PDA

Ver Versão Completa : Veraneio com Motor 0km...

Dariojr
23/07/2016, 11:28
Bom dia Pessoal!...
Sempre (desde criança) tive o sonho de ter um opala, e consegui, mas agora quero uma Veraneio.
Bom, a questão é a seguinte: Quero colocar na Veraneio um motor e câmbio zerados, mas não sei exatamente quais. Viajo todo ano mil e tantos kms, por isso há a necessidade de um conjunto econômico e que me de segurança para trafegar nas velocidades das vias brasileiras (Máximo 120km/h). Lembrando que não citei valores, e quero realmente a Veraneio, até 88.
Recorro a vocês haja visto o enorme conhecimento de todo o pessoal aqui.
Grande abraço!!!

sallespickup
25/07/2016, 09:36
primeira pergunta, gasolina ou diesel??, pois se for diesel ja tem de comprar uma ja diesel pois não faz mais documento, ai vc moderniza, se for gasolina, a 6cc é só colocar um cambio 5 marchas da C20 que fica excelente, sem nenhuma adaptação mais, obvio que prefira as ja com motor 4.1 igual do opala, por ja ter consepção mais moderna e andar mais, mais as com GM brasil tb vão, desde que com distribuidor eletronico

Troller-a-vista
25/07/2016, 11:15
pq veraneio ate 88 ?? as acima de 92 ja tem um motor muito bom, s4t e s4t plus, sao belas maquinas, cambio melhor, etc. fora que a frente e o interior tb é mais bonito.

de qqr forma, mil e poucos km por ano nao é nada, qqr motor aguenta isso tranquilo, iria no mais barato pq pagar um diesel pra andar 1 ou 10 mil km por ano é loucura. nao tem conta que auxilei a engolir a diferenca de preco.

caso opte mesmo pela veraneio, ha grandes dicas para o interior, vc pode deixa-la original (simples igual um fusca ou fazer uma coisa de oturo mundo melhor que land rovers atuais!).

de qqr forma, uma veraneio, com s4t plus, motor revisado a exaustao, cambio original, basta um grau na bomba e um intercooler (coisa simples de fazer), vc andará muito próximo as picapes atuais...

vale a pena rever os freios pois a veraneio é enorme e qqr diferenca de motorizacao ja é importante reve-los (melhora-los!), especialmente pq o transito hj é MUITO diferente dos anos 80.

De resto, revisao, td em ordem, pode andar 100 mil km por ano sem medo de ser feliz, so trocando oleo, freio, pneu e esposa.

Dariojr
25/07/2016, 18:01
Obrigado Sallespickup pela ajuda. Prefiro um motor a Diesel. Já conheço o motor 6cc e o consumo é muito alto.

Dariojr
25/07/2016, 18:17
Então Troller-a-vista...eu prefiro as Veraneios antigas, questão de gosto mesmo. Quanto a mil e poucos kms, me referia à distância de uma única viajem, me expressei mal, desculpa. Pretendo usa-la como meu carro de passeio mesmo. Por isso a preferência por um sistema à diesel e que seja econômico.Não pretendo fazer trilhas e nem correr, não preciso de um super torque. Um motor zero km me vem em mente também pelo fato de eu já ter uma certa "experiência" com carro "velho". Como tinha dito, tenho um Opala 6cc, e mecânica antiga quando não da problema aqui, da ali e assim vai...Em relação ao interior, tenho algumas ideias bem legais como adaptar um painel de alguma pickup mais moderna, 7 bancos de individuais do Jetta, tv no teto, frigobar e algumas coisas mais.
Valeu pela dica dos freios...vou tomar uma atenção especial também.
Qual conjunto (motor + câmbio) me sugeriria?

Troller-a-vista
27/07/2016, 10:51
dario, vc se refere a veraneio tipo d10 ? pq as tipo d20 praticamente mudam apenas a frente (farol melhor) e o painel...

pra mim nao existe motor como o maxion s4t plus, eh sensacional, entra na veraneio sem nem precisar lixar nada... mas se quiser algo mais moderno, tem o mwm 6cc, q eh um aviao! cambio pode usar o da d20 mesmo q eh show

Dariojr
27/07/2016, 22:51
Fala Troller...
Queria uma parecida com essa:
http://img.olx.com.br/images/09/097627028680835.jpg

Com essa pinta de super robusta, mas sem o fim de usa-la para trilhas e etc...
Será que esse MWM não é gastão? Esse em questão é o mesmo da F250?

Junior84
28/07/2016, 01:13
É relativamente fácil achar uma veraneio (d10) com motor maxion turbo ou Q20b turbo, são motores bem robustos, mas com cruzeiro de no máximo 100km\h. O cambio deve ser de 5 marchas para poder atingir picos de 140km\h para ultrapassagens.

Dariojr
28/07/2016, 10:45
Como vai Junior84...Como eu havia dito inicialmente, queria uma mecânica zero km. Mesmo que fosse um motor "fraco", me atenderia, visto que primo pela economia. Resumindo, quero engatar a quinta marcha e andar 500km sem estress...suave.
Já pesquisei no site da mwm, da cummins, mas empaco na falta de conhecimento e com isso não acho um motor adequado. Pra falar a verdade, não sei até quantos kg eu poderia instalar um motor na Veraneio sem que ela abra as pernas...apenas essa informação já me abriria muito os olhos........

Troller-a-vista
28/07/2016, 10:53
dario, entendi, entao sua busca deve ser bem inferior aos modelos 88... desde 86 se nao me engano ou menos ja eram as modelos d20..

os motores mwm nao sao gastao, andam muito bem e gastam bem menos que os atuais cheios de parafernalhas eletronicas.

sobre o que o amigo junior disse abaixo, de fato vc acha essas veraneios com mudancas de motores, as d10 realmente pode esperar cruzeiro na base de 100kmh, sem o turbo, com o turbo andam tranquilamente de cruzeiro acima de 120kmh.

ja pra ultrapassar é mais complicado, sem turbo, dificilmente vc vai chegar acima dos 130kmh, mas com ele, pode chegar facil nos 140 ou ate mais.

os motores q20b (perkins), e os s4 (maxion), sao basicamente o MESMO motor, a maxion comprou a perkins e atualizou o motor.

os perkins rendiam originalmente perto de 82 cv, depois vieram os maxion s4 que chegou nos 90 e poucos.

Turbinados, rendem bem mais, o perkins turbo chega ai proximo de 115cv, ja o s4 chega nos 120cv tranquilamente (podendo passar disso sem grandes mudancas).

ja os s4t e s4t plus, comecam em 120 e chegam aos 150cv.

de fato o motor s4tplus é uma delicia! anda muito!

os mwm 6cc foram da f250 e tb silverado (so que a silverado nao tinha intercooler, portanto rendia uns cavalos a menos).

o intercooler é um acessorio na minha visao indispensavel, vc ganha em potencia, ganha em economia de combustivel, ganha em vida util do motor que aumenta muito e ganha em conforto.

pra se ter ideia, tem um relato de uma d20 cabine dupla que o dono tinha o s4t e instalou o intercooler, segundo ele, nao precisava mais reduzir marchas em subidas e ganhou muito mais forca nas subidas, logo, por nao precisar acelerar e trocar marchas, o consumo reduziu bem, investimento certeiro.

Troller-a-vista
28/07/2016, 11:01
Como vai Junior84...Como eu havia dito inicialmente, queria uma mecânica zero km. Mesmo que fosse um motor "fraco", me atenderia, visto que primo pela economia. Resumindo, quero engatar a quinta marcha e andar 500km sem estress...suave.
Já pesquisei no site da mwm, da cummins, mas empaco na falta de conhecimento e com isso não acho um motor adequado. Pra falar a verdade, não sei até quantos kg eu poderia instalar um motor na Veraneio sem que ela abra as pernas...apenas essa informação já me abriria muito os olhos........

mecanica zero? dificil viu... se vc for comprar dessas picapes atuais, vai precisar de MUITA adaptacao,e specialmente, de suportes, berços, eletronica... nao eh impossivel, mas eleva teu custo la pra cima, bem pra cima...

motor fraco é complicado, sao carros muito pesados, pra vc ter ideia, uma d20 sem turbo cabine simples, SEM CARGA, desce a 120kmh, sobe a 100.... se vc por peso, desce a 120, sobe a 80kmh... a viagem fica muito cansativa e perigosa (hj os caminhoes andam no pau, tem muito idiota dirigindo que nem louco em estrada, etc).

Antigamente sem problemas, hoje, vc nao ter potencia é uma questaod e seguranca (e nao precisa ser potencia pra apostar corrida e sim pra ultrapassagens etc).

antigamente a gente encarava 1113, que se jogasse de um aviao chegava aos 80kmh, hoje vc encara os volvos,scanias, mercedes carregados com bitrem nas costas andando a 130kmh sem forçar. fora que antes era 1 carro a cada 10 km, hoje sao 10 carros por km ... mudou muito.

qto a questao de peso e ela nao abrir as pernas, fica tranquilo, motor atual sao todos mais leves que os originais, e se vc por o mwm ou qqr outro, nao vai fazer diferenca na pratica pra veraneio.

mas tera que antes revisar toda suspensao, buchas, molas amortecedores etc/.

Guima-MS
28/07/2016, 11:09
Pega uma 93 pra frente , e revisa ela inteira , colocar motor 0km eleva muito o custo e dificulta muito .

Dariojr
28/07/2016, 11:32
Digamos então que eu comprasse uma já com o q20b, e fosse necessário trocar algumas coisas apontadas como desgastadas em uma revisão, adicionando o turbo mais o sistema intercooler... sairia, num chupe maximo, quanto? Esse custo benefício é bom, se comparado a compra de um mwm mais novo, por exemplo?

Troller-a-vista
28/07/2016, 15:38
dario... so a mae dinah pra saber ehehhe

mas vamos la, turbinar e colocar intercooler no perkins, vc vai gastar uns 5 mil a 6 mil reais (isso levando em lugar bom, pq o que mais vc vai escutar eh pra turbinar e esquecer o intercooler, e bla bla bla...) .

agora esses motores sao muito parrudos, sao motores pra andar 1 milhao de km, mas isso bem tratato neh, sao mais de 30 anos rodando, se vc meter um turbo nesses motores sem uma inspeçao minuciosa de td por dentro, rapidinho vai explodir td.

mas uma retifica meia sola num motor desse, pode pensar algo perto de 3 mil. (perkins maxion, mwm). Se for fazer o motor inteiro, ai sobe bem o preco.

agora precisa ver suspensao, freio, embreagem, etc... td depende, vc pode nao precisar gastar nada como pode precisar gasta muito.

um motor usado desses em otimo estado, pode pensar algo perto de 10 a 15 mil imagino eu (posso ta falando merda), ja o mwm pode pensar uns 18 mil . se for pensar num motor zero km, ai pode pensar acima dos 25 mil. (td numero chutado ok?).

sinceramente? acho que vc encontra veraneios ja transformadas ha alguns anos, muito bem de saude por metade desse valor... pelo trabalho, dor de cabeca, tempo de adaptacao, compensa.

hoje eu acho que turbinar um motor desses antigos so compensa se vc tem uma picape reliquia, muitissimo bem cuidada e tem um amor especial por ela só teu.

A diferenca de uma picape dessas turbo pra nao turbo, nao passa de uns 2 a 3 mil reais... algumas sao o mesmo preco.

lembrando q um perkins ou maxion turbinado por fora, nao anda igual as ultimas d20 hein! sao bem diferentes... andam bem e tal, mas nao andam junto...

se vc qr zero dor de cabeca, procura um motor de hilux, s10, etc moderna, instala na veraneio com caixa de marchas, eletronica e vai curtir o visual...

Dariojr
28/07/2016, 18:55
Muito obrigado pelas preciosas dicas! Já me abriram os olhos.
Já me decidi...vou comprar alguma pickup nova batida e adaptar na Vera tudo que for possível. O restante eu vendo.
Vi uma S10 2.8 2014, diesel, de um senhor aqui que tombou. Está funcionando e até anda. Está com 2200km só e ele quer 30 mil nela...só as rodas mais os pneus valem mais de 5 mil...vou partir pra esse lado...
Valeuuuuuuu!!!!

Troller-a-vista
28/07/2016, 19:12
pode garantir antes um EXCELENTE mecanico com uma PACIENCIA DE BUDHA e com MUITA MUITA MUITA boa vontade em fazer.. dakeles que trabalham pelo tesao de ver... senao ta lascado...

depois, repense em ficar com rodas, eixos, etc, vai te ajudar bastante nas adaptacoes.

depois disso, reserve para essa empreitada ai pelo menos mais uns 12 a 15 mil pra fazer todas essas mudancas na picape só com esse mecanico (nao, nao é facil, é demorado, tem muitos erros e tentativas, horas trabalhadas, ng vai fazer isso rapidinho e facil.)

enfim, um projeto para alguns meses sem medo de ser feliz, depois de td pronto fica legal... manda ver!

sallespickup
28/07/2016, 22:49
cada um cada um, mais eu nunca iria com mecanica das moderninhas, pois apesar de falarem que são fortes etc, pra mim continuam sendo picapes medias, e uma veraneio é grande, então se vc falar que vai colocar mecanica de uma F250, de uma dodge ram, ai fico quieto, senão um belo S4t fica infinitamente melhor e mais bem adaptado, ops corrigindo colocado, pois afinal as peças da D20 servem sem adaptações nas mais antigas, e de quebra tera um torque que não passa nem perto dos motores dessa medias, digo pois ja andei com veraneio que tem TUDO inclusive o chassi de Hilux 2012, e sei do que to falando, alem do que o colega acima falou, pois quero ver é fazer toda eletronica funcionar num carro mais antigo, onde até o painel vai ter de ser adaptado...
pense nisso..

sallespickup
28/07/2016, 23:06
reli o topico, pois afinal dei palpite primeiro rsrsrs, e te indico por exemplo que comprasse esse carro, é uma veraneio muito bonita, ja com mecanica das D20 94 Maxion turbo de fabrica, ja com ar, não sei onde vc esta, mais se puder va ver este carro e principalmente andar com ele, ai vc tira sua cisma, ah não conheço o carro pessoalmente, mais pelo que conheço de picape, essa ta boa, o o preço ta razoavel Gm Veraneio, 1986 - Carros - Jardim Laudissi, Santa Bárbara D'Oeste | bomnegócio agora é OLX.com.br (http://sp.olx.com.br/grande-campinas/veiculos/carros/gm-veraneio-222716804?xtmc=veraneio&xtnp=5&xtcr=38)

Junior84
29/07/2016, 01:58
Segue a dica dos colegas, não compensa de jeito nenhum (custo, manutenção, confiabilidade) adaptar motor moderno.
Se quiser um motor mais novo usa os MWM Sprint das S10 2003 ou o powerstrok 2.8. Qualquer coisa diferente disso é dor de cabeça.

Segue a dica do companheiro acima e compra uma já adaptada e dé uma manutenção

Dariojr
29/07/2016, 22:29
Valeu pessoal, pelas dicas...
Vcs não fazem ideia de quanto eu pesquisei. Estou até "entendido" do assunto, e com a ajuda de vcs é claro.
O que eu queria que entendessem, é que a prioridade nunca foi colocar um motor moderno. Na verdade eu queria que existisse um q20b 0km pra encomendar. No site da cummins e da MWM existem varios motores 4cc. Tem com 120, 130, 150, 170, 200 e 250 cavalos...Mas o pesos deles variam muito e por não saber qual cambio usaria, causa mais dúvidas que respostas. E falo de motores que vi nesses sites com sistema de alimentação mecânica.
Quero rodar 10 mil km e trocar os óleos...com 15 mil os filtros e assim por diante como se faz com motores novos (novos, não necessariamente modernos). Já com motores antigos, sempre será tudo uma surpresa. De repente, "bow", ai lá vai 2 ou 3 mil. E se fosse só o dinheiro tava bom...o fato de ficar na mão é a pior coisa. Ainda mais por estar querendo montar um carro para viajar com a família, onde nas estradas há muitos lugares que nem banheiro tem.
Confesso que dei uma desanimada com essa Veroca agora.
Eu até já tinha visto essa do anúncio, até tinha calculado a distancia até a cidade de Bastos...ida e volta dá uns 600km...
Quem sabe...vamos ver.

ALVARO ANGELO
30/07/2016, 10:58
Valeu pessoal, pelas dicas...
Vcs não fazem ideia de quanto eu pesquisei. Estou até "entendido" do assunto, e com a ajuda de vcs é claro.
O que eu queria que entendessem, é que a prioridade nunca foi colocar um motor moderno. Na verdade eu queria que existisse um q20b 0km pra encomendar. No site da cummins e da MWM existem varios motores 4cc. Tem com 120, 130, 150, 170, 200 e 250 cavalos...Mas o pesos deles variam muito e por não saber qual cambio usaria, causa mais dúvidas que respostas. E falo de motores que vi nesses sites com sistema de alimentação mecânica.
Quero rodar 10 mil km e trocar os óleos...com 15 mil os filtros e assim por diante como se faz com motores novos (novos, não necessariamente modernos). Já com motores antigos, sempre será tudo uma surpresa. De repente, "bow", ai lá vai 2 ou 3 mil. E se fosse só o dinheiro tava bom...o fato de ficar na mão é a pior coisa. Ainda mais por estar querendo montar um carro para viajar com a família, onde nas estradas há muitos lugares que nem banheiro tem.
Confesso que dei uma desanimada com essa Veroca agora.
Eu até já tinha visto essa do anúncio, até tinha calculado a distancia até a cidade de Bastos...ida e volta dá uns 600km...
Quem sabe...vamos ver.

O problema de longas distancias não é só para pensar no motor.
Temos desgastes de várias outras peças. (embreagem, caixa de marchas, diferencial, suspensão, alternador, arranque e mais um zilhão de coisitas que podem dar problemas)

Alvaro Angelo

Troller-a-vista
30/07/2016, 11:56
o que o alvaro talvez quer dizer, é que o que pode dar menos dor de cabeça é justamente o motor e cambio.

coisas antigas misturadas com coisas novas, sempre dao dores de cabeça das grandes.. as vezes td antigo e bem revisado, conhecido, da menos dor de cabeça, sem contar que uma adaptação é de longe um enorme problema futuro.

as vezes fica otimo, as vezes fica uma porcaria, nao da pra garantir, nem se espelhar em outros que ja fizeram, pois sempre há divergencias.

os motores mwm atuais ou cummins, certeza que irao precisar de algum tipo de eletronica, coisa que a veraneio nao tem, entao mais adaptacoes, custos etc.

Alguns motores de 180cv podem render mais que outros de 500cv, pois o uso e projeto sao diferentes, ai vc teria que ir nas empresas e verificar o que recomendam, inclusive caixas, eixos etc.

Veja que no final das contas, vc vai ter um frankestein com uma casca de veraneio.

provavel que vc vai gastar proximo de 80 a 100 mil pra deixar a veraneio nos trinks (entenda aqui: ar condicionado, sistemas eletricos (vidros, limpadores de parabrisas, portas, radio, gps, etc, etc), pintura, reforma, adaptacoes, eixos, mangas, rodas, pneus, um ou outro conserto refeito, etc, mais o preco do proprio carro inicial).

E no fim? Por mais que a veraneio seja legal, ainda tem uma arquitetura interna bem defasada, dos anos 70!. ergonomia, visibilidade, SEGURANCA, espaço interno etc, bem obsoletos...

Veja nao eh desanimar nao, é ser realista, ate pq tem muitas veraneios andando no interior de SP e fizeram oq ue vc qr fazer, mas é aquilo, andam em estradas muito bem pavimentadas e com seguranca, cameras etc, passeios esporadicos, vao pra exposicoes, enfim, um carro pra curtir, nao pra ficar usando e contar sempre com ele...

vc tb encontra veraneios reformadas e com motor de d20 em todas as cidades do interior, so que estao sendo usadas pra transporte de peao, pedreiro etc. jogam td la no porta malas imenso, carro ng qr roubar, e anda muito com pouico investimento, da pra levar uma obra inteira no carro... aguentam muita porrada. mas se quebrar, estao na cidade, mecanico por perto, e sempre o carro avisa antes q vai dar merda, ai eh parar, esperar e resolver o problema... outraaaaa necessidade.

vc encarar uma empreitada dessas pra por uma veraneio frankestein no meio do nada com familia, etc, é pedir pra levar na orelha mais tarde.

ademais, q20b parou de fabricar em 1990! nao vai achar novo! compra uma veraneio a diesel e reforma ela, poe na mao de um excelente mecanico, refaz o motor e ta melhor que essas frankestein

Troller-a-vista
30/07/2016, 12:01
veja amigo, vc tem que entrar nessa sabendo EXATAMENTE o que quer, como qr, pra onde qr e o que e quem vai fazer...

eu sou apaixonado por d20! qro ter duas (e vou ter!), uma cabine simples com uma mexida no motor e outra SULAN que eu vou reformar e deixar como era no passado: dos sonhos....

mas isso eu pesquiso ha anos (decadas) e sei exatamente o que vai acontecer, como vao andar, oq ue eu vou fazer com elas e o custo disso...

JAMAIS irei achar que por mais esmero que tenha e gaste, vou chegar no nivel de conforto, suavidade, barulho, seguranca, prazer, etc etc etc que por exemplo a CRV me oferece hoje.

dudu83
30/07/2016, 18:14
um motor mwm 229 3 cilindros custa na faixa de r$28.000 um X10 acredito que beire uns 40 mil uma caixa recondicionada na fabrica uns 12 mil.. um carro desse pronto e no MINIMO uns R$100.000 fora as dores de cabeça com mao de obra e depois se precisar vender nao consegue r$30,000... compra uma picape ou suv e vai curtir...

Dariojr
30/07/2016, 22:46
Valeu pela sinceridade! Realmente não estou disposto a gastar um valor desse para ter o carro. Embora eu queira a veraneio para ser o 3º carro, queria usa-la para viajar. Mas vou por meus pés no chão e tentar fazer esse projeto de por bancos, tv no teto, rodas e etc em uma veraneio comum. Vai ficar bom também.
Fiquei com vontade de ter uma veraneio d20...tem o interior enorme. Chega ser um exagero rs.
Eu comprando a Veraneio d10 ou a Veraneio d20 ou as duas, rs, posto as fotos aqui pra vocês verem e me darem mais dicas das coisas a serem feitas....

sallespickup
31/07/2016, 16:01
Dario, essa de 35 é santa barbada do oeste, pértinho de piracicaba, eu tenho 2 diesel de meu uso, e garanto que essa vermelha lhe atendera bem, essa sua cisma é porque nunca teve essa linha D10 D20, não quebra assim não, se o funcionamento é bom e sem soprar, é motor pra 200 mil sem mexer

Dariojr
31/07/2016, 19:27
Eu disse Basto mas me referia justamente a essa de santa barbara...dá uns 600km ida e volta. Vou estudar........

sallespickup
01/08/2016, 09:28
vai sim, pois faça uma conta facil a veraneio vale mais de 15 facil, pois é bonita, e tem mais de 15 de mecanica, ai toda montagem, documentação etc por 5 mil, pra mim que revende, não da, mais pra uso ta dentro da realidade

Dariojr
01/08/2016, 12:09
O anúncio daquela Veraneio saiu...acho que vendeu...rs

sallespickup
02/08/2016, 20:43
não só renovou, toda vez que vc apaga o nuncio no OLX pra fazer outro e colocar nas primeiras paginas acontece isso o link some, ta ai o novo anuncio GM veraneio, 1986 - Carros - Jardim Laudissi, Santa Bárbara D'Oeste | bomnegócio agora é OLX.com.br (http://sp.olx.com.br/grande-campinas/veiculos/carros/gm-veraneio-227446296?xtmc=veraneio&xtnp=1&xtcr=8)

Junior84
03/08/2016, 01:42
não só renovou, toda vez que vc apaga o nuncio no OLX pra fazer outro e colocar nas primeiras paginas acontece isso o link some, ta ai o novo anuncio GM veraneio, 1986 - Carros - Jardim Laudissi, Santa Bárbara D'Oeste | bomnegócio agora é OLX.com.br (http://sp.olx.com.br/grande-campinas/veiculos/carros/gm-veraneio-227446296?xtmc=veraneio&xtnp=1&xtcr=8)

ví o anuncio, a mecânica é da D20 1996 - ou seja Potencia Liquida 140cv a 2800rpm e Torque liquido 45,0kgfm 1600rpm

melhor que essa configuração e preço impossível.

Troller-a-vista
03/08/2016, 11:37
96 a mecanica eh s4t plus, potencia de 150cv... se der um grau no parafuso da bomba e colocar intercooler, bate 190cv facil

Dariojr
04/08/2016, 15:09
Legal hein...
Vou entrar em contato com o Proprietário...
Dou noticias...