PDA

Ver Versão Completa : jpx com motor 4.1



manolo
08/03/2006, 12:26
já circulou por aqui um jota com motor de opala/silverado 6cil, alguém tem as fotos desse carro, como ficou o 6 cil no cofre no jpx?

leogc
08/03/2006, 12:32
Oi Manolo,

Eu tb ja estive interessado nessa adaptação, é de um cara lá de minas, acho que o nome dele é Cid. Inclusive eu conversei com o pai dele, que foi quem fez a conversão.

o que ele me disse foi que cabe, mas que exige um imenso número de modificações, inclusive o redesenho do triangulo da suspensão, fora todo o resto.

qdo me convenceram a não usar esse motor, um dos argumentos é de que ele é muito pesado. além disso, se é para mexer em tudo para cabe-lo, pq não colocar logo um V8?!

abs

tiagomurari
08/03/2006, 12:58
ja fizemos uma adaptação dessa aqui na murari, foi em um apkp verde, ficou show de bola, mas compensa mais colocar um v6 mesmo

WGodoy
08/03/2006, 13:50
Oi Manolo,

<SNIP>

qdo me convenceram a não usar esse motor, um dos argumentos é de que ele é muito pesado. além disso, se é para mexer em tudo para cabe-lo, pq não colocar logo um V8?!

abs

Realmente um V8 ... Um 302 pelo menos é um mais curto que o 4.1. E a caixa automática C6 da Ford (para off-road, picapes e utilitários leves) ficaria muito interessante também, com um kit TransGo (www.transgo.com.br para deixá-lo um pouco mais curto e de troca mais rápida, e com o seletor no assoalho. Claro que este 302 teria um bom Holley quadrijet, pois os Motorcraft e DFV da Ford Brasil estrangulavam demais os V8s.

Bom, depois desta viajada :dance: deixa eu voltar pros afazeres diários ...

manolo
08/03/2006, 14:49
O MOTOR GM 6CIL NÃO É TÃO PESADO ASSIM SE VC COMPARAR COM UM MAXION, ESTE É MAIS PESADO, PELAS MEDIDAS QUE FIZ ACHO QUE TEM QUE TIRAR A TRAVESSA QUE FICA EM BAIXO DO FILTRO DE AR E CORRE-LA UNS 15 CM MAIS PARA FRENTE.

A GRADE VANTAGEM DOS MOTORES 4.1 É CUSTO DESTE É DA MANUTENÇÃO OS V6 MODERNOS SÃO CAROS E TEM AS PEÇAS CARÍSSIMAS OS V8FORD TAMBÉM SÃO PROBLEMÁTICOS DE PEÇA.

O MOTOR GM 41.1 DAS CORREIS ATÉ A EMBREAGEM TEM 85 CM, EU ACHO QUE CABE NO JOTA SÓ QUERO SABER DE QUEM JÁ FEZ OCMO FICA O COFRE DO MOTOR

WGodoy
08/03/2006, 14:59
<snip>
A GRADE VANTAGEM DOS MOTORES 4.1 É CUSTO DESTE É DA MANUTENÇÃO OS V6 MODERNOS SÃO CAROS E TEM AS PEÇAS CARÍSSIMAS OS V8FORD TAMBÉM SÃO PROBLEMÁTICOS DE PEÇA.

<snip>



Tenho um Landau com motor 302, e conheço vários proprietários de Galaxie e Landau (com motores 292 e 302) e eu não diria que peça seja algo problemático - o que não se acha aqui pode ser encontrado nos EUA sem problemas. Mas certamente o 4.1 teria um custo de manutenção mais em conta.

leogc
08/03/2006, 16:30
Salve manolo,

vc mediu a altura tb?! me parece que este é um problema tb...

uma outra opção seria mexer na parede corta-fogo...mas aí seria mais radical.

eu olhei com muito carinho p 4.1...mas me convenceram a desistir...ia dar muito trabalho (isso dito pelo tal cara que fez).

eu acabei desistindo dos v6 por causa do custo da manutenção e das adaptações que seriam necesárias.

além disso, o que eu queria era o tal v8...eu até choro qdo vejo os gringos empurrando aqueles pneus 37 com um 350 em baixo do capot.

abs

WGodoy
08/03/2006, 17:05
Salve manolo,

vc mediu a altura tb?! me parece que este é um problema tb...

uma outra opção seria mexer na parede corta-fogo...mas aí seria mais radical.

eu olhei com muito carinho p 4.1...mas me convenceram a desistir...ia dar muito trabalho (isso dito pelo tal cara que fez).

eu acabei desistindo dos v6 por causa do custo da manutenção e das adaptações que seriam necesárias.

além disso, o que eu queria era o tal v8...eu até choro qdo vejo os gringos empurrando aqueles pneus 37 com um 350 em baixo do capot.

abs

Não sou mecânico, mas nos anos 80 teve uma febre enorme de Chevette com motor 4.1, inclusive a oficina mecânica que eu usava em Santo André (SP) fazia pelo menos Chevettes 4.1 por mês. Me lembro que a receita implicava me mexer na parede corta-fogo, mas não era nada radical. O problema maior eram os donos que não queriam gastar com mudanças na suspensão e freios. Porisso não deveria ser tão problemático encaixar um 4.1 num Jota. Mas posso estar enganado ...

E para quem sonha com um JV8, este é uma picape Bronco 1974 302 V8, que o dono tranformou para rock crawling. Tirando a injeção eletrônica, o resto da mecânica é comum aos Galaxie/Landau daqui, inclusive o câmbio é o C4 (autos de passeio).

Abs

leogc
08/03/2006, 20:31
pois é wagner,

esse era o meu sonho....mas faltou um pequeno detalhe ($$$$).hehehe

principalmente pq um V8 envolve a troca de simplesmente todo o conjunto mecanico do jota...caixa, t-case, eixos e etc, etc e etc....

enquanto isso, nos conformamos com o que temos e simbora.

dizem que os americanos não entendem como o pessoal daqui consegue tirar mais de 200 cv de um AP.

abs

frgamaral
09/03/2006, 13:54
Manolo

Dei uma lida nesse seu tópico e lembrei que vi esse JPX do CID pra vender no Mercado 4x4 (http://www.mercado4x4.com.br/jpx.php)

Os dados da viatura são:

JPX 95, 4.1, Gas,

6 cil. 4.1 MPFI Chevrolet - Silver
Caixa 4 Marchas Clark C-10
Diferenciais DANA 44 Rel 3.09
c\Trak-lock traseiro. Pneus
4 SuperSwampers TL Radiais 32x10,5
amortecedores ProComp Explorer 5000
molas especiais de 56 mm preparação
Chevrolet Rally Team
Belo Horizonte - MG
GLL 1990
R$ 27.000

Inclusive já faz um tempinho que ta anunciado nesse site.
Espero ter ajudado

Abraços

WGodoy
10/03/2006, 10:47
pois é wagner,

esse era o meu sonho....mas faltou um pequeno detalhe ($$$$).hehehe

principalmente pq um V8 envolve a troca de simplesmente todo o conjunto mecanico do jota...caixa, t-case, eixos e etc, etc e etc....

enquanto isso, nos conformamos com o que temos e simbora.

dizem que os americanos não entendem como o pessoal daqui consegue tirar mais de 200 cv de um AP.

abs

Talvez este link abaixo possa ser o reinício do sonho, em outra plataforma que não o Jota. A viatura está sem T-case, e precisaria ver bem o detalhes dos doctos, no mais parece ser um Bronco facilmente restaurável para as condições originais e, mais tarde, um bom overhauling pro cara virar um cabrito montanhez ...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-40869045-_JM

leogc
10/03/2006, 11:13
se eu chego em casa com esse bronco, minha mulher me expulsa de casa...

quem sabe no futuro. primeiro tenho que terminar um jota.

abs

Celsogvs
10/03/2006, 13:15
Amigos, quem for participar do primeiro encontro nacional de jotas terá a oportunidade de ver o JPX do CID.

O Adilson (pai do Cid) já fez inscrição.

[]'s

Maverickturbo
14/03/2006, 00:52
A pick-up jota verde era do meu pai. Muito boa, eu sonhava em ter akele carro. O problema do motor 4.1 foi o consumo elevado durante uns 2 meses, pq meu pai parava no farol e ficava acelerando so pra carroceria ficar mexendo. Naquela epoca a gasolina ainda ñ custava 2 reais. Com o 4.1 moeu o eixo original em 2 semanas, ela tava com eixos de rural. Meu pai acabou vendendo por uns 12 ou 15 mil na epoca. Que tristeza...

manolo
15/03/2006, 07:37
não tem umas fotos do cofre do motor não?

ou alguma informação sobre a adaptação?

tiagomurari
15/03/2006, 09:46
essa pick-up nao fora feita na murari?

Maverickturbo
15/03/2006, 14:59
manolo,
Infelizmente ñ tenho fotos do cofre do motor. Eu mal tenho fotos dela.
tiagomurari,
Sim, foi ela mesma que foi feita ai.

tiagomurari
16/03/2006, 08:43
NOS TINHAMOS FEITO UMA ADAPTAÇÃO DESSAS EM UMA PICK-UP TAMBEM, MAS NÃO LEMBRAVA DE QUEM ERA, BOM, AGORA ACHEI!