PDA

Ver Versão Completa : Junho 2017 Argentina/chile/peru e bolivia 13 mil km

gobi10
27/08/2016, 18:56
Galera pretendo sair de Vitória ES em junho de 2017, para uma expedição pela América do Sul, passando por Argentina, Chile, Bolivia e Peru, visitando todos pontos turísticos.. num total de 28 dias a 31 dias.. muitos km pela frente! Quem anima pegar a estrada numa aventura dessa?

Land defender 110 2001

Dimasi
28/08/2016, 17:32
Vai enfrentar o inverno mesmo ?

gobi10
28/08/2016, 19:13
sim...devido a minhas ferias serem em junho, o que poderia fazer é tentar adia-las para agosto ou setembro... ja acompanhei algumas pessoas que foram entre maio-julho...realmente o frio atrapalha um pouco...

Miranda_MG
28/08/2016, 21:10
sim...devido a minhas ferias serem em junho, o que poderia fazer é tentar adia-las para agosto ou setembro... ja acompanhei algumas pessoas que foram entre maio-julho...realmente o frio atrapalha um pouco...

Setembro melhora bastante.

É óbvio que não estamos agourando sua viagem ao falarmos do frio, mas que gera alguns contratempos, gera. Estivemos em julho na Patagônia e, além das roupas, subroupas e sobreroupas, havia o problema de trajetos não transitáveis nas regiões de montanhas. Em férias sem compromissos com deslocamentos constantes, nem é tanto problema, mas com o esquema de expedição, isso pode prejudicar um pouco o planejamento.

Dá pra ir, claro. Só vai exigir que você se planeje melhor e tenha soluções também alternativas. Por outro lado, é bonito demais! :)

Boa sorte na escolha da data e na expedição! Se precisar de algo, estou à disposição.

Abraço,

Miranda

gobi10
02/09/2016, 12:43
opa miranda... entendi, eu nao ligaria mt para o frio.. mas realmente atrapalha um pouco, vou olhar a possibilidade de mudanca para fim de agosto pelo menos...

em relação ao veiculo, voces acham que precisa de alguma modificação? com relação a equipamentos

quintaes
02/09/2016, 16:56
Mais um conterrâneo na área! rs
Aqui no fórum tem uma turma que conhece a região em detalhes, em breve terá boas dicas...

Abraços,

Marcos Quintaes.

Miranda_MG
03/09/2016, 11:01
opa miranda... entendi, eu nao ligaria mt para o frio.. mas realmente atrapalha um pouco, vou olhar a possibilidade de mudanca para fim de agosto pelo menos...

em relação ao veiculo, voces acham que precisa de alguma modificação? com relação a equipamentos

Cara,

Em relação à preparação, você tem dois limites: sua imaginação e o céu. Óbvio, vão ser balizados pela sua capacidade financeira.

Mas as acho que vai depender muito do seu espírito aventureiro e de como vai atravessar de um lado para o outro nos seus deslocamentos. Obedecendo as normas locais (inclusive equipamentos), um Uno vai. Ou... Um 4x4 com bloqueios traseiro e dianteiro, snorkel, estepe e baterias extras, suspensão elevada e por aí vai. Mas acho prudente, no mínimo e sendo o Uno ou um 4x4, combustível e água extras, assim como comida e bebida extras e roupas de frio.

Acho que é no tópico mais recente do Guilherme Adolf aqui no fórum que tem o relato de um outro forista que ficou preso com uma picape em um salar. Teve que pernoitar por lá e só conseguiu ajuda um dia e meio depois (desculpem-me se não for exatamente isso, mas é o que me veio à memória).

Abraço,

Miranda

Furlan
03/09/2016, 11:38
Opa se mudar para agosto ou setembro posso me animar. rsrs

gobi10
07/09/2016, 21:34
opa meu chegado quintaes... qualquer dia da um pulo aqui em guriri!! voce tem condição e disposicao para uma expedição no ano que vem?

gobi10
07/09/2016, 21:39
Opa se mudar para agosto ou setembro posso me animar. rsrs

Opa, vamos planejar.. tentarei mudar minha data. Aqui ja temos 3 carros no planejamento, meu são jorge (defender110), um defender 110 de um amigo, e um sandero cross de um amigo meu guerreiro hehehehehe ... vamos animar mais gente para irmos num comboio legal.. nos iremos com família, mulheres e etc... quem animar so falar pessoal, quanto mais informação/companhia melhor...

quintaes
08/09/2016, 20:21
opa meu chegado quintaes... qualquer dia da um pulo aqui em guriri!! voce tem condição e disposicao para uma expedição no ano que vem?
Valeu vizinho!!
Já dei umas voltas pela sua região, é bem legal estas praias de Guriri até Barra Nova.
Quanto a sua viagem em 2017, ainda desta vez não vai dar mas em 2018 devo rodar por aquelas bandas.
Conhece este lugar?535821

gobi10
09/09/2016, 09:28
Valeu vizinho!!
Já dei umas voltas pela sua região, é bem legal estas praias de Guriri até Barra Nova.
Quanto a sua viagem em 2017, ainda desta vez não vai dar mas em 2018 devo rodar por aquelas bandas.
Conhece este lugar?535821

Essa foto sua é pelo lado de urussuquara e campo grande, ne?? é bem perto daqui onde moro! Moro em guriri mesmo... se animar será bem vindo na expedição ano que vem, vizinho!!

gobi10
09/09/2016, 09:30
Pessoal tive um tempinho livre ontem a noite e fiz basicamente isso, oq acharam? tem algumas recomedacoes de trajetos, passeios, cuidados, melhores caminhos e por ai vai??? Espero ansiosamente os conselhos de todos vocês, afinal conhecimento nunca é demais, alem de sempre ser reutilizado e repassado! ATT, Gobi

expedicao roteirodia 1 Guriri (É a ilha que eu moro, mas fica na cidade de são mateus/es) - Uberlandia 1157km em aproximadamente 17hr de viagem

dia 2 Uberlandia - transpantaneira 1142km aproximadamente 18hr de viagem

dia 3, 4 e dia 5 turismo na transpantaneira

dia 6 - transpantaneira a Porto velho/RO 1425km em aproximadamente 19hr de viagem

dia 7- Porto velho/RO/BRA a Assis Brasil/RO 788km em aproximadamente 15hr de viagem (inclui uma balsa)

dia 8- Assis Brasil/RO a cusco/PER 694km em aproximadamente 8h de viagem de subida forte pela cordilheira dos andes

dia 10, 11 e 12 e 13 na região de cusco

dia 14- cusco - lago titicaca 400km em aproximadamente 6:30hr de viagem (pernoita e sai no outro dia apos almoço)

dia 15 - Lago titicaca - La paz/BOLIVIA 307km em aproximadamente 6:00h de viagem

dia 16 La paz/BOL - Uyuni/BOL 541km em aproximadamente 9h de viagem

dia 17 Uyuni a San pedro de atacama/CHI passando pelos diversos pontos turísticos 440km em aproximadamente 10:30h de carro (ha uma fronteira)

dia 18/19/20/21 na região do atacama

dia 22 san pedro de atacama/CHI - Salta/ARG distancia de 598km em tempo medio de 10h de carro

dia 23 e 24 na região de SALTA/ARG

dia 25 de Salta/ARG a Assuncao/PARAGUAI 1.136km em tempo medio de 17hr de viagem (pernoita e sai no outro dia apos o almoco)

dia 26 assunção/PAR - ciudad del este/PAR 332km em tempo médio de 7hr de viagem

dia 27/28/29/30 na região de ciudade del este/PAR e Foz do iguacu/BRA

dia 31 Foz do iguacu - sao paulo 1100km em aproximadamente 14hr de viagem

dia 32 sao paulo - guriri 1170km em 20hr de carro

total de km: 11.230 + km em pontos turisticos e salares (total aproximado 13.000km)

quintaes
09/09/2016, 09:46
Esta foto tirei no foz do Rio Cricaré, entrando por Meleiras seguindo beira rio você chega na praia onde vai encontrar esta carcaça deste barco, segui pela areia até Barra Nova é bem legal!

Abraços,

Marcos Quintaes.

Miranda_MG
09/09/2016, 10:43
Pessoal tive um tempinho livre ontem a noite e fiz basicamente isso, oq acharam? tem algumas recomedacoes de trajetos, passeios, cuidados, melhores caminhos e por ai vai??? Espero ansiosamente os conselhos de todos vocês, afinal conhecimento nunca é demais, alem de sempre ser reutilizado e repassado! ATT, Gobi

expedicao roteirodia 1 Guriri (É a ilha que eu moro, mas fica na cidade de são mateus/es) - Uberlandia 1157km em aproximadamente 17hr de viagem

dia 2 Uberlandia - transpantaneira 1142km aproximadamente 18hr de viagem

dia 3, 4 e dia 5 turismo na transpantaneira

dia 6 - transpantaneira a Porto velho/RO 1425km em aproximadamente 19hr de viagem

dia 7- Porto velho/RO/BRA a Assis Brasil/RO 788km em aproximadamente 15hr de viagem (inclui uma balsa)

dia 8- Assis Brasil/RO a cusco/PER 694km em aproximadamente 8h de viagem de subida forte pela cordilheira dos andes

dia 10, 11 e 12 e 13 na região de cusco

dia 14- cusco - lago titicaca 400km em aproximadamente 6:30hr de viagem (pernoita e sai no outro dia apos almoço)

dia 15 - Lago titicaca - La paz/BOLIVIA 307km em aproximadamente 6:00h de viagem

dia 16 La paz/BOL - Uyuni/BOL 541km em aproximadamente 9h de viagem

dia 17 Uyuni a San pedro de atacama/CHI passando pelos diversos pontos turísticos 440km em aproximadamente 10:30h de carro (ha uma fronteira)

dia 18/19/20/21 na região do atacama

dia 22 san pedro de atacama/CHI - Salta/ARG distancia de 598km em tempo medio de 10h de carro

dia 23 e 24 na região de SALTA/ARG

dia 25 de Salta/ARG a Assuncao/PARAGUAI 1.136km em tempo medio de 17hr de viagem (pernoita e sai no outro dia apos o almoco)

dia 26 assunção/PAR - ciudad del este/PAR 332km em tempo médio de 7hr de viagem

dia 27/28/29/30 na região de ciudade del este/PAR e Foz do iguacu/BRA

dia 31 Foz do iguacu - sao paulo 1100km em aproximadamente 14hr de viagem

dia 32 sao paulo - guriri 1170km em 20hr de carro

total de km: 11.230 + km em pontos turisticos e salares (total aproximado 13.000km)

Cara,

Para a maioria das pessoas, deslocamentos grandes desse tipo são cansativos demais. Digo para a maioria porque não sei quantos e quais são os integrantes da expedição. Mas 17 horas em um dia e 18 no outro ou 19 e 15 horas respectivamente são de deixar quase qualquer um quadrado (e muito). Mesmo revezando ao volante em "turnos" de 4 horas.

O último trecho então, 20 h, pesado demais. Para a minha avançada idade (já falei em outra oportunidade aqui que vou trocar meu nick do fórum para "Vovô_MG"), depois de 20 horas, preciso de mais uma semana de férias. ;)

Na nossa próxima expedição, Atacama, tivemos que deixar de visitar alguns lugares para aproveitarmos outros. Não tem jeito, infelizmente. Pense nisso também: uma viagem cansativa pode te permitir ir a todos os lugares, mas uma viagem mais tranquila, pode te permitir voltar para conhecer outros. :safari-rig:

Abraço,

Miranda

gobi10
11/09/2016, 20:06
Esta foto tirei no foz do Rio Cricaré, entrando por Meleiras seguindo beira rio você chega na praia onde vai encontrar esta carcaça deste barco, segui pela areia até Barra Nova é bem legal!

Abraços,

Marcos Quintaes.

Que legal, inclusive hoje fui em Barra nova e Campo grande...A área realmente é muito bonita... as meleiras estam em melhora na área do turismo, estão fazendo umas obras bem legais, vai melhorar o turismo com certeza.. área mt bonita, tem uma trilha bem legal la, p se fazer a pe !! próxima vez te mostro, Abraco

Acreano
11/09/2016, 20:15
Cara,

Para a maioria das pessoas, deslocamentos grandes desse tipo são cansativos demais. Digo para a maioria porque não sei quantos e quais são os integrantes da expedição. Mas 17 horas em um dia e 18 no outro ou 19 e 15 horas respectivamente são de deixar quase qualquer um quadrado (e muito). Mesmo revezando ao volante em "turnos" de 4 horas.

O último trecho então, 20 h, pesado demais. Para a minha avançada idade (já falei em outra oportunidade aqui que vou trocar meu nick do fórum para "Vovô_MG"), depois de 20 horas, preciso de mais uma semana de férias. ;)

Na nossa próxima expedição, Atacama, tivemos que deixar de visitar alguns lugares para aproveitarmos outros. Não tem jeito, infelizmente. Pense nisso também: uma viagem cansativa pode te permitir ir a todos os lugares, mas uma viagem mais tranquila, pode te permitir voltar para conhecer outros. :safari-rig:

Abraço,

Miranda

Você tem razão. Na primeira viagem que fiz à Patagônia, o roteiro era assim e parava-se para dormir e no dia seguinte seguia viagem sem aproveitar nem conhecer a cidade e o seu entorno, que muitas vezes tinha coisas maravilhosas para se ver. Do 3 terceiro dia em diante da viagem, segui a rota mas aproveitando as cidades que tinha algo de bom e outras só passando. Ficamos 3 dias em Ushuaia, El Calafate 2 dias, 3 em Bariloche e assim por diante. Gosto de viajar e aguento o rojão de 15 até 20 horas diárias guiando, mas como você, se fizer isso 2 dias seguidos vou precisar de 1 semana de repouso rsrs. abraço

GuilhermeAdolf
16/09/2016, 19:38
fala gobi! se tiver braço, pernas e concentração, taca-lhe pau na land kkkk

Cheguei a fazer 1400km de band num tiro só, quase 24h! voltei de ushuaia em tiros de 1000km por dia, sozinho.. revezando então, xupeta! Todo o esforço gasto nos primeiros dias de deslocamento, serão recompensados nos de turismo propriamente dito.

Quanto ao roteiro, só aconselho fazer em dois dias o trecho Uyuni - SPA, no caso, dormindo dentro da reserva eduardo avaroa. Não recomendo pisar fundo nesse trecho pois é praticamente todo acima de 4500m de altitude, o carro sofre muito, pode ferver como aconteceu com o gringo que me acompanhava numa 130. Além das paisagens serem lindas demais pra passar correndo.. o que também não é possível, pois é muita costela de vaca, areia e pedras.

Abraços

wagner4wd
30/09/2016, 21:58
fala gobi! se tiver braço, pernas e concentração, taca-lhe pau na land kkkk

Cheguei a fazer 1400km de band num tiro só, quase 24h! voltei de ushuaia em tiros de 1000km por dia, sozinho.. revezando então, xupeta! Todo o esforço gasto nos primeiros dias de deslocamento, serão recompensados nos de turismo propriamente dito.

Quanto ao roteiro, só aconselho fazer em dois dias o trecho Uyuni - SPA, no caso, dormindo dentro da reserva eduardo avaroa. Não recomendo pisar fundo nesse trecho pois é praticamente todo acima de 4500m de altitude, o carro sofre muito, pode ferver como aconteceu com o gringo que me acompanhava numa 130. Além das paisagens serem lindas demais pra passar correndo.. o que também não é possível, pois é muita costela de vaca, areia e pedras.

Abraços

É Guilherme....quando tinha sua idade 1.400km numa tirada era moleza...mas a gente não sabe a idade do amigo ai e te digo que depois dos 45 a resistencia fisica pra aguentar hs no volante ja não é a mesma não...hj 1000km de jipe num dia vc ja chega quebrado e se der azar de pegar cama ruim ai ferrou...imagino vc que dormia na Band...( li seus relatos )

nicksalgado
01/10/2016, 09:16
Duas observações:
1 - achei muito corrido para o tempo que tens para viajar. Já fiz vários passeios e creio que não vais poder aproveitar bem com essa programação. Talvez estejas subestimando um pouco os tempos de deslocamento.
2 - se prepare para neve e leve correntes para a viatura. Em alguns lugares a polícia nem deixa passar se tiver as correntes.

Boa viagem e aproveite bem.
Estarei indo para o norte da Argentina (região de Salta) e norte do Chile (Atacama) novamente em Janeiro/2017.

Leonardo Machado
02/10/2016, 00:28
Duas observações:
1 - achei muito corrido para o tempo que tens para viajar. Já fiz vários passeios e creio que não vais poder aproveitar bem com essa programação. Talvez estejas subestimando um pouco os tempos de deslocamento.
2 - se prepare para neve e leve correntes para a viatura. Em alguns lugares a polícia nem deixa passar se tiver as correntes.

Boa viagem e aproveite bem.
Estarei indo para o norte da Argentina (região de Salta) e norte do Chile (Atacama) novamente em Janeiro/2017.

Olá amigos!!! Tb estava querendo fazer a mesma viagem. Antes de comentar, quero dizer aos conterrâneos capixabas, que é muito bacana ver os comentários sobre o rio (Cricaré) que morei enquanto morei em Nova Venécia. Aliás Guriri era nosso quintal (rsrs). Bom... Como estava dizendo... A princípio queria fazer essa viagem, mas no final de abril/maio. Entretanto... Pesquisando percebi que o Peru tem muitas atrações... O que valeria uma expedição mais específica e explorando mais seus pontos turísticos! A idéia é realmente ir pelo Acre... E talvez voltar por lá mesmo (?)... Mas ainda planejando! Que pena que nossas férias não coincidiram... Para planejarmos juntos... Ah... Penso em adquirir uma barraca de teto... Alguém com alguma sugestão???

GuilhermeAdolf
11/10/2016, 12:26
Olá amigos!!! Tb estava querendo fazer a mesma viagem. Antes de comentar, quero dizer aos conterrâneos capixabas, que é muito bacana ver os comentários sobre o rio (Cricaré) que morei enquanto morei em Nova Venécia. Aliás Guriri era nosso quintal (rsrs). Bom... Como estava dizendo... A princípio queria fazer essa viagem, mas no final de abril/maio. Entretanto... Pesquisando percebi que o Peru tem muitas atrações... O que valeria uma expedição mais específica e explorando mais seus pontos turísticos! A idéia é realmente ir pelo Acre... E talvez voltar por lá mesmo (?)... Mas ainda planejando! Que pena que nossas férias não coincidiram... Para planejarmos juntos... Ah... Penso em adquirir uma barraca de teto... Alguém com alguma sugestão???

Leo, difícil fazer Chile, Bolívia e Peru numa viagem comum de 30 dias.. ou você aproveita muito algumas atrações ou aproveita pouco de tudo. Já fiz Chile e Bolívia em uma trip, deixando o Peru pra outra viagem, provavelmente em 2018. Você pode fechar a viagem pro Peru indo pelo Acre e descendo pela Bolívia/MS.

No Peru as maiores atrações estão na Cordilheira Branca e arredores, dá pra cruzá-la várias vezes por diversas estradas altíssimas.

Abraço!

sandro_ventania
11/10/2016, 20:03
Eu fico imaginando o que se consegue ver, indo até ushuaia e voltando em 30 dias!
Fui do Rio de janeiro a Gramado-RS...gastei 20 dias e tenho certeza que só aproveitei 20% do que existe pelo caminho!

IsmaelMatos
11/10/2016, 21:59
Prezados,

Sobre longas esticadas, dá para imaginar como fica a reação de um motorista numa situação de emergência... Pior que a fadiga física e a dor nas costas, pode ser uma reação MUITO LENTA por conta da fadiga mental ou um estado de quase hipnose. Vale a pena dar uma olhada nas campanhas contra a fadiga ao volante, intensamente promovidas pelas autoridades australianas - nem precisa saber inglês, basta uma pesquisa no Youtube: "fatigue stop revive survive". Para manter a mente ALERTA, é importante uma parada a cada 90 a 120 minutos. Dá para fazer mil quilômetros de deslocamento por dia, mas não sei se é propriamente um passeio.

Saudações,

Ismael

feitosac
18/10/2016, 20:49
Gobi10,
Não quero te desanimar mais ouça os conselhos e dicas dos que já se manifestaram acima , já fiz Peru, Atacama e Ushuaia, em uma SW4 2001 e uma 2002 , alguns pontos para reflexão :
- Inverno é tudo muito mais imprevisível , rotas fechadas, se possível faça em Setembro.
- Considere fazer expedição com veículos de velocidade diferente, tem que ser tudo bem combinado.
- A Land não é muito confortável para as KM de deslocamento que voce colocou, o papel aceita tudo eheheh
- Viagem com mulheres e crianças ? mais paradas , mais banheiros , etc....
- Um dia deve ser reservado para manutenção de todos os carros, troca de óleo etc, em uma cidade que tenha recursos.
- No Perú, ao passar a Cordilheira existe a possibilidade de alguem sentir do mal da altitude ou Soroche , leia sobre isto.

Boa Sorte na expedição, com bom planejamento, vai dar tudo certo.

guimajc
19/10/2016, 10:16
Também acho deslocamentos acima de 1.000 km muito desgastantes. Em março fui (a trabalho) de Lavras - MG a Jataí - GO. Uns 980 km, com umas 11 h de viagem. Porém em muitos trechos tocando a 130 -140 km/h (estava em um Fit), o que particularmente não gosto, pois se der algum BO, o tempo para reação é zero...

Em janeiro vim de São José - SC a Lavras - MG em 17 h de viagem. Estava no meu Jimny e vim na boa. Tocando entre 80 e 100 km/h. No meu Scangauge marcou 14 h de viagem (sem paradas), para vencer uns 1.100 km. O duro é fazer isso vários dias seguidos, mas no caso estava chegando em casa, e no outro dia dormi até...

Creio que sua ideia de dedicar a viagem ao Peru seja mais interessante. O Peru tem muitos lugares fantásticos. Estive a trabalho no ano passado lá. Fui em uma cidade comum (Huancayo) na Cordilheira Central, há uns 350 km de Lima. Pra você ter noção o cara que nos levou (em um Corola) fez o percurso (subindo a cordilheira a quase 5000 m, e depois baixando a 3200 m de altitude) em 5 horas (durante a madrugada). Achei que não voltaria (vivo) pro Brasil. O peruano tocava o pau, cortando carretas e ônibus na cordilheira. Piscava farol, buzinava e mandava bronca... Em trechos planos mandava 120 a 130 km/h (e com estrada sinuosa). Pra animar músicas do Peru no talo. Foi uma viagem maluca...

Na volta, fui de ônibus de Huancayo a Lima e durante o dia. Paisagens fantásticas. A descida da cordilheira é impressionante. Fiquei pensando como motorista do Corola tem coragem de andar do jeito que andou...

Antes que esqueça: o país é tão bacana que na região de Huancayo fui a uma geleira a quase 5000 m de altitude. E olha que esta região não é "turística"...

gobi10
20/10/2016, 14:31
Obrigado pelos diversos conselhos pessoal!! entao vocês realmente acham que o PERU (ate lago titicaca) necessita de uma viagem apenas p ele? BOLIVIA, Norte argentino e Chile podendo ser outra expedição (indo ate uyuni) ... Pensei na hipótese de diminuir o percurso, diminuindo a media de km diária e aumentando os dias nos locais. Afim de aproveitar mais e dirigir menos!! E agora a decisão ? ficar com qual lado da expedição? Peru entrando pelo acre indo ate lago titicaca ou indo por foz ou MT chegando ate uyuni passando por san pedro de atacama, jujuy e etc?

gobi10
20/10/2016, 14:34

opa meu amigo, beleza? vamos planejar, caso voce mude suas ferias. Posso mudar minhas ferias para setembro, que vi que é normalmente é a melhor data.

guimajc
22/10/2016, 16:57
Obrigado pelos diversos conselhos pessoal!! entao vocês realmente acham que o PERU (ate lago titicaca) necessita de uma viagem apenas p ele? BOLIVIA, Norte argentino e Chile podendo ser outra expedição (indo ate uyuni) ... Pensei na hipótese de diminuir o percurso, diminuindo a media de km diária e aumentando os dias nos locais. Afim de aproveitar mais e dirigir menos!! E agora a decisão ? ficar com qual lado da expedição? Peru entrando pelo acre indo ate lago titicaca ou indo por foz ou MT chegando ate uyuni passando por san pedro de atacama, jujuy e etc?

gobi10 das opções eu só evitaria a Bolívia (no máxima iria para o Salar de Uyuni). Lembro de ter lido algo falando que o governo Lulista local cobra um valor diferenciado na venda de combustível para estrangeiros... Então, por desaforo eu optaria por outro país, mesmo porque temos muitas opções fantásticas.

azrael_rj
23/10/2016, 17:39
Saudações

Gostaria muito de participar de uma expedição dessa mas teria de trocar a viatura (forester xt) por conta do consumo. Acho que 1000/1200 km bem tranquilo de se fazer, principalmente fora do Brasil. Muitas estradas boas, retas e sem movimento...

gobi10
23/10/2016, 23:08
Opa meu amigo, to pensando em fazer em setembro/17. Acho uma data interessante e o pessoal diz ser t bom. vou diminuir a distancia total e manter os 30 dias. Afim de aumentar a qualidade da viagem.
Gobi10,
Não quero te desanimar mais ouça os conselhos e dicas dos que já se manifestaram acima , já fiz Peru, Atacama e Ushuaia, em uma SW4 2001 e uma 2002 , alguns pontos para reflexão :
- Inverno é tudo muito mais imprevisível , rotas fechadas, se possível faça em Setembro.
- Considere fazer expedição com veículos de velocidade diferente, tem que ser tudo bem combinado.
- A Land não é muito confortável para as KM de deslocamento que voce colocou, o papel aceita tudo eheheh
- Viagem com mulheres e crianças ? mais paradas , mais banheiros , etc....
- Um dia deve ser reservado para manutenção de todos os carros, troca de óleo etc, em uma cidade que tenha recursos.
- No Perú, ao passar a Cordilheira existe a possibilidade de alguem sentir do mal da altitude ou Soroche , leia sobre isto.

Boa Sorte na expedição, com bom planejamento, vai dar tudo certo.

gobi10
23/10/2016, 23:11
Opa azrael_rj tranquilo meu amigo? O preço da gasolina em alguns países da america do sul é melhor do que no brasil. Você acha que realmente vale a pena trocar de veiculo? e qual você estava pensando? O consumo do seu carro na estrada ta na casa dos 7km/L certo? Estou pensando em ir em setembro mais ou menos... vamos planejar? vc e de qual lugar do rio?
Saudações

Gostaria muito de participar de uma expedição dessa mas teria de trocar a viatura (forester xt) por conta do consumo. Acho que 1000/1200 km bem tranquilo de se fazer, principalmente fora do Brasil. Muitas estradas boas, retas e sem movimento...

azrael_rj
24/10/2016, 17:07
Isso mesmo, a subbie aqui carregada faz 7km/l. Pois é, sei que não vale a pena trocar por conta de consumo mas a gente às vezes para de fazer conta e deixa a emoção tomar conta. Economizaria em combustível no máximo uns 3 mil reais e gastaria mais de 50 hehehe Eu já fui pra Ushuaia com outra Forester e pensei que o consumo melhoraria ao abastecer do outro lado mas não foi o que verifiquei...

Enfim, como está seu planejamento para as hospedagens? Sou da capital mesmo.

gobi10
29/10/2016, 13:42
A principio usar algumas barracas de teto e/ou pousadas em preços bem econômicos. A ideia é não gastar muito, mas sempre olhando a segurança em 1 lugar ...
Isso mesmo, a subbie aqui carregada faz 7km/l. Pois é, sei que não vale a pena trocar por conta de consumo mas a gente às vezes para de fazer conta e deixa a emoção tomar conta. Economizaria em combustível no máximo uns 3 mil reais e gastaria mais de 50 hehehe Eu já fui pra Ushuaia com outra Forester e pensei que o consumo melhoraria ao abastecer do outro lado mas não foi o que verifiquei...

Enfim, como está seu planejamento para as hospedagens? Sou da capital mesmo.

LuizPR
09/11/2016, 16:02
Boa trade, gobi10. Fiz em Abril viagem semelhante à que você quer fazer, e passo a seguir alguns comentários que podem ser úteis em seu planejamento.

- Creio que seria melhor você programar duas viagens para melhor conhecer o Altiplano. Uma para NOA e Uyuni e outra fazendo Peru e Atacama.
- Estive algumas vezes na Transpantaneira e esta estrada é um espetáculo. Não estou atualizado, mas quando estive por lá havia hospedagem em Poconé, em uma pousada ecológica a uns 30 km e no Porto Jofre, final da rodovia, a 120 km de Poconé. Gastávamos 6 horas para chegar no Jofre, onde há a pousada de pesca do Jamil, muito boa. Se ainda hoje você só tiver estes pontos para dormir é necessário organizar bem seu passeio pela Transpantaneira. Rodar por ela à noite tem seus riscos: atropelamento de animais cruzando a pista pode causar estragos nas viaturas.
- O problema de fazer só o Peru é a viagem de retorno, a meu ver. Ir e voltar pelo Acre deve ser um saco, muito deslocamento. Retornar cortando a Bolívia, principalmente com mulher e crianças, acredito não ser uma boa. Não estive neste país ainda, mas os amigos que participam deste fórum poderão opinar sobre a infraestrutura de hotéis, restaurantes etc., uma vez que para a família isto é importante, normalmente. Para melhor aproveitar o retorno voltar pelo Chile é uma boa.
- Rodei pouco mais de 10.000 km para ir de Curitiba a Cusco via Acre, de lá para o lago Titicaca, de Puno a San Pedro de Atacama via Arica, e de San Pedro para Curitiba pela Argentina, pelo Paso Jama. Só tínhamos 19 dias, portanto deixamos de passar em locais interessantes, mas o tempo foi suficiente para vermos os principais pontos das regiões de Cusco e de SPA.
- Concordo com os amigos que escreveram que alguns de seus deslocamentos são ambiciosos. Tenho uma 110 e rodar mais 12, 14 horas por dia mata qualquer um, principalmente depois de alguns dias. Se você tiver 30 dias para fazer Peru (Cusco e Nasca) e Chile (Atacama) faça no máximo 12 horas de direção por dia, das 7:00 às 19:00 h. Você vai rodar de 700 a 1.000 km, dependendo da estrada e do tempo das paradas para comer etc. Vai dar para conhecer quase tudo sem se matar.
- A rodovia nos estados de Rondonia e Acre estava péssima em Abril, com crateras de 1 metro de diâmetro e 30 cm de profundidade. Neste trecho não viaje à noite. Aliás, só viaje à noite se for muito necessário. O risco de cair em uma panela é grande e o estrago pode acabar com a viagem.
- Viajar pelo interior do Peru é tranquilo. As rodovias são excelentes. O único senão é que hotéis e restaurantes decentes você só encontra nas cidades maiores. Nunca usei camping neste país, mas baseando-me no que vi esta não deve ser uma opção a ser considerada. Programe chegar no final do dia em cidades maiores. Eu viajo com hotéis reservados, mas isto fica a seu critério. Leve alimento e bebidas para o caso de não achar nenhum lugar para comer. Só cuide com o que pode passar pelas fronteiras. No Chile só entra alimento industrializado. E os caras levam a sério esta restrição.
- Ir de Assis Brasil a Cusco em um só tiro não é uma boa ideia. Você vai estar à noite no alto da cordilheira, perdendo algumas das melhores vistas da viagem, cansado e praticamente sozinho na estrada. Durma em Puerto Maldonado, há bons hotéis nesta cidade, saia às 7:00 da manhã e suba a cordilheira sossegado. A subida é um dos pontos altos da viagem e merece ser curtida, com muitas fotos e paradas. Às 18:00 h você estará em Cusco.
- Faça com calma também o trecho do altiplano peruano, tanto entre Cusco e Juliaca como entre Puno e Moquegua, a caminho do Pacífico pela Interoceanica. As paisagens são muito bonitas.
- Se decidir ir ao Atacama e se for retornar ao Brasil pela Argentina, venha pelo Paso Jama e pare para descansar em Purmamarca. É uma mini SPA, vale a estada. Há salares no caminho, também.

Se tiver interesse posso lhe mandar mais detalhes de minha viagem. Bom planejamento e boa viagem. Abraços.

gobi10
17/11/2016, 16:10
Obrigado amigo, sem duvidas você tirou muitas de minhas duvidas. Você acha o mês de agosto/setembro bons para fazer tal expedição? gostaria de ir nesses meses ja que junho estará um frio horrivel km ...

Boa trade, gobi10. Fiz em Abril viagem semelhante à que você quer fazer, e passo a seguir alguns comentários que podem ser úteis em seu planejamento.

- Creio que seria melhor você programar duas viagens para melhor conhecer o Altiplano. Uma para NOA e Uyuni e outra fazendo Peru e Atacama.
- Estive algumas vezes na Transpantaneira e esta estrada é um espetáculo. Não estou atualizado, mas quando estive por lá havia hospedagem em Poconé, em uma pousada ecológica a uns 30 km e no Porto Jofre, final da rodovia, a 120 km de Poconé. Gastávamos 6 horas para chegar no Jofre, onde há a pousada de pesca do Jamil, muito boa. Se ainda hoje você só tiver estes pontos para dormir é necessário organizar bem seu passeio pela Transpantaneira. Rodar por ela à noite tem seus riscos: atropelamento de animais cruzando a pista pode causar estragos nas viaturas.
- O problema de fazer só o Peru é a viagem de retorno, a meu ver. Ir e voltar pelo Acre deve ser um saco, muito deslocamento. Retornar cortando a Bolívia, principalmente com mulher e crianças, acredito não ser uma boa. Não estive neste país ainda, mas os amigos que participam deste fórum poderão opinar sobre a infraestrutura de hotéis, restaurantes etc., uma vez que para a família isto é importante, normalmente. Para melhor aproveitar o retorno voltar pelo Chile é uma boa.
- Rodei pouco mais de 10.000 km para ir de Curitiba a Cusco via Acre, de lá para o lago Titicaca, de Puno a San Pedro de Atacama via Arica, e de San Pedro para Curitiba pela Argentina, pelo Paso Jama. Só tínhamos 19 dias, portanto deixamos de passar em locais interessantes, mas o tempo foi suficiente para vermos os principais pontos das regiões de Cusco e de SPA.
- Concordo com os amigos que escreveram que alguns de seus deslocamentos são ambiciosos. Tenho uma 110 e rodar mais 12, 14 horas por dia mata qualquer um, principalmente depois de alguns dias. Se você tiver 30 dias para fazer Peru (Cusco e Nasca) e Chile (Atacama) faça no máximo 12 horas de direção por dia, das 7:00 às 19:00 h. Você vai rodar de 700 a 1.000 km, dependendo da estrada e do tempo das paradas para comer etc. Vai dar para conhecer quase tudo sem se matar.
- A rodovia nos estados de Rondonia e Acre estava péssima em Abril, com crateras de 1 metro de diâmetro e 30 cm de profundidade. Neste trecho não viaje à noite. Aliás, só viaje à noite se for muito necessário. O risco de cair em uma panela é grande e o estrago pode acabar com a viagem.
- Viajar pelo interior do Peru é tranquilo. As rodovias são excelentes. O único senão é que hotéis e restaurantes decentes você só encontra nas cidades maiores. Nunca usei camping neste país, mas baseando-me no que vi esta não deve ser uma opção a ser considerada. Programe chegar no final do dia em cidades maiores. Eu viajo com hotéis reservados, mas isto fica a seu critério. Leve alimento e bebidas para o caso de não achar nenhum lugar para comer. Só cuide com o que pode passar pelas fronteiras. No Chile só entra alimento industrializado. E os caras levam a sério esta restrição.
- Ir de Assis Brasil a Cusco em um só tiro não é uma boa ideia. Você vai estar à noite no alto da cordilheira, perdendo algumas das melhores vistas da viagem, cansado e praticamente sozinho na estrada. Durma em Puerto Maldonado, há bons hotéis nesta cidade, saia às 7:00 da manhã e suba a cordilheira sossegado. A subida é um dos pontos altos da viagem e merece ser curtida, com muitas fotos e paradas. Às 18:00 h você estará em Cusco.
- Faça com calma também o trecho do altiplano peruano, tanto entre Cusco e Juliaca como entre Puno e Moquegua, a caminho do Pacífico pela Interoceanica. As paisagens são muito bonitas.
- Se decidir ir ao Atacama e se for retornar ao Brasil pela Argentina, venha pelo Paso Jama e pare para descansar em Purmamarca. É uma mini SPA, vale a estada. Há salares no caminho, também.

Se tiver interesse posso lhe mandar mais detalhes de minha viagem. Bom planejamento e boa viagem. Abraços.

LuizPR
19/11/2016, 09:41
Bom dia. Pelo resultado das pesquisas que fiz antes de viajar entendo que Setembro é uma boa época para ir ao Peru e para a região do Atacama. O que li é que a estação das chuvas no Peru inicia-se em Dezembro e vai até Março/Abril, portanto em Setembro o tempo deve estar seco, e no Atacama creio que o frio já começa a diminuir.
Vou tentar anexar algumas fotos para atiçar ainda mais sua vontade de viajar.

539105

539106

539107

539108

539109

539110

gobi10
06/12/2016, 11:55
hahahaha ótimas fotos amigo!!! realmente de se apaixonar por essas imagens tao legais. A aquisição cultural é sem duvidas um ponto forte de uma expedição entre vários países!

Bom dia. Pelo resultado das pesquisas que fiz antes de viajar entendo que Setembro é uma boa época para ir ao Peru e para a região do Atacama. O que li é que a estação das chuvas no Peru inicia-se em Dezembro e vai até Março/Abril, portanto em Setembro o tempo deve estar seco, e no Atacama creio que o frio já começa a diminuir.
Vou tentar anexar algumas fotos para atiçar ainda mais sua vontade de viajar.

539105

539106

539107

539108

539109

539110