PDA

Ver Versão Completa : ajuda px



stylemar
08/03/2006, 20:55
ola pessoal! ganhei um radio px cobra 148 gtl do meu pai mas nao tenho a menor ideia como se usa . fiz ele ligar mas nao consegui ouvir nehuma conversa.
alguem que intende pode me ajudar a regular ou sintonizar alguma coisa, pois nao entendo aqueles botões, tenho antena mas o cabo eu mesmo fiz.

alguem poderia me ajudar??????? abrigado

NeRo
08/03/2006, 21:25
Bão... primeiro: Bem vindo! :D
Quanto ao cabo, ele tem que ter um comprimento certo, tem um tópico aqui que versa sobre isso:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=13511

Segundo: habitue-se a utilizar a função pesquisa. :concordo: Muitas de suas futuras dúvidas podem já ter resposta. :D

Quanto à antena, a melhor para PX é a que chamamos de "Maria-Mole" (aquela grande).

Quanto a usar o PX, habitue-se a ligá-lo e percorrer os canais, em muitos canais talvez você não ouça nada, vá procurando até achar algo no "ruído" que pareça uma conversa. Para diminuir esse ruído, vire o botão de "Squelch" para a esquerda, isso "fecha o canal", se não der para ouvir, "abra" o Squelch, mas isso implica sempre em captar mais ruído.

Você tem um bom rádio em mãos... se der uma procurar no Google, acha esse manual em inglês para baixar fácil fácil

NeRo
08/03/2006, 21:43
achei! :D

Luiz Claudio
09/03/2006, 02:15
ganhei um radio px cobra 148 gtl do meu pai mas nao tenho a menor ideia como se usa . fiz ele ligar mas nao consegui ouvir nehuma conversa.
alguem que intende pode me ajudar a regular ou sintonizar alguma coisa, pois nao entendo aqueles botões, tenho antena mas o cabo eu mesmo fiz.

stylemar,

Antes de mais nada leia atentamente o manual do Rádio que o Nero postou aqui e só comece a usar seu PX depois de ter certeza que toda a instalação está correta e dentro dos padrões.

Uma das coisas mais importantes para um bom funcionamento/rendimento do rádio é justamente o cabo da antena, muita atenção com isso... Esse seu cabo, que você mesmo fez em casa, deve estar totalmente fora de padrão e de medida e, nesse caso, você pode queimar seu rádio. Não arrisque!!!

Uma boa opção é comprar um cabo pronto da marca Aquário... Esse cabo já vem na medida certa e com o conector instalado.

O Cobra 148 GTL é um excelente rádio e já vem com medidor de ROE (Relação de Ondas Estacionárias). O manual explica como usar esse recurso do seu PX para medir a estacionária, não começe a transmitir sem antes verificar isso.

No mais, dependendo do uso que você vai dar a seu rádio, a maioria dos botões você vai acabar nem usando. Depois de ter feito todas as ligações certinhas comece a rodar os canais e escutar as conversas, quando se sentir a vontade comece também a participar delas, essa é a melhor maneira de aprender.

Apesar de não saber em que cidade do Brasil você está, outra dica é procurar o PX Clube da sua região que com certeza eles te darão toda a orientação necessária. Procure também pesquisar aqui no Fórum (e na Internet de maneira geral) que você vai achar muita informação útil pra quem está começando.

Pra começar, dê uma olhada no site www.trilha4x4.com.br . Clique no botão PX (é o primeiro botão do índice, no alto da página) e leia os tópicos que vão aparecer... :concordo:

[]'s...

leandro jeronimo
19/08/2008, 12:00
ola,
eu tenho um px-- voyage nr 96 all mode transceiver, e eu queria instalar ele em minha casa e nao sei o que prescisa para instalar
gostaria de saber de una antena boa e barata cabo plugs fonte
e gostaria de saber onde posso obter o manual do radio tambem
e tambem o manual de instalaçao. obrigado
até logo
leandro