PDA

Ver Versão Completa : CAMINHONETE 4X2 COM CORRENTES versus 4X4 PNEUS MISTOS



Andrefb69
16/08/2016, 08:49
Pessoal:
Existem muitos tópicos sobre correntes, mas não achei nenhum que tirasse a minha dúvida, por isso abro um novo. Alguém tem experiência com o uso de correntes em caminhonetes 4x2? Num comparativo hipotético, como se sairiam uma 4x2 com correntes comparada a uma 4x4 sem correntes (e sem pneus MUD)?
Obs: não se trata de uso em trilhas, mas sim em estradas de terra enlameadas.

Grato de antemão.

Andrefb69
19/08/2016, 08:39
Pessoal:
Ninguém teve essa experiência? Alguém aí poderia me ajudar com essa dúvida?

Tks

Leo cascao
19/08/2016, 08:58
Corrente melhora bastante mas se a frente atolar dificilmente a traseira irá empurrar a camionete.

mali9ski
19/08/2016, 10:59
Pessoal:
Existem muitos tópicos sobre correntes, mas não achei nenhum que tirasse a minha dúvida, por isso abro um novo. Alguém tem experiência com o uso de correntes em caminhonetes 4x2? Num comparativo hipotético, como se sairiam uma 4x2 com correntes comparada a uma 4x4 sem correntes (e sem pneus MUD)?
Obs: não se trata de uso em trilhas, mas sim em estradas de terra enlameadas.

Grato de antemão.

Bom dia amigo eu tenho experiencia nisso

na empresa usávamos um D10 dupla antigamente e no uso normal em estradas de barro de mato se ela não pendurar posso dizer que vai quase igual alguma coisa traçada com pneus lisos

a unica coisa que vc tem que encorrentar antes de patinar ou atolar mas é impressionante o que as correntes fazem

nós andávamos em qualquer lugar com a D10 encorrentada, nos mesmos lugares que hoje com um L200 4x4, descia a camionete com ferramenta e gerador solda carregada do lado das maquinas no mato para fazer o serviço e subia de novo até a geral tranquilo

ainda tenho na L200 um joguinho de correntes mas não precisei usar ainda

valew

xibiu!!!
19/08/2016, 11:53
Na década de 70 meu pai tinha um Jeep 59, o qual , para nos "modernizarmos" foi vendido e foi adquirido uma VW Variant 0km.
Usávamos ela como carro de passeio, e para sairmos do sítio e irmos para a cidade, e as vezes usávamos ela "acorrentada".
Vou dizer uma coisa, ela passava onde jipe traçado patinava.
Só não podia deixar "embuchar" os para-lamas dianteiros dela, senão não tinha mais direção.
Mas ela empurrava mesmo com as rodas dianteiras travadas por barro.
Acredito portanto,que uma camionete 4x2 com correntes, renda muito melhor no barro que uma Variant.
Entre um 4x4 com pneus lisos e um veículo 4x2 com correntes nas rodas traseira, confio muito mais na segunda opção.

Jolucas
19/08/2016, 13:46
Tenho um sítio há 25 anos na região serrana capixaba. Ando por lá todo final de semana. São 18 km de estrada vicinal, muito lisa com chuva. No início, ou seja, há mais de 20 anos, ia de Fusca. O bichinho era valente, mas às vezes agarrava e não conseguia subir de forma alguma. A salvação eram as correntes. Com elas (para colocar não é mole, a gente se suja até os ombros de barro). Mas subia. Depois tive a Pampa 4x4 (encarava qualquer subida, menos atoleiro porque era baixa). Depois passei para a picape Hilux. As primeiras tinham 90 cv, fraquinhas, mas não paravam na lama. Pneu de perfil fino. Continuem com as Hilux até o ano passado, quando decidi pegar um Troller 2015.
Respondendo à sua pergunta: preferiria uma picape 4x4 com pneu para asfalto. Ficar ou não no barro, vai depender muito do motorista. Só a última Hilux (tive 4) calcei com pneu BF all terain. As demais rodavam com o liso, que veio com ela. E nunca deixei de passar em qualquer lugar (menos trilhas pesadas, claro).

Andrefb69
22/08/2016, 09:34
Pessoal:
Muito obrigado pelas informações!
Tenho uma F1000 antiga 4x2 (muito conhecida por sua total falta de "habilidade" no barro). Acho que sua grande deficiência é isso. Mas, por outro lado, não vejo grandes vantagens de ter um 4x4 porque vou a estradas de terra de uma a duas vezes ao ano, se tanto! Mas qualquer chuvinha sempre será uma preocupação, mesmo com pneus all terrain (Kumho Road Venture). Por isso minha dúvida. Mas agora ficou tudo mais claro e já sei o que fazer. Comprar um jogo de correntes e não abrir mão da minha véinha!
Muito obrigado mesmo.

Sergioporto
22/08/2016, 15:59
É ,mas poe um peso na traseira dela que melhora bastante mesmo com corrente.Dianteira deste carro é muito pesada ,digo isso pois já tive uma.
Coloca meia câmara de ar de trator com areia e vai ver a diferença.

Leo cascao
23/08/2016, 08:28
...
Acredito portanto,que uma camionete 4x2 com correntes, renda muito melhor no barro que uma Variant.....


O problema é a distribuição de peso das camionetes....desfavorável.

Andrefb69
25/08/2016, 08:53
Sem dúvidas. E, em se tratando de F1000, mais ainda! O peso do conjunto todo (com o "levíssimo" MWM) é muito desproporcional. Não tenho dúvidas que um peso atrás faz muita diferença. Ví um vídeo no youtube de uma F1000 passando um lamaçal bem pesado até. Mas a caçamba estava "burfada" de coisas e o pneu era aquele famoso "pneu lameiro". Passou super bem. Mas sem peso... Truco! Rsrsr!

xibiu!!!
25/08/2016, 11:30
O problema é a distribuição de peso das camionetes....desfavorável.

O exemplo que usei foi só para exemplificar a melhora na tração com as correntes, pois nos dois veículos o comportamento no barro é totalmente diferente por vários fatores.
Nesse caso camionetes levam vantagem na altura e espaço livre da caixa dos para-lamas.
E assim como citou o colega Sérgioporto, no barro, peso na carroceria da camionete ajuda muito na tração, e se o peso for colocado no final da carroceria, pra trás do alinhamento do eixo, (próximo à tampa) aliviará ainda o peso dianteiro. (do motor)

Troller-a-vista
25/08/2016, 12:56
acho que td depende muito. mesmo motorista, mesmo carro, mesmo lugar, pode passar ou ficar... estando de corrente, 4x4, 4x4 com corrente, com caminhao, com tanque seja la o que for.

um saibro por exemplo a 4x4 tende a ser melhor, uma subida lisa pode ser a corrente, enfim... nao da pra ter certeza sempre, a 4x4 a partir do momento que as 4 rodas patinam, nao tem o que fazer, ja a corrente ela cavuca o chao em busca de aderencia... se vc nao ficar desesperado eqto as rodas cavucam e o carro vai prum lado e pro outro , a corrente vai te salvar... mas colocar so a questao qm é melhor eh dificil de responder.

Andrefb69
29/08/2016, 08:42
Pessoal:
Muito obrigado pelas contribuições! Aprendi bastante com elas!

Troller-a-vista
29/08/2016, 08:51
lembrando que se vc nao quiser usar correntes , pode usar cordas grossas com nós, nao é exatamente igual mas ajuda pacas tb.. destroi menos rodas e pneus (corrente ferra!).

Sergioporto
29/08/2016, 12:51
lembrando que se vc nao quiser usar correntes , pode usar cordas grossas com nós, nao é exatamente igual mas ajuda pacas tb.. destroi menos rodas e pneus (corrente ferra!).
Fiz isso muitas vezes num fusca de Empresa onde viajava para o Pará,Maranhão e Mato Grosso ,isso lá pelo ano de 1975 .Era uma mão de obra para trançar as cordas mas era a única solução para sair do sufoco .O danado virava um tratorzinho.

Andrefb69
30/08/2016, 08:32
Troller e Sergio:
É justamente o que estou pensando! Gastar num jogo de correntes para talvez nem usar não está me parecendo o ideal. Por isso estou pensando em uma solução temporária com as cordas. Este fim de semana mesmo andei alguns km em estrada de terra e em algumas subidas (assim como baixadas onde o barro se acumula) com certeza teria tido problemas se fosse época de chuva... Mas deve fazer mais de um ano que não levo a F1000 para estrada de terra! Por isso, estou pensando que o investimento em um jogo de correntes não vai compensar. Pelo menos por hora.
Grato uma vez mais.

Giu Bernardon
12/09/2016, 10:12
Se não necessita de 4x4 com frequência,
vai com as correntes e coloca um guincho Tirfor (o verdadeiro) atrás do banco: Se ainda assim enroscar, o Tirfor te tira de qualquer enrosco.


Pessoal:
Muito obrigado pelas informações!
Tenho uma F1000 antiga 4x2 (muito conhecida por sua total falta de "habilidade" no barro). Acho que sua grande deficiência é isso. Mas, por outro lado, não vejo grandes vantagens de ter um 4x4 porque vou a estradas de terra de uma a duas vezes ao ano, se tanto! Mas qualquer chuvinha sempre será uma preocupação, mesmo com pneus all terrain (Kumho Road Venture). Por isso minha dúvida. Mas agora ficou tudo mais claro e já sei o que fazer. Comprar um jogo de correntes e não abrir mão da minha véinha!
Muito obrigado mesmo.

Andrefb69
10/10/2016, 17:21
Obrigado pela dica Giu!

Andrefb69
18/10/2016, 22:22
Pessoal:
Por acaso encontrei esse vídeo na Net. 4x2 com correntes é top mesmo!
Encontro de picapeiros 2015 Gramado - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=pxznDl13Lo0)

Andrefb69
31/10/2016, 21:28
Mais um exemplo do que uma 4x2 com correntes pode fazer... O sistema fica bruto mesmo... Rsrs!

DESATOLANDO CAMINHAO TRANSAMAZONICA.AVI - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=NCblGQ_Gr5E)

Marcelo Mig
13/12/2016, 14:33
Fiz isso muitas vezes num fusca de Empresa onde viajava para o Pará,Maranhão e Mato Grosso ,isso lá pelo ano de 1975 .Era uma mão de obra para trançar as cordas mas era a única solução para sair do sufoco .O danado virava um tratorzinho.


Essas cordas trançadas serviam de substituto para as correntes? Tem mais alguma informação sobre a espessura e material mais adequado dessas cordas, e a técnica de entrelaçamento e fixação nos pneus?


Parece ser uma boa, e possivelmente barata, opção para se "ter na manga" em caso de precisar passar em atoleiro com carro não preparado para isso.


Alguém mais tem experiências positivas ou negativas com cordas trançadas como substituto emergencial de pneus mud ou correntes?

Andrefb69
05/01/2017, 09:11
Marcelo:
Vi alguma coisa no youtube, mas para uso na neve. Na lama, não vi nada não. Seria interessante se alguém que tenha experiência se manifestasse.

Abraço

Arildo MT
06/01/2017, 20:08
Sim cordas funcionam, até as motos usam nos pneus carecas para passar lama/barro liso, atoleiros, obvio que se passar por dentro do aro pra trançar e usar por percurso longo vai esfolar o aro com atrito corda/lama/metal.