PDA

Ver Versão Completa : Ranger 2001 (motor maxion HS 2.5) retificar ou não retificar?

rvcarvalho
30/08/2016, 08:58
Olá pessoal,

sou novo no forum e sem experiência nenhuma com motor, ou seja um prato cheio pra "mecânicos" oportunistas.
Estou com um baita problema com uma Ranger que meu pai comprou não faz um ano. O possante é uma Ranger 2001 2.5 TB motor Maxion HS original com revisões feitas somente na concecionaria(motor nunca foi aberto).

Já tive várias dores de cabeça com problemas de vazamento de óleo e de motor de partida que foram me broxando quanto ao carro, mas a última e mais grave aconteceu semana passada. Na estrada a ranger superaqueceu, o marcador não indicou o aquecimento e ela simplesmente parou (depois de um barulho estranho no motor).
Levamos em um mecânico que abriu o motor e disse que o prejuizo seria grande pois entrou água no motor que danificou as camisas dos pistões (arranharam 3 dos 4), com isso teríamos que retificar o motor e trocar as bombas/mangueiras e que o ultimo serviço que ele fez desse motor saiu em torno de 15 mil (mais da metade do que meu pai pagou nela). O mecânico ficou de passar o orçamento preciso ainda hoje.

A dúvida é: Vale a pena fazer o serviço (por esse preço)? tem como eu comprar um motor novo (parcial) mais barato? Devo mandar o mecânico procurar outro troxa? jogo o carro num barranco? ou dou para um ferro velho?
Vale lembrar que não conheço de mecânica e infelizmente não tenho indicação de mecânicos "confiáveis"....

Segue as fotos que tirei do estrago!

Todas as dicas são bem vindas... obrigado!

Rafael

535159535160535161535162

Ricardo01
30/08/2016, 10:04
muito complicada essa situaçao, estou pensando em comprar uma ranger com esse motor ou uma s10 2.4 a gasolina. mas meu medo é justamente um emprevisto.. mas sobre o seu caso, nao estar muito alto nao esse valor?? ele falou tudo que precisa trocar??

mfdomingues
30/08/2016, 10:10
Rafael, bom dia.

Cara, que prejuízo, vejo daqui que a junta foi para o espaço e água desceu para o bloco.

Enfim, vamos por parte Jack, comigo aconteceu algo muito, mas, muito parecido, meu motor estava meia boca quando comprei e um belo dia faltou água (vacilei e uma mangueira rompeu), bom, fiz o cabeçote e ficou ohhhh uma merda, andei e pouco tempo depois o primeiro pistão arrebentou, destruindo a camisa. Enfim, agora não tinha mais jeito e tinha que fazer a parte de baixo toda. Veja minha viatura não é uma ranger e meu motor não é o máxxion é um Mazda, onde as peças são muito mais raras, e algumas até mais caras, gastei R$ 5.500,00 no bloco e R$ 2.500,00 no cabeçote, isto com mão de obra.

Claro que o cabeçote (descobri depois) não poderia ter sido retificado, pois, estava na ultima medida e o desbaste de 0,75mm não é suportado, paguei mais R$ 1.500,00 por um cabeçote chinês. Ou seja, por baixo ficou R$ 9.500,00, por este preço encontrei o motoro parcial novo. O seu pelo que pude ver, saíra parcial coisa de R$ 9.000,00 (procure no ML).

Soma-se ai cabeçote e mão de obra, vai mais uns R$ 4.500,00.

Contudo, creio que se você garimpar as peças, ai sim, saíra muito mais barato. Veja na retifica cobraram R$ 2.500,00 no no virabrequim (usado e retificado) procurei em vários locais e consegui comprar um por R$ 1.000,00 o cara cobrou mais R$ 500,00 para retificar.

O mesmo vale para os pistões, os caras queriam R$ 2.000,00 em pistões que nem lembro a marca, procurei muito e encontrei os takao por R$ 1.400,00, mas procurei mais ainda e encontrei metal leve por R$ 1.100,00.

Ou seja, resumindo, esse valor de R$ 15.000,00 é o valor relativamente alto, mas, não queira baixar para a metade do preço que não rola, você vai pagar R$ 15.000,00 pela comodidade. A questão toda é se você tem tempo de procurar as peças, se tiver eu lhe digo para ir atrás, caso contrário vai sair caro mesmo (paga pelo conforto).

Quanto se desfazer da viatura, bom, vamos em partes, porque ela aqueceu? Vocês verificaram radiador, fluído, mangueiras etc antes de sair? A minha quando aqueceu da primeira vez, eu mesmo não pude culpar o motor, afinal, estava sem água e eu não olhei na pressa, poxa, como se faz isto com motor (só anda sem água motor de fusca, gol batedeira, kombi etc). Outra coisa, mostrar de temperatura do painel são poucos o que funcionam a contento, na minha mesmo é mandatório, coloca o auxiliar, porque o original não vai lhe ajudar em nada. Eles são programados para dar uma certa segurança ao motorista, ou seja, ele sobe até o meio e para 1mm abaixo, mas o motor está trabalhando e a temperatura lá embaixo vai variando e muito a fábrica o configura e nesta configuração você se lasca.

Jogar o carro no barranco no mínimo é poluir o meio ambiente, agora que ta feito, pensa um pouco (na hora que acontece da vontade de jogar gasolina e tascar fogo), se tentar vender assim vai perder muita grana, todo mundo vai dizer "só pelo trabalho não compensa", "vou te fazer um favor"....

Boa sorte

blackbr1
30/08/2016, 16:29
Caro Rvcarvalho,

Sinto muito pelo que aconteceu com a viatura. Eu tenho uma igual.
Acho complicado dar minha opinião mas o colega mfdomingues descreveu bem a experiencia em problema similar, ou paga pelo conforto ou procura as peças, mas antes de pensar em apenas nisso, temos que levar em consideração porque voce comprou o carro? puxar carga ou lazer? quanto tempo quer ficar com ela ?

Não sei quanto pagou por ela, quanto já gastou em manutenção e quanto ainda vai gastar. O que posso te garantir é que a manutenção dela é simples, lendo um pouco o forum voce encontraria diversas dicas para identificar futuros problemas, o que eu ficaria de olho, o kit de embreagem (R$ +/- 2500) e a Direção hidraúlica ( > R$ 2000).

Colocando esses valores no papel+respostas das perguntas acima, voce terá uma clara visão do que te espera no futuro, por outro lado, se decidir por arrumar o carro, provavelmente vai ter um carro zerado que poderá rodar ainda por muito tempo. Desistir agora???? Não sei, eu acho que não.

e digo mais... com essa crise, quem fecha um negócio de 15 mil todo dia? negocia muito esse valor ai, com certeza mesmo pagando pelo conforto, tem gente disposta a fechar um negócio desse e por menor valor... só depende de tempo para procurar.

espero ter ajudado,
abs,
Black

sallespickup
30/08/2016, 17:54
eu faria o seu, até por causa de identificação, agora 15 mil o cara ta louco, com 7 faz tranquilo, e numa retifica uns 8500 parcelados em 6 vezes, procura essa retifica Home - Retifica Ideal (http://www.retificaideal.com.br/) eles são bons e com bons preços, e de preferencia por fazer o seu mesmo, eles devem ter um a base de troca ja pronto, mais ai tem de cadastrar e coisa e tal eu prefiro sempre o original do carro principalmente se nunca foi aberto como disse
agora esse motor não adianta fazer meia sola, por exemplo só encamisar e fazer o cabeçote, ele é meio chatinho, então faz completo e bem feito que não tera problemas por anos, e revise radiador e bomba da agua tb

leoss
31/08/2016, 08:03
Amigo,esse motor cumpre seu papel muito bem, é muito bom e muito simples de fazer manutenção!!
Tem que ver o que ocasionou esse aquecimento, como já foi dito acima pelo nosso amigo.
agora 15 mil pra fazer esse motor esse mecânico tá completamente doido, sem noção da realidade.
esse motor vai gastar numa retifica a faixa de 7 a 8.500 mil como muito bem dito pelo salles.
Quer economizar mais ainda? Procure um distribuidor mwm em sua região e compre as peças você mesmo, na maioria das vezes os distribuidores vendem peças originais com preços bem mais baixos que as auto peças e retificas. Voçê compraria as peças e pagaria só a Mão de obra do mecânico pra montar.
Voçê não disse qual o tipo de uso voçê e seu pai fazem na picape, mas se pretendem ficar com ela por mais tempo compensa SIM, fazer o motor, pois depois de feito vão rodar muuuito ainda.

Só pra ter idéia de como está fora da realidade, aqui em São Paulo se acha esse motor pra vender em retificas, revisado e com garantia de 10 a 13 mil.

leoss
31/08/2016, 08:08
ah e fale isso a ele pra ele saber que vc tem noção de preços de mercado, pra ver qe vc nao é bobo.
faça a proposta de voçê garimpar as peças e ele só cobrar mao de obra, se ele nao aceitar essa proposta ou nao reduzir esse preço em pelo menos 40% coloque sua picape num guincho e tire da oficina dele

rvcarvalho
31/08/2016, 10:15
Olá pessoal.... muito obrigado pelas dicas!!

Estive ontem com o mecânico e ele me passou uma lista de peças que estarei garimpando pra ver se consigo mais barato conforme sugerido por vocês (é melhor gastar um pouco do meu tempo do que muito do meu dinheiro).

Ele me falou que o problema foi um vazamento na junta da bomba d'agua e a oxidação do termostato (que por esse motivo não marcou o aquecimento do motor). Além disso, ele achou vazamento de óleo em 2 selos do motor. O serviço de retífica vai ficar em 1300 (sem as peças, só usinagem) e a mão de obra do mecânico 2200 (só aí são R$3500,00 sem peças). O que vocês acham desse valor? tá dentro do mercado?

Quanto a me desfazer dela, acho que vai ser dificil... meu pai pegou amor e não quer largar, o jeito vai ser continuar com a onça e aguentar o rojão. Usamos a ranger apenas pra pescarias ou pra ir em alguma chácara (o que não é muito frequente), ou quando não tem nenhum carro disponível em casa.

Como moro em Goiânia, fico limitado a fazer o serviço por aqui. Entretanto, vou procurar peças online e em outros estados pra saber se consigo mais barato. Uma sugestão dada pelo mecânico foi achar a parcial do motor original o que talvez deixaria o serviço mais barato. Porém aqui em Goiânia eu não acho essa parcial, e penso que comprar um motor usado é uma robada e pode me trazer mais prejuizos. Aceito sujestões de auto-peças.

Abraços,

Rafael

sallespickup
31/08/2016, 10:54
2200 ta na media, pois pra retirar esse motor ja é um rolo, ai montar tudo certinho.... e qual a referencia vc tem dele a nivel de conhecimento?? ja fez um motor desses pra algum conhecido??? , se as referencias forem boas, ta no caminho certo, troque os pistóes, jogo de juntas aneis bronzinas de biela e de mancal uma bomba da agua nova, a termostatica e mande revisar o radiador, na retifica vai fazer o virabrequim, encamisar o bloco, não deixe ninguem fazer a linha de mancais, afinal ele não fundiu o vira, e quando mexe nisso mexe na altura dos pistões e se o mecanico não for um bom conhecedor da merd..., e troque todos os selos do motor e por ultimo e mais importante fazer o cabeçote muito bem feiro e revisar os bicos, afinal sofreram aquecimento

mfdomingues
31/08/2016, 11:19
2200 ta na media, pois pra retirar esse motor ja é um rolo, ai montar tudo certinho.... e qual a referencia vc tem dele a nivel de conhecimento?? ja fez um motor desses pra algum conhecido??? , se as referencias forem boas, ta no caminho certo, troque os pistóes, jogo de juntas aneis bronzinas de biela e de mancal uma bomba da agua nova, a termostatica e mande revisar o radiador, na retifica vai fazer o virabrequim, encamisar o bloco, não deixe ninguem fazer a linha de mancais, afinal ele não fundiu o vira, e quando mexe nisso mexe na altura dos pistões e se o mecanico não for um bom conhecedor da merd..., e troque todos os selos do motor e por ultimo e mais importante fazer o cabeçote muito bem feiro e revisar os bicos, afinal sofreram aquecimento

Salles, uma dúvida, esse cabeçote da quantas retificas? Qual o desbaste máximo que ele suporta?

Ele é de alumínio ou aço?

Valeu.

PS: Estou para marcar de ir lá levar a minha bomba para você ver mas, estou meio enrolado, logo menos agendo contigo.

rvcarvalho
31/08/2016, 11:21
Olá Salles,

a referência dele vem de outro mecânico que revisa os nossos carros pequenos (mas não mexe com camionente). Logo, não tenho conhecidos que tenham feito esse tipo de serviço com ele.

O serviço de usinagem na retífica ficou assim:
Encamisar cilindros; Embuchar e mandrilhar comando; Mandrilhar e rebaixar mancais; Retificar e brunir cilindros; Reabrir cilindros; Polir virabrequim, Embuchar e mandrilhar bielas; Polir comando de valvulas; Lavagem quimica

Já as peças foram:
1 - bomba de óleo
1 - bomba d'Água
8 - pastilha da cabeça da válvula
8 - filtro de óleo 15w40 extra turbo
1 - filtro de óleo do motor
1 - filtro de ar
1 - filtro de combustível
1 - retentor do mancal traseiro
1 - tensor do ar condicionado
1 - Correia do ar condicionado
1 - rolamento da polía loca da hélice
2 - silicone 598
1 - trocador de calor do motor
1 - luctati 277
5 - aditivo
1 - Hidráulico
1 - viscose da hélice
2 - fusível do trocador de calor
1 - jogo de junta do motor
4 - selo do bloco
1 - jogo de arruela de encosto (std)
1 - jogo de bronzina de biela (std)
1 - jogo de bronzina de mancal (std)
1 - pc bucha de biela
1 - jogo de bucha do comando
1 - kit standard P-9071 (provavelmente é o kit de pistão)

Como não entendo de mecânica, estou acreditando que é só isso. Eu dei uma pesquisada no representante da MWM aqui em Goiânia e ele me passou que a parcial desse motor sai em torno de R$ 8.900,00 e só o bloco sai R$ 4.400,00. Estou esperando ele me mandar o orçamento completo (com valores) pra ver o que compensa fazer.... Alguma sugestão?

Abraços,

Rafael

sallespickup
31/08/2016, 12:11
mandrilar e rebaixar mancais é o que eu falei que não faria de jeito nenhum, ja o vira estão querendo só polir, tem de conversar com a retifica e ver se esta na tolerancia,
lembrei de um colega que tinha uma s10 e comprou peças , ele tem pistões e aneis originais e as camisas, faz $1500, ve o preço no distribuidor se aqui for mais barato, vai gastar apenas com correio pra levar pra ai

sallespickup
31/08/2016, 12:20
Salles, uma dúvida, esse cabeçote da quantas retificas? Qual o desbaste máximo que ele suporta?

Ele é de alumínio ou aço?

Valeu.

PS: Estou para marcar de ir lá levar a minha bomba para você ver mas, estou meio enrolado, logo menos agendo contigo.

cabeçote é de aluminio se bem lembro, agora quanto que ele pode abaixar só vendo tabela na retifica

e como tem meu email é só me dar um toque quando for vir

abs carlos

sallespickup@gmail.com

mfdomingues
31/08/2016, 13:56
cabeçote é de aluminio se bem lembro, agora quanto que ele pode abaixar só vendo tabela na retifica

e como tem meu email é só me dar um toque quando for vir

abs carlos

sallespickup@gmail.com

O meu cabeçote é de alumínio a tabela da retifica poderia baixar até 0,75mm, bom, foi para quanto ele baixou, contudo, não ficou bom, jogava água para fora.

Depois de muito pesquisar descobrir que ele pode baixar só até 0,50mm, troquei o cabeçote e parou de jogar água para fora.

Fica tranquilo que tenho seu e-mail guardado aqui.

leoss
31/08/2016, 13:56
detalhe que em paralelo com o forum que é rico em informações e fontes e só tem feras, tem tambem o grupo do watsapp qe tambem ajuda, se quiser entre no topico pra deixar o numero que o pessoal te adicona se for do teu interess..
Mas está no caminho certo, sempre consulte o forum antes de qualquer decisão sobre esse assunto, assim estaras sempre fazendo o certo, pois so vais ter boas opinioes.

sallespickup
31/08/2016, 14:16
O meu cabeçote é de alumínio a tabela da retifica poderia baixar até 0,75mm, bom, foi para quanto ele baixou, contudo, não ficou bom, jogava água para fora.

Depois de muito pesquisar descobrir que ele pode baixar só até 0,50mm, troquei o cabeçote e parou de jogar água para fora.

Fica tranquilo que tenho seu e-mail guardado aqui.

ai falta malandragem do mecanico, eu montava muito kombi diesel, e como o 2.5 é por assim dizer uma "Evolução" do da kombi, então da certo tb, quando o cabeçote fica baixo, é simples vc baixa a cabeça do pistão na mesma proporção, então se o cabeçote estava com 0.75 rebaixa nos 4 pistões a mesma coisa, ficando assim a mesma taxa e não esquenta, agora se jogava agua pra fora ai era trinca e não tem jeito, pra vc ter ideia eu tinha uma pampa com motor kombi diesel, quando é da gente e a Mão de obra tb ai se faz umas coisas meio mandrakes rsrsr, eu tinha 3 motores desmontados, vendi 2 cabeçotes que eram bons de medidas e o que sobrou ja tava com 101.5 , lembrando que o minimo em tese seria 102, comprei valvulas novas e mandei fazer o cabeçote, que só pra constar estava empenado, então iria pra 101.2 mais ou menos, resultado montei um bloco em 3 horas com peças tudo de escolha, só bronzinas e aneis novos, baixei os pistões em 1.5 mm e o resultado foi até bem bom rsrsr rodei 100 mil km sem mexer e sem baixar agua ou oleo, só tirei pois a bomba injetora que era velha tb, só bicos novos, ai ela começou a ficar ruim e acabei por tirar o motor, com ele fora fiz a bomba e vendi pra uma kombi que até onde sei ainda ta andando...., ja faz 3 anos

mfdomingues
31/08/2016, 14:23
ai falta malandragem do mecanico, eu montava muito kombi diesel, e como o 2.5 é por assim dizer uma "Evolução" do da kombi, então da certo tb, quando o cabeçote fica baixo, é simples vc baixa a cabeça do pistão na mesma proporção, então se o cabeçote estava com 0.75 rebaixa nos 4 pistões a mesma coisa, ficando assim a mesma taxa e não esquenta, agora se jogava agua pra fora ai era trinca e não tem jeito, pra vc ter ideia eu tinha uma pampa com motor kombi diesel, quando é da gente e a Mão de obra tb ai se faz umas coisas meio mandrakes rsrsr, eu tinha 3 motores desmontados, vendi 2 cabeçotes que eram bons de medidas e o que sobrou ja tava com 101.5 , lembrando que o minimo em tese seria 102, comprei valvulas novas e mandei fazer o cabeçote, que só pra constar estava empenado, então iria pra 101.2 mais ou menos, resultado montei um bloco em 3 horas com peças tudo de escolha, só bronzinas e aneis novos, baixei os pistões em 1.5 mm e o resultado foi até bem bom rsrsr rodei 100 mil km sem mexer e sem baixar agua ou oleo, só tirei pois a bomba injetora que era velha tb, só bicos novos, ai ela começou a ficar ruim e acabei por tirar o motor, com ele fora fiz a bomba e vendi pra uma kombi que até onde sei ainda ta andando...., ja faz 3 anos

Então o cara baixou o pistão também, mas na verdade acho que o problema era trinca ou melhor micro-fissura na sede de alguma válvula em local que não dava para ser visto e corrigido.

Enfim, segue o jogo aqui na ranger do nosso amigo...

sallespickup
31/08/2016, 15:41
rsrsrsr, se joga agua pra cima é trinca, tem de mandar fazer teste de trinca antes de fazer o cabeçote, assim não joga dinheiro fora

mfdomingues
31/08/2016, 15:47
rsrsrsr, se joga agua pra cima é trinca, tem de mandar fazer teste de trinca antes de fazer o cabeçote, assim não joga dinheiro fora

Fiz todos os testes em duas retificas diferentes, não localizaram a trinca, mas jogava água....inclusive na segunda retifica o cara da primeira pagou.

Só resolveu trocando o cabeçote, agora ta show.

Dizem que era uma micro fissura em local que não dava para detectar mesmo aquecido e mesmo com raio x. Ai também fica complicado.

LUIZ170686
31/08/2016, 16:38
Rvcarvalho, vou contar minha experiência em questão de retífica. no meu caso foi um gol (1.nada) 2007, nessa mesma época no ano passado tive um desprazer que aconteceu pela primeira vez comigo, fundiu o motor. cara é chato pra caramba essas coisas a gente desanima pra cara..., e foi parecido com seu relato pois foram coisinhas que foram aparecendo e me chateando até chegar no ponto máximo.... e eu me considero um cara cuidadoso que sempre faço manutenção certinho, só usava óleo sintético nele. qualquer barulho sempre corria ver e me acontece uma dessas. sou segundo dono do carro comprei ele em 2010 com 55 mil km. minha vontade era igual a sua de tacar fogo em tudo. mas vamos lá. no meu motor aconteceu um troço de louco. fui dar a partida pela manhã e ele deu um estalo de ferro com ferro, a partir dai começou a girar leve como se tivesse sem compressão no motor. encurtando a história ele caiu/quebrou um válvula. a qual pra minha sorte caiu atravessada na cabeça do pistão e além de riscar a cabeça do mesmo também fez um furo no cabeçote impossibilitando o mesmo de ser retificado pois daria vazamento. resumo da ópera:

Primeiro: meu mecânico também disse que era melhor comprar um motor parcial novo, pois tinha uma promoção na vw aqui da minha cidade, e tinha motor parcial 1.0 por 6mil e uns quebrados, o meu ficaria total 5,5 mil. como disse o Salles não embarca nessa pois tem que mexer com detran e vistoria veicular que é um saco...pelo menos aqui é coisa pra ano de trabalho entre indas e vindas de detran e afins. sem contar que o meu ainda era motor zero na ccs, motor usado eu não iria nem a pau, pois qualquer motor em final de vida com óleo grosso e um cacho de banana dentro roda mais os 6 meses de garantia, e ai é outra bomba na sua mão, além de tbm envolver documentação pra acertar. não caia nessa de motor "usado revisado" que é engodo.

segundo: faça o motor completo pois o meu o mecânico disse que se eu quisesse ele montaria com a parte de baixo sem mexer, pois "talvez" funcionaria bem. mas talvez??? eu prefiri não arriscar e não me arrependo. tenho relatos de amigos que fizeram só cabeçote e foi mais um par de quilômetros a parte de baixo arregou...

terceiro: se tiver tempo vá atrás das peças e retífica, porque eu tenho plena certeza de que fui passado pra trás nisso. pois meu motor ao total ficou 5,5 mil. mao de obra 900,00 + 1500,00 cabeçote completo retificado + 2500,00 de pistão anéis bombas d'água e óleo e etc.. e mais 600 de retífica. porém eu não tinha tempo disponível. e na hora a gente fica tão atordoado que vc acaba nem ligando, só depois que a gente se dá conta que foi passado pra trás.

quarto: cara minha preferência depois desse carro será por zero km, não que o zero não dê problemas. mas carro usado eu to fora, esse meu mesmo deu esse problema com 91 mil km. mas eu duvido que esse carro tenha só essa km. porque o dono anterior tem que ter ralado muito ele pra ter batido motor com essa km (e comprado de garagem aqui conhecida, carro tirado em concessionária de cidade vizinha com manual e td mais comprovando que sou segundo dono). bom fora isso fiz o carro todo. portanto só vou sair dele pra um zero. sei lá quando mas vai ser.

mas não desanima não cara, vai em frente que no fim da certo. entendo o que vc tá passando ai, força. desculpa o relato enorme, mas é pra vc ver que não é só com vc que isso acontece.

Abraços

rvcarvalho
31/08/2016, 18:00
Voltei agora do mecânico.... ele falou que tinha esquecido de passar o orçamento do cabeçote, mas pelo que ele viu acha que talvez tenha que trocar o cabeçote todo pois os danos estão superiores ao que retífica consegue rebaixar (Será?!). Vou aguardar o segundo orçamento. Até agora o prejuizo tá em R$3500,00 em mão de obra e 6400,00 em peças (sem considerar o cabeçote). Vou tentar cotar os preços no paralelo como vocês me indicaram pra ver se baixo um pouco... mas tá sofrido!!!

Salles, bem lembrado o lance de mandrilar e rebaixar mancais, vou conversar com o mecânico sobre a necessidade de se fazer isso e seguir seu conselho. Como o motor nunca foi mexido (primeira retífica) creio que ele esteja na tolerância, mas vou levantar essa questão. Quanto ao kit (pistões, aneis e camisas) ele aqui tá 1600 (segundo o orçamento dele)... a diferença é pouca para o trabalho de mandar trazer, mas mesmo assim obrigado pela oferta!!

Leoss Valeu pela dica do grupo do whatsapp.... posso mandar meu nr. pra você ou vou pelo fórum no tópico do grupo whatsapp?

Luiz, eu realmente sei o que sente, por mim arrumava a onça e passava pra frente.... mas como é do meu pai e ele pegou amor... agora é juntar os prejuizos e deixar o velho feliz!!

Obrigado pessoal pelas dicas... vou postando as atualizações dessa minha jornada e solicitando a opinião de vocês!!

Abraços,

Rafael

Francisco Casal
31/08/2016, 21:37
Rvcarvalho, amigo não vale a pena fazer o motor e vender, pois esse dinheiro gasto será em vão (mesma coisa que vender precisando retífica). Faz o motor com calma direitinho seguindo as orientações do pessoal aqui do fórum que dará tudo certo. Como e Leoss disse, esse motor em perfeito estado roda no minimo 400 mil kms seguindo as revisões e mantendo ele em ordem.

Sonhador
01/09/2016, 08:18
Ja fez um segundo orçamento em alguma Retifica? ou alguma Boa Oficina que mexa com esse Motor??

rvcarvalho
01/09/2016, 10:03
Olá Francisco, É o que vou fazer.... não adianta gastar tudo isso sendo que o valor de revenda não cobre o prejuizo. Além do mais, meu pai não quer vender.... então vamos mesmo retificar e ter mais cuidado com a onça.

Sonhador, eu não fiz orçamento em outros lugares, achei a lojistica meio complicado pra mandar pra outro mecânico já que a Ranger tá desmontada e o motor aberto. Para um orçamento de mecânica eu teria que guinchar pra outra oficina (gastando mais ainda). Como o pessoal aqui do forum falou que a mão de obra tá na média, achei por bem continuar lá. Agora você tá certo, vou questionar o mecânico sobre fazer orçamento em outras retíficas (já que é mais fácil levar/trazer só o motor) e ver o que ele diz.

Novidades eu vou postando aqui... obrigado amigos!

Abraços,

Rafael

Francisco Casal
01/09/2016, 13:25
Boa tarde.
Rafael, é isso ai mesmo, pesquise, questione o mecânico e não se esqueça. Em tempos de crise não é todos que vão fazer um negócio dessas proporções como ja foi dito aqui. Se o mecânico ou a retífica não abaixa o valor, pechincha o prazo de pagamento, divida em algumas veses o valor. Valor das peças e mão de obra pra ser sincero esta mais ou menos de acordo. E outra, esse motor é mto bom, segundo alguns foristas melhor que a própria ranger.
Abraço e sorte na empreitada!

Walter da Camper
01/09/2016, 13:51
Salles, esse macete de rebaixar os pistões é para os casos em que não existem opções de espessura de junta. Confere?
A maioria dos motores diesel tem 3 ou 4 juntas de cabeçote de alturas diferentes, que são identificadas como 1 pic, 2 pic, ... de acordo com a quantidade de picotes ou furos existentes numa das extremidades.

535394

Walter da Camper
01/09/2016, 14:02
Comprar as peças por conta própria e mandar o bloco para a retífica sempre sai mais barato, mas existe um risco.
Se der algum problema no serviço, o mecânico vai botar a culpa na retífica e a retífica vai botar a culpa na qualidade das peças.
e você fica no meio de um empurra-empurra do car@lh0 e tem que engolir o prejú. Já vi isso acontecer.
Quando se combina todo o serviço e peças com a mesma oficina (que escolherá a retífica), ela não tem como se eximir de prestar garantia do resultado final.

LUIZ170686
01/09/2016, 15:46
Isso que o Walter falou tbm é vdd, se vc compra peças e serviços "por fora" e der problema em alguma peça ou serviço executado pela retífica o que o mecânico vai fazer é desmontar e jogar na sua mão pra resolver. pois vai falar que vc quem comprou a peça ou vc quem mandou fazer a retífica...ele vai falar que só dá garantia contra defeito ocasionado pela montagem (o que cá entre nós nunca vai acontecer pois eles sempre arrumam um jeito de sair fora e colocar a culpa em peça ou outra coisa qualquer) tem que tomar cuidado.

sallespickup
02/09/2016, 00:10
Salles, esse macete de rebaixar os pistões é para os casos em que não existem opções de espessura de junta. Confere?
A maioria dos motores diesel tem 3 ou 4 juntas de cabeçote de alturas diferentes, que são identificadas como 1 pic, 2 pic, ... de acordo com a quantidade de picotes ou furos existentes numa das extremidades.

535394

depois que abaixa do minimo não tem junta que compense originalmente, tem uns caras que fazem sob medida, mais a unica vez que fiz foi uma H100 e deu pau

sallespickup
02/09/2016, 00:13
com peças novas de qualidade, não tem xabú, e deixe o mecanico levar na retifica que ele conhece e confia, ai não fica esse jogo de empura, pois vc comprou peças originais, ou de qualidade tipo metal leve cofap etc, eu compraria internacional, que é a dona da maxion atualmente, e a MO e a retifica o cara que se entenda...

leoss
02/09/2016, 07:39
com peças novas de qualidade, não tem xabú, e deixe o mecanico levar na retifica que ele conhece e confia, ai não fica esse jogo de empura, pois vc comprou peças originais, ou de qualidade tipo metal leve cofap etc, eu compraria internacional, que é a dona da maxion atualmente, e a MO e a retifica o cara que se entenda...

salles vc falou exatamente o que eu ia falar, se comprar peças originais na mwm/internacional (que muitas vezes sai mais barato que nas auto peças e retificas), e mandar na retifica qe o mecanico trabalha em parceria, nao tem como dar xabú.
e outra PAGAR 15 MIL numa retifica de um hsd, pq ''talvez, se der algum problema o mecanico nao vai segurar a bucha'' nao da.
de 7 a 8,5 faz tranquilo esse servico..
amigo entra no topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/157151-grupo-whatsapp-para-rangeiros.html e deixa seu numero qe a galera add...
Ford Abraço

rvcarvalho
02/09/2016, 09:41
Olá pessoal,

Ontem foi tenso na oficina.... o cabeçote foi condenado pelo mecânico. Ele sugeriu fazer o enchimento do mesmo pra fazer a retífica, mas que ele preferiria um novo (só que um novo custa R$5000,00). Fiquei receoso justamente pelo que o Walter falou, mas estou ficando sem opções e o jeito é confiar no mecâncio (que ao menos se garantiu em relação ao serviço dele e da retífica, por ser de confiança do próprio).

Como o salles e o leoss sugeriram, estou só buscando peças originais (MWM/internacional) e esse vai ser meu argumento caso futuro problema venha acontecer e o mecânico tirar o dele da reta. Mas acho que ele não faria isso, parece ser um cara sério e com 25 anos com a mesma oficina, só mexendo em motor de camionete. Além do mais, ele não tá me pressionando, ao contrario, está me deixando a vontade pra fazer o serviço quando e da forma que eu quiser (e que meu bolso permitir).

Um up-date do prejuizo:
Peças: R$6.366,00
Mecânica: R$2.200,00
Usinagem do motor: R$1.300,00
Retífica do cabeçote: R$1.340,00

E aí, o que vocês acham?

Abraços,

Rafael

leoss
02/09/2016, 09:47
Olá pessoal,

Ontem foi tenso na oficina.... o cabeçote foi condenado pelo mecânico. Ele sugeriu fazer o enchimento do mesmo pra fazer a retífica, mas que ele preferiria um novo (só que um novo custa R$5000,00). Fiquei receoso justamente pelo que o Walter falou, mas estou ficando sem opções e o jeito é confiar no mecâncio (que ao menos se garantiu em relação ao serviço dele e da retífica, por ser de confiança do próprio).

Como o salles e o leoss sugeriram, estou só buscando peças originais (MWM/internacional) e esse vai ser meu argumento caso futuro problema venha acontecer e o mecânico tirar o dele da reta. Mas acho que ele não faria isso, parece ser um cara sério e com 25 anos com a mesma oficina, só mexendo em motor de camionete. Além do mais, ele não tá me pressionando, ao contrario, está me deixando a vontade pra fazer o serviço quando e da forma que eu quiser (e que meu bolso permitir).

Um up-date do prejuizo:
Peças: R$6.366,00
Mecânica: R$2.200,00
Usinagem do motor: R$1.300,00
Retífica do cabeçote: R$1.340,00

E aí, o que vocês acham?

Abraços,

Rafael
amigo que bom que esta andando o processo.
usinagem do bloco e retifica do cabeçote ta meio puxado ainda e as peças da pra baixar mais um pouco

leoss
02/09/2016, 09:49
Empresa:Auto Americano S/A Distribuidor de Peças - Goiânia/GOE-mail:goger@autoamericano.com.brWebsite:www.autoame ricano.com.br (http://www.autoamericano.com.br/)Endereço:Av. Anhanguera, 8.381 Qd. 100 Lt. 05Bairro:Setor CampinasTelefone:(62) 4012-2000Opções de atuação:Distribuidor de Peças Genuínas
Empresa:Dablio Diesel Ltda.E-mail:everdiesel@everdiesel.com.brWebsite:www.everd iesel.com.br (http://www.everdiesel.com.br/)Endereço:Av. Bandeirantes, 300 - Qd. 85 Lt. 06-EBairro:IpirangaTelefone:(62) 3297-1977Opções de atuação:Distribuidor de Peças Genuínas, Serviço Autorizado, Centro de Reparação de Motores (Retífica)
Empresa:Distribuidora Automotiva S/AE-mail:indiara.valerio@distribuidora.com.brWebsite:w ww.distribuidora.com.br (http://www.distribuidora.com.br/)Endereço:Av. Central CPTO 197 Lote 7Bairro:Setor EmpresarialTelefone:(62) 3605-0900Opções de atuação:Distribuidor de Peças Genuínas
Empresa:Dultra Caminhões Peças e ServiçosE-mail:dultracaminhoes@hotmail.comEndereço:Rua Conde Crespi, 619Bairro:Pq. Industrial PaulistaTelefone:(62) 3932-6101Opções de atuação:Distribuidor de Peças Genuínas
Empresa:JS Distribuidora de Peças S/A - GoiâniaE-mail:js.goiania@jspecas.com.brWebsite:www.jspecas. com.br (http://www.jspecas.com.br/)Endereço:Av. Anhanguera, Qd. 580, s/ nºBairro:AeroviárioTelefone:(62) 4005-8787Opções de atuação:Distribuidor de Peças Genuínas
Empresa:Navesa Nacional de Veículos LtdaE-mail:belmiro@navesa.com.brWebsite:www.navesa.com.b r (http://www.navesa.com.br/)Endereço:Av. Castelo Branco, 3.081Bairro:Setor CampinasTelefone:(62) 3018-1212Opções de atuação:Distribuidor de Peças Genuínas
Empresa:Tractortem Dist. e Imp. de PeçasEndereço:AVENIDA CONSOLAÇAO - QD 31 - LT 23, nº 683Bairro:Cidade JardimTelefone:(62) 4006-8888Opções de atuação:Distribuidor de Peças Genuínas

todos contatos de peças originais na sua regiao se tiver algum cnoj sai mais em conta ainda liga neles da uma pesquisada que consegue baixar mais ainda os preço de peças

Sonhador
03/09/2016, 14:54
Rafael

Tenho uma hilux Gasolina e quando precisei fazer o motor , acabei escolhendo uma retifica que e referencia na cidade , pois muita gente falou que não retificaria motor porque nem sempre fica bom , e eles desmontaram , compraram as peças com fornecedores da retifica, montaram e me entregaram com a garantia deles , poucas peças que eles não conseguiram com fornecedores ,eu consegui na autorizada com descontos ...que acabou ate mais barato do que paralelas.
Acabei Gastanto um pouco mais ...mas para mim... foi o valor da tranquilidade , o medo de ter outros problemas .
O Mecanico que diagnosticou o Problema do motor , ele mesmo que sugeriu que fosse feito em uma retifica. assim tbem tive economia na montagem e desmontagem e outras coisas,
Por sugestão da retifica foi trocado a embreagem que ainda rodaria algum tempo , mas aproveitando ja tudo desmontado eles trocariam sem custo.

sallespickup
04/09/2016, 09:43
Rafael, em motores diesel que tem vela aquecedora, e portanto que usam anti camara de explosão o cabeçote é a alma do negocio, se o cabeçote esta morto, aconselho a compra de um novo mesmo que seja uns chineses existentes agora do HSD nunca montei mais das L200 que daõ problemas pacas ta indo bem segue http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705834096-cabecote-maxion-hsd-25-diesel-novo-wm-auto-parts-_JM
lembrando que tem de comprar as valvulas novas ainda

Francisco Casal
05/09/2016, 22:14
Rafael, A quantas anda o processo?? Também pensaria bem na troca do cabeçote, pois ele meio pau o motor pode não funcionar corretamente!!

rvcarvalho
06/09/2016, 09:38
Olá pessoal,

deculpem o sumiço, estive ocupado com trabalho e deixei a Ranger um pouco de lado....

Mas vamos ao up-date:

Cotei as peças em diferentes lugares e hoje devo confrontar uma distribuidora pra ver se eles cobrem as ofertas dos outros.... mas se considerar todos os preços baixos de peças, o prejuizo (de peças) vai pra R$4900,00 (um grande avanço). Obrigado Leoss pelos links dos representantes MWM em Goiânia.

Quanto ao cabeçote, vou seguir o conselho do Francisco e do Salles... vou partir para um cabeçote novo. Encontrei um zero a R$1400,00 (segundo o vendedor) vou me certificar se é original (MWM) e se for vou fechar com ele (já que a retífica do cabeçote ta me saindo R$1340,00) será que corre o risco desse cabeçote ser de segunda linha?! (preço muito baixo).

Outra coisa que estive pensando é em usar o kit (pistão, camisa e anel) da 2.8 (ao invés da 2.5) como sugerido anteriormente... já que estou retificando a parte de baixo talvez seja melhor fazer um "upgrade"... o que vocês acham?

A retífica do motor não tem choro nem vela... R$1.300,00 de usinagem e R$2200,00 de mão de obra (montagem). Mas somando tudo, tá me saindo em torno de R$10 mil (bem abaixo dos 15 inicialmente cotados).

Hoje fecho as peças e ja dou inicio aos trabalhos. Eu estive pensando, Vale a pena trocar o reservatório de água? tinha notado que hava um vazamento na tampa e ele está todo sujo por dentro (não da pra ver a marca da água). Ou trocar a tampa já soluciona o problema?

Valeu pelas dicas pessoal,

Abraços,

Rafael

mfdomingues
06/09/2016, 16:36
Olá pessoal,

Quanto ao cabeçote, vou seguir o conselho do Francisco e do Salles... vou partir para um cabeçote novo. Encontrei um zero a R$1400,00 (segundo o vendedor) vou me certificar se é original (MWM) e se for vou fechar com ele (já que a retífica do cabeçote ta me saindo R$1340,00) será que corre o risco desse cabeçote ser de segunda linha?! (preço muito baixo).

Hoje fecho as peças e ja dou inicio aos trabalhos. Eu estive pensando, Vale a pena trocar o reservatório de água? tinha notado que hava um vazamento na tampa e ele está todo sujo por dentro (não da pra ver a marca da água). Ou trocar a tampa já soluciona o problema?

Quanto está saindo o cabeçote original? Se este preço está muito abaixo ou não é original ou foi retificado e não deu certo e o cara está vendendo. Quando procurei o meu mesmo encontrei vários "zero mais na ultima medida" ou seja, igual ao meu antigo que foi retificado e que estava na ultima medida e não deu certo (ficou muito taxado, mesmo compensando na junta ele soprava água para fora. Muita gente pega as peças antigas e coloca para vender ao risco do comprador. Certifique-se primeiro antes de fechar negócio.

Eu acho que vale muito a pena trocar o reservatório de água sim, e mandar varetar o radiador, seu carro acabou de passar por um superaquecimento é básico nestes casos varetar o radiador, trocar a bomba de água ou pelo menos vazar uma boa revisão, substituir a válvula termostática e verificar ou trocar a viscosa.

sallespickup
06/09/2016, 21:31
1400 acredito não ser Maxion,mais tem de verificar, agora EU deixava o motor original, pois coloca o pistão do 2.8 e da problema adivinha onde todo mundo vai botar a culpa??;;;;..........., na ranger o 2.5 vai bem por ser intercooler, e depois que vi que até os bicos deste motor fazem o mesmo trabalhar muito diferente, eu manteria tudo original, ah disse dos bicos pois compramos 2 S10 99, só que uma veio rodando e a outra trocaram os bicos e colocaram uns da land rover, em tese seria os mesmos mais descobri que existem 4 tipos de elementos, e agora qual colocar??? não achei tabela confiavel então fui comprei igual aos que estavam ferrados, que depois descobri serem land, resultado a S10 que veio original era mais frouxa, porem o motor trabalhava bem mais gostoso, suave e quase sem castanhados, ja a outra com bico de land, ficou mais arisca, porem com barulho bem mais alto e castanhando, cheguei a atrazar a bomba e mesmo assim não resolveu, então o melhor é manter o projeto original...

leoss
06/09/2016, 22:08
Entao amigo que bom que está andando o projeto.
Legal qe já conseguiu baixar bastante o preço.
Acredito qe esse cabeçote nao seja original e se for ja foi rerificado.
Acredito que nesse momento não seja bom pra você trocar pistões, bielas pra passar pra 2.8 pois é necessário trocar coletor, bomba injetora, turbina, volante pra ficar um serviço muito bom..
Você está querendo economizar e nesse momento só te traria mais gastos. ..
Com certeza troca o reservatório sim, esse motor depois que estiver feito se trocar oleo, filtros e manter a agua limpa e com aditivo. Enfim manter a manutençao em dia vais rodar uns 300 mil km tranquilo então capriche nos detalhes pra ficar perfeito.
Esse motor com os bicos da ranger 2.8 + bomba aberta se transforma.

igoorbarreto
25/09/2016, 21:34
Boa noite!
E aí ficou pronta?

Tenho uma dessa...

rvcarvalho
26/09/2016, 11:23
Olá pessoal!!

Finalmente ficou pronta.... depois de muita correria atrás de peças e briga de preços com o mecânico a "onça ficou pronta"!!
Quero agradecer a todos pelas dicas e informações que vocês me passaram.... pude aprender um pouco sobre a minha Ranger e principalmente como lidar com mecânicos.

No final das contas consegui baixar o custo inicial (de R$15k pra R$11K) sendo que as peças eu consegui parcelar em 10X.
O Cabeçote não foi preciso encher, apenas retificar (fui em outra retífica especialista em cabeçote) assim como o bloco. Segui muito as sugestões dadas por muito de vocês e não mudei o kit de pistões (mantive o do 2.5). Agora é ter mais cuidado com a onça... não confiar nos marcadores do painel e sempre verificar água/óleo antes/depois de sair de casa!!

Mais uma vez agradeço a todos que comentaram e me ajudaram em minha jornada pra ressucitar a onça....
Um grande abraço a todos!!

Rafael

Francisco Casal
26/09/2016, 19:53
Opa, que beleza. 11k com virabrequin junto??

sallespickup
27/09/2016, 13:58
muito bom...

viniciomg
30/09/2016, 17:54
Ola amigos ,vem aqui para pedir mais uma vez a ajuda dos universitarios ,como relatei no meu topico a ranger do meu pai ta com um ta ta ta danado levamos a oficina ea surpresa era os aneis derreteram e com isso arranhou duas camisas e o barulho era os pistons batendo no bloco .
A gora eis a pergunta se trocar so o que danificou vai ficar boa? Pois a verba com a crise ta curta e. quanto fica as peça de um silindro somente e a moa de obra.
A causa foi falta d' agua devido a um selo do bloco .
Agradeço a todos os amigos

Francisco Casal
30/09/2016, 18:08
Amigo, infelizmente esse motor não aceita muito bem serviço pela metade. Aproveita que vai abrir e troca todo o kit, pq a mão de obra para abrir e trocar de apenas um cilindro será igual a de trocar dos 4. Sem falar que até hj não vi kit pra apenas um cilindro, sempre vi o jogo para os 4. Boa sorte na empreitada.