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Ver Versão Completa : todos ponteiros oscilando somente logo apos primeiro partida do dia



marcelinhodamooca
13/08/2016, 17:00
ola galera, meu ranger 3.0 todos ponteiros oscilando somente logo apos primeiro partida do dia, depois de 5s volta normal, o q pode ser..

Coophamat
13/08/2016, 19:36
Pode ser bateria com pouca carga, falta de contato entre os polos e os terminais da bateria, falta de aterramento ou até mesmo zinabre nos polos.

xibiu!!!
13/08/2016, 22:10
ola galera, meu ranger 3.0 todos ponteiros oscilando somente logo apos primeiro partida do dia, depois de 5s volta normal, o q pode ser..

Olá colega marcelo.

Sugiro o colega fazer esse teste:
Deixe ligada a luz interna (porta aberta), dê a primeira partida do dia, e perceba se durante esses 5 segundos que o motor já está funcionando, e que todos os ponteiros do painel oscilam "após a partida", a lâmpada interna também oscila sua luminosidade.
Se ela também oscilar a luminosidade, verifique os carvões do alternador, pois durante o motor quente, a mola do carvão pode ser que esteja um pouco mais dilatada, e quando esfria, essa mola recua minimamente, mas com carvão muito curto, faz isolar o mesmo (carvão) do coletor.
Quando vc dá partida, e o motor está ainda frio, com a vibração do conjunto mecânico, volta o contato (embora ruim e falhando nesses primeiros segundos) do carvão curto com coletor do alternador e se inicia a (re)carga da bateria, fazendo oscilar a tensão nominal da bateria parada (10 à 12 volts) e dando picos (pulos) na tensão pela carga "defeituosa" do alternador (até 15 volts) por causa do contato defeituoso dos carvões curtos.
Em painéis eletrônicos, a oscilação e esses picos (pulos) de tensão podem fazer oscilar os valores de leitura dos instrumentos do painel.
Também poderá testar a possível oscilação da tensão de carga do alternador, usando um voltímetro (multímetro) ANALÓGICO, medindo a tensão diretamente nos polos da bateria, no mesmo instante que ocorre o problema com o painel.
Nesse caso, a leitura da tensão (ponteiro do voltímetro) oscilará igual aos ponteiros do painel.
Possibilidade 2:
No caso da luz interna, não oscilar também sua luminância, ou a voltagem do voltímetro no teste não oscilar, e se manter constante nessa primeira partida do dia, e durante esses segundos enquanto o painel "tá doido", descarte problema com alternador, então verifique terminais (e cabos flat) de alimentação do painel, principalmente polos negativo (massa) do painel.
Se na partida o motor de arranque funciona normalmente, sem perda de força, (na minha opinião) descarto problema com falta de carga da bateria ou problema com os cabos.
Ainda mais que na primeira partida do dia, com motor frio, teoricamente o peso e a força que o motor de arranque terá que desenvolver para virar o motor é ainda maior, e se fosse problema em bateria ou cabos, o amigo teria também problema na partida do motor.
Quando se dá o problema da oscilação dos ponteiros do painel (alguns segundos após a partida), o motor já está funcionando.
Vamos aguardar mais post's com outras sugestões de ajuda para a solução do seu problema.

Abraço;

marcelinhodamooca
14/08/2016, 16:20
meu caro, carro pega de primeira, oscilacao depois motor entra funcionar,, a lampada interna nao oscila, scanner acusa erro p1318.

Jean Lima
14/08/2016, 18:36
meu caro, carro pega de primeira, oscilacao depois motor entra funcionar,, a lampada interna nao oscila, scanner acusa erro p1318.

O código não seria B1318? Se sim, trata-se da tensão da bateria baixa. Tive um problema similar em uma RANGER 3.0 ano 2009. Inicialmente foi feito teste no alternador e estava normal, então achei que fosse apenas por conta do acumulo de zinabre nos polos da bateria, mas após a limpeza, o problema persistiu e findou sendo mesmo a bateria que estava "abrindo o bico".

xibiu!!!
14/08/2016, 18:51
meu caro, carro pega de primeira, oscilacao depois motor entra funcionar,, a lampada interna nao oscila, scanner acusa erro p1318.


Aí ficou fácil...!

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marcelinhodamooca
16/08/2016, 12:37
to com a bateria da bosch de 70 amper durante 2 anos andei 70 mil, troquei uma nova da heliar tbm de 70 amper, problema resolvido...valeu galera.