PDA

Ver Versão Completa : desgaste irregular de pneus traseiros



abilio marcio coelho
11/03/2006, 21:28
Tenho uma SW4 3.0 Diesel 2001 desde zero e sempre fiz as revisões previstas no manual da Toyota. A quilometragem atual é 44.000km, considerada baixa para o ano do carro. Há aproximadamente 3 meses venho observando um desgaste crescente e irregular dos pneus traseiros, pela parte de fora da banda. Já tentei resolver o problema com rodízio e alinhamento da direção, sem sucesso. Em uma oficina especializada me recomendaram o alinhamento do diferencial como solução para o problema (o diagnóstico da oficina mostrou problemas de convergência e de cambagem positiva nas rodas traseiras). Estou na dúvida se o alinhamento do diferencial vai resolver, se tem outra solução, etc. Se alguém puder ajudar, agradeço antecipadamente; também gostaria de saber o motivo (ou as causas) do desgaste; por exemplo, o motivo poderia ser manobras em estacionamentos com a tração 4x4 ativada?; isto ocorreu algumas vezes, inclusive com o travamento (arrastamento) das rodas traseiras ao manobrar o veículo, mas tal fato por si só causaria o desalinhamento do diferencial?. Finalmente, gostaria de saber se alguém já passou por problema parecido.

Marvila
12/03/2006, 10:53
Abilio, certa vez observei este fato na L200 e o motivo foi FOLGA NOS ROLAMENTOS de uma das rodas. Ajustei numa dessas lojas que fazem balanceamento e alinhamento. A partir daí não tive mais este problema com os pneus.
Não use a tração em terrenos com forte área de atrito (asfalto, por exemplo). Certamente você irá estourar seu diferencial qualquer dia desses. Num caso de extrema necessidade, como numa manobra em estacionamento (pequeno aclive, faltando aderência), procure manter o veículo com a posição dos pneus retos. Ou seja, não fazendo curva para evitar o efeito "diferencial", que ocorre quando fazemos manobras.
Espero que o problema dos pneus seja o rolamento.
Marvila
Mitsubishi L200 GL 2000

abilio marcio coelho
14/03/2006, 18:06
Marvila, agradeço pela dica. Vou examinar os rolamentos, fazer os ajustes e observar o comportamento dos pneus. Se resolver desta forma será ótimo. Tão logo possa avaliar os resultados te darei notícias.
Obrigado também pela dica sobre manobras com a tração ativada. É o velho ditado: "vivendo e aprendendo". Este erro não vou repetir mais. Abraço.

Luca
14/03/2006, 19:34
Abílio,

Como disse o Marvila, somente use tração 4x4 em pisos de baixa aderência. Sem dúvida, a não observação comprometerá a vida útil dos componentes da transmissão.
Quanto ao desalinhamento do diferencial, nunca ouvi tal afirmação. Eu diria que o eixo traseiro inteiro está fora de posição, escorregou nas molas, enfim saiu da posição fixa original. Além disso, o eixo é rígido, portanto não há desalinhamneto. Só se estiver torto, mas aí é por pancada, coisa que vc não relatou.
Novamente, o relato do Marvila, sobre o desajuste do rolamento, é correto. Vou ficar aguardando o desfecho deste caso.

Abraço e boa sorte.

abilio marcio coelho
16/03/2006, 22:05
Marvila e Luca, examinei os rolamentos hoje e nada a corrigir. Não há folga e estão ajustados. Eu mesmo acompanhei a verificação. A solução apresentada até agora continua sendo a do alinhamento do diferencial. Segundo laudo feito hoje, as rodas traseiras estão com a convergência negativa (lado esquerdo com -2,8mm; lado direito com -6,0mm e total com -8,8mm). Esta é a causa do desgaste irregular dos pneus da traseira, segundo o técnico da oficina, e se corrige com o alinhamento acima, ou seja, na prensa. Pretendo aguardar mais um pouco para ver se aparece outra alternativa ou sugestão a pesquisar. Agradeço mais uma vez a você e ao Luca pela colaboração até o momento. Voltarei assim que tiver novidades.
Um abraço.
Nota: não me lembro de nenhum impacto com o carro para abrir tanto assim a roda traseira direita (-6,0mm). Será que já veio da fábrica com esse problema?

Luca
17/03/2006, 22:57
... não me lembro de nenhum impacto com o carro para abrir tanto assim a roda traseira direita (-6,0mm). Será que já veio da fábrica com esse problema?
Abílio,
Muito estranho. Tô "boiando". Meconte o final da história.
Abraço