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Ver Versão Completa : Gaiola 4x4



jeepgaba
18/07/2016, 22:51
Boa noite pessoal do Fórum!
A alguns anos iniciei o projeto da minha gaiola 4x4 e hoje finalmente ela está "pronta". Utilizo aspas pois todos sabem que sempre temos algo a melhorar! Segue então uma lista "básica" dos componentes que foram utilizados nela que me lembro no momento:

Motor AP 1.9 forjado com turbina roletada;
Injeção Hardware RF4;
Caixa chevete 4m;
Sobre caixa fabricada com engrenagens da caixa de um engesa 6x6 do exército;
Diferenciais do omega 4cc;
Suspensão independente duplo A;
Pneus bf mud 33';
Montantes do corcel;

Dentre muitas outras adaptações e dores de cabeça pelo caminho!
Trabalhei para instalar a injeção até esta semana, agora vou mudar os cubos traseiros para utilizar o sistema completo do omega, pois o do corcel não aguenta a pegada do motor e o tamanho dos pneus.

Alguém conhece algum sistema de bloqueio para os diferenciais do omega? Estou pensando em fazer por porcas nos dois eixos e deixar uns 75%...

Abraços!

Obs.: Nos vídeos ela ainda estava carburada!

Primeira volta gaiola 4x4 turbo - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=viPvgdEeHyc)

Teste gaiola 4x4 turbo - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Dca2fkHV8Qc)

Teste gaiola turbo 4x4 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=2u9MdfJNhMU)

Flávio Cadore
19/07/2016, 12:30
Ficou legal essa tua gaiola!

Daria para fazer um bloqueio externo no diferencial. Coloca uma coroa de moto em cada homocinética do diferencial e faz um outro eixo ligado nelas, neste eixo que vai o bloqueio total ou LSD.

jeepgaba
19/07/2016, 14:52
Ficou legal essa tua gaiola!

Daria para fazer um bloqueio externo no diferencial. Coloca uma coroa de moto em cada homocinética do diferencial e faz um outro eixo ligado nelas, neste eixo que vai o bloqueio total ou LSD.

Ficaria no caso um eixo atras do diferencial? O acoplamento do eixo seria por correntes neste caso?
Valeu, abraços!

Flávio Cadore
19/07/2016, 19:20
Isso, a posição do eixo vai depender do espaço disponível. Pode ser 100% blocado, liga/desliga ou LSD, tudo no eixo externo.

Dependendo dá até para colocar um carretel de guincho naquele eixo...sacou? Hehehhe

Flávio Cadore
19/07/2016, 19:23
No eixo traseiro vc vai colocar o rolamento do Omega ou o sistema todo?

jeepgaba
20/07/2016, 11:06
Isso, a posição do eixo vai depender do espaço disponível. Pode ser 100% blocado, liga/desliga ou LSD, tudo no eixo externo.

Dependendo dá até para colocar um carretel de guincho naquele eixo...sacou? Hehehhe

Será que este sistema não fica muito frágil? Gostei da idéia, da pra mancalizar o eixo no chassi e manter o diferencial original...
Outra dúvida, para o bloqueio com seleção, teria que uma luva neste eixo ou tens alguma outra ideia? E quanto ao deslizante, como se trabalharia nisso?
Abraços!

jeepgaba
20/07/2016, 11:08
No eixo traseiro vc vai colocar o rolamento do Omega ou o sistema todo?

na traseira anteriormente eu utilizada o montante do corcel com as pontas de eixo do mesmo soldada em uma flange, agora mandei usinar o montante para caber o rolamento do omega e vou usar a ponta de eixo completa dele, só vou ter que fazer uma flange para ligar a homocinética nele pois com o sistema atual a gaiola fica mais larga do que com o sistema completo do omega!
Abraços

Flávio Cadore
20/07/2016, 11:22
Será que este sistema não fica muito frágil? Gostei da idéia, da pra mancalizar o eixo no chassi e manter o diferencial original...
Outra dúvida, para o bloqueio com seleção, teria que uma luva neste eixo ou tens alguma outra ideia? E quanto ao deslizante, como se trabalharia nisso?
Abraços!


Sim, para fazer o engate/desengate tem que usar uma luva, teria que ver um eixo de alguma caixa que sirva.
O deslizante seria tipo uma embreagem de moto ou se tiver um sistema de algum diferencial de F-1000 desmontado. Aí vai depender do seu estoque de peças. Hehehhe


OBS: Eu também uso o montante do Corcel na minha gaiola. Muito bom!

jeepgaba
20/07/2016, 11:33
Gostei desse sistema, nunca tinha pensado nisso, parabéns pela ideia! Vou dar uma trabalhada, tenho medo quanto a resistência mecânica das rodas dentadas e correntes, teria que usar um bom conjunto! Vou tentar encontrar um eixo e uma luva para fazer selecionável, quem sabe o eixo da reduzida do jeep... O problema de fazer selecionável seria a necessidade de uma case para lubrificação...
Na minha gaiola as pontas de eixo traseiras não aguentam, já quebrei duas por isso vou trocar pelo conjunto do omega, mas os montantes tem um custo beneficio excelente!

Flávio Cadore
20/07/2016, 12:41
Uma corrente dificilmente arrebenta, usa uma corrente 520 de moto 250cc que deve ser o suficiente.

Vc estava usando o montante original do Corcel? esse quebra mesmo... eu uso usinado para o rolamento de roda do Gol.