Ver Versão Completa : Ranger 4x2 - transformar em 4x4.
Eduardo Alemão
02/08/2016, 18:28
Idéia maluca????
Gosto muito da minha XLS vermelha 2008, gasolina/gnv cabine simples. Ela só tem um problema: não é traçada....
Conversei com um bom mecânico de 4x4 aqui da cidade e ele garantiu que é mole fazer esse serviço. O chassis é o mesmo das 4x4, portanto não terá muita adaptação a fazer. É mais uma questão de cambiar peças.
E por sorte tenho um conhecido vendendo todo kit de tração de uma Ranger 3.0 diesel 2011, que deve servir no meu carro:
Diferencial Dianteiro + Semi eixos, cubos, montantes + Cardan Tração Dianteiro + Caixa Tração
O engate seria por alavanca.
Queria um opinião dos srs. quanto a essa maluquice!!! Será que vale ??? Imagino gastar uns 5.000 na brincadeira.
Segue uma foto dela aí
abz
533662
Coophamat
02/08/2016, 18:58
Vai precisar trocar só coroa e pinhão do diferencial, que são diferentes na diesel e gasolina, o resto eu creio ser plug and play.
BRAVOECONOVEMBER
05/08/2016, 15:04
A dificuldade maior é a grana mesmo. Tendo todas as peças, é só fazer. Pega o catálogo de peças da camionete e troca o que for necessário. Não precisa inventar nada.
Não conheço o desempenho da tua, mas podes ver qual relação ficaria melhor, manter a original (trocar a dianteira) ou usar a relação da 3.0d (obviamente daí trocar a relação traseira).
Pode ocorrer ter que trocar o cardã traseiro, pois os usados com caixa de transferência são mais curtos. Como não conheço ranger 4x2, verifica se não tem essa diferença por conta do comprimento caixa de transferência.
Acionamento mecânico daí tem que fazer, ou comprar um kit easytraction ou mt carraro.
Marcos Melo
09/08/2016, 16:59
Boa tarde.
Eduardo.
Tenho a mesma ideia para minha Ranger 2015, tenho a mesma configuração, também uso a gás, não tenho cacife para uma diesel e nem quero, devido a seguro muito alto, e o GNV aqui no PR tem desconto no IPVA.
Vai falando ai se der certo e manda fotos.
Eduardo Alemão
09/08/2016, 22:25
Pois não é que desisti!
O que vi, ouvi e pensei é o seguinte: gastaria pelo menos 8.000 entre peças e mão de obra. Se trocar minha Ranger 4x2 por outra 4x4 gastaria talvez uns 12.000. Somando e dividindo todas as dores de cabeça que teria conclui que não iria valer a pena.
Mas de fato é plug an play!!
Fora a questão da relação 9x41 da 2.3 gasolina que é bem diferente da maioria das Rangers, e do acionamento da tração seja bor botão ou por alavanca. O resto é mole de fazer. A grande questão é mesmo achar o "kit" 4x4 em ferro velho de preferência da mesma camioneta. E isso não consegui. O cara vai encontrando as peças, mas é um jogo de gato e rato.
No fim, chamei o gerente do banco na chincha e peguei uma 4x4 diesel CS, bem mais nova!
É fato que vai ter que trocar também o cardã traseiro! No lugar da caixa de transferência nas 4x2, por exemplo, tem um tal "suporte da árvore longitudinal" pras cabine dupla e estendida.
Eduardo Alemão
10/08/2016, 04:46
É fato que vai ter que trocar também o cardã traseiro! No lugar da caixa de transferência nas 4x2, por exemplo, tem um tal "suporte da árvore longitudinal" pras cabine dupla e estendida.
É, pensei nisso. E como o kardan das 4x4 é em aluminío não poderia nem pensar em modifica-los. Calculei em 1.000 pra mandar fazer um kardan na medida....
Marcos Melo
17/08/2016, 17:26
Eduardo.
Valeu pelo retorno, como moro em Curitiba e não vi cidade para ter tanto desmanche, vou deixar ainda no meu projeto, vou conversar com os cara da MD Car que estão sempre na Fenajjep para ter uma ideia. eles sempre tem umas caminhonetes lá. E tem construído umas gaiolas
Rossano Alberto do Nascim
22/07/2018, 20:53
Tenho uma Ranger 2008 xls a gasolina e o único defeito dela é a falta do 4x4. Gostaria de saber se deu certo pq quero fazer na minha também
Eduardo.
Valeu pelo retorno, como moro em Curitiba e não vi cidade para ter tanto desmanche, vou deixar ainda no meu projeto, vou conversar com os cara da MD Car que estão sempre na Fenajjep para ter uma ideia. eles sempre tem umas caminhonetes lá. E tem construído umas gaiolas
Willfielder
04/01/2019, 14:32
Tenho uma Ranger 2008 xls a gasolina e o único defeito dela é a falta do 4x4. Gostaria de saber se deu certo pq quero fazer na minha também
procura Ranger XLT 2011 4x4 - Veiculos - Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Marketplace | Facebook (https://www.facebook.com/marketplace/item/636978203362608/?surface=messenger_banner)
ranger xlt 2.3 placa OAF 1110 de manaus . Será que foi sob encomenda ? motor 2.3 16 v
valor R$ 45 K
Willer Vasconcellos
20/10/2019, 08:41
Boa tarde Eduardo, conseguiu concluir o projeto da ranger de 4x2 pra 4x4 ?
RicardoFLN
21/10/2019, 14:05
Pois não é que desisti!
O que vi, ouvi e pensei é o seguinte: gastaria pelo menos 8.000 entre peças e mão de obra. Se trocar minha Ranger 4x2 por outra 4x4 gastaria talvez uns 12.000. Somando e dividindo todas as dores de cabeça que teria conclui que não iria valer a pena.
Mas de fato é plug an play!!
Fora a questão da relação 9x41 da 2.3 gasolina que é bem diferente da maioria das Rangers, e do acionamento da tração seja bor botão ou por alavanca. O resto é mole de fazer. A grande questão é mesmo achar o "kit" 4x4 em ferro velho de preferência da mesma camioneta. E isso não consegui. O cara vai encontrando as peças, mas é um jogo de gato e rato.
No fim, chamei o gerente do banco na chincha e peguei uma 4x4 diesel CS, bem mais nova!
:news-coffee:
Bom dia Pessoal
algum ja instalou?
sera q o chassis e suportes para o diferencial dianteiro são iguais na 4x2?
digo se o chassis da 4x2 tem os suportes para receber o diferencial dianteiro?
acho que é o que seira mas complicado na adaptação.
Bom dia Pessoal
algum ja instalou?
sera q o chassis e suportes para o diferencial dianteiro são iguais na 4x2?
digo se o chassis da 4x2 tem os suportes para receber o diferencial dianteiro?
acho que é o que seira mas complicado na adaptação.
Tem um cara de Manaus, o instagram dele é até brightgarage, ele converteu a dele pra 4x4 e não foi tão complicado, ele pegou a mecânica da 2.8 com caixa Mazda e fez a 2.3 4x4, ainda está rodando com pneus 37 ou 40 no 2.3 original, colocou até eixo de Troller na última mudança e agora vai jogar um Turbo.
pastor fernando
23/02/2021, 01:08
Pessoal eu estava olhando na bolivia que la saiu as mesma ranger flex ( no Br) que la sao gasolina mas com tração 4x4 , alguem ja viu alguma adaptação ?
eu estava pensando em dar um pulo lá pra ver quanto a essa possibilidade !
eu tive ja ranger 3.2 e 2.2 ambas automaticas, mas os problemas cronicos desses modelos me deixaram com medo, sendo que ambas que eu tive foram picapes zero km e eu estava com garantia , eu rodava na casa dos 10 mil km mes, o que fazia sentido ter a diesel !
hoje eu uso uma flex , mas rodo media de 2 mil km mes, só que me faz falta a tração ! pensei em pegar outra flex ja com tração como a s10 !
mas realmente gosto da ranger !
BOM mas o que realmente eu tenho duvida é somente em casar a traçao ( modulos ) com a flex ! alguem poderia me dar essa luz ?
TRI_GUEIRO
27/01/2023, 15:13
tenho uma ford transit, 2.2 queria por traçao 4x4, mas tem uma empresa que fa porem inviável pelo ano do carro e vlr do mesmo, alguem tem uma dica .