PDA

Ver Versão Completa : LIMPEZA DOS BICOS INJETORES EM MOTOR DIESEL



Roberto Apolinário
08/03/2006, 20:19
Alguém saberia me dizer se fazer a limpeza dos Bicos injetores em motores diesel é realmente necessário ou não, qual a finalidade desse serviço,

Marvila
08/03/2006, 20:42
Roberto,

em outro tópico postei a dica de a cada 10 mil km adicionar um frasco de Tunap 332 (www.lumobras.com.br) num tanque de diesel. Depois, rodar até acabar. Em seguida trocar o filtro de diesel. Este procedimento é para evitar ter que se fazer a limpesa dos bicos. No mais, use sempre diesel de qualidade (filtrado ou centrifugado).
Eu recomendo porque faço assim e nunca tive problemas com o sistema de injeção.

Abs

Marvila
Mitsubishi L200 GL 2000

Homero
08/03/2006, 20:48
Roberto Apolinário,

No salão do automóvel em 2004 , encontrei um engenheiro da International no stand da Ford e conversei com ele por quase 1 hora.

Uma coisa que ele disse foi que os motores 2.5 , 2.8 e 3.0, tinham vida projetada de 300.000 km e que recomendava com 150.000 km trocar os bicos e revisar a bomba.A turbina teria a mesma vida do motor.


Eu acho que como alguns aqui fazem , misturar querozene ao diesel para limpar os bicos pode ajudar e não deve ter problemas pois o manual de alguns veiculos diesel recomenda misturar querozene para temperaturas abaixo de zero...

Os eletronicos eu ainda não saberia dizer , mas provalvemente não deve fazer mal pois o diesel varia bastante de composição dependendo da epoca do ano e de pais para pais...


Homero

Roberto Apolinário
08/03/2006, 21:21
Fiz hoje na minha DAKOTA a limpeza dos bicos ela está com 64.000 Km rodados, fiz a limpeza só para garantir pq. não sei como o próprietário anterior cuidava dela, porém o bombista disse que teve que fazer a retífica de 02 bicos e a limpeza e regulagem de 01, o outro disse que estava bom, por isso que quero saber qual a real finalidade dessa limpeza, pelo bombista, agora vou colocar o TUNAP 332, lógico se achar por aqui, para manter a longevidade do motor da DAKOTA,

Marvila
08/03/2006, 21:42
Psiu ! Homero, fala baixo...
você vai despertar os "Rangers" com esta informação de que os motores das picapes deles têm vida projetada para 300 mil km...e pensar que as Toyota são para 1 milhão e Mitsubishi acima de 500 mil...e, pior aínda, abrir para fazer limpesa de bico com 150 mil...
Amanhã o pau quebra por aqui...
Abs
Marvila
Mitsubishi L200 GL 2000

Roberto Apolinário
08/03/2006, 22:12
Alguém saberia me informar se fazer essa limpeza é jogar dinheiro fora, ou realmente melhora a queima do combustível, percebia que minha DAKOTA soltava muita fumaça branca, quando ligava ela pela manhã, com motor bem frio, a fumaça é tanta que ficava fumaceando por uns 10 segundos, depois pára

Roberto Apolinário
08/03/2006, 22:16
Caso essa fumaça branca seja proveniente de outra causa, alguém saberia informar o motivo, pois acho que não é normal, sei que a emissão de fumaça nos motores diesel é normal, principalmente com o motor frio, porém acho que a emissão era muita, ai, me orientaram em fazer a limpeza dos bicos

Walter L. L. Casitta
08/03/2006, 22:26
Roberto,
O melhor é esquecer que existem bicos injetores nos motores dos nossos picapes. Se entrar na conversa desses mecânicos, vai querer limpas os bicos a cada 20.000Km. Eu nem sabia que bicos injetores têm regulagem. Pelo menos os da Ranger não.

Uma vez perguntei pra um bombista de uma autorizada Bosh onde a S10 do meu irmão estava internada:
-Quando deveria limpar os bicos?
-Nunca.

-Mas quanto dura um bico injetor?
-Se o cabeçote não passar por aquecimento dura tanto quanto o motor.

-Como fico sabendo se os bicos têm algum problema?
-Não se preocupe você vai saber...

Roberto Apolinário
08/03/2006, 22:35
Walter

Valeu mesmo, tinha quase certeza que tinha jogado dinheiro no ralo, e com relação a fumaça com o motor frio, seria normal, ou não,

Na verdade, falaram tão mal do motor 2.5 TURBO DIESEL da DAKOTA que estou preocupado, pois ainda está na garantia e quero saber se está bom mesmo, e se não vai me deixar na mão


já tive outra DAKOTA 2.5 TD, e esta não fumaceava tanto quando dava a partida com o motor frio

Homero
08/03/2006, 22:39
Marvila,

Não é bem assim pois motor para 4000 rpm diesel todos inclusive o Toyota são projetados para 300.000.(turbo diesel intercooler)
Isso considerando uso para carga em pickup para 1T.Ai se voce não anda carregado etc não estranharia em ver motores com 400.000 km ou mais.Eu já vi motor de monza a álcool com 360.000km e daí??.
Os motores diesel mais duráveis são os limitados a 2800 rpm como por exemplo os mercedes usado nos toyota bandeirantes.(D20 etc)

Os motores não turbinados podem ser mais duráveis , mas como eu li num teste antigo das hilux 2.8 que fazia de 0 a 100 em 28 segundos , mas 1 milhão de km de vida projetada tenho certeza que não.Não quer dizer também que alguns não tenham conseguido chegar a essa KM.(vide o monza)

Agora eu considero o motor das Rangers muito bom e sabe-se de pouquissemos com problemas.Os das L200 sport aquecendo como parece que acontece , certamente vai durar menos.Os das Toyota 3.0 TDI (até 2004) , se o usuário não esperar esfriar uns 2 minutos para desligar ao parar depois de estar andando rapido em estrada, certamente vai trincar o cabeçote entre o 3o e 4o cilindro devido ao calor irradiado pela turbina que fica muito próxima.(informado pelo mec da Toyota que cuida da minha Hilux).As novas Hilux , ainda não se tem noticia de problemas , mas eu ,por via das dúvidas espero pelo menos 1 minuto em ML antes de desligar.

Na Ranger que tive , com oleo aberto, wg apertado e rotação máxima aumentada , as vezes desligava o motor antes nesno de o veiculo parar e nunca apresentou nenhum sinal de problema...


Num sei se voce percebeu , mas eu sou um dos "Rangers"... só não comprei a Ranger 3.0 porque a Ford não colocou TGV e não tinha automática.


Homero

Roberto Apolinário
08/03/2006, 22:47
Amigos, ainda não sou tão experientes quanto vcs, por isso necessito da ajuda e da experiência de vcs, algumas questões que exponho aqui, pode parecer até brincadeira, coisa de mané ou algo desse tipo, mas pra mim serão de grande valia pra eu tirar esse grilo da minha cabeça, obrigado a todos

Rasch Motoren
08/03/2006, 22:50
ROBERTO APOLINÁRIO

Ao longo da vida util o bico injetor diminui sua performance. Não basta apenas ao se fazer uma revisão verificar pressão e estanqueidade , mas tambêm vazão e leque .
O custo de um bico injetor pode variar de +- R$ 70,00 a 150,00 a unidade ( sem porta injetor ) .
O grau de desgaste varia muito , desde qualidade de combustivel , topografia na qual o veiculo circula , carga o qual é submetido , uso urbano , rodoviário e etc........
Pressão de abertura varia de ( alguns exemplos ) +- 120 a 300 bar
( sem citarmos injeção eletrônica )
Nós trabalhamos quase que totalmente com motores diesel de performance ( náutica / rally / rua / etc...) e ainda não tivemos a oportunidade de conhecermos qualquer aditivo ou outro produto de limpeza ( sabãozinho ) que consiga corrigir desgaste de injetores , fazendo com que eles voltem a ter o perfil original .
Nem mesmo recomendamos recondiciona- los , pois o desempenho do veiculo equipado com este é sempre muito ruim .
A ocorrência mais comun ( no caso Dakota , injeção indireta ) é desgaste por erosão na extremidade do elemento na região de contato com a câmara onde se localiza orifício de injeção, prejudicando leque e diminuindo atomização do combustivel .
Quanto a injeção direta ( citando um exemplo mais comun ) ocorre um fechamento dos furos por atrito na região de contato para vedação , diminuindo assim a vazão e prejudicando o desempenho do veiculo .
Querosene? Com a pressão de trabalho já descrita acima + temperatura + fluxo de combustivel + frequência de abertura e fechamento da agulha será mesmo que esse produto removeria alguma suposta " sujeirinha"???
Observação , recomendação para uso de querosene como anticongelante na proporção de 30% ou + se aplica para veiculos equipados com bomba injetora em linha ( A / P ) e não bomba VE ( rotativa ) .

Walter L. L. Casitta
08/03/2006, 23:19
já tive outra DAKOTA 2.5 TD, e esta não fumaceava tanto quando dava a partida com o motor frio

Roberto,
Eu não acredito em motor ruim hoje em dia. Acho que o alto custo das peças e serviços alem do ser um motor desconhecido da maioria dos mecânicos deram má fama pra ele.
Essa fuça com o motor frio não deve ser normal já que isso não acontece na minha Ranger, mas sempre aconteceu na S10 do meu irmão, mesmo depois de retificado, bomba revisada e com os bicos novos. Não deve ser nada sério.
Quando ligamos com o motor frio e deixa ligado na garagem os olhos chegam a arder e isso não acontece com a Ranger.

Pequeno jr
08/03/2006, 23:38
Psiu ! Homero, fala baixo...
você vai despertar os "Rangers" com esta informação de que os motores das picapes deles têm vida projetada para 300 mil km...e pensar que as Toyota são para 1 milhão e Mitsubishi acima de 500 mil...e, pior aínda, abrir para fazer limpesa de bico com 150 mil...
Amanhã o pau quebra por aqui...
Abs
Marvila
Mitsubishi L200 GL 2000

Marvila, .. to lendo o seu texto e rindo ... "Rangers ... rs!! KKkkk".

Mas uma coisa é certa ... cada caso é um caso sobre motores. Tenho conhecidos q o motores das Rangers deles não andaram nem 100.000km, mas vai ver o q os camaradas faziam com o carro era totalmente acabação. Da mesma forma q a Secretaria d FAzenda do DF tem Ranger com motores 2.5 q ja passaram dos 500.000km e estão rodando tranquilamente. Mas vai ver a manutenção q é feita nesses carros e tbm o perfil dos motoristas(normalmete pessoal mais velho e responsavel ao volante e ao pé no acelerador).

Sobre os motores das L-200, pelo q estamos vendo na quantidade de topicos q estao aqui no forum, a coisa não ta tão boa assim não. É mais facil as L-200 antigas rodarem mais do q as novas ... a diferença é q as novas tem mais cavalos e andam bem mais. Meu pai tem uma 2004 com 87 Cv .. se vc andar com ela ate 120km/h vc roda o brasil tdo nessa velocidade sem a temperatura subir. Mas passa dos 130km/h e roda ai uns 30 a 40 Km nessa velocidade q vc vai ver. Coisa q na minha Ranger agora no Carnaval passei e muito da mesma velocidade e rodava muito tempo com o pé la no talo.

Sobre as toyotas antigas tbm falo o mesmo, em algum topico aqui no forum alguem disse q o carro dele ja passou dos 400.000 so com troca d oleos, correias, e bomba d agua. Toyotas Aspiradas é o carro do lema "Motor para a vida toda" .. pq vai durar assim la na casa do seu chapeu (alguem sabe aonde ele mora?) ...Fazendo manutenção correta .. vai longe.

Mas t digo uma, eu pelo menos, não quero ficar com um carro por 300.000 km ou 500.000km. Quero que Deus me dê força para trabalhar e poder me sustentar, sustentar a minha familia e meus carros. To com minha primeira camionete, ela passou dos 200.000km Rodados e acho que ja andei d + nela em quase 2 anos q a comprei. Quero poder trocar de carro sempre nesse periodo, de 2 em 2 anos ou no máximo de 3 em 3(e olha que financiei essa em 24meses). trocar e ir para uma mais nova, ou menos rodada .. não sei ...mas o negocio é poder ate chegar q nem o povo ta ai andando d carro zero. Sei q é dificil isso, e é um projeto a longo prazo, mas com calma a gente chega la.

Resumindo .. seja pudrente com seu veiculo, faça as manutenções preventivas e as manutenções emergenciais q aparecer. Saiba dosar o seu pé que vc vai longe.

JairoM
09/03/2006, 19:41
Pequeno,

O Chapeu mora em Niteroi, e participa da direção do Niteroi Jeep Club.... ou é o presidente, qualquer coisa assim.....

A casa que voce faz referência, não deve ser a do chapu, e si a do Car****... que com certeza fica bem mais longe que a do chapeu...

Miranda
09/03/2006, 20:25
uma coisa eh falarem que foi projetado pra rodar 800 000 .. 1 milhao de km! outra coisa eh o motor AGUENTAR até ae!
Eu posso muito bem fabricar um motor e dizer " esse eh pra 4milhoes de km".. se der problema eh facil jogar a culpa em cima do proprietario "descuidado" ! :roll:

Pequeno jr
09/03/2006, 23:20
Pequeno,

O Chapeu mora em Niteroi, e participa da direção do Niteroi Jeep Club.... ou é o presidente, qualquer coisa assim.....

A casa que voce faz referência, não deve ser a do chapu, e si a do Car****... que com certeza fica bem mais longe que a do chapeu...

KKKKKKK !!!!.... em julho marco contigo de ir la na casa dele e tirar uma foto para mostrar aqui para o pessoal d BSB. Em Julho estarei ai no Rio novamente.

Mafra
11/03/2006, 21:53
Alguém saberia me informar se fazer essa limpeza é jogar dinheiro fora, ou realmente melhora a queima do combustível, percebia que minha DAKOTA soltava muita fumaça branca, quando ligava ela pela manhã, com motor bem frio, a fumaça é tanta que ficava fumaceando por uns 10 segundos, depois pára

Roberto,
Produtos para limpeza de bicos injetores, desconheço. Importante um boa revisão para além da estanquidade, vazão, pressão seja verificado também o leque. Conheço um problema que pode danificar os bicos além do tempo que é o superaquecimento. Sua Dakota ´muito nova para estar com estes tipos de problemas. Case tenha algum grilo insistente em sua cabeça faça uma boa revisão na bomba, peça as medições de débito., compare com o projetado e solicite um diagnóstico dos bicos.

Em relação a fumaça branca não pode ser uma coisa normal. Veja se não tem compressão jogando para cima ou se sua turbina está começando a abrir o bico. Normal não é.

Esse negócio de motor durar x ou y ou z é muito relativo. mantenha as manutenções em dia que a máquina vai longe...

SDS

marksouza
13/03/2006, 18:55
Fumaça branca pode ser água acumulada no filtro de diesel ou sedimentador(caso exista).
O filtro e o sedimentador devem ser drenados regularmente, senão a água vai estragar a bomba injetora.
Até mais.
+--+--+--+
I !__| [_]|_\___ Marcos Souza
I ____|"_|"__|_ | DEF 110 SW 96
"(o)======(o)" Rio de Janeiro - RJ

Roberto Apolinário
16/03/2006, 19:47
Valeu a todos,

TIAGO PIPPER
17/03/2006, 10:50
SOBRE A FUMAÇA BRANCA NA HORA DA PARTIDA, PODE SER O SEGUINTE:

EXISTEM UMAS CHAMADAS "VELAS" Q AQUECEM O MOTOR NO MOMENTO DA PARTIDA....SE EU NAO ME ENGANO EXISTE UMA POR CILINDRO........ESSAS VELAS PODEM PARAR DE FUNCIONAR.....DAI O AQUECIMENTO NA HORA DA PARTIDA COM O MOTOR FRIO FICA PREJUDICADO.......ALEM DA FUMAÇA BRANCA O MOTOR FUNCIONA QUADRADO POR ALGUNS SEGUNDOS.

CHEQUE ISSO COM SEU MECANICO.....E PAU NA MAQUINA!!!!!!

Roberto Apolinário
19/03/2006, 08:26
Marcos, valeu era isso mesmo, dei uma limpada no separador, tava sujão, e parou a fumaça, falooooou

JairoM
19/03/2006, 11:41
Roberto Apolinário,

Com a dica do Marcos, voce resolveu um problemao.

É pra isso que serve este forum..... Viva a internet, e viva o interesse destas pessoas todas que aparecenm por aqui, no intuito de ajudar e de ser ajudadas.

Roberto Apolinário
21/03/2006, 08:00
Esse Forum é muito bom mesmo, como minha namorada disse: é um ORKUT de carrão.

Roberto Apolinário
21/03/2006, 08:14
Amigos, vcs sabiam que o porta injetor da KOMBI DIESEL, quem diria da KOMBI DIESEL, pode ser adaptado, fazendo um corte de 05 mm, na extremidade onde vai a chave de boca em cima do porta injetor, ai coloca-se o bico injetor da DUCATO e tá zerado, ah, o porta injetor da KOMBI DIESEL mais nova PQ o da mais antiga da entrada de ar, flw

Marvila
22/03/2006, 12:15
Tiago Pipper,
creio que vc confundiu um pouquinho sobre as velas de pré-aquecimento. Elas tem a função de auxiliar na partida (e quando estão queimadas o motor não "vira"). Não tem a função de "aquecer o motor" e sim o combustível :discordo: . Sua função é somente na partida do motor. Sendo assim, não acredito que tenham alguma relação com a fumaça branca.
A relação da quantidade é por bico injetor e não por cilindro :!: ...
Creio !
Abs
Marvila

JairoM
22/03/2006, 12:37
Marvila,

Amigos por favor cirrijam se eu estiver errado. Meu conhecimento é apenas superficial e " geral" de mecanica.

As velas são sim de pré-aquecimento. Elas pré-aquecem o CILINDRO. Somente depois do pré-aquecimento é que se gira a chave, e depois disso o combustivel é injetado na camara. A função das velas é aquecer a camara de combustão, e de quebra a mistura diesel+ar vai detonar mais facilmente.

Experimente ligar seu motor diesel, sem esperar aqueles segundos iniciais... ele vai ligar sim, só que vai soltar fumaça preta, o motor vai funcionar "quadrado" por alguns segundos até que aqueça. Mesmo que voce desligue as velas, o motor vai funcionar sim, porem a ignição (inicio da explosão do combustível) sera demorada e muito mais dificil.

Quanto a quantidade de velas, que voce refere, elas ão sim na quantidade de cilindros, e não de bico injetores. Existe uma vela pra cada cilindro. Quanto a bicos injetores, dependem de como a injeção é projetada. Eu tive uma Blazer a gasolina e GNV, que tinha um bico injetor pra 4 cilindros. E Tive tambem carros com 1 bico injetor pra cada cilindro. A performance e 1bico pra cada cilindro é MUITO melhor, mas isso já é assunto pra outro tópico.

O que vale, é que nosso colega Tiago conseguiu resolver o problema da fumaça branca, trocando a velas de pré-aquecimento, e isso passa a ser mais um final feliz pra algo que era, pelo menos para ele, um problema.

[ ]s a todos.

Danilo Parra de Souza
04/06/2015, 22:18
Galera, ha pouco tempo adquiri uma SW4 2009 3.0 TB, com 90.000km, e estou com a seguinte pulga atras da orelha.
Ela apresenta uma certa vibracao em marcha lenta, muito sutil porem anormal para o modelo, principalmente quando engatada a marcha reh.
Estou pensando em levala a alguma mecanica diesel para realizar a limpeza dos bicos, ja que os mecanicos da concessionaria toyota me disseram que pode ser bico, ou coxim do motor ou coxim do cambio.
Estou pensando em comecar uma revisao preventiva por aquilo que eh mais barato, ou seja, limpeza dos bicos.
O que voces acham? estou com medo de mexer nos bicos originais sem necessidade e acabar piorando a situacao.
Ja troquei o filtro de combustivel, logo apos a luz indicadora de filtro obstruido acender... soh abasteco com Shell S-10 aditivada.

Obrigado

Glaicon
05/06/2015, 07:33
Galera, ha pouco tempo adquiri uma SW4 2009 3.0 TB, com 90.000km, e estou com a seguinte pulga atras da orelha.
Ela apresenta uma certa vibracao em marcha lenta, muito sutil porem anormal para o modelo, principalmente quando engatada a marcha reh.
Estou pensando em levala a alguma mecanica diesel para realizar a limpeza dos bicos, ja que os mecanicos da concessionaria toyota me disseram que pode ser bico, ou coxim do motor ou coxim do cambio.
Estou pensando em comecar uma revisao preventiva por aquilo que eh mais barato, ou seja, limpeza dos bicos.
O que voces acham? estou com medo de mexer nos bicos originais sem necessidade e acabar piorando a situacao.
Ja troquei o filtro de combustivel, logo apos a luz indicadora de filtro obstruido acender... soh abasteco com Shell S-10 aditivada.

Obrigado
Não mexa nos bicos. Não é necessário.
Você já fez a troca do óleo da caixa automática?
Sabe em que estado está o óleo da mesma?:pipoca:

Danilo Parra de Souza
05/06/2015, 10:45
Glaicon, acabei de realizar a troca de óleo do câmbio e diferenciais, foi nessa revisao que a concessionária me disse que a vibracao eh anormal e pode ser bico ou coxins... eu nem tinha percebido ateh entao, mas ela realmente tem uma vibracaozinha em marcha lenta em neutro, e quando engatada e parada, principalmente em reh.

Gerson 666
05/06/2015, 12:31
Danilo, vibração na lenta é normal, principalmente se o motor tiver frio. Na lenta, o motor tá girando o suficiente pra se manter ligado, nesse caso ele tá sendo inicialmente lubrificado(após a partida), ele está pesado e com pouca rotação; consequentemente ele vai passar um pouco de vibração pro carro. Se vc diminuísse a lenta do carro, a vibração iria aumentar até desligar o carro. Observe que quando vc acelera, essa vibração cessa. Se o problema for motor, vai vibrar tanto na lenta quanto em alta rotação(provavelmente). Porém, essa vibração com a ré engatada e embreagem acionada pode ser desgaste na embreagem, ou regulagem desta, se tiver no seu carro. Quando a embreagem tá mal regulada ou no caso de embreagem hidráulica com problema no burrinho da embreagem, fluído velho ou sujeira nos dutos, ao acionar o pedal da embreagem, ela não não vai funcionar corretamente, vai entrar a marcha como se tivesse soltado um pouco do pedal da embreagem, o que provocará vibração no motor pois o conjunto tá embreagem está semi acoplado, mas isso só quando vc engata a marcha e antes de soltar o pedal. Da uma olhada no teu sistema de embreagem, troque o fluído, talvez esteja aí o problema. Não vejo ligação entre a vibração e problema na bomba, pode ser o caso de aumentar um pouco a lenta. Quando o coxim está bem estourado, a vibração ocorre quando vc solta a embreagem, aí força o motor, como a fixação deste está comprometida, o motor balança muito, fica visual o problema. Geralmente não ocorre a vibração na lenta e sim quando vc for andar com o carro.

FUMAÇA branca pode ser evaporação da água de dentro do escapamento quando vc liga o carro. Com a temperatura dos gases que saem pelo escape é alta, esquenta o sistema e é comum, tanto no diesel como nos carros a gasolina, sair um pouco de fumaça branca nos primeiros minutos com o carro ligado, isso é obervado principalmente no inverno, quando condensa muita água no escapamento.

BOMBA, muitos mecânicos me falam que deve durar o mesmo que o carro. O problema é a qualidade do combustível. Ex, tive meu tanque furado no ano passado, ao trocá-lo percebi que tinha muita ferrugem dentro(minha S foi abastecida pelo antigo dono em muitos tanques desses de fazenda), então aproveitei pra mandar abrir a bomba, do contrário, não mexeria. Ao abrir, a marvada estava toda marrom por dentro, igual abrir hidrante enferrujado, mas isso porque a ferrugem do tanque foi junto com o diesel pra dentro da bomba sujando tudo. Segundo o bombista, a sujeira vai acumulando na bomba, não existindo meios de vc tirar ela de lá sem ser abrir e limpar; se tiver muita sujeira, pode entupir os bicos, ao invés de ser eliminado por eles. Sendo assim, é mais importante ficar de olho no tanque do que da bomba. Bom, foram testados os bicos e tive que trocar um, além de um diafragma que estava estourado e teve que ser substituído. Hj sigo um conselho de um caminhoneiro que rodou 800 mil km sem mexer na bomba. Ele coloca 1 litro de óleo lubrificante de motor pra cada 100 litros de diesel. Não faço isso sempre, mas volta e meia, coloco um pouco de lubrificante no diesel. Não vejo necessidade de mexer se tiver tudo ok. Já a querosene, pelo que li aqui no fórum mesmo, mais prejudica do que ajuda. O próprio diesel tem características auto limpantes, tanto é que vc limpa peças velhas facilmente com ele.

Danilo Parra de Souza
05/06/2015, 14:13
correto. ela é câmbio automático, axo que vou agendar um diagnóstico na concessionária mesmo e preparar o coração e o bolso hehe

enasor
02/08/2015, 22:31
Apenas para constar e ilustrar o tópico:

Sobre a adição de óleo lubrificante e de querosene ao diesel, pesquisando na internet, achei estas duas matérias interessantes:

http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1549

http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1350

Também tem estes tópicos abaixo, também muito interessante, onde o pessoal debate sobre a utilização de óleo 2T ou mineral no diesel.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/111516-oleo-2t-no-diesel.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/94087-adicao-de-oleo-mineral-no-diesel.html

Abs.

Eliezer
03/06/2017, 20:57
Reabrindo o Tópico, troquei os bicos da minha Hilux 2.8, tudo funcionou bem, mas esses dias ela deu uma falhada e fui verificar, um dos porta bico está entupido, não houve meio de desentupir, preciso de um porta bico ou uma solução pra desentupir. Valeu..