PDA

Ver Versão Completa : Gnv

Marcos Araújo
01/08/2016, 11:31
Bom dia a todos.

Acabo de me cadastrar pois estou pensando em adquirir uma Caminhonete, preferencialmente a Diesel, porém estou também cogitando o GNV.

A minha esperança é saber dos novos colegas qual seria a marca mais receptiva ao Kit GNV. Qual apresenta os menores problemas mecânicos depois do kit instalado e qual a quilometragem na cidade.
Não rodo muito, cerca de 30 km/dia na cidade, mas aproveitaria a Pick-Up para viagens de final de semana. Então não sei se o custo-benefício seria melhor com GNV ou Diesel... ou mesmo uma flex.

Como os preços das novas estão absurdos, cogito pegar uma entre 2008 e 2010.

Grande abraço a todos.

P.S. Vi que tem alguns fóruns sobre GNV, mas como percebi que são direcionados a marcas específicas, decidi abrir este. Peço desculpas antecipadas ao Moderador se me equivoquei.

Digaum
01/08/2016, 13:07
Bom dia a todos.

Acabo de me cadastrar pois estou pensando em adquirir uma Caminhonete, preferencialmente a Diesel, porém estou também cogitando o GNV.

A minha esperança é saber dos novos colegas qual seria a marca mais receptiva ao Kit GNV. Qual apresenta os menores problemas mecânicos depois do kit instalado e qual a quilometragem na cidade.
Não rodo muito, cerca de 30 km/dia na cidade, mas aproveitaria a Pick-Up para viagens de final de semana. Então não sei se o custo-benefício seria melhor com GNV ou Diesel... ou mesmo uma flex.

Como os preços das novas estão absurdos, cogito pegar uma entre 2008 e 2010.

Grande abraço a todos.

P.S. Vi que tem alguns fóruns sobre GNV, mas como percebi que são direcionados a marcas específicas, decidi abrir este. Peço desculpas antecipadas ao Moderador se me equivoquei.

Bem vindo Marcos Araújo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/113664-marcos-araujo.html), conterrâneo da cidade (quase)ecológica! kkkk

Então, não posso mencionar sobre veículos à diesel, mas posso sobre gasolina e gnv. Tive durante alguns anos uma Pajero Sport 2000, Gasolina/GNV. Minha experiência: GNV é bom para quem roda bastante e quer economizar no custo mensal de combustível.

Pontos positivos

1) paga menos IPVA, 1% contra 3,5%.
2) o carro se torna bi combustível.
3) reduz a emissão de poluentes
4) economia no custo mensal de combustível.
5) aumento da autonomia do veículo.

Pontos negativos

1) tem a vistoria anual, que é chatinha dependendo da onde for fazer.
2) dependendo do kit que instalar, pode ter uma vida útil menor de vela, cabos de vela e bobinas.
3) dependendo do carro, perde-se porta-malas e vida útil de molas e amortecedores traseiros é menor em virtude do peso do cilindro e armação.
4) todo kit gnv é uma adaptação, então o desempenho e o consumo em gasolina/álcool pode ficar diferente.
5) dependendo do posto que abasteça, tem que sair do veículo para abastecer, fora que o tempo para abastecer é maior.

Hoje se eu fosse comprar um carro GNV, procuraria:

1) Com kit de 5a geração (injetado, e se for carro flex TEM QUE ser o injetado).
2) Com válvula de abastecimento junto ao bocal do tanque de combustível.
3) Serviço executado por oficina renomada, como a Cantelle.
4) Com amortecedores e molas traseiras reforçadas.

Por hora, é isto. Se precisar de algo, estamos a disposição.

Marcos Araújo
01/08/2016, 17:40
Opa, beleza?
Obrigado pela reposta. Vou pesquisando enquanto isso... Grande abraço.

Marc4x4
13/02/2018, 15:04
Boa tarde pessoal.
Estive afastado do grupo, por força de trabalho, e agora com carnaval, volto a participar.
Bem, tenho 54 anos, e uma Ranger diesel 11 4x4, CD e um Grand Vitara Gold Edition 4x4 1/2, bastante satisfeito com ambos.
No interior do RJ, em função do custo de manutenção e preço do combustível, tenho visto muitas Tritons e S-10 traçadas com GNV de 5ª geração com bons relatos de consumo, desempenho e custo benefício.
Alguma recomendação específica? Qual pick up se adapta melhor, melhor custo benefício no GNV, não penso em troca agora, a Ranger tem 98.000 km e o Vitara, foi de única dona, 112.700 km, mas enfim alguma opinião?
Sr moderador, caso esteja repetindo assunto, favor fechá-lo.
Bom Carnaval a todos.

TiagoGIN
20/02/2018, 10:55
Olha, eu tive S10 V6 e Blazer V6, ambas com GNV 3ª geração, projetos e sistemas mais antigos do que os que você citou (triton, s10 nova e GNV 5ª), porém, de uma maneira geral, os cuidados são basicamente os mesmos.

MANUTENÇÃO:
Os veículos com GNV exigem mais do sistema de ignição, então é bem provável que você tenha um desgaste maior em cabos (se houver), velas e bobina(essa ainda dura um bom tempo). Nada assombroso, eu diria que duram entre 40 a 50% da vida útil de um veículo sem GNV, mas depende muito de como vc faz as manutenções.
Pra ter idéia, na S10, andei 30mil km com as mesmas velas, porém a cada 5mil km eu as tirava para regular a folga, isso é um dos maiores problemas do GNV, pela queima ser mais lenta, as velas devem ser levemente fechadas, o que acaba impactando também na queima da gasolina, ou alcool...

Hoje existem variadores de avanço, sobretudo nos kits de 5ª geração, que diminuem esse problema de durabilidade e atraso da queima, e digo, essa caixinha é milagrosa...

PRÓS do GNV:
Consumo (óbvio), e inclusive faz mais km/m³ do que km/l, exemplo, S10 fazia 6,5 no gnv e 5 na gasolina.
Redução do IPVA, sei que no RJ tem também, mas não sei quanto, aqui no paraná, cai de 3,5% para 1%
Custo do GNV, se vc roda bastante, a diferença é bem perceptível, gastando menos até do que no Diesel
Menor poluição do ar, se você levar isso em consideração, é claro rs..

CONTRAS do GNV:
Pouca autonomia (nas minhas V6, o cilindro de 25m³ dava no máximo 230km na rodovia, andando entre 100 e 120 com carga)
Peso extra (do cilindro na caçamba ou abaixo dela)
Vistoria anual (é um saco e sempre criam caso por pouca coisa)
Risco de problemas elétricos em virtude de adaptações e instalações mal feitas

Bom, o que posso opinar é isso, como ex-usuário, acho o sistema excelente, se bem instalado e regulado. Futuramente quem sabe, apenas por prazer, eu volte a ter uma V6zona na garagem, e claro, com GNV, pq se faz bem pro meu bolso, eu tb fico feliz... kkkk

Abraço! espero que ajude...

ADRIANO DE BORTOLI
30/03/2018, 23:23
Ola

Eu tive uma Pajero Full V6 a GNV, coloquei GNV 5 geração com 75000 km e vendi ela com 400.000 km a única manutenção que fiz foi trocar reparos da válvula redutora de pressão. Ela fazia média de 10 km/LT na estrada e 5,5 km/LT na cidade

ticoruta
21/02/2020, 07:55
Bom dia
Eu tenho uma grand vitara 98 com gnv e passei carro para álcool tbm o carro esta com 1780.000 rodados e esta tudo tranquilo bem econômico

Buhler
22/02/2020, 07:06
Amigo favor confirmar esta Kilometragem?Vc quis dizer 178.000Km

xibiu!!!
26/03/2022, 14:08
GNV: busca por economia no posto pode transformar carro em bomba movel (https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2022/03/24/gnv-como-busca-por-economia-no-posto-pode-transformar-seu-carro-em-bomba.htm)

Cilindro de gas explode em posto de gasolina no CE - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=WKdXnSIvEPc&t=1s)