Ver Versão Completa : Retífica motor (HS 2.5, Repotenciamento 2,8 ou novo 2.8)
gustavogr
31/07/2016, 17:06
Boa tarde!
A cerca de 2 meses fiz a bomba injetora injetora da 90tinha, pois estava com um travando. Depois disso, furou uma camisa e trincou pistão. Como vai ser necessário uma retífica, estou pensando em alguma das opções abaixo:
Retificar meu bloco HS 2.5;
Retificar meu bloco e repotenciamento para 2.8;
Subsitiuir modor completo por novo STD 2.8;
Retificar meu bloco e repotenciamento para 3.0 (vi apenas alguns relatos, não conheço quem fez);
Alguém já fez repotencializou para 2.8 ou 3.0? Quais peças e serviço de retífica são necessários?
Grato,
Gustavo
Penso que:
- A solução do sonho é a mais cara, isto é comprar um motor zero 2.8.
- Transformar 2.5 em 2.8 seria a segunda opção.
- Manter o 2.5 é a mais económica.
- Motor 3.0, cabeçote 2.8 e cilindro/pistões 3.0, é uma gambiarra.
Temransformar 2.5 em 2.8 tem um trabalho interessante em www.landroverclub.com.ar • Ver Tema - Conversion del 300TDI 2.5 a 2.8TGV (http://landroverclub.com.ar/viewtopic.php?t=111850)
gustavogr
02/08/2016, 12:24
Boa tarde Hugo,
Estou trabalhando para montar um 2.8 0 KM, mas fábrica não entrega mais motor parcial, somente as peças. Já tenho um orçamento do Leão, aguardando de outros fornecedores.
Estou em dúvida se as peças abaixo do meu antigo 2.5 servirão no bloco do 2.8:
* Cárter de óleo;
* Bomba injetora (fiz a bomba a 2 meses, rodou 2.000km);
* Bico injetor (idem);
* Cabeçote;
Já tenho radiador e intercooler da Allsport allisport, por isso estou pensando em TGV. Sabe o modelo?
Grato,
Gustavo
Traduzi uma parte do artigo recomendado que diz:
"O que precisa mudar é:
- Virabrequim
- Pistões
- Bielas
- Bomba injectora
- Bicos Injectores
- Volante do motor (opcional)
- Turbo TGV o WG pero sempre do 2.8.
Tem que aumentar o diâmetro dos cilindros para o diâmetro do 2.8.
O resto dos componentes são os mesmos
Detalhes:
- O bloco do 2.8 tem duas passagens a mais de água para o cabeçote por cada cilindro, somente tem que habrir esses furos (no cabeçote e no bloco) para que fique igual ao 2.8 original.
- Tem que colocar a junta original de metal do 2.8 porque é mais resistente e porque tem os furos necessários. De fato, se utiliza a mesma junta para marcar os furos a mais no bloco e no cabeçote
- A correia dentada original do 2.8, é mais forte que a do 2.5 das Ranger e S10, mais a original da Land Rover é a mesma que a do 2.8.
- Na ponta do virabrequim que se acopla ao câmbio tem que adaptar um alojamento para a bucha de bronze do câmbio da Defender. A Ranger 2.8 tem um rolamento neste ponto, o trabalho e simple e efeito por um torneiro."
Corrigindo:
Gustavo
Traduzi uma parte do artigo recomendado que diz:
"O que precisa mudar é:
- Virabrequim
- Pistões
- Bielas
- Bomba injectora
- Bicos Injectores
- Volante do motor (opcional)
- Turbo TGV o WG pero sempre do 2.8.
Tem que aumentar o diâmetro dos cilindros para o diâmetro do 2.8.
O resto dos componentes são os mesmos
Detalhes:
- O bloco do 2.8 tem duas passagens a mais de água para o cabeçote, somente tem que habrir esses furos (no cabeçote e no bloco) para que fique igual ao 2.8 original.
- Tem que colocar a junta original de metal do 2.8 porque é mais resistente e porque tem os furos necessários. De fato, se utiliza a mesma junta para marcar os furos a mais no bloco e no cabeçote
- A correia dentada original do 2.8, é mais forte que a do 2.5 das Ranger e S10, mais a original da Land Rover é a mesma que a do 2.8.
- Na ponta do virabrequim que se acopla ao câmbio tem que adaptar um alojamento para a bucha de bronze do câmbio da Defender. A Ranger 2.8 tem um rolamento neste ponto, o trabalho e simple e efeito por um torneiro."
4X4 Brasil
gustavogr
12/08/2016, 21:50
Obrigado Hugo
Vou iniciar o processo de "upgrade" do motor. Acho que não vou alterar as canaletas de refrigeração do bloco, pois na retifica ficaram com a pulga atrás da orelha ....
Pesquisei também em diversos foruns no exterior e nenhum disse em fazer canaleta. Percebi inclusive que comprovam peças do Brasil devido restrição.
Tenho radiador e intercooler com núcleo duplo da Allisport para refrigerar e Madan para monitrar.
Vou reunir minhas idéias neste final de semana e sacramentar na segunda.
Mando e aguardo informações.
Grato,
Obrigado Hugo
Vou iniciar o processo de "upgrade" do motor. Acho que não vou alterar as canaletas de refrigeração do bloco, pois na retifica ficaram com a pulga atrás da orelha ....
Pesquisei também em diversos foruns no exterior e nenhum disse em fazer canaleta. Percebi inclusive que comprovam peças do Brasil devido restrição.
Tenho radiador e intercooler com núcleo duplo da Allisport para refrigerar e Madan para monitrar.
Vou reunir minhas idéias neste final de semana e sacramentar na segunda.
Mando e aguardo informações.
Grato,
Que pena Gustavo, enviei endereços de site estrangeiros onde se fala dos dois furos no bloco e os dois no cabeçote que devem ser feitos, você terá que utilizar a junta do cabeçote da 2.8 que tem os dois furos, estes ficaram a toa.
A seguir sites onde encontrará dados necessários para realizar a transformação do 2.5 para 2.8:
www.landroverclub.com.ar • Ver Tema - La Pikidisco entra al quirofano (http://www.landroverclub.com.ar/viewtopic.php?nomobile=1&f=13&t=115174&start=60)
Old Cabrones 4x4 • Ver Tema - CAMBIO A MOTOR 2.8 TGV (http://www.oldcabrones4x4.com.ar/foro/viewtopic.php?f=5&t=480)
www.landroverclub.com.ar • Ver Tema - Reforma motor 300TDI a 2.8 Power Stroke (http://landroverclub.com.ar/viewtopic.php?f=13&t=133672)
Conversion del 300TDI 2.5 a 2.8TGV (https://www.clublandrovertt.org/index.php?topic=37846.0)
Pagina nueva 2 (http://crautopartes.com/ranger/Main.htm)
Eduardo Tescarollo
30/05/2020, 09:15
Bom dia!
Reativando o tópico.
Alguém, que tenha feito a conversão e tenha feito estes dois furos no bloco e cabeçote citado acima?
Abs.
ary nunes
31/05/2020, 18:34
Oi Eduardo.
A dois anos transformei o meu 2.5 em 2.8 e efetuei os dois furos no bloco.
Quanto ao cabeçote eu não lembro mas me parece que eles já estão feitos.
RicardoFLN
31/05/2020, 21:12
Bom dia!
Reativando o tópico.
Alguém, que tenha feito a conversão e tenha feito estes dois furos no bloco e cabeçote citado acima?
Abs.
Eduardo,
Eu mesmo fiz a conversão do meu 2.5 pra 2.8, segue o link abaixo. Eu não fiz a furação das passagens de água extra que tem nos 2.8 originais, alterei um pouco a junta do 2.8 pra casar certinho (vide fotos).
Também não alterei bicos, muito menos BI.
A princípio não tenho receio de ter problemas tendo mantido as passagens de água originais, afinal o treco foi projetado pra carregar 1 tonelada. Em 5 anos eu fiz isso uma vez (que por sinal me mostrou que não devo colocar esse peso numa carroça dessas!:D).
https://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/176072-passando-maxion-2-5-para-2-8-a.html
Sds.
Eduardo Tescarollo
01/06/2020, 09:38
Oi Eduardo.
A dois anos transformei o meu 2.5 em 2.8 e efetuei os dois furos no bloco.
Quanto ao cabeçote eu não lembro mas me parece que eles já estão feitos.
Bom dia!
Ary, se fez no bloco, o certo e fazer no cabeçote, a não ser que seu cabeçote seja do 2.8.
Uma duvida que tenho, qual volante da embreagem usou, do 2.5 ou 2.8?
Abraço.
Eduardo Tescarollo
01/06/2020, 09:39
Eduardo,
Eu mesmo fiz a conversão do meu 2.5 pra 2.8, segue o link abaixo. Eu não fiz a furação das passagens de água extra que tem nos 2.8 originais, alterei um pouco a junta do 2.8 pra casar certinho (vide fotos).
Também não alterei bicos, muito menos BI.
A princípio não tenho receio de ter problemas tendo mantido as passagens de água originais, afinal o treco foi projetado pra carregar 1 tonelada. Em 5 anos eu fiz isso uma vez (que por sinal me mostrou que não devo colocar esse peso numa carroça dessas!:D).
https://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/176072-passando-maxion-2-5-para-2-8-a.html
Sds.
Bom dia!
Agradeço seu retorno. Me diz, mesmo sem alterar bicos e bomba, melhorou o desempenho?
Abraço.
RicardoFLN
01/06/2020, 12:48
Bom dia!
Agradeço seu retorno. Me diz, mesmo sem alterar bicos e bomba, melhorou o desempenho?
Abraço.
Eduardo,
Sim, bastante. No entanto fique claro que coloquei uma TGV.
Volante tb mantive o mesmo.
Sds.
Eduardo Tescarollo
01/06/2020, 18:35
Eduardo,
Sim, bastante. No entanto fique claro que coloquei uma TGV.
Volante tb mantive o mesmo.
Sds.
Blz, na minha Defender já tenho a tgv.
ABS.
RicardoFLN
01/06/2020, 20:09
Blz, na minha Defender já tenho a tgv.
ABS.
Eduardo,
Ah bom, nesse caso teu ganho obviamente vai ser menor.
Sds.
ary nunes
02/06/2020, 20:28
Oi Eduardo.
No meu usei o mesmo volante do 2.5.
Será necessário fazer uma bucha para adaptar bucha do eixo piloto no lugar do rolamento no virabrequim do 2.8.
Abraço
Eduardo Tescarollo
04/06/2020, 12:53
[QUOTE=ary nunes;2527428]Oi Eduardo.
No meu usei o mesmo volante do 2.5.
Será necessário fazer uma bucha para adaptar bucha do eixo piloto no lugar do rolamento no virabrequim do 2.8.
Abraço[/QUOTE
Ok, tinha lido sobre esta adaptação. Minha duvida é se o volante do 2.8 cabe na caixa seca da Defender. Ele tem o mesmo diâmetro e a cremalheira e a mesma, mas, ele é mais largo, mais pesado e consequentemente vai gerar mais torque. Então para ficar igual ao um 2.8 PS, em termo de torque, teria de usar o volante do 2.8.
É uma duvida de quem esta pensado em fazer a conversão futuramente e buscando todas as informações.
Abs.
RicardoFLN
04/06/2020, 16:53
[QUOTE=ary nunes;2527428]Oi Eduardo.
No meu usei o mesmo volante do 2.5.
Será necessário fazer uma bucha para adaptar bucha do eixo piloto no lugar do rolamento no virabrequim do 2.8.
Abraço[/QUOTE
Ok, tinha lido sobre esta adaptação. Minha duvida é se o volante do 2.8 cabe na caixa seca da Defender. Ele tem o mesmo diâmetro e a cremalheira e a mesma, mas, ele é mais largo, mais pesado e consequentemente vai gerar mais torque. Então para ficar igual ao um 2.8 PS, em termo de torque, teria de usar o volante do 2.8.
É uma duvida de quem esta pensado em fazer a conversão futuramente e buscando todas as informações.
Abs.
Eduardo,
Qual é a diferença de massa entre os volantes?
Sds.
Eduardo Tescarollo
04/06/2020, 21:10
[QUOTE=Eduardo Tescarollo;2527534]
Eduardo,
Qual é a diferença de massa entre os volantes?
Sds.
Boa pergunta, não sei.
RicardoFLN
05/06/2020, 09:57
[QUOTE=RicardoFLN;2527546]
Boa pergunta, não sei.
Eduardo, é bom conferir. Dei uma procurada e encontrei esses dois anúncios.
Da Britcar, diz que o volante do 300TDI pesa 19,3 Kg.
ERR719 | FLYWHEEL 2.5D 2.5TD 200/300 TDI - DEFENDER - DISCOVERY 1 - RANGE ROVER CLASSIC | Land Rover | | Britcar (UK) Ltd (https://www.brit-car.co.uk/product.php/85219/5497/flywheel_2_5d_2_5td_200_300_tdi___defender___disco very_1___range_rover_classic)
Anúncio da Memorial peças diz que HS 2.8L tem 19 kg.
VOLANTE E CREMALHEIRA DO MOTOR (RANGER 2002 A 2004 ''2.8 DIESEL'') - ORIGINAL FORD CODIGO SKU: RANGER ANOS: 2018,2017,2016,2015,2014,2013,2012,2011,2010,2009, 2008,2007,2006,2005,2004,2003,2002,2001,2000,1999, 1998,1997,1996,1995,1994 (https://memorialpecas.com.br/volante_e_cremalheira_motor_original_ford_ranger_2 002_ate_2004__bg1t6375ab___cp139991?ord=za&CV=109)
Sds.
Eduardo Tescarollo
05/06/2020, 12:49
[QUOTE=Eduardo Tescarollo;2527567]
Eduardo, é bom conferir. Dei uma procurada e encontrei esses dois anúncios.
Da Britcar, diz que o volante do 300TDI pesa 19,3 Kg.
ERR719 | FLYWHEEL 2.5D 2.5TD 200/300 TDI - DEFENDER - DISCOVERY 1 - RANGE ROVER CLASSIC | Land Rover | | Britcar (UK) Ltd (https://www.brit-car.co.uk/product.php/85219/5497/flywheel_2_5d_2_5td_200_300_tdi___defender___disco very_1___range_rover_classic)
Anúncio da Memorial peças diz que HS 2.8L tem 19 kg.
VOLANTE E CREMALHEIRA DO MOTOR (RANGER 2002 A 2004 ''2.8 DIESEL'') - ORIGINAL FORD CODIGO SKU: RANGER ANOS: 2018,2017,2016,2015,2014,2013,2012,2011,2010,2009, 2008,2007,2006,2005,2004,2003,2002,2001,2000,1999, 1998,1997,1996,1995,1994 (https://memorialpecas.com.br/volante_e_cremalheira_motor_original_ford_ranger_2 002_ate_2004__bg1t6375ab___cp139991?ord=za&CV=109)
Sds.
Que estranho. Já vi foto de comparação dos dois e, é visível que o da 2.8 é mais grosso.
Abs.
Eduardo Tescarollo
02/07/2020, 11:56
Oi Eduardo.
No meu usei o mesmo volante do 2.5.
Será necessário fazer uma bucha para adaptar bucha do eixo piloto no lugar do rolamento no virabrequim do 2.8.
Abraço
O Ary, na tua Defender fez alguma alteração no radiador, intercooler, bicos, bomba e embreagem?
Valeu!
feliperods
03/07/2020, 16:43
Pessoal, estou acompanhando esse tópico pois me apareceu um Hs 2.5 fundido para comprar.
Pensei em comprar e retificar para instalar no meu Willys. Qual o valor médio que eu gastaria essa retifica?
ary nunes
03/07/2020, 20:57
O Ary, na tua Defender fez alguma alteração no radiador, intercooler, bicos, bomba e embreagem?
Valeu!
OI Eduardo
Na minha somente troquei a turbina para TGV e troquei os bicos e bomba injetora para 2.8.
Não fiz nenhuma alteração no radiador e intercooler.
Abraço
Eduardo Tescarollo
04/07/2020, 08:53
OI Eduardo
Na minha somente troquei a turbina para TGV e troquei os bicos e bomba injetora para 2.8.
Não fiz nenhuma alteração no radiador e intercooler.
Abraço
Agradeço Ary!
Eduardo Tescarollo
04/07/2020, 08:58
Pessoal, estou acompanhando esse tópico pois me apareceu um Hs 2.5 fundido para comprar.
Pensei em comprar e retificar para instalar no meu Willys. Qual o valor médio que eu gastaria essa retifica?
Bom dia!
Depende, se for passar para o 2.8, existe empresas que vendem um kit pronto, ex na Leão diesel, Tm peças, gasta por volta de 7 a 8 mil reais, fora mecânico e outras coisar mais.
Se for retificar o seu, depende do estado em que se encontra.
Se for passar para 2.8 seja este tópico que fala sobre as galerias de agua.
www.landroverclub.com.ar • Ver Tema - Reforma motor 300TDI a 2.8 Power Stroke (http://landroverclub.com.ar/viewtopic.php?f=13&t=133672)
RicardoFLN
01/12/2023, 20:30
[QUOTE=Eduardo Tescarollo;2527534]
Eduardo,
Qual é a diferença de massa entre os volantes?
Sds.
Nunca é tarde.....rsrs
Hoje tenho a resposta a minha pergunta, pois estou fazendo a troca dos volantes. Sai o da 2.5 com 12,9 Kg, entra o da 2.8 com 17,85 Kg.
Sds.
Eduardo Tescarollo
11/04/2024, 09:21
[QUOTE=RicardoFLN;2527546]
Nunca é tarde.....rsrs
Hoje tenho a resposta a minha pergunta, pois estou fazendo a troca dos volantes. Sai o da 2.5 com 12,9 Kg, entra o da 2.8 com 17,85 Kg.
Sds.
Bom dia Ricardo, demorei um pouco para ver sua resposta. Bastante diferença, o que achou da troca?
Abs.
RicardoFLN
12/04/2024, 10:31
[QUOTE=RicardoFLN;2557615]
Bom dia Ricardo, demorei um pouco para ver sua resposta. Bastante diferença, o que achou da troca?
Abs.
Eduardo, um leve aumento de torque é inerente a essa troca. Mas pra notar isso, só mesmo ao ligar o ar-condicionado na marcha lenta e ver que a rotação cai bem menos que antes. A outra vantagem é o aumento de área de fricção do disco de embreagem, agora acho que ela pode durar duas vidas ao invés de uma....rsrs
O disco anterior estava com 203.000 km e ainda tinha os sulcos no material de fricção!!
Sds.
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