Conectar

Ver Versão Completa : Diagnóstico - Acionamento 4x4

schinzel
09/08/2016, 14:08
Aos conhecedores do sistema 4x4 FORD.

Estou com uma dificuldade em diagnosticar a falha no acionamento no 4x4.

A T-Case é uma BorgWarner 1354.
O motor do acionamento esta funcionando 100%.
A chave de acionamento também está 100%.

Tenho dois módulos GEM pois onde levei para manutenção me afirmaram com certeza que seria o módulo. (Testei com ambos e a falha permanece a mesma.)

Comprei o módulo e me certifiquei que fui atendido por um "entendido" de Pick-ups que ainda me deixou algumas gambiarras. Enfim...

Como quero resolver o problema, comecei a fazer o diagnóstico:

Retirando o motor, consigo acionar manualmente a caixa 4x4, ou seja o sistema mecanicamente funciona 100%.
Testei o motor elétrico na bancada e funciona.

Quando aciono o botão de 4x2 para 4x4HI ou 4x4LO escuto os reles acionando mas o motor não muda de posição e no painel pisca o 4x4.

A Caixa T-Case possui um sensor de acionamento ou posição de acionamento magnético que não entendo ou consigo diagnosticar.

Agradeço que puder contribuir.

avenger
10/08/2016, 01:23
Eu sei falar pela Ranger que tenho, mas t-case não acho que seja essa borgwarner, não.

Bom, a Ranger tem sistema de proteção para não deixar acionar o 4x4 high se o carro estiver acima de certa velocidade (acho que 90km/h).

Já o 4x4 low, o sistema limita o acionamento e também a desativação apenas para a situação em que se esteja parado, 0km/h, freio e embreagem acionados.

Então imagino que você tenha que alimentar essas informações de velocidade, embreagem e freio para a GEM, pelo menos para o atuador poder mover ao 4x4 low. Provavelmente pelo GEM não receber a informação de velocidade, ele possa assumir que você esteja a +inf km/h e não efetuar o movimento de 4x2 para 4x4 high.

Possivelmente o GEM precise de mais informações antes de permitir os movimentos do atuador, tipo aquelas informações que o engenheiro colocou só pra garantir que o GEM esteja no carro certo antes de permitir a operação dos equipamentos. Imagino que seja mais fácil montar seu próprio GEM do que fazer a engenharia reversa desse e descobrir o que falta pra ele achar que tá na caminhonete certa! :)

schinzel
15/08/2016, 08:17
Alguém possui ou conhece um procedimento de testes para o conjunto 4x4 da Ranger ?

Estou buscando um método para localizar a falha.

Em último caso, alguém recomenda uma boa oficina em Curitiba ?

Francisco Casal
17/08/2016, 20:03
Amigo não sou profundo conhecedor desse sistema, o conhecimento que tenho foi aprendido em outros tópicos desse fórum. Tenho problema e pelos relatos nesses topicos, meu problema é o motor. Pra esclarecer algumas questões: Ela aciona alguma vez ou não aciona nunca?? O som do relé muda ou sempre faz o mesmo barulho?? Ele faz o som por tempo e dps pisca as luzes ou ele faz apenas uma vez e logo pisca as luzes?? Pq pelo pouco conhecimento que tenho, módulo é mto dificil dar problema, geralmente é mal contato, fio rompido ou o motorzinho.