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Ver Versão Completa : Gaiola 4x4



Rafael_Marques
25/08/2016, 17:14
Sempre fui um apaixonado por gaiolas e a alguns dias vendo uns vídeos no youtube vi uma gaiola 4x4 que achei muito top e resolvi usa-la como modelo pra minha que vou começar a fazer

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Bem pensei em usar dois diferencias do Omega com homocinéticas , quatro torres do gol bola, mandar fazer na tornearia uma caixa de transferência simples que fique no meio termo entre a reduzida e a normal e um motor AP com um câmbio de Chevette em cima do diferencial trazeiro.
Mais sou novo no assunto e queria ouvir algumas opiniões sobre meu projeto pra não sair comprando as peças e depois não der certo monta-la


Desde já agradeço

marcos maringá ncf
30/08/2016, 10:58
Olá Rafael, tbem estou montando uma 4x4com dois diferenciais de ômega 2.0,realmente é um problema encontrar peças compatíveis para ligar a tração e acabamos errando em algumas compras, só pra compartilhar uma dificuldade vc vai usar motor AP com câmbio de chevette, dá um conjunto bem comprido pra ficar na traseira junto com a caixa de transferência + o tamanho do diferencial o motor vai mais no meio da gaiola,e se este motor for na frente?

Rafael_Marques
31/08/2016, 21:23
Olá Rafael, tbem estou montando uma 4x4com dois diferenciais de ômega 2.0,realmente é um problema encontrar peças compatíveis para ligar a tração e acabamos errando em algumas compras, só pra compartilhar uma dificuldade vc vai usar motor AP com câmbio de chevette, dá um conjunto bem comprido pra ficar na traseira junto com a caixa de transferência + o tamanho do diferencial o motor vai mais no meio da gaiola,e se este motor for na frente?

Eu pensei e usar o motor na frente como está a gaiola da foto mais gostaria de coloka atrás para o peso maior ficar sobre os pneus trazeiros por que assim tem melhor aderência em subidas , pensei em colocar o câmbio do Chevette entre os dois bancos assim motor ficaria bem atrás dos bancos em cima do diferencial trazeiro

Flávio Cadore
31/08/2016, 22:04
Eu pensei e usar o motor na frente como está a gaiola da foto mais gostaria de coloka atrás para o peso maior ficar sobre os pneus trazeiros por que assim tem melhor aderência em subidas , pensei em colocar o câmbio do Chevette entre os dois bancos assim motor ficaria bem atrás dos bancos em cima do diferencial trazeiro

É possível fazer assim Rafael, apenas tem que cuidar o sentido de rotação dos diferenciais na hora da instalação.

marcos maringá ncf
01/09/2016, 16:33
Olha no meu projeto tbem fiz um cálculo sobre o peso,levando em conta que são dois bancos com piloto e carona mais o câmbio é um peso médio maior que o do motor mesmo para um AP,invertendo a posição motor e câmbio a saída do carda rodará sentido antihorario ao contrário o que tbem fará com que as marchas sejam trocadas em posições diferentes da normal,até aí tudo bem, é uma questão de costume, porém na caixa de transferência vc terá de usar apenas uma relação de engrenagens para transmitir o sentido correto de rotação para os diferenciais, se forem do ômega não dá pra trabalhar de cabeça para baixo pois tem a barriga da carcaça que banha as engrenagens corretamente e o suspiro em cima que impede que vaze óleo nos redentores laterais quando aquece.

marcos maringá ncf
01/09/2016, 16:42
Outro detalhe que tbem me perturbou, motor AP em cima do diferencial vai dar uma altura mínima de 95cm instalando o mais próximo possível um do outro permitindo o acesso mínimo ao cárter para manutenção, partindo do princípio que a gaiola da foto está a uns 30cm do chão e levando em conta o peso do motor o centro de rolagem vai ficar muito instável e puxar bastante em curvas.

Rafael_Marques
01/09/2016, 20:45
Outro detalhe que tbem me perturbou, motor AP em cima do diferencial vai dar uma altura mínima de 95cm instalando o mais próximo possível um do outro permitindo o acesso mínimo ao cárter para manutenção, partindo do princípio que a gaiola da foto está a uns 30cm do chão e levando em conta o peso do motor o centro de rolagem vai ficar muito instável e puxar bastante em curvas.

Obrigado Marcos pelas dicas, eu não sabia desse detalhe da lubrificação dos diferencias do Omega mais quanto ao sentido de rotação poderia ser corrigido na caixa de transferência , e em relação a altura fica meio alto sim mais se eu usar rodas com offset negativado e um amortecedor mais duro na trazeira acho que vai melhorar muito o problema de ficar puxando na curva



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m.youtube.com/watch?v=JScoY6cTXME

Nessa da foto não o motor não parece estar muito alto , no vídeo da pra ver melhor

Rafael_Marques
04/09/2016, 22:15
Estava vendo outras gaiolas 4x4 e tava pensando:e se eu usasse um câmbio do Logus e dele saísse os cardãs para os diferencias do omega
Será que daria certo?


Obrigado

marcos maringá ncf
04/09/2016, 22:44
Se conseguir uma conexão câmbio e motor boa,ainda teria uma redução muito grande

toninhostzkartcross
04/09/2016, 22:49
Rafael

To começando a fazer um kart cross, e vi que você vai começar a fazer uma gaiola, comprei uma cbr900cc pra colocar no kart modelo aranha o que me fala, meus colegas falaram que não vai prestar, essa semana vou colocar fotos do chassi que comecei, se você ou alguem que ver poder dar umas idéias agradeço.

Flávio Cadore
05/09/2016, 11:34
Rafael

To começando a fazer um kart cross, e vi que você vai começar a fazer uma gaiola, comprei uma cbr900cc pra colocar no kart modelo aranha o que me fala, meus colegas falaram que não vai prestar, essa semana vou colocar fotos do chassi que comecei, se você ou alguem que ver poder dar umas idéias agradeço.

Toninho, minha ideia para um kart cross com motor grande: unir dois diferenciais de Subaru que são pequenos e tem por até 500,00 no Mercado Livre. Bloqueia o diferencial traseiro, este vai ser ligado a uma caixa de marchas de C10, pode ser até 3 marchas para ter ré e umas reduzidas. O motor vai tocar a caixa na terceira marcha, ficando com duas reduzidas e um ré.
Com motor grande vai patinar demais e vai andar pouco se não for 4X4. Radiador de carro, montantes de rolamentos de Corcel. O chassis tem que ser aquele com suspensão Duplo A na traseira, se não for este não vai prestar mesmo. Dá uma olhada no tópico da minha gaiola para ver alguma coisa sobre a suspensão.

Rafael_Marques
05/09/2016, 12:28
Se conseguir uma conexão câmbio e motor boa,ainda teria uma redução muito grande

Não é necessário uma conexão motor câmbio pois o logus também usa motor ap , só tenho medo de ficar muito reduzido e não alcançar uma velocidade boa quando estiver andando na rua

Flávio Cadore
05/09/2016, 16:26
Não é necessário uma conexão motor câmbio pois o logus também usa motor ap , só tenho medo de ficar muito reduzido e não alcançar uma velocidade boa quando estiver andando na rua


Fica bem reduzido mesmo...dá uns 60 km/h com o pé no fundo.

Rafael_Marques
06/09/2016, 16:47
Aí não dá 60 km/h e muito pouco, mais se eu usasse na saída dos cardã no câmbio um tipo de redução invertida para fazer aumenta o giro que vai pros diferencias será que pode dar certo?

marcos maringá ncf
06/09/2016, 17:06
Reduzido fica mesmo pois o câmbio do logus já tem um diferencial e vai movimentar dois diferenciais q se forem do ômega 2.0 tem ratio de 3,9

Rafael_Marques
06/09/2016, 18:43
Reduzido fica mesmo pois o câmbio do logus já tem um diferencial e vai movimentar dois diferenciais q se forem do ômega 2.0 tem ratio de 3,9

Não a nada que se possa fazer pra tentar melhor isso um pouco? Muito reduzido fica ruim pra anda na rua e deve gastar muito combustível

Flávio Cadore
06/09/2016, 20:30
Aí não dá 60 km/h e muito pouco, mais se eu usasse na saída dos cardã no câmbio um tipo de redução invertida para fazer aumenta o giro que vai pros diferencias será que pode dar certo?

Isso dá para fazer, aumentando umas duas vezes a rotação ficaria bom, desde que a relação do diferencial não seja muito alta.

marcos maringá ncf
08/09/2016, 17:08
Bom se eu entendi vc quer usar o conjunto motor e câmbio do logus no sentido longitudinal e acoplar as árvores do diferencial dele como se fossem saídas de uma t-case para cada diferencial,extrapolar a rotação do motor não dá a divisão de mais um diferencial reduz demais mesmo,

figueirafg
18/09/2016, 20:15
Boa noite a respeito da inversão de movimento da caixa de câmbio pode ser feita com uma redução da roda da Kombi antiga, tenho um amigo q fez e deu certo

rodrigorcs
16/10/2016, 12:04
É sempre bom entender a essência da gaiola, o propósito é qual?
Gaiolas são feitas pra fazer qualquer coisa, são leves, práticas e ágeis, se você colocar ela 4x4, vai ter mais uma porrada de peças pra colocar, e mais uma porrada de coisas pra quebrar, esse projeto é mais um "jipinho".

Ed31utc
17/10/2016, 21:44
Tenho em mente um progeto usando pesas de cambio mas tem um aqui numa cidade vizinha que fez um sistema com corente pois tres corroa na saida da caixa tocando os cardans so que o dele é um trator caseiro motor cg150 caixa 3marcha opala dois diferencial opala dianteiro encurtado usando humocinetica gol