PDA

Ver Versão Completa : Turbinar F-1000 , SIM ou Não ?

Diego Silva 189
08/08/2016, 12:58
Galera meu nome é Diego sou de Londrina Pr , possuo uma F ano 88 motor mwm 229 aspirada .
A algum tempo venho acompanhando este forum , q por sinal aprendi muitas coisas sobre as "Fs". Mais eu estou com uma duvida , faz tempo q quero turbinar minha camioneta , possuo ela a 3 anos , mais tinha medo q o motor fosse pro espaço. Recentemente, as uns 5 meses o motor dela abriu o bico , se foram as camisas ...tive q quase refazer o motor neh .. so faltou retificar virabrequim. Ai q veio a vontade maior de meter o turbo mais a grana tava poca.
Agora q deu aliviada finaceira estou disposto a fazer a adaptação , mas ai vem as duvidas , muita gente me fala vai forçar o motor , q nao vai aguentar , q o cambio nao aguenta e tals ... outros falam q tem q mexer na bomba injetora e que eu vou gastar um absurdo ,enfim opinião tem de kilo
Achei aqui na regiao , oficina autorizada,kit turbo por 1700 reais turbina nova , Garret ... nao achei tao caro e esse valor ja instalada.

Mais ai fica miha duvida se vai aguentar ou nao !!!
Se alguem puder me ajudar eu agredoço !!
Abraço

Andrefb69
08/08/2016, 17:21
Diego:
Tem vários posts sobre esse assunto aqui. Eu, particularmente, tive uma situação que me deixou em dúvida. Comprei uma F1000, depois de alguns meses eu a turbinei e, uns 20.000km depois o motor foi pro saco. Não sei dizer se foi coincidência ou não, afinal era um motor ORIGINAL ainda com mais de 25 anos...
Mas o que mais tem por aí é 229 turbinado. Se não fosse uma boa adaptação, não teria tanto, acho eu...

Diego Silva 189
09/08/2016, 07:17
Então neh Andre .....tem muita F 1000 turbinada por fora rodando por ai em !! Isso é verdade .
Minha F é boa pra andar , o problema é a subida, minha regiao aqui tem bastante morro ,eu trabalho com , em media eu ando carregado com uns 400 kg . Na rodovia é o pior , desso embalado nos 120km/h, pra chegar la em cima nos 60km/h !! Kkkkk ai q eu sinto falta da turbina !!!

Andrefb69
10/08/2016, 08:12
A diferença é brutal. Vale a pena e muito. Eu tive essa experiência "ruim", mas como te falei: um motor original com mais de 25 anos que rodou sabe-se lá quantos km não me parece um bom parâmetro para dizer que mwm229 não aguenta uma turbina... Há algum tempo fiz uma viagem de uns 200km puxando mais de 1.000kg e, embora as subidas não sejam muito íngremes, precisei reduzir pra 3a uma vez só (câmbio 4 marchas)! Começava as subidas em média a 100km e terminava a 70-80km e ia embora. Se não fosse a turbina, acho que ainda estava na primeria subida! Kkkkk!

LUIZ170686
10/08/2016, 09:30
pode turbinar sem medo, tenho uma f4000 86 com MWM 229, turbinei e coloquei intercooler a uns 4 anos e na época paguei 2200 colocada tudo novo! coloquei turbina biagio e até aqui muito boa por sinal, eu queria uma garret mas na época tava em falta e eu tava loco pra turbinar.... a camionete é da família à uns 14 anos. não deu problema nenhum até agora, pelo contrário deixou de ser uma lerdeza e ficou bem espertinha pra andar. desce e sobe a 90 / 100 km/h. só se for top muito longo ou carregada que volta 4ª marcha. senão anda direto em 5ª. e motor nunca foi aberto. ele tá baixando uns 300 ml de óleo a cada 1000 km, mas só se andar direto a 2800 rpm, se andar até uns 2500 de rpm não baixa óleo. ela sopra fumaça pelo respiro do motor também. mas tá com muita força e andando bem, até fui ver pra fazer o motor dela mas o mecânico disse que é besteira pois ele ainda roda muito. pra mim motor diesel sem turbo tô fora! se vc turbinar vai ver que é outro mundo. ainda mais que seu motor é novinho vai ser só alegria hehe.

E não falo na base do "achismo", somos segundo dono dela, compramos de um senhor que tirou ela zero km aqui na minha cidade quando ainda tinha revenda ford aqui. e ele nunca mexeu em motor. portanto nem sei quantos km ela tem no lombo, só sei que é bastante hehehe.
Agora claro não vai turbinar e ficar passando de giro no motor, pois ai corre o risco de dar alguma "zica". esse motores mais antigos não é muito bom exceder o limite de giro toda hora, pois eu já vi quebrar o virabrequim pelo compensador de massa não aguentar a vibração do excesso de giro no motor. cara andava a 3500 giros meio direto sabe. opinião minha tá. tem gente que mete o cacete direto e as vezes não dá nada. mas eu prefiro não arriscar.

abraços.

mfdomingues
10/08/2016, 09:30
Galera meu nome é Diego sou de Londrina Pr , possuo uma F ano 88 motor mwm 229 aspirada .
A algum tempo venho acompanhando este forum , q por sinal aprendi muitas coisas sobre as "Fs". Mais eu estou com uma duvida , faz tempo q quero turbinar minha camioneta , possuo ela a 3 anos , mais tinha medo q o motor fosse pro espaço. Recentemente, as uns 5 meses o motor dela abriu o bico , se foram as camisas ...tive q quase refazer o motor neh .. so faltou retificar virabrequim. Ai q veio a vontade maior de meter o turbo mais a grana tava poca.
Agora q deu aliviada finaceira estou disposto a fazer a adaptação , mas ai vem as duvidas , muita gente me fala vai forçar o motor , q nao vai aguentar , q o cambio nao aguenta e tals ... outros falam q tem q mexer na bomba injetora e que eu vou gastar um absurdo ,enfim opinião tem de kilo
Achei aqui na regiao , oficina autorizada,kit turbo por 1700 reais turbina nova , Garret ... nao achei tao caro e esse valor ja instalada.

Mais ai fica miha duvida se vai aguentar ou nao !!!
Se alguem puder me ajudar eu agredoço !!
Abraço

Diego, bom dia

Esse valor de R$ 1,7 está muitoooo barato, parte deste kit com certeza deve ser remano. Além do mais como anda seu motor? Tive um gol Ap 1,9 turbo da primeira vez coloquei um kit biaggio apenas, o motor durou 3 meses. Na segunda fez mandei forjar todo o motor, vira, pistões, camisas, bronzinas, reforcei o cabeçote, aumentei as canaletas de passagem de água e reforcei o bloco, instalei uma Roletada .50 uma techfuel, comando chifrudo, radiador de óleo, bomba d'agua redimensionada, embreagem de cerâmica, enfim, fiz tudo, foram coisa de R$ 8.000,00 senão me engano ( e faz uns anos), bom o carro ficou de 380cv, utilizei ele por um ano e meio, vendi para um amigo que usou por mais um ano, depois ele o desmontou e retirou todo o kit para colocar em outro e se foi,mas estava funcionando.

Agora como anda seu motor? Como está a manutenção preventiva? Só turbinar um motor nesta idade sem nenhum reforço pode ser que seja prejudicial ainda mais dependendo de quantos "kilos" for colocar. A minha atual de fabrica tem 0,85 bar meu gol tinha 2, isto porque comecei com 1, mas era para correr não podia ficar muito comportado.

Quanto a gastar, isto é muito relativo, a minha atual viatura certa vez tirei a turbina para enviar a retifica, andei com ela aspirada por uns dias e digo que além de ter ficado frouxa demais o consumo aumentou, afinal era preciso pisar para andar e mantinha marchas mais altas. Agora o meu gol bebia muito, mas porque eu não conseguia andar com menos de 4.000 rpm (afinal para que fazer tudo isto senão fosse para pisar?) no caso da sua EFE entendo que não é velocidade que você quer, ou seja, o consumo vai subir mas nada de ficar beberrona demais.

Boa sorte e sou fá das EFEs do ano da sua.

sallespickup
10/08/2016, 11:49
como vc trocou o Kits pode turbinar sem medo, só pergunta que turbina sera usada, se APL 240 ou tb 4125, a primeira é mais rapida e a segunda privilegia a força, bomba injetora não precisa mexer, mais vc vai querer, pois ficara nitido a falta de combustivel em alta, ai qualquer bombista abre, com ela no lugar, 1 volta no debito e fica boa de andar e sem fumaça

não tenha medo de turbinar, eu uso F1000 e D20 turbo a mais de 30 anos e nunca deu problema por causa da turbina, obvio que a vida util cai uns 20 %, mais num motor que roda 400 mil, o conforto que traz paga com sobras

Diego Silva 189
11/08/2016, 14:08
Entao
O Cara me falou q é turbina nova garret , a mesma q saiu nao f1000 original turbo ,nao me falou o modelo , so disse q ela da 2kg de pressão !!!
Mais é o seguinte .... eu tenho um primo aqui q tem um trator valmet 88 motor 229 ... ele fez o mesmo serviço q eu , trocou os kits . Ai ele comprou uma turbina recondicionada e leveu para um bobista fazer a adpitação , até ai tudo bem !!! Passou uns dias ele levou o trator no mecanico q ele trocou os kits pra reapertas os cabeçotes , quando o mecanico viu o caracol la no trator ele fico loco kkk .... botou tanto medo nele ... falo tanta abobrinha ... q o meu primo levo o trator no bombista e fez o cara tira o turbo kkk . Ai ele vendeu a turbina pro bombista !! Esse episodio q me deixou constragido !!!
Ai eu penso .... sera q o turbo acaba com o motor assim !!!
Pode isso ou nao ??
Vlw galera !!
Abraço

mfdomingues
11/08/2016, 14:25
Entao
O Cara me falou q é turbina nova garret , a mesma q saiu nao f1000 original turbo ,nao me falou o modelo , so disse q ela da 2kg de pressão !!!
Mais é o seguinte .... eu tenho um primo aqui q tem um trator valmet 88 motor 229 ... ele fez o mesmo serviço q eu , trocou os kits . Ai ele comprou uma turbina recondicionada e leveu para um bobista fazer a adpitação , até ai tudo bem !!! Passou uns dias ele levou o trator no mecanico q ele trocou os kits pra reapertas os cabeçotes , quando o mecanico viu o caracol la no trator ele fico loco kkk .... botou tanto medo nele ... falo tanta abobrinha ... q o meu primo levo o trator no bombista e fez o cara tira o turbo kkk . Ai ele vendeu a turbina pro bombista !! Esse episodio q me deixou constragido !!!
Pode isso ou nao ??
Vlw galera !!
Abraço

Cara, não é assim que funciona a coisa, tem gente que coloca medo em tudo que é adaptado e na verdade tem medo de tudo que o tira de sua zona de conforto.

Muitas vezes pessoas condenam certas adaptações pelo simples fato de não conhecer como se faz.

Meu meca mesmo nunca mexeu a fundo em diesel, pois, sempre foi de preparação, a primeira coisa que ele disse quado fui com minha viatura lá foi "você sabe que eu não entendo muito destes motores, vou ter que aprender e fazer, ou seja, vai muito mais tempo para fazer corretamente", mas, tem muitas pessoas que simplesmente saem correndo (para com um tracker com motor Peugeot em qualquer concessionária GM, aposto que a metade dos mecânicos vai sair correndo e a outra metade vai comprar um atestado médico para não ter que chegar perto).

Outra questão também são as experiências ruins, vai que o meca do seu primo teve um grande problema com um turbo mal instalado? Ai acaba tomando isto como regra de vida, é o mesmo que o cara que levou galho da namorada agora para de gostar de mulher.

Desde que o serviço seja bem feito, neste caso não adianta querer pagar barato e seu motor não esteja nas ultimas o turbo não vai acabar com ele e claro, tem os cuidados especiais pós instalação do resto é só alegria.

Diego Silva 189
11/08/2016, 18:17
pode turbinar sem medo, tenho uma f4000 86 com MWM 229, turbinei e coloquei intercooler a uns 4 anos e na época paguei 2200 colocada tudo novo! coloquei turbina biagio e até aqui muito boa por sinal, eu queria uma garret mas na época tava em falta e eu tava loco pra turbinar.... a camionete é da família à uns 14 anos. não deu problema nenhum até agora, pelo contrário deixou de ser uma lerdeza e ficou bem espertinha pra andar. desce e sobe a 90 / 100 km/h. só se for top muito longo ou carregada que volta 4ª marcha. senão anda direto em 5ª. e motor nunca foi aberto. ele tá baixando uns 300 ml de óleo a cada 1000 km, mas só se andar direto a 2800 rpm, se andar até uns 2500 de rpm não baixa óleo. ela sopra fumaça pelo respiro do motor também. mas tá com muita força e andando bem, até fui ver pra fazer o motor dela mas o mecânico disse que é besteira pois ele ainda roda muito. pra mim motor diesel sem turbo tô fora! se vc turbinar vai ver que é outro mundo. ainda mais que seu motor é novinho vai ser só alegria hehe.

E não falo na base do "achismo", somos segundo dono dela, compramos de um senhor que tirou ela zero km aqui na minha cidade quando ainda tinha revenda ford aqui. e ele nunca mexeu em motor. portanto nem sei quantos km ela tem no lombo, só sei que é bastante hehehe.
Agora claro não vai turbinar e ficar passando de giro no motor, pois ai corre o risco de dar alguma "zica". esse motores mais antigos não é muito bom exceder o limite de giro toda hora, pois eu já vi quebrar o virabrequim pelo compensador de massa não aguentar a vibração do excesso de giro no motor. cara andava a 3500 giros meio direto sabe. opinião minha tá. tem gente que mete o cacete direto e as vezes não dá nada. mas eu prefiro não arriscar.

abraços.

Entao ... eu sou de boa, nao ando com o pé no talo ... minha tocada é 100/110 km/h e o giro fica em torno doa 2500 rpm ..... acho q nao terei problemas.
Mais eu vou turbinar sim , pois nao quero mais passar raiva em subidas kkkk.
Luiz , na sua camionete se vc andar nos 90/100 km/h., qual o rpm dela ??
A minha eu cheguei nos 3500 rpm uma vez , passando um pouco dos 140km/h kkkk
Mais eu fiz isso uma vez só , era uma decisa da po### kkkk .... mais nao da pra fazer isso direro nao .... judia de mais !!!!
Vc ou alguem aqui do foram poderia me falar em qual rpm fica a faixa verde do painel ?? A minha é painel antigo nao marca !!

LUIZ170686
12/08/2016, 11:09
Diego a minha por ser f4000 ela é mais reduzida, a 100 km/h ela esta a 2800 giros. tenho vontade de colocar um câmbio zf da silverado/f250, ai ela ficaria ótima pra andar. mas tá muito salgado o investimento hehe. talvez no futuro, quem sabe.

O limite de giro desse motor fica em torno dos 3500 rpm mesmo. ou um pouco menos pois "se não me engano" ele tem um limitador na bomba injetora que corta o diesel (uma regulagem que é feita pelo bombista) as vezes alguns bombistas deixam esse limite mais abaixo, em alguns casos se vc pedir ele também pode deixar pra cortar o diesel com rpm mais alto, mas o costumeiro é 3500 geralmente.

a minha também é painel antigo e não tem "colorido" no rpm. mas a faixa verde desses motores geralmente é de 1400 a 2200 rpm, acho que um pouco mais um pouco menos. mas pode andar tranquilo até 2800/3000 que estará dentro do normal pois em tratores ele trabalha nesse ritmo por horas e horas, já que ele vem do uso agrícola antes de ser veicular.
Já cheguei a 3200 giros com a minha ai ela da uns 115 km/h, mas o motor "urra" muito, dá dó pois vibra demais dá pra sentir que não foi feito pra isso. definitivamente giro alto não é com diesel "LSD". sem contar que acima de 2800 rpm a minha bebe mais óleo de motor do que óleo diesel kkkkk.

mas pode turbinar sim, desde que seja um kit novo pode ir sem problemas, como o Salles falou turbina ela abre uma volta no parafuso do débito e seja feliz, só não caia nessa de turbo recondicionado não. a única coisa que farei na minha quando o meu turbo der pau e vc pode até ver se tem como na sua (só é mais caro um pouco), seria um turbo com válvula west gate. o Salles até pode falar mais que eu pois já vi uns tópicos dele dizendo que esse tipo de turbina é melhor que as comuns. são mais caras mas parece que compensam pelo desempenho e variações de regulagens. só tem que ver questão de adaptação dos bocais dela e suporte da própria west gate que as vezes no "girar a carcaça pode ser que tenha que ser feito um suporte pra ele. mas de qualquer forma turbinando vc já vai sentir outra camionete.

Abraços.

sallespickup
12/08/2016, 18:53
hora de acabar com os medos....
-primeiro, não tem adaptação alguma, vc compra o kit de turbinamento e apenas monta é simples pacas, qualquer um faz em casa e depois só manda na casa de escapamento pra acertar a primeira curva do turbo que ja estara instalada, ao resto do escap
-segundo se não abrir a bomba, a turbina vai dar no maximo 0.6, o que ja faz ficar bem, esperta nas subidas, se abrir ai o ceu é o limite, e ai é o unico perigo, querer fazer andar demais, ai pode dar problema, eu disse pode, pois tem de ter consiencia, eu tenho duas camionetes, uma que é um carro de passeio que deixei dando 1.3K, e ficou com comportamento de carro de passeio, e outra que é um guincho, que tem turbina maior e da apenas 0.7, anda bem porem não embala como a outra, a mais mansa esta comigo a 14 anos e a bravinha a 5, sem problemas algum
-terceiro e mais importante, em motores diesel de consepção mais antiga, os chamados LSD, e ai entram os motores todos da linha D20 e F1000, proveem de maquinas, e por isso foram feitos pra trabalhar em giro maximo por horas, ai foram realocados pra camionetes, porem mantiveram essa caracteristica, então não fiquem com medo em meter o pé, desde que a bomba esteja corretamente regulada, eles cortam e podem trabalhar por longos periodos em giro maximo, o que no caso dos perkins é 3200rpm e dos MWM 3500 rpm

Javarotti
21/08/2016, 11:15
Entao
Pode isso ou nao ??
Vlw galera !!
Abraço

Grande Diego,

Também carrego a mesma dúvida.

Esta semana adquiri do meu Pai uma F-100 que está na família há quase 20 anos.

Conheço a fundo o veículo. Ela foi restaurada cada parafuso.

Fizemos o motor, tudo com peças genuínas. Ela tem um motor a diesel MWM 229, bomba bosh.

Adaptamos o cambio da Grand Blazer / Silverado (over drive).

Mais na quinta marcha a viatura que andar, precisa de motor pra empurrar.

Já pensei em investir em um motor mais arisco, tipo o próprio 229 TD, ou um Sprint.

Mais, neste momento é muito investimento.

Falta aquela pitada de um turbo.

Andrefb69
22/08/2016, 13:38
Javarotti:
Que coisa linda essa F1000!!!! Parabéns pela máquina. Tem fotos do interior dela? Se tiver e puder fazer a gentileza de postar, ficaria agradecido. Linda mesmo!

Javarotti
23/08/2016, 11:58
Javarotti:
Que coisa linda essa F1000!!!! Parabéns pela máquina. Tem fotos do interior dela? Se tiver e puder fazer a gentileza de postar, ficaria agradecido. Linda mesmo!

Prezado André,

É uma F-100 1.974.

Meu pai tem outros carros, e como ele adquiriu mais uma (Veraneio 1.986 com motor, câmbio e diferencial da D-20 96 Conquest, Maxion S4t-plus) a garagem ficou apertada. Ele ia passar a F100 no rolo como parte de pagamento. Quando fiquei sabendo a loucura imediatamente arrematei ela!!! rs

Juliano_SBO
24/08/2016, 22:30
Deixa eu armar o guarda-chuvas de aço aqui hehehehe.

Amigo, turbo num motor diesel é pré-requisito! Hoje em dia é muito inseguro andar a menos de 80km/h em rodovia.

Andrefb69
25/08/2016, 08:48
Javarotti:
Ainda bem que você teve essa lucidez! Se tivesse deixado ir, muito provavelmente ia se arrepender. E sem volta... :)

Javarotti
26/08/2016, 12:01
Alguém indica um excelente kit turbo que se encaixa como uma luva para esse motor?

Javarotti
26/08/2016, 12:02
Quais as possíveis consequências de turbinar o 229 e não abrir a bomba? Em caso do bombista decidir abrir a bomba injetora o consumo aumenta muito?

mfdomingues
26/08/2016, 15:38
Quais as possíveis consequências de turbinar o 229 e não abrir a bomba? Em caso do bombista decidir abrir a bomba injetora o consumo aumenta muito?

Senão estou falando muita besteira você terá uma mistura pobre em diesel e rica em ar, a falta de diesel nas camará elevará a temperatura do motor e prejudicará a lubrificação.

A turbina não atingirá a potência (bar) máxima para o qual ela esteja regulada (a minha bomba quado está fechada) faz com que no máximo a bomba chegue a 0,45 bar enquanto ela está regulada para 0,85 bar.

O bombista tem que abrir a bomba, não cabe a ele decidir, mais ar só vai funcionar com mais combustível. O consumo aumenta um pouco, mas, o ganho de potência compensa o consumo, mas não é nada que assuste muito.

sallespickup
27/08/2016, 09:41
Alguém indica um excelente kit turbo que se encaixa como uma luva para esse motor?

tem kits prontos, ai é definir se quer mais força ou giro rapido, ai vai de tb ou apl (tipos de turbo) e pode sim turbinar sem abrir bomba porem fica tendo equipamento ocioso rsrsrs, se tiver algum problema manda pra mim que ja dou turbinada e acertada a bomba, estou no jaçanã pertinho de guarulhos rsrsrsr

ah o consumo não é igual a carro a gasolina, nos diesel com o aumento de potencia ou se mantem mais normalmente fica até um pouquinho mais economico

abs carlos salles
email sallespickup@gmail.com

mfdomingues
27/08/2016, 13:35
tem kits prontos, ai é definir se quer mais força ou giro rapido, ai vai de tb ou apl (tipos de turbo) e pode sim turbinar sem abrir bomba porem fica tendo equipamento ocioso rsrsrs, se tiver algum problema manda pra mim que ja dou turbinada e acertada a bomba, estou no jaçanã pertinho de guarulhos rsrsrsr

ah o consumo não é igual a carro a gasolina, nos diesel com o aumento de potencia ou se mantem mais normalmente fica até um pouquinho mais economico

abs carlos salles

Carlos, desculpa o off topic, vc eh bombistas? Sou seu vizinho moro no Tremembé e preciso de um bonbista para avaliar a minha que não anda la estas coisas.

Valeu

sallespickup
27/08/2016, 21:27
Carlos, desculpa o off topic, vc eh bombistas? Sou seu vizinho moro no Tremembé e preciso de um bonbista para avaliar a minha que não anda la estas coisas.

Valeu
Não Domingues, mais conheço razoavelmente bem linha diesel alem de ter boas parcerias com bombistas serios, o que acontece com a sua ?, se puder ajudar estou as ordens, meu negocio é reformar picapes compradas em leilão a anos e pra isso sempre comprei sucatas pra tirar peças, dai o segundo negocio a venda de peças, e a terceira e que agora to voltando a me aprofundar uma oficina especializada em manutenção leve de picapes, turbinamentos, e pequenas adaptações, no passado meu forte era adaptação diesel, entrava a gasolina e saia a diesel pronta, hoje ja não compensa...

abs carlos salles

mfdomingues
27/08/2016, 23:32
Não Domingues, mais conheço razoavelmente bem linha diesel alem de ter boas parcerias com bombistas serios, o que acontece com a sua ?, se puder ajudar estou as ordens, meu negocio é reformar picapes compradas em leilão a anos e pra isso sempre comprei sucatas pra tirar peças, dai o segundo negocio a venda de peças, e a terceira e que agora to voltando a me aprofundar uma oficina especializada em manutenção leve de picapes, turbinamentos, e pequenas adaptações, no passado meu forte era adaptação diesel, entrava a gasolina e saia a diesel pronta, hoje ja não compensa...

abs carlos salles

A minha possui uma bomba Bosch rotativa, bem comum. O antigo proprietário não sei se por descuido, ou simples relaxo (possível que ambos os casos) alargou os bicos (provavelmente para ganhar vazão) e não fez a manutenção na bomba, para vc ter ideia o eixo chegou a comer um pouco da carcaça. Um bombistas deu uma olhada e "ajustou" da forma que deu, fez uma bucha sob medida para colocar no eixo (onde a carcaça foi danificada), ajudou muito, mas, não resolveu atualmente ela castanha muito e algumas situações fuma mais que o normal.

Enfim, sei que os bicos da para trocar o kit reparo (não precisa trocar tudo) mas a bomba preciso de uma avaliação de um segundo especialista.

sallespickup
28/08/2016, 12:35
A minha possui uma bomba Bosch rotativa, bem comum. O antigo proprietário não sei se por descuido, ou simples relaxo (possível que ambos os casos) alargou os bicos (provavelmente para ganhar vazão) e não fez a manutenção na bomba, para vc ter ideia o eixo chegou a comer um pouco da carcaça. Um bombistas deu uma olhada e "ajustou" da forma que deu, fez uma bucha sob medida para colocar no eixo (onde a carcaça foi danificada), ajudou muito, mas, não resolveu atualmente ela castanha muito e algumas situações fuma mais que o normal.

Enfim, sei que os bicos da para trocar o kit reparo (não precisa trocar tudo) mas a bomba preciso de uma avaliação de um segundo especialista.

da uma passada pra ver o funcionamento, pois como é bomba rotativa (VE) com ajuste de ponto PODE melhorar, agora a troca dos bicos acho bem aconselhavel, pois se foram mexidos e um injetar minimamente mais que o outro fica um motor quadrado, de funcionamento feio, manda no meu email que combinamos

sallespickup@gmail.com

sallespickup
31/08/2016, 19:42

comprou o kit?

Diego Silva 189
11/09/2016, 11:17
Bom dia amigos do forum !!
Comprei o kit turbo , tuurbina nova Garret , uma volta completa no debito de combusrivel !!!! Tenho q adimitir q a camioneta mudou da agua pro vinho !!!
Fiz um teste na rodovia , ela sobe qualquer subida sem reduzir marcha.. mas nas retas e decidas o giro sobe dimais em torno doa 3000 RPM a 120km/h foi entao q decidir em trocar a relacao dela pela 14/43 .... a q estava era 13/43 , só pra relembra, ela é 4 marchas !!!
A bichinha ta voando baixo literalmente kkk ....120km/h em 2300 RPM !! Show de bola !!!
Mais eu fiquei preocupado com uma coisa !!! A marcha Ré ficou muito frocha longa demais !!! Mais longa q a primeira marcha !!! Eu trabalho com ela ... senti dificulade pra manobrar em subidas q tenho q dar ré com ela carreda !!!
Sera q vou gastar minha embreagem muito rapido desse jeito ??
O melhor seria colocar o cambio 240v ou 2615 q tem uma ré mais curta ??
A relacao da ré desse cambio meu é de 3.9 !!
Oq vcs acham ??
Vlw !! Abraço !!! E obrigado a todos q me derem dicas sobre o o turbo !! Valeu o investimento !!!

sallespickup
11/09/2016, 12:16
3.07 é muito pro 4 marchas 260f, primeira tb deve ter ficado longa, o certo realmente é ir por 4 marchas pesado (f4000) 240f ou se o bolso permitir o 240v ou 2615, ai fica uma F1000 top que não ve problemas em lugar nenhum, só te dou um toque, se conseguir ir pro 5 marchas, é bom pois num futuro pode alongar o diferencial ainda mais indo pra 2.60 15x39 da engrecom, com cambio 4 marchas pesado ai a primeira não é tão machona

ricarvalhal
11/09/2016, 18:30
uma dica amigo, como vc trocou diferencial e não corrigiu a coroa/pinhão do velocímetro do cambio agora ele esta marcando errado. se antes a 3000 rpm estava a 120, com o novo diferencial a 3000 rpm estará (13/14*120) = 130 km/h.
ou a 120 km/h a rotação é de 2800 rpm.

abraço

Bom dia amigos do forum !!
Comprei o kit turbo , tuurbina nova Garret , uma volta completa no debito de combusrivel !!!! Tenho q adimitir q a camioneta mudou da agua pro vinho !!!
Fiz um teste na rodovia , ela sobe qualquer subida sem reduzir marcha.. mas nas retas e decidas o giro sobe dimais em torno doa 3000 RPM a 120km/h foi entao q decidir em trocar a relacao dela pela 14/43 .... a q estava era 13/43 , só pra relembra, ela é 4 marchas !!!
A bichinha ta voando baixo literalmente kkk ....120km/h em 2300 RPM !! Show de bola !!!
Mais eu fiquei preocupado com uma coisa !!! A marcha Ré ficou muito frocha longa demais !!! Mais longa q a primeira marcha !!! Eu trabalho com ela ... senti dificulade pra manobrar em subidas q tenho q dar ré com ela carreda !!!
Sera q vou gastar minha embreagem muito rapido desse jeito ??
O melhor seria colocar o cambio 240v ou 2615 q tem uma ré mais curta ??
A relacao da ré desse cambio meu é de 3.9 !!
Oq vcs acham ??
Vlw !! Abraço !!! E obrigado a todos q me derem dicas sobre o o turbo !! Valeu o investimento !!!

Diego Silva 189
11/09/2016, 19:49
Então !
A primeira marcha nem tanto , oq me preocupa é a Ré !!!
o cambio nao vai dar pra ser trocado no momento (grana ta poca) acho q o melhor era voltar para o 13/43 e guardar a outra 14/43 pra mais pra frente ... comprei ela num ferro velho paguei 350 nela .. esta em bom estado !!
Essa velocidade ai marquei no GPS , 120kmh o giro tava nos 2300/2400 !!!
Outra duvida , ela ta soltando uma fumaça preta , nao muito, mais ta !! principalmente quando aperta o pé !! Isso é por causa do turbo ou da bomba ?? Ela não soltava fumaça antes da adaptação do kit , so uma fumacinha quando estava fria !!! tem uns cara aqui fala q é sinal q a bomba esta ruim !!! Ja o bombista me falou q minha bomba esta em boas condições !! Se alguém souber me falar, agradeço !!!
Mais uma vez agradeço a todos pelas dicas !! Vcs são feras !! Abraço !!

Olha ai a milona depois do banho !!
535913

Diego Silva 189
11/09/2016, 19:56
Grande Diego,

Também carrego a mesma dúvida.

Esta semana adquiri do meu Pai uma F-100 que está na família há quase 20 anos.

Conheço a fundo o veículo. Ela foi restaurada cada parafuso.

Fizemos o motor, tudo com peças genuínas. Ela tem um motor a diesel MWM 229, bomba bosh.

Adaptamos o cambio da Grand Blazer / Silverado (over drive).

Mais na quinta marcha a viatura que andar, precisa de motor pra empurrar.

Já pensei em investir em um motor mais arisco, tipo o próprio 229 TD, ou um Sprint.

Mais, neste momento é muito investimento.

Falta aquela pitada de um turbo.

Javarotti !!! que camionete linda cara !!! muito top !! parabéns !!!
Amigo , invista no turbo, não vai se arrepender !!! fica show !!! abraço

sallespickup
11/09/2016, 20:40
Então !
A primeira marcha nem tanto , oq me preocupa é a Ré !!!
o cambio nao vai dar pra ser trocado no momento (grana ta poca) acho q o melhor era voltar para o 13/43 e guardar a outra 14/43 pra mais pra frente ... comprei ela num ferro velho paguei 350 nela .. esta em bom estado !!
Essa velocidade ai marquei no GPS , 120kmh o giro tava nos 2300/2400 !!!
Outra duvida , ela ta soltando uma fumaça preta , nao muito, mais ta !! principalmente quando aperta o pé !! Isso é por causa do turbo ou da bomba ?? Ela não soltava fumaça antes da adaptação do kit , so uma fumacinha quando estava fria !!! tem uns cara aqui fala q é sinal q a bomba esta ruim !!! Ja o bombista me falou q minha bomba esta em boas condições !! Se alguém souber me falar, agradeço !!!
Mais uma vez agradeço a todos pelas dicas !! Vcs são feras !! Abraço !!

Olha ai a milona depois do banho !!
535913

cara é uma bela MO mais se o bolso não permite a troca de cambio no momento, a volta da 13x43 é o melhor sim, pois a embreagem não vai aguentar alem do proprio cambio, que por sair queimando embreagem acaba por trepidar e quebra, pelo carro que é, e alongadinha, sua prioridade por hora é o transporte, então sacrificar o final por hora é justo, e depois recoloca o diferencial ja com cambio grande.
quanto a fumaça vc abriu 1 volta na bomba, então sai fumaça preta sim, mais depois que o relogio do turbo passa de 0.4 vc olhando a ponta do escap (carro andando) não pode ver fumaça, se ver ai tera de fechar um pouquinho, senão derrete o motor por excesso de diesel, faça o teste segura em terceira e veja se depois de 0.4 ainda tem fumaça...

Andrefb69
12/09/2016, 08:04
Diego:
Linda Milona! Parabéns!
Essa discussão muito me interessa. Esses dias tive que arrastar um carro atravessado em uma estrada de terra e a embreagem queimou, subindo aquele cheiro forte no carro... Rsrs! Mas, embora esteja tudo ok, como uso para puxar muito peso vou ter que mexer nisso também, mas ainda não sei o quê... Acho que preciso mais força na 1a sem sacrificar velocidade final.
Att

sallespickup
12/09/2016, 10:24
Diego:
Linda Milona! Parabéns!
Essa discussão muito me interessa. Esses dias tive que arrastar um carro atravessado em uma estrada de terra e a embreagem queimou, subindo aquele cheiro forte no carro... Rsrs! Mas, embora esteja tudo ok, como uso para puxar muito peso vou ter que mexer nisso também, mas ainda não sei o quê... Acho que preciso mais força na 1a sem sacrificar velocidade final.
Att
ai è cambio pesado , seja o 240 f 4 marchas, 240v 5 marchas ou 2615

Diego Silva 189
12/09/2016, 11:25
Esse 240F é o que saíram na D10 ??

Se for esse , ja tive oportunidade de adquirir um desses, mais o cara me falou q era primeira marcha é seca( sem sincronizado), ai eu pulei fora !! Me interessei por ele ter a primeira bem reduzida ( 6.alguma coisa ) !!
O 240v tbm tem a primeira marcha seca ??

sallespickup
12/09/2016, 19:42
o 240 F tem primeira seca e sincronizada, é só tirar a tampa e confirmar, agora é tipo da D10, mais compra sempre das F4000, pois ai o eixo piloto ja casa, é só refurar a caixa seca, ja o 240v é tudo sincronizado, e se o bolso permitir 2615 que é a evolução do 240V é o melhor de todos

Diego Silva 189
13/09/2016, 08:24
Esse 240f deve ser um otimó cambio, mais acho q se eu vou trocar meu cambio, deviria investir no 5 marchas neh, bem melhor !!!
Outro duvida minha ...eu tinha um palio 2010 sempre usei Militec1 , tanto do motor quanto no cambio !!! Senti diferença sim !!
E na F1000 , alguem usa ou ja usou esse aditivo ?? Posso usar na caixa e diferencial? Ou seria melhor o Bardal??
Ou o uso desses aditivos é inutil ?? Só pra relembrar , meu motor esta na segunda troca de oleo !! Ta com 17 mil rodado depois q troquei os kit e agora esta turbinado !!
Abraço galera !!!

sallespickup
13/09/2016, 12:55
Esse 240f deve ser um otimó cambio, mais acho q se eu vou trocar meu cambio, deviria investir no 5 marchas neh, bem melhor !!!
Outro duvida minha ...eu tinha um palio 2010 sempre usei Militec1 , tanto do motor quanto no cambio !!! Senti diferença sim !!
E na F1000 , alguem usa ou ja usou esse aditivo ?? Posso usar na caixa e diferencial? Ou seria melhor o Bardal??
Ou o uso desses aditivos é inutil ?? Só pra relembrar , meu motor esta na segunda troca de oleo !! Ta com 17 mil rodado depois q troquei os kit e agora esta turbinado !!
Abraço galera !!!
claro que se o bolso permite va e 2615 um 5 marchas de engates mais precisos, quanto ao oleo EU não colocaria nada em cambio e diferencial, tem um monte de relato de problema, se a fabrica diz só oleo tal, pra que mexer em time que ta ganhando, aqui em casa tem diferencial com 300 mil sem mexer, e só uso oleo 140 normal, ja no cambio 90 normal

pcnicolau
15/09/2016, 07:41
Bom dia Salles vi que manja bem de picapes, to no mesmo impasse do nosso amigo, tenho uma f1000 90 cambio 4 marchas 260f, com relação 3,07 no diferencial, ando bem com ela não esforço também, sempre ando com cuidado e dificilmente quebro o cambio, só que agora pretendo trocá-lo pois nossas fs não tem ano e sempre tão valorizando, surgiu a oportunidade de um 240v colocado por 4.500,00, só que to em duvida gasto um pouco mais e pego um 2615b, ou vou de 240v mesmo, um amigo mecanico me disse para ir no outro que é bem melhor, falou que se é para ficar com a picape pega logo o 2615b. Qual a opinião sua que manja dessas maquinas.

sallespickup
15/09/2016, 08:56
Bom dia Salles vi que manja bem de picapes, to no mesmo impasse do nosso amigo, tenho uma f1000 90 cambio 4 marchas 260f, com relação 3,07 no diferencial, ando bem com ela não esforço também, sempre ando com cuidado e dificilmente quebro o cambio, só que agora pretendo trocá-lo pois nossas fs não tem ano e sempre tão valorizando, surgiu a oportunidade de um 240v colocado por 4.500,00, só que to em duvida gasto um pouco mais e pego um 2615b, ou vou de 240v mesmo, um amigo mecanico me disse para ir no outro que é bem melhor, falou que se é para ficar com a picape pega logo o 2615b. Qual a opinião sua que manja dessas maquinas.

se o bolso permite va sempre para o melhor, em sintese o 2615 é o 240V com engates mais precisos, o 240v é bom mais vc tera de acostumar principalmente de 1 pra 2, é meio no tempo rsrsrrs, eu tenho 2 camionetes com ele a anos sem problemas, agora se achar o 2615 ainda mais que ta vindo do 4 marchas, eu iria nele, a nivel durabilidade são iguais...

Diego Silva 189
16/09/2016, 08:45
Bom dia
Pcnicolau , ja achei esse 240v aqui na minha regiao por 2000 reais dando o meu em troca ,mais na epoca nao podiar fazer negocio !!
O mecanico cobra uns 200/300 de mao de obra !!!
Sera q 4500 nao esta caro ??
Ai tem q ver o cardã né , tem q trocar ou da pra faze uma emenda ??
O 260f émais comprido do que o 240v neh ?? Ou estou errado ??

sallespickup
16/09/2016, 09:13
Bom dia
Pcnicolau , ja achei esse 240v aqui na minha regiao por 2000 reais dando o meu em troca ,mais na epoca nao podiar fazer negocio !!
O mecanico cobra uns 200/300 de mao de obra !!!
Sera q 4500 nao esta caro ??
Ai tem q ver o cardã né , tem q trocar ou da pra faze uma emenda ??
O 260f émais comprido do que o 240v neh ?? Ou estou errado ??

Diego se os 4.500 que o colega falou for sem troca esta justo, pois o cambio é 3500, MO uns 500, pois tem de tirar a caixa seca fora e refurar, e mais uns 500 do cardam que não da certo, ta justo, nem barato nem caro, agora se for na troca ai não

pcnicolau
17/09/2016, 16:58
Salles surgiu a oportunidade um 2615b por 4.000 e fico com o meu, o mecanico vai ficar com minha capa seca e cardã a base de troca e ele vai colocar a capa seca da moderna e o cardã da moderna pelo valor de 300 reais. O que acha?

sallespickup
18/09/2016, 19:49
negocio justo, agora tem de ver que caixa seca ele tem, pois tem uma das F1000 94 e 95 que são muito largas e batem na lata das Fs até 92, de qualquer forma se isso acontecer refura a sua, e o cambio por 4 mil sem troca é o preço nem barato nem caro, ai vc faz de 1500 a 2 no seu pra um particular

Diego Silva 189
20/09/2016, 14:01
Pessoal...
minha F começou a travar o freio, tipo eu piso no pedal e ele nao volta , tenho q volta ele com o pé !!!
Oq pode ser , hidrovacúolo, cilindro mestre ?? amanha vou leva-la na oficina!!! alguém sabe me responder ??

viniciusadantas
09/08/2020, 22:10
como vc trocou o Kits pode turbinar sem medo, só pergunta que turbina sera usada, se APL 240 ou tb 4125, a primeira é mais rapida e a segunda privilegia a força, bomba injetora não precisa mexer, mais vc vai querer, pois ficara nitido a falta de combustivel em alta, ai qualquer bombista abre, com ela no lugar, 1 volta no debito e fica boa de andar e sem fumaça

não tenha medo de turbinar, eu uso F1000 e D20 turbo a mais de 30 anos e nunca deu problema por causa da turbina, obvio que a vida util cai uns 20 %, mais num motor que roda 400 mil, o conforto que traz paga com sobras

Sou novo por aqui. Tenho uma F-1000 1994, MWM 229 e estou procurando um kit turbo para ela. Encontrei um com uma turbina Garrett, APL 240, .42/.63, como você disse, a APL é melhor para velocidade e é isso que estou buscando. Porém em outro site vi que ela era indicada apenas para motores entre 1600 e 1800cc. Se possÃ*vel, gostaria de sua opinião e orientação, pois não sei nada sobre o assunto. Obrigado desde já!

sallespickup
16/08/2020, 11:44
Sou novo por aqui. Tenho uma F-1000 1994, MWM 229 e estou procurando um kit turbo para ela. Encontrei um com uma turbina Garrett, APL 240, .42/.63, como você disse, a APL é melhor para velocidade e é isso que estou buscando. Porém em outro site vi que ela era indicada apenas para motores entre 1600 e 1800cc. Se possÃ*vel, gostaria de sua opinião e orientação, pois não sei nada sobre o assunto. Obrigado desde já!

Vinicios, APL 240 é o que o pessoal usa a anos, pode colocar, como disse no fim de giro ela da uma pequena restrição, TB 41 é a outra que é bem usada, essa não da restrição , porem entra mais tarde, então dentro da cidade percebe-se menos ,