Ver Versão Completa : Pajero GLS-B 3.0 V6 A/T com pneus maiores, o que acontece?
Tio Eddie
27/07/2016, 09:08
Bom dia Galera,
Procuro relatos sobre consumo, desempenho, se houve problemas com o câmbio nas pajero GLS-B especificamente as 3.0 V6 com o uso de pneus maiores, na casa dos 265/75R16, especialmente os 235/85R16 (minha meta) ou 32" para quem usa aro 15.
Meu objetivo é deixar o carro mais solto visando melhoria de consumo - sei que em geral pneu maior = consumo pior, mas não custa especular.
Colaborações são bem vindas.
Abraços
Oi amigo a GLS nao 'e um carro tao forte de motor.. Creio que voce nao vai ter problemas de cambio / rolamento mas nao recomendo ir para o 32.. Acho que 31 ficaria legal, 32 'e puxado demais para esse motor..
Tio Eddie
27/07/2016, 18:49
Oi amigo a GLS nao 'e um carro tao forte de motor.. Creio que voce nao vai ter problemas de cambio / rolamento mas nao recomendo ir para o 32.. Acho que 31 ficaria legal, 32 'e puxado demais para esse motor..
Hummm...os 265/70R16, medida original dela são 30,61"
os 265/75R16 = 31,65" e os 235/85R16 = 31,73", ou seja, a mudança implicaria um aumento de 1" no diâmetro.
no caso dos 265/75 a mesma largura (10,43") e nos 285 a largura seria menor (9,25")
Acho que os 152cv empurram os pneus, a pergunta é consumo e se causa alteração no câmbio.
De qualquer forma agradeço a contribuição :concordo:
Hummm...os 265/70R16, medida original dela são 30,61"
os 265/75R16 = 31,65" e os 235/85R16 = 31,73", ou seja, a mudança implicaria um aumento de 1" no diâmetro.
no caso dos 265/75 a mesma largura (10,43") e nos 285 a largura seria menor (9,25")
Acho que os 152cv empurram os pneus, a pergunta é consumo e se causa alteração no câmbio.
De qualquer forma agradeço a contribuição :concordo:
Os pneus maiores poderão te dar alguma economia em rodovia, pois a viatura desenvolverá maior velocidade com menor giro do motor.
Mas não acredito em melhora significativa.
Na cidade ela deverá ficar um pouco mais lenta nas arrancadas.
O câmbio automático faz relação com o giro do motor; portanto, não dará qualquer alteração ou problema com o uso de pneus maiores.
Resumindo, eu não trocaria pneus pensando em economia, pois não acredito em resultado significativo para justificar o investimento.
Agora, se é para elevar altura ou deixá-la mais off road, aí sim.:concordo:
Tio Eddie
28/07/2016, 08:47
Os pneus maiores poderão te dar alguma economia em rodovia, pois a viatura desenvolverá maior velocidade com menor giro do motor.
Mas não acredito em melhora significativa.
Na cidade ela deverá ficar um pouco mais lenta nas arrancadas.
O câmbio automático faz relação com o giro do motor; portanto, não dará qualquer alteração ou problema com o uso de pneus maiores.
Resumindo, eu não trocaria pneus pensando em economia, pois não acredito em resultado significativo para justificar o investimento.
Agora, se é para elevar altura ou deixá-la mais off road, aí sim.:concordo:
Glaicon,
Um tiquinho mais de altura sempre é bem vindo!
O foco realmente é consumo, pois no cenário atual qualquer ganho, por menor que seja é bem vindo
533364
http://www.4x4brasil.com.br/forum/https%3A/web.whatsapp.com/c22ee5f1-8af9-456e-b801-9283f7997e42
Esta é a razão por eu pensar em pneus mais finos também.
Como ainda tenho muuuito pneu para usar, antes da próxima troca, posso ir amadurecendo a idéia com tranquilidade.
[]s
Caramba!
Numa das medições fez 3,5 Km/l, com o preço de R$ 3,90 o litro da gasolina.
Te custou R$ 1,11 o Km rodado.:shock:
Está muito caro.
Quase comprei uma Pajero Full 2009 à gasolina, no final de maio.
Ponderei muito, fiz contas, e acabei numa 2008 à diesel.
Paguei mais caro, mas fico mais tranqüilo.:concordo:
Bom dia Galera,
Procuro relatos sobre consumo, desempenho, se houve problemas com o câmbio nas pajero GLS-B especificamente as 3.0 V6 com o uso de pneus maiores, na casa dos 265/75R16, especialmente os 235/85R16 (minha meta) ou 32" para quem usa aro 15.
Meu objetivo é deixar o carro mais solto visando melhoria de consumo - sei que em geral pneu maior = consumo pior, mas não custa especular.
Colaborações são bem vindas.
Abraços
Bom dia Tio Eddie
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/11000-tio-eddie.html)Como está Bonito? Vontade de ir visitar essa cidade. Um dia apareço por ae.
Sobre os pneus: a Pajero GLS-B usa uma versão mais antiga do 6G7, no caso a Pajero Sport 2000, usava o 6g72 com cabeçote de 24v, tinha um pouco mais de potência 177 cv a 5000 rpm contra 150 cv a 5000 rpm da GLS-B (dados do site carros na web, mas há divergências) e consequentemente um ganho no torque 26 kgfm a 4500 rpm contra 24,1 kgfm a 4000 rpm na GLS.
No meu caso, que usava GNV e Gasolina, passar para pneus 32" não ajudou no consumo na cidade e deixou as arrancadas mais lentas, mas alongou sim a relação final e deixou-a um pouco mais elástica na BR, trazendo até um pouco menos de consumo. Antes fazia 8,5 na estrada, chegou a fazer 9km/l andando bem de boa, usando gasolina. Na cidade de 6,8 ~ 7 passou para 6,3 ~ 6,7 kms/m3 de GNV.
Agora sobre estabillidade e beleza, não perdeu muito em estabilidade, mas usando 04 amortecedores OFF-Shox FX-5 com 2" à mais no tamanho, calços traseiros de 2" e regulagem na barra dianteira deu uma compensada. Mas beleza, ficou bem melhor.
533401
533398
533400
Tio Eddie
29/07/2016, 08:53
Bom dia Digaum,
Bonito continua um lugar fantástico, vale a visita com toda certeza!
Gostei do relato. Definitivamente irei para pneus mais finos, seja da mesma altura dos originais ou um pouco mais altos.
Se tiver um pouco de ganho na estrada, melhor a autonomia do carro, que é o foco.
Vindo a Bonito, avise!
[]s
Bom dia Digaum,
Bonito continua um lugar fantástico, vale a visita com toda certeza!
Gostei do relato. Definitivamente irei para pneus mais finos, seja da mesma altura dos originais ou um pouco mais altos.
Se tiver um pouco de ganho na estrada, melhor a autonomia do carro, que é o foco.
Vindo a Bonito, avise!
[]s
De nada! Quem sabe mais pro final do ano em algum feriadão apareço por ae, se for, aviso sim!
Arildo MT
30/07/2016, 02:36
Excluindo as questões de frenagem, aquaplanagem, estabilidade, conforto que a mudança nos pneus podem trazer, focando sobre o consumo, mais estreito=mais econômico, pouco maior=econômico na estrada e mais consumo na cidade, pneu menor=econômico na cidade e maior consumo na estrada.
Tio Eddie
30/07/2016, 18:16
Excluindo as questões de frenagem, aquaplanagem, estabilidade, conforto que a mudança nos pneus podem trazer, focando sobre o consumo, mais estreito=mais econômico, pouco maior=econômico na estrada e mais consumo na cidade, pneu menor=econômico na cidade e maior consumo na estrada.
Arildo,
O caminho serão pneus finos mesmo.
A dúvida que persiste é quanto ao tamanho. Tenho procurado por aqui um jogo de 235 para fazer um teste, sem ter que comprar um jogo, mas não está sendo fácil.
a diferença de tamanho nos meus planos é pequena, logo não acredito em diferenças significativas de frenagem
Mas vamos especulando e tentando negociar o jogo de 265/70R16 que está rodando e tem quase 20k km
Abraços
Waldir Carlos
30/07/2016, 19:03
Olá, "Tio"! Acompanhando a tua saga. Realmente, precisas buscar meios para melhorar o consumo do "JIPÃO". Mesmo considerando, que o "meu" [ex] Pajerinho era "3P", acredito que haja margem para diminuir.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por Waldir Carlos http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/104004-pajerinho-v6-equipamentos-e-aplicacoes-up-grade-7.html#post1686375)
O consumo dos Pajero V6, varia de acordo com os fatores de "navegação" [perfil do condutor e locais]. Depende de muitos fatores: se em trânsito urbano com congestionamentos, se em rodovias duplicadas, se em rodovias com pista simples e trechos sinuosos e, claro, se em TRILHAS.
No meu caso, carro com MANUTENÇÃO "em dia", os números - médios - são basicamente os seguintes:
* Rodovias: 6 km/l;
* Cidades: 5,0 a 5,5 km/l;
* Trilhas: 3,5 a 4,5 km/l .
Na TRILHA, 4x4_Low, pé no fundo, o "jipinho" é beberrão. Em rodovias, se pilotar "olhando a paisagem", chega nos 7 km/l. Mas, cá entre nós, dirigir sem emoção não é legal. Rs.
[B]Nota: Como os pneus utilizados [MUD TERRAIN 33x12,5R15] são maiores que os originais [265/70R16], tem-se uma pequena "correção"; a fazer. Acredito que não mais do que 5%. Os valores acima não estão "corrigidos".
[]s
[]s
Tio Eddie
31/07/2016, 10:13
Olá, "Tio"! Acompanhando a tua saga. Realmente, precisas buscar meios para melhorar o consumo do "JIPÃO". Mesmo considerando, que o "meu" [ex] Pajerinho era "3P", acredito que haja margem para diminuir.
[]s
Grande Waldir,
A saga pelo menor consumo continua.
O carro é fantástico! e me atende muito bem, melhor consumindo menos.
Saudades de prosear como Amigo.
[]s
Arildo MT
31/07/2016, 17:34
Se o uso for predominante em estrada o pneu estreito e maior alongando a relação vai gerar economia, porem se for 50% cidade/estrada, o aumento de consumo na cidade vai anular a economia da estrada, se for maior uso na cidade vai ter aumento de consumo alongando a relação com o pneu maior, não espere economia de kms por litro, será algo sutil provavelmente.
Waldir Carlos
03/08/2016, 14:26
Grande Waldir,
A saga pelo menor consumo continua.
O carro é fantástico! e me atende muito bem, melhor consumindo menos.
Saudades de prosear como Amigo.
[]s
Idem. Um abraço.
Tio Eddie
10/08/2016, 21:34
Sinto cheiro de 235/85R16......
Tio Eddie
12/08/2016, 16:52
A pajero já está com os 235/85R16.
Odometro e velocímetro marcam parelho com o GPS.
O carro fica bem solto, gostoso de dirigir. UM tiquinho mais lerdo para embalar mas o motor tem força de sobre para empurrar
Vai a 120km/h com 3000rpm sem forçar. (estiquei até 130km/h apenas) isso nos primeiros 160km de estrada.
534317
Pajero, em casa, com os 235/85R16
[]s
lcdalzoc
12/08/2016, 17:04
Bela sua Pajero, Eddie.
Minha Full está com os sapatos em final de carreira. Estou em dúvida entre os 235/85 e os 265/75...
Tio Eddie
12/08/2016, 19:16
Bela sua Pajero, Eddie.
Minha Full está com os sapatos em final de carreira. Estou em dúvida entre os 235/85 e os 265/75...
Bem, os 235/85R16 não raspam em nada e são mais finos.
Há relatos que os 265/75 pegam um pouco ao esterçar, mas como nunca usei, não posso afirmar isso.
Conforme eu for rodando vou postando mais impressões.
[]s
Tio Eddie
13/08/2016, 08:41
Bom dia Gaylera,
534343
Desenho dos sapatinhos novos.
[]s
Tio Eddie
14/08/2016, 23:37
Impressões da estrada.
Pajerona mais solta, andando a 100km/h com 2500rpm de boa. 110-120 com 3000 rpm.
Bem estável, frenagem igual a com pneus 265/70.
Vamos ver se vai dar diferença de consumo
[]s
ALBERT193
07/08/2017, 12:43
Amigo como ficou o carro com os pneus novos ? melhorou o consumo? outro ponto vc teve que colocar calços no carro para os pneus altos?
Meus amigos...minha pajero está com pneus 275x70x16.
Gostaria de saber se alguém já experimentou colocar um 305xqualquer coisa.....
Quero melhorar a estetica. Geralmente o consumo faz parte da lista mas quando se trata de pneus....nem ligo....que pneus largos...alguem sabe á medida máxima para a pajero gls v6 swb 98????
Roberto_Ribeiro
13/06/2018, 12:29
Amigo eu tenho 31 na minha pajero glx-b, mas ela é diesel MWM 2.8.. fazendo em torno de 10 km na cidade
Tinha colocado 33 antes.. forçava muito o carro.. dai um belo dia quebrou a ponta de eixo :( e voltei para os 31 rs
Tio Eddie
14/06/2018, 10:07
Amigo como ficou o carro com os pneus novos ? melhorou o consumo? outro ponto vc teve que colocar calços no carro para os pneus altos?
MInhanPajero usa molas da versão blindada e deu um grau nas barras de torção, é 6cm mais alta que a original.
Os pneus altos e finos não raspam em nada, mas matou o pouco torque da 3.0 V6.
Pretendo ir para pneus na altura dos originais, porém pouco mais finos e ver se retomo o torque e melhoro um tiquinho o consumo.