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Ver Versão Completa : ranger 3.0 Temperatura acima do meio



marcelinhodamooca
15/08/2016, 15:02
ola galera, ponteiro da temperatura as vezes passa do meio . passa um traco a mais, radiador , bomba da agua , valvula termostatico novo, nao abaixa agua, oq sera pessoal...ranger 3.0 2009

avenger
15/08/2016, 15:21
Provavelmente ela passa do meio, e nesse momento a válvula abre, deixando a água circular um pouco e voltar pro meio. Acho que enquanto não tá passando muito do "75%" (3/4) não tem o que se preocupar, não.

Eu sei que é outro carro, mas vamos lá. No fiesta 1995 que tenho, se deixo o carro funcionando enquanto parado, ele aquece ate 75% do medidor, momento em que liga a ventoínha. Nisso, ele abaixa novamente pra algo um pouco abaixo do meio quando então o ventilador desliga e novamente sobe a 75%, e o processo se repete até a gasolina acabar.

Mas se estou em movimento com o carro, a temperatura sempre fica entre 10-40%.

Quanto à minha Ranger, sou suspeito de usar como base pois acredito que ela está com a válvula termostática "sempre aberta". Logo eu devo criar coragem para retirar a carcaça da válvula e ver se consigo dar um jeito nela. Na minha caminhonete a temperatura sempre fica abaixo de 10% e, em alguns momentos raros, pode subir até os 70% por poucos minutos, se muito.

Imperador!
15/08/2016, 15:23
É normal. É a posição correta do ponteiro.

marcelinhodamooca
16/08/2016, 02:03
mas mesmo a ventoinha adicionada o ponteiro nem mexer, sera q o sensor ta ruim..

Imperador!
16/08/2016, 12:18
mas mesmo a ventoinha adicionada o ponteiro nem mexer, sera q o sensor ta ruim..

Amigão. Esse ponteiro só vai descolar daí se houver algum problema.
Se passar pra uma posição mais fria, é problema na válvula termostática.
Se passar pra uma posição mais alta, pode ser a válvula termostática, bomba dágua ou mais alguns outros componentes.

A temperatura de trabalho foi feita pra ser +- constante, sem grandes oscilações, ainda que a embreagem viscosa esteja acionando a ventoinha. Essa posição de 50% do ponteiro corresponde a temperatura de aproximadamente 85ºC até uns 105ºC. Ele não vai sair dessa posição a não ser que saia dessas faixas de temperatura.

Esse é o padrão Ford de marcação. Cada montadora tem uma forma de trabalhar o comportamento dos ponteiros: na GM a posição do ponteiro em temperatura normal é um pouco mais de 1/4 do mostrador; Toyota usa bem no meio; Mitsubishi Triton usa um pouco abaixo da linha de meio; Ford um pouquinho acima do meio.. etc

marcelinhodamooca
16/08/2016, 12:35
colega, no mesmo trajeto q eu fazia sempre, as vezes fica bem no meio, as vezes acima um pouco, eh normal tbm?

marcelinhodamooca
16/08/2016, 12:43
o sistema de arrefecimento sofreu aquecimento depois da troca dos novos pecas, era trinca do cabecote, foi soldado, porisso to achando q o sensor ta ruim..

Imperador!
16/08/2016, 15:05
colega, no mesmo trajeto q eu fazia sempre, as vezes fica bem no meio, as vezes acima um pouco, eh normal tbm?

Pois tire fotos que você acha que tá errado... sem ver não dá pra dizer mais que isso não!

marcelinhodamooca
17/08/2016, 13:05
Pois tire fotos que você acha que tá errado... sem ver não dá pra dizer mais que isso não!
Shared album - Marcelinho Da Mooca - Google Photos (https://goo.gl/photos/56ED1ViuJgjTgEym9)
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Imperador!
17/08/2016, 13:29
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Normal. E observe que o ângulo da foto (câmera virada para a direita) em que o ponteiro está supostamente mais quente favorece essa percepção. Enquanto isso, a primeira foto foi tirada em posição central.
Experimente visualizar da posição do banco do motorista.

Mas pra lhe tranquilizar... a posição do marcador está correta. Minha 3.0 é igual.