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Ver Versão Completa : Flex ou diesel?



Gederson
05/07/2016, 17:31
Estou na dúvida se pego uma triton flex seminova (14 mil rodados) ou uma diesel com 114 mil km rodados.

Gederson
07/07/2016, 04:39
me ajudem aí pessoal a flex é 2015 e a diesel 2013, por favor, nunca tive caminhonete, to dando tiro no escuro...vale a pena comprar flex se for carro só pra passeio?

Glaicon
07/07/2016, 06:40
me ajudem aí pessoal a flex é 2015 e a diesel 2013, por favor, nunca tive caminhonete, to dando tiro no escuro...vale a pena comprar flex se for carro só pra passeio?
No modelo diesel você paga mais caro pela viatura, mas fica muito mais feliz na hora de reabastecer e pegar a estrada.
Viatura à gasolina, seja seis ou oito cilindros, o cara fica sempre fazendo contas de média de consumo, sofrendo a cada reabastecimento.
Se uma média de 4,5 a 5,0 Km/l, na cidade, com gasolina, não lhe incomodam, siga em frente.
Acabei de comprar uma Pajero Full 2008 à diesel.
Paguei R$ 19.000,00 à mais que uma modelo idêntica à gasolina.
Muitos dirão: "ah, mais com essa diferença tu faz uma viagem, coloca pneus novos, multimídia e o escambau."
Pois é. Mas depois que acabarem os R$ 19.000,00, aí vem a tristeza na frente da bomba de gasolina, vendo médias de 4,5 a 5,0 Km/l na cidade.
Por isso, pondere.
Quanto aos 114.000 Km´s rodados da diesel, se fôr viatura com uma regular troca de óleos e filtros, tá nova.
Boa sorte na sua procura.:concordo:

dojao campeao
07/07/2016, 11:08
Gederson, já possui 2 Tritons V6 flex, e após uma Dakar diesel agora estou com uma Triton diesel, e te digo o seguinte para ajudar vc a decidir: 1) considere quantos km vc roda p mês e quanto disponibiliza no seu orçamento para combustível, e inclua que seguro, ipva e manutenção das flex custam um pouco menos; 2) o tipo de uso, urbano, estradas, off road, carregar peso? Pq para passear a flex é mais "gostosa", mais ágil e mais silêncio; 3) o tempo q vc pretende ficar c o carro, pois a desvalorização das usadas são quase parelhas, porém a liquidez das flex é muito ruim!

realbulldog
07/07/2016, 11:40
Bom dia!

Concordo com o amigo acima...

Se o colega que está em dúvida fizer os cálculos...

Supondo no caso de uma viatura 3.5 V6 fazer a média cidade estrada de 5km/l e o colega andar em torno de 1.000 km mês, contar mais uns 1.000 km extras anuais de passeios; supondo ainda que uma automática a diesel faça 8,5km/l de média cidade/estrada. Você gastará R$ 4.762,00 a mais em combustível ao ano com a pick up a gasolina.

Dividindo R$ 19.000,00 por R$ 4.762,00 dará 3,9, ou 3 anos e 11 meses, sem contar o custo maior de seguro, IPVA e manutenção de pick up diesel, que elevaria o resultado.

No caso, contando o uso do veículo mais para ambiente urbano, passeios, diversão e não para trabalho e carga.

Sendo os cálculos feitos de acordo com os dados da minha região: gasolina a R$ 3,59 e diesel S10 a R$2,99.

E supondo uma média de rendimento mais otimista para o combustível diesel do que para a gasolina.

Tudo depende do que você pretende andar e para que função busca a viatura.

Att.

Arildo MT
07/07/2016, 12:12
Como já disseram, tem que entrar na conta preço do carro/combustível/consumo, ipva, seguro, km rodada, carga, etc., no meu caso não carrego peso ou volume, ando em media 5.000 ano, combustível ruim, sem assistência, cidade péssima pra fazer media Popular 1.0 faz 8/10 alisando muito, diesel 6/8, na estrada de terra aqui 1.0 faz 12/14, diesel 7/9, faço na cidade com 2.0 mijolina 7,5 (6.5/9.5), na terra 8,5 (7.5/9,5) no asfalto socando a bota 8,5 se for tira o pai da forca e 13,8/14,2 descida a baixo com vento favorável quase impossível conseguir, na media em viajem fica entre 8,5/10,5, 9,5 na média, pra mim é totalmente inviável diesel, apesar de gostar muito, os modelos novos nem regenerariam a maledeta egr.

Amatinho
11/07/2016, 19:50
me ajudem aí pessoal a flex é 2015 e a diesel 2013, por favor, nunca tive caminhonete, to dando tiro no escuro...vale a pena comprar flex se for carro só pra passeio?

Depende o que é "passeio" para vc
se forem passeios de 5000 km , indo até a Patagônia, vai de Diesel.

Se for rodar uns 1000 km/mês, vai de Flex. Leva em conta também que a Fles tem SÓ 100 mil Km a menos no odômetro, ou seja, está ZERO e já vai comprar o carro já desvalorizando. A queda de desvalorização é até certo ponto, depois estabiliza. Não vale a pena pagar muito mais por um carro a Diesel, muito mais rodado se vai usar muito pouco.
E também leve em conta que o Diesel não está tão mais barato do que a gasolina e os carros Mit não assim tão econômicos. Se não estão com mecânica religiosamente em dia , podem se aproximar em consumo Ao V6. Se quiser economizar tem que ser Diesel e Mecânica.
E quando falam em consumo, o pessoal que tem Diesel adora colocar o gasto de estrada de Diesel como se fosse percurso misto e depreciam o V6 falando o consumo misto quando na verdade é o de cidade.

realbulldog
12/07/2016, 10:28
Quem for consultar hoje para comprar uma seminova:

HPE Flex valor médio R$ 89.000,00

HPE diesel valor médio R$ 112.000,00

R$ 23.000,00 de diferença

Com o preço do diesel s10 hoje, o consumo das pick ups diesel automáticas, o custo da manutenção, do seguro e do IPVA.

É de se pensar.

Att.

Alberto Henrique Da Costa
12/07/2016, 19:32
Concordo com o Amatinho, o pessoal tem mania de aumentar o consumo dos V6. Todos, ou quase todos, falam sempre em média de 4, 5 por litro. Já tive S10, Ranger, Dakota, Tucson, e agora uma Outlander, todas V6. Todos fazem uma média de 6 no trânsito, desde que não seja, também, um trânsito muito pesado. E todos fazem entre 9 e 10 na estrada, andando entre 100 e 110 Km/h. O mais econômico é o Outlander, que faz mais de 10 KM/h, na mesma faixa de velocidade. Se pisar muito a coisa muda de figura, assim como nos diesel!!

enasor
13/07/2016, 06:33
me ajudem aí pessoal a flex é 2015 e a diesel 2013, por favor, nunca tive caminhonete, to dando tiro no escuro...vale a pena comprar flex se for carro só pra passeio?

Prezado amigo Gederson

Após tantos excelentes comentários, vou arriscar a dar meu humilde parecer ...

Antes, permita-me fazer algumas considerações:

Vamos racionar assim: Você emprega seu capital na aquisição de um determinado bem (um veículo 4x4) e, depois de um determinado perído (digamos, 1 ano), você recupera parte desse capital, claro que, com perdas financeiras em razão da depreciação do bem e, ainda, com gastos em razão da propriedade e uso desse bem no decorrer desse período, lembrando que tal bem não é um investimento, mas, sim um bem de consumo; portanto, não há que se esperar ganhos financeiros. Evidentemente que, quanto maior o "investimento" em determinado bem dessa natureza, maiores as perdas e gastos ...

Para facilitar o seu entendimento, vou considerar como referência uma picape Triton HPE 2013, que será comprada e revendida no prazo de um ano), estabelecendo comparação de perdas e gastos entre a movida à diesel e a movida à gasolina neste período de posse/utilização. Dessa forma, você tendo uma noção de qual a melhor opção (diesel ou gasolina), então ficará mais fácil escolher entre a Flex 2015 e a Diesel 2013, não é mesmo???!!!!! ...

Então, vamos lá ...

Depreciação: Normalmente veículo movido a gasolina tem depreciação maior que o veículo movido a diesel ... com efeito, na prática, isso é vislumbrado em razão da menor liquidez do veículo movido a gasolina quando da revenda, eis que o proprietário, necessitando fazer dinheiro rápido, acaba por aceitar ofertas abaixo do valor tabelado na FIPE, enquanto que o proprietário dos veículos movidos a diesel, em razão da maior demanda, tem maiores chances de vender seu veículo mais rapidamente pelo preço tabelado na FIPE.
Vejamos, então, o caso de uma Triton HPE 2013, no período de julho/2015 a julho/2016:
- L200 Triton HPE 3.2 CD TB Int.Diesel Aut - Tabela FIPE - Julho/2015: R$ 95.539,00; Julho/2016: R$ 87.377,00 - Depreciação no período: R$ 8.162,00 (8,54%);
- L200 Triton HPE 3.5 CD V6 24V Flex Aut. - Tabela FIPE - Julho/2015: R$ 78.645,00; Julho/2016: R$ 68.929,00 - Depreciação no período: R$ 9.716,00 (12,35%).
Na nossa análise que virá, vamos manter esses valores, apesar de sabermos que, a rigor, a depreciação do veículo movido à gasolina poderá ser ainda maior do que a calculada matematicamente utilizando a tabela FIPE, em razão da baixa liquidez de mercado, eis que nossa cultura ainda prestigia veículos movidos a diesel, em detrimento dos veículos movidos a gasolina ... assim, em termos percentuais, a partir do momento em que o veículo for colocado à venda, aquele movido à gasolina vai acabar sendo vendido por um preço bem mais abaixo da tabela FIPE do que aquele movido a diesel, que tem grandes chances de ser vendido até mesmo pelo valor tabelado na FIPE ... Melhor explicando: Se na FIPE um diesel estiver tabelado a R$ 100.000,00 e um a gasolina estiver tabelado a R$ 90.000,00, o movido a diesel tem grandes chances de ser vendido rapidamente pelos próprios R$ 100 mil, enquanto que o movido a gasolina, se quiser vender rápido, o proprietário haverá que baixar o preço em pelo menos 10% ... claro que tem público para ele, mas o universo é bem mais restrito e a espera bem maior ... e sabemos que, quanto mais espera, mais deprecia ... o que não é nada bom para o nosso bolso, considerando as cifras em jogo e a crise pela qual passamos ... portanto, quando colocar o veículo à venda, é interessante vendê-lo o mais breve possível ... mas, mesmo assim, vamos considerar que a depreciação seja aquela mesma calculada matematicamente, conforme já vimos, ou seja, o veículo movido à gasolina será revendido imediatamente, pelo preço tabelado na FIPE ... da mesma forma, o movido a diesel ...

Seguro (roubo/colisão/incêndio): Como não temos valores em mãos, vamos considerar que, para um proprietário classe 10, a diferença seja de, no máximo, uns R$ 1.000,00, favoravelmente ao veículo movido a gasolina (Ao crivo de algum colega especialista em seguros);

Licenciamento (IPVA, Taxa de licenciamento, DPVAT): Como também não temos valores em mãos, vamos considerar que a diferença também seja de, no máximo, uns R$ 1.000,00, também favoravelmente ao veículo movido a gasolina;

Manutenção: Um veículo desse ano, e dessa marca, se bem cuidado, nos primeiros 5 (cinco) anos de uso, praticamente não dá manutenção, seja ele diesel, seja ele movido a gasolina ... tomo como referência meu caso: Tenho meu Pajero há praticamente um ano e meio e, neste período, não deu quaisquer problemas mecânicos ... também tomo como referência o veículo de um amigo meu de trabalho: Uma picape L200 Outdoor Diesel, câmbio mecânico, tirada zero Km na css em 2010 ... ele utiliza esse veículo cotidianamente no trajeto trabalho (na cidade em dias de semana), fazenda (em finais de semana) e eventuais viagens ... ele já rodou com esse veículo em torno de 125.000 kms ... pasmem: absolutamente zero de gastos com mecânica ... apenas revisões periódicas na css ... pasmem, novamente: Trocou os pneus com 101.000 kms aproximadamente (quando ele falou, eu não acreditei, e fiz questão de ver com meus próprios olhos) ... portanto: Manutenção anual desses veículos, se bem cuidados, pode considerar iguais, seja diesel, seja gasolina ... mas, ainda assim, vamos considerar que o veículo movido a diesel tenha causado um gasto a mais de R$ 1.000,00, em manutenção durante um ano ... acredito que não passe muito disso, considerando veículos em bom estado de conservação ...

Consumo de combustível: Essa picape do meu amigo faz em torno de 10 kms/litro com Diesel comum (uso misto, cidade/fazenda/estrada). Ele me mostrou a planilha de gastos. Então, vamos considerar que uma movida a gasolina faça em torno de 7,5 kms/litro no mesmo percurso (uso misto, cidade/fazenda/estrada);

Percurso anual: Vamos também aproveitar os números já fornecidos aqui, mas de forma favorável ao veículo movido a gasolina. Ao invés de colocarmos 12.000 kms anuais trafegando na cidade e apenas 1.000 kms em viagens, vamos considerar um misto. Vamos considerar que esse veículo irá rodar uns 20 kms/dia em trajeto urbano, ou seja, em torno de uns 7.000 kms/anona cidade, e que vá rodar uns 6.000 kms/ano em trajeto rodoviário, em viagens; ou seja, que vá rodar um total de 13.000 kms num ano (Nota: Essa quilometragem eu baseei no meu cotidiano, e no cotidiano desse amigo aí de quem lhe falei, ou seja, um trajeto normal de um cidadão urbano comum, que gosta de viajar);

Preço do combustível: Vamos considerar os valores já fornecidos aqui, em post anterior, ou seja, Diesel: R$ 2,99/litro; Gasolina: R$ 3,59/litro;

Tempo de utilização do veículo: Conforme já citamos, 1 ano. Então, vamos pressupor que este veículo seja adquirido agora em Julho/2016 e o você vá usufruir do mesmo durante um ano, com a perspectiva de revendê-lo em julho/2017, recuperando, assim, parte do seu capital "investido nesse empreendimento" ...

Isto posto, se fizermos umas continhas, e traduzirmos tudo isso em números, vamos concluir que, logo neste próximo primeiro ano de uso, o veículo movido à gasolina dispenderá um gasto de R$ 387,00 a mais que o movido a diesel ... e veja que estamos "forçamos a barra" em favor do veículo movido a gasolina, considerando que o mesmo será revendido exatamente pelo preço tabelado na FIPE, que a diferença de seguro para o diesel é de R$ 1.000,00, que a diferença de licenciamento também é de R$ 1.000,00, que o veículo movido a diesel tenha gastado R$ 1.000,00 a mais em manutenção durante o ano, e, ainda, que vá rodar metade do tempo em estradas, consumindo bem menos combustível do que se rodasse a maioria do tempo na cidade ...

Vamos, então, aos números do comparativo de gastos diesel x gasolina, no próximo primeiro ano:

Combustível:
- Veículo Diesel: 13.000 kms / 10 kms/litro x R$ 2,99/litro = R$ 3.887,00
- Veículo a Gasolina: 13.000 kms / 7,5 kms/litro x R$ 3,59/litro = R$ 6.223,00
- Diferença: R$ 2.336,00 (Favoravelmente ao Diesel);

Licenciamento (IPVA, Taxa Licenciamento e DPVAT):
- Diferença: R$ 1.000,00 (Favoravelmente à Gasolina)

Seguro (Roubo/Colisão/Incêndio):
- Diferença: R$ 1.000,00 (Favoravelmente à Gasolina)

Manutenção (Preventiva/Corretiva):
- Diferença: 1.000,00 (Favoravelmente à Gasolina)


Depreciação nos próximos 12 meses (Considerando 8,54% para o movido a diesel e 12,35% para o movido a gasolina)
- Veículo diesel (Adquirido em Julho/2016 por R$ 87.377,00; Revendido em Julho/2017 por R$ 79.912,00): R$ 7.465,00
- Veículo à gasolina (Adquirido em Julho/2016 por R$ 68.929,00; Revendido em Julho/2017 por R$ 60.413,00): R$ 8.516,00;
- Diferença: R$ 1.051,00 (Favoravelmente ao Diesel).

CONCLUSÃO:

No final das contas, projetando gastos para os próximos 12 (doze) meses, teremos uma diferença de R$ 387,00 favoravelmente ao diesel. Claro que, em mais anos, essa diferença aumentará ainda mais, de forma progressiva ...

Forte abraço e boa sorte na escolha.

E.T.:

Fiz essa análise um pouco na correria ... peço aos colegas a gentileza de corrigirem se detectarem algum erro nas contas, algum enfoque conceitual inadequado, etc. ...

Glaicon
13/07/2016, 06:50
Fiz essa análise um pouco na correria ... peço aos colegas a gentileza de corrigirem se detectarem algum erro nas contas, algum enfoque conceitual inadequado, etc. ...
Imagina se tivesse feito com calma e aprofundamento!:shock:
Cálculos perfeitos.
Eu não sei no estado em que os senhores residem, mas em Sata Catarina o IPVA é igual para veículos à diesel e gasolina, ou seja, 2% da FIPE.
Portanto, já desaparece aquela vantagem na diferença do imposto anual.
Quanto ao seguro do veículo, a diferença de valores por conta do tipo de combustível também é pequena.
Renovei o da SW4 agora em maio, e me custou R$ 2,550,00.
Não acredito que numa SW à gasolina do mesmo ano ficaria em apenas R$ 1.550,00.
Mas, independentemente dos custos, vai do prazer de cada um em dirigir.
Afinal, para muitos o barulho do diesel incomoda; para outros, é música de qualidade.:concordo:

realbulldog
13/07/2016, 09:06
Bom dia!

Agradeço ao colega Enasor por expor a sua análise, ajudou a incluir mais alguns detalhes para facilitar a racionalização da escolha para quem estiver em dúvida.

Porém, na minha modesta opinião, faltou incluir o valor da diferença do investimento entre os dois bens de consumo, que acho importante na análise.

O investimento inicial seria de R$ 18.448,00 maior no caso do colega decidir adquirir uma L200 a diesel.

Caro colega Glaicon, mesmo o IPVA sendo igual, o veículo que custar mais, por motivos óbvios vai pagar mais de IPVA, no caso R$ 18.448,00 x 2%= R$ 368,96 a mais na diesel para o Estado de Santa Catarina. Onde for 3%, R$ 553,44, onde for 4%, R$737,92, uma diferença menor, porém considerável.

Claro, tudo depende da aplicação e uso que o proprietário pretende para o veículo.

Att.

enasor
13/07/2016, 11:20
... Enasor ... faltou incluir o valor da diferença do investimento entre os dois bens de consumo ... R$ 18.448,00 ... caso do colega decidir adquirir uma L200 a diesel ...

... Glaicon ... IPVA ... onde for 4%, R$737,92, uma diferença menor, porém considerável ...

... tudo depende da aplicação e uso que o proprietário pretende para o veículo.



Muito inteligente e perspicaz a sua observação, meu caro amigo realbulldog ...

Mas, na minha análise, propositadamente, eu não coloquei esse investimento da diferença de R$ 18.448,00 no mercado financeiro ... Vou tentar explicar o motivo: Conforme explicitei, quando for revender o seu veículo, o proprietário do veículo movido a gasolina receberá ofertas de valores abaixo do tabelado na FIPE, enquanto que o proprietário do movido a diesel receberá propostas mais próximas do tabelado na FIPE (isso para não dizer que alguns, apesar da crise econômica, conseguem vender por valor superior à FIPE) ... e, ainda, há que se contemplar a perda pelo tempo de espera para a revenda do veículo movido a gasolina, bem superior ao tempo de espera para a revenda de um diesel. Digo isso, porque tenho um amigo tentando vender, há pelo menos um ano, um 4x4 à gasolina, muito bem cuidado, diga-se de passagem ... apesar de tudo, tem se mantido resistente às propostas aviltantes que tem recebido ... nessa hora a famosa lei da "oferta x procura" é implacável ... imagine o que ele já perdeu nesse tempo todo, só em razão da depreciação ... isso, sem contar a perda em razão de deixar de reaplicar o dinheiro da venda nesse período ... por outro lado, tenho aquele amigo de trabalho que citei no meu post anterior, proprietário da L200 Outdoor 2010 movida a diesel ... tem “fila de espera” aqui no meu trabalho, só aguardando ele “abrir a boca” para ficar sem ela ... isso, sem contar outro amigo daqui, que tem uma SW4 2012, também movida a diesel, também tirada zerada ... esse, uma vez falou em vendê-la, e não teve mais sossego para trabalhar em paz ... eu mesmo fui um dos que lhe causaram "aborrecimentos" ... e, juro, naquela oportunidade eu queria lhe pagar acima da FIPE ... portanto, tudo isso dilui o pequeno ganho financeiro daquela diferença aplicada no mercado financeiro pelo comprador do veículo movido a gasolina ... eis a razão pela qual não contemplei isso na minha análise ... mas, você tem absoluta razão ... eu deveria ter contemplado esse detalhe, porém, a análise iria ficando cada vez mais complexa, não é mesmo???!!!!! ... de qualquer forma, o importante mesmo é que estamos ajudando a nortear o caminho de nosso amigo Gederson, para que o "tiro" dele não seja "tão no escuro" assim ... rsrsrs ... este é o diferencial deste fórum ...

Quanto à sua observação ao amigo Glaicon ... veja que a maior diferença de IPVA diz respeito à alíquota de 4% (R$ 732,92) ... ainda assim, se contemplados taxa de licenciamento e DPVAT, acredito que o somatório dos dispêndios para licenciamento não extrapole o valor da diferença de R$ 1.000,00 que foi contemplado em minha análise ...

E lembrando: O enfoque foi uma picape L200 Triton HPE ... cada caso, é um caso, e devemos tomar cuidado para não generalizar ... por exemplo, uma SUV Land Rover Discovery 3 há que ser analisada sob outro ângulo, e sob outros números ... e assim por diante ... com todo o respeito, permita-me "roubar" sua inteligente citação: " ... tudo depende da aplicação e uso que o proprietário pretende para o veículo ..."

Forte abraço e muito obrigado pelas observações ...

Arildo MT
13/07/2016, 11:28
Bom dia!

Agradeço ao colega Enasor por expor a sua análise, ajudou a incluir mais alguns detalhes para facilitar a racionalização da escolha para quem estiver em dúvida.

Porém, na minha modesta opinião, faltou incluir o valor da diferença do investimento entre os dois bens de consumo, que acho importante na análise.

O investimento inicial seria de R$ 18.448,00 maior no caso do colega decidir adquirir uma L200 a diesel.

Caro colega Glaicon, mesmo o IPVA sendo igual, o veículo que custar mais, por motivos óbvios vai pagar mais de IPVA, no caso R$ 18.448,00 x 2%= R$ 368,96 a mais na diesel para o Estado de Santa Catarina. Onde for 3%, R$ 553,44, onde for 4%, R$737,92, uma diferença menor, porém considerável.

Claro, tudo depende da aplicação e uso que o proprietário pretende para o veículo.

Att.

Realmente apesar da grande analise dos colegas, faltam alguns itens que geram diferenças, inclusive pequenas como na manutenção básica litros/valor óleo cárter gasolina x diesel, filtro de combustível/ar/óleo, se for mais afundo em manutenção preventiva/reparativa no longo prazo ainda tem velas, bobinas, bomba, catalizador, sondas, sensores X velas, egr, dpf, sondas, sensores, injetora, bicos, bombas, turbo, etc. ai já não são mais detalhes de modelo a modelo, já é coisa paesada que a médio longo prazo oneram bastante, mas ai o sujeito se descabela e não sabe pra onde correr, no frigir dos ovos vai muito da necessidade/uso de cada um e km/ano, outro detalhe que cada região tem suas particularidades, aqui por exemplo sempre vendi meus veículos gasolina em media 8% acima da fipe (mais pelo zelo/procedência que pelo combustível) e os diesel bem zelados ficam na média 10% acima da fipe, isso particular x particular, se tiver mau cuidado usasse a fipe como base e desconta tudo o que fazer pra levantar a maquina.

enasor
14/07/2016, 06:43
Realmente apesar da grande analise dos colegas, faltam alguns itens que geram diferenças, inclusive pequenas como na manutenção básica litros/valor óleo cárter gasolina x diesel, filtro de combustível/ar/óleo, se for mais afundo em manutenção preventiva/reparativa no longo prazo ainda tem velas, bobinas, bomba, catalizador, sondas, sensores X velas, egr, dpf, sondas, sensores, injetora, bicos, bombas, turbo, etc. ai já não são mais detalhes de modelo a modelo, já é coisa paesada que a médio longo prazo oneram bastante, mas ai o sujeito se descabela e não sabe pra onde correr, no frigir dos ovos vai muito da necessidade/uso de cada um e km/ano, outro detalhe que cada região tem suas particularidades, aqui por exemplo sempre vendi meus veículos gasolina em media 8% acima da fipe (mais pelo zelo/procedência que pelo combustível) e os diesel bem zelados ficam na média 10% acima da fipe, isso particular x particular, se tiver mau cuidado usasse a fipe como base e desconta tudo o que fazer pra levantar a maquina.

Tens absoluta razão, meu caro amigo Arildo ...

No caso em questão, se perda na revenda em razão dos fatores contemplados não forem fatores relevantes para o usuário, não há nem o que pensar ... gasolina “na cabeça”!!!!! ... tomo a liberdade de “roubar” as palavras de nosso amigo dojao campeão: “para passear a flex é mais "gostosa", mais ágil e mais silêncio” ... Tem gente que, verdadeiramente, privilegia isso acima de tudo, relegando perdas financeiras ao segundo plano ... portanto, é isso aí mesmo que você comentou: “vai muito da necessidade/uso de cada um e km/ano” ... eu, por exemplo, se a perspectiva de perda financeira na revenda não fosse problema, com certeza, estaria montado num Full a gasolina ... mas, veja o que acontece na realidade ... veja, no “link” abaixo, que o nosso nobre colega ficou 7 (sete) meses esperando para vender um maravilhoso Full a gasolina (lindo mesmo!!!!! ... e novinho ainda) ... se leres com atenção, verás que, num determinado momento, ele próprio chegou a oferecer um desconto de 20% do valor da FIPE ... se fosse um diesel, com certeza, isso não aconteceria ... pergunte ao nosso amigo Glaicon, que acabou de adquirir um Full diesel, também 2008, se ele teve essa "moleza" na compra do dele???!!!! ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/152211-vendo-pajero-full-hpe-2008-a.html

Forte abraço.

Glaicon
14/07/2016, 06:50
Resumindo, vai do bolso e gosto de cada um.
Não entrarei em conversas tensas sobre esse ou aquele tipo de combustível.
Estou na quarta marca de veículo 4X4 e sempre vem à tona esse tema, muitas vezes beirando a deselegância.
Paro por aqui.:stop:

enasor
14/07/2016, 07:33
Resumindo, vai do bolso e gosto de cada um.
Não entrarei em conversas tensas sobre esse ou aquele tipo de combustível.
Estou na quarta marca de veículo 4X4 e sempre vem à tona esse tema, muitas vezes beirando a deselegância.
Paro por aqui.:stop:

Verdade ... sigo pelo mesmo caminho do amigo, e também paro por aqui ... esse é um daqueles temas que estão no contexto daqueles de difícil discussão (política, religião, futebol, ...)

Forte abraço a todos e peço desculpas a todos por alguma palavra mal colocada ... a intenção foi a melhor possível ...

realbulldog
14/07/2016, 11:31
Bom dia!

Caros Glaicon e Enasor.

Toda a participação é válida!

Também acho que a ideia principal do fórum é essa mesmo, de registrarmos diferentes pontos de vista sobre assuntos diversos, além da oportunidade de debater sobre os mesmos.

Não quero parecer ferrenho defensor de camionetes com motorização Flex, apenas procuro analisar sobre vários aspectos, assim como vocês, o colega Amatinho, o colega Dojão, o colega Arildo e o colega Alberto que também trouxeram as suas contribuições sobre essa opção disponibilizada no mercado.

Como o colega citou, é complexa a análise, no final vai pesar o desejo e a finalidade de uso do proprietário.

Em relação a considerar perdas financeiras, eu mesmo fui proprietário de uma camionete a diesel à pouco tempo... Me serviu até bastante no uso de transporte de cargas leves, descartar coisas velhas, estorvos do jardim, transportar meus cachorros, ir para o interior visitar parentes em chácaras em estradas de chão, etc.

Mas, como não rodava o suficiente, me dava aquele remorso em desembolsar em torno de R$ 5.000,00 só pelo Seguro Total, mais R$ 2.900,00 de IPVA ao ano, mais a troca de óleo e filtros caros recomendada a cada 5 mil km, simplesmente para poder rodar com o conforto e os benefícios do veículo com câmbio automático que, ao final, não rendia mais que 6,5 km/litro de diesel na cidade e não fazia 10 km/litro de diesel na estrada, custando o combustível apenas R$ 0,50 a menos por litro que a gasolina.

Agora, o proprietário que rodar bastante na estrada e fazenda, usar para trabalho, não tem jeito, vai ter que arcar com alto custo mesmo e investir!

Mas, afinal, concordo com o colega, se o consumidor não relevar as perdas financeiras, vai investir de R$150.000,00 a R$180.000,00 para adquirir uma camionete a diesel, com custo bem maior entre Seguro e IPVA, ou de R$120.000,00 a R$130.000,00 em uma flex, com custo maior no consumo de combustível.

De qualquer forma vai perder muito, mas muito dinheiro na hora de revender.

Se não entrar o desejo no meio, não vai comprar.

Abraço.

Arildo MT
14/07/2016, 11:36
Verdade ... sigo pelo mesmo caminho do amigo, e também paro por aqui ... esse é um daqueles temas que estão no contexto daqueles de difícil discussão (política, religião, futebol, ...)

Forte abraço a todos e peço desculpas a todos por alguma palavra mal colocada ... a intenção foi a melhor possível ...

Calma lá pessoal, as discussões aqui estão seguindo saudável em alto nível com civilidade, contribuindo muito ao proposito do tópico, sem fanáticos, cada um expôs seus prós e contras democraticamente, afinal cada caso é um caso, eu mesmo sou muito fã de diversos modelos a diesel, gostaria de possui-los, apenas não os tenho por falta de verba pra mante-los já que não meu uso seria uma enorme subutilização pagando caro por isso, a discussão é tão ampla que existem discrepâncias enormes até na mesma marca/modelo, exemplo no meu caso de 4x4 gasolina, baseando na fipe no 1° ano meu modelo subiu a fipe oscilando entre 700,00/1.200,00, mas recebi propostas entre 10/20% acima da fipe para vende-lo (meu a 2,5 ano, não é do meu interesse no momento, pretendo ficar com mesmo por 5, 10 anos ou mais, salvo alguma emergência/necessidade), já este mesmo modelo que possuo sofre uma enorme repulsa/aversão do mercado (não s/ razão, apesar dos excessos) pela sua versão diesel atraindo apenas desavisados ou quem queira assumir os riscos e custos, no meu caso foi isso que enfatizei em expressar que nem tudo são flores de um lado ou de outro.

realbulldog
14/07/2016, 15:11
Boa tarde!

Faço uso das palavras do colega Arildo, também acho que não houve excessos até então nas postagens desse tópico!

Também concordo que cada caso é peculiar.

Em um tópico também desse fórum vi outros colegas denegrindo a camionete Amarok e afirmando que, podia se confirmar o quão ruim que era, pela sua alta desvalorização na revenda.

O que não é verdade, pelo menos no RS, a procura por Amarok usada é alta e inclusive o preço de um modelo usado é mais alto que os praticados nos modelos do mesmo ano e configuração similar das marcas concorrentes.

O que ocorre nas L200 HPE em questão, tanto as diesel, quanto as V6 flex anunciadas no RS estão acima da tabela FIPE.

Att.

Leonardo Rios
17/07/2016, 20:55
Melhores explicações sobre o tema "flex x diesel". Discussão de alto nível no Fórum! Parabéns senhores!

Abraços.

thumukumake
18/07/2016, 22:27
aqui em santos o álcool ta mais em conta que o diesel

Arildo MT
19/07/2016, 00:18
Exitem ainda muitos pré conceitos, sobre diesel, flex,etc., importado e v6 então alguns acham que são monstros malvados, não sabem o que perdem, grande parte da nossa população/mecânicos/concessionários são desinformados ou mal informados, criam-se mitos, lendas que muitas vezes não condizem com os fatos.

mfdomingues
19/07/2016, 10:09
Exitem ainda muitos pré conceitos, sobre diesel, flex,etc., importado e v6 então alguns acham que são monstros malvados, não sabem o que perdem, grande parte da nossa população/mecânicos/concessionários são desinformados ou mal informados, criam-se mitos, lendas que muitas vezes não condizem com os fatos.

As vezes para desmistificarmos as lendas é necessário encarar os monstros....

pedrocuba
12/08/2016, 14:15
no Rio de Janeiro, o melhor negócio é pegar um a gasolina e colocar GNV. Mesmo que você não use muito, em 2 anos só o que você economizou de IPVA já paga a instalação.

pedrocuba
12/08/2016, 14:16
Sem contar que é algo que ninguem coloca na ponta do lapis é o custo oportunidade do Diesel.

um mesmo modelo a diesel costuma custar 10-20% a mais. Coloca isso pra render com SELIC a 14,25% aa...

LoucoPoeta
15/08/2016, 09:21
Sem contar que é algo que ninguem coloca na ponta do lapis é o custo oportunidade do Diesel.

um mesmo modelo a diesel costuma custar 10-20% a mais. Coloca isso pra render com SELIC a 14,25% aa...

Quando chegarem as camionetas flex Turbo, como podemos citar a Amarok 2.0 TSI, vendida no Chile, que anda mais que a diesel e ainda é mais econômica, pelos panfletos faz 11 km/l de gasolina, contra 10 km/l da diesel e ainda de 0 a 100 é mais de um segundo melhor! Estou procurando os planfletos, mas não achei, encotrei um site :https://drivethis.wordpress.com/2012/01/20/amarok-4x2-2-0-tsi/

egoria


Marca(?)
Modelo(?)
Motor
Versão
Transmissão Velocidades (nº)
Ar Cond.
Direção Assistida
Combustível
Emissões no Escapamento
Quilometragem por Litro(?)
Consumo Energético (MJ/km)
Classificação PBE
Selo CONPET de Eficiência Energética


Manual
(M)
Automática
(A) Automática
Dupla
Embreagem
(DCT)
Automatizada
(MTA)
Contínua
(CVT)

Sim
(S)
Não
(N)

Hidráulica
(H)
Mecânica
(M)

Elétrica
(E)
Eletro-
hidráulica
(E-H)

Etanol
(E)
Gasolina
(G)
Flex
(F)
Diesel
(D)



Poluentes(?)
Gás Efeito Estufa(?)
Etanol
Gasolina / Diesel


NMHC
(g/km)
CO
(g/km)
NOx
(g/km)
Redução
Relativa
ao
Limite
Etanol
Gasolina / Diesel
Cidade (km/l)
Estrada (km/l)
Cidade (km/l)
Estrada (km/l)
Comparação Relativa na Categoria
Comparação Absoluta Geral


CO2 fóssil
(g/km)
CO2 fóssil
(g/km)




Categoria
Marca(?)
Modelo(?)
Motor
Versão
Transmissão Velocidades (nº)
Ar Cond.
Direção Assistida
Combustível
Emissões no Escapamento
Quilometragem por Litro(?)
Consumo Energético (MJ/km)
Classificação PBE
Selo CONPET de Eficiência Energética


Manual
(M)
Automática
(A) Automática
Dupla
Embreagem
(DCT)
Automatizada
(MTA)
Contínua
(CVT)

Sim
(S)
Não
(N)

Hidráulica
(H)
Mecânica
(M)
Elétrica
(E)
Eletro-
hidráulica
(E-H)

Etanol
(E)
Gasolina
(G)
Flex
(F)
Diesel
(D)



Poluentes(?)
Gás Efeito Estufa(?)
Etanol
Gasolina / Diesel


NMHC
(g/km)
CO
(g/km)
NOx
(g/km)
Redução
Relativa
ao
Limite
Etanol
Gasolina / Diesel
Cidade (km/l)
Estrada (km/l)
Cidade (km/l)
Estrada (km/l)
Comparação Relativa na Categoria
Comparação Absoluta Geral


CO2 fóssil
(g/km)
CO2 fóssil
(g/km)


MINIVAN
MERCEDES-BENZ
Vito Tourer 119
2.0-16V

M-6
S
E
F
0,011
0,292
0,024
A
0
149
5,6
7,5
8,1
10,9
2,42
B
D
-








Ja temos o motor da mercedez Vitor, também 2.0 T flex, que tem 184 cv e 30 de torque, que faz quase 11 km/l na gasolina (inmetro) e 9,3 km/l no alcool (reportagem) e faz entorno de 10/11 de 0 a 100. Muito melhor que quase todas as camionetas a diesel.Fonte: Teste: Mercedes-Benz Vito Tourer 2.0 turbo flex - AUTO ESPORTE | Analises (http://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2015/11/teste-mercedes-benz-vito-tourer-20-turbo-flex.html) e INMetro

Não esquecendo da diferença de preço de entorno de R$ 30.000,00 a menos para os veiculos Flexs.

Imaginem uma S-10 2.5 flex Turbo de 250 cv com uns 32/35 de torque, juntando a economia dos novos turbos, com a agilidade do turbo.

Amarok TSI: Lanzamiento: Volkswagen Amarok 2.0 TSI
:
Autoblog Uruguay | Autoblog.com.uy (http://www.autoblog.com.uy/2011/08/lanzamiento-volkswagen-amarok-20-tsi.html)

Amarok - TSI TRENDLINE 4x2 - Werner Bernheim - Concesionario Oficial Volkswagen Uruguay (http://www.wernerbernheim.com.uy/index.php?option=com_content&view=article&id=113&Itemid=568)

mfdomingues
15/08/2016, 11:32
Quando adquirir minha atual viatura fiz as contas e realmente o Diesel não compensava, contudo, foi aquela vontade de ter uma viatura diesel, afinal nunca tive uma.

Atualmente após 1 ano e pouco digo que não compensa, a manutenção é mais cara como sabemos e o diesel está quase o preço da gasolina, outra questão são as particularidades do motor diesel que devem ser verificadas constantemente.

Aliado a tudo isto tem a questão que os motores a gasolina conseguem atualmente ter quase a mesma performance de economia, torque e autonomia.

Tenho um conhecido que mora nos USA, estávamos conversando sobre a questão da Volks e seus motores diesel de carros de passeio lá, bom ele disse que era de conhecimento de muitos em fóruns que os motores estavam burlando a fiscalização dos órgãos competentes e que essa questão prejudicou muito a visão dos norte americanos quanto ao Diesel (mais ainda), enfim, eu penso seriamente em migrar para o gasolina (flex) logo menos.

realbulldog
15/08/2016, 14:35
Quando chegarem as camionetas flex Turbo, como podemos citar a Amarok 2.0 TSI, vendida no Chile, que anda mais que a diesel e ainda é mais econômica, pelos panfletos faz 11 km/l de gasolina, contra 10 km/l da diesel e ainda de 0 a 100 é mais de um segundo melhor! Estou procurando os planfletos, mas não achei, encotrei um site :https://drivethis.wordpress.com/2012/01/20/amarok-4x2-2-0-tsi/

Não esquecendo da diferença de preço de entorno de R$ 30.000,00 a menos para os veiculos Flexs.

Imaginem uma S-10 2.5 flex Turbo de 250 cv com uns 32/35 de torque, juntando a economia dos novos turbos, com a agilidade do turbo.

Amarok TSI: Lanzamiento: Volkswagen Amarok 2.0 TSI
:
Autoblog Uruguay | Autoblog.com.uy (http://www.autoblog.com.uy/2011/08/lanzamiento-volkswagen-amarok-20-tsi.html)

Amarok - TSI TRENDLINE 4x2 - Werner Bernheim - Concesionario Oficial Volkswagen Uruguay (http://www.wernerbernheim.com.uy/index.php?option=com_content&view=article&id=113&Itemid=568)

Fiz test drives em S10 2017 flex e gostei muito, só não gostei mais, porque não vem ainda com o cãmbio automático!

Não sei por que, se nos USA a colorado só vem na versão com câmbio auto?

Mas, acredito que em breve, talvez em 2017, seja lançado para nós!

Se a Amarok vier também em versão flex será muito bom!

Att.

SavioBatista
16/08/2016, 00:39
Sou defensor do motor Diesel para picapes e utilitarios, valor de revenda, economia e alto torque que esses motores proporcionam me fazem sempre optar por eles, mas se chegarem as picapes gas. ou flex com esses motores turbo, ai meu amigo pode ter certeza que é o fim dos motores Diesel nas picapes e suv de luxo.

Fiquei de cara com a descrição dessa amaro tsi! muito top e com silencio absoluto.

A picape Amarok agora já possui uma versão a gasolina. No entanto, o modelo está sendo vendido apenas no mercado uruguaio, conforme informado pelo Argentina Autoblog.Noticias Automotivas:
O modelo é feito apenas para exportação e tem motor 2.0 TSI com 158 cv e 30,5 kgfm. Com isso, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 9.9 segundos e atinge máxima de 180 km/h.Só a versão Trendline 4×2 está sendo oferecida. O preço dessa Amarok 2.0 TSI é equivalente a US$34.900, US$1.000 mais barato que a Toyota Hilux 2.7 4×2. Espera-se que ainda este ano comecem as vendas da Amarok 2.0 TSI no mercado argentino, mas oferecendo muito mais potência e torque

realbulldog
03/10/2016, 11:09
Bom dia!

Ressuscitando o tópico...

É, parece que cada vez menos está valendo comprar um veículo passeio, ou uma Pick Up cabine dupla à diesel!

Aqui na minha região, desde semana passada:

Gasolina (porcalina, mijolina, gasurina) R$ 3,27
Diesel R$ 3,05

Novos modelos e ofertas desses veículos movidos à Gasolina/Etanol são bem vindas!

Abraço.

mfdomingues
03/10/2016, 11:38
Bom dia!

Ressuscitando o tópico...

É, parece que cada vez menos está valendo comprar um veículo passeio, ou uma Pick Up cabine dupla à diesel!

Aqui na minha região, desde semana passada:

Gasolina (porcalina, mijolina, gasurina) R$ 3,27
Diesel R$ 3,05

Novos modelos e ofertas desses veículos movidos à Gasolina/Etanol são bem vindas!

Abraço.

É realmente não está compensando mesmo ai.

Aqui a gasolina sai por R$ 3,299 (acha mais barato até mais a é duplamente batizada, uma pela petrobras e a outra pelo dono do posto)

O diesel sai R$ 2,89 (também acho mais barato, a R$ 2,79, mas vai saber neh).

Mas só compensa para motores mais modernos, os antigos ai o papo é outro.

Arildo MT
03/10/2016, 23:15
Tenho um conhecido que mora nos USA, estávamos conversando sobre a questão da Volks e seus motores diesel de carros de passeio lá, bom ele disse que era de conhecimento de muitos em fóruns que os motores estavam burlando a fiscalização dos órgãos competentes e que essa questão prejudicou muito a visão dos norte americanos quanto ao Diesel (mais ainda), enfim, eu penso seriamente em migrar para o gasolina (flex) logo menos.[/QUOTE]


Li uma matéria um tempo atrás, que a maioria do fabricantes vai parrar de investir na ''evolução'' dos motores a diesel, talvez até os abolindo em novos modelos nos EUA, UE, os custos se tornaram inviáveis em contra partidas as próximas normas de emissão estão ''inatingíveis'', novos projetos focaram de pequena litragem otto, turbo, hibridos, mas principalmente elétricos, neste sentidos a maioria das empresas esta buscando fusões, compartilhamento de plataformas, terceirização na produção de motores que atendam a várias montadoras, enquanto outras se extinguiram, é a nova onda de mudança parece que vira avassaladora, a exemplo do uber, veremos muitas marcas/negócios/serviços entrarem em mudação ou extinção, isso em poucos anos, veremos transformações a exemplo telefone/tv, etc.

Samir Vilas Bôas
11/02/2017, 16:00
Boa tarde.

Sou novato no assunto. Tenho muito interesse em obter um 4x4. Tenho um grupo de treeking e a intenção é utilizar o carro somente para chegar até o início das trilhas, estradas que são em quase sua totalidade de chão ou bastante íngremes. Atualmente tenho um palio adventure locker, mas já fiquei agarrado em dois locais.

Tenho lido bastante sobre o assunto e cada vez mais fico com dúvidas, até porque nunca tive um 4x4.

Essa semana vi duas que estão dentro do meu orçamento.

Pajero Sport 2005 a diesel com 140.000km
Pajero Sport 2011 gasolina com gnv com 80.000km

Alguém pode me ajudar?

Grato a todos e obrigado por darem informações bastante interessantes.

MarcoAG
12/02/2017, 11:32
Alguem disse lá atrás que esse assunto é como futebol, religião e política. E eu concordo.
A MINHA EXPERIENCIA, que trabalho ha 17 anos usando utilitários pra entregas de cargas ao redor de 400 a 600 kg, e uso atualmente um Hyundai HR (motor 4D56 mitsubishi) rodando 3000 km por mês, é que eu estou saindo do HR e pretendo passar pra uma S10 Flex. Diesel eu não quero mais.
Calculo que vou gastar cerca de 300 reais por mes a mais de combustível, e mesmo assim prefiro não usar mais diesel.
Os motivos são vários, inclusive a falta de mecanicos de qualidade pra mexer com diesel no interior de SP. Já passei em 5 oficinas mecanicas e todos fizeram bobagens com meu motor. Peças originais caríssimas e peças paralelas sem qualidade nenhuma. Se quiser arrumar na concessionaria tem que vender um rim, se colocar em oficina fora de concessionaria com peças paralelas e mecanicos desinformados quebra de novo no mês seguinte.
Se o motor for pro ralo, retifica pelos 15 mil reais e ninguem assume garantia, quase sempre pulam fora se fundir de novo, se escutam por aqui dezenas de historias sobre isso. Retifica na concessionaria acima de 18 mil, podendo ser bem mais que isso.
Eu demorei esses 17 anos de trabalho pra chegar a essa conclusão, o que mostra como é mesmo uma decisão difícil. Mas cheguei a um veredito finalmente, e acho que não vou mais mudar de ideia. Veiculo é bem de consumo, é ferramenta, não é patrimonio. Investir muito neles é jogar dinheiro fora, não é investimento, quando você quer vender sempre jogam o valor no chão.

MarcoAG
12/02/2017, 11:35
E esse assunto é sempre discutido com extremismos. Eu tive ranger a gasolina 4 cilindros e ela NUNCA fez 4 a 5 km/l na cidade como foi citado lá atrás, minhas medidas na cidade sempre ficaram proximas de 7,5 km/l na gasolina. Na pista fazia 10 km/l andando a 100 - 110. Assim como diesel fazer 12 km/l é irreal, só faz isso 100% na rodovia andando a 100 - 110 km/h sem transito, o que não é o que acontece na media, não é sobre essa média que você paga a conta no fim de um ano.
O que acontece é que na média mensal o diesel vai fazer 8,5 km/l (meu HR não faz mais que 8 no trabalho, cidade-estrada-terra, 500kg de carga) e gasolina 7,5 km/l, o que representa alguma economia no combustível, mas que no meu modo de ver, na minha experiencia, não compensa, prefiro gastar um pouco mais de combustivel e ter um veículo que eu invisto menos, mais barato de arrumar, com mecanicos e peças em qualquer lugar. Pago feliz um pouco mais na conta do posto de gasolina pra não receber orçamentos de 10.000 reais pra trocar um cabeçote diesel.
Isso no meu caso que rodo 3000 km/mes e moro no interior de SP.

VOVÔ DO TROLLER
12/02/2017, 12:15
E esse assunto é sempre discutido com extremismos. Eu tive ranger a gasolina 4 cilindros e ela NUNCA fez 4 a 5 km/l na cidade como foi citado lá atrás, minhas medidas na cidade sempre ficaram proximas de 7,5 km/l na gasolina. Na pista fazia 10 km/l andando a 100 - 110. Assim como diesel fazer 12 km/l é irreal, só faz isso 100% na rodovia andando a 100 - 110 km/h sem transito, o que não é o que acontece na media, não é sobre essa média que você paga a conta no fim de um ano.
O que acontece é que na média mensal o diesel vai fazer 8,5 km/l (meu HR não faz mais que 8 no trabalho, cidade-estrada-terra) e gasolina 7,5 km/l, o que representa alguma economia no combustível, mas que no meu modo de ver, na minha experiencia, não compensa, prefiro gastar um pouco mais e ter um veículo que eu invisto menos, mais barato de arrumar, com mecanicos e peças em qualquer lugar.
Isso no meu caso que rodo 3000 km/mes.

Boa tarde Marco. Concordo contigo, mas tudo isso é devido ao preço do diesel estar próximo ao preço dá gasolina, principalmente se compararmos esta última ao preço do diesel S10, exigido nos motores diesel modernos. Se o diesel custasse metade do preco da gasolina, como no passado, não estaríamos discutindo isso aqui agora.ABS. Valter

mfdomingues
12/02/2017, 16:06
E esse assunto é sempre discutido com extremismos. Eu tive ranger a gasolina 4 cilindros e ela NUNCA fez 4 a 5 km/l na cidade como foi citado lá atrás, minhas medidas na cidade sempre ficaram proximas de 7,5 km/l na gasolina. Na pista fazia 10 km/l andando a 100 - 110. Assim como diesel fazer 12 km/l é irreal, só faz isso 100% na rodovia andando a 100 - 110 km/h sem transito, o que não é o que acontece na media, não é sobre essa média que você paga a conta no fim de um ano.
O que acontece é que na média mensal o diesel vai fazer 8,5 km/l (meu HR não faz mais que 8 no trabalho, cidade-estrada-terra, 500kg de carga) e gasolina 7,5 km/l, o que representa alguma economia no combustível, mas que no meu modo de ver, na minha experiencia, não compensa, prefiro gastar um pouco mais de combustivel e ter um veículo que eu invisto menos, mais barato de arrumar, com mecanicos e peças em qualquer lugar. Pago feliz um pouco mais na conta do posto de gasolina pra não receber orçamentos de 10.000 reais pra trocar um cabeçote diesel.
Isso no meu caso que rodo 3000 km/mes e moro no interior de SP.

Com essas médias não tem nem o que discutir, eh alcoolina mesmo, mas, cabe um adendo, apesar de ser um defensor atual do uso da gasolina ao invés do diesel, digo que a média de motor diesel varia muito, principalmente os de baixa cilindrada, o meu 2.0 fazia 10,5 km/l na cidade andando com o ac ligado, e a 13,5 na estrada. Mas mesmo assim com o preço atual do diesel não rola.

VOVÔ DO TROLLER
12/02/2017, 16:18
Com essas médias não tem nem o que discutir, eh alcoolina mesmo, mas, cabe um adendo, apesar de ser um defensor atual do uso da gasolina ao invés do diesel, digo que a média de motor diesel varia muito, principalmente os de baixa cilindrada, o meu 2.0 fazia 10,5 km/l na cidade andando com o ac ligado, e a 13,5 na estrada. Mas mesmo assim com o preço atual do diesel não rola.

Segundo comentários de usuários aqui do fórum a Renegade diesel chega a fazer 17 km/l. Aí não há o que discutir, haja vista que a RN flex, além de não ser 4x4, não passa de 10 km/l. Abs

realbulldog
13/02/2017, 09:26
Segundo comentários de usuários aqui do fórum a Renegade diesel chega a fazer 17 km/l. Aí não há o que discutir, haja vista que a RN flex, além de não ser 4x4, não passa de 10 km/l. Abs

Bah, o Renegade é um caso à parte...

Apesar de que, o cara que faz 17km/l no diesel, fará 12km/l na gasolina.

Sendo o veículo diesel o dobro do preço do mesmo versão à gasolina, para quem só quer o carro para passear por aí...

????

Att.

mfdomingues
13/02/2017, 12:07
Segundo comentários de usuários aqui do fórum a Renegade diesel chega a fazer 17 km/l. Aí não há o que discutir, haja vista que a RN flex, além de não ser 4x4, não passa de 10 km/l. Abs

Poxa Valter quer comparar o motor da minha Sportage com o ultra moderno do RN? Sem contar que o RN que faz 17 km/l é o AT com cambio de 9 marchas, neste caso o cambio faz muito mais diferença que o motor.

Além de tudo o que o nosso amigo Realbulldog disse, quanto custa o RN diesel versos o RN gasolina? só tirando essa diferença na compra deve levar uns bons anos para compensar o preço e no mínimo empatar o investimento, quando for compeçar a ter o lucro vai começar a ter as manutenções pesadas e neste caso da 0x0.

americo_mattar
16/02/2017, 21:59
Acompanhando o tópico, excelente discussão. Analisando a possibilidade de uma Pajero full, com mesmo dilema se gasolina ou diesel.

MarcoAG
19/02/2017, 21:52
Pois é, o preço do diesel não é mais o de outrora.
Mas eu acho que tem outro fator que tem tornado o diesel um motor menos vantajoso: O custo de manutenção quando da alguma zebra.
Ok, quem compra zero e roda até 100 mil km e depois troca, pouco vai ter que gastar na oficina, salvo algum azar. Mas e quem anda muito e vai rodar 300 mil km com o carro? Orçamentos na oficina de 10 mil reais são comuns nesses diesel atuais. Ou muito mais altos. Uma pesquisa no google mostra casos de Amarok tendo que trocar motor pela bagatela de 50 mil reais.
E vai complicar, porque as cabine simples flex não são mais fabricadas, a ultima era a S10 que parou em 2016. Cabine simples agora só tres opções, S10, Hilux e Amarok, todas as três diesel.
Então daqui 6 anos o dono do pet shop que precisar de uma picape para entregar ração, ou pega uma flex cabine simples de sete anos de uso, que em 99% dos casos tá um bagaço, ou vai pra uma diesel que custa 70 mil reais com dois anos de uso e ele não tem condições de investir tudo isso.
Vai ter que entregar ração de Stradinha, espero que ela aguente o tranco.

realbulldog
20/02/2017, 09:32
543694

Uma cabine estendida, motor 2.5, câmbio automático seria ideal para meu caso para uso comercial e particular!

No Brasil até fabricam uma versão a diesel da mesma para exportação para Tailândia, etc.

Por enquanto fico aqui desejando e optando por outras configurações...:(

broadcast33
05/03/2017, 17:32
Boa tarde, muito bom o tópico. Muito importante ver vários pontos de vista antes de tomar uma decisão. Muito importante divergir as opiniões, sem divergir das pessoas. Cada um tem o seu ponto de vista, os seus prós e contras. Li todos os posts e gostaria de adicionar um ponto de vista, sobre os carros a gasolina turbo; realmente ficaria mais interessante a primeira vista, porém, deve se ter em mente, que a durabilidade desse motor não vai ser a mesma e consequentemente a depreciação será mais forte.
Acredito, que hoje em dia, é muito mais uma questão subjetiva e de paixão, que realmente técnica, pois está muito parelho em termos de valor; o diesel dilui o custo inicial com o tempo, porém com custo de manutenção superior (poderia enumerar N fatores, negativos e positivos) e na gasolina, o custo inicial é menor, porém o custo sobe muito com o tempo, pelo fato do combustível/autonomia e depreciação, com custo de manutenção menor (poderia enumerar N fatores, negativos e positivos). Acho que cada um deve optar pelo que é mais importante e a resposta vai aparecer naturalmente.

Alaskan
20/11/2017, 16:26
Pessoal,

Realmente esse negócio de Flex x Diesel dá pano pra manga. Eu já estive dos dois lados e agora estou de Flex.

Sebe qual é o principal problema dessas dúvidas intermináveis sobre Flex ou Diesel? É que a maioria das pessoas que tem esta dúvida estão saindo de carros menores (sedans e hatches) para pickups médias.

Na maioria das vezes eles querem escolheram caminhonete por uma decisão muito mais subjetiva (vinculada ao gosto pessoal), do que lógica (vinculada á necessidade). Olha eu não sou contra não. Cada um compra o veículo que quiser com a grana que tem. Se o cara gosta de pickup. P***a! Compra pickup e vai ser feliz.

Agora quando o camarada começa com perguntas do tipo Flex ou Diesel, em 99% dos casos ele não está analisando a questão do ponto de vista lógico da necessidade e sim do ponto de vista econômico. No fundo ele sabe (ou finge que não sabe) que vai gastar um mais grana para manter. Obvio! Quanto mais capital empregado na aquisição, maiores serão os custos de manutenção. E não digo apenas a manutenção que fazemos na oficina. Impostos, seguro, pneus, acessórios, etc, serão mais caros se comparados aos carros menores. Claro! Carro popular não tem esse nome atoa, e não é atoa que não existe "Frontier 1.6 City".

Vai gastar mais grana sim! Quando era aluno os professores diziam: "Não misture bananas com laranjas!"

Pickups foram feitas para o trabalho. Lembram das primeiras? Eram cabines simples com motores truculentos á diesel ou V6 á gasolina (C10, D10, C20, D20, F100, F1000). Obviamente a necessidade urbana adaptou estes veículos para o uso familiar. Quem aí lembra das cabinadas com fibras, tipo Souza Ramos. Nascia ai um nicho de mercado no Brasil. Pick-up ideal para levar a família, os amigos vão juntos na pescaria, etc e tal.

No meio do caminho... Os carros 4 portas ganharam o gosto dos brasileiros e as montadoras começavam a lançar suas pickups com 4 portas de fábrica. Sucesso total! Quando a Hilux de visual novo apareceu... boooom. O mercado de pickups explodiu. Uma corrida desenfreada de todas as montadoras para atrair seus clientes para carros caros e que sem sombra de dúvida, tem as melhores margens de lucro sobre os modelos menores. "Bobinho... Vc acha que o custo de fabricação de um carro sobre chassis é maior que o de um carro monobloco?" É maior sim, só que a margem de lucro é muito maior sobre este tipo de veículo também.

O mais interessante é que as montadoras sabem disso. Seus clientes que antes compravam carros sedans de luxo agora estão migrando pra caminhonetes musculosas á diesel. Eles carregam peso? Perguntou o desavisado. Não! Mas com este tipo de carro eles dirigem em uma posição mais alta e influenciados por aqueles comerciais com musica de filme de gladiador e trilhas off road, a gente transforma nosso cliente em super piloto de rally.

Uau! Que sacada. Estamos vendendo mais do que o que fisicamente vocês compram. Estamos vendendo super poderes, com um adesivos Turbo, 4x4, pneus mistos e ainda cobramos por isso. Ah! Vale dizer que é diesel. No Brasil diesel no transito urbano significa status. Já para os frotistas, caminhoneiros, ou o "Seu Zé", que carrega mais de 500 kg de saco de ração para fazenda dela lá no pé do morro, significam necessidade. Esses últimos não vão pagar pelo status. O negócio deles é o custo x beneficio.

Já que os clientes que estão vindo para este segmento são ex donos de carros sedans de luxo. Que tal se a gente "amansar estas pickups". Cambio automático, 20 ABS, suspensão suave e macia, injeção eletrônica, motores mais silenciosos. Agora sim. Pegamos um brucutu que nasceu na roça, acostumado acordar cedo, apartar o rebanho, cortar lenha e que "mal mal" sabe ler e escrever e demos um banho de loja, com roupas de grife e perfumes caros para pessoas exigentes.

Hoje pickups assim são muito resistentes, porque não são exigidas para a finalidade que foram projetadas. Eu acho até que elas estão é perdendo essas características para atender ao novo perfil do cliente final. Não vai demorar para essas pickup virem com itens de conveniência como porta trecos na caçamba para colocar a sacola de compras ou coisa do tipo.

Mas contra isso não há argumento. É fato. O publico de pickups mudou. É outro. Realmente Hilux não quebra nunca, quem vai tacar mais de 140 mil reais em uma transamazônica.... Realmente são poucos. Talvez por este motivo os motores flex vendem bem nessas pickups. Esses sim, são domesticados de fábrica. Para quem vai fazer trechos urbanos e rodar pouco... OPA OPA OPA... Pouco quanto? Menos de 100 km (pouca ou nenhuma carga) por dia. COMPENSA SIM. Economicamente falando, não encontrei quem comprovasse para mim que a Diesel seja melhor.

Bom eu escrevi essa história toda só pra dizer o seguinte:

Pickup Flex ou Diesel?

Faça a pergunta abaixo:

Eu preciso de pickup ou eu quero uma pickup?


Se a resposta for eu preciso porque a pickup é para trabalho e será um ativo e não um passivo. Vai de diesel!

Se for porque vc quer: Siga seu coração e compre o que vc gosta. PQP, vc só tem uma vida então compra o que vc gosta.

Ah mas eu tenho pouca grana!! Vai rodar em trecho urbano e abaixo de 100 km por dia. É flex! Carro a diesel é econômico na bomba de combustível, somente! A alegria do dono de pickup diesel acaba na oficina e no seguro.

Depreciação?? Faça as contas:

Olha o valor de uma pickup zero e olha o valor dela na tabela Fipe com 2, 3, 4, 5 anos de uso. A grana que o cara vai ter que desembolsar para comprar uma outra nova vai ser maior para quem optou pelo diesel na compra e na revenda.

Abraços!!

MANFREDI
20/11/2017, 17:30
Alaskan, belíssima explanação.

Acho que agora a definição da escolha Flex ou Diesel deve ter sido resolvida, ou ficou beeeeemmmmm mais fácil fazer a escolha.

Eu li este post agora por inteiro e até este momento na minha cabeça, a resposta era: SIM QUERO UM DIESEL PORQUE EU QUERO UM DIESEL.

Confesso que fiquei tendencioso agora para o Flex. Minha TR4 faz 7km/l cidade e 9-10 km/l na estrada. Sem forçar muito e com a família ( 4 pessoas ).

Só que ela agora está pequena pra nós viajarmos em 4 ( 2x por ano na Canastra ) e penso em um maior.

Assim, em relação a combustível vou gastar a mesma coisa, mas com espaço bem maior (Pajero dakar ou Full).

Então, a todos os colegas acima, obrigado pelas colocações em nível MUITO elevado.

GRande abraço

SavioBatista
21/11/2017, 22:43
Segundo comentários de usuários aqui do fórum a Renegade diesel chega a fazer 17 km/l. Aí não há o que discutir, haja vista que a RN flex, além de não ser 4x4, não passa de 10 km/l. Abs

Temos um RN Trail, está com 7 mil km e nunca consegui fazer essa média na estrada, andando a 120 e 130 o maximo que fez foi 12,5km/l.

Amiko
21/11/2017, 23:37
Essa polêmica nunca será resolvida, mas eu penso que existem ao menos duas verdades nesta discussão:

1) Comprar e manter carro flex é mais barato;
2) Motorização à diesel é melhor em si.

Quantas pessoas neste tópico optariam pelo flex se todos os custos envolvidos fossem iguais? Quem optaria por ter muito menos torque e uma autonomia significativamente menor só para ter um pouco mais de conforto acústico ou um 0 a 100 dois segundos mais veloz? Certamente uma quantidade insignificante de pessoas.

Dessa forma, podemos concluir que a questão é "meramente" financeira.

Tem condições financeiras e precisa (necessidade, especialmente hoje em dia, é algo extremamente subjetivo) ou acha que vale a pena? Compra à diesel. Não tem? Vê se a flex te atende.

Na minha opinião, a equação pende ainda mais para o lado do diesel porque muitas vezes o carro não muda apenas a motorização, mas também a transmissão, tração, versão de acabamento etc. Eu, pessoalmente, vou de diesel enquanto meu bolso não reclamar.

diogov8
22/11/2017, 01:15
O preço de uma diesel hj vc compra uma flex e a diferença pega um popular.

Cada um faz sua conta.

rick66
22/11/2017, 12:25
Alaskan, muito bom texto....essa historia de diesel ou gasolina nunca termina, mas suas pondeacoes sao interessantes...eu mesmo estou avaliando, pois quero uma pajero sport pelo custo e gosto do design, o diesel muito mais rodado nos usados, custo maior e manutencoes mais delicadas e mais caras que muitas vezes nem sabemos como e se foram realizadas corretamente....nao diferente de gasolina, porem custo menor, mais nova com o mesmo valor e mecanica mais em conta....
Creio que para quem vai ter como 2 carro para eventuais viagens sem trilhas, a gasolina atende bem e creio que irei optar por esta...uma ou 2 viagens ano mais longas.....

Alaskan
05/12/2017, 09:52
Alaskan, muito bom texto....essa historia de diesel ou gasolina nunca termina, mas suas pondeacoes sao interessantes...eu mesmo estou avaliando, pois quero uma pajero sport pelo custo e gosto do design, o diesel muito mais rodado nos usados, custo maior e manutencoes mais delicadas e mais caras que muitas vezes nem sabemos como e se foram realizadas corretamente....nao diferente de gasolina, porem custo menor, mais nova com o mesmo valor e mecanica mais em conta....
Creio que para quem vai ter como 2 carro para eventuais viagens sem trilhas, a gasolina atende bem e creio que irei optar por esta...uma ou 2 viagens ano mais longas.....

Eu faria o mesmo, alias já fiz isso sim.
Sou muito cético e sempre levo a decisão para o campo da lógica. Mas somos seres humanos e emoção é o que dá aquele "friozinho na barriga", emoção é brasa quente e a gente precisa de emoção sim! Mas quanto o assunto é dinheiro, o meu pelo menos é muito suado, eu uso sempre a lógica.

Vai sem medo e seja feliz. Se não gostar! Vende P*%r@!
Vc não precisa ser fiel ao carro, pode desquitar quando quiser!

kkk

Abraços!!

casamaior
01/09/2018, 16:18
Olá sou novo na área e estou com a cachola quente de tanto fazer a conta para decidir entre dakar hpe 12 diesel 88k e dakar hpe flex v6 12 66k. Porém queria questionar a diferença da desvalorização citada pelo colega acima. Fiquei curioso e fiz uma pergunta ao mercado livre Pesqusei pajero diesel 1998 resposta 35k e depois pajero gasolina 1998 resposta 30k. foi apenas uma consulta mas que mostra que a desvalorização quanto mais o tempo passa favorece o veiculo gasolina ou flex pois uma pickup zero km 40k de diferença e após 20 anos 5k.

adriano84
03/09/2018, 15:14
Olá sou novo na área e estou com a cachola quente de tanto fazer a conta para decidir entre dakar hpe 12 diesel 88k e dakar hpe flex v6 12 66k. Porém queria questionar a diferença da desvalorização citada pelo colega acima. Fiquei curioso e fiz uma pergunta ao mercado livre Pesqusei pajero diesel 1998 resposta 35k e depois pajero gasolina 1998 resposta 30k. foi apenas uma consulta mas que mostra que a desvalorização quanto mais o tempo passa favorece o veiculo gasolina ou flex pois uma pickup zero km 40k de diferença e após 20 anos 5k.


A diferença é de 22 mil, parece muita coisa no entanto levando em conta o tempo que pretende ficar com ela e o tanto que vai rodar ela pode ser diluída em poucos anos.

Ademirrosanelli
24/09/2018, 20:05
quanto de média faz a pajerinho 2 portas 2.5 td 1992 cambio manual?