PDA

Ver Versão Completa : Qual comprar: Ranger 3.2 XLT 0km ou Hilux 2.8 SRV 0km?

Jolucas
02/09/2016, 15:24
As duas picapes têm preços similares (a Hilux custa cerca de R$ 5 mil mais). Portanto, o preço não seria fator decisivo, levando-se em conta que uma custa R$ 170 mil e a outra R$ 165 mil. Para uso misto em asfalto e off road. O que recomendam diante de fatores como custo de manutenção, durabilidade, pós-venda, valor de revenda, menos idas a concessionárias/oficinas, etc.

GiovanniP
02/09/2016, 16:36
As duas picapes têm preços similares (a Hilux custa cerca de R$ 5 mil mais). Portanto, o preço não seria fator decisivo, levando-se em conta que uma custa R$ 170 mil e a outra R$ 165 mil. Para uso misto em asfalto e off road. O que recomendam diante de fatores como custo de manutenção, durabilidade, pós-venda, valor de revenda, menos idas a concessionárias/oficinas, etc.

Sugiro transferir esse tópico para a área de comparações entre veículos.

Na realidade as picapes de hoje em dia estão muito equiparadas, umas com alguns prós e contras com relação as outras.
A hilux tem tido alguns problemas pontuais como a entrada de poeira que realmente acontece (em menor intensidade que o pessoal fala) e a toyota diz ter uma calafetagem que resolve (ainda não fiz). Existe a discussão a respeito da baixa potência que comprei sabendo disso e não me incomoda pois mesmo sendo um pouco mais lerda essa força a mais da ranger quase não é usada no dia a dia, não penso em chipar a minha.
Os prós são a revenda que costuma ser muito melhor da toyota, o pós venda, acho que essa picape irá durar muito pois ela trabalha em rotações baixas e vejo que a toyota focou nisso em seu projeto.
Tive essa mesma dúvida que você tem e fiquei com a hilux pela revenda (é um saco ficar emperrado com uma picape que ninguem quer e pra colocar em algum negócio é um sacrifício) e por achar a picape mais bonita e aconchegante em seu interior (ISSO É MUITO PESSOAL). Só comprei a minha após fazer o test drive na nova ranger e meu coração me guiou pra Hilux.

Ná realidade a única coisa que fiquei triste de não ter pegado a Ranger é pelos Air Bags a mais.
No mais ande nas duas e tire suas conclusões

Imperador!
03/09/2016, 07:45
Sendo bem sincero, a Ranger é superior em tudo.
Porém, como o Giovanni falou "é um saco ficar emperrado com uma picape que ninguem quer e pra colocar em algum negócio é um sacrifício".

Eu provavelmente continuaria escolhendo a Ranger. Porém são dois carros parelhos e o que manda mesmo é o prazer em escolher qualquer uma das duas. Não adianta dizer que A é melhor do que B (apesar de eu ter feito isso acima) porque o que eu considero vantagem, pode não ser vantagem pra você e vice-versa.

Outra coisa que eu pesaria na análise sobre aquisição de um dos dois carros, seria ver a questão do seguro. Hilux é muito visada para roubo e ouvi relatos de gente cotando seguro na faixa de 10K, o que eu acho um absurdo.

Outro ponto que considero negativo para a Hilux (e aqui sim, coisa bem pessoal) é que pelo menos aqui no CEtem Hilux demais O carro não se destaca no meio da multidão, diferente da minha Ranger. Isso sim pesou bastante na época que comprei a minha. Ambas (SRV Top e a Ltd) estavam saindo quase o mesmo valor (134990 Ltd x 136000 Srv TOP... isso em 2014), ou seja, bem parecida com a dúvida que você está tendo agora.

Conselho melhor que esse não existe. Ande nas duas... por uma delas certamente você ficará tentado a ter na sua garagem.

marcelinhodamooca
03/09/2016, 16:13
prefiro ranger 2017 , garantia 5 anos, mais potente e economica, melhor ranger de todos tempo...

Coophamat
03/09/2016, 22:09
Se é a melhor eu não sei, mas sem dúvidas é a mais bonita. Ontem vi um limited branca com pneus BF all terrain e achei que não deve nada em beleza para as brutas norte americanas.

Obs: é a minha opinião.

Miranda_MG
03/09/2016, 22:25
Se a comparação fosse entre qualquer Ranger e a Hilux SRX, seria mais justa ao meu ver. Apesar de todas as outras muitas variáveis como citaram os coristas GiovanniP e Imperador, meu critério restritivo continua sendo a segurança. A Ranger desde o modelo 2012+ é nota máxima no Euro NCAP (aguardando a avaliação deste novo modelo). A Hilux teve, há pouco tempo, dois modelos testados: uma com air bags frontais apenas (3 estrelas na avaliação) e outra com full air bags (nota máxima na avaliação: 5 estrelas).

Abraço,

Miranda

Glaicon
04/09/2016, 08:22
Considerando as questões mais racionais (preço do seguro, garantia de fábrica e rede de concessionárias pelo Brasil), acho a Ranger mais vantajosa.
Quanto à questões emocionais, aí fica por conta do comprador.
Parabéns por esta doce dúvida, e feliz escolha.:concordo:

maguba
04/09/2016, 12:36
Sobre o seguro depende muito do perfil. Vale a pena fazer uma simulacao previa com o corretor. No meu caso a diferenca entre o seguro de uma Ranger Limited e uma Hilux SRX era em torno de 20% a mais para a Hilux (que acabou sendo a minha escolha). Fechei na Allianz por 5.249 (bonus 10, franquia 2.866).

LoucoPoeta
04/09/2016, 13:01

Por esta faixa de preço analisaria a nova New L200 Triton Sport HEP com FTP, a Top, no site por R$ 174.990,00, mas concessionaria pode ter outro preço!

All New L200 Triton Sport (https://www.mitsubishimotors.com.br/portal/all-new-l200-triton-sport/)

mariomofilho
04/09/2016, 18:38
Eu estava na mesma dúvida, cheguei até a pedir a Hilux SRV, com desconto ficava por 156.800,00, mas, cancelei o pedido. Tinha mais duas opções Ranger XLT por 145.900,00 e XLS por 117.992,00. Passei dois dias com uma Ranger XLS e não tive dúvidas, anda bem, é econômica e tem tudo que preciso, por um preço mais justo.

NGDaniel
05/09/2016, 10:00
Pois é, eu queria andar na XLS. Aqui tem só a 3.2 de test drive.

GLIDER
14/09/2016, 10:32
Por esta faixa de preço analisaria a nova New L200 Triton Sport HEP com FTP, a Top, no site por R$ 174.990,00, mas concessionaria pode ter outro preço!

All New L200 Triton Sport (https://www.mitsubishimotors.com.br/portal/all-new-l200-triton-sport/)

Eu compraria uma Ranger. Com Relação a MIT L200 ela tera a melhor opção de tração de todas as pickups, poderá andar no 4x2 para economia de combustivel ou 4x4 no asfalto, tudo que muita gente queria. além do bloqueio do diferencial. Se não me engano este motor é da Frontier, se for vai andar muito...

Jolucas
30/09/2016, 15:06
Eu compraria uma Ranger. Com Relação a MIT L200 ela tera a melhor opção de tração de todas as pickups, poderá andar no 4x2 para economia de combustivel ou 4x4 no asfalto, tudo que muita gente queria. além do bloqueio do diferencial. Se não me engano este motor é da Frontier, se for vai andar muito...

Dando sangue novo ao tópico: se acrescentássemos, como sugerem alguns colegas, incluir a L200 Triton Sport (top ou não), entre as três, sem levar em consideração o fator preço, qual a melhor compra, sob o ponto de vista desempenho no off road, menos idas à concessionária, e também desempenho no asfalto/cidade?

Pumba
30/09/2016, 17:21

GLIDER, dei até uma olhada no site da Mitsubish agora mesmo depois de ler seu post. Você está enganado.

Quando li o que você postou, achei que tinham adotado diferencial central na L200, o que justificaria bloqueio de diferencial central (que simplesmente transforma uma tração 4x4 full time (leia-se tração de asfalto!) em uma tração 4x4 part-time (tração 4x4 de fato, oldschool, voltada ao off-road).

A L200 tem tração part-time, ou seja, não deve ser usada no asfalto. E também não possui bloqueio de diferencial.

Jolucas
02/10/2016, 11:50
GLIDER, dei até uma olhada no site da Mitsubish agora mesmo depois de ler seu post. Você está enganado.

Quando li o que você postou, achei que tinham adotado diferencial central na L200, o que justificaria bloqueio de diferencial central (que simplesmente transforma uma tração 4x4 full time (leia-se tração de asfalto!) em uma tração 4x4 part-time (tração 4x4 de fato, oldschool, voltada ao off-road).

A L200 tem tração part-time, ou seja, não deve ser usada no asfalto. E também não possui bloqueio de diferencial.

A nova L200 Sport tem, sim, bloqueio de diferencial (traseiro). Como a nova Hilux e a Ranger, também. Em termos de opções off road, a Mitsubishi parece melhor.Mas sou meio neófito nisso, não sei o que pensam os mais experientes...

Pumba
03/10/2016, 00:08
A nova L200 Sport tem, sim, bloqueio de diferencial (traseiro). Como a nova Hilux e a Ranger, também. Em termos de opções off road, a Mitsubishi parece melhor.Mas sou meio neófito nisso, não sei o que pensam os mais experientes...

Jolucas, vale a pena conferir se a Mit não está chamando de bloqueio de diferencial o bloqueio eletrônico que provém do ABS, EBD, BAS. Se for o caso, não vale de nada, na minha opinião. Agora, se for de fato um bloqueio elétrico-mecânico 100% selecionável, é de grande valia.

Não me apeteceu nem um pouco os olhos essa nova triton. Eles anunciam um motor em alumínio reduzindo peso com tecnologia que dá torque em baixa rotação... E olha os números: Torque máximo de 43,9 kgfm a 2500 rpm num motor diesel!? Os concorrentes estão com motores que oferecem torques maiores e quase 1000 RPM menos. E o motorzinho de alumínio só economizou 30 kgs.... numa picape que tem capacidade de carga de 1 tonelada. Sinceramente não dá pra entender!

Jolucas
03/10/2016, 11:28
Valeu, Pumba. Boa observação.

Miranda_MG
03/10/2016, 18:44

Pumba,

O GLIDER está correto: a nova L200 possui diferencial central que a permite usar a tração integral em terrenos com aderência.

Além disso, complementando as observações, ela também possui bloqueio mecânico traseiro acionado eletronicamente.

É, sem dúvida, um lançamento a ser considerado. Pois vem também com full air bags além de tudo.

Sem considerar fatores subjetivos, hoje EU iria de Ranger OU L200 Triton (Ranger com motor mais parrudo e L200 com diferencial central - ambas satisfatórias no critério segurança também) e Hilux SRX na terceira opção.

Abraço,

Miranda

GiovanniP
04/10/2016, 01:46
Rapaz olhando os números e ficha técnica ficaria com a triton de olhos fechados. Na realidade meu sonho seria a nova frontier pela estética e pelos bons momentos que a minha me proporciona. Mas em uma visão mais racional e lembrando o que a MIT fez com a l200 Sport passada (chaleira) tendo a cara de pau de vender um kit gelo para diminuir a possibilidade de fundir o motor antes dos 30k km e a nissan fez com a SEL corrigindo seus problemas de turbina e embrenharem só tardiamente não quis me arriscar e fiquei entre hilux e ranger.
Escolhi a Hilux por sua tradição e por ao dirigir as duas me sentir melhor e na que na ranger, estou muito satisfeito com minha escolha

NGDaniel
04/10/2016, 12:19
Pumba,

O GLIDER está correto: a nova L200 possui diferencial central que a permite usar a tração integral em terrenos com aderência.

Além disso, complementando as observações, ela também possui bloqueio mecânico traseiro acionado eletronicamente.

Miranda

Isso sim é A NOVIDADE dessa Triton. Excelente!

Pumba
04/10/2016, 13:44
Pumba,

É, sem dúvida, um lançamento a ser considerado. Pois vem também com full air bags além de tudo.

Sem considerar fatores subjetivos, hoje EU iria de Ranger OU L200 Triton (Ranger com motor mais parrudo e L200 com diferencial central - ambas satisfatórias no critério segurança também) e Hilux SRX na terceira opção.

Abraço,

Miranda

Olá Miranda,

Você já verificou mesmo se ela possui diferencial central? Olhou no manual, ou questionou na concessionária? Pergunto pois, o site da mitsubish diz o contrário na ficha técnica da sport:

All New L200 Triton Sport (http://www.mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit/veiculos/mundo-4x4/all-new-l200-triton-sport)

536988

Tração de tempo parcial (ou part-time no inglês) é a denominação de tração 4x4 real, a primeira que existiu e persiste nos veículos voltados a off-road, onde não existe compensação na diferença de rotação do eixo traseiro e eixo dianteiro, o que causa um esforço por atrito grande em situações onde existe boa aderência como no asfalto.

536989

Miranda_MG
04/10/2016, 14:05
Olá Miranda,

Você já verificou mesmo se ela possui diferencial central? Olhou no manual, ou questionou na concessionária? Pergunto pois, o site da mitsubish diz o contrário na ficha técnica da sport:

All New L200 Triton Sport (http://www.mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit/veiculos/mundo-4x4/all-new-l200-triton-sport)

536988

Tração de tempo parcial (ou part-time no inglês) é a denominação de tração 4x4 real, a primeira que existiu e persiste nos veículos voltados a off-road, onde não existe compensação na diferença de rotação do eixo traseiro e eixo dianteiro, o que causa um esforço por atrito grande em situações onde existe boa aderência como no asfalto.

536989

Pumba,

Desculpe-me, mas deixei passar as considerações de vocês a respeito dos modelos. Não vi que estavam falando da Sport.

Apenas os modelos HPE dispõem de diferencial central. :curtir:

Abraço,

Miranda

Jolucas
05/10/2016, 11:39
Pumba,

Desculpe-me, mas deixei passar as considerações de vocês a respeito dos modelos. Não vi que estavam falando da Sport.

Apenas os modelos HPE dispõem de diferencial central. :curtir:

Abraço,

Miranda
Pelo que vi um engenheiro da Mit explicar durante o lançamento da L200 Sport ( GLS, HPE e Top), a transmissão da picape, agora, é similar à do Pajero. Pode, sim, andar com 4x4 no asfalto. Em dia de chuva, por exemplo, explicou o cara. Possui um sistema que distribui força equivalente para as quatro rodas. Tem, também, o 4x4 para barro com bloqueio do diferencial traseiro e, claro, reduzida (2,56). É, portanto, entre as equipes, a mais bem equipada para o off road.

Pumba
05/10/2016, 18:46
Pelo que vi um engenheiro da Mit explicar durante o lançamento da L200 Sport ( GLS, HPE e Top), a transmissão da picape, agora, é similar à do Pajero. Pode, sim, andar com 4x4 no asfalto. Em dia de chuva, por exemplo, explicou o cara. Possui um sistema que distribui força equivalente para as quatro rodas. Tem, também, o 4x4 para barro com bloqueio do diferencial traseiro e, claro, reduzida (2,56). É, portanto, entre as equipes, a mais bem equipada para o off road.

Jolucas, achei a informação. As HPE pelo visto adotaram caixa de pajero mesmo, tração integral:

537129

Não acho que seja a mais bem equipada pra off-road. E adotar uma sistema de tração para ser usado em asfalto só reforça as preocupações da montadora com o uso urbano, deixando de lado o uso off-road. Pode ter certeza que vai ter muito dono de L200 indo pro barro sem bloquear o diferencial central e vai atolar maravilhosamente por desinformação.

Pelo que vi, a Nova Ranger por exemplo, também sai com bloqueio no diferencial:

537130
Nova Ranger - Performance (http://www.ford.com.br/pickups/nova-ford-ranger/performance?intcmp=vhp-module-features)

E a Nova Ranger aguenta 800 mm de água sem snorkel, a Triton aguenta 600 mm.

537131

Sem falar que a altura livre do solo da L200 é 220 mm e da Nova Ranger é 232 mm. Uma baita diferença! É o equivalente a diferença de altura de um pneu mud 1" maior (e ambas usam roda/pneus equivalentes em medida (77 cm para ambos))

E ângulos não diferem muito:

L200 Sport tem 30 graus (entrada), 22 graus (saida) e 26 graus (rampa)
Nova Ranger tem 28 graus (entrada), 26 graus (saida) e 26 graus (rampa)

Sem dúvida, a Ranger tem tudo pra se sair muito melhor em qualquer situação de off-road.

Jolucas
05/10/2016, 19:40
Jolucas, achei a informação. As HPE pelo visto adotaram caixa de pajero mesmo, tração integral:

537129

Não acho que seja a mais bem equipada pra off-road. E adotar uma sistema de tração para ser usado em asfalto só reforça as preocupações da montadora com o uso urbano, deixando de lado o uso off-road. Pode ter certeza que vai ter muito dono de L200 indo pro barro sem bloquear o diferencial central e vai atolar maravilhosamente por desinformação.

537130
Nova Ranger - Performance (http://www.ford.com.br/pickups/nova-ford-ranger/performance?intcmp=vhp-module-features)

537131

Sem falar que a altura livre do solo da L200 é 220 mm e da Nova Ranger é 232 mm. Uma baita diferença! É o equivalente a diferença de altura de um pneu mud 1" maior (e ambas usam roda/pneus equivalentes em medida (77 cm para ambos))

Sem dúvida, a Ranger tem tudo pra se sair muito melhor em qualquer situação de off-road.

Seus argumentos são fortes, Pumba. Especialmente no que se refere ao limite na água. 20 cm é muita coisa (80 x 60). De qualquer forma, a briga, agora, fica mais equilibrada.

Miranda_MG
05/10/2016, 23:56

537129

537130

537131

Pumba,

Você se esqueceu de um detalhe importante ao meu ver quando se fala de utilização fora de estrada que é o entre-eixos (com vantagem para o menor na grande maioria das situações).

MIT: 3000 mm.
FORD: 3220 mm.

A L200 acaba comprometendo um pouco o espaço interno e o tamanho da carroceria nesse caso. Mas aí estamos falando de outros critérios adicionais. No off, ponto para a L200.

Abraço,

Miranda

Pumba
06/10/2016, 02:45
Pumba,

Você se esqueceu de um detalhe importante ao meu ver quando se fala de utilização fora de estrada que é o entre-eixos (com vantagem para o menor na grande maioria das situações).

MIT: 3000 mm.
FORD: 3220 mm.

A L200 acaba comprometendo um pouco o espaço interno e o tamanho da carroceria nesse caso. Mas aí estamos falando de outros critérios adicionais. No off, ponto para a L200.

Abraço,

Miranda

Sem dúvida Miranda, mas a Ranger compensa o maior entre-eixos com maior altura, mantendo o mesmo ângulo de rampa que a L200.

Proporcionalmente, seu entre-eixos pode ser enorme e você continuar ter um ótimo desempenho off-road, mas para isso, tem-se que compensar a perda de ângulo de rampa devido ao entre-eixo maior com acréscimo de altura livre do chão. Essa é a única maneira de compensar o entre-eixo maior. Porém, essa compensação pode custar bem caro no que diz respeito a subida de rampa (rampa máxima) e inclinação lateral devido a mudança do centro de gravidade do veículo, mas mesmo assim a ranger manteve os números, sendo mais alta, mais confortável (maior entre-eixos) e mantendo os bons números.

Por exemplo, um JK Wrangler Sport 4 portas tem 22 graus de ângulo de rampa. Ironicamente, L200, Ranger, S10, Amarok, entre diversos outros veículos já conseguiriam transpor um obstáculo em que um JK 4 portas original encalharia. Mas, nenhuma dessas picapes tem pretenções de subir 100% (ou 45 graus de inclinação), como um bom jipe, mantendo-se todas em um limite de rampa máxima de 35 graus e quanto a inclinação lateral, todas ficam por volta de 40 graus. Sendo assim, acho que a Ranger compensou bem, dendo da proposta, pois ela manteve os 35 graus de rampa máxima e 40 ou 45 graus de inclinação lateral.

Nenhuma delas é voltada pra ser um suprassumo do off-road mesmo. Na prática, o maior ângulo de entrada delas é 30 graus, logo uma rampa de 35 graus já poderia danificar parachoques e em alguns casos, mesmo trocando os parachoques originais, outras partes como até o radiador limitam o ângulo de entrada. São projetos pensados para um uso bem light em termos de off-road. Mal comparando uma picape marruá original, como as do exército brasileiro já tem 62 graus de ângulo de entrada, os trollers antigos e novos em configuração original tem 56, 50 e agora 51 graus de entrada... com pouca mexida esses chegam até nos 90 graus, subindo literalmente, até paredes, não tendo nada que possa limitar ou dificultar a preparação do veículo.

Acho que a grande novidade, como já falado é de fato o diferencial central nas L200 HPE. Em termos de off-road, acho que elas perderam bastante. As versões antigas tinham bem mais ângulos de entrada inclusive. Por bem dizer, ao aumentar o ângulo de entrada, você cria alguns inconvenientes piorando aerodinâmica e aumentando o espaço para coluna de água subir ao passar por poças e alagados o que prejudica o uso urbano, que é sem dúvida, a grande preocupação dessas montadoras.

Jolucas
06/10/2016, 09:56
Sem dúvida Miranda, mas a Ranger compensa o maior entre-eixos com maior altura, mantendo o mesmo ângulo de rampa que a L200.

Proporcionalmente, seu entre-eixos pode ser enorme e você continuar ter um ótimo desempenho off-road, mas para isso, tem-se que compensar a perda de ângulo de rampa devido ao entre-eixo maior com acréscimo de altura livre do chão. Essa é a única maneira de compensar o entre-eixo maior. Porém, essa compensação pode custar bem caro no que diz respeito a subida de rampa (rampa máxima) e inclinação lateral devido a mudança do centro de gravidade do veículo, mas mesmo assim a ranger manteve os números, sendo mais alta, mais confortável (maior entre-eixos) e mantendo os bons números.

Por exemplo, um JK Wrangler Sport 4 portas tem 22 graus de ângulo de rampa. Ironicamente, L200, Ranger, S10, Amarok, entre diversos outros veículos já conseguiriam transpor um obstáculo em que um JK 4 portas original encalharia. Mas, nenhuma dessas picapes tem pretenções de subir 100% (ou 45 graus de inclinação), como um bom jipe, mantendo-se todas em um limite de rampa máxima de 35 graus e quanto a inclinação lateral, todas ficam por volta de 40 graus. Sendo assim, acho que a Ranger compensou bem, dendo da proposta, pois ela manteve os 35 graus de rampa máxima e 40 ou 45 graus de inclinação lateral.

Nenhuma delas é voltada pra ser um suprassumo do off-road mesmo. Na prática, o maior ângulo de entrada delas é 30 graus, logo uma rampa de 35 graus já poderia danificar parachoques e em alguns casos, mesmo trocando os parachoques originais, outras partes como até o radiador limitam o ângulo de entrada. São projetos pensados para um uso bem light em termos de off-road. Mal comparando uma picape marruá original, como as do exército brasileiro já tem 62 graus de ângulo de entrada, os trollers antigos e novos em configuração original tem 56, 50 e agora 51 graus de entrada... com pouca mexida esses chegam até nos 90 graus, subindo literalmente, até paredes, não tendo nada que possa limitar ou dificultar a preparação do veículo.

Acho que a grande novidade, como já falado é de fato o diferencial central nas L200 HPE. Em termos de off-road, acho que elas perderam bastante. As versões antigas tinham bem mais ângulos de entrada inclusive. Por bem dizer, ao aumentar o ângulo de entrada, você cria alguns inconvenientes piorando aerodinâmica e aumentando o espaço para coluna de água subir ao passar por poças e alagados o que prejudica o uso urbano, que é sem dúvida, a grande preocupação dessas montadoras.

Pumba,

concordo praticamente com todos os seus bons argumentos. Mas gostaria de fazer um pequeno esclarecimento para evital alguma confusão. A nova geração da Mit chega com o nome L 200 Triton Sport, em três versões: a básica, GLS, com câmbio manual, mas com novo motor e nova transmissão; a intermediária, HPE, com câmbio automático de cinco marchas; e a TOP, com tudo isso e mais alguns acessórios e mimos.
As três versões intermediárias da Ranger (XLT), Hilux (SRV) e L 200 (HPE) saem praticamente pelo mesmo preço: cerca de R$ 165 mil. Assim, a dúvida aperta e, pelo que podemos concluir, se o uso for mais no off road, a preferência pende para a L 200 e a Ranger, não?

Pumba
07/10/2016, 15:57
Pumba,

concordo praticamente com todos os seus bons argumentos. Mas gostaria de fazer um pequeno esclarecimento para evital alguma confusão. A nova geração da Mit chega com o nome L 200 Triton Sport, em três versões: a básica, GLS, com câmbio manual, mas com novo motor e nova transmissão; a intermediária, HPE, com câmbio automático de cinco marchas; e a TOP, com tudo isso e mais alguns acessórios e mimos.
As três versões intermediárias da Ranger (XLT), Hilux (SRV) e L 200 (HPE) saem praticamente pelo mesmo preço: cerca de R$ 165 mil. Assim, a dúvida aperta e, pelo que podemos concluir, se o uso for mais no off road, a preferência pende para a L 200 e a Ranger, não?

Exato Jolucas. Analisando mecanicamente, eu ficaria entre Hilux e Ranger. Em desempenho off-road, entre L200 e Ranger.

O motor antigo da L200 Triton, o 4m41 (3.2) que é evolução do antigo 4m40 (2.8) é bom e oferece bom desempenho, sendo condizente com os do concorrentes na época. Porém, esse novo motor, 4n15, não oferece o mesmo torque que os dos concorrentes, e além disso, a rotações muito elevadas. De vantagem, ele tem 30 kgs a menos que o 4m41... Um guincho pesa 30 kgs, ou seja, significa muito pouco para um veículo com proposta de picape e que vá ser utilizado para carregar pesos ou algum uso off-road. Com isso, sem dúvida, eu ficaria entre Hilux e Ranger, como é o objetivo inicial desse tópico. A questão é avaliar o quanto de desempenho off-road você precisa pra decidir entre Ranger e Hilux.

GLIDER
08/10/2016, 14:59
Mas, nenhuma dessas picapes tem pretenções de subir 100% (ou 45 graus de inclinação), como um bom jipe, mantendo-se todas em um limite de rampa máxima de 35 graus e quanto a inclinação lateral, todas ficam por volta de 40 graus. Sendo assim, acho que a Ranger compensou bem, dendo da proposta, pois ela manteve os 35 graus de rampa máxima e 40 ou 45 graus de inclinação lateral.

Nenhuma delas é voltada pra ser um suprassumo do off-road mesmo. Na prática, o maior ângulo de entrada delas é 30 graus, logo uma rampa de 35 graus já poderia danificar parachoques e em alguns casos, mesmo trocando os parachoques originais, outras partes como até o radiador limitam o ângulo de entrada. São projetos pensados para um uso bem light em termos de off-road.

https://www.youtube.com/watch?v=TKzCsIb8l4s

Ranger subindo e descendo uma "pedrinha"...

tem esse outro video no minuto 6:03

https://www.youtube.com/watch?v=Fnk79CuAiv4

Pumba
13/10/2016, 03:11
https://www.youtube.com/watch?v=TKzCsIb8l4s

Ranger subindo e descendo uma "pedrinha"...

tem esse outro video no minuto 6:03

https://www.youtube.com/watch?v=Fnk79CuAiv4

GLIDER, observe que em ambos os vídeos a Ranger está em configuração original. As subidas chegam quase a encostar o parachoque dianteiro e as subidas são constantes, sem grandes mudanças, logo como o ângulo de entrada da Ranger é 28 graus, ambas as subidas devem ter em torno de 28 graus (no máximo 35 graus, provavelmente menos). E no segundo vídeo a Ranger nitidamente quase levanta a roda dianteira, já demonstra que pode facilmente tombar verticalmente. Não estou desmerecendo, isso que ela está fazendo poucas picapes modernas e tecnológicas fazem. Mas, está muito abaixo em termos de conceito off-road, do que uma agrale marruá AM100, 150 ou 200 ou uma Defender 130 faz.

Jolucas
28/10/2016, 10:57
Exato Jolucas. Analisando mecanicamente, eu ficaria entre Hilux e Ranger. Em desempenho off-road, entre L200 e Ranger.

O motor antigo da L200 Triton, o 4m41 (3.2) que é evolução do antigo 4m40 (2.8) é bom e oferece bom desempenho, sendo condizente com os do concorrentes na época. Porém, esse novo motor, 4n15, não oferece o mesmo torque que os dos concorrentes, e além disso, a rotações muito elevadas. De vantagem, ele tem 30 kgs a menos que o 4m41... Um guincho pesa 30 kgs, ou seja, significa muito pouco para um veículo com proposta de picape e que vá ser utilizado para carregar pesos ou algum uso off-road. Com isso, sem dúvida, eu ficaria entre Hilux e Ranger, como é o objetivo inicial desse tópico. A questão é avaliar o quanto de desempenho off-road você precisa pra decidir entre Ranger e Hilux.

Pumba,

Não sei se vc viu o que a Folha de SP publicou a respeito da Hilux. Uma revista sueca especializada em automóveis repetiu, com a nova Hilux, um teste feito nove anos atrás e no qual a picape da Toyota não foi bem. É o chamado teste de desvio do alce. Ao fazê-lo, naquela época, a Hilux quase capotou (ficou sobre duas rodas).
Dessa vez, conforme mostrou UOL/Folha, houve novo vexame. As demais testadas (Ranger, L200 Triton, Nissan Navara (nova Frontier), Amarok não apresentaram problema.
Como você avalia esse comportamento. Com a Hilux os perigos são maiores em curvas, apesar de toda a tecnologia introduzida no modelo?
Esse fato seria decisivo por uma escolha favorável à Ranger?

Pumba
29/10/2016, 00:06
Pumba,

Não sei se vc viu o que a Folha de SP publicou a respeito da Hilux. Uma revista sueca especializada em automóveis repetiu, com a nova Hilux, um teste feito nove anos atrás e no qual a picape da Toyota não foi bem. É o chamado teste de desvio do alce. Ao fazê-lo, naquela época, a Hilux quase capotou (ficou sobre duas rodas).
Dessa vez, conforme mostrou UOL/Folha, houve novo vexame. As demais testadas (Ranger, L200 Triton, Nissan Navara (nova Frontier), Amarok não apresentaram problema.
Como você avalia esse comportamento. Com a Hilux os perigos são maiores em curvas, apesar de toda a tecnologia introduzida no modelo?
Esse fato seria decisivo por uma escolha favorável à Ranger?

Jolucas, posso estar falando besteira, mas acredito ser apenas ausência de um controle eletrônico de estabilidade eficiente. E por controle de estabilidade, entenda: Sensores que calculam rolagem de carroceria e relacionam com velocidade e aplicam freio e corte de potência do motor de forma a evitar a capotagem. Os controles mais avançados até mesmo fazem pequenas correções automaticamente na direção.

Até onde isso é relevante pra quem vai comprar a picape, vai de cada um. Em um uso rural, isso é completamente irrelevante. Num uso urbano é bem relevante, e no rodoviário tem alguma relevância(provavelmente a 100/120 ou mais km/h, seja irrelevante).