca? Qual foi o resultado? Vale a pena$$$$? Tem um tal de molikote (acho que é esse o nome..) espécie de aditivo que serve como paliativo. Vô colocar e ver o bicho que dá....

renatoc
15/03/2006, 10:53
Robinson, Fernando, Pedro:o meu mecânico também pensou em uma bucha, mas o problema é realmente o diâmetro/encaixe no furo, além do material a ser utilizado. Mas vou tentar.

Arnaldo: sua sugestão me parece ótima. Ainda mais com desenho e tudo. Você já tentou essa solução - e deu certo?

Pedro: o ronco das engrenagens do Engesa/Camper é terrível também. Mas ouvi dizer que mesmo com engrenagens novas é meio loteria: se você for premiado, tem barulho de novo. Mas só ouvi dizer. Cotei certa vez as engrenagens na Rota 4x4 e achei muito caras (não me lembro direito, mas foi algo em torno de R$800,00). Também diz a lenda que o óleo da caixa de transferência da Molykote reduz bastante o ronco, mas nunca tentei.

Abraços e obrigado

Renato

Arnaldo Tomazetti
15/03/2006, 12:00
Já, uso assim, não vibra mais, no meu caso são 2 alavancas.
É só encontrar a tensão certa da mola, nem muito frouxo, nem muito tracionado
abs

Eduardo Velo
15/03/2006, 18:22
Pedro Rocha , o cambio de meu F3 usa a cx só pra tração diant. e ja veio original com bucha (deve ser PU) Cinza e uma trava de meia lua elastica , se essa trava cair cai a bucha e fica um barulho danado ...

[]s ...

renatoc
15/03/2006, 19:03
Eduardo, qual a posição desta trava elástica?

Abraço

Renato

Eduardo Velo
17/03/2006, 20:32
Aproveitando o desenho anterior ...
o eixo tem um sextavado mas é fixo pra ajuste , na ponta interna tema a trava e a bucha , na externa a porca de ajuste ...

[]s ;;

renatoc
23/03/2006, 17:14
Eduardo, obrigado!

Abraços

Renato

Paulo de Tarso
22/04/2006, 18:03
AMIGOS :D
ESTAVA PASSEANDO PELO FORUM E DEPAREI-ME COM A QUESTÃO LEVANTADA, :shock: DO BARULHO DAS ALAVANCAS DE TRAÇÃO E REDUÇÃO ( SERIA ISSO :pensativo: ). tENHO UM JPX (MOTOR MAXION E CAIXA ORIGINAL, O BARULHO É REALMENTE UM SACO. CFE JÁ ORIENTADO AQUI NO FORUM NO MEU CASO COLOQUEI DOIS PEDAÇOS DE MANGUEIRA (UM NA REDUÇÃO OUTRO NA TRAÇÃO). TIREI A CAPA DE COURO (QUE DÁ O ACABAMENTO INTERNO DO VEÍCULO) E VESTI AS MANGUEIRAS ATÉ ONDE EXISTE A VIBRAÇÃO (JUNÇÃO DAS ALAVANCAS SEPARADAS POR UMA TRAVA OU ARRUELA, QUE DESGASTA E VIBRA). COLOQUEI ANTES DE VESTÍ-LAS BASTANTE GRAXA.
ESPERO TER AJUDADO.
LAMBUZADO E EMANGUEIRADO :shock: :lol:
ABRAÇO JEEPEIRO

:: Fernando ::
24/04/2006, 20:19
Paulo,

Pelo que entendi, você fala sobre mangueiras mangueiras daquelas de lavar a calçada pra tirar a merda do cachorro do vizinho né??

Será que o jeito que fabricaram as duas caixas é igual e tem as mesmas medidas?? (em questão de diametro, já que pra entrar a mangueiras tem que dar um tamanho certo).

Aaa, Engesa não tem reduzida...

Paulo de Tarso
28/04/2006, 04:35
AMIGO FERNANDO
DESCULPE A MINHA FALTA DE INFORMAÇÃO :oops: . COLOQUEI ESTA MESMA MANGUEIRA DE USO EM TORNEIRA DE JARDIM. VESTI AS ALAVANCAS DE TRAÇÃO E REDUZIDA, QUE SÃO JUNTAS UMA DA OUTRA. ABRAÇO JEEPEIRO

:: Fernando ::
28/04/2006, 18:11
Paulo,

Não precisa ficar envergonhado :lol:
Entendi, não sei se iria mudar muito no carro...A alavanca já está presa com a arruela de pressão só mudando as malditas engrenagens...


[]'s