PDA

Ver Versão Completa : Filtro de ar da kombi



Delfim
16/01/2004, 11:25
E aí pessoal, tudo tranquilo ?
Estou adaptando o filtro de ar seco da kombi no meu CJ5 motor BF161 6 cil.
Fixei ele no cofre do motor, na parte interna do para-lama direito. Coloquei a carcaça na horizontal, mas estou com uma dúvida:
a aspiração do ar se dá pela tampa, que tem uns furos (dá para ver o elemento dentro da carcaça). Como esta tampa da carcaça está voltada para a frente, próxima ao radiador, acho que a aspiração está bem protejida quanto ao barro e água. Estou correto ?
Existe outro modelo de carcaça, com aspiração por um tubo ?

Alemão
16/01/2004, 11:28
E ae... blz? :wink:

No meu CJ-5 BF-161 eu tô com o filtro original... Gostaria de saber qual filtro seco se adapta melhor no Jeep. Já me disseram que o do Uno fica bom..... mas nunca ví num Jeep.


[]'s......
:D

Marcelo
16/01/2004, 11:45
Alemão,

Utilizei o da Pampa, que é a mesma do Corcel ( :roll: se não me engano :roll: ).
Comprei num desmanche por 30 latas. O elemento também é baratinho. :wink: :wink:

[s] secamente aspirados,

Raphael Stocker
16/01/2004, 12:24
Amigos

Eu fui -olhem o verbo passado- o infeliz proprietario de um motor Huricane com filtro de Kombi... fica be estrangulado...

vou procurar fotos.. e já posto..

o filtro do corcel é como o do motor OHC, um otimo filtro...
acho que vale mais....

[]´s
Raphael

Cícero Franco
16/01/2004, 12:41
Quando a Potranca tava com motor BF161 eu coloquei o filtro de ar do Chevette. Serviu perfeitamente, sem precisar fazer nenhuma enjambração.

[]s

Alemão
16/01/2004, 13:37
Fala ae pessoal....

Amanhã vou sair rodando os ferro-velhos para achar um de bom estado....
valeu pelas dicas.....


[]'s......... :D

kge
16/01/2004, 13:40
Amigos

Eu fui -olhem o verbo passado- o infeliz proprietario de um motor Huricane com filtro de Kombi... fica be estrangulado...

[]´s
Raphael

Eu tô usando o filtro da kombi, não senti que o carro está estrangulado não. Fiz um teste com e sem filtro e não percebi diferença.
O meu amigo também não percebeu diferença.

O teste foi andar num trecho determinado, com subida, rampa e descida.
Existe algum outro teste que eu possa fazer para comprovar ?

Vou tentar tirar algumas fotos da forma na qual eu adaptei o filtro e posto aqui para o pessoal ter uma idéia..

[]´s.

Delfim
16/01/2004, 13:45
[]´s
Raphael[/quote]

Vou tentar tirar algumas fotos da forma na qual eu adaptei o filtro e posto aqui para o pessoal ter uma idéia..

[]´s.[/quote]

Beleza, aí eu comparo com o jeito que estou montando o meu.

Eduardo Chaves
16/01/2004, 15:38
PessoALL,

Para saber se o filtro está estrangulando o ar, faça o seguinte:

Façam o teste no mesmo percurso com e sem o filtro, se tiver problemas, o desempenho com o filtro será menor... :wink:

[]'s...

Scacca
16/01/2004, 16:11
Tenho o velho BF-161... existe algum carburador que torne meu motor menos beberrão, que seja mais moderno e de fácil adaptação?

Mas referente ao assunto acima, muita gente usa o filtro da kombi em trilha e nunca ouvi reclamações.

[]'s futuramente economico :lol:

Cícero Franco
16/01/2004, 16:13
Eu acho que pro BF parar de beber, só os AA!!! :shock:

Cícero Franco
16/01/2004, 16:16
Falando sério. Usar ignição eletrônica faz com que o platinado trabalhe com baixa potência, melhorando o desempenho. Isto melhora a faísca nas velas. Trocar os cabos por novos também ajuda muito, bem como uma boa limpeza e regulagem no carburador. Agora, o BF consumindo 5,5 km/l é o melhor que se consegue...

[]s

marco cruz
16/01/2004, 16:19
Estou usando o filtro do tempra, que tb é barato e meio preparado para um snorkel...

Scacca
16/01/2004, 16:37
Valeu pessoal, me sinto muito melhor sabendo que meu velho BF é um bebado sem volta.

Achei que pelo menos um carburador melhor existiria, ja que aquele é coisa do Mac Giver; Com um chiclete, caninho de antena e 2 arruelas faço um igual. hehehehe. 8)

Fala sério, não é possivel que não tenha um carburador melhor pra adaptar.

[]' desapontado :cry:

kmoretto
16/01/2004, 16:42
Tem o do Uno ( aprox. 15 KM/L ) mas vc vai ter que substituir também uma pecinha que vai embaixo do carburador ( o motor ) :lol: :lol:

Cícero Franco
16/01/2004, 16:42
Eu já vi aqui no forum algum papo sobre adaptação de carburador. Dá uma pesquisada que pode ser que tu aches alguma coisa por aí.

[]s

Scacca
16/01/2004, 16:49
Obrigado

Tu é um cara du caraio (isso é bom).

Valeu pela ajuda

Abraço

kge
27/01/2004, 10:24
Demorou mas veio:

Como prometido estou enviando as fotos da adap do filtro seco da komboza.
Como meu CJ tem aquela saída lateral no capô aproveitei para puxar o snorkel.
Para adaptação do filtro no carburador utilizei a coifa que vem no próprio filtro (colocada no bocal do carburador), a curva do filtro cortada e uma mangueira de 2". Pretendo aumentar essa mangueira para 2 1/2", mas para isso preciso concluir o curso "faça vc mesmo - Solda Acetil+Oxi", pois a própria saída do filtro é 2" e para aumentar precisa rasgar o bocal de saída de ar do filtro e colocar um maior.

A coifa que utilizei para adaptar a entrada de ar do filtro na mangueira de 2 1/2" é de um carburador do gol, não sei qual é, pois eu a tinha jogada em casa.

[]´s.

KGE

Joselito
27/01/2004, 10:36
:D

No Bender coloquei o filtro do santana, mas adaptamos ele para dentro do Jeep, em cima dos pés do passageiro, como se fosse um snorkel, e não fez diferença nenhuma em termos de potencia, e com certeza no barro e na agua não tem problema nenhum pois não molha nunca...

:)

Cícero Franco
27/01/2004, 10:39
Só quando molhar o passageiro! he he he

ribon
27/01/2004, 10:49
Joselito,

Não fica um cheiro forte de gasolina (mais que o normal), dentro do jipe?

Você tem fotos?

Até...

Joselito
27/01/2004, 11:17
E ai Ribon....

Não, não houve nenhum aumento no cheiro, continua como era antes, já usei ele modificado para fazer uma trilha e para uso na cidade e tudo igual.

Não tenho fotos ainda, pois estou sem a digital, então as fotos são de maquina normal, pode demorart um poquinho mas vou colocar elas no meu album pessoal...

Blz.

:D

Cotrim
27/01/2004, 18:15
No Escória, adaptei um de Uno, é parecido com o da Kombi, e não deu diferença de potência, pelo menos não senti.

[]'s filtrados

Luis Assis
27/01/2004, 23:37
Ja que o assunto é filtro, voce ja viram o de S-10, com cartucho cilindrico?? Ele é feito de plastico, e tem uma boa vazão de ar... E custa L$ 70.00 novo, na propria concessionária... E é muito facil de ser instalado, basta uma braçadeira, que ja acompanha ele...
[]'s
Gustavo

CJ 60
28/01/2004, 01:28
Ae galera a um tempo atras ja rolu algo sobre filtros e snorkel...


http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=824

matrakaum
30/12/2008, 18:09
RESSUSCITANDOOOO...
Estou prestes a instalar um flt. da Kombi. Mas toh c/ uma dúvida.
O flt que tenho é o original e nele tem uma mangueira que vem do motor, acho que é o respiro, e por lá vem alguma coisa de óleo tb.
A pergunta é: O que faço c/ esta mangueira no flt novo pois o mesmo não tem a entrada para ela?
Isolo a saída da mangueira? Neste caso como ficaria o respiro?

Um abraço,

wcas
30/12/2008, 23:11
Matrakaum, no meu não tinha nenhuma mangueira que vinha do motor, mais um dia desses olhando num topico aqui, não lembro sobre qual assunto, eu li que tem um respiro do motor que ia ligado ao filtro de ar e para isso era ligado uma valvula anti-chama no meio da mangueira, antes de chegar no filtro pra não ir oleo para o filtro de ar.

wcas
30/12/2008, 23:13
Vê se é isso que voce esta falando:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48633&page=2 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48633&page=2)

eu comprei uma valvula dessas indicada pelo kim. :concordo:

matrakaum
31/12/2008, 10:28
Veja estas fotos...aquela tampa que tah na tampa do cabeçote, por onde se coloca o óleo do motor, tem uma mangueira e esta vai ligada no flt. de ar.:palmas: (o emoticon é exigência do meu filho)...
Eu vi que o do Kim tem a tampa mas não tem a mangueira.
Então posso, simplesmente, isolar a saída da mangueira?
Se a gente não se falar, Desejo à vc. e a toda sua família um ano-novo repleto de realizações e paz..estendo ainda meus votos à todos da nossa família forista..

Um abraço,

Sergio Rocha
31/12/2008, 12:00
Não isole essa mangueira.:parede::parede::parede:

Se fizer isso a pressão dentro do teu cárter vai dar merd@.

vc pode liga-la no tubo que vai da boca do carburador até o filtro.Ou simplesmente deixar a mangueira dependurada pra baixo.

No meu tem duas mangueiras uma está ligada na saída do carburador e a outra coloquei um filtro pra dar um acabamento legal e não dixar ela dependurada.

Veja a foto, mas não repare na borracha amarrando o carburador.:mrgreen:

[]'

wcas
31/12/2008, 15:16
Veja estas fotos...aquela tampa que tah na tampa do cabeçote, por onde se coloca o óleo do motor, tem uma mangueira e esta vai ligada no flt. de ar.:palmas: (o emoticon é exigência do meu filho)...
Eu vi que o do Kim tem a tampa mas não tem a mangueira.
Então posso, simplesmente, isolar a saída da mangueira?
Se a gente não se falar, Desejo à vc. e a toda sua família um ano-novo repleto de realizações e paz..estendo ainda meus votos à todos da nossa família forista..

Um abraço,

No meu jeep esta mangueira não esta ligada a nada, somente solta virada para baixo no motor, como um respiro.

Um feliz ano novo pra voce e a todos os amigos aqui do forum que sempre contribuem para nós novatos em como dar aquela arrumada na caranga. !!! :dance: :dance: :dance:

Rodrigo Baratti
02/01/2009, 12:18
O meu utiliza o filtro de ar da kombi, mas o motor é 4 cil opala.
Quando comprei o filtro revirei o ferro velho e achei uma mufla de borracha da volks (não sei o carro) que se encaixou perfeitamente no carburador e tinha 2 entradas para mangueiras. Isolei uma e a outra conectei a mangueira do respiro.

Dê uma olhada no tópico, os motores são diferentes, mas o conceito deve ser o mesmo.
Mangueiras do respiro na tampa do cabeçote - GM 151 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44391&highlight=mangueira)