Ver Versão Completa : Iluminação Interna
pedrodoniva
09/03/2006, 13:25
Olá pessoal,eu so novo por aqui e to com alguns problemas no meu niva...o primeiro deles é a iluminação interna,ela nao funciona de jeito nenhum,já verifiquei as lampadas e os fios...mas elas nao acendem nem a pau!
-Os limpadores do farol também não funcionam,será que é problema no motor?Devo trocá-los?
-Quando a bateria acaba,eu tento usar a manivela pra fazer o jipao pega no tranco sem precisar empurrar,mas o meu mata cachorro parece que impede que eu gire a manivela,será que eu devo tirar o mata cachorro ou apenas alongar a manivela?Alguém já fez isso??? :pensativo:
-O ventilador é muuuuuuuuuuito fraco,tanto que parece ser um exaustor...Será que compensa colocar ar condicionado???
-Gostaria também de saber que vale a pena colocar GNV no niva,visto que ele bebe mais que alcoolatra.Quanto que um niva original faria com 1 metro cúbico de gas???
Espero obter ajuda ok?Valeu pessoal!!!!!!
Cavalcante
09/03/2006, 13:29
Boas vindas, Pedro.
Use a ferramenta de pesquisa (parte superior da página do fórum). Tem respostas a todas as suas perguntas nos tópicos anteriores, e muitas outras boas idéias.
Abraço
Albertosiano
09/03/2006, 15:08
Pedro, o cavalcante tem razão, vc pode encontrar toda resposta as suas dúvidas.
Quanto a iluminação interna esqueça da original é uma Bossssss... :discordo: coloque uma Lâmpada próximo do espelho retrovisor, acho que a do uno serve.
2- Limpador do farol, isso é apenas um detalhe, esqueça, vc vai perceber que dá muito trabalho para pouca utilidade, (O carro tem que estar ligado para funcioar o limpador, essa eu decobri a pouco tempo ).
3-Quanto a bateria isso é mais grave, vc tem que verificar se a bateria tá já no fim da vida. Caso contrário vc pode instalar uma chave geral.
4-O ventilador é fraco mesmo, eu também quero colocar um outro.
5-Quanto ao gas acho que só compensa se vc rodar muito com ele, vc vai ter quer modificar a suspensão, reforçar para aguentar o cilindro.
Até mais
Alberto
Niva -91 - Chimbica
Campinas
pedrodoniva
09/03/2006, 16:38
Valew aí Albertosiano...mas essa iluminação aí do uno não é muito fraca não???Porque é só uma lâmpada não é não?E quanto a bateria,eu tive que trocar mesmo,a outra estava no osso,agora nao falha nunca,hehehehehhee...Mas queria poder usar a manivela :( hehehe.
Sou novo entre os niveiros,tenho o jipe há 6 meses e já tive dores de cabeça e tenho uma bela aula prática de mecânica!!!
MANFREDI
09/03/2006, 17:08
Com Niva é assim, você tem que botar a "mão na massa" e aprender bastante pra evitar de gastar muita grana.
Também morava em Jundiai até ir pra faculdade. Meus pais moram ainda ai, perto do 12° GAC.
Meu Niva comprei em Jundiai, na Automovel 4x4.
Seja bem vindo.
Bem sobre suas perguntas:
Se as lampadas não funcionam verifique as fiações, é certo que algo está errado. No meu Niva fiz uma checagem geral das fiações após a reforma e agora tudo funciona.
Alavanca pro Niva pegar, esquece.
Limpador de farol, esquece.
Ventilador: resolvi o meu que melhorou bastante retirando o radiador de ar quente, vedando as saidas da válvula para o motor e fechando definitivamente a saida de ar para os pés. Portanto só ficou com controle da abertura da entrada de ar pelo capô.
Quanto ao GNV, não sei, o meu é tranformado para Alcool. 5,5 km/l na cidade 7,5 no estrada
Cavalcante
09/03/2006, 18:58
Detesto :mrgreen: :mrgreen: discordar do Manfredi, mas vamos lá:
- Alavanca pro niva pegar: se o motor for original, não esquece de jeito nenhum!!! Outro dia fiquei sem arranque e aquilo me quebrou um belo galho. Foi fácil, fácil de pegar. A alavanca tem dois pinos na ponta que se encaixa no eixo que roda a polia do alternador. Peça para alguém colocar a alavanca e olhe por cima do motor se ela se encaixa.
- Limpadores de farol: não esquece não!!!! O motor é ótimo e é difícil de queimar. Só funciona com os faróis ligados e tem um fusível entre o conector da fiação e o motor, fica na metade frontal das caixas de roda, dentro do cofre do motor, que esse sim queima. Cape-o e seja feliz.
O resto, como já disse, use a pesquisa...
Abraços
pedrodoniva
09/03/2006, 19:19
E como é que eu faço pra passar pra álcool??? :concordo: :mrgreen:
Cavalcante
10/03/2006, 10:39
Troque o carburador por um weber 460 (mesmo que for ficar na gasolina, vale a pena), troque as velas, rebaixe o cabeçote, ajuste o ponto. Serviço bem feito, deve custar aí uns 500,00 aqui em SP. Mas faça as contas: o preço da gasolina está em média R$ 2,50 e o do álcool na casa do R$1,80, sem sinais de que desça, muito pelo contrário (já reparou que no Brasil tudo sobe na entre-safra e depois não desce na safra? de álcool a feijão, é sempre a mesma coisa...). Um niva com motor bem regulado e carburador weber a gasolina, na cidade faz uns 6,5~7 e na estrada uns 9. O que quer dizer R$0,37/km na cidade e R$0,28/km na estrada. Já um carro a álcool, tomando por base o do Manfredi, faz R$0,32/km na cidade e R$0,24/km na estrada. Se você rodar, por exemplo 50% do tempo na estrada e 50% na cidade, vai precisar rodar 11.111 km pra pagar os 500,00 mantidas as proporções de custo entre gasolina e álcool. E isso não parece que vai se manter.
MANFREDI
10/03/2006, 12:20
Detesto :mrgreen: :mrgreen: :lol: :lol: :lol: discordar do Cav, mas acho que vale a pena ter carro a alcool.
Acho que o preço do alcool vai abaixar sim na safra.(também acredito em fadas, duendes e no Capitão Gancho)
O carro anda beeeeeemmmmm mais que com gasolina.
10.000 km será rodado em 01 ano em Sampa e depois é só lucro.
[]s contentes com o Niva a alcool.
CAv, mandei MP pra você.
Cavalcante
10/03/2006, 23:50
Doc, não disse que é melhor ou pior. Eu mesmo rodei com álcool por uns tempos, mas o lance de esperar o carro esquentar não é pra mim... Só falei pra ele fazer as contas...
ANDRÉ PEIXOTO
11/03/2006, 12:50
Apesar de estar " meio sumido", confesso que diariamente leio o forum. E eu AMO essas discursões entre Cavalcante e Manfredi! :palmas: :dance:
Ai Cav, vc consegue um Weber 460 pra mim ai em sampa ? Aqui em Friburgo, já procurei muito e nada. Vou manter meu Niva na gasolina, mas não aguento mais aquele carburador original. E que parada é essa de venturis 23-24 ? Caso vc saiba onde posso comprar um, me dá a dica e o valor (+-).
Abraços,
André.
OBS. Cav! Sabe quem te mandou um abraço????
R: O molde em aluminio do console central :concordo:
OBS.2.: Manfredi, já tá rodando com o NIva ? Como ficou o revestimento?
Cavalcante
11/03/2006, 13:39
André Gasparzinho, o fantasminha camarada, o molde de alumínio terá de esperar. O meu carro está REALMENTE com a febre do rato!!!! Problemas nos últimos 30 dias, pela ordem: ignição, motor de arranque, cilindro mestre de freio, cilindro inferior de embreagem, cilindro superior de embreagem, e hoje de manhã, depois de tudo pronto e um mês sem rodar com o carro fui botar o bichão pra rodar e... MOTOR TRAVADO. Sei lá o que aconteceu, liguei pro mecânico, que é na minha rua mas não trabalha de sábado, prele abrir a oficina e larguei o carro lá. Só depois vou ver o que acontece.
[]s, pensando sinceramente em vender...
Giovani Avila
11/03/2006, 14:30
Que é isso Cavalcante :? , não desista :stop: , tente outra vez :!: , tu é um dos motorzinhos da site :wink: . mude, adapte, reforce,mas siga em frente, tu é uma das referências pros outros sofredores, onde me incluo :concordo: . neste sábado me dediquei a trocar os braços da suspensão traseira que uma vez partiu e quase me rebentei. Mandei fazer novo no torneiro o porta bucha e eu mesmo soldei tubos reforçados e aconselho aos colegas sempre dar uma olhadinha neles por que acho muito frágil o original. Poderia estar tomando geladas mas :parede: :parede: fui sofrer um pouco. Quem não quer sofrer compra um UNO (ex) e vegete, pois não realizará nem aprenderá nada de novo.
Cavalcante
Como disse o nosso amigo Giovani, não desista.
Sera que não arreou a bateria,pois se ficou parado todo este tempo,ou travou,colou o motor de partida?
abraços
Cavalcante
11/03/2006, 16:09
Não. O motor travou mesmo. Cansei, pelo menos por esse fim de semana (já são 4, carnaval incluso, trabalhando em cima dele). Segunda feira o cara abre o motor e me diz o que foi. Mas, pelo menos até segunda, joguei a toalha...
Cavalcante,
Antes de abrir o motor, verifique se não colocou um parafuso maior no cilindro inferior de embreagem. Se colocou, ele deve estar travando seu motor junto a embreagem.
BANDIDO/NL
Cavalcante
12/03/2006, 18:10
Bandido, pensei nisso hoje. Vou verificar amanhã, quando a mecânica abrir. Valeu!!!!!
Cavalcante
13/03/2006, 09:52
Bandido,
MATASTE A PAU!!!! Ô parafuso maldito!!!!! Motor destravado.
Acho que vou tirar algo de bom do episódio. O que acham de uma trava pra carro que trava o motor todo? :mrgreen:
Abraços a todos e obrigado.
MANFREDI
13/03/2006, 10:32
Galera, olha o carinha ai querendo desistir do Niva por causa de um pequeno(ou melhor: grande) parafuso. Depois do cara fazer uma pá de coisas novas no Niva, de ficar 4 semanas sem andar com ele, de pensar na possibilidade de ficar sem ir nos Raids da vida, querer vender o bichinho?
Cav meu amigo "deixa dilso". E, :twisted: :twisted: adorando discordar de você mais uma vez, :twisted: :twisted: carro a alcool é bom sim, e só custa um pouquinho a mais de tempo pela manhâ até ele esquentar.
Amigon, abraçon.
Tô no aguardo do PX e antena.
PS: tem que estar pronto até 20 de abril, será que dá tempo?
Cavalcante
13/03/2006, 10:39
Doc, só se for o Maxxon. Cobra acho difícil aparecer até lá.
Ainda com problemas, alguém tem um motor de arranque aí????
Acho que essa febre do rato não vai passar nunca!!!
vvitorbh
13/03/2006, 20:15
Pedro,boa noite! Retornando ao assunto inicial tenho a dizer que o meu Niva também não ascendia as luzes das colunas. Desmontei, limpei, lixei, lavei, remontei e tudo voltou a funcionar. Só gastei 2 latinhas pelas lâmpadas novas de 5 watts. Penso que ficou melhor do que a do Uno no espelho retrovisor do Niva do mano Marcelo.
Dos males o menor!!! :dance:
Adariano/NL
Niva Bandido/94 :evil:
MATASTE A PAU!!!! Ô parafuso maldito!!!!! Motor destravado.
Acho que vou tirar algo de bom do episódio. O que acham de uma trava pra carro que trava o motor todo? :mrgreen:
Abraços a todos e obrigado.[/quote]
pedrodoniva
14/03/2006, 09:12
Beleza,altas discussões aqui,hehehehe...Tá certo,eu vou tentar fazer a fiação denovo,é muito ruim de noite,nao enxergo nada,preciso fazer luz com meu celular,hehehehehe...Mas tudo bem...espírito de aventura!!!
Pedro
Verifica se os interruptores da porta estão com um bom contato com a lataria, pois o interruptor corta o terra que vai para a lampada.
[]s xara
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