Ver Versão Completa : Tracker Diesel 2001 Mazda - O Anquilossauro
Fernando Camelier
04/08/2016, 11:43
533791
Pensei em viajar e acabei encontrando um Custo x Benefício interessante na Tracker Diesel 2001 com motor Mazda.Adquirida em novembro de 2015 com algumas coisas a fazer.
Aos poucos vou listando tudo o que está sendo feito para deixá-la 100% pronta para grandes viagens!
Fernando Camelier
04/08/2016, 12:40
533797533798533799533800
E assim ela veio, com cerca de 112.500 km rodados, muito pouco para um carro que fez 15 anos.
Mas, apesar de ter vindo com uma vasta lista de peças novas recém trocadas, também veio com alguns problemas que aos poucos vamos resolvendo e contando por aqui...
Fernando Camelier
04/08/2016, 13:00
O primeiro problema solucionado foram os vazamentos de óleo do motor. Me indicaram um mecânico que fica bem perto de minha casa, o Bobô. Ele em uma manhã deixou o motor totalmente limpo e sem vazamentos aparentes.
Na sequência tinha o ar-condicionado, que estava "morto".
O serviço foi realizado em Toty (Aguiar Refrigeração) e foram trocados compressor, condensador e mangueiras por novos.
Começou aesfriar o tempo...
Uma revisão na parte elétrica era necessária e foi feita em Bazuca eletricista, um velho amigo de todos os meus carros a mais de 20 anos. Tudo funcionando a contento, ele aproveitou pra instalar faróis de neblina, pois ele veio sem esse acessório, o rádio VHF e um sensor de temperatura do bloco do motor que comprei para evitar surpresas com o aquecimento. Esse sensor
tem um alarme que foi programado pra disparar quando o bloco chega a 90 graus de temperatura.
Marcelo Oyarzábal
04/08/2016, 13:25
Olá Fernando, belo carro.
Com certeza é um carro muito bom pra expedições e viagens, tem muitas rodando e a mecânica é bem confiável.
Quais os up grades que pretende fazer?
Um abraço
mfdomingues
04/08/2016, 13:42
O primeiro problema solucionado foram os vazamentos de óleo do motor. Me indicaram um mecânico que fica bem perto de minha casa, o Bobô. Ele em uma manhã deixou o motor totalmente limpo e sem vazamentos aparentes.
Na sequência tinha o ar-condicionado, que estava "morto".
O serviço foi realizado em Toty (Aguiar Refrigeração) e foram trocados compressor, condensador e mangueiras por novos.
Começou aesfriar o tempo...
Uma revisão na parte elétrica era necessária e foi feita em Bazuca eletricista, um velho amigo de todos os meus carros a mais de 20 anos. Tudo funcionando a contento, ele aproveitou pra instalar faróis de neblina, pois ele veio sem esse acessório, o rádio VHF e um sensor de temperatura do bloco do motor que comprei para evitar surpresas com o aquecimento. Esse sensor
tem um alarme que foi programado pra disparar quando o bloco chega a 90 graus de temperatura.
Fernando, parabéns está muito bonita sua nova aquisição.
Apenas uma questão, 90ºC acho um pouco baixo para acionar o alarme, se a válvula deste motor foi padrão ela começa abrir em 82ºC e fica totalmente aberta em 95ºC, senão me engano.
Talvez terá alarmes constantes e a temperatura ainda não chegou ao ponto de risco para cabeçote.
Fernando Camelier
04/08/2016, 13:46
Olá Fernando, belo carro.
Com certeza é um carro muito bom pra expedições e viagens, tem muitas rodando e a mecânica é bem confiável.
Quais os up grades que pretende fazer?
Um abraço
Não muitos up grades, mas o suficiente para viajar com a família com conforto e confiabilidade.
Ainda tenho muito o que escrever, pois já foram feitas mais algumas coisinhas...
Fernando Camelier
04/08/2016, 13:51
Fernando, parabéns está muito bonita sua nova aquisição.
Apenas uma questão, 90ºC acho um pouco baixo para acionar o alarme, se a válvula deste motor foi padrão ela começa abrir em 82ºC e fica totalmente aberta em 95ºC, senão me engano.
Talvez terá alarmes constantes e a temperatura ainda não chegou ao ponto de risco para cabeçote.
Programei com 90º inicialmente, mas devo colocar mesmo nos 95º.
Estou ainda tentando ganhar confiança no carro na estrada... É um carro com 15 anos e não posso me dar ao luxo de uma quebra no meio do caminho. Percebi que as peças são difíceis de encontrar e caras.
Ainda tenho muita coisa pra contar (risos)
Fernando Camelier
04/08/2016, 14:12
533814533815
Aí estão as fotos do painel do sensor de temperatura, abaixo dele o botão dos faróis de neblina
Não curti muito a instalação do rádio VHF nesse lugar. Mais pra frente vou tentar instalar no painel abaixo do Cd Player que pretendo trocar por um DVD Player.
mfdomingues
04/08/2016, 14:15
Programei com 90º inicialmente, mas devo colocar mesmo nos 95º.
Estou ainda tentando ganhar confiança no carro na estrada... É um carro com 15 anos e não posso me dar ao luxo de uma quebra no meio do caminho. Percebi que as peças são difíceis de encontrar e caras.
Ainda tenho muita coisa pra contar (risos)
As peças até que não são tão difíceis de encontrar, mas, são compatíveis com um motor diesel, alias, se for comparar com Toyotas, troller etc vai achar uma pechincha.
Tenho um motor destes na minha viatura e recentemente só não troquei o bloco, o restante é quase tudo novo. Encontrei com certa facilidade e em diversos preços, enfim, boa sorte e a viatura ta linda e pouco rodada.
O VHF ficou muito baixo, além dos chutes que ele vai levar tem a questão da água (caso tenha que passar em algum rio), pensou em colocar no teto? Embutido no forro? Acho que fica bem legal, a única coisa ruim é fiscalização.
Fernando Camelier
04/08/2016, 14:18
Depois foi feita uma vasta revisão no arrefecimento, pois aqui mesmo no fórum do 4x4 Brasil, pude ver vários relatos de que esse motor tem um sério problema de aquecimento e, esse aquecimento é falha do arrefecimento.
Radiadores Bahia foi o responsável pela limpeza de todo o sistema e solda de um pequeno furo na parte superior.
Foi trocada a válvula termostática por uma novinha e, juntamente com o sensor de temperatura já instalado não vai ser mais algo que preocupe!
Bem, era uma sexta-feira e aproveitei para passear no encontrão Off-Road que acontece aqui em Salvador na primeira sexta-feira de todo mês. Revi alguns amigos e logo em seguida uma grande poça de água embaixo da viatura (ahn??? Como assim???)
Estourou a mangueira do radiador, afinal voltou a ter pressão e as mangueiras ainda eram as originais.
Graças aos amigos do Clube do tracker e um do Bahia Expedition que tinha um grande rolo de silver tape, pude voltar pra casa.
Arranquei todas as mangueiras e substituí por novas no sábado.
Ao retornar da oficina de radiadores um ruído de correia gritando...
Bobô veio socorrer e o velho Anquilossauro (Esse é o seu novo nome) teve recuperado o tensor do alternador e ganhou uma correia nova.
533816
Esse é um Anquilossauro, conhecido por ser altamente lento e pesado, mas com uma força (torque) descomunal!
Fernando Camelier
04/08/2016, 14:34
As peças até que não são tão difíceis de encontrar, mas, são compatíveis com um motor diesel, alias, se for comparar com Toyotas, troller etc vai achar uma pechincha.
Tenho um motor destes na minha viatura e recentemente só não troquei o bloco, o restante é quase tudo novo. Encontrei com certa facilidade e em diversos preços, enfim, boa sorte e a viatura ta linda e pouco rodada.
O VHF ficou muito baixo, além dos chutes que ele vai levar tem a questão da água (caso tenha que passar em algum rio), pensou em colocar no teto? Embutido no forro? Acho que fica bem legal, a única coisa ruim é fiscalização.
Sou fiscal da Anatel (risos)
Eu sou um dos caras que fiscaliza isso, mas é tranquilo. Até ajudo o pessoal daqui da Bahia a conseguir suas licenças.
Realmente está baixo e penso em uma solução que deverá ser mesmo no painel.
Fernando Camelier
04/08/2016, 17:32
A iluminação frontal estava bem fraca, além da instalação do farol auxiliar, também foi feito um polimento dos faróis, o que deixou a viatura com aspecto de nova.
Entrei no Clube do Tracker da Bahia e sou o membro nº 110. Então foi o momento de plotar a viatura com alguns adesivos.
533824533826
Fernando Camelier
04/08/2016, 17:39
Dei uma passada em Tio Lu ( Lukar 4x4) e recebi algumas informações interessantes:
Como o carro tem pouca potência, não deverei trocar os pneus por pneus grandes então decidi deixar com as medidas originais, 235/60R16.
Inicialmente os pneus serão HT mesmo, pois a maior parte do tempo estaremos em estrada asfaltada e a primeira viagem será para o alto nordeste e o fora de estrada será areia.
Quando trocar os pneus mostro o resultado. A imagem que coloco agora é do pneu que está nele agora: 205/55R16 o que está dando uma aparência feia com perfil muito baixo.
533828
Fernando Camelier
05/08/2016, 08:28
A ideia de adquirir o Anquilossauro foi de viajar com economia e conforto, tendo a opção de usar o 4x4 se houver necessidade.
Estamos em julho, portanto 8 meses se passaram desde a sua aquisição.
Acredito que 2016 será o último ano em que ele paga IPVA aqui na Bahia, visto que ano que vem ele terá mais de 15 anos e, diga-se de passagem, o IPVA 2016 foi bem salgado, mais de 900 reais.
Quanto à economia de combustível, rodei cerca de 800 km e ainda tem 1/4 dos 66 litros do tanque que completei em novembro.
Esse consumo deve aumentar com os pneus originais, mas considero um excelente consumo pra um carro desse porte.
Uma das coisas que vou resolver em breve é a chave. Recebi apenas uma chave tipo canivete de péssima qualidade, o que não é original do carro. Vou procurar um chaveiro e fazer duas chaves no modelo correto e instalar um novo alarme, retirando o antigo que está desativado.
533860
Arildo MT
06/08/2016, 02:37
Fernando, na media de consumo contabilizou o erro do odometro devido ao pneu menor? se não incluiu essa diferença no calculo, quando por originais não vai consumir mais realmente, apenas o consumo e km serão reais.
Fernando Camelier
06/08/2016, 08:10
Fernando, na media de consumo contabilizou o erro do odometro devido ao pneu menor? se não incluiu essa diferença no calculo, quando por originais não vai consumir mais realmente, apenas o consumo e km serão reais.
É verdade!
No próximo abastecimento vou contabilizar isso.
Fernando Camelier
06/08/2016, 08:37
Agora sim!
Deixou de ter a aparência feia com pneus perfil baixo e voltou a ter a aparência de um carro original.
Tive que mandar reformar uma das rodas que estava com uma grande rachadura e poderia ter ocasionado um acidente...
Ainda bem!
533877533878533879
Arildo MT
06/08/2016, 21:13
Roda é item de segurança, passa ela pro step se não puder trocar.
Fernando Camelier
07/08/2016, 09:53
Roda é item de segurança, passa ela pro step se não puder trocar.
Com certeza, ela já foi pro estepe, mas todas as rodas vão passar por uma revisão em Massueto que é um especialista de rodas aqui na Bahia. Vou aproveitar para pintá-las de grafite claro com uma borda diamantada. Acho que vai ficar bacana...
Arildo MT
07/08/2016, 12:59
Gosto muito da cor da rodas da l200 outdoor.
Fernando Camelier
08/08/2016, 08:24
Pra qualquer viagem ou passeio off road é necessário um pequeno kit de socorro. O do anquilossauro é composto por uma cinta de 10 metros, uma de 2 metros e duas anilhas. Isso é suficiente para rebocar um carro do seu porte em caso de pane ou atolamento.
534025
Fernando Camelier
11/08/2016, 12:44
No final de junho ela estava arrastando para pegar e não pegava de jeito nenhum.
A bateria tinha ido embora...
Princesa das baterias me socorreu com uma Moura de 60 A novinha.
Agora sim, tá pegando de primeira!
A contabilidade está afiada e a viatura quase pronta para a sua finalidade...
mfdomingues
11/08/2016, 14:28
No final de junho ela estava arrastando para pegar e não pegava de jeito nenhum.
A bateria tinha ido embora...
Princesa das baterias me socorreu com uma Moura de 60 A novinha.
Agora sim, tá pegando de primeira!
A contabilidade está afiada e a viatura quase pronta para a sua finalidade...
Fernando, tem certeza que a bateria deste carro é de 60A?
A minha veio com uma de 60A também que foi embora em poucos meses, outra questão, ela levou junto o módulo de gerenciamento das vela aquecedoras.
Depois descobri que a bateria correta era de 95A dado o peso do motor, mas enfim, só confirma para não perder grana.
Fernando Camelier
11/08/2016, 21:04
Fernando, tem certeza que a bateria deste carro é de 60A?
A minha veio com uma de 60A também que foi embora em poucos meses, outra questão, ela levou junto o módulo de gerenciamento das vela aquecedoras.
Depois descobri que a bateria correta era de 95A dado o peso do motor, mas enfim, só confirma para não perder grana.
Olha só, nos manuais de compatibilidade de baterias que pesquisei consta como 60 Amperes.
Eu estava pensando em colocar uma de 75, mas não caberia no compartimento segundo o pessoal da Princesa das Baterias.
Tanto que vale a pena pesquisar com o pessoal do Fórum específico desse motor. Vou perguntar lá...
amonluna
12/08/2016, 08:15
Pois é, tambem o troller 2.8 vem com bateria de 60A, acho pouco mas o suporte não cabe nada maior...
Fernando Camelier
14/08/2016, 10:49
Repopsicionei a antena do VHF para que tenha uma melhor recepção dos sinais.
Com a potência do pequeno Kenwood aferida em 45 watts, a distância em campo aberto poderá chegar a mais de 40 km.
534368
Fernando Camelier
10/09/2016, 08:24
Chegaram os adesivos
Os nomes
535876
E as bandeiras
535877
Fernando Camelier
25/09/2016, 09:54
Parece bobagem, mas que grande diferença faz a troca das palhetas dos limpadores de parabrisa.
Troquei as dianteiras e a traseira por palhetas de silicone, afinal a maioria dos carros atualmente estão usando essas.
Bem mais caras que uma palheta convencional, mas o resultado é bem satisfatório.
Grand Vinicius
21/10/2016, 09:37
Parece bobagem, mas que grande diferença faz a troca das palhetas dos limpadores de parabrisa.
Troquei as dianteiras e a traseira por palhetas de silicone, afinal a maioria dos carros atualmente estão usando essas.
Bem mais caras que uma palheta convencional, mas o resultado é bem satisfatório.Faz grande diferença mesmo.
Mas o preço estão subindo indevidamente.
Uma vez, a long time ago, precisei trocar minhas palhetas e comprei no Carrefour, mesmo. Tinha umas tradicionais de marca conhecida e essas de silicone mais bonitinhas. O preço era o mesmo. Eu sabia que a tradicional era de qualidade, mas fiquei tentado pela beleza das de silicone. Terminei fazendo a escolha "errada" pela estética e pra minha surpresa, funcionou muito bem.
Mas pelo que você falou do preço, acho que Gourmetizaram as palhetas também.
Grand Vinicius
21/10/2016, 09:42
Sou fiscal da Anatel (risos)
Eu sou um dos caras que fiscaliza isso, mas é tranquilo. Até ajudo o pessoal daqui da Bahia a conseguir suas licenças.
Realmente está baixo e penso em uma solução que deverá ser mesmo no painel.:shock: Não pode rádio no teto???? :banido:
Fernando Camelier
21/10/2016, 10:36
:shock: Não pode rádio no teto???? :banido:
O Anquilossauro tem teto solar e o rádio no teto dele seria inviável somente por conta disso...
Não há problema nenhum instalar no teto, na minha opinião, fica até bem bacana com aqueles consoles de teto!
Elton Severo
29/10/2016, 00:50
Acompanhando ...
Fernando Camelier
16/11/2016, 08:28
538981
Agora devidamente identificado
538982
Se não for pra dar risada não vale a pena!
Edu Feijó
17/11/2016, 02:30
muito legal seu carro e seu carinho por ele.
Estou ajeitando o meu.
No momento ele está parado, precisando de um eixo do virabrequim.
Vc sabe onde consigo algum usado ou de outro motor mazda diesel compatível?
grato
abs
Fernando Camelier
17/11/2016, 08:02
muito legal seu carro e seu carinho por ele.
Estou ajeitando o meu.
No momento ele está parado, precisando de um eixo do virabrequim.
Vc sabe onde consigo algum usado ou de outro motor mazda diesel compatível?
grato
abs
Edu,tente ligar para a Suzucar.
Eles possuem um estoque de peças usadas que não aparece no site.
A alternativa 4x4 também possui um bom estoque de peças.
Outra opção é procurar no mercado livre, pois sempre tem algum carro em desmanche com peças anunciadas.
Um abraço e boa sorte!
Fernando Camelier
25/11/2016, 11:30
539507 539508 539509
Carro plotado para participar do Arena Off Road
Opa! Tem adesivo da 4x4 Brasil dos dois lados!
Fernando Camelier
30/12/2016, 17:28
Passei umas semanas sem postar nada por aqui, mas foi pura falta de tempo mesmo.
Como tinha comentado antes, o Anquilossauro veio com uma chave tipo canivete de péssima qualidade.
Foi providenciada uma cópia nova. Aos poucos vamos fazendo os "acertos" para que ele tenha um pouco mais de qualidade.
541291
Lambreta
31/12/2016, 02:18
533814533815
Aí estão as fotos do painel do sensor de temperatura, abaixo dele o botão dos faróis de neblina
Não curti muito a instalação do rádio VHF nesse lugar. Mais pra frente vou tentar instalar no painel abaixo do Cd Player que pretendo trocar por um DVD Player.
Bacana seu post.
Pode indicar qual marca/modelo do sensor de temperatura?
e fazendo um gancho para quem tem a Tracker gasolina: há necessidade do sensor em motores standard (nada mexido nele)??
Fernando Camelier
31/12/2016, 08:30
Bacana seu post.
Pode indicar qual marca/modelo do sensor de temperatura?
e fazendo um gancho para quem tem a Tracker gasolina: há necessidade do sensor em motores standard (nada mexido nele)??
Fala Lambreta!
Comprei o sensor no Mercado Livre e não tenho visto dele ultimamente, não possui uma marca específica, infelizmente.
Aqui em Salvador, no Clube do Tracker que eu saiba, nenhum dos integrantes do grupo que possuem veículos com motor a gasolina usa sensor. Para esse motor não há necessidade, desde que você mantenha o sistema de arrefecimento sempre limpo e revisado.
Recebi a orientação de usar o sensor por um amigo que teve uma tracker com motor Mazda e de acordo com relatos do fórum específico desse motor aqui na 4x4 Brasil. Muitos dizem que um aquecimento repentino pode comprometer o cabeçote que é de alumínio e o uso desse sensor me alerta quando a temperatura está chegando no limite.
Apesar do Domingues ter dito abaixo que 90º era pouco, cheguei a esse número após verificar que a temperatura que o sensor apresenta em uso normal na estrada fica em torno de 74º e em engarrafamentos e trânsito pesado chega a 86º.
Após fazer a revisão do radiador e trocar as mangueiras o sensor nunca tocou o alarme.
Fernando Camelier
13/01/2017, 09:03
Chegou o momento de pagar o IPVA 2017...
Ano passado a pancada foi grande, R$982,58, mas como qualquer veículo com mais de 15 anos na Bahia não paga mais IPVA, esse ano as vantagens começaram:
Licenciamento e DPVAT R$180,10
Que alegria!!!
Fernando Camelier
21/02/2017, 16:29
Mãos a obra novamente e mais uma visita a Bobô deixou o motor forte como um canhão nervoso.
Foram feitas algumas pequenas correções na suspensão com troca de braços articuladores e bieletas e um alinhamento de direção.
Os ruídos foram embora e agora passei a confiar mais no Anquilossauro.
A primeira pequena viagem começa a se aproximar!
543804
Ajustes no motor
543806
Ajustes na suspensão
543808
Alinhamento de direção
Fernando Camelier
02/03/2017, 07:17
Tenho uma lista de coisas que ainda precisam ser feitas e logicamente vou fazendo aos poucos.
Da parte mecânica falta bem pouco, da estética e pequenas amenidades algumas bobagens (Na verdade é o que eu quero fazer para equipar o carro e não exatamente problemas)
Sempre navego pelo ebay, Aliexpress, Mercado Livre, Suzucar e outros sites especializados procurando qualquer coisa que possa ser incorporada no Anquilossauro e acabei encontrando a antena, que veio com a haste quebrada.
Bem, foi adquirida uma novinha que será instalada no momento em que for substituir o som, reposicionar o VHF e reinstalar o sistema de alarme.
544108
Fernando Camelier
02/03/2017, 12:39
Kits off road:
É importante termos alguns utensílios que não ocupam muito espaço e podem fazer a diferença em um passeio.
Algumas coisas vieram do meu outro 4x4 e outras foram adquiridas depois.
- Kit Lanterna tática de led (Muito forte)
- Facão
- Mini compressor e manômetro para pressão de pneus (É um quebra galhos importante por aqui já que temos muitos caminhos de areia)
- Cintas e Manilhas
- Kit de primeiros socorros
-Kit de ferramentas básicas
Vou precisar é de uma boa caixa para guardar tudo isso...
mfdomingues
02/03/2017, 13:34
Kits off road:
É importante termos alguns utensílios que não ocupam muito espaço e podem fazer a diferença em um passeio.
Algumas coisas vieram do meu outro 4x4 e outras foram adquiridas depois.
- Kit Lanterna tática de led (Muito forte)
- Facão
- Mini compressor e manômetro para pressão de pneus (É um quebra galhos importante por aqui já que temos muitos caminhos de areia)
- Cintas e Manilhas
- Kit de primeiros socorros
-Kit de ferramentas básicas
Vou precisar é de uma boa caixa para guardar tudo isso...
Não esqueça os kits de reparo de pneus.....
Fernando Camelier
05/03/2017, 06:23
Não esqueça os kits de reparo de pneus.....
Alguma sugestão?
O kit com aquele macarrão ou o spray? O que é mais prático?
Fernando Camelier
08/03/2017, 19:02
Mais uma atualização:
Aquisição da bomba de vácuo de acionamento da tração.
O Anquilossauro está cada vez mais próximo de estar pronto para a primeira viagem!
A partir de agora as atualizações serão estéticas e de entretenimento.
Fernando Camelier
02/05/2017, 09:59
Um pequeno acidente na oficina de Bobô gerou uma rachadura na carcaça do compressor do ar condicionado fazendo a perda do gás e óleo desse compressor.
Contei com uma grande e inesperada ajuda:
O amigo do CT Todo Doido, que gerencia uma grande oficina tinha um compressor velho jogado na sucata e mais uma vez, contei com a ajuda de Toty (Aguiar refrigeração) que recuperou o compressor usando a carcaça da sucata. O sistema ficou perfeito e voltou a esfriar o tempo.
Aqui na Bahia ar condicionado é item de primeira necessidade...
Vejam como vale muito a pena participar de grandes grupos como o CT, CT Brasil e ainda do Tracker e Grand Vitara Diesel...
Ajudamos e somos ajudados nas necessidades que surgem.
Fernando Camelier
03/07/2017, 07:37
Atualmente estou meio sem tempo e também me capitalizando para as próximas investidas no Anquilossauro, por enquanto faço apenas pequenos passeios para o carro não ficar parado por muito tempo, algo em torno de 3 vezes por semana.
Abastecendo sempre 10 litros de cada vez para o combustível não ficar velho.
E num desses passeios pude comprovar a vantagem do motor diesel:
A bateria descarregou durante um passeio de uns 60 km (na volta) e mesmo com o carro todo apagado consegui chegar em casa com segurança.
Bazuca foi acionado novamente e trocou o rotor do alternador.
Cada vez que vou a um mecânico ouço que o dono anterior trocou preventivamente muitas peças e o motor do carro está bem conservado. Isso me deixa mais tranquilo em relação a esse carro.
Espero que as próximas postagens falem de trabalhos estéticos e equipamentos acessórios que pretendo fazer e instalar.
Rubens Linhalis
03/07/2017, 14:33
e o consumo, como é ?
Fernando Camelier
03/07/2017, 20:18
e o consumo, como é ?
Oi Rubens, eu já tinha te respondido isso antes, mas o consumo está em torno de 16km/L, o que dá mais de 1000 km por tanque.
Um abraço
Rubens Linhalis
04/07/2017, 10:55
Oi Rubens, eu já tinha te respondido isso antes, mas o consumo está em torno de 16km/L, o que dá mais de 1000 km por tanque.
Um abraço
Tambem tive a impressao de ter perguntado isso antes. Valeu. Bem economica a Tracker a diesel.. gostei!
Fernando Camelier
05/07/2017, 10:37
Tambem tive a impressao de ter perguntado isso antes. Valeu. Bem economica a Tracker a diesel.. gostei!
Rubens, existem 2 motores para Tracker diesel: Mazda e Peugeot.
Os dois são ou pelo menos devem ser bastante econômicos, a diferença é que o Mazda tem menos potência e menos eletrônica embarcada, o que o transforma em um motor mais robusto e confiável.
A minha escolha por esse modelo teve uma grande influência dos fóruns da 4x4 Brasil, dos quais li muito sobre suas viagens com a Trecko, que era um modelo a gasolina.
Rubens Linhalis
05/07/2017, 17:43
Rubens, existem 2 motores para Tracker diesel: Mazda e Peugeot.
Os dois são ou pelo menos devem ser bastante econômicos, a diferença é que o Mazda tem menos potência e menos eletrônica embarcada, o que o transforma em um motor mais robusto e confiável.
A minha escolha por esse modelo teve uma grande influência dos fóruns da 4x4 Brasil, dos quais li muito sobre suas viagens com a Trecko, que era um modelo a gasolina.
O seu é o motor mazda ?
O Trecko deixou saudades.. alias, todos os carros deixam saudades..rs
abraços
Fernando Camelier
06/07/2017, 09:57
O seu é o motor mazda ?
O Trecko deixou saudades.. alias, todos os carros deixam saudades..rs
abraços
Sim, Mazda
87 cv a 4000 rpm e 22 Kgmf de torque a 2000 rpm
Chamo ele de O anquilossauro que é um dinossauro pesado, lento e bastante forte.
Fernando Camelier
24/07/2017, 18:41
Agora está ficando melhor...
Adquiridos 5 pneus 235/70R16 TERRA XPLORER C1 AT CONSTANCY na Pneufree.
Espero que esses pneus atendam bem à proposta do Anquilossauro.
Fernando Camelier
25/07/2017, 19:42
Para os pneus que vão chegar, uma ida a Massueto Rodas para desamassar, desempenar e pintar as rodas de cinza claro.
Vai ficar bem interessante!
Fernando Camelier
26/07/2017, 20:22
Mais uma pequena aquisição:
O suporte para colocar a calotinha no estepe.
Começamos a ver a parte estética também!
Fernando Camelier
04/08/2017, 07:49
Resultados:
550811 550812
Estepe com a calota e Pneus de rodagem
Agora só esperando chegar os pneus AT pra ver o resultado final.
Fernando Camelier
10/08/2017, 13:05
Pneus novos, maiores, AT...
Em breve o lift
551011551012
Fernando Camelier
28/08/2017, 06:43
Esse final de semana o Anquilossauro passou por uma vasta revisão para a sua primeira viagem.
Foi trocado um bico injetor que estava vazando (e muito), feita a limpeza da turbina e descarbonização do motor.
Finalmente a bombinha da tração que foi comprada em março foi instalada e o 4x4 está em pleno funcionamento.
Fernando Camelier
11/09/2017, 15:07
Mais uma atualização:
A iluminação interna agora é por led.
Foram trocadas as lâmpadas da iluminação central, traseira e de leitura.
Assim que possível vou atualizar também a iluminação do painel e dos controles do ar condicionado.
marcodiell
11/09/2017, 18:20
Esse final de semana o Anquilossauro passou por uma vasta revisão para a sua primeira viagem.
Foi trocado um bico injetor que estava vazando (e muito), feita a limpeza da turbina e descarbonização do motor.
Finalmente a bombinha da tração que foi comprada em março foi instalada e o 4x4 está em pleno funcionamento.
Olá Fernando, primeiramente parabéns pela viatura, está ficando show. Uma dúvida, vc mesmo fez as limpezas? Como foi feira a descarbonização?
Fernando Camelier
12/09/2017, 07:22
Olá Fernando, primeiramente parabéns pela viatura, está ficando show. Uma dúvida, vc mesmo fez as limpezas? Como foi feira a descarbonização?
Oficina de Bobô
Eu não estava presente no local pra ver como foi feito
Ele aplicou um produto e no início ela fumaçou bastante, mas agora está andando bem e sem fumaça aparente.
Matheus Ribeiro
12/09/2017, 08:13
Mais uma atualização:
A iluminação interna agora é por led.
Foram trocadas as lâmpadas da iluminação central, traseira e de leitura.
Assim que possível vou atualizar também a iluminação do painel e dos controles do ar condicionado.
Viatura linda! (gostei do "Anquilossauro" rsrs) tem fotos da iluminação? a interna fez muita diferença?
Fernando Camelier
13/09/2017, 07:00
Viatura linda! (gostei do "Anquilossauro" rsrs) tem fotos da iluminação? a interna fez muita diferença?
Não consegui tirar ainda as fotos internas.
As que tirei não ficaram muito boas, mas garanto a você que a diferença é grande.
Ao abrir a porta, ilumina bem o carro todo e as luzes de leitura ficaram bem fortes também.
Fernando Camelier
14/09/2017, 07:57
Ontem foi feita uma limpeza do radiador.
Agora com aditivo e água desmineralizada.
Quem tem um carro com esse motor precisa fazer sempre a preventiva pra não ter problemas com aquecimento.
Fernando Camelier
20/09/2017, 14:24
Primeiro passeio...
552261 552262 552264
552263
Apesar de não ser um carro ideal para andar na areia fofa, mas se mostrou valente e deu conta do recado!
rafaelperafam
21/09/2017, 09:48
Muito legal essas fotos do passeio.
Fernando Camelier
10/10/2017, 07:35
Os passeios off road estão surgindo e o valente Anquilossauro tem surpreendido pelo bom torque. É incrível a facilidade com que ele sobe morros e rampas.
552794 552793
E depois de todo passeio um bom banho!
552795
Fernando Camelier
31/10/2017, 08:16
Fizemos um passeio leve para levar mantimentos ao Abrigo São Francisco de Assis em Camaçari-BA, uma ação bacana do grupo Bahia Expedition.
553292553293
Mas percebi nesse dia um vazamento severo de líquido do radiador, um vazamento que não aparecia quando o carro estava parado.
Esse vazamento surgiu depois que foi feita a limpeza do radiador e colocação de aditivo, portanto vamos mudar de meca do radiador. Agora é Neguinho da Central Radiadores quem faz essa manutenção e o problema foi localizado com pressão no sistema.
Uma mangueirinha que não tinha sido trocada e uma braçadeira inferior que não tinha sido apertada corretamente na outra oficina.
553294
Problema resolvido e o Anquilossauro segue em boa forma!
Fernando Camelier
14/11/2017, 08:20
Agora entramos na fase II - Equipamentos
Adquirido chapa protetor de carter (Peito de aço) da RC 4x4
Fernando Camelier
13/12/2017, 14:51
Fase II - Equipamentos
Foram adquiridas e instaladas as ravessas do Rack
554346 554347
Fernando Camelier
04/01/2018, 08:19
O Anquilossauro agora tem faróis com lâmpadas Philips superbrancas.
Segurança para passeios noturnos!
Breve milhas de led para uso no off road!
Fernando Camelier
17/01/2018, 08:03
Muita coisa a fazer, virou o ano, revisão de rotina, troca de filtros e óleos.
Na Suzucar comprei filtro de ar, óleo e combustível e também adquiri um fusível preto grande de 80 A. Esse fusível está funcionando no Anquilossauro, mas está todo quebrado por fora, então... Vamos trocar!
555130
Fernando Camelier
17/01/2018, 08:13
Mais um equipamento para melhorar a iluminação:
Uma barra de led com 120w de potência!
Segundo a 4x4sc ela ilumina cerca de 200 metros à frente.
Aproveitei e comprei alguns botões de acionamento no Ebay.
Vamos ver como o Anquilossauro vai ficar depois disso...
555131
Achei interessantes as capas de proteção para não precisar retirar a barra no uso urbano.
555132
Já os botões, só depois que chegarem vou saber se são bons, se cabem no painel ou se terei de adaptar.
Fernando Camelier
02/02/2018, 07:55
Chegou o momento de pagar o licenciamento 2018
R$157,72 é uma alegria!
Anquilossauro com documentação totalmente regular!
rafaelperafam
02/02/2018, 08:02
O Anquilossauro agora tem faróis com lâmpadas Philips superbrancas.
Segurança para passeios noturnos!
Breve milhas de led para uso no off road!
Saudações Fernando.
Parabéns pelo trabalho no Anquilossauro!
Após a instalação das lâmpadas super brancas foi percebida melhora significativa da iluminação?
Fernando Camelier
02/02/2018, 09:53
Saudações Fernando.
Parabéns pelo trabalho no Anquilossauro!
Após a instalação das lâmpadas super brancas foi percebida melhora significativa da iluminação?
Bem, estou aguardando a oportunidade para fazer a revisão e instalar. Assim que o fizer conto a você sobre o resultado.
Fernando Camelier
01/03/2018, 09:04
O Anquilossauro seguiu para a Extreme Off Road.
Vai fazer o lift de 2" e instalar a chapa protetora de motor e carter.
A Extreme Off Road é uma referência nacional de customização de veículos Off Road.
Ansioso pelo resultado.
Fernando Camelier
12/03/2018, 08:01
Na Extreme Off Road foi verificado que um amortecedor dianteiro e um traseiro não estavam 100% bons.
Resultado: 4 amortecedores novos pro Anquilossauro.
Esse carro transporta a minha família por terrenos difíceis, nada mais justo que esteja totalmente seguro pra isso.
Fernando Camelier
02/04/2018, 14:22
Finalmente o Anquilossauro está em casa!
Lift realizado e uma limpeza de motor com aplicação de Alfa-X 4x4.
Outro carro!
557114 557115 557116 557117
Detalhe para o adesivo da Extreme Off Road
557118
Fernando Camelier
15/05/2018, 08:31
Mais uma atualização: Iluminação é a bola da vez!
558381
Agora a noite vai virar dia
558382
Barra 120w + milhas de 51w (cada)
Foram adquiridos faróis novos em conjunto com as lâmpadas superbrancas pra substituir os atuais que estão opacos e mais um par de milhas de 27w que serão instaladas em breve na frente da grade.
Fernando Camelier
17/05/2018, 08:10
558411
Chegaram os faróis!
Agora só falta instalar com as lâmpadas superbrancas e ver o resultado.
A próxima atualização são as 4 molas Tork com 1" a mais e capacidade de + 45kg em cada que já foram adquiridas.
O Anquilossauro vai voltar para a Extreme Off Road para fazer mais essa atualização.
Arildo MT
21/05/2018, 00:33
558411
Chegaram os faróis!
Agora só falta instalar com as lâmpadas superbrancas e ver o resultado.
A próxima atualização são as 4 molas Tork com 1" a mais e capacidade de + 45kg em cada que já foram adquiridas.
O Anquilossauro vai voltar para a Extreme Off Road para fazer mais essa atualização.
Legal Fernando, aos poucos o projeto vai caminhando, se puder passe mais detalhes sobre este fornecedor das molas e do produto, valor, aonde encontrar, medidas, espessura, tem como personalizar ou especifica pra gasolina também, desde de já agradeço.
Fernando Camelier
21/05/2018, 09:35
Legal Fernando, aos poucos o projeto vai caminhando, se puder passe mais detalhes sobre este fornecedor das molas e do produto, valor, aonde encontrar, medidas, espessura, tem como personalizar ou especifica pra gasolina também, desde de já agradeço.
As molas Tork foram adquiridas na Alternativa 4x4 ao preço de 700 reais o conjunto.
Existem alguns fabricantes de molas que produzem as molas de acordo com a vontade do freguês e adaptações que o pessoal faz para lift, como molas de opala, de Santana e outras. Vale pesquisar. Procure o Clube do Tracker Brasil que você vai encontrar muitas orientações, pela experiência do pessoal.
Arildo MT
22/05/2018, 03:32
As molas Tork foram adquiridas na Alternativa 4x4 ao preço de 700 reais o conjunto.
Existem alguns fabricantes de molas que produzem as molas de acordo com a vontade do freguês e adaptações que o pessoal faz para lift, como molas de opala, de Santana e outras. Vale pesquisar. Procure o Clube do Tracker Brasil que você vai encontrar muitas orientações, pela experiência do pessoal.
Valeu Fernando, sim já vi muitas opções, fiquei curioso sobre essa, obrigado.
Fernando Camelier
24/07/2018, 20:55
O tempo tá meio corrido e complicado, mas vamos lá...Temos algumas atualizações:
Foram instaladas as molas Tork na Extreme Off Road e o Anquilossauro agora tem um lift de 3 polegadas (Ficou gigante!)
Sábado teve a inauguração do CETOR (Centro de Treinamento Off Road) e fui prestigiar.
A bateria morreu (2 anos e meio é o normal mesmo), mas levou junto o Alternador.
Não deu pra brincar e ainda tive que sair rebocado...
Bateria nova e uma visita a Bazuca pra resolver as pendências elétricas.
Instalação dos faróis novos e uma revisão geral.
Tem muita gente me perguntando se vou vender o Anquilossauro, pois ele está anunciado.
Sim, estou procurando uma pessoa que queira cuidar dele da mesma forma que eu. Caso essa pessoa não apareça ou não exista, eu fico com ele e adio meus projetos.
Bem, assim que possível posto as fotos com o resultado de todas as alterações que foram feitas.
Fernando Camelier
25/07/2018, 19:10
Promessa é promessa!
Seguem as fotos
560228
Altura do lift 3" com as molas novas
560229
Novos faróis
560230
Ilumina bem
Por que você não poliu os faróis originais ao invés de trocar?
Fernando Camelier
26/07/2018, 20:08
Por que você não poliu os faróis originais ao invés de trocar?
Fiz o polimento sim, mas a diferença de um novo é brutal!
Fiz o polimento sim, mas a diferença de um novo é brutal!
Entendi!
Antes de pegar a TR4 queria uma tracker diesel. Mas pra ser único carro o acesso a peças é complicado.
Tá ficando legal o anquilossauro (ou será que por ser da baêa não seria melhor "tranquilossauro"? kkkk)
Fernando Camelier
31/07/2018, 21:48
Entendi!
Antes de pegar a TR4 queria uma tracker diesel. Mas pra ser único carro o acesso a peças é complicado.
Tá ficando legal o anquilossauro (ou será que por ser da baêa não seria melhor "tranquilossauro"? kkkk)
Gostei do Tranquilossauro (risos)
O Tracker diesel pode ser sim um carro de uso diário, mas precisa aprender a pilotá-lo.
Aprender a ligar o carro, aprender a olhar sempre os seus sinas, aprender a acelerar e saber qual a faixa de uso que mais vai te dar economia e elasticidade.
Se bem cuidado esse carro pode ir ao fim do mundo e voltar sem dar problemas. É apenas uma questão de jeito.
Enfim, TR4 é um excelente carro, mas pra mim tem 2 probleminhas: Falta de espaço interno e bebe mais que os maiores piguços que conheço (risos)
Um abraço
Fernando Camelier
13/08/2018, 11:28
Iluminação superior Instalada
560756
Os botões de acionamento ficaram legais
560758
Fernando Camelier
13/08/2018, 11:39
Foi realizado um alinhamento e cambagem em Machado Oliveira, nosso amigo jipeiro Derruba Pau fez um excelente serviço!
560759
Vamos aguardar agora os próximos passeios!
propideo
13/08/2018, 12:09
Primo, onde você conseguiu esses botões de acionamento?
Fernando Camelier
14/08/2018, 17:11
Primo, onde você conseguiu esses botões de acionamento?
Comprei no Ebay, mas você consegue facilmente no Mercado livre
Fernando Camelier
21/08/2018, 19:37
Uma visita à GS Som e foi substituído o rádio por um reprodutor de DVD.
Foi feita a troca da antena e ainda instalados câmera e sensor de ré.
560947
Fernando Camelier
12/11/2018, 09:12
562550
O Anquilossauro tá ficando cada dia mais bonito...
E forte!
Fernando Camelier
07/02/2019, 12:16
Mais uma vez, a alegria de ter um veículo que não paga mais IPVA
A despesa com licenciamento para 2019 ficou em R$ 136,04 (A mais baixa até agora)
Fernando Camelier
02/07/2019, 15:33
Ultimamente não tenho saído muito com o Anquilossauro, então aparecem sempre alguns problemas que prontamente são corrigidos.
Dessa vez, fiz uma grande reforma no alternador.
Foram trocados o rotor e o regulador de tensão.
A surpresa é que essas peças são as mesmas da L200 Triton.
Manutenção feita e as próximas são a revisão do arrefecimento (rotina) e troca de óleo e filtros.
Fernando Camelier
07/11/2019, 08:07
Foram trocados os filtros de óleo, combustível e ar em manutenção de rotina
Aristides Jr
07/11/2019, 18:39
Grande Fernando!
Como sempre com muita atenção e cuidado nos detalhes!
Também estou usando pouco meu Jeep!
Conheço bem estes problemas de ficar muito parado!
O que mais dói é saber que, na realidade nós o deixamos de lado, afinal ele tá lá a disposição esperando para nos proporcionar alegria e satisfação.
Abraço Aristides Júnior
Fernando Camelier
11/11/2019, 11:05
O Anquilossauro tem um novo dono agora, um cara muito gente boa!
Vai atender a uma bela família no interior da Bahia, pertinho da praia.
Espero que o Iberê continue nos prestigiando com a longa história desse magnífico veículo.
Vou ficar acompanhando...
vsalcantara85
31/08/2020, 12:54
O Anquilossauro tem um novo dono agora, um cara muito gente boa!
Vai atender a uma bela família no interior da Bahia, pertinho da praia.
Espero que o Iberê continue nos prestigiando com a longa história desse magnífico veículo.
Vou ficar acompanhando...
Olá Fernando, tudo bem?
Muito show a sua historia com o Anquilossauro, vi agora que ele vai continuar a historia com outro companheiro. Parabéns pelo cuidado e dedicação!
Sou o novato na área 4x4 com dois meses atrás realizei o meu sonho de adquirir uma viatura igual ao Anquilossauro, Tacker 2001 com 170mil km rodados. Está muito bem conservado, comprei na mão de um tio que andava pouco e que nunca fez trilha. Vou continuar a minha historia aqui na família 4x4 Brasil, principalmente na família Clube Tacker em Salvador.
Gostaria primeiro saber como faço para participar os eventos e encontros até pra conhecer vcs do clube, tem dias certos da semana? local? ou algum contato em rede social?
Desde já agradeço e muito o apoio de vcs aqui. É normal um principiante ter milhares de duvidas no inicio... kkkkkkk
Fernando, qual loja ou oficina vc indica para fazer o Lift 2"? estou muito interessado em pesquisar preços sobre esse serviços. Vi algumas postagens suas que vc fez em uma loja em Lauro de Freitas chamada EXTREME 4x4 mas não consegui o contato deles. Poderia me indicar a que vc confia? Meu pneus da viatura estão novos 225/60/16R mas não é o modelo AT
Fernando Camelier
03/10/2020, 20:35
Olá Fernando, tudo bem?
Muito show a sua historia com o Anquilossauro, vi agora que ele vai continuar a historia com outro companheiro. Parabéns pelo cuidado e dedicação!
Sou o novato na área 4x4 com dois meses atrás realizei o meu sonho de adquirir uma viatura igual ao Anquilossauro, Tacker 2001 com 170mil km rodados. Está muito bem conservado, comprei na mão de um tio que andava pouco e que nunca fez trilha. Vou continuar a minha historia aqui na família 4x4 Brasil, principalmente na família Clube Tacker em Salvador.
Gostaria primeiro saber como faço para participar os eventos e encontros até pra conhecer vcs do clube, tem dias certos da semana? local? ou algum contato em rede social?
Desde já agradeço e muito o apoio de vcs aqui. É normal um principiante ter milhares de duvidas no inicio... kkkkkkk
Fernando, qual loja ou oficina vc indica para fazer o Lift 2"? estou muito interessado em pesquisar preços sobre esse serviços. Vi algumas postagens suas que vc fez em uma loja em Lauro de Freitas chamada EXTREME 4x4 mas não consegui o contato deles. Poderia me indicar a que vc confia? Meu pneus da viatura estão novos 225/60/16R mas não é o modelo AT
Olá!
É sempre legal ver que existem outras pessoas interessadas em Tracker diesel.
Em primeiro lugar sugiro que entre no grupo nacional do Tracker diesel
Peça acesso a Schneider pelo whats (47)99948-5828
Na sequência procure Clube do Tracker nas redes sociais (Facebook, Instagram) e peça pra entrar no grupo. Eles vão te direcionar pro grupo do seu estado.
Adianto que precisará ter o TELEGRAM instalado em seu smartphone, pois é o aplicativo usado no CT.
Eventos e encontros são discutidos no grupo, quando você estiver lá, certamente participará de algum desses eventos/encontros.
Lift tem várias pessoas que fazem, indico especialmente o Panda (MC autocenter), ele é um especialista em Tracker ligue pra ele no (71) 99978-0406 pode dizer que foi indicação de Primo (veja com ele como você pode entrar no Clube do Tracker Bahia).
Observe que seu veículo não é apropriado para off road pesado, apesar de ter um bom torque, não tem muita potencia, portanto não exagere no tamanho dos pneus. Eu coloquei A/T 235/70R16 e lift de 2 polegadas, é o máximo que esse motor suporta.
Minha sugestão seria manter o original 235/60R16 com lift de 1"ou então o 225/75R16 com lift de 2".
Se quiser fazer trilhas mais pesadas precisará de um veículo mais adequado a isso. Essa motorização é ideal para fazer passeios e viagens por ser muiiiiito econômico.
Qualquer dúvida me procure nas MP.
Abração
olivar_jnuior
10/11/2020, 15:46
Amigo boa tarde, você tem indicação de algum mecanico que conheça Tracker Diesel com motor Mazda ? Estou precisando de manutenção e não estou conseguindo uma oficina competente. Obrigado, Abs 533791
Pensei em viajar e acabei encontrando um Custo x Benefício interessante na Tracker Diesel 2001 com motor Mazda.Adquirida em novembro de 2015 com algumas coisas a fazer.
Aos poucos vou listando tudo o que está sendo feito para deixá-la 100% pronta para grandes viagens![/QUOTE]
Fernando Camelier
10/03/2021, 20:45
Amigo boa tarde, você tem indicação de algum mecanico que conheça Tracker Diesel com motor Mazda ? Estou precisando de manutenção e não estou conseguindo uma oficina competente. Obrigado, Abs 533791
Pensei em viajar e acabei encontrando um Custo x Benefício interessante na Tracker Diesel 2001 com motor Mazda.Adquirida em novembro de 2015 com algumas coisas a fazer.
Aos poucos vou listando tudo o que está sendo feito para deixá-la 100% pronta para grandes viagens![/QUOTE]
O motor Mazda tem uma manutenção fácil e em São Paulo tem sim algumas oficinas que se especializaram nesse motor. O resto do carro é igual a qualquer Tracker ou Grand Vitara a gasolina.
A questão é que a maioria desses carros teve manutenção negligenciada com uso de gambiarras, o que torna difícil resolver certos problemas.
Entre no fórum do motor Mazda aqui mesmo na 4x4 Brasil e pergunte ao pessoal quais oficinas em SP poderiam te atender.
Clique no link abaixo:
GM Tracker motor Mazda (https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/70480-gm-tracker-motor-mazda.html)
Boa sorte e um Forte abraço
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.