PDA

Ver Versão Completa : F75 Estendida - Jaque

Jgaliotto
10/07/2016, 23:01
Olá pessoal,

depois 3 anos do inicio da reforma de F75 que tenho a 10 anos de muita trilha pesada, abro o tópico aqui no fórum pra registrar as varias modificações que estão sendo feitas.

Algumas foram pensadas desde o início e outras (a maioria como sempre) que foram surgindo ao longo da obra.

Segue fixa técnica antes da reforma aonde a maior parte da configuração abaixo já veio pronta.

F75 preta ano 1968
Motor 4.1i da C20 ano 96 (injeção original)
Caixa C10 3marchas
Reduzida Willis com alavancas no assoalho
Setor Hidráulico F1000 moderna que fica por dentro da travessa
Eixos originais com Bloqueio 75% calçado na traseira
Suspensão traseira original com jumelo revolver e barra anti torção
Suspensão dianteira aspiral com molas e braços de suspensão do Marrua adaptado (adaptei em casa)
Barras de direção reforçadas com pivos de direção do Mercedes 608
Freio a disco na quatro rodas
Pedaleira suspensa e servo freio da D20
Embreagem hidráulica
Guincho elétrico na dianteira embutido em baixo da grade
Bancos concha
Lataria levantada com calços de borracha (calço motor opala)
Lataria original, somente as portas com fechaduras e maquinas de vidros adaptados.
E mais algumas coisas que não lembro agora.

A reforma só teve que acontecer depois que percebi uma ruptura quase que completa no chassis, na altura do calço do motor do lado esquerdo . Posição que ficava o suporte da Panhard e ao setor hidráulico, pois ela estava posicionada atrás do eixo (pois é, quando adaptei a suspensão em casa ninguém me contou que não poderia ser atrás do eixo heheh).

Depois que apareceu esse problema parei ela por uns 3 meses de depois foi para a oficina para começar a reforma.

Na sequencia vou postando informações de como foi o andamento da obra e a ficha técnica atual.

Se alguém quiser ver tem alguns vídeos dela em ação nas trilhas tem no youtube.
Segue um vídeo. Na pagina tem mais:
Trilha Radical Fenajeep 2010 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=no_lDIFVCtU)

Segue umas fotos de como era antes do desmonte e como está agora.

Th Cerga
11/07/2016, 11:20
Assinado...top a F..parabéns...

tuna
11/07/2016, 11:32
Acompanhando aqui.

show de bola

[]´s

Júnior_NF
11/07/2016, 15:50
Assinando e acompanhando!

Show de bola seu projeto!!!

Jgaliotto
11/07/2016, 22:32
Boa noite pessoal,

Valeu pelas assinaturas e pelos comentários.

De início o objetivo era desmontar e trocar um pedaço do chassis e montar de volta sem muitas modificações.

Porém o "já que" entrou em ação: "Já que" vai desmontar troca a caixa por uma 4 ou 5M, "já que" vai desmontar arruma os podres do assoalho, e assim foi até chegar a ficha técnica abaixo que deve ser quase a definitiva (sempre o quase eheheh).

Motor C20 ano 96 reformado original (gasolina) - alterado bomba de óleo por uma de alto volume
Caixa 5M e reduzida do Toyota Bandeira ano 96 - alavanca no assoalho
Disco de embreagem da band com motor 14B e plato e rolamento da C20
Setor hidráulico F1000 moderna
Eixos F75 com kits Rotax com Eaton elétrico na traseira e 75% na dianteira - Relação 11x47
Pneus BF mud 37x12,5x17, rodas de ferro da hilux (antes era aro 15 com pneus 35")
Suspensão traseira original com jumelo revolver e barra anti torção
Suspensão dianteira aspiral com molas e braços de suspensão do Marrua com alguns acertos ajustes
Barras de direção reforçadas com pivos de direção do Mercedes 608 reposicionadas
Amortecedor de direção da C20/Bandeirante
Freio a disco na quatro rodas
Pedaleira suspensa readaptada e cilindro e servo freio da Ranger
Embreagem hidráulica
Guincho elétrico na traseira embutido em baixo da carroceria
Guincho mecânico ensimec na dianteira embutido em baixo da grade
Bancos concha com cinto 3 pontos retrátil
Feito painel para centralizar todos os botões e luzes indicativas
Coluna de direção do Kadet escamotiavel
Ar quente da Tower
Carroceria encurtada 20cm atrás do eixo e 12cm na frente do eixo.
Cabine aumentada 12cm atrás da porta, trocado todo assoalho e travessas que estavam podres além do túnel novo
Feito janela vigia traseira bi partida sob medida para F75

Alguns serviços que foram feitos para consertar e melhorar:
Chassis: trocado parte com problema de quebra, feito calços do motor novos, nova travessa da caixa, soldado os mais de 20 rachos que contei e cintado em cima e embaixo da frente até o primeiro suporte do feixe de mola traseiro. Comprado o pesinho da porta novo pq tb estavam ruins
Cabine: trocado parte de baixo das portas externo que estavam ruins e também a parte de baixo da porta, mudado bocal do tanque da cabine para carroceria, as travessas de suportação trocadas e montadas com o "U" invertido a fim de não acumular barro e agua. Túnel refeito deixando uma abertura para acesso a parte de traz do motor.
Caçamba: Encurtada na frente e traz, consertado vários podres e recortado as caixas dos para lamas e baixado o máximo possivel. Diminuiu entre 15 e 20 cm de altura.
Tanque: original com bocal mudado de lugar pra aceitar o gargalo vindo da caçamba.

Depois conforme for postando vou lembrando de maiores detalhes de cada modificação.

E vamo metendo foto do inicio da obra.

hercilio.neto
11/07/2016, 22:48
Que belo projeto Jeferson.
Coloca algumas fotos da suspensão dianteira. Gostaria de ver como ficaram apoiadas as molas, a fixação dos amortecedores e a disposiçao da panhard.
Parabéns está ficando linda e funcional.

schumaum
12/07/2016, 22:04
Belo projeto, gostaria de ver como ficou o guincho mecanico embutido sem cortar a grade dianteira e como voce vai fazer para acionar o mesmo.

rodrigomart
13/07/2016, 11:23
Estou acompanhando, show de bola, tbm estou fazendo quase a mesma coisa, só que com uma toyota cabine estendida! Até comecei um tópico pra ela, começando ela do 0! Vamos la hahs

lucaspissinini
13/07/2016, 11:35
Seguindooo!! Vai ficar Monstra!!!

Jgaliotto
14/07/2016, 09:46
Opa, valeu Hercilio.neto, não tenho aqui fotos especificas da suspensão. Quando for na oficina faço umas atualizadas.
Mas segue umas imagens mais antigas que da pra ter uma ideia.

Schumaum, também não tenho fotos atualizadas do guincho mas a ideia foi de baixar um pouco o rolo pra não ter que cortar a parte externa da grade. Mas a parte de dentro aonde tem o calço foi retirado e modificado.
E a única tomada de força possivel pra caixa 5M da Toyota é a original que fica na lateral da reduzida e não atras como do willys. E as cruzetas e cardans fiz com padrão utilizado na linha agrícola. Possíveis de lubrificação e bem mais fortes.
Numas das fotos abaixo da pra ver a tomada de força, inclusive com saída pra um possivel guincho traseiro.

Valeu Lucas, estamos tentando fazer andar o projeto, mas não está fácil $$$ hehehe.

Opa Rodrigo, estou acompanhado a Toyota. Show de bola a japinha. Vai ficar um monstrinho mesmo...
Um amigo aqui tem uma cabine dupla 94 e está instalando um 2.8MWM. Mais uma pra turma.

Segue fotos do andamento da obra com a parte do assoalho e travessas que foram trocadas antes de estender a cabine e o pedaço trocado do chassis tb.

Dic3
15/07/2016, 16:16
seguindo...

fabiano caxias
17/07/2016, 11:54
Ja acompanho literalmente de perto essa F

a empreitada é longa,como tu diz... coraaaaage kkk mas vai ficar top demais da conta

seguimos de olho

Jgaliotto
17/07/2016, 21:33
Opa, Pois é Fabiano. Coragem$$$ pra terminar... hehehe

Valeu pelos acompanhamentos.

Voltando as fotos prometidas.

Hercilio Neto, segue mais umas imagens agora com a suspa praticamente pronta. Falta só o amortecedor de direção.
Lembrando que a parte de fixação das molas tanto no eixo quanto no chassis não mexi.
Fiz essa instalação em 2009 e funcionou razoavelmente bem, e principalmente, muito forte e confiável.
Só a Panhard que não tinha ficado bom e que consertamos agora. E pra isso foi preciso acertar as barras de direção tb.
Pra esse sistema de suspensão, quanto mais na horizontal ficar a panhard e a barra de direção que sai do setor, melhor é e a dirigibilidade.
Confesso que não gostei muito da posição dos amortecedores mas não tem o que fazer sem ter que mexer em muita coisa. Então acho que vai ficar por ai...

Schumaum, nas mesmas fotos da pra ter uma ideia da instalação do guincho e o entrevero que foi cruzar o cardam com o braço pitman do setor, já que ficam bem próximos.
Não tinha o bico em cima agora, mas na peça de lata foi retirado quase toda a parte inferior interna do bico e aquela travessa aonde faz a fixação original. Agora, será feito por dentro do bico, junto a parte central, um suporte pra casar com o suporte logo acima do guincho. Vai umas fotos mais antigas do bico.
E tivemos que criar um sistema pra liberar e travar o rolo já que a alavanca do guincho fico embaixo do bico e sem acesso.
Pra isso o Gustavo (Mecânica Da Lama) se puxou e fez um sistema muito bacana, faltando apenas alguns ajustes. Essa foto tb é um pouco antiga já que agora não usa mais aquele arco que aparece dentro do bico.

Acho que por hoje é isso. Abraço.

hercilio.neto
19/07/2016, 09:09
Muito bacana mesmo.

caiom
25/07/2016, 14:22
Muito legal, sempre quis ter uma F-75!!
Boa sorte com o projeto, acompanhando!

Jgaliotto
29/07/2016, 09:47
Galera, valeu pelos comentários.

E seguindo a história do "já que".

No primeiro ano em que a F75 ficou parada acabei comprando uma Ranger 2001 cabine simples para uso mais em passeios. Com essa Ranger percebi como é importante ficar bem posicionado e confortável para dirigir principalmente na questão do posicionamento do banco, alavanca, pedais e volante.

A F75 nunca foi um primor de conforto, principalmente depois que coloquei o banco concha, já que deixando uma inclinação legal para as costas e para que te puxe pra dentro do banco, a cabeceira do banco pegava no vidro traseiro empurrando todo o banco pra frente e com isso deixando as pernas dobradas e "meio amontoadas".

Com isso entendi que teria que fazer alguma coisa na picape de trilha pra melhorar isso. Primeiro surgiu a ideia de mexer só na estrutura do vidro traseiro colocando ele mais pra fora. Mas comecei a imaginar e projetar a mudança e isso não me agradou. Até já tínhamos comentados de estender a cabine pela complexidade da mudança eu ainda relutava.

Fiquei um bom tempo buscando alguma outro solução mas acho que não tem pq não encontrei eheheh.
Mas depois de quase pronta a lata quanto aos concertos, decidi cortar a cabine e aumentar 12 cm depois da porta e diminuir esses 12 cm na parte dianteira da carroceria mantendo o entre eixo. Como o teto é bem arredondado próximo aos cantos e em formato de trapézio se olhado de cima tivemos que fazer um corte sob a calha e cortar a folha do teto bem no meio, a fim de minimizar esses problemas de ângulos para soldagem.

Segue umas fotos...

Dic3
29/07/2016, 11:15
eu achei que voce ia estender a cabine ao estilo das ranges/s10 cabine estendida, pensei ate que voce ia colocar aquele pequeno vidro vigia na lateral

tuna
29/07/2016, 16:34
Deixa ver seu eu entendi direito, vc estendeu a cabine pra trás, mas encurtou na frente, é isso?

[]'s

lucaspissinini
29/07/2016, 17:08
Aumentou a cabine na parte de trás e diminuiu a "Caçamba" na parte da frente, correto?

Jgaliotto
29/07/2016, 21:27
Opa, Tuna acho que me atrapalhei na descrição, mas o Lucas matou.
A medida que acrescentei no comprimento da cabine, eu encurtei na parte dianteira da carroceria mantendo o entre eixos com a medida original.
Aproveitei que as colunas dianteiras, a travessa superior e folha de fechamento da parte dianteira da carroceria estava ruins e cortei fora inteiro. Agora no fechamento colocamos uma folha nova e as colunas e a barra superior serão feitas novas.

Dic, até cogitei estender ela mais um pouco e por o vidro, porem a informação que recebi é que aqui no estado se colocar o vidro tem que fazer vistoria no Inmetro. Como o RS é o pior estado que tenho informação pra fazer esses tramites de Inmetro e documentação, optei por não por o vidro e assim evitar essa turma que vive procurando cabelo em ovo hehehe.

Segue mais umas fotos e ai da pra perceber o corte na carroceria.

Jgaliotto
02/08/2016, 22:18
Mais umas fotos...

Jgaliotto
30/08/2016, 11:08
Opa, depois do inicio do tópico sobre a picape acho que já apareceu o nome da bendita: Jaque.

Depois de tantos "já que" não tem como ter outro nome hehehe

Bom, como a coisa esta devagar $$$ vamos fazendo e comprando coisas menores.

Segue imagem do volante Shutt que apareceu de oportunidade. A cor não é a melhor mas por hora vou montar assim, mas depois pretendo jatear e pintar de preto ou cinza ou deixar na cor alumínio.
E da pra ter uma ideia com a coluna escamoteável que é a mesma que irei usar na Jaque.

Tem também foto do painel central que montei. Como tinha essa parte central com vários recortes e furos e vários botões e luzes que serão instalados, em conversa com o eletricista, optei por fazer um painel externo que vai parafusado na parte central do painel.
Na montagem deste painel busquei usar botões que não usem relé, já que vivem molhados e úmidos e reles e agua não combinam.
E sem contar na praticidade na manutenção, pois o painel poderá ser removido ou afastado facilitando o acesso.
E pra completar fiz um adesivo de todo o painel com as descrições de cada botão pra não ter engano.

Nele consta um relógio conta giro e um relógio de pressão de óleo do motor.
Tem um botão original da F75 para ligar os faróis e um botão reforçado para ligar a ventoinha elétrica (dois pretos nas pontas).
E na parte central são 7 botões (1 está sobrando) de 20A para ligações diversas e todos com luzes para indicar quando está ligado.
Mais acima tem 4 luzes relacionadas ao motor e a caixa, além de uma tomada para carregar o celular e outros.

E assim vamos...

Dic3
30/08/2016, 11:14
Meu volante tambem nao tinha a cor que eu queria, isolei a parte em couro e pintei no verde militar da carroceria, ficou um resultado muito bom

lucaspissinini
30/08/2016, 16:19
Opa, depois do inicio do tópico sobre a picape acho que já apareceu o nome da bendita: Jaque.

Depois de tantos "já que" não tem como ter outro nome hehehe

Bom, como a coisa esta devagar $$$ vamos fazendo e comprando coisas menores.

Segue imagem do volante Shutt que apareceu de oportunidade. A cor não é a melhor mas por hora vou montar assim, mas depois pretendo jatear e pintar de preto ou cinza ou deixar na cor alumínio.
E da pra ter uma ideia com a coluna escamoteável que é a mesma que irei usar na Jaque.

Tem também foto do painel central que montei. Como tinha essa parte central com vários recortes e furos e vários botões e luzes que serão instalados, em conversa com o eletricista, optei por fazer um painel externo que vai parafusado na parte central do painel.
Na montagem deste painel busquei usar botões que não usem relé, já que vivem molhados e úmidos e reles e agua não combinam.
E sem contar na praticidade na manutenção, pois o painel poderá ser removido ou afastado facilitando o acesso.
E pra completar fiz um adesivo de todo o painel com as descrições de cada botão pra não ter engano.

Nele consta um relógio conta giro e um relógio de pressão de óleo do motor.
Tem um botão original da F75 para ligar os faróis e um botão reforçado para ligar a ventoinha elétrica (dois pretos nas pontas).
E na parte central são 7 botões (1 está sobrando) de 20A para ligações diversas e todos com luzes para indicar quando está ligado.
Mais acima tem 4 luzes relacionadas ao motor e a caixa, além de uma tomada para carregar o celular e outros.

E assim vamos...

Cara que inveja desse painel, (inveja das boas) feito com muito capricho parabéns!

Jgaliotto
31/08/2016, 21:37
Dic, é essa a ideia mesmo.
Mas como este volante é em alumínio imagino que é preciso de maiores cuidados na preparação da pintura.
Mas na hora de pintar eu vou atrás...

Lucas, valeu.
Foi só um pouco de tempo e criatividade.
Se precisar de alguma dica é só pedir.

Dic3
01/09/2016, 08:55
Nao se preocupe pelo fato de ser em aluminio, se for pintar de preto escolha o preto vinilico que tem uma otima resistencia. Se for pintar em outra cor opte pelo pu.
A preparacao nao tem segredo, basta fosquear a superficie e mandar tinta, o alumnio tem uma otima aderencia

Jgaliotto
06/09/2016, 08:14
Nao se preocupe pelo fato de ser em aluminio, se for pintar de preto escolha o preto vinilico que tem uma otima resistencia. Se for pintar em outra cor opte pelo pu.
A preparacao nao tem segredo, basta fosquear a superficie e mandar tinta, o alumnio tem uma otima aderencia

Então é mais facil do que achei. Beleza.
Valeu pelas dicas Dic.
Abraço.

Jgaliotto
23/09/2016, 09:21
Ola pessoal.

Outra melhoria que consegui com a ajuda de um picapeiro foi a produção do vigia traseiro com abertura, já que no verão a picape vira um forno. Ainda mais a minha que é preta.

Lembro que a janela foi produzida com a medida externa do vidro original e por isso não foi preciso mexer na lataria.

A janela já veio com as borrachas e os vidros montadas. Pronta para por no lugar.

Jgaliotto
27/09/2016, 09:12
Bom dia,

alguém sabe como faz pra corrigir o titulo do tópico?

Queria alterar para: F75 Estendida - Jaque

hercilio.neto
27/09/2016, 10:32
Bom dia,

alguém sabe como faz pra corrigir o titulo do tópico?

Queria alterar para: F75 Estendida - Jaque
Galiotto,
Você pode solicitar a alteração na seção SUPORTE. Pode até utilizar algum tópico que já foi aberto para essa finalidade.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suporte/
Forte abraço.

Jgaliotto
30/09/2016, 10:15
Valeu Hercilio pela dica.

Já fiz a solicitação.

abraço.

Jgaliotto
05/10/2016, 22:02
Opa. Valeu pela mudança.

Agora com devidamente batizada hehehe.

Jgaliotto
21/12/2016, 08:42
Pneus montados e acho que definitivos.

Jgaliotto
31/07/2017, 08:19
Novidades galera.

Sábado a Jaque partiu pra chapeação.

Vamos ver se até o fim do ano ela fica pronta.

Tem mais uma foto que mostra como ficou a caçamba com os para-lamas rebaixados e a coluna central refeita.

Abraço.

Jgaliotto
17/10/2017, 08:28
Opa, segue algumas imagens da obra em andamento.

Jgaliotto
06/12/2017, 09:15
Bom dia, imagens dessa semana do andamento da obra.

Semana que vem eletricista.

hercilio.neto
07/12/2017, 20:25
Tá ficando muito linda.

Jgaliotto
18/12/2017, 08:03
Opa, valeu Hercilio.

Mais fotos atuais e uma de 2006 logo que comprei ela.

Já está no eletricista.

lucasmontanher
18/12/2017, 09:36
Muito boa a reforma amigo, parabéns!!! :palmas:

Agora, gostaria de pedir um favor: na minha F, também tenho o mesmo guincho Ensimec na dianteira. Será que teria como você me mandar umas fotos detalhadas da instalação do seu guincho?? Estou mexendo na minha e estava discutindo com meu mecânico a possibilidade de "embutir" o guincho na lataria, como você fez na sua.

Sem querer incomodar, mas já incomodando haha
Só pra eu ter uma idéia de como ficou e um ponto de partida.

Obrigado desde já!

Jgaliotto
18/12/2017, 16:56
Valeu Lucas.

Da uma olhada nas fotos que postei no tópico 13.
Ali tem varias fotos e algumas que mostra o guincho.
Mas basicamente foi tirado a travessa inferior do bico e todo o fechamento inferior e foi refeita a sustentação do bico reforçando a partir da parte central.

Se ficar com dúvida me avise que tiro novas fotos.

Abraço.

lucasmontanher
19/12/2017, 15:41
Valeu Lucas.

Da uma olhada nas fotos que postei no tópico 13.
Ali tem varias fotos e algumas que mostra o guincho.
Mas basicamente foi tirado a travessa inferior do bico e todo o fechamento inferior e foi refeita a sustentação do bico reforçando a partir da parte central.

Se ficar com dúvida me avise que tiro novas fotos.

Abraço.

Valeu Jeferson!!!

Li todo o tópico e passei batido nas fotos... mas por ali dá pra ter uma ideia sim!!!

[]'s e bom final de ano

Jgaliotto
02/02/2018, 08:03
Opa. E ai galera. Por aqui a obra está andando.

Hoje ficou pronta a maior parte da elétrica. Agora volta pra oficina pra ligar freio, direção, embreagem, guinchos, cardans e instalar para choques traseiros, suportes de placa, estribos e outros detalhes que faltam. E esses acabamentos que toma tempo...

Segue fotos da parte interna. Do externo não tinha espaço pra bater fotos.

Ahh, o volante vou deixar ele na cor que veio. Como ficou toda escura dentro a cor do volante fica um detalhe legal.

Semana que vem posto fotos do lado de fora.

Abraço.

hercilio.neto
02/02/2018, 09:25
Jeferson,
De qual carro é a caixa evaporadora?

Jgaliotto
02/02/2018, 20:34
Opa, fotos externas...

Jgaliotto
02/02/2018, 20:36
Jeferson,
De qual carro é a caixa evaporadora?

Opa, Hercilio. essa caixa evaporadora é da Towner.

Bem interessante, pequena com radiador e ventilador embutido. Muito pratica de instalar.

Abraço.

jacildo santana
03/02/2018, 01:07
Satisfação Jeferson

Há tempos q acompanho seu tópico, desde q vi o título, F75 Estendida, muita coisa bem bolada (aquele vidro tras. ficou show), parabens.

Também achei interessante essa evaporadora , como é a distribuição do AR?

Abraçss e PAZ

Jgaliotto
06/02/2018, 08:07
Satisfação Jeferson

Há tempos q acompanho seu tópico, desde q vi o título, F75 Estendida, muita coisa bem bolada (aquele vidro tras. ficou show), parabens.

Também achei interessante essa evaporadora , como é a distribuição do AR?

Abraçss e PAZ

Opa, Satisfação Jacildo.

Valeu pelos comentários. Sobre a janela acho que terei um lote para venda em breve.

Já a evaporadora acho que me confundi ainda na resposta ao Hercilio.

Evaporadora é para ar condicionado, certo? Não tenho Ar instalado na picape.

Na verdade é um radiador de ar quente, já que aqui no sul o inverno é pegado. Acho que ai em PE vc não vai precisar eheheh.

A caixa plástica tem sistema de circulação, ventilador de uma velocidade e válvula de abertura tudo no mesmo conjunto. Bem compacta mas a velocidade do ventilador é baixa.

Se funciona direitinho? Não sei pq o carro ainda não funcionou e não pude testar.

Mas acho que em breve ela volta a ativa.

Abraço.

jacildo santana
07/02/2018, 20:14
Opa, Satisfação Jacildo.

Valeu pelos comentários. Sobre a janela acho que terei um lote para venda em breve.

Já a evaporadora acho que me confundi ainda na resposta ao Hercilio.

Evaporadora é para ar condicionado, certo? Não tenho Ar instalado na picape.

Na verdade é um radiador de ar quente, já que aqui no sul o inverno é pegado. Acho que ai em PE vc não vai precisar eheheh.

A caixa plástica tem sistema de circulação, ventilador de uma velocidade e válvula de abertura tudo no mesmo conjunto. Bem compacta mas a velocidade do ventilador é baixa.

Se funciona direitinho? Não sei pq o carro ainda não funcionou e não pude testar.

Mas acho que em breve ela volta a ativa.

Abraço.

Ok Jeferson, tá explicado.... valeu.
Agora, a janela, só num proximo projeto, quem sabe.
Ficamos aguardando novidades.

Abraçss e PAZ

Jgaliotto
23/03/2018, 22:47
E ai pessoal. E Jaque voltou a estrada essa semana.

Ainda sem o eixo dianteiro funcionando já que as RCV não couberam. O eixo esta empenado.
Se alguém tiver um eixo dianteiro de F75/Rural sobrando me avise eheheh

E por terminar mais alguns detalhes. Mas o que importa é que ela se movimenta sozinha heheheh.

Poucas fotos por enquanto que estamos na correria. Na sequencia posto mais.

Abraço.

Jgaliotto
15/06/2018, 20:06
Obra seguindo por aqui. Depois de usar ela uns 40 dias agora voltou pra oficina pra terminar varias detalhes.

O principal é o problema do eixo dianteiro. Comprei a Homocinéticas RCV, porem meu eixo dianteiro esta torto e as benditas não entram. As RCV entram na bolota do eixo Willis mas ficam no limite, praticamente raspando.

Depois de vários cálculos e consultas resolvi fazer um eixo híbrido.

Já que teria que retirar os suportes e praticamente limpar o eixo por fora pra resolver o problema do eixo torto e ainda assim ficaria bem justo, sem margem de erro.

Por isso vou usar a parte central, popular "porquinho" da picape, Dana 44, porem as pontas carcaça (bolota) e o montante (frigideira) da bandeirante.

Aproveito que teria que desmontar o eixo e já faço esse upgrade nele, me livrando dos rolamentos cônico do Willis, que são muito pequenos e vivem incomodando, passando pros de Toyota que são maiores e mais reforçados.
Se for preciso, vamos trocar o tubo do eixo pra que fique reto e reforçando.

E segue o baile...

tuna
25/06/2018, 11:37
Linda camionete, a postura dela ficou show de bola, parabéns

[]´s

Jgaliotto
28/06/2018, 08:54
Valeu Tuna. Ta tomando forma...

Mais foto perdida no celular.

Jgaliotto
24/07/2018, 10:24
E segue a obra.

A principio não precisa trocar o tubo e tirar todos os suportes.
Só "enxertar" as pontas de carcaça da bandeirante.

Aristides Jr
24/07/2018, 11:35
Jeferson! Foi um prazer enorme poder ler inteiro este tópico!
Fiquei impressionado com a maneira simples e ousada com que cortou e soldou a lataria!
Eu pessoalmente gosto muito de originalidade, mas aprecio demais quem modifica seu veículo a fim de torná-lo mais apropriado para sí! Continue sempre assim!
Tenho que te agradecer pela oportunidade de nos mostrar seu trabalho!
E por fim quero lhe transmitir o merecido parabéns!

Jgaliotto
25/07/2018, 10:36
Obrigado pelas palavras Aristides Jr.

A intenção aqui sempre foi de mostrar o que foi feito, como foi feito e porque foi feito.
Por que assim ajuda a quem tem desejo de iniciar um projeto a decidir se aquela modificação é boa pra ele ou não.

E sempre lembrando que não bolei tudo sozinho. Tenho muitos amigos e conhecidos que são do meio off road e da preparação/restauração de carros. Por isso que cada alteração conversei com varias pessoas antes de bater o martelo. Dessa forma diminui o risco de arrependimento hehehe.

E sem contar também o mecânico que trabalhou (ainda trabalha heheh) em cima pra resolver os problemas ou pra por em pratica as ideias malucas. O Gustavo da Mecânica Da Lama, de Caxias do Sul-RS, foi quem fez a maior parte do projeto com toda parte de concerto e adaptação mecânica e de corte e solda na lataria.

Obrigado mais uma vez Aristides Jr. E vamos em frente...

Jgaliotto
27/07/2018, 09:44
Mais umas fotos do eixo dianteiro. Agora na pré-montagem.

Jgaliotto
25/09/2018, 08:53
E segue a lida com esse eixo dianteiro. Meio devagar a obra mas um dia chegamos lá.

Agora é colocar no lugar pra verificar as barras e amortecedor de direção.

Depois desmontar tudo, jatear, pintar epoxi e montar em definitivo.

Acho que pro fim do ano da pra fazer uma trilha...

Jgaliotto
13/11/2018, 07:59
Eixo Dianteiro no lugar e quase pronto. Faltando alguns detalhes.

Pintura Epoxi, reforço de munhão da DS Trac e amortecedor de direção da Bandeirante.

Ta quase...

Jgaliotto
08/01/2019, 09:06
Depois de 2 meses, muita correria e imprevistos a Jaque voltou a ativa.

Na saída da oficina tive mais um imprevisto com uma falha de motor, na busca pelo problema acabei achando alguns problemas na injeção eletrônica, pra só depois descobrir que o que me deixou a pé foi sujeira no tanque. A junta da boia se desmanchou e estava entupindo o pescador do tanque.

Mas por fim consegui ir a praia com ela (em torno de 180km de distancia) e acabei conhecendo o Tuia (mais uns 60km da onde eu estava), famosa trilha nas dunas na beira das lagoa do RS entre Nova Tramandai e Cidreira.

Foi em voltou sem maiores imprevistos, um vazamentinho aqui, outro ali, um pivô folgado e etc. Na trilha o guincho mecânico se recusou a funcionar já que o cardam soltou numa da emendas.

Agora seguindo nos ajustes (pelos próximo ano...)

Rodrigo Baratti
08/01/2019, 20:29
Essa F tá muito linda!
Parabéns!

[]’s

Aristides Jr
09/01/2019, 12:27
Olá Jeferson!

Muito legal ver sua bela máquina andando e bem! Posso imaginar a alegria e satisfação que isso trás!

Dá para ver que agora os ajustes, são poucos, e cada vez mais simples!

Falando nela:- Cada vez que olho reparo em detalhes de que eu gosto! Muito bom gosto o seu! e tudo com funcionalidade...

Lá no começo voce disse que as rodas são de Hilux 17! Ficaram muito boas!
Tem estilo diferente das americanas, parece roda européia, ou como chamamos aqui de roda "talada"!
São daquelas que se monta o pneu pelo lado de trás?

Abraços,

Jgaliotto
11/01/2019, 21:17
Valeu Rodrigo.

Agora ta ficando como eu queria...

Jgaliotto
11/01/2019, 21:32
Valeu Aristides. Agora estou começando a curtir o equipamento...

Confesso que na ida tava com medo.
Mas depois de dar umas voltas e fazer uma trilha de leve já fiquei mais tranquilo.

Das rodas, é isso mesmo.
Essa roda original é muito "positiva" ficando o pneu muito pra dentro.
Pela disposição da suspensão dianteira não teria nem como montar com uma roda original, pela posição das molas que pegaria por dentro do pneu.
Pra modificar elas e deixar elas "negativas" leva num torneiro mecânico que tenha equipamento pra esse tipo de serviço.
Ele tira a solda original que une o disco e o aro no torno, inverte a posição do aro, ficando a parte que era por dentro pra fora, e solda de novo.
Por isso se monta o pneu pelo lado de trás. Fica bem interessante e a roda fica taluda.

Mas as rodas ainda não estão finalizadas. Pra esse ano esta nos planos uns bad-lock, quando der $$$ heheheh.

Abraço.

Jgaliotto
23/03/2020, 16:11
Reativando o tópico.

Aproveitando a parada forçada pra atualizar histórico da Jaque em 2019 e nesse inicio de 2020.

Devido a mudança de emprego acabei fazendo poucas trilhas, como gostaria, mas as que aconteceram foram bacanas.

Segue algumas fotos e videos.

Jgaliotto
23/03/2020, 16:19
Mais algumas:

Jgaliotto
26/03/2020, 14:24
Videos...

YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=VpP2l88q4Ik)

F75 Preta retornando a ativa - 2 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=qzvJPNymyIg)

F75 Preta retornando a ativa - 3 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=hsKBtN7K39E)

Jgaliotto
26/03/2020, 14:26
Mais alguns...

F75 Preta retornando ao Jua 2019 - Alagados - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=xW9611jxVhs)

F75 Preta retornando ao Jua 2019 - Erosoes - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=NRMijM9jixg)

MASCernev
08/04/2020, 10:01
Sensacional sua F75, acabo de adquirir uma bem originalzinha, mas com certeza seu projeto vai servir de inspiração!

Jgaliotto
23/04/2020, 08:06
Opa, Obrigado pelas palavras. E parabens pela aquisição.

Sensacional sua F75, acabo de adquirir uma bem originalzinha, mas com certeza seu projeto vai servir de inspiração!