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Ver Versão Completa : Farol LED Tracker



Luciano - CJ5
16/07/2016, 18:31
Alguém já instalou farol de LED na Tracker, em lugar das H4 comuns? Tentei colocar estas aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723680515-par-lmpada-farol-led-6400-lumens-h1-h3-h4-h7-h8-h11-hb3-hb4-_JM, mas não funcionaram. Será que existe alguma coisa que impede isto na Tracker? Vou tentar colocar em outro carro com padrão H4 para verificar se é o carro ou lâmpada.

Chuva
16/07/2016, 21:40
oi amigo,

tenho na gv3 e xenon na trk. tirei os xenon proibidos que vieram nela por causa dessa nova legislação do contran (227).

estudei bastante e led é ótimo e liberado, desde que não ultrapasse a luz branca! se vc por 6400 tendendo ao azul pode ser autuado.

há muita controvérsia no assunto, mas não fugindo do branco tá td certo. Aliás led quase não esquenta, ilumina quase igual a lampada original (bem mais fraco que xenon), funciona melhor, maior vida util, etc, etc..

o unico ponto que poderiam autuar, ou q cabe recorrer, seria na questão da qtdade de lumens. mas ate as lampadas originais ultrapassam a qtdade de lumens lá definida na idade da pedra.

Vou comprar par de h4 nesse cara aqui. as outras h7, hb3 e h11 dessa marca funcionaram super bem e são otimas.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723749481-kit-xenon-led-lmpada-6000k-4400-lumens-h1-hb3-h4-h7-h11-hb4-_JM

Essa sua h4 tem qtos leds em seu corpo? A H4 parece q é a unica lampada que tem dois polos pra farol..

Vc pode por umas fotos dos lados dos leds pra gente ver?

grato

mgnecco
17/07/2016, 06:50
oi amigo,

tenho na gv3 e xenon na trk. tirei os xenon proibidos que vieram nela por causa dessa nova legislação do contran (227).

estudei bastante e led é ótimo e liberado, desde que não ultrapasse a luz branca! se vc por 6400 tendendo ao azul pode ser autuado.

há muita controvérsia no assunto, mas não fugindo do branco tá td certo. Aliás led quase não esquenta, ilumina quase igual a lampada original (bem mais fraco que xenon), funciona melhor, maior vida util, etc, etc..

o unico ponto que poderiam autuar, ou q cabe recorrer, seria na questão da qtdade de lumens. mas ate as lampadas originais ultrapassam a qtdade de lumens lá definida na idade da pedra.

Vou comprar par de h4 nesse cara aqui. as outras h7, hb3 e h11 dessa marca funcionaram super bem e são otimas.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723749481-kit-xenon-led-lmpada-6000k-4400-lumens-h1-hb3-h4-h7-h11-hb4-_JM

Essa sua h4 tem qtos leds em seu corpo? A H4 parece q é a unica lampada que tem dois polos pra farol..

Vc pode por umas fotos dos lados dos leds pra gente ver?

grato

Grande Chuva.

Cara faz tempo que queria falar contigo, última vez que falamos foi na minha primeira trilha de Jimny... lembra.

Pegue uma Tracker....rsrs

Me passa um contato seu.

Abraço

Chuva
17/07/2016, 09:01
opa!!

E ai Maurício!! Blz!!!??

Lembro do seu Jimny Branco lá em Alumínio sim!!!

Passei email com meu zap!!

[ ]s

Luciano - CJ5
17/07/2016, 20:29
Testei as lampadas em outro carro (Uno 2016), funcionaram. Ou seja, na Tracker não vai. Porque será? Alguém tem alguma ideia? Sinais invertidos de polaridade em relação aos carros brasileiros?

Chuva
17/07/2016, 20:35
Não sei na Trk, mas vou testar tb.

O q ouvi dizer é que a H4 ou funciona o baixo ou alto. Nunca os dois. Mas é exatamente esse ajuste, de polaridade.

Teoricamente, nunca vi na mão, cada h4 são dois leds. E não é difícil a polaridade do cachimbo do carro vir invertido.. ou algo parecido.. o básico é que o led é um diodo, então só vai funcionar se a polaridade estiver exatamente correta, mas nem todo fabricante se atentou a esse futuro nos conectores/cachimbos.

O ideal é testar os 3 pinos do cachimbo com um meeter digital pra saber o que está acontecendo. Na prática é bem provável inverter dois fios.. mas não a olho, né?

[ ]

Chuva
29/07/2016, 09:45
Olá Luciano!!

Comprei lampadas de led h4 padrão pra tracker tb e tive a mesma experiência: não funcionam!
Testei as lampadas na pinagem padrão, talvez abnt, e elas acendem que é uma blz.

Seguem abaixo as constatações nas lampadas e carro:

- A lâmpada padrão incandescente possui 3 pinos, sendo para funciona por padrão, vista de com a pinagem voltada para os olhos e o pino central em cima: o pino esquerdo é o Terra comum, o superior no centro é o farol baixo e o da direita farol alto;
- A lâmpada padrão incandescente possui resistência de 2 a 4 ohms entre todos os conectores, ou seja, um curto quase total; e é para esse tipo de lâmpada "curtada" que o esquema elétrico japonês da Tracker foi projetado;

- A lâmpada de LED respeita os mesmos padrões de polaridade de conexão H4, como a lâmpada incandescente. Vista pelos conectores, o pino esquerdo é o Terra, o do centro farol baixo POSITIVO e o da direita farol Alto POSITIVO. Diferentemente das lâmpadas padrão incandescentes se essa pinagem for ligada em polaridade invertida, nada acende. LED é um diodo e só acende/funciona na polaridade correta.

Até aqui tudo bem, viva o google, mas o problema é no carro, como seguem as medições de comportamente de polaridade nos pinos do plug do carro para a lâmpada:

- Em relação a massa/terra do carro (carcaça/lataria), que seria o pólo negativo, e medindo-se com múltimetro a partir de um parafuso no motor, a voltagem no conector tanto DESLIGADO, EM LANTERNA E FAROL BAIXO se comportam da mesma forma: pinos 1 e 3 com 12V e o pino central acima zerado. Já na situação de FAROL ALTO a voltagem no pino da esquerda do conector (que seria o Positivo para farol alto na lâmpada), fica zerado de voltagem.

Um comportamento bem estranho e que, comparando com o esquema elétrico do carro como segue, é perceptível entender que da massa do carro não se tem um caminho para aproveitar voltagens para adaptar o funcionamento dos leds: as voltagens nos filamentos da lâmpada, acredito que diferente de outros carros onde o Terra é comum nas lâmpadas e massa, as polaridades nos pinos do conector do carro são independentes!!

As únicas finalidades que entendi desse esquema elétrico maluco desse carro foi para isolar o esquema elétrico das lampadas consumidoras grandes do resto do carro, tendo um circuito de terra separado e para se poder acender ambos os filamentos alto e baixo ao mesmo tempo por algum motivo de aproveitamento mecânico de chave, acho.

533409

Os fios acima destacados batem no carro e olhando-se o conector com os buracos dos pinos voltados para a face e o pino central posicionado acima, temos o seguinte:
- Fios WHITE/BLUE (do farol Esquerdo) e WHITE/RED do farol Direito) são positivos em 12V e são separados por ser um fusível para cada lâmpada. É o pino da Direita. Doravante denominado para explicar como pino [1];
- O Fio RED/WHITE de cada lado é o Farol Baixo e é o pino central acima no conector. Denominado pino [2];
- O Fio RED restante de cada lado é o Farol Alto e é o pino da direita no conector. Denominado pino [3]

Medindo-se todos os fios em todas as situações, as voltagens encontradas foram as seguintes:
- O farol baixo é "montado" com 12V a partir dos pinos [2]-central que vira Terra e pino [3]-que tem 12V. O pino [3] para farol baixo tb fica com 12v, mas pela lógica de uso de filamento na lâmpada padrão, o pino [1] seria para o farol Alto;
- O farol alto é "montado" com 12V a partir dos pinos [3]-que vira Terra e pino [1] que tem 12V.

Ou seja, a polaridade do pino [3] simplesmente muda de acordo com a seleção do farol alto e baixo. Esqueminha bem alternativo que eu nunca tinha visto antes.

Resumindo, tentei montar um esquema de ligação para tentar sanar esse impasse e não consegui. O que fiz abaixo não funciona corretamente pois acende os dois leds da h4, o alto e o baixo. O que dá para fazer é se ligar apenas um dos leds do h4 e fazendo ainda adaptação de fios.

533421

Alguém teria uma visão mais clara para se adaptar os fios/diodos/relés (ou algum outro apetrecho auxiliar) nessas condições em tentativa de não se alterar o conector original do carro (cortar fios)?

Grato

[ ]s

Chuva
29/07/2016, 12:04
Anexo q não saiu no post anterior:

533429

Chuva
29/07/2016, 20:32
Alguém já instalou farol de LED na Tracker, em lugar das H4 comuns? Tentei colocar estas aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723680515-par-lmpada-farol-led-6400-lumens-h1-h3-h4-h7-h8-h11-hb3-hb4-_JM, mas não funcionaram. Será que existe alguma coisa que impede isto na Tracker? Vou tentar colocar em outro carro com padrão H4 para verificar se é o carro ou lâmpada.


Consegui amigo!

Ficou assim:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/115224-aos-poucos-mas-vou-comecar-tracker-07-x-barro-62.html#post2384432

bobweg
11/01/2018, 22:16
Consegui instalar lâmpadas H4 LED da marca "Luminark". No meu carro, foi plug-and-play.

Foram estas: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-796274461-par-lmpada-farol-led-cob-h1-h3-h4-h7-h11-h8-h16-h27-hb3-hb4-_JM

luizcarlosw
12/01/2018, 10:10
bobweg do escortclube tb ? Se sim ainda dou umas fuçadas por lá com user alphalc hehehe.

Bob, a iluminação ficou igual as lâmpadas comuns ou mais fracas em rodovia ?
Instalou agora ou ja faz um tempo ?

bobweg
12/01/2018, 23:38
Olha só, que internet pequena... sou eu mesmo hehe. Faz algum tempo que não apareço por lá... foram bons anos de Escort por aí.

Instalei as lâmpadas na quarta-feira e ainda não consegui guiar na estrada (espero conseguir neste fim de semana). Na garagem percebi que realmente emitem mais luz que as lâmpadas comuns - mantendo certo foco; na cidade e com chuva leve/piso molhado elas só servem mesmo pra bonito.

Abraço!

bobweg
03/02/2018, 23:33
(...)


Bob, a iluminação ficou igual as lâmpadas comuns ou mais fracas em rodovia ?
Instalou agora ou ja faz um tempo ?


Instalei as lâmpadas agora em janeiro e após algumas regulagens elas passaram a serem 'utilizáveis' no foco baixo e em rodovias (de pista simples, onde as testei), mas iluminam menos que halógenas amarelas; ao receber a luz de motoristas no sentido oposto a iluminação delas desaparece (talvez por conta da cor da luz, não sei). O foco alto delas é literalmente alto: acertam as placas acima da rodovia e copa das árvores - ou seja, tem utilidade nula. Não tenho recebido faroladas na rodovia, então ao que me parece elas não estão incomodando os demais.


Não fosse o fato de (1) rodar muito em rodovias de dia (lei dos faróis acesos), (2) a existência dos neblinas halógenos (iluminam bem em curtas distâncias) e (3) os faróis de milhas (que ainda estou por instalar) eu removeria essas lâmpadas.


Esse kit de R$ 60, embora decepcionante em alguns pontos, me deu uma ideia do que um "bom kit" pode ser capaz de proporcionar - vi um testes com as lâmpadas LED H4 Philips Ultinon em farol refletor e o desempenho delas pareceu bom; talvez mais pra frente eu me aventure testando um conjunto desses.

bobweg
16/02/2018, 00:09
Para se ter uma ideia de como iluminam:

556014

Vitor3cor
16/02/2018, 01:34
Rsrsrs.. você gostou ou não?
Fiquei muito interessado

luizcarlosw
16/02/2018, 08:11
Para se ter uma ideia de como iluminam:

Nesta foto aparenta iluminar menos que o carro à frente, ou ao menos deixar o facho mais centralizado e menos aberto.

Quando instalei aquelas lâmpadas mas brancas genéricas com revestimento azulado sem ser as philips nigthbraker etc que custam o olho da cara, à noite perdia bastante iluminação proporcionalmente igual à esta foto, voltei nas amarelinhas na manhã seguinte...

bobweg
16/02/2018, 13:07
Rsrsrs.. você gostou ou não?
(...)

"Depende", hehe.


Não gostei 'desse modelo' pois iluminam menos que as halógenas e não tem facho alto "útil" nas rodovias. Só não removo pois os neblinas me atendem iluminando onde elas não conseguem, tenho um par de milhas, rodo muito em rodovias (87% do tempo pra ser exato - maior parte durante o dia) e na cidade não chegam a representar risco.



Mas também gostei por consumirem pouco, não esquentarem (devem preservar os faróis nesse ponto), teoricamente durarem bastante e darem um visual legal (trocando os pingos junto).

bobweg
16/02/2018, 13:14
Nesta foto aparenta iluminar menos que o carro à frente, ou ao menos deixar o facho mais centralizado e menos aberto.
(...)

É isso mesmo. Elas até espalham um pouco para as laterais, mas em rodovias fazem pouca diferença e realmente o grosso da luz fica concentrada (alinhei os farois na garagem, tentei direcionar um pouco pra fora mas mesmo assim "falta" luz nas laterais).

Tenho vontade de testar as Philips Ultinon - pelos "videos no Youtube" parecem serem boas - mas aí são outros 500 (+ - o preço delas).

Phillips H4 X-Treme Ultinon Led 6200K - Avaliacao - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=GRsOaGBMEAE)

bobweg
13/03/2018, 23:00
Substituí as lâmpadas LED H4 "genéricas" pelo conjunto da Philips; essas sim, recomendo. Valem cada centavo pago.

Algumas imagens, sem muitos comentários...

Baixo:
556602
556601

Alto:
556600

Alternando baixo-alto-neblinas:
Lâmpadas Philips X-treme Ultinon LED - YouTube (https://youtu.be/FZ0sSaoU51Q)

bobweg
13/08/2022, 14:52
Atualização - referente as lâmpadas Philips Ultinon: em 22/1/2022 os leds do farol baixo do lado direito de uma das lâmpadas (olhando de frente) perdeu brilho (não apagou de vez, mas não mais ilumina como deveria); e em julho/2022 a outra lâmpada passou a apresentar o mesmo sintoma (lado direito perdeu o brilho). Os leds dos faróis altos continuam funcionando.

No meu caso, as lâmpadas funcionaram bem por 54.570 km (3 anos e 10 meses - trafegando com faróis acesos praticamente o tempo todo) até a primeira apresentar problemas. Na época paguei R$ 369,43 no jogo de lâmpadas.

pequijeep
21/10/2022, 21:14
Mas que maravilha dar de cara com essa atualização de relato!!
Vim procurar somente as especificações das lampadas para trocar as do bixim e pah, encontro isso aqui.
Esse fórum é o que há!

Bob, esse kit Philips Ultinon é plug & play?
Pessoal aqui da minha cidade não é nada chegado em estudar e se não for vão acabar futricando e testando demais até estragar algo no circuito elétrico do meu carro, já tô até vendo....


Atualização - referente as lâmpadas Philips Ultinon: em 22/1/2022 os leds do farol baixo do lado direito de uma das lâmpadas (olhando de frente) perdeu brilho (não apagou de vez, mas não mais ilumina como deveria); e em julho/2022 a outra lâmpada passou a apresentar o mesmo sintoma (lado direito perdeu o brilho). Os leds dos faróis altos continuam funcionando.

No meu caso, as lâmpadas funcionaram bem por 54.570 km (3 anos e 10 meses - trafegando com faróis acesos praticamente o tempo todo) até a primeira apresentar problemas. Na época paguei R$ 369,43 no jogo de lâmpadas.

pequijeep
21/10/2022, 21:18
Outra pergunta, Bob: e nos farois de neblina, o que instalou?
Não quero os neblina amarelos enquanto os farois normais são brancos, acho podre de feio....
Como fiz lift no bixim o povo desacostumado daqui vive dando faroladas mesmo quando estou só de farol baixo então na cidade é quase todo o tempo farolete de posição + neblinas (que iluminam mal e porcamente). Queria algo melhor, atualmente são Hella H1 55w

pequijeep
21/10/2022, 21:30
Fui procurar apenas "lampada h4 philips ultinon" e vieram trocentos resultados....
Procurei também as h1 ultinon pros neblina e outros trocentos resultados...
Bob, pode me dar uma luz? Como identifico qual vai dar certo?
Achei massa demais que tem Ultinon até para as lanternas traseiras e pros pingos... Queria para a luz de ré também rs
(sim, eu sou neurótica com gente que dirige teclando e eventualmente tentar enfiar o carro no porta-malas da gente através da porta... por isso o engate de degrau)

bobweg
30/10/2022, 20:34
(...)
Bob, esse kit Philips Ultinon é plug & play?
Pessoal aqui da minha cidade não é nada chegado em estudar e se não for vão acabar futricando e testando demais até estragar algo no circuito elétrico do meu carro, já tô até vendo....

O kit Philips Ultinon H4 que comprei à época foi plug-and-play: bastou desconectar o soquete da lâmpada original e conectá-lo no kit; o dissipador da lâmpada da Philips é rosqueável e os cabos passam sem problemas pelo centro daquela 'coifa' que veda a lâmpada atrás dos faróis. A caixa/reator/transformador de cada uma das lâmpadas prendi ao lado dos faróis com fita Hellermann (enforca-gato).




(...)
Bob, pode me dar uma luz? Como identifico qual vai dar certo?


Nos faróis principais as lâmpadas são H4 (farol alto e baixo na mesma lâmpada); nos neblinas mantive as lâmpadas tradicionais mesmo, de filamento (não lembro quais vieram no kit 'importado' que instalei no carro). Prefiro assim pra dirigir sob chuva e neblina.