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Ver Versão Completa : Aumento de potencia L200/Pajero 4d56 na pratica!



rmelo87
09/08/2016, 12:23
Boas pessoal td bom?
To fazendo meu primeiro tópico sobre algo já bem discutido aqui, porém com uma difereça: Vou fazer na pratica e postar pra vcs aqui os resultados. :twisted:
Tenho uma Pajero Sport HPE 2010 que estourou a dentada e acabou com tudo... dai como ela já esta na retifica vou aproveitar pra dar uma melhorada nela.
Depois de muito pesquisar, descobri que nos States e na Tailandia, a Triton com motor 4d56 tem 178ps, o que equivale a 175cv. Nos states vi o relato de um cara que chegou a 200cv sem problemas e na tailandia é muito comum mexer nesse motor... ate mesmo pra arrancada.
A diferença entre nosso motor e o das triton esta no cabeçote 16v e na galeria de agua do bloco, que quem já teve a oportunidade de ver sabe que é do diâmetro de um canudo..... A junta do motor tem uma abertura bem maior, permitindo aumentar essa galeria, oq eu acho essencial se vc realmente quer mexer nesse motor.
Estou planejando chegar perto dos 180cv com segurança, quando digo com segurança não significa simplesmente chipar ou remapear... tem que trabalhar o sistema de arrefecimento da monstrinha. Como pretendo ficar a vida inteira com ela resolvi botar a mao na massa e passar pra vcs oq sera feito.
Pontos importantes: Minha Pajero nunca esquentou, porem eu nunca mexeria na potencia dela sem melhorar o sistema de arrefecimento.
Qualquer motor 4d56 nacional pode chegar a 150cv e a única coisa em comum entre eles é o bloco. O resto tudo muda.. mas acredito que os de bomba semi eletrônica muda apenas o tamanho da turbina e o modulo HPE. Então tem variações de 121 a 150cv
Vamos as modificações
Passo 1: Sistema de arrefecimento
1. Isolar o radiador com espuma para aeração forçada – A maioria das mits que vejo hoje em dia não tem mais essa espuma... muitos donos nem sabem que ela existe. Acreditem ou não, essa espuma é responsável por 30% a 40% da eficiência do radiador! O espaço entre o radiador e a lataria é muito grande nesses carros, faz com que a ventoinha puxe o ar quente do cofre do motor para resfriar o radiador.... mas ar quente não esfria nada. (R$70,00) EXTREMAMENTE ESSENCIAL KIT GELO
2. Eletro ventilador na frente do radiador de óleo – Este item deveria vir originalmente no carro.. pois esse motor gera muito calor... Na frente do radiador passa calor no radiador de óleo, calor no condensador de ar e calor do óleo da transmissão automática. (R$280) EXTREMAMRNTE ESSENCIAL
3. Isolar a válvula EGR – Nos casos das pajeros, em que a EGR é resfriada pela agua do radiador, a agua acaba retornando muito quente, pois os gases do escapamento podem sair ate com 600 graus!!! Nos carros que a EGR não é resfriada pela agua do radiador não é necessário.(R$50,00) OPCIONAL
4. 4 Furos na VT – Algumas MITS recomendam esse procedimento, pois aumenta a vazão de água (GRATIS! Kkk) IMPORTANTE
5. Hélice 11 pas – Item do kit gelo, porem quebra fácil em alagados. Não vou colocar no meu, listei apenas para os curiosos OPCIONAL
6. Termotape e Cobertor de turbina – Este item vai diminuir muuuito a temperatura no cofre do motor. Diminuindo essa temperatura, o radiador e as mangueiras de agua vao receber menos calor. O intercooler também recebera menos calor. (Termotape 15m R$160,00 cobertor R$480,00) IMPORTANTE
7. Pintar Cabeçote, tampa, corpo de borboleta e coletor de adimiçao de preto – An? Como assim? Isso mesmo! Kkkk Alguns estudos mostram que a tinta preta absorve o calor das peças.. seria possível baixar um grau somente com isso... custa nada ne? (R$ 23,00) OPCIONAL
8. Retrabalho da galeria de água no bloco - extremamente essencial se vc quer realmente mexer no motor
Após fazer tudo isso se seu carro ainda esquentar, ele está com problema no motor ou na turbina. Estas modificações são ainda mais do que esta no kit gelo
Passo 2: Performance
Se vc seguiu os passos anteriores descritos no mínimo como IMPORTANTE, pode chipar ou remapear feliz! Fiz os passos 1 2 3 4 e 7 na l200 2006 de um amigo e subimos 4km de serra, no barro com 4 pessoas dentro do carro e rebocando um jipe com 2 pessoas dentro sem esquentar! Subindo!!! O resultado foi muito bom!!! E olha que a l200 dele tinha problemas de esquente.. ele não troca óleo direito... o radiador é na agua de torneira mesmo.. kkkkkk
Mas vamos aos pontos de performance:
1. Snorkel – Vai admitir um ar mais frio e melhorar a eficiência do intercooler (R$ 300,00) AUMENTO IMPERSEPTIVEL DE POTENCIA
2. Intercoler maior – Quanto maior melhor!! Tem alguns maiores que cabem no lugar do original, porem os maiores são os frontais! (R$ 500,00) AUMENTO SINGIFICATIVO
3. Mangotes rígidos na adimiçao – Os mangotes rígidos estabilizam a pressão no intercoolet, pois os de borracha inflam, perdendo eficiência. (Não cotei preço ainda) AUMENTO IMPERSEPTIVEL
4. Mangueiras rígidas para o solenoide – As mangueiras de borracha ficam mole com o calor e incham.. diminui o tempo de reação da turbina (Não cotei preço ainda) AUMENTO SIGNIFICATIVO
5. Isolar EGR – Os gases quentes do escape deixa de ir pra adimição, e também não suja o coletor – (R$50,00) AUMENTO IMPERSEPTIVEL
6. Brunimento da exaustão no cabeçote – melhora o fluxo de gases e diminui a superfície de contato com os canos, diminuindo a troca de calor
7. Retrabalho no lift do comando de válvulas – Esse vai aumentae o torque e a eficiência do chip ou remapeamento. Com isso e um remap bom da pra chegar nos 180 facil(R$280,00) AUMENTO SIGNIFICATIVO
8. UNICHIP ou REMAP – Não decidi ainda qual vou fazer, mas estou mais para o remap.
9. Sprint Bosster – Não afeta o desempenho, mas tira o lag da transmissão automática (R$1200)

Postem suas opiniões, ideias e caso queiram dados mais específicos é so perguntar! Lembrando que eu já sei que é perigoso mexer nesse motor e bla bla bla vamos descobrir na pratica
Frisando que mesmo as modificacoes de aumento imperseptivel, sao imperseptiveis apenas isoladamente. usando em conjunto com as outras modificaçoes faz a diferença.

Muitas dessas modificaçoes podem ser encontradas detalhadamente aqui mesmo no forum.

Edmarcio
09/08/2016, 22:31
Prezado rmelo, não possuo L200 ou Pajero Sport, porém li todas as dicas e fiquei impressionado com o trabalho e estudo que fez.
Parabéns.
Será um ótimo guia para quem tem problemas com aquecimento.
Dentre essa modificações que pretende fazer, são parecidas com as que a MIT raly art faz nas L200 de competição? L200RS por exemplo? Sei que o foco deles é performance e não durabilidade.

rmelo87
09/08/2016, 23:56
Boas Edmarco, nunca vi uma l200 rs ao vivo palra abrir o capo e ver oq foi feito.. mas segundo o que li, estas monstrinhas recebem uma turbina maior da BorgWarner. Mesma turbina das tritons americanas se nao me engano. Recebem tambem um intercooler frontal maior e ajustes mais nervosos no modulo hpe. Ficam com 183cv. As outras modificacoes sao mais na area de freios e suspensao.

Walter da Camper
09/08/2016, 23:58
Na Tailandia o 4d56 chega a 200 cavalos porque é common-rail. Acho difícil extrair 180 cv com aquela bomba semi-eletrônica.
De qualquer modo, recomendo que o colega instale um termômetro digital e, se possível, um medidor EGT (pirômetro), coisa que todo motor diesel preparado deveria ter.
Boa sorte e parabéns pela coragem.

rmelo87
10/08/2016, 00:19
Boas walter! Muito bem lembrado em instalar um sensor EGT! Quanto a bomba.. Um americado chegou a 200cv com essa bomba... segundo os posts, nao conseguiu passar dos 200 por causa dela. O proximo passo dele era modificar o motor pra common rail e up na bomba.
Esqueci de botar la em cima que sao extremamente necessarios manometros para pressao do turbo, temp. Agua e egt.
Esta turbina nao é recomendada pra trabalhar acima de 2bar. E os gases to escape nao podem superar 696°C

lcdalzoc
10/08/2016, 10:48
rmelo87, excelente!

Tenho uma L200 Sport AT, mas de momento a única coisa que me incomoda é a estupidez do câmbio automático, comparado ao meu veículo anterior (ML-320 ano 99), cuja lógica e inteligência beiravam à perfeição. Mas os relatos de extrema robustez dessa caixa já me deixam satisfeito por enquanto...

mfdomingues
10/08/2016, 11:07
Está fazendo o trabalho que os engenheiros da Souza Ramos não fez quando nacionalizaram as Mits.

Parabéns, vai ficar muito boa e será um casamento para vida toda.

rmelo87
10/08/2016, 11:43
rmelo87, excelente!

Tenho uma L200 Sport AT, mas de momento a única coisa que me incomoda é a estupidez do câmbio automático, comparado ao meu veículo anterior (ML-320 ano 99), cuja lógica e inteligência beiravam à perfeição. Mas os relatos de extrema robustez dessa caixa já me deixam satisfeito por enquanto...

Dizem que com o tal do SprintBooster o cambio fica mais esperto e responde mais rapido. Mas qnd engata a 4a marcha o carro fica mto pesado.... assim que minhas modificacoes compensarem essa 4a marcha ja estou satisfeito! Acredito que com 165hp ja ficaria otimo
Ja conclui os itens 1,2,3, e 7 do sistema de arrefecimento. Sabado o motor sera instalado ja com as modificacoes do comando de valvulas e a galeria de agua aumentada no bloco.

rmelo87
10/08/2016, 12:00
Está fazendo o trabalho que os engenheiros da Souza Ramos não fez quando nacionalizaram as Mits.

Parabéns, vai ficar muito boa e será um casamento para vida toda.

A galeria de agua do bloco é ate espessa, porem qnd chega no topo do bloco pra passar pro cabecote a abertura é somente um furo de quase 1cm... sendo que o furo no cabecote quase 3cm. Eu queria abrir pra ficar os dois do mesmo tamanho. So que teria que cortar a junta... dai... fica preaca. Entao vamos abrir no limite da junta. Ficara aproximadamente 2cm x1cm oval, mas com o dobro de vazao.
Por isso que esses carros nao aguentam agua de torneira... entope no bloco.

mfdomingues
10/08/2016, 12:16
A galeria de agua do bloco é ate espessa, porem qnd chega no topo do bloco pra passar pro cabecote a abertura é somente um furo de quase 1cm... sendo que o furo no cabecote quase 3cm. Eu queria abrir pra ficar os dois do mesmo tamanho. So que teria que cortar a junta... dai... fica preaca. Entao vamos abrir no limite da junta. Ficara aproximadamente 2cm x1cm oval, mas com o dobro de vazao.
Por isso que esses carros nao aguentam agua de torneira... entope no bloco.

Não vale a pena uma junta sob medida? Com liga de amianto ou aço e principalmente com cobre nas áreas de contato?
534137534138

rmelo87
10/08/2016, 12:48
Não vale a pena uma junta sob medida? Com liga de amianto ou aço e principalmente com cobre nas áreas de contato?
534137534138

Junta de amianto nao fica muito bom com motor turbo.. tem que ser de aco. E aqui em Recife essas pecas sob medida geralmente nao tem qualidade. Todas as que fiz (juntas e retentores) nao duraram 20mil km. Nao quero arriscar o cabecote por causa de uma junta mal feita... outra coisa é que nao posso exagerar no aumento da galeria de agua e fragilizar o bloco. Pois estas modificacoes modificam a dilatacao da peça

mfdomingues
10/08/2016, 14:02
Junta de amianto nao fica muito bom com motor turbo.. tem que ser de aco. E aqui em Recife essas pecas sob medida geralmente nao tem qualidade. Todas as que fiz (juntas e retentores) nao duraram 20mil km. Nao quero arriscar o cabecote por causa de uma junta mal feita... outra coisa é que nao posso exagerar no aumento da galeria de agua e fragilizar o bloco. Pois estas modificacoes modificam a dilatacao da peça

Uma junta de amianto de qualidade da muito mais aderência que o aço, além do mais a liga de cobre suporta muito mais o calor.

Mas também há liga de aço e cobre, alias, tem do que você precisar. Claro que seu motor sendo retificado de cima à baixo (cabeçote e bloco) uma junta de aço original cai bem sempre precisar inventar.

Esse cara que faz as juntas aqui prepara para Dragster e ProMod e nunca vi ninguém reclamar que a junta falhou.

No fundo acredito que seja a qualidade da mão de obra mesmo, meu gol tinha pouco mais de 350cv e a junta era amianto e cobre, suportou até ser desmontado pelo novo proprietário e eu ter rodado mais de um ano com ele.

rmelo87
10/08/2016, 18:47
Uma junta de amianto de qualidade da muito mais aderência que o aço, além do mais a liga de cobre suporta muito mais o calor.

Mas também há liga de aço e cobre, alias, tem do que você precisar. Claro que seu motor sendo retificado de cima à baixo (cabeçote e bloco) uma junta de aço original cai bem sempre precisar inventar.

Esse cara que faz as juntas aqui prepara para Dragster e ProMod e nunca vi ninguém reclamar que a junta falhou.

No fundo acredito que seja a qualidade da mão de obra mesmo, meu gol tinha pouco mais de 350cv e a junta era amianto e cobre, suportou até ser desmontado pelo novo proprietário e eu ter rodado mais de um ano com ele.

Nada se compara a uma mao de obra competente... kkkk mas aqui é dificil ou eu ainda nao achei.... se tivesse feito o topico antes poderia ate ter pego o contato contigo pra fazer uma sob medida. Ia ficar top

mfdomingues
10/08/2016, 20:46
Nada se compara a uma mao de obra competente... kkkk mas aqui é dificil ou eu ainda nao achei.... se tivesse feito o topico antes poderia ate ter pego o contato contigo pra fazer uma sob medida. Ia ficar top

Cara, seu projeto está ficando muito bom, parabéns não é um detalhe como uma junta que vai lhe atrapalhar.

Vai colocando as fotos a medida que for avançando para que possamos ter idéias também.

Gostei muito do cobertor e fitas térmicas, pensei eu utilizar também na turbina, mas estava num tal de tira e coloca o cabeçote que dei um tempo. Realmente o cofre do motor fica muito quente com ela lá dentro, mas preciso estudar como fazer esse isolamento não conheço bem essa técnica.

A que eu tinha no gol foi necessário redimensionar os dutos de água para aliviar um pouco a temperatura e instalar um radiador de óleo, o óleo que voltava dela fazia o óleo do cárter aquecer e muito.

rmelo87
18/08/2016, 16:03
Essa foto ai mostra bem a diferença entre os blocos. Um lado do bloco é totalmente identico, porem o outro lado as calerias de água da triton sao beeem maiores

mfdomingues
18/08/2016, 17:40
Essa foto ai mostra bem a diferença entre os blocos. Um lado do bloco é totalmente identico, porem o outro lado as calerias de água da triton sao beeem maiores

Realmente não tem nem comparação....quando estiver pronta poste um vídeo dela acelerando.

lfschmitz
18/08/2016, 20:50
Ficaria TOP instalar uma injeção de água-etanol (50/50) como os gringos fazem. Aumenta a densidade do ar admitido (principalmente se for pré-turbo) e diminui a EGT... de quebra, o álcool na mistura se inflama depois da injeção do diesel e dá mais uma forcinha na cabeça do pistão na fase de expansão (TORQUE!), sem aumentar muito o pico de pressão na câmara de combustão.

mfdomingues
18/08/2016, 21:49
Ficaria TOP instalar uma injeção de água-etanol (50/50) como os gringos fazem. Aumenta a densidade do ar admitido (principalmente se for pré-turbo) e diminui a EGT... de quebra, o álcool na mistura se inflama depois da injeção do diesel e dá mais uma forcinha na cabeça do pistão na fase de expansão (TORQUE!), sem aumentar muito o pico de pressão na câmara de combustão.

Opa, boa a dica. Mas não eh soh gringo que faz não. Não sei se vc viu no fórum das bands um tópico sobre um 914-bi turbo.

O Felipe instalou a injeção de metanol e H2O no cabeçote do motor dele.

Ta show, tem 364cv o brinquedo

lfschmitz
18/08/2016, 22:29
Opa, boa a dica. Mas não eh soh gringo que faz não. Não sei se vc viu no fórum das bands um tópico sobre um 914-bi turbo.

O Felipe instalou a injeção de metanol e H2O no cabeçote do motor dele.

Ta show, tem 364cv o brinquedo


364cv num OM-364? Imagina o torque! Deve enrugar o asfalto se sair em primeira com o pé na bomba!

rmelo87
02/09/2016, 20:01
Galera tirei o carro faz dois dias. Ficou muito bom!!!! lembrando que ate agora so fiz as modificacoes de arrefecimento, o trabalho nas galerias de água do bloco e o comando de valvulas.
Senti que o carro ta mais nervoso nas baixas, deve ter aumentado somente uns 5 a 7 HP no maximo... mas o torque deve ter subido muito!! qnd ta subindo ladeiras parece que ta no plano!
Reparei que to pisando bem menos no transito do dia dia.. pisar mais um pouco ja levanta a frente.
Proximo passo vai ser um chip, mas primeiro vou andar uns 10mil km so pra ter certeza que ta tudo ok. Vou dar uma pesquisada tb desse água/etanol na injeçao... quem sab n entra no projeto.

Quanto a temperatura: Esta trabalhando com o ponteiro 0.5mm abaixo da metade. nao sobe de jeito nenhum.... ja pisei um bocado, ate subindo ladeira e ele n mexe.

A capa termica da turbina coloquei T2, mas acho que a T3 caberia melhor. e tem que furar a capa para que ela caiba direito.. deu muiiiito trabalho pq nao consegui desconectar a turbina do escape..... mas funciona! da pra botar a mao na turbina! e o cofre do motor realmente fica mais frio.
passei termotape no coletor de exaustao tb. como ele nao é dimensionado tive que usar cola de junta de motor pra fixar ele. o termotape foi ate o dissipador de escape, nao botei todo pq acabaram as presilhas... deu pra perceber que o calor no painel central diminuiu
Segue algumas fotos importantes:

mfdomingues
02/09/2016, 22:12
Opa, legal ver o avanço dos trabalhos.

Furou a temostarica? Não seria mais recomendado colocar uma com a abertura mais fria? Fiz isto na minha de 82C para 75C. Fica bem mais estável a temperatura, pois, com ela furada quando em descidas a temperatura cairá bastante.

Seguindo seu conselho da capa para a turbina fui buscar uma solução para a minha e descobri que as turbinas Hitachi kt10 (minha) possuem um dissipador de calor que muitos tiram, encontrei a minha em um desmanche coloquei, realmente o calor do cofre reduz muito.

Por ultimo, colocou os medidores de temperatura extras?. Acho essencial.

lfschmitz
03/09/2016, 20:44
Opa, legal ver o avanço dos trabalhos.

Furou a temostarica? Não seria mais recomendado colocar uma com a abertura mais fria? Fiz isto na minha de 82C para 75C. Fica bem mais estável a temperatura, pois, com ela furada quando em descidas a temperatura cairá bastante.

Seguindo seu conselho da capa para a turbina fui buscar uma solução para a minha e descobri que as turbinas Hitachi kt10 (minha) possuem um dissipador de calor que muitos tiram, encontrei a minha em um desmanche coloquei, realmente o calor do cofre reduz muito.

Por ultimo, colocou os medidores de temperatura extras?. Acho essencial.


Falando em "medidores de temperatura" (termômetro, né, pessoal?), um pirômetro pra monitorar a EGT não seria mau negócio se a preparação for realmente pesada... é melhor ver que é necessário tirar o pé antes de derreter um pistão...

rmelo87
03/09/2016, 21:13
Opa, legal ver o avanço dos trabalhos.

Furou a temostarica? Não seria mais recomendado colocar uma com a abertura mais fria? Fiz isto na minha de 82C para 75C. Fica bem mais estável a temperatura, pois, com ela furada quando em descidas a temperatura cairá bastante.

Seguindo seu conselho da capa para a turbina fui buscar uma solução para a minha e descobri que as turbinas Hitachi kt10 (minha) possuem um dissipador de calor que muitos tiram, encontrei a minha em um desmanche coloquei, realmente o calor do cofre reduz muito.

Por ultimo, colocou os medidores de temperatura extras?. Acho essencial.

Caso a temperatura comece a oscilar eu boto a de 75.. por enquando ta bem estavel!
Na capa da turbina eu fiz uns furos nela e consegui botar os defletores no lugar

Quanto aos medidores de temperatura, vou deixar minha carteira respirar primeiro.. kkkkk dai boto o pirometro antes de chipar. Me interessei mto no sistema agua/etanol. vou ver se bolo um depois de chipar.

lfschmitz
04/09/2016, 07:44
Uma opção mais viável no Brasil (lá fora existem kits prontos, mas até os americanos me parecem meia boca) seria replicar o sistema de bico injetor suplementar usado nos motores de ciclo Otto turbinados. Adapta-se um pedaço da tubulaçao de ar - pré turbo ou na linha de pressurização (as duas opções têm pros e contras) - onde é instalado um suporte de bico injetor de carro a alcool (Monza, Santana... Sai uns 100-150 o bico, mais uns 100-200 o pedaço de cano com suporte), acionado por um pulsador de bico específico para carro turbo (500 pilas). Com mais 500 compra-se um tanque plástico de 10L para barco, uma bomba de combustível, um regulador de pressão e uns metros de mangueira. Ficaria como se o carro tivesse uma injeção de álcool 50º monoponto paralela à injecao de diesel normal, que começa a jogar cachaça quando atinge certa pressão e vai aumentando conforme pressurização e aumenta a rotação. A maioria dos sistemas de injeção de cachaça é o liga-desliga, então tem de reduzir o rendimento em máxima para não encharcar em baixa...

ja tenho essa ideia na cabeça há muito tempo, mas minha caranga é meu único carro e ainda por cima é automática... No futuro penso fazer isso com uma L200 quadrada e tê-la só para curtir, envenenada até o talo.

Walter da Camper
05/09/2016, 08:44
Melo, recomendo fortemente instalar um termômetro digital. Fiz isso quando tive uma Sport 2010 e fiz uma expedição para o Atacama, já que tinha medo do 2.5 ferver subindo a cordilheira dos Andes e fritar um cabeçote a 3000 km de casa.
Enquanto o termômetro digital variava mais de 20°C aquele picaretinha do painel nem se mexia.

O termômetro que usei foi esse:
Marcador Digital De Temperatura Do Motor Fixacao por Ima (http://www.tropa4x4.com.br/mitsubishi/marcador-digital-de-temperatura-do-motor-fixac-o-por-im.html)

mfdomingues
05/09/2016, 13:51
O tópico onde a galera falou do sistema com injeção de Metanol e H20 foi este: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/155475-mb-914-bi-turbo.html. Da uma olhada lá o Felipe que implantou na Band dele, vou anexar umas fotos do motor e do painel dele, mas o kit dele não é feito em casa, pelo que entendi o kit dele atua com sensores das turbinas (o motor dele é bi-turbo) e temperatura do escapamento, assim ele dosa a quantidade de álcool x metanol / etanol a ser injetada na admissão. Olha as fotos ai


535611
535612
535613

Agora, muito importante o que o Walter disse, não vacile e não ponha todo o trabalho do seu projeto a perder, os termômetros auxiliares são importantes, o meu me salvou há coisa de 1 mês quando uma mangueira de 10mm rompeu e perdi água, antes da temperatura chegar a 75ºC parei a viatura (subiu mais rápido que o conta-giros, percebi o comportamento estranho na hora). Entendo que todos queremos o melhor dos mundos e isto implica em mais dinheiro para tanto, contudo, há alguns que são muito baratos e você pode fazer em casa a instalação (há alguns com sensor tipo "parafuso" que você instala na flange da Termostática) este tipo de solução e barata e depois pode ser substituída.
Boa sorte e boa empreitada.

rmelo87
11/09/2016, 13:28
Melo, recomendo fortemente instalar um termômetro digital. Fiz isso quando tive uma Sport 2010 e fiz uma expedição para o Atacama, já que tinha medo do 2.5 ferver subindo a cordilheira dos Andes e fritar um cabeçote a 3000 km de casa.
Enquanto o termômetro digital variava mais de 20°C aquele picaretinha do painel nem se mexia.

O termômetro que usei foi esse:
Marcador Digital De Temperatura Do Motor Fixacao por Ima (http://www.tropa4x4.com.br/mitsubishi/marcador-digital-de-temperatura-do-motor-fixac-o-por-im.html)
Vou colocar sim, aquele EVO digital da prosport. mas 20ºC!?! nao é muito pra variar e o ponteiro nao mexer n?? o meu da pra ver a variação. qnd a mangueira que esfria a egr estourou e o ponteiro ficou um pouquinho acima da metade ja desliguei o carro na hora. dai qnd abri o capo ja deu pra ver ela cuspindo agua.

rmelo87
11/09/2016, 13:37
O tópico onde a galera falou do sistema com injeção de Metanol e H20 foi este: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/155475-mb-914-bi-turbo.html. Da uma olhada lá o Felipe que implantou na Band dele, vou anexar umas fotos do motor e do painel dele, mas o kit dele não é feito em casa, pelo que entendi o kit dele atua com sensores das turbinas (o motor dele é bi-turbo) e temperatura do escapamento, assim ele dosa a quantidade de álcool x metanol / etanol a ser injetada na admissão. Olha as fotos ai


535611
535612
535613

Agora, muito importante o que o Walter disse, não vacile e não ponha todo o trabalho do seu projeto a perder, os termômetros auxiliares são importantes, o meu me salvou há coisa de 1 mês quando uma mangueira de 10mm rompeu e perdi água, antes da temperatura chegar a 75ºC parei a viatura (subiu mais rápido que o conta-giros, percebi o comportamento estranho na hora). Entendo que todos queremos o melhor dos mundos e isto implica em mais dinheiro para tanto, contudo, há alguns que são muito baratos e você pode fazer em casa a instalação (há alguns com sensor tipo "parafuso" que você instala na flange da Termostática) este tipo de solução e barata e depois pode ser substituída.
Boa sorte e boa empreitada.

Estou pensando em botar esse sistema antes mesmo de chipar. é muito mais seguro alem de diminuir a temp. da EGR. Prefiro tomar todas as medidas preventivas antes de chipar. a proxima facada vao ser os manometros (Pres. Turbina, Temp. Agua e temp. EGT). Dai faço o sistema de injeção e por fim o chip.

Aquele Sprint Boster eu cortei do projeto. andei pesquisando evi que ele funciona como um encurtamento do acelerador....

Walter da Camper
11/09/2016, 17:27
Depende de onde é instalado o sensor de temperatura.
Eu coloquei fixado na superfície do cabeçote, onde as variações ocorrem mais rápido, conforme o esforço do motor.
O mesmo termômetro está hoje no meu Troller e varia de 93 a 110º sem alteração no ponteiro do painel.
De alguns anos para cá, quando os instrumentos passaram a ter motor de passo, as fábricas fazem essa picaretagem de programar o termômetro para ficar estável dentro de determinada faixa de temperatura. Tive uma TR4 que parecia que o painel era de velotrol de criança, com o termômetro fixo na mesma posição na cidade, na estrada, subindo serra, descendo serra, etc...



Vou colocar sim, aquele EVO digital da prosport. mas 20ºC!?! nao é muito pra variar e o ponteiro nao mexer n?? o meu da pra ver a variação. qnd a mangueira que esfria a egr estourou e o ponteiro ficou um pouquinho acima da metade ja desliguei o carro na hora. dai qnd abri o capo ja deu pra ver ela cuspindo agua.

mfdomingues
11/09/2016, 23:17
Varia sim em 20C com muita facilidade, o meu eh de mercúrio que vai no fluido, a leitura eh muito precisa e vejo que eh uma reta andando em marcha baixa com giro em 1.500 rpm mesmo em um dia quente a temperatura cai no mínimo uns 5C.
Esse sistema de injeção de metanol h2o não vai refrigerar seu motor ele vai impedir que a sua temperatura salte quando acionado / exigido, outra questão eh que os tanques senão me engalo são de 20 ou 30 litros, ou seja, não da muita coisa eh para uso pontual.

Se for instalar o termômetro faça como o Walter e coloque no cabeçote, tem gente que usina e coloca direto na canaleta de água, dentro do cabeçote, fica show assim

Walter da Camper
12/09/2016, 09:19
A vantagem do termômetro na superfície metálica é que ele não depende da água para funcionar. Se estourar uma mangueira e perder água muito rapidamente, o termômetro que estava imerso na água não vai acusar aumento de temperatura, enquanto o de superfície vai soar um alarme sonoro, dando tempo de parar e salvar o motor.

Na Camper eu tenho um Cronomac de "mercúrio" (na verdade não existe mais nenhum de mercúrio, que foi substituído por outra química) instalado no lugar do original, na água logo acima da válvula termostática. Uma vez, numa trilha, uma mangueira grossa rompeu-se e perdeu toda a água do radiador de uma só vez. O original do painel e o Cronomac começaram a cair a temperatura e eu rodei uns 5 km sem perceber que tinha algo errado. Até que a temp caiu demais e o motor começou a feder queimado, então eu parei para olhar e ví que estava sem água. Por sorte o cabeçote do motor 14B é de ferro e, por isso, não teve nenhuma consequência.
Portanto, quem tem o termômetro com sensor imerso na água, deve desconfiar quando perceber uma diminuição anormal da temperatura, pois sem água ele não sente o aquecimento.

joaorafaeldp
27/05/2017, 14:52
Ola.voce pode dar mais detalhes como foi feita os furos no bloco para aumentar a passagem dq agua?? Foi necessário outra adaptação? Grato

rmelo87
27/05/2017, 15:46
Ola.voce pode dar mais detalhes como foi feita os furos no bloco para aumentar a passagem dq agua?? Foi necessário outra adaptação? Grato

Cara, so pedi pra aumentar no limite da passagem da junta. O canal no bloco é redondo e na junta é oval. bota a junta em cima do bloco e aumenta no limite que ela permitir.

Ainda assim, a alteração mais eficiente que fiz pra resfriamento foi a ventoinha auxiliar. Mesmo com o aumento do canal de agua no bloco, se a ventoinha do ar falhar, o carro vai esquentar parado.

Walter da Camper
29/05/2017, 08:42
Melo, como está o comportamento do Pajerão depois de quase 1 ano das modificações?

rmelo87
29/05/2017, 09:19
Melo, como está o comportamento do Pajerão depois de quase 1 ano das modificações?

Cara, so maravilhas. A minha nunca esquentou, porem testei uma vez andar com a ventoinha do ar desligada pra ver como ela se conportava. Após um bom tempo de engarrafamento a temperatura começou a subir e o ar começou a ficar quente. Sou e dai que os furos no bloco nao era o suficiente. E que o real problema desses carros esta no ar condicionado. Re liguei a ventoinha e instalei uma auxiliar na frente do radiador de oleo. Dai em diante o ar condicionado ficou mais eficiente e o ponteiro da temperatura quando varia é da metade pra baixo. De la pra ca ja viajei mais de 600km em velocidade entre 140/160km/h. Nenhuma variação de temperatura. Também ja peguei engarrafamentos de mais de 2h. Sem variação de temperatura tb.
Quanto ao desempenho, com a pressurizaçao da turbina com canos de inox ela ficou mais esperta. Ainda um pouco fraca entre 1000 a 2000rpm. Porem qnd chega em 2500 ela da um coice, chega ate cantar pneu. Acredito que ainda nao acertei na regulagem da geometria da turbina.
quanto a economia, revrsti a tubulação fria do ar com manta térmica. O ar ta gelando muito mesmo no mínimo. Então no modo automático o compressor esta desligando com mais frequência. Estou fazendo perto de 9km/l na cidade e ja passei de 11km/l na estrada. Logico que dirigindo com calma.... Pisando ela bebe como nunca

ricardo_paes
30/05/2017, 11:32
Galera tirei o carro faz dois dias. Ficou muito bom!!!! lembrando que ate agora so fiz as modificacoes de arrefecimento, o trabalho nas galerias de água do bloco e o comando de valvulas.
Senti que o carro ta mais nervoso nas baixas, deve ter aumentado somente uns 5 a 7 HP no maximo... mas o torque deve ter subido muito!! qnd ta subindo ladeiras parece que ta no plano!
Reparei que to pisando bem menos no transito do dia dia.. pisar mais um pouco ja levanta a frente.
Proximo passo vai ser um chip, mas primeiro vou andar uns 10mil km so pra ter certeza que ta tudo ok. Vou dar uma pesquisada tb desse água/etanol na injeçao... quem sab n entra no projeto.

Quanto a temperatura: Esta trabalhando com o ponteiro 0.5mm abaixo da metade. nao sobe de jeito nenhum.... ja pisei um bocado, ate subindo ladeira e ele n mexe.

A capa termica da turbina coloquei T2, mas acho que a T3 caberia melhor. e tem que furar a capa para que ela caiba direito.. deu muiiiito trabalho pq nao consegui desconectar a turbina do escape..... mas funciona! da pra botar a mao na turbina! e o cofre do motor realmente fica mais frio.
passei termotape no coletor de exaustao tb. como ele nao é dimensionado tive que usar cola de junta de motor pra fixar ele. o termotape foi ate o dissipador de escape, nao botei todo pq acabaram as presilhas... deu pra perceber que o calor no painel central diminuiu
Segue algumas fotos importantes:

Prezado, muito boas as informações. Quanto custou esses serviços iniciais?

rmelo87
30/05/2017, 12:01
Prezado, muito boas as informações. Quanto custou esses serviços iniciais?

Cara fica meio difícil dizer... Eu mesmo instalei tudo, então n teve mao de obra. Comprei a termotape de 15m e a manta no Mercadolivre.

lucaspbr92
30/05/2017, 21:20
Boa noite rmelo87, voce poderia indicar algum local para encontrar um intercooler maior (frontal) para instalar na minha.

Aguardo retorno.

A saber? L200 outdoor HPE AT - 2008

diogov8
30/05/2017, 23:07
Boa noite rmelo87, voce poderia indicar algum local para encontrar um intercooler maior (frontal) para instalar na minha.

Aguardo retorno.

A saber? L200 outdoor HPE AT - 2008

Cara não posso indicar alguém na sua região, mas lhe indico essa leitura para lhe ajudar a escolher um que atenda a suas necessidades. Boa sorte.

Intercoolers, resfriadores e injecao de agua: tudo o que voce queria (e precisa) saber sobre - FlatOut! (https://www.flatout.com.br/intercoolers-resfriadores-e-injecao-de-agua-tudo-o-que-voce-queria-e-precisa-saber-sobre/)

djalmab
31/05/2017, 13:39
Opa. Poderia tambem por favor compartilhar detalhes de como colocou o ventilador adicional no radiador de oleo ?

Tgnomo
06/12/2017, 17:01
Boa tarde pessoal,

Adquiri recentemente minha primeira Pajero Dakar 2014 Diesel e estou adorando o carro, mas acho ele meio lento nas retomadas.
Pesquisando aqui nos fóruns, fiquei bastante interessado no aumento de potencia fazendo o remap da ECU (stage rally), porém, como ainda não entendo muito do assunto, gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar com mais detalhes sobre esse procedimento, como por exemplo quais os riscos e benefícios envolvidos, se preciso fazer alguma instalação adicional para prevenir danos no motor, etc.

Abs

Walter da Camper
06/12/2017, 17:16
Tgnomo, dê uma pesquisada no forum. Tem diversos tópicos específicos da Dakar, da Triton (que usa o mesmo motor) além de outros falando apenas sobre reprogramação.
Assim não mistura o assunto aqui que é sobre o motor 4d56 (L200 bolinha e Pajero Sport).



Boa tarde pessoal,

Adquiri recentemente minha primeira Pajero Dakar 2014 Diesel e estou adorando o carro, mas acho ele meio lento nas retomadas.
Pesquisando aqui nos fóruns, fiquei bastante interessado no aumento de potencia fazendo o remap da ECU (stage rally), porém, como ainda não entendo muito do assunto, gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar com mais detalhes sobre esse procedimento, como por exemplo quais os riscos e benefícios envolvidos, se preciso fazer alguma instalação adicional para prevenir danos no motor, etc.

Abs

Tgnomo
06/12/2017, 17:45
Tgnomo, dê uma pesquisada no forum. Tem diversos tópicos específicos da Dakar, da Triton (que usa o mesmo motor) além de outros falando apenas sobre reprogramação.
Assim não mistura o assunto aqui que é sobre o motor 4d56 (L200 bolinha e Pajero Sport).

Ok, desculpe pela confusão!

obrigado

onlinepl
31/03/2018, 11:16
Essa foto ai mostra bem a diferença entre os blocos. Um lado do bloco é totalmente identico, porem o outro lado as calerias de água da triton sao beeem maiores

rmelo87
Bom dia. Tudo tranquilo? Deixa te perguntar, fez essa abertura no bloco para aumentar a passagem de água?

Tenho uma Pajero Sport 2008/2009 não esquenta por nada... Temperatura dela só trabalha em 1/4...
Comprei ela recém feito o motor e o dono anterior disse pra mim que tinha feito o motor em um ex mecânico da Mit e o cara fura ou reabre o bloco mas não conta onde é. Chipei ela com Unichip está com quase 170CV e não aquece... Já fiz trilha no areião traçada e só maravilha!

Recentemente comprei uma L200 2007/2008 Outdoor, e se apertar a bixa esquenta... Estou com vontade de mexer no bloco dela... Pois chipei ela também. Eu estava lendo seu post e fiquei curioso em saber se você fez, qual o resultado e se você tem fotos...

Aguardo!

Walter da Camper
02/04/2018, 12:59
Tempos atrás ouvi dizer que o ponto a ser aberto fica na saída da válvula termostática para o bloco.
Caso não obtenha uma resposta satisfatória, vale à pena vc abrir o alojamento da termostática dos dois carros e comparar.


rmelo87
Bom dia. Tudo tranquilo? Deixa te perguntar, fez essa abertura no bloco para aumentar a passagem de água?

Tenho uma Pajero Sport 2008/2009 não esquenta por nada... Temperatura dela só trabalha em 1/4...
Comprei ela recém feito o motor e o dono anterior disse pra mim que tinha feito o motor em um ex mecânico da Mit e o cara fura ou reabre o bloco mas não conta onde é. Chipei ela com Unichip está com quase 170CV e não aquece... Já fiz trilha no areião traçada e só maravilha!

Recentemente comprei uma L200 2007/2008 Outdoor, e se apertar a bixa esquenta... Estou com vontade de mexer no bloco dela... Pois chipei ela também. Eu estava lendo seu post e fiquei curioso em saber se você fez, qual o resultado e se você tem fotos...

Aguardo!

leonizer
26/02/2019, 18:42
Boa Tarde amigo.
Instalei a ventoinha auxiliar, manta térmica na turbina tamanho 3, realmente deu uma otima melhorada no resfriamento do cofre e do motor.
Tem mais detalhes sobre o lift que realizou no comando de valvula e se fez remap ou unichip?
Passa contato telefone se puder.

Abc

Mauricio Rossetto
24/06/2023, 15:24
Boa tarde, imagine o motor 4D56 mais forte, super mais econômico e ainda não precisar mais usar água e radiador. Parece um sonho? Veja:

Como FUNCIONA o motor ELKO - YouTube (https://youtu.be/jjhbdSxmeYI)

Veja o kit para transformar o motor nessa tecnologia:

https://www.elsbett.com/Kits-de-conversao-para-carros-e-vans-para-operar-com-oleo-vegetal-SVO-/-WVO-/-PPO/Mitsubishi

Incrível como podemos deixar essa tecnologia morrer para interesse e lucro de poucos. Detalhe: se for regulado para usar somente diesel, é provável que o consumo do 4D56 ultrapasse os 20 km por litro.

lfschmitz
03/07/2023, 17:38
Boa tarde, imagine o motor 4D56 mais forte, super mais econômico e ainda não precisar mais usar água e radiador. Parece um sonho? Veja:

Como FUNCIONA o motor ELKO - YouTube (https://youtu.be/jjhbdSxmeYI)

Veja o kit para transformar o motor nessa tecnologia:

https://www.elsbett.com/Kits-de-conversao-para-carros-e-vans-para-operar-com-oleo-vegetal-SVO-/-WVO-/-PPO/Mitsubishi

Incrível como podemos deixar essa tecnologia morrer para interesse e lucro de poucos. Detalhe: se for regulado para usar somente diesel, é provável que o consumo do 4D56 ultrapasse os 20 km por litro.


Lembro de uma Quatro Rodas no fim dos anos 1980 em que um Audi 80 com esse motor Elko foi testado, fazendo bem mais de 20km/L. Mas o que sepultou o projeto foi a questão ambiental: era bem mais poluente que os motores Diesel convencionais - se não me engano, algo relacionado a óxidos nitrosos e/ou monóxido de carbono em níveis altíssimos.