Ver Versão Completa : Ranger com folga axial no diferencial
Saltorato
15/08/2016, 21:21
Galera ! Estou criando este post devido ao problema que tive em minha ranger 6cc é devido ao desgaste natural dos componentes do diferencial acabei sofrendo com a folga axial dos eixos.
Após várias pesquisas e conversas ! Inclusive uma com um membro do fórum 4x4 (kim) ao qual me auxílio com algumas dúvidas.
Para concerto, desmontei a roda, e campana de freio!
Retirei a tampa do diferencial, esgotei todo óleo.
Retirei o parafuso de trava das planetárias. Localizado no suporte da coroa.!
Retirei a trava do eixo, verifiquei a folga existente, no meu caso (4 décimos) em ambas as rodas.
Remontei todo conjunto e coloquei óleo novo!
O serviço ficou muito bom !
Sou novo no fórum e não consegui postar as fotos do serviço! Caso alguém queira favor entrar em contar que disponibilizo.
Abraços e espero ter ajudado.!
Saltorato
Dando uma força ao saltorato. Ele entrou no nosso grupo whatsapp de rangeiros (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/157151-grupo-whatsapp-para-rangeiros.html) e mandou as fotos, e estou postando aqui.
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Fotos do cubo de roda. Primeiro ainda com as lonas de freio, depois sem elas (só sobrou o burrinho! rs)
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E agora, sem flange!
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Todo mundo separado, pra na hora de montar de novo não ter erro!
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O diferencial vai perder a tampa (essa é a foto de depois, mas tanto faz, antes ele tava desse jeito mesmo, talvez um pouco mais sujo! rsrs)
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lado de dentro da tampa do diferencial, limpinho. Note que quando se remove essa tampa o óleo do diferencial derrama todo pela tampa mesmo.
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Aqui, o diferencial, na glória de suas engrenagens e entranhas. E aí, quem conhece, esse é o auto-blocante? :)
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O semi-eixo com a temível planetária, removido da roda. O que sobra lá é o que se segue:
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rolamento e retentor do cubo da roda (se é que não tou falando groselha!)
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Planetárias para receberem aquele "talento" de fim de semana. Precisam estar limpinhos pra a mulherada "pirar" (sqn!) rsrs
E toda essa aventura, litros de óleo, suor, sangue, quilos de parafusos, tampas e semi-eixos com planetárias para chegarmos:
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Aqui. Puras 5 gramas de arroelas de pressão, para preencher o espaço da folga. Pelo que o Saltorato contou ali acima e com a gente no grupo whatsapp, ele então comprou uma arruela com a medida que precisava. Medida cuidadosamente auferida com espessura de 4 décimos de milímetro (0,4mm). Pra medir é bom um paquímetro ou micrômetro. Serviço de precisão! :) Mas a arruela não é difícil achar "pronta". O serviço basicamente foi para "abrir" um dos lados da arruela.
Na foto, a arroela de cima é a original Ranger, que com o tempo cria folga entre o eixo e a trava. Foram colocadas as duas arruelas a original mais a de 0.4mm para eliminar a folga que foi medida anteriormente. Alternativamente poderia ser usada uma arruela só de dimensões (diâmetro interno e externo) idênticas mas com a espessura total da original mais os 0.4mm.
Bom, e pra fechar tudo de novo, é só fazer o processo inverso, levando em conta que você como um bom mecânico colocou todas as peças em locais onde fica fácil lembrar a ordem que foram sendo removidos!
Aqui novamente a foto do diferencial aberto (no caso a foto já foi tirada no "depois" então ali estão já as duas arroelas! agora estou indicando onde realmente a arroela está):
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Bom, é isso aí! Muito obrigado ao Saltorato por compartilhar esse life hack com a gente, pois pode ser de muita valia pra quem tiver problema parecido.
Notando que o problema apareceu na Ranger 97, então esse diferencial já trabalhou um bom tempo até precisar que isso seja feito! Claro que pode ocorrer mais cedo em caso de má manutenção. :)
Andei pesquisando , tenho uma ranger 98 diesel e estou com folga na roda,,,desculpe a falta de conhecimento mas essa folga axial seria como se puxasse a roda pra fora e ela tivesse uma pequena folga e ainda faz barulho de batida??? nesse caso a arruela eliminou a folga ?? conversando com um mecanico , comentou que algumas pessoas fazem o preenchimento ou chegam a trocar o eixo,, isso procede ??
RicardoFLN
19/03/2019, 21:54
Andei pesquisando , tenho uma ranger 98 diesel e estou com folga na roda,,,desculpe a falta de conhecimento mas essa folga axial seria como se puxasse a roda pra fora e ela tivesse uma pequena folga e ainda faz barulho de batida??? nesse caso a arruela eliminou a folga ?? conversando com um mecanico , comentou que algumas pessoas fazem o preenchimento ou chegam a trocar o eixo,, isso procede ??
Exatamente essa, que na verdade não chega a ser um problema. Se teus semi-eixos são originais e estão bons nem invente de trocar, corres o risco de comprar alguma porcaria do mercado paralelo. Preenchimento? Não estás falando de solda né? Caso positivo, nem pensar! Vai f..der com o semi-eixo!
Se a folga te incomoda, o melhor jeito de resolver é essa postada aí pelo Saltorato.
Mais preocupante que essa folga axial e a folga do pino das satélites, essa sim que deve ser monitorada com mais cuidado.
Sds.
Francisco Casal
21/03/2019, 21:33
Fiz isso com a ex Ranger... Bem simples de resolver e no meu caso estava fazendo barulho!
Obrigado pela atenção,,, Francisco e Ricardo, então o meu receio que o barulho esta aumentando , vou colocar calçar e ver no que dá,,,,apesar de ser velha ( 98 ) sempre gostei de carros robustos ( tive toyota 3 bandeirantes ) e não faço questão de deixar lindona e nem limpinha mas gosto de manter a mecanica para evitar problemas,,,,,obrigado
Marcosmorais1000
25/02/2021, 21:43
Olá pessoal....dei uma lida nas informações deste tópico e me pareceu bem fácil de se resolver, tomara que tenha a ver com meu problema...minha ranger é 2011, mas comprei esse diferencial aqui em São Paulo numa loja que só mexe com ranger....mas depois que instalei, só pude rodar com ela depois de uns 3 meses...e aí percebi vários "estalos" na traseira....e sinto como se o carro estivesse pulando alguma engrenagem...acontece sempre em subidas ou algumas depressões no asfalto...não acho um mecânico que saiba sobre esse assunto...já conversei com o pessoal que me vendeu...mas não estão nem aí...a data de fabricação desse diferencial é de 2006....sei que não tem nada a ver....mas o barulho irrita e tenho o receio de ficar na estrada.... só tirei 5000km e se alguém ajudar eu agradeço...ao menos sei oque falar quando levar num mecânico.
RicardoFLN
26/02/2021, 11:07
Olá pessoal....dei uma lida nas informações deste tópico e me pareceu bem fácil de se resolver, tomara que tenha a ver com meu problema...minha ranger é 2011, mas comprei esse diferencial aqui em São Paulo numa loja que só mexe com ranger....mas depois que instalei, só pude rodar com ela depois de uns 3 meses...e aí percebi vários "estalos" na traseira....e sinto como se o carro estivesse pulando alguma engrenagem...acontece sempre em subidas ou algumas depressões no asfalto...não acho um mecânico que saiba sobre esse assunto...já conversei com o pessoal que me vendeu...mas não estão nem aí...a data de fabricação desse diferencial é de 2006....sei que não tem nada a ver....mas o barulho irrita e tenho o receio de ficar na estrada.... só tirei 5000km e se alguém ajudar eu agradeço...ao menos sei oque falar quando levar num mecânico.
Se ele é 2006, não se trata do mesmo diferencial aqui dessa postagem. As fotos e procedimentos aqui relatados são do diferencial Ford 8.8 Visteon. Esse teu deve ser Dana. Basta ver como é a estampagem da tampa, que aí já consegues saber de qual se trata!
Sds.
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