PDA

Ver Versão Completa : Reforma Jeep Ford CJ5 - Gen. Médici

DiasTD
04/07/2016, 21:31
Boa noite a todos, a anos eu namoro o fórum no 4x4 Brasil. Finalmente este ano consegui adquirir meu 4x4, um Jeep Ford CJ5 1980, através de um leilão do Exército Brasileiro na cidade de Bagé-RS no dia 28 de junho do corrente ano.

A reforma já teve início e será completa, o jeep estava razoavelmente bom de lata, chassis em excelente estado (sem podre, soldas ou rachaduras), já está com algumas modificações conhecidas aqui pelo pessoal do fórum (caixa de de direção VW eu acho, roda livre, motor parcial de Opala 6cc, pneus da Toyota Bandeirante, pedais suspensos e servofreio). É claro que nem tudo são flores ele está sem o tanque de combustível, câmbio, caixa de transferência e cardans, sei que nessa brincadeira morro com pelo menos 5 mil, fora a reforma :putz: e nem sei o que consigo aproveitar das tais modificações.

Mas, aos poucos vou postando fotos da reforma, por enquanto posto as fotos de como ele foi comprado e no guincho:
532056532057532058
53204753204853204953205053205153205253205353205453 2055

junior braga
05/07/2016, 08:10
DiasTD seja bem vindo ao 4x4brasil! Aqui tem bastante conteúdo sobre esses guerreiros, adaptações, modificações, reformas, etc.

Seu Jeep está muito bom, sucesso na empreitada.

[ ],

squinzani
05/07/2016, 08:12
Olha... primeiro de tudo, meus parabéns, pegar um jeep e resolver reformar não é pra qualquer 1... vários iriam preferir comprar um prontinho, cheio de confetes...
parabéns também pela aquisição!

Sua viatura está muito inteira, muito boa mesmo.. compramos 5 jeep de leilão do exército, dos 5.. só o ultimo que veio inteiro.. o resto veio faltando tudo, tudo mesmo.. esse seu parece ser um bom exemplar, é claro tem umas partes para arrumar.. mas nada dificil assim... só ter vontade que resolve.

Que mecanica ele tem? 4cil ohc ? 6cil bf161? cambio 3 ou 4m ?

Vai postando as fotos da reforma! :)

matrakaum
05/07/2016, 08:49
Parabéns! Se não tivesse sido tão longe eu teria ido neste leilão. Mas o custo do transporte inviabilizaria a empreitada.
Que mal lhe pergunte e já sendo entrão... Qto vc pagou?

DiasTD
05/07/2016, 21:34
Olá Squinzani, ele veio com um motor 6 cilindros do opala (ainda não sei se está vivo ou morto) sem distribuidor e sem motor de partida. Este é o GM 292, alguém sabe me dizer?

Sei que existe água misturada ao óleo pq está com aquela borra branca na vareta de aferição, fora isso parece estar bom.

Esqueci de postar a foto na postagem anterior, então aí está:
532088
532087

Fora isso, como eu disse ele veio sem caixa de marchas, reduzida e cardans.

Abraço

DiasTD
05/07/2016, 21:39
Parabéns! Se não tivesse sido tão longe eu teria ido neste leilão. Mas o custo do transporte inviabilizaria a empreitada.
Que mal lhe pergunte e já sendo entrão... Qto vc pagou?

Matrakaum, queria ter pago menos com certeza, mas saiu por 6 mil. Loucura da minha parte :screwy::screwy:, rsrs mas briguei e levei. Agora aguenta :D.

Foi uma pena mesmo ele não ter transmissão e reduzida, mas agora foi.

Abraço

squinzani
06/07/2016, 00:53
Olá Squinzani, ele veio com um motor 6 cilindros do opala (ainda não sei se está vivo ou morto) sem distribuidor e sem motor de partida. Este é o GM 292, alguém sabe me dizer?

Sei que existe água misturada ao óleo pq está com aquela borra branca na vareta de aferição, fora isso parece estar bom.

Esqueci de postar a foto na postagem anterior, então aí está:
532088
532087

Fora isso, como eu disse ele veio sem caixa de marchas, reduzida e cardans.

Abraço

esse PARECE SER motor é o de opala.. o 292 (mais conhecido como canavieiro 4.8) é um pouco diferente, meu irmao tem ele na F75 dele.

as tampas ali no bloco, no canavieiro são um pouco maiores.

motor de opala 4.1L:
532100

motor canavieiro gm 292 4.8L:

532101 532102

squinzani
06/07/2016, 08:18
A esqueci de falar...

repara que o bloco do GM292.. é mais alto!

m0r473n53
06/07/2016, 11:06

Essa água misturada ao óleo pode ser também por conta de estar sem o distribuidor.

[]s

DiasTD
06/07/2016, 16:55
esse PARECE SER motor é o de opala.. o 292 (mais conhecido como canavieiro 4.8) é um pouco diferente, meu irmao tem ele na F75 dele.

as tampas ali no bloco, no canavieiro são um pouco maiores.

motor de opala 4.1L:
532100

motor canavieiro gm 292 4.8L:

532101 532102

É esse mesmo Squinzani! Quer dizer que é 4.81? Tchê, mas é um litro de gasolina por quarteirão :shock:rsrs, se tiver que trocar só a vedação e colocar as peças que faltam acho que vou mantê-lo, caso contrário fica aposentado.

DiasTD
06/07/2016, 16:57
Essa água misturada ao óleo pode ser também por conta de estar sem o distribuidor.

[]s

Tomara que seja este o motivo, em seguida vai ser aberto e teremos a dúvida sanada.

Abraço!

Arildo MT
06/07/2016, 17:30
Canavieiro, muito sugestivo e apropriado heim.

DiasTD
06/07/2016, 18:03
Canavieiro, muito sugestivo e apropriado heim.

:drunk::brinde: O bicho bebe! kkkk

xibiu!!!
06/07/2016, 19:39
:drunk::brinde: O bicho bebe! kkkk

Motor Canavieiro??
Imagine então se o Jipão fosse 51...!
Seria um Velho....no Barreiro! :putz::putz:

Parabéns pela aquisição e uma ótima empreitada amigo Dias TD.:concordo:

Arildo MT
06/07/2016, 23:10
Uma asulerada, cai 03 rapaduras do escape, mas que legal é, gostava do velho bf 161, só não gosto de lembrar do carburador e platinado dele.

matrakaum
06/07/2016, 23:30
Nem sabia que existia este canavieiro. Deve beber absurdo

Marcelo Oyarzábal
09/07/2016, 08:39
Dias, tudo bem?
Sou natural de Bagé, onde teve o leilão. Legal a sua empreitada, o jeep saiu por um preço bem bom, pode ter certeza, por menos ia comprar aquelas sucatas que tinha no leilão.
O seu motor é do Opala 6cc. O GM 292 que o pessoal chama de canavieiro, o bloco é mais alto e não serve pra nossos veículos, tem pouco giro e bebe muito, além do peso que enverga o chassis se não tiver bem preparado, até usam, mas não é bom.

Um abraço

squinzani
09/07/2016, 22:44
Dias, tudo bem?
Sou natural de Bagé, onde teve o leilão. Legal a sua empreitada, o jeep saiu por um preço bem bom, pode ter certeza, por menos ia comprar aquelas sucatas que tinha no leilão.
O seu motor é do Opala 6cc. O GM 292 que o pessoal chama de canavieiro, o bloco é mais alto e não serve pra nossos veículos, tem pouco giro e bebe muito, além do peso que enverga o chassis se não tiver bem preparado, até usam, mas não é bom.

Um abraço

como que é? até usam mas não é bom? da onde vc tirou isso?

meu irmao ta com uma F75 com o GM292 (canavieiro) e caixa c10 3m, te digo uma coisa.... é um monstro e serve sim!
torque dele é bem embaixo, diferente do AP 1.8 que tinha antes num Jeep Kaiser com caixa de chevette 5m

queria um motor desses no meu cj5 isso sim... ficou muito filé, discordo totalmente do seu comentário.

unico problema é o custo das peças.. algumas só importando, difícil achar.

Marcelo Oyarzábal
10/07/2016, 13:52
como que é? até usam mas não é bom? da onde vc tirou isso?

meu irmao ta com uma F75 com o GM292 (canavieiro) e caixa c10 3m, te digo uma coisa.... é um monstro e serve sim!
torque dele é bem embaixo, diferente do AP 1.8 que tinha antes num Jeep Kaiser com caixa de chevette 5m

queria um motor desses no meu cj5 isso sim... ficou muito filé, discordo totalmente do seu comentário.

unico problema é o custo das peças.. algumas só importando, difícil achar.

Squinzani, como aqui é um forum, qualquer um pode concordar e descordar.
O motor GM 292, é um tanto mais pesado que o 4.100, da para usar, ele tem bastante torque em baixa, mas não é um motor pra sair acelerando numa trilha como o 4.100 por que ele gira pouco, a durabilidade do GM 292 é enorme se usar em baixa, mas é um motor mais pesado e não tem muita lubrificação em alta. Dependendo qual for o uso do Jeep, não vale a pena ter esse motor, agora se fosse numa pick up, com relação longa, e que carregue peso, é o ideal. Veja bem, não estou desmerecendo o motor do seu irmão, mas é o que escrevi acima, tenho certeza que a maioria confirma, precisa reformar a estrutura do chassis pra não abrir, se não a primeira trilha o chassi fica aberto.

Um abraço

squinzani
11/07/2016, 08:53
Squinzani, como aqui é um forum, qualquer um pode concordar e descordar.
O motor GM 292, é um tanto mais pesado que o 4.100, da para usar, ele tem bastante torque em baixa, mas não é um motor pra sair acelerando numa trilha como o 4.100 por que ele gira pouco, a durabilidade do GM 292 é enorme se usar em baixa, mas é um motor mais pesado e não tem muita lubrificação em alta. Dependendo qual for o uso do Jeep, não vale a pena ter esse motor, agora se fosse numa pick up, com relação longa, e que carregue peso, é o ideal. Veja bem, não estou desmerecendo o motor do seu irmão, mas é o que escrevi acima, tenho certeza que a maioria confirma, precisa reformar a estrutura do chassis pra não abrir, se não a primeira trilha o chassi fica aberto.

Um abraço

opa, não estou brigando com vc.. mas como vc mesmo disse é um forum, onde pessoas expõem seus pensamentos.

"O GM 292 que o pessoal chama de canavieiro, o bloco é mais alto e não serve pra nossos veículos, tem pouco giro e bebe muito, além do peso que enverga o chassis se não tiver bem preparado, até usam, mas não é bom."

então pelo seu comentário, eu achei equivocado... "não serve para nossos veículos", como te disse.. acho que serve sim...
tanto que ando as vezes com um desses e te digo, é um monstro mesmo.

com relação ao peso extra, concordo.. motor maior, tem peso maior mesmo!

tanto que meu irmao na frente usa as molas por feixe e também espiral junto pq o conjunto ficou pesadão.

mas é legal, ele colocou 700kg de pedra na caçamba pra levar pra casa... cara, vazio.. ou com +700kg.. parecia mesma coisa.. arrancava q só kkk

mas o dele não ta com carburação de corpo simples e sim duplo.. acho que a bem mais de 34kg de torque :D

Marcelo Oyarzábal
11/07/2016, 15:55
opa, não estou brigando com vc.. mas como vc mesmo disse é um forum, onde pessoas expõem seus pensamentos.

"O GM 292 que o pessoal chama de canavieiro, o bloco é mais alto e não serve pra nossos veículos, tem pouco giro e bebe muito, além do peso que enverga o chassis se não tiver bem preparado, até usam, mas não é bom."

então pelo seu comentário, eu achei equivocado... "não serve para nossos veículos", como te disse.. acho que serve sim...
tanto que ando as vezes com um desses e te digo, é um monstro mesmo.

com relação ao peso extra, concordo.. motor maior, tem peso maior mesmo!

tanto que meu irmao na frente usa as molas por feixe e também espiral junto pq o conjunto ficou pesadão.

mas é legal, ele colocou 700kg de pedra na caçamba pra levar pra casa... cara, vazio.. ou com +700kg.. parecia mesma coisa.. arrancava q só kkk

mas o dele não ta com carburação de corpo simples e sim duplo.. acho que a bem mais de 34kg de torque :D

Claro, posso ter comentado errado. Meu medo em motor grande é o chassis das viaturas, precisa reforçar bem, o meu abriu com o motor Willys, vi semana passada que rebentou a chapa de dentro do calço, vou ter que tirar pra reformar.

squinzani
14/07/2016, 08:40
Claro, posso ter comentado errado. Meu medo em motor grande é o chassis das viaturas, precisa reforçar bem, o meu abriu com o motor Willys, vi semana passada que rebentou a chapa de dentro do calço, vou ter que tirar pra reformar.

eu quero outro motor grande quando tirar o meu bf... penso em opala 6 caneco, canavieiro 4.8L, vortec 4.3, omega 4.1, silverado 4.1

mas ja sei que vou ter que reforça tudo hehehe.. com o bf que ja é pesadão.. está tudo sussegado, as trilhas que faço são leves e médias no maximo.

não tenho interesse em trilhas pesadas e extreme... (isso acabaria com a viatura) e eu tenho dó dela.. então cuido muito.

queria mesmo é passar pra diesel.. mas é um sonho que está longe ainda, no momento até opala 6 ta dificil :D

só que tudo que ja venho fazendo no CJ5 já é super reforçado.

que nem DH não montei ainda.. mas vou montar com os terminais de nascar (importados) que comprei aqui no forum de um membro , são mais fortes que dodge ram...f1000..608...

Bruno Sargentin
08/08/2016, 18:31
Boa noite,
Galera estou com um ford jeep 1972 e ano que vem quero restaurar, mas não consigo encontrar um modelo original do meu.
Alguem pode me ajudar

DiasTD
16/08/2016, 15:39
É meus amigos... a reforma está devagar quase parando (rsrs), estava esperando o veredito do motor antes de fazer a carroceria.

Motor do Opala "morto", quando abri percebi que ele já estava com os pistões .060 se tivesse que realizar outra retífica estaria f..., percebi também que as válvulas dos cilindros 3 e 5 não vedavam, as bronzinas estavam em .40 e duas bielas já haviam sido trocadas. Fora isso o motor estava até que bem limpo com exceção da água no óleo.

Levado na retificadora o pessoal lá me informou que teria que "encamisar", o virabrequim iria para 1,25 e teria que substituir as válvulas e uma leve aplainada no cabeçote.

Em fim, o orçamento fica em R$3.000,00 em peças e R$2.000,00 pelo serviço.

Digam ó sábios do 4x4, vale a pena recauchutar o 6cc ou substituir por AP? (lembrando que ainda vou ter que conseguir um carburador, distribuidor, polia do virabrequim, volante do motor e alternador)

Prós: mantenho configuração atual, não seria preciso substituir suportes do motor no chassis etc.
Contras: não preciso nem dizer caro pra ca$$$$$$$$! E consumo de combustível.

Sugestões são muito bem-vindas!

Sonhador
17/08/2016, 10:04
Apesar de não entender muito de Jeep ...penso eu ...que tudo depende de sua proposta para o jeep ... se for uma restauração ...vale a pena restaurar ..... se for para deixar funcional ..... compre um motor mais moderno talvez gaste um pouco mais que reformar o seu ....mais tera um motor com peças faceis de encontrar e talvez mais economico e um motor que os mecanicos atuais conseguem mexer ....o que não falta são receitas de motorização aqui no forum.....

Sonhador
17/08/2016, 10:35
Pelo que vi alem do motor esta sem caixa , cambio e cardans ....
Ja pensou se não compensa achar um carro (sucata) que possa ser um doador ... compra carro inteiro e utiliza o maximo de peças e depois revende o que sobrar ....
Mas seria legal ter um bom mecanico para indicar qual a melhor mecanica para fazer o menor numero de adaptações.

Sonhador
17/08/2016, 10:48
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/57042-qual-o-melhor-motor-pra-adaptar-no-cj5.html

DiasTD
17/08/2016, 21:05
Pois é... acho que vou de motor AP com câmbio chevette 5m e reduzida willys.

squinzani
18/08/2016, 08:38
Como o amigo citou... o topic abaixo tem bastante conteudo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/57042-qual-o-melhor-motor-pra-adaptar-no-cj5.html

Então, é como foi falado no topic acima, tudo depende do que vc quer fazer e de quanto está disposto a gastar.

Lembrando que adaptações sempre são adaptações, nem tudo da certo.. as vezes da tudo errado e se gasta muito mais do que pensava...

se vc não quer ter problemas e não quer gastar muito pega a receita do ap + cambio 5m chev.... veja como fizeram, aqui no forum fala muito disso... de preferência por motor 1.8 ou 2.0 AP... 1.6 eu acho meio manco.. (experiência de quem ja andou em 1.6.. 1.8... 2.0...) o melhor é o 1.8, o meio termo.. as peças não são caras como do 2.0.. e é um motor que da pra extrair muito dele, da pra trabalhar o cabeçote se quiser mais potencia que o original.. fazer um aspirado que vai pra 120.. 140cv.... ou um original + turbo.. que vai la pra uns 180.. 200cv... isso é claro, sem quebras por exagero de preparação.. não sem quebras de andar.. pq ai depende do pé.

pra mim isso é a receita mais barata, melhor custo beneficio... usam isso até em F75 que é muito mais pesada que jeep e da certo... acho melhor que opala 4cil... pois no AP é possível ja ter o motor injetado.. sem gambiarras.. antes que os opaleiros reclamem pq da pra injetar opala tb.. kkk

se vc pode gastar um pouco mais, invista num opala 6cil... mas ai o cambio não podeira ser de chevette 5m... teria que ser um cambio mais parrudo... pq o motor tem muito torque!

se quiser gasta mais... e tiver um motor moderno.. e muito forte.. então procure um GM 4.3 V6 (vortec) das blazer/s10...
e prepara o bolso pq o cambio tem que ser bom.. um 2205A quem sabe.

motor depende muito do gosto, do que vai fazer com o jeep, qual a frequência de uso...

se for para andar todo dia, como carro unico... invista num motor diesel, terá potência de sobra com um MWM 2.8 turbo intercooler... mas ai a brincadeira ja vai pra uns 15.. 20mil...

e tem que andar muito pra pagar o motor.

DiasTD
18/08/2016, 13:39
Minha ideia é utilizar o Jeep cidade/trabalho (nada de trilhas pesadas, sou biólogo e pelo menos 10 dias/mês tenho que sair para campo, onde os desafios são: estradas ruins (quando elas existem), pequenos valos e alagados). Estou pretendendo adaptar um motor Ford 2.0 16v 147cv de um Focus com o câmbio Chevette 5 marchas e a reduzida do Willys.
Não pretendo gastar tanto assim logo de início, quero colocar ele para andar de uma vez.

Obrigado meus amigos!

Marcos Joares
21/08/2016, 19:10
Estou pensando em um Mitsubishi 2.5 Diesel para meu CJ,será que aguenta??

squinzani
22/08/2016, 08:55
Estou pensando em um Mitsubishi 2.5 Diesel para meu CJ,será que aguenta??

com certeza vai fica mais forte que um original 6cilindros (bf)...

então vai aguenta sim.