Ver Versão Completa : 4x4, V-drive VENCO FORD
Daniel SBrum
03/08/2016, 21:36
Olá galera, acabei de me inscrever no forum e já estou com minha primeira duvida,ou melhor,primeiras !, a começar por esta:
* é possivel um veiculo(supondo uma s-10,ou um outro veiculo 4x4), ser transformado em AWD,direto, sem essa de velocidade limite?
Explicando a duvida, vi a um tempo atrás uma gaiola de Fiat 147, com duplo Dana 44, e o eixo partia direto do câmbio de opala, e "ligava" os danos, sem nada de "v-drive"ou algo do tipo, dai minha duvida, obrigado pela atenção!
Flávio Cadore
04/08/2016, 12:11
Daniel, está meio confusa essa sua pergunta! Mas tentando esclarecer uma pouco, sistema AWD quer dizer que tem diferencial central, por ex: o Niva tem e o subaru Impreza tem também. O Niva tem T-case e o Impreza é na própria caixa de marchas.
Então, se o cara usou uma caixa de Opala ele obrigatoriamente usou uma T-case ou fez uma.
Daniel SBrum
04/08/2016, 12:49
E no caso do t case ,da pra rodar com ele direto ligado?
A gaiola tinha diferencial comum, nos dois eixos, do tipo que se usa na traseira, ambos eram assim, agora oque ele fez no miolo do diferencial dianteiro eu não sei, sei que ficou um monstrinho
Flávio Cadore
04/08/2016, 18:45
AWD tem um diferencial normal em cada eixo e tem outro na T-case...são 3 diferenciais.
As t-case antigas sem diferencial é um problema andar engatado as 4 no asfalto, vibra, faz barulho e em algumas situações pode até quebrar o diferencial. Já as AWD pode andar ligado direto e é até indicado, que não quebra nada e anda bem, justamente por causa desse outro diferencial que ajusta tudo.
Já se for andar só nas trilhas até pode ser ligado direto...
Daniel SBrum
06/08/2016, 09:16
Flavio, e da pra fabricar uma t-case ?
Existe algum forum que fala sobre essa fabricação
Flávio Cadore
06/08/2016, 11:28
Dá para fabricar mas dá um certo trabalho e não sai barato. Tem que ser no peito e na raça, alguns já fabricaram mas agora de cabeça não me lembro.
O negócio é pegar uma pronta se vc não tem todas as ferramentas para tal trabalho ( torno, solda e principalmente peças ).
A do Niva é uma boa opção.
Daniel SBrum
06/08/2016, 11:55
Obrigado Flavio,espero que este topico ajude outras pessoas, no meu caso estou com o projeto de um Corcel AWD, agora fico um pouco mais tranquilo no projeto, mais uma vez obrigado!
Flávio Cadore
06/08/2016, 12:24
Então mete uma caixa de Subaru que fica bom e AWD...hehehe com a caixa 4x4 da Pampa não fica AWD, ela é direta.
Daniel SBrum
06/08/2016, 15:51
Bom, é que nessa "empreitada" quero ser "meio" purista,se é que me entende, e a transmissão do Subaru sairia do orçamento, e sairia tambem do "purismo" do projeto, mas não vai ter jeito,creio ter que usar um cambio da Chevy,pra mandar tração pro diferencial traseiro da Belina 4x4,que usa molas em espiral ao invéz de feixes(pampa 4x4), vi todo esse conjunto numa Belina que um senhor faxineiro da UEG(facul que estudo)tem.
Ou então partir pra transmissão do Fusion,Edge que são AWD em algumas versões...
Veja esse Corcel com cambio e diferencial da Belina:
Corcel 4x4 - YouTube (https://youtu.be/znoyMc7Lrr0)
Ou cambio chevy + v-drive(maritimo) = ao que se usa na Ford Americana :
The VEMCO V-Drive System (http://www.blueovaltrucks.com/tech/vemco_v-drive_system.shtml)
Flávio Cadore
06/08/2016, 16:31
Tenta achar uma caixa de Pampa e diferencial que é mais negócio, se é feixe ou mola espiral não importa, tudo é adaptável. A V-Drive vai ocupar bastante espaço, o que no Corcel tem pouco.
Caixa de Pampa 4x4 deve ser mosca branca mas vai fazer o que né. Heheheehe
Daniel SBrum
06/08/2016, 17:05
Como disse, o senhor aqui da facul tem uma Belina 4x4, e um dos motivos pra ele ter tirado o cardã dela foi justamente a caixa, na verdade ela limita o carro acima de 80 km/h, meio que enforca o motor,
Por isso penso em usar o cambio do chevette, cardã e diferencial da Belina, que ja vem adaptado de fabrica kkkk, e ele seria primeiramente TT,quando contei meu projeto,o senhor da facul disse tambem ter vontade de fazer o mesmo na Belina dele,e entre opinião de dono e entusiasta, ele me disse sobre o assoalho da Belina ter aquele "rebatido" pra carcaça da caixa satelite não bater em caso de um "rebaixamento"(por carga ou força G)... Disse tambem que esse diferencial da Belina/Pampa é o do Maverick(não,eu não acreditei)porem com as relações alteradas para a finalidade do carro(alias Flavio,se souber algum topico que ensine sobre relações,ou se voçê mesmo souber já seria duplamente grato ! ),e Caso voce se assuste sobre o limite de 80km/h, bom ,você jà deve ter percebido que o Carro vai ser mais de pista(terra ou asfalto,ainda não foi definido pelo fator tração, mas ambos me interessam),então não se assuste se algum dia ver um Corcel ll V6 por ai... Sim ,6cc kkkkk
Corcel V6 em teste - YouTube (https://youtu.be/a-5xJXMYNr0)
Arildo MT
06/08/2016, 23:14
Não esqueça do ''detalhe'' que há um erro no projeto da pampa/belina 4x4 que provocava quebra frequente, se não me falha a memoria, é uma salada mista o diferencial dianteiro é Peugeot e pra ajudar a relação dianteira/traseira era diferente, então assim que os eixos passava por piso aderente detonava tudo, dai só com diferencial central mesmo pra equalizar as rotações entre eixos.
Flávio Cadore
06/08/2016, 23:25
Arildo...que é uma "M" é mesmo...a Pampa tem um jogo de engrenagens internas na caixa para acertar a diferença dos diferenciais mas mesmo assim ela quebra porque é fraquinha.
Tem um modelo de Cherokee que tem o mesmo sistema e só não dá para desengatar e um cara colocou 2 pneus novos na traseira e depois de um tempo teve que parar para esfriar o diferencial dianteiro, isso numa Cherokee e imagina o que acontece com a Pampinha.
Daniel SBrum
07/08/2016, 00:48
Sim,sim ,como disse o carro sera TT, só usarei o diferencial traseiro da Belina (dizem ser um Dana,o mesmo do Maverick,porem com relação diferente)e o cardã... O cambio sera um GM do chevette, basicamente vai ser um chevette o meu corcel, tração dianteira "nunca mais"(salvo no caso da integral), mas essa do diferencial central é interessante,vocês me recomendam algum ?
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