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Ver Versão Completa : óleo de motor para a frontier LE 2008/2009 172cv



Bruno Laport
11/08/2016, 15:27
olá, Boa tarde,

para a frontier LE 20008/20009 172cv, qual o óleo que posso utlizar no motor?? posso utilizar o mobil 15w40??? visto que comente a partir de 2013 com as de 190cv que passou a ser adotado o sistema de requeima dos gases....

no manual diz 5w30 porem podem ser utilizadas outras viscosidades de acordo com o clima , devido ao brasil não ficar abaixo de 20° será que posso utilizar os 15w40??

Bruno Laport
11/08/2016, 20:43
tenho mais uma duvida qual diesel utilizar na frontier, no manual informa o S50, porem acho que o S50 foi substituido pelo S10. vcs sabem informar de pode utilizar o diesel comum S500??? pois o antigo dono só abastecia com diesel comum...

agradeço desde já pela ajuda

eder3011
17/08/2016, 11:40
Bom Dia Amigo!
Só abasteço com diesel S10.
Uma Duvida qual seria o consumo do sua Caminhonete?

Bruno Laport
08/09/2016, 10:52
fiz uma viagem de 6000 km agora e a caminhonete fez uma media de 9,5 km/l andando a 130/140 km/h com ar ligado, estou usando somente diesel comum

FabianoFig
12/09/2016, 10:15
Bruno Laport, bom dia! Acabei de comprar uma Frontier 2008/2009 172 cv igual a sua. Mas estou com uma percepção sobre ela que não sei se é uma característica do motor ou defeito. Eu achei o motor muito lerdo em baixa rotação, ela só acorda pra vida depois dos 2500 giros. É assim mesmo? Se for, é muito diferente da Ranger que eu tive!

Bruno Laport
12/09/2016, 14:27
Bruno Laport, bom dia! Acabei de comprar uma Frontier 2008/2009 172 cv igual a sua. Mas estou com uma percepção sobre ela que não sei se é uma característica do motor ou defeito. Eu achei o motor muito lerdo em baixa rotação, ela só acorda pra vida depois dos 2500 giros. É assim mesmo? Se for, é muito diferente da Ranger que eu tive!

olá a minha acima de 1600 RPM já esta bem esperta, visto que o torque máximo que ela alcança é com 2000RPM, a minha é manual 6 marchas

FabianoFig
12/09/2016, 14:43
A minha tb é manual de 6M. Mas eu tive uma Ranger 12/13, dessas novas 2.2 Diesel, que era muito esperta, tima uma boa retomada, mesmo sendo um motor de 125 cv, ela andava com qualquer caminhonete na estrada. Quando eu andei na Frontier pela primeira vez eu achei que ela estava com defeito, porque quando arranquei e afundei o pé no acelerador eu percebi que só depois de uns 2 ou 3 segundos (quando atingiu os 2500 RPM) que ela puxou com força mesmo. Como eu estava acostumado com a outra eu senti muita diferença.

Fred Miranda
12/09/2016, 23:20
A minha tb é manual de 6M. Mas eu tive uma Ranger 12/13, dessas novas 2.2 Diesel, que era muito esperta, tima uma boa retomada, mesmo sendo um motor de 125 cv, ela andava com qualquer caminhonete na estrada. Quando eu andei na Frontier pela primeira vez eu achei que ela estava com defeito, porque quando arranquei e afundei o pé no acelerador eu percebi que só depois de uns 2 ou 3 segundos (quando atingiu os 2500 RPM) que ela puxou com força mesmo. Como eu estava acostumado com a outra eu senti muita diferença.

Amigo a minha não é com essa configuração de motor. É a de 190 cv, mas já andei em outras Frontier é é mesma coisa. Com 1500 RPM já tem força. A turbina é de geometria variável. A não ser que sua turbina foi trocada.
Em 6° marcha a 80 km/h basta pisar que retoma forte.

Bruno Laport
13/09/2016, 08:58
Amigo a minha não é com essa configuração de motor. É a de 190 cv, mas já andei em outras Frontier é é mesma coisa. Com 1500 RPM já tem força. A turbina é de geometria variável. A não ser que sua turbina foi trocada.
Em 6° marcha a 80 km/h basta pisar que retoma forte.

a minha tem 172cv e é exatamente assim mesmo... de 80km em 6° marcha, basta pisar e ela retoma forte mesmo.....

FabianoFig
14/09/2016, 20:02
Amigo a minha não é com essa configuração de motor. É a de 190 cv, mas já andei em outras Frontier é é mesma coisa. Com 1500 RPM já tem força. A turbina é de geometria variável. A não ser que sua turbina foi trocada.
Em 6° marcha a 80 km/h basta pisar que retoma forte.
Fred, acho que vc matou a charada... O antigo proprietário, no ato da compra, me informou que teve que trocar a turbina. Será que ele trocou por uma diferente? :putz:

Fred Miranda
14/09/2016, 20:31
Fred, acho que vc matou a charada... O antigo proprietário, no ato da compra, me informou que teve que trocar a turbina. Será que ele trocou por uma diferente? :putz:


Vc já viu o preço da turbina original? É cara, muito cara. Já vi falar em preços de mais de R$ 15 mil.

Mas não tem jeito, esses motores são muito ruins de andar se não for com turbina de geometria variável. Igual às Ranger antiga 3.0 o motor é bom, mas demora demais para a turbina entrar. Andei numa Ranger uma vez e a 100 km/h em 5ª marcha, ela não tem retomada nenhuma, pior que carro 1.0.

FabianoFig
14/09/2016, 21:36
Vc já viu o preço da turbina original? É cara, muito cara. Já vi falar em preços de mais de R$ 15 mil.

Mas não tem jeito, esses motores são muito ruins de andar se não for com turbina de geometria variável. Igual às Ranger antiga 3.0 o motor é bom, mas demora demais para a turbina entrar. Andei numa Ranger uma vez e a 100 km/h em 5ª marcha, ela não tem retomada nenhuma, pior que carro 1.0.
Eu liguei pro antigo proprietário e perguntei sobre a turbina e ele me garantiu que colocou original, mas ele me perguntou qual diesel eu estou utilizando e eu falei que era o S10, mas ele me falou que ela não anda bem com S10 e que tem que usar o diesel comum, ele falou que o desempenho melhora. Pode ser este o motivo? Procede?

Fred Miranda
14/09/2016, 23:20
Eu liguei pro antigo proprietário e perguntei sobre a turbina e ele me garantiu que colocou original, mas ele me perguntou qual diesel eu estou utilizando e eu falei que era o S10, mas ele me falou que ela não anda bem com S10 e que tem que usar o diesel comum, ele falou que o desempenho melhora. Pode ser este o motivo? Procede?

Aí já não sei se a diferença de enxofre vai fazer essa diferença toda. Nunca tive outro veículo à diesel antes dessa.

Agora para ilustrar, abasteci um tempo em um posto que até foi indiciado por combustível adulterado, e realmente a turbina demorava um pouco mais a entrar e sempre só coloquei diesel S10.
Depois que troquei de posto, o desempenho melhorou muito.

FabianoFig
16/09/2016, 08:50
Aí já não sei se a diferença de enxofre vai fazer essa diferença toda. Nunca tive outro veículo à diesel antes dessa.

Agora para ilustrar, abasteci um tempo em um posto que até foi indiciado por combustível adulterado, e realmente a turbina demorava um pouco mais a entrar e sempre só coloquei diesel S10.
Depois que troquei de posto, o desempenho melhorou muito.
Galera, muito obrigado pelos esclarecimentos.
Depois eu posto aqui o fim da história.
Abraço!!!

kabelinho
09/05/2019, 19:06
Boa noite turma! comprei uma frontier a uns 4 meses LE 4x4 manual 2010/2011 , no manual fala pra por o óleo API CF-4 , Quando foi trocar o óleo questionei o rapaz da troca qual seria o óleo correto pra ela ,então ele disse que usa nas frontier o motul15w40 .Andei pesquisando no mercado livre o kit de troca de óleo pra ela e aparece muito o 5w30 , e agora qual é o correto? podem me ajudar?
Obrigado!

enricof18
09/05/2019, 20:54
Boa noite turma! comprei uma frontier a uns 4 meses LE 4x4 manual 2010/2011 , no manual fala pra por o óleo API CF-4 , Quando foi trocar o óleo questionei o rapaz da troca qual seria o óleo correto pra ela ,então ele disse que usa nas frontier o motul15w40 .Andei pesquisando no mercado livre o kit de troca de óleo pra ela e aparece muito o 5w30 , e agora qual é o correto? podem me ajudar?
Obrigado!

Você pode usar qualquer óleo 15w40 mineral para motor diesel disponível no mercado, os mais comuns são CH-4 e CI-4. Os mais modernos, minerais, são os CJ-4.

Eu particularmente não recomendo uso prolongado de óleo mineral no motor da Frontier, recomendo sempre que a troca de óleo seja feita com até no máximo 5 mil km, pois o óleo mineral, principalmente em motores que não tem a EGR isolada, carbonizam muito e trazem problemas a longo prazo para as correntes de sincronismo.

Em minha oficina eu sempre recomendo uso de óleos sintéticos para esse motor, no caso da sua, os 5w40 ou 10w40 sintéticos que tenham recomendação de uso para motores diesel.

kabelinho
17/05/2019, 16:16
Você pode usar qualquer óleo 15w40 mineral para motor diesel disponível no mercado, os mais comuns são CH-4 e CI-4. Os mais modernos, minerais, são os CJ-4.

Eu particularmente não recomendo uso prolongado de óleo mineral no motor da Frontier, recomendo sempre que a troca de óleo seja feita com até no máximo 5 mil km, pois o óleo mineral, principalmente em motores que não tem a EGR isolada, carbonizam muito e trazem problemas a longo prazo para as correntes de sincronismo.

Em minha oficina eu sempre recomendo uso de óleos sintéticos para esse motor, no caso da sua, os 5w40 ou 10w40 sintéticos que tenham recomendação de uso para motores diesel.

Eu olhei no adesivo e o mecânico colocou o motul 10w40 pra motores turbo e me disse que é pra 10mil km a troca , isso procede?