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Ver Versão Completa : Frontier SE 4x4 2004 MWM 2.8 - Projeto



jscarton
19/07/2016, 22:15
Apos um bom tempo acompanhando o fórum finalmente consegui comprar meu primeiro 4x4.
A paixão é desde moleque quando trabalhava com meu pai na fazenda e ele tinha uma rural 4x4 motor a diesel adaptado por ele mesmo. E também o convívio no campo geralmente com camionetes.
Mas deixei o campo e vim para a cidade, apos estudos e trabalho consegui compra uma moto, depois um carro, e fui melhorando, mas a vontade de ter uma camionete me deixava louco, até que finalmente surgiu a oportunidade, uma Fontier SE 4x4 2004.
Sei que o carro é velho, mas foi o que deu. Finalmente, consegui minha camionete. Entreguei meu Golf 2006 (impecável sempre fui chato com carro) e mais uma volta. Vou colocar uma foto do golf aqui.
Mas o foco do tópico é a Frontier e as modificações, consertos e duvidas que terei e claro ajuda que poderei ofertar.

Bom aqui vai umas fotos dela (do anuncio por sinal)
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Ah, uma do golf como prometido
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Bom assim que problemas, duvidas e soluções que encontrar vou colocando aqui.
Deixo aberto também a sugestões e disponibilizo toda a ajuda e conhecimento que obter ao longo do projeto.

jscarton
19/07/2016, 22:33
Como já abri o post alguns dias depois de comprar a camionete, vou relatar o primeiro problema. O bendito Ar condicionado.
Estava eu andando feliz da vida de camionete agora, quando paro no sinal e do nada um tiro vindo do capo, e fumaça para todo lado. Desliguei o carro e fui ver, havia rompido a manguei que sai do compressor e vai para o condensador.
Bom apos ler relatos aqui no fórum, vi que é um problema com falta de refrigeração. Fui até uma oficina de ar condicionado, resultado, o evaporador tinha um furo devido a alta pressão e um amassado, a mangueira foi feita uma nova e instalado os dois eletroventiladores.
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Bom primeiramente foi instalado um sensor de pressão de 4 vias para que quando atingissem 100lbs os ventiladores ligassem. Funcionou, mas apos uma semana a rele que acionava os eletroventiladores começou a não segurar e com isso desarmar o compressor. Voltei lá e eles colocaram o sensor original novamente e colocaram um sensor de pressão separado pois segundo eles a amperagem fornecida pelo sistema original não conseguia segurar o rele. Foi até bom, pois assim ficou totalmente separado do sistema original do carro.
Então ficou assim, ao atingir em torno de 100lbs os eletroventiladores ligam ( fiz isso para que os eletroventiladores tenham mais vida util) pois o problema é geralmente quando o carro esta em baixa velocidade e em marcha lenta (engarrafamento, sinal). Qualquer duvida eu tiro mais fotos, pois essas ai são do celular e não ficaram muito boas.

Luiz Henrique RS
07/10/2016, 23:58
Valeu pela iniciativa. Vou acompanhar e na medida do possível também colaborar:concordo:

juliooxx
11/10/2016, 12:00
Boa cara, tenho uma 2003,
sabemos que é um veiculo de idade, mas te digo que muitos não imaginam a idade que elas tem, são bonitas e duravéis.

Parabens pela aquisição.

jscarton
14/10/2016, 08:50
To gostando muito, e não me arrependo da troca. Já andei no chão e atolei no lago da usina hidrelétrica que tem aqui, rsrsrs cabaçagens de iniciante.
Já fiz um monte de coisas depois da ultima postagem, vou deixar escrito aqui meio por cima, se alguém tiver interesse eu posto fotos e explico como fiz.
Troquei óleo da caixa de transferência e do 4x4, troquei o reservatório de expansão que estava quebrado ( vou tirar umas fotos para ver como está), instalei um manômetro para pressão do turbo, troquei as lampadas do painel, porém estou esperando chegar umas de led (acho a iluminação original muito fraca), arrumei a fechadura traseira que estava caindo (coloquei parafusos ao invés daquelas presilhas). ah, tirei as calhas (coisa de velho)..kkk

vou ver se tiro umas fotos dos ups que fiz e posto aqui ai vou explicando, vlw galera

Luiz Henrique RS
17/10/2016, 08:37
Legal! Por favor, siga nas postagens! Sempre interessante acompanhar o que andam fazendo, até para fonte de inspiração. Estou com uma cinza, mesmo ano e modelo. Já comecei arrumar alguma parte mecânica e depois quero partir pra perfumaria (iluminação interna, novo revestimentos de couro,...). A ideia é fazer para manter, não mais vender, pois é excelente negócio até como veículo de uso urbano (econômico, forte e respeitável) :concordo:

juliooxx
18/10/2016, 16:04
To gostando muito, e não me arrependo da troca. Já andei no chão e atolei no lago da usina hidrelétrica que tem aqui, rsrsrs cabaçagens de iniciante.
Já fiz um monte de coisas depois da ultima postagem, vou deixar escrito aqui meio por cima, se alguém tiver interesse eu posto fotos e explico como fiz.
Troquei óleo da caixa de transferência e do 4x4, troquei o reservatório de expansão que estava quebrado ( vou tirar umas fotos para ver como está), instalei um manômetro para pressão do turbo, troquei as lampadas do painel, porém estou esperando chegar umas de led (acho a iluminação original muito fraca), arrumei a fechadura traseira que estava caindo (coloquei parafusos ao invés daquelas presilhas). ah, tirei as calhas (coisa de velho)..kkk

vou ver se tiro umas fotos dos ups que fiz e posto aqui ai vou explicando, vlw galera

Como você trocou as lampadas do painel? aqui tem algum tutorial?
Instalei o manometro também, mas não sei onde ligo o rabicho pra iluminar.. ai so vejo o ponteiro de dia rs

To com vários ups pra fazer também, você ate me animou de fazer um tópico pra ela.
Já troquei umas coisas desde que peguei também..

jscarton
14/12/2016, 15:53
Desculpa a demora, estava ocupado com final da faculdade, TCC e tal. Estou voltando a mexer nela agora, Semana passada tive que trocar uma cruzeta do cardã que estava estourada, pelos menos já haviam retirado o famoso rolamento rei e colocado um cardã direto da caixa no diferencial.
Sobre as lampadas não vi nenhum tutorial, foi por conta própria, e alias essa semana chegou umas lampadas novas de led que havia encomendado, assim que trocar tiro umas fotos e coloco aqui.
Já sobre o manômetro eu liguei em um fio atrás da caixa de fuzivel que é da iluminação ou das lampadas não sei ao certo, mas é simples basta ter uma chave de teste ou um multímetro que você descobre fácil um fio.
Vou ver se tiro umas fotos dele também.
Qualquer duvida estou ai, se abrir um tópico me manda o link para acompanhar também, assim vamos nos ajudando.
Abraço.

jscarton
29/03/2017, 08:30
Galera, eu pintei aqueles ferros do teto e os estribos de grafite, gostei muito do resultado. Porém não pintei as rodas
veja na foto
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ai fiz uma montagem no potoshop com as rodas pintadas tbm, vejam e digam, será que fica bacana?
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E ai galera, será que pinto as rodas também ?

animalam
29/03/2017, 09:05
melhor com as rodas pintadas

tjhonatanmRS
05/04/2017, 18:35
acompanhando...no aguardo das fotos das lâmpadas do painel, também quero trocar as minhas...se puder posta o link de onde comprou ou o modelo...as do ar condicionado estavam queimadas e troquei mas agora parou de funcionar de novo vou ver se boto led também.

eluiz
06/08/2017, 22:04
Parabéns jscarton! Também sou novo aqui e acabei de concretizar meu sonho também. Acabei de comprar uma 2007 4x4. Também estou com problemas na iluminação do painel. Alguma dica de onde comprar as lâmpadas originais ou as de led?

jscarton
07/08/2017, 07:47
eluiz eu comprei da china mesmo. No aliexpress. Coloca lá T5 Led que vai ver um monte de modelos. Essa semana tirei uns dias de folga e consegui substituir os da minha. Ficou muito melhor a iluminação. Só tem um porém. o painel ficou meio azul. Por mais que coloque a lampada super branca ele fica azul. Acredito que deve ser por refletir em uma peça acrílica dentro do painel e depois nas numerações do painel. Pois fiz uma adaptação das do ar condicionado com as mesmas lampadas e lá ficou bem branco. Vou tirar umas fotos a noite para vc ver como fica.

yvsan
22/03/2018, 08:18
Você tem alguma.ideia onde comprar essa grade que tem na frente do carro? Essa que parece de inox com Nissan escrito? Bem bonita. Não acho ela na internet.

jscarton
10/05/2018, 08:20
Você tem alguma.ideia onde comprar essa grade que tem na frente do carro? Essa que parece de inox com Nissan escrito? Bem bonita. Não acho ela na internet.

Cara não sei, quando comprei ela já veio junto.

jscarton
29/01/2019, 12:49
Depois de muito tempo vou atualizar aqui um pouco, apenas deixar uma foto de como esta a viatura hoje.
Coloquei uns pneus 32' ainda não fiz nenhum tipo de lift, até quero fazer um body lift, mas como uso o carro diariamente não posso desmontar e ficar sem, então estou estudando um jeito de conseguir fazer tudo em um final de semana...rsrs... se alguem tiver alguma receita de body lift de 1' eu aceito a sugestão.
Coloquei um escapamento direto, desemendei ele depois da curva e coloquei 1,5m de cano reto de 3', até aproximadamente o diferencial e fiz uma curva para baixo.
Pintei estribos, rack de teto, parachoque trazeiro e rodas de grafite.
564061

jscarton
29/01/2019, 12:58
Agora estou com o famoso problema de jogar água pela tampa do reservatório. Isso aconteceu depois que fui viajar e minha bomba d'água começou vazar na graxeta e só percebi quando o ponteiro da temperatura subiu, ai completei com água o reservatório e fui embora assim, cada pouco parava e colocava água. Troquei a bomba d'água e ai começou esse dilema, porém ela não mistura óleo na água nem água no óleo, não fumaça branco, não perdeu força. Aparentemente tudo normal, ai troquei a válvula termostática essa semana, mas mesmo assim continua dando pressão no sistema, acho que foi a junta mesmo, vou ter que abrir o velho e bom MWM ainda standard com 240mil km. Tive o problema de rachar a frente também, mas a concessionaria daqui se recusou fazer a troca alegando o carro ter mais de 10 anos, ai tive que desmontar tudo e mandar soldar com uns reforços nas chapas, ainda nem pintei, pois como disse uso o carro diariamente. (quero ver se pinto nas minhas férias)
Alguém que colocou alargador nas rodas, elas pegam no para-lama com a suspensão original? detalhe, tenho pneu 32.

tjhonatanmRS
30/01/2019, 20:18
Depois de muito tempo vou atualizar aqui um pouco, apenas deixar uma foto de como esta a viatura hoje.
Coloquei uns pneus 32' ainda não fiz nenhum tipo de lift, até quero fazer um body lift, mas como uso o carro diariamente não posso desmontar e ficar sem, então estou estudando um jeito de conseguir fazer tudo em um final de semana...rsrs... se alguem tiver alguma receita de body lift de 1' eu aceito a sugestão.
Coloquei um escapamento direto, desemendei ele depois da curva e coloquei 1,5m de cano reto de 3', até aproximadamente o diferencial e fiz uma curva para baixo.
Pintei estribos, rack de teto, parachoque trazeiro e rodas de grafite.
564061


Body lift de 1" acho que nem vale a pena fazer. Pessoal das XTerra costumam fazer de 2" que já tem kit pronto inclusive. Se usar facebook procura o grupo XTCB Brasil que lá é um grupo de XT mas tem vários que tem frontier dessas nossas e muita informação útil no grupo. No ML deve ter kit para BL para a Frontier.

Qual tinta usou para pintura? Alguma especial? Tenho ideia de fazer o mesmo na minha.

tjhonatanmRS
30/01/2019, 20:23
Agora estou com o famoso problema de jogar água pela tampa do reservatório. Isso aconteceu depois que fui viajar e minha bomba d'água começou vazar na graxeta e só percebi quando o ponteiro da temperatura subiu, ai completei com água o reservatório e fui embora assim, cada pouco parava e colocava água. Troquei a bomba d'água e ai começou esse dilema, porém ela não mistura óleo na água nem água no óleo, não fumaça branco, não perdeu força. Aparentemente tudo normal, ai troquei a válvula termostática essa semana, mas mesmo assim continua dando pressão no sistema, acho que foi a junta mesmo, vou ter que abrir o velho e bom MWM ainda standard com 240mil km. Tive o problema de rachar a frente também, mas a concessionaria daqui se recusou fazer a troca alegando o carro ter mais de 10 anos, ai tive que desmontar tudo e mandar soldar com uns reforços nas chapas, ainda nem pintei, pois como disse uso o carro diariamente. (quero ver se pinto nas minhas férias)
Alguém que colocou alargador nas rodas, elas pegam no para-lama com a suspensão original? detalhe, tenho pneu 32.

Pelo que contou pode ser que tenha ido a junta do cabeçote mesmo. Segundo informações este motor não deve ser aplainado a tampa, dá uma confirmada nessa informação.
Será que não está somente com entrada de ar no sistema? Ou quando montaram tudo de volta não ficou ar no sistema? Ideal ligar ela fria com a tampa aberta e deixar um tempo que se tiver ar no sistema vai sair.

Quando baixou a água chegou a secar? Bem difícil ferver esse motor.


Alargador de rodas pra que? Se tá pegando na frente dá pra subir ela pela regulagem da barra de torção porque com o tempo ela vai cansando e vai baixando a frente. Ideal deixar a medida de uns 70 a 71cm da borda inferior da roda até a borda do paralamas. Tipo isso:

Altura com SL.jpg - Google Drive (https://drive.google.com/open?id=12pQprzd9MIjE5oA3bScXhijXGKu1y1NM)

jscarton
08/04/2019, 09:54
Body lift de 1" acho que nem vale a pena fazer. Pessoal das XTerra costumam fazer de 2" que já tem kit pronto inclusive. Se usar facebook procura o grupo XTCB Brasil que lá é um grupo de XT mas tem vários que tem frontier dessas nossas e muita informação útil no grupo. No ML deve ter kit para BL para a Frontier.

Qual tinta usou para pintura? Alguma especial? Tenho ideia de fazer o mesmo na minha.

Tinta...rsrs chega ser engraçado.. usei aquelas de spray, "grafite para rodas" pois não tenho compressor em casa. Melhor não tinha na época, agora tenho. Inclusive pretendo me arriscar na pintura da tampa traseira.

Sobre o problema da água, por incrível que pareça... acredito que era problema no aditivo, depois de andar alguns dias e já puto em casa, resolvi abrir o capo e acelerar o que tinha e segurar uns minutos, o reservatório começou a criar uma espuma dentro, parecia ter sabão até. e ai com a pressão vazava pela tampa. Tirei tudo e coloquei somente água para fazer um teste, já estou a uma semana, e agora não vaza praticamente nada. Essa semana comprei o aditivo da MWM mesmo, próximo final de semana vou colocar para ver se resolve de vez.

A minha já esta com os pneu 32' e as barras meio que no máximo já. Só que por estar no muito levantada nas barras ela fica mais dura a frente, qlq buraco ou irregularidade da para sentir muito dentro...rsrs.. por isso queria ver a questão do BL e ai voltar as regulagens ao original.

tjhonatanmRS
09/04/2019, 13:19
Tinta...rsrs chega ser engraçado.. usei aquelas de spray, "grafite para rodas" pois não tenho compressor em casa. Melhor não tinha na época, agora tenho. Inclusive pretendo me arriscar na pintura da tampa traseira.

Sobre o problema da água, por incrível que pareça... acredito que era problema no aditivo, depois de andar alguns dias e já puto em casa, resolvi abrir o capo e acelerar o que tinha e segurar uns minutos, o reservatório começou a criar uma espuma dentro, parecia ter sabão até. e ai com a pressão vazava pela tampa. Tirei tudo e coloquei somente água para fazer um teste, já estou a uma semana, e agora não vaza praticamente nada. Essa semana comprei o aditivo da MWM mesmo, próximo final de semana vou colocar para ver se resolve de vez.

A minha já esta com os pneu 32' e as barras meio que no máximo já. Só que por estar no muito levantada nas barras ela fica mais dura a frente, qlq buraco ou irregularidade da para sentir muito dentro...rsrs.. por isso queria ver a questão do BL e ai voltar as regulagens ao original.

Estranho! Tem gente do grupo usando 33" na Frontier só com ajuste na barra e cabe de boa.

Valeu pela informação da tinta...achei que era alguma especial. Vou fazer na minha também.

Dérick Wilker
19/04/2019, 15:38
Tinta...rsrs chega ser engraçado.. usei aquelas de spray, "grafite para rodas" pois não tenho compressor em casa. Melhor não tinha na época, agora tenho. Inclusive pretendo me arriscar na pintura da tampa traseira.

Sobre o problema da água, por incrível que pareça... acredito que era problema no aditivo, depois de andar alguns dias e já puto em casa, resolvi abrir o capo e acelerar o que tinha e segurar uns minutos, o reservatório começou a criar uma espuma dentro, parecia ter sabão até. e ai com a pressão vazava pela tampa. Tirei tudo e coloquei somente água para fazer um teste, já estou a uma semana, e agora não vaza praticamente nada. Essa semana comprei o aditivo da MWM mesmo, próximo final de semana vou colocar para ver se resolve de vez.

A minha já esta com os pneu 32' e as barras meio que no máximo já. Só que por estar no muito levantada nas barras ela fica mais dura a frente, qlq buraco ou irregularidade da para sentir muito dentro...rsrs.. por isso queria ver a questão do BL e ai voltar as regulagens ao original.

Olá conseguiu resolver? Estou com esse problema também, do mesmo jeito, não suja a água, não suja o óleo, a camionete não esquenta, não tem fumaça incomum, e nem cheiro de escapamento na água, já Troquei reservatório, tampa e radiador(que já não prestava) contínua vazando pela tampa (fechada) levemente a ponto da água nem baixar.

tjhonatanmRS
20/04/2019, 19:57
Olá conseguiu resolver? Estou com esse problema também, do mesmo jeito, não suja a água, não suja o óleo, a camionete não esquenta, não tem fumaça incomum, e nem cheiro de escapamento na água, já Troquei reservatório, tampa e radiador(que já não prestava) contínua vazando pela tampa (fechada) levemente a ponto da água nem baixar.

Pode ser a tampa. Não se acha tampa original e normalmente as que vendem não são boas. As tampas da Fiat dão certo mas a pressão 1.2 é difícil encontrar pra vender.

Pra saber o ideal é deixar funcionar com a tampa aberta e ver se vai botar água pra fora aí é mais provável junta de cabeçote.

Pode ser ar no sistema também, faz funcionar um tempo com a tampa aberta pra ver.

Legião Urbana
03/03/2020, 08:21
Olá bom dia, por favor alguém me ajude...tenho uma frontier 2004 mwm, o proprietário anterior disse que existem pinos a serem lubrificados ou engraxados na direção, mas não estou localizando... alguém sabe algo a respeito? Grato

tjhonatanmRS
05/03/2020, 10:31
Olá bom dia, por favor alguém me ajude...tenho uma frontier 2004 mwm, o proprietário anterior disse que existem pinos a serem lubrificados ou engraxados na direção, mas não estou localizando... alguém sabe algo a respeito? Grato

Originalmente não tem, mas se a barra foi reformada normalmente se coloca pino graixeiro nas duas pontas da barra de direção.
Se olhar por cima da roda em direção ao motor dá pra ver a ponta da barra.