PDA

Ver Versão Completa : caixa satelites sportage turbo diesel



cipriani
31/08/2016, 19:22
galera seguinte tenho uma duvida, tempos atras em busca de resolver o problema do 4x4 nao engatar levei a sptg numa oficina, erguemos a traseira dela e a ligamos em 4x4 com a frente no chao, em primeira marcha e nada da bixa andar, entao fomos embaixo, e notamos que só o lado do motorista do eixo girava, digo os dois lados dos eixos que saem da caixa satelite dianteira
só o lado do motorista girava o outro lado do eixo estava parado
então agora estou pra trocar as rodas livres e encuquei com isso, sera que pode ser a caixa com defeito ou é normal girar apenas um lado?

raphatro
01/09/2016, 10:10
cipriani,

bom dia,

o que ouço muitos falaram e que o sistema de 4x4 da sportage por ser a vacuo da muito problema, você ja verificou essa parte?
eu estou revisando a minha e vi que o meu sistema encotra-se quebrado as mangueiras, estou colocando roda livre manual, pleo que ja li é a melhor solução.

rDuran
01/09/2016, 10:11
galera seguinte tenho uma duvida, tempos atras em busca de resolver o problema do 4x4 nao engatar levei a sptg numa oficina, erguemos a traseira dela e a ligamos em 4x4 com a frente no chao, em primeira marcha e nada da bixa andar, entao fomos embaixo, e notamos que só o lado do motorista do eixo girava, digo os dois lados dos eixos que saem da caixa satelite dianteira
só o lado do motorista girava o outro lado do eixo estava parado
então agora estou pra trocar as rodas livres e encuquei com isso, sera que pode ser a caixa com defeito ou é normal girar apenas um lado?

É normal girar só 1 lado, todos carros funcionam assim. É função do diferencial jogar a força para somente 1 lado, senão não teria como fazer curvas.

Quanto a roda livre, que ano é a sua? Se for acima de 98 o sistema de ligar a roda livre é a vácuo, para funcionar os retentores de roda tem que estar ok. Ou seja é melhor pegar e colocar a roda livre da AVM normal.

cipriani
05/09/2016, 00:33
Pois eh gente
A minha é uma tdi 2001
Tem as rodas livres a vácuo
Porem estou cansado de sempre quando preciso da tração nas quatro ela me deixar na mão por isso vou para as rl manuais
Chega de tentar reparar as originais
Porém tinha em mente que a caixa satélite tivesse com problemas
Mas como o amigo duran disse que é normal aquilo então fico tranquilo
Agora é so partir para as manuais
Abraço galera

Tranquilo
21/09/2016, 16:45
Prezado, boa tarde!

Sou relativamente novo em questão de sportage, estou de posse de uma SPT TDI 2001 a 06 meses e graças as orientação deste fórum não tenho enfrentado problemas, consigo tratar as manutenção da SPT de forma preventiva. Também procuro observar os sinais que o veículo emite antes de ocorre possíveis quebras, e justamente por isso estou buscando ajuda dos amigos. Tenho observado que o diferencial traseiro da SPT emite um estalo (plim), sendo que, só é possível ouvir com aos vidros abertos. O barulho ocorre quando arranco tanto para a frete como á ré e inclusive nas mudanças das marchas mais pesadas. O curiosos é que, não é exatamente no momento que o cardan, coroa e pinhão recebem a carga, tenho a impressão que o estalo acontece quando a transmissão passa de uma roda para a outra. Diante deste dilema, reporto aos amigos, para saber se alguém já teve experiencia com fato parecido e se tem maneira de corrigir o problema.


Fico no aguardo, Obrigado!

azanelatto
21/09/2016, 21:41
Boa noite! Fui proprietario de uma SPT TDI 2001 por 6 anos, e como vc mesmo falou, fazendo a preventiva com carinho nao tem erro.
Meu mecanico aqui custou a achar, pq o barulho parecia que vinha de outro lugar mesmo, mas depois que tentamos trocar a cruzeta, resolveu!
Depois so fazia a revisao/lubrificaçao delas a cada 6 meses, ou menos dependendo do uso, juntamente com a lubrificaco e revisao do carda.
A cada ano (e meio no maximo) tinha que trocar, o desgaste parece ser bem comum, mesmo usando so peças originais nao durava muito mais que isso, tambem nao era uma peçá muito cara na epoca, começava o plim plim, ja passava pra comprar uma nova e agendava a troca.

EDuarte
22/09/2016, 08:15
Boa noite! Fui proprietario de uma SPT TDI 2001 por 6 anos, e como vc mesmo falou, fazendo a preventiva com carinho nao tem erro.
Meu mecanico aqui custou a achar, pq o barulho parecia que vinha de outro lugar mesmo, mas depois que tentamos trocar a cruzeta, resolveu!
Depois so fazia a revisao/lubrificaçao delas a cada 6 meses, ou menos dependendo do uso, juntamente com a lubrificaco e revisao do carda.
A cada ano (e meio no maximo) tinha que trocar, o desgaste parece ser bem comum, mesmo usando so peças originais nao durava muito mais que isso, tambem nao era uma peçá muito cara na epoca, começava o plim plim, ja passava pra comprar uma nova e agendava a troca.

Caramba,um ano e meio só? Com certeza não era de boa qualidade.
Fiquei com a minha sportage por 9 anos e só precisei trocar uma vez.
Esse "plim" que vcs se referem na troca de marcha ou arrancada, é como se estivesse batendo uma chave de fenda em um cano, não é isso?
Se for isso, é falta de lubrificação na luva do cardã, é só mandar engraxar as luvas que o barulho some, aproveita e engraxa as cruzetas tbm.

[]s
(DU)

Tranquilo
22/09/2016, 09:38
EDuarte.
As cruzetas originais e luvas não tem graxeira?
Pergunto isso pelo fato de não encontrar graxeira nas luvas dianteira e traseira, bem como nas cruzetas dianteiras.

Abraço!

EDuarte
22/09/2016, 09:53
EDuarte.
As cruzetas originais e luvas não tem graxeira?
Pergunto isso pelo fato de não encontrar graxeira nas luvas dianteira e traseira, bem como nas cruzetas dianteiras.

Abraço!

As luvas tem graxeira, se estiverem sem é pq quebraram.
As cruzetas algumas tem graxeira outras não, se for trocar, opte pelas que tem graxeira.

[]s
(DU)

Tranquilo
22/09/2016, 10:20
As luvas tem graxeira, se estiverem sem é pq quebraram.
As cruzetas algumas tem graxeira outras não, se for trocar, opte pelas que tem graxeira.

[]s
(DU)


Opa, sendo assim vou tratar de consertar as graxeiras das luvas e lubrificar/revisar cruzetas e luvas dianteiras e traseiras.

Assim que revisar, confirmo se o plim plim... parou!

Obrigado amigos!

Abraço.