Ver Versão Completa : Instalando Sensor de Nível do Reservatório de Expansão ICOS
Imperador!
02/07/2016, 13:37
Boa tarde colegas foristas,
vou compartilhar aqui mais uma alteração da minha Ranger 3.2 "Pesadelo".
Antes de mais nada, perdoem as fotos, não sei porque o fórum deixa algumas ficarem invertidas ou tortas.
A Ford, por incrível que pareça, instalou um sensor de nível do reservatório do limpador do párabrisas, mas não fez o mesmo no reservatório de expansão do radiador.
Ainda que não seja padrão vir esse acessório nos carros nacionais, vejo esse acessório como altamente importante para evitar aquecimento do carro e consequentemente problemas no motor, ainda mais nas Ranger AT que podem sofrer um mal súbito (kkk), como se pode verificar em vários tópicos no fórum.
Vale ressaltar que muitas vezes, no momento em que o carro indica superaquecimento no painel, o dano já foi causado, razão pela qual esse dispositivo tem como função principal evitar prejuizos.
O sensor utilizado foi esse: Sensor de Nível LF122E-40: R$62,00 - Para Falta de Água no Radiador (https://www.icos.com.br/SensorDeNivel/LF122E40/)
O mecanismo de disparo utilizado foi um led instalado no console central do carro:
531852
Quem forneceu o esquema de instalação foi o forista Daniel Gleizer, já que a engenharia não é meu forte:
531853
Depois de feita a instalação elétrica e passados todos os fios, o passo seguinte é fazer a desmontagem do filtro de ar (dois parafusos nº8 e uma presilha de encaixe) para ter acesso aos parafusos de acesso ao reservatório de expansão (dois parafusos nº10 e uma porca 10).
531854
Uma boa dica para evitar perda de fluido é utilizar um balde para secar o reservatório, assim, depois de feita a furação e reinstalado do reservatório, você simplesmente repõe a água retirada.
Para furar o reservatório, se utiliza uma serra copo de 22mm de diâmetro. Sugiro essas duas posições, as posições mais baixas do reservatório (o que evita falsos-positivos). Utilizei a marcação da esquerda, que fica mais discreto.
531855
Resultado final:
531856
Montagem (para aperto da porca do sensor, utilizar uma chave 24 - dar um bom aperto, mas não DEMAIS):
531857
531854
531858
Concluída a instalação final, é só colocar tudo no local de novo e aproveitar. :concordo:
Alguns vídeos que podem ajudar
https://www.youtube.com/watch?v=7UkXxrUbCxU
https://www.youtube.com/watch?v=eISODOt6-Uc
Coophamat
02/07/2016, 15:19
Parabéns imperador, tópico muito útil. Pensa em fazer isso na 3.0 também?
Imperador!
02/07/2016, 18:55
Parabéns imperador, tópico muito útil. Pensa em fazer isso na 3.0 também?
Não... sinceramente a 3.0 não precisa... muito confiável a parte de arrefecimento dela.
Uchoa fortaleza
02/07/2016, 19:48
olá,
e na 3.2 manual vc aconselha mestre ?
agradecido pela atenção.
Miranda_MG
03/07/2016, 06:42
olá,
e na 3.2 manual vc aconselha mestre ?
agradecido pela atenção.
Uchoa,
Vou atravessar a resposta do Imperador (que ele complemente ou me corrija).
O sistema que ele instalou é útil para qualquer veículo que não possua o alerta de fábrica. Aliás, minto. Alguns possuem um alerta de temperatura associado a sensores no bloco do motor e isso pode trazer algum dano (mesmo que parcial) diante de um superaquecimento provocado por perda do líquido de arrefecimento. Então o sistema serve para esses também oferecendo proteção adicional.
Nas manuais, o risco de perda de líquido de arrefecimento existe também, embora seja MUITO menor que nas nossas automáticas (aliás - o risco existe para qualquer veículo). Isso acontece porque nas primeiras não há um sistema de arrefecimento compartilhado com o câmbio que é o que gerava todo o problema que você deve conhecer. E, apesar de estar resolvido, já que o kit de mangueiras que foi usado nas últimas chamadas de recall é o mesmo que equipa as Rangers 2017 (passo as referências aos que quiserem confirmar), fica mais confortável o monitoramento automático.
Resumindo: é um sistema simples e barato. O único contra é a furação do reservatório de expansão que, se de tudo der errado, custa pouco mais de 400 em uma CCS e que pode ser encontrado mais barato fora, evidentemente. Se eu tivesse uma manual, colocaria também.
Abraço,
Miranda_MG
Miranda_MG
03/07/2016, 06:46
A propósito, parabéns pela iniciativa, Imperador. :palmas:
Um exemplo simples que mostra as céticos que muito de um veículo pode ser melhorado; já que os engenheiros projetistas podem não ter todas as suas boas idéias implementadas por restrições, por exemplo, de custos. Ou, quem sabe, podem simplesmente não ter tido todas as boas idéias. ;)
Abraço,
Miranda_MG
Imperador!
03/07/2016, 07:19
A propósito, parabéns pela iniciativa, Imperador. :palmas:
Um exemplo simples que mostra as céticos que muito de um veículo pode ser melhorad0; já que os engenheiros projetistas podem não ter todas as suas boas idéias implementadas por restrições, por exemplo, de custos. Ou, quem sabe, podem simplesmente não ter tido todas as boas idéias. ;)
Abraço,
Miranda_MG
ow Laurão, o filho é teu, cara!
Eu só tomei a frente e fiz antes de você, aí gosto de botar no fórum pra servir de referência pra outras pessoas :concordo:Sobre a instalação em outros veículos (como a citada Ranger 3.0 e 3.2 MT), eu compartilho a tese do que abunda não prejudica, ainda mais quando se trata de um sensor que custa meros R$40 que pode lhe economizar milhares de reais em uma retífica ou em um motor novo.
Assim, apesar de eu não pretender botar na 3.0 e não indicar expressamente pra 3.2 MT, o dono que quiser colocar nesses veículos ou em qualquer outro carro não pode ser repreendido, ao contrário, em razão da posição diligente. O bom é manter o escorpião dentro do bolso mesmo.
Imperador!
03/07/2016, 07:23
Nas manuais, o risco de perda de líquido de arrefecimento existe também, embora seja MUITO menor que nas nossas automáticas (aliás - o risco existe para qualquer veículo). Isso acontece porque nas primeiras não há um sistema de arrefecimento compartilhado com o câmbio que é o que gerava todo o problema que você deve conhecer. E, apesar de estar resolvido, já que o kit de mangueiras que foi usado nas últimas chamadas de recall é o mesmo que equipa as Rangers 2017 (passo as referências aos que quiserem confirmar), fica mais confortável o monitoramento automático.
Só pra completar aqui: o risco de perda de água existe em qualquer carro e pode acontecer a qualquer momento, afinal uma abraçadeira não vai avisar quando vai perder a pressão ou uma mangueira não vai lhe avisar que faltam X km pra ela estourar. É uma questão de sorte...
Uchoa fortaleza
03/07/2016, 09:07
Sempre grato pela atenção de todos.
Viu colocar sim...
Imperador!
03/07/2016, 09:57
Sempre grato pela atenção de todos.
Viu colocar sim...
Apareça depois pra gente tomar uma...
Manda teu contato via MP pra entrar no grupo da Nova Ranger
Arildo MT
03/07/2016, 13:01
Excelente iniciativa, muitos também instalam sensor no cabeçote com mostrador auxiliar que lhe mostra a temperatura full time e pode-se programar alarme audiovisual que avisa em caso de aquecimento mesmo sem perca de liquido,
Sensor Medidor De Temperatura no Mercado Livre Brasil (http://lista.mercadolivre.com.br/sensor-medidor-de-temperatura#D)[A:sensor-medidor-de-temperatura]
Imperador!
04/07/2016, 09:56
Excelente iniciativa, muitos também instalam sensor no cabeçote com mostrador auxiliar que lhe mostra a temperatura full time e pode-se programar alarme audiovisual que avisa em caso de aquecimento mesmo sem perca de liquido,
Sensor Medidor De Temperatura no Mercado Livre Brasil (http://lista.mercadolivre.com.br/sensor-medidor-de-temperatura#D)[A:sensor-medidor-de-temperatura]
E uma boa opção também e funciona muito bem, é verdade. Mas acredito que pra aplicação RANGER 3.2 AT e conhecendo o histórico do carro, o sensor de nivel é a melhor opção.
EMERSONBR
26/12/2016, 09:10
Bom dia. EU li o seu post a respeito da instalação do sensor de nível no reservatório de água do radiador. Gostaria de saber se esta funcionando perfeitamente? Apresentou algum vazamento?
Boa tarde colegas foristas,
vou compartilhar aqui mais uma alteração da minha Ranger 3.2 "Pesadelo".
Antes de mais nada, perdoem as fotos, não sei porque o fórum deixa algumas ficarem invertidas ou tortas.
A Ford, por incrível que pareça, instalou um sensor de nível do reservatório do limpador do párabrisas, mas não fez o mesmo no reservatório de expansão do radiador.
Ainda que não seja padrão vir esse acessório nos carros nacionais, vejo esse acessório como altamente importante para evitar aquecimento do carro e consequentemente problemas no motor, ainda mais nas Ranger AT que podem sofrer um mal súbito (kkk), como se pode verificar em vários tópicos no fórum.
Vale ressaltar que muitas vezes, no momento em que o carro indica superaquecimento no painel, o dano já foi causado, razão pela qual esse dispositivo tem como função principal evitar prejuizos.
O sensor utilizado foi esse: Sensor de Nível LF122E-40: R$62,00 - Para Falta de Água no Radiador (https://www.icos.com.br/SensorDeNivel/LF122E40/)
O mecanismo de disparo utilizado foi um led instalado no console central do carro:
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Quem forneceu o esquema de instalação foi o forista Daniel Gleizer, já que a engenharia não é meu forte:
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Depois de feita a instalação elétrica e passados todos os fios, o passo seguinte é fazer a desmontagem do filtro de ar (dois parafusos nº8 e uma presilha de encaixe) para ter acesso aos parafusos de acesso ao reservatório de expansão (dois parafusos nº10 e uma porca 10).
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Uma boa dica para evitar perda de fluido é utilizar um balde para secar o reservatório, assim, depois de feita a furação e reinstalado do reservatório, você simplesmente repõe a água retirada.
Para furar o reservatório, se utiliza uma serra copo de 22mm de diâmetro. Sugiro essas duas posições, as posições mais baixas do reservatório (o que evita falsos-positivos). Utilizei a marcação da esquerda, que fica mais discreto.
531855
Resultado final:
531856
Montagem (para aperto da porca do sensor, utilizar uma chave 24 - dar um bom aperto, mas não DEMAIS):
531857
531854
531858
Concluída a instalação final, é só colocar tudo no local de novo e aproveitar. :concordo:
Alguns vídeos que podem ajudar
https://www.youtube.com/watch?v=7UkXxrUbCxU
https://www.youtube.com/watch?v=eISODOt6-Uc
ivancgbsb
26/12/2016, 09:33
Bom dia Emerson.
Me intrometendo.....coloquei esse "sistema" em um Troller em jul14, vendi o mesmo em ago16 sem nenhum problema quanto à durabilidade ou vazamentos. Nem usei silicone ou outro tipo de vedação. Usei um outro sensor da Icos.
Troller - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos/troller)
EMERSONBR
28/12/2016, 10:44
Bom dia Emerson.
Me intrometendo.....coloquei esse "sistema" em um Troller em jul14, vendi o mesmo em ago16 sem nenhum problema quanto à durabilidade ou vazamentos. Nem usei silicone ou outro tipo de vedação. Usei um outro sensor da Icos.
Troller - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos/troller)
Muito obrigado. Vou instalar na minha ranger. Todo cuidado é pouco. Valeu.
shuther4x4
17/01/2018, 00:05
Boa noite.
Sempre fui encanado com de água da viatura. Apesar de nunca ter baixado (verifico toda semana) e não ter vazamento, minha viatura é 2004, tenho receio devido ao desgaste natural. Mangueiras, plasticos, selos do motor etc.
Em dezembro tive uma surpresa com meu carro de uso diario, estourou um tubo plastico atrás do motor e vazou toda água. Por sorte foi entrando na garagem de casa. Não sei se estivesse no transito teria percebido algo. Não sei se o marcador iria acusar temperatura alta etc (já que vazou toda agua de uma vez). Detalhe: reviões em dia!!! Fiquei encanado.
Pesquisei e encontrei esse sensor: Icos lf122e-40
Comprei.
Confesso que tenho duvidas com a forma de fixação do mesmo (usa uma arruela de expansão, que segundo o fabricante segue norma nbr!!!????aguentando até 2 bar de pressão).
Quando chegou me inspirou certa confiança e acabei instalando, ligado em um led.
Resumindo: é uma bóia, que em caso de falta de água no reservatório acende o led (este não acompanha)
Montei de forma que so indique a falta de água se estiver relativamente abaixo do minimo (não quero que fique acendendo a toa).
Coloquei o led bem na coluna, não tendo como ignorá-lo caso venha acender.
Espero que o sensor aguente o trabalho, pois no fundo dá medo de furar o vaso de expansão para montar essa coisa!
Qualquer novidade posto aqui!!!
Eduardopiri
24/01/2018, 23:35
Boa noite.
Sempre fui encanado com de água da viatura. Apesar de nunca ter baixado (verifico toda semana) e não ter vazamento, minha viatura é 2004, tenho receio devido ao desgaste natural. Mangueiras, plasticos, selos do motor etc.
Em dezembro tive uma surpresa com meu carro de uso diario, estourou um tubo plastico atrás do motor e vazou toda água. Por sorte foi entrando na garagem de casa. Não sei se estivesse no transito teria percebido algo. Não sei se o marcador iria acusar temperatura alta etc (já que vazou toda agua de uma vez). Detalhe: reviões em dia!!! Fiquei encanado.
Pesquisei e encontrei esse sensor: Icos lf122e-40
Comprei.
Confesso que tenho duvidas com a forma de fixação do mesmo (usa uma arruela de expansão, que segundo o fabricante segue norma nbr!!!????aguentando até 2 bar de pressão).
Quando chegou me inspirou certa confiança e acabei instalando, ligado em um led.
Resumindo: é uma bóia, que em caso de falta de água no reservatório acende o led (este não acompanha)
Montei de forma que so indique a falta de água se estiver relativamente abaixo do minimo (não quero que fique acendendo a toa).
Coloquei o led bem na coluna, não tendo como ignorá-lo caso venha acender.
Espero que o sensor aguente o trabalho, pois no fundo dá medo de furar o vaso de expansão para montar essa coisa!
Qualquer novidade posto aqui!!!
Onde compro? Valor?fundi minha frontier 2006, por causa do selo do cabeçote, temperatura n subiu nd tava numa viagem ,gastei 15 mil pra arrumar, cabeçote turbina foi tudo pro saco
shuther4x4
05/02/2018, 23:08
Eduardo, procura no mercadolivre por sensor icos if122e40. Só tem um vendedor.
Coloquei justamente porque um amigo fundiu um troller que vazou agua e o filho dele não percebeu.
Imperador, estou pensando em colocar este em minha ranger 2.2 diesel. Porém, pesquisando vi algumas pessoas comentando que esse sensor da ICOS dá falsos alertas, por conta da água do radiador "balançar", fazendo com que a parte móvel do sensor balance também, causando o falso positivo. Chegou a ocorrer isso com você?
[]s
Boa tarde pessoal... Quase um ano depois, ainda não coloquei o tal sensor na minha ranger! Mas, voltei a pesquisar sobre o assunto porque fui informado por um colega que a ranger dele teve que abrir motor porque vazou água pela mangueira da EGR... Coincidentemente, acreditem ou não, dois dias depois, levei minha ranger na oficina de um amigo e baixamos o cambio dela pra trocar o atuador, nisso ficou bem visível o resfriador da EGR, e adivinhem, tinha manchas rosadas de fluído de radiador nele, pois escorre e acaba secando e ficando manchado. Fizemos o teste de pressão no sistema de arrefecimento e estava vazando água justamente na conexão da mangueira com o resfriador da EGR, exatamente onde estava a mancha. Foi sorte o colega ter alertado para o que ocorreu na dele, e ter plantado a pulga atrás da minha orelha, pois volta e meia o fluido do radiador da minha baixava um pouco, mas nunca tinha encontrado por onde estava vazando, afinal ali fica bastante escondido. Também peguei um vazamento em conexão de mangueira de arrefecimento em outro local, tempos atrás, por alerta do rapaz que levo para trocar o óleo da picape. Ou seja, é o segundo raio caindo no mesmo "sistema", melhor ficar mais esperto..... EDIT: Só para informação, o outro vazamento que eu havia detectado anteriormente tinha sido na conexão da mangueira com o resfriador de óleo (esse dá pra ver fácil por baixo do carro, do lado da caixa de rodas dianteira esquerda), e agora foi com o resfriador da EGR..
Enfim, história contada, agora vou partir novamente para instalar um sensor destes, ou comprar uma tampa de radiador que já tenha o sensor embutido, assim evito de furar o reservatório. Tem várias tampas para vender por ai, uma que me chamou a atenção é essa: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1145372958-tampa-reservatorio-defender-csensor-nivel-agua-allmakes4x4-_JM?quantity=1 Será que a rosca é igual? :grin:
Mais alguns meses sem instalar... e outro vazamento!! Desta vez foi na mangueira superior do radiador, aparentemente causado pela presilha que estava fora da posição. E eu aqui novamente pesquisando sobre o sensor... Desta vez vou instalar. Pesquisando no site da ICOS eu vi que agora eles tem um sensor específico para radiadores, é esse: Sensor de Nivel LF222E-40: R$71,00 - Para Falta D'Liquido no Radiador (https://www.eicos.com.br/sensor-de-nivel/montagem-lateral/LF222E-40/)
Chegou hj meu sensor e já fiz a instalação dele no reservatório, só falta fazer a parte elétrica amanhã.
Furei na mesma posição do Imperador. Meu mecânico torceu um pouco o nariz quando contei, ele disse que teria furado mais para cima, segundo ele, quando tem um dedo a um dedo e meio de fluido, o motor já corre o risco de ferver... enfim, de qualquer forma, na posição que usei não dava para furar mais alto, primeiro por conta do vinco do reservatório, e segundo porque essa posição que furei já pega na trava da tampa do filtro de ar, se fosse um pouco mais alto não daria pra destravar. Ai neste caso teria que usar a parede lateral, na outra marcação que o Imperador fez. Mas como disse, não sou especialista mas achei um pouco estranho essa informação, mas feito esta e é melhor do que nada! Segue as fotos da instalação!
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Olá pessoal,
Depois de um tempão, consegui tempo para instalar o BUZZER. Preferi algo fazendo barulho do que o LED, acho que chama mais a atenção no meu caso! A instalação foi super simples, mesmo porque eu já tinha deixado tudo pronto, toda fiação passada pra dentro da cabine, tive apenas que esticar o cabo até a parte esquerda da cabine, liguei um dos fios no pós-chave, o outro no BUZZER, e a outra perna do buzzer no terra, que no caso usei um terminal que estava parafusado na lateral da cabine. Fiz o teste retirando água do radiador e ele logo começou a apitar. Coloquei água de volta devagar para ver qual era exatamente o nível que ele avisa, e a foto abaixo é exatamente do nível que fecha contato, ou seja, o nível ficou bom.
Porém, está dando VÁRIOS falsos alertas. Ao arrancar com o carro já apita. Acredito que seja por conta da posição que foi instalado, pois como a boia fica virada para trás, ao arrancar com o carro, por exemplo, o chacoalhar da água do radiador faz ela fechar e abrir rapidamente o contato. Em subidas também dá alerta, em algumas curvas, ou seja, terei que resolver isso. Para resolver irei colocar um circuito temporizador simples com um CI 555, vou colocar ele para dar um delay de uns 5 segundos ou mais, mas acredito que 5 segundos seja mais que suficiente. Depois que eu fizer o circuito eu posto aqui. Segue as fotos:
567454567455567456
ivancgbsb
10/07/2019, 10:56
Para resolver irei colocar um circuito temporizador simples com um CI 555,
Bom dia Paulo.
Nessa página Troller - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos/troller) (no final) coloquei alguns circuitos temporizadores. Não testei em carros. Só em bancada.
Ah....e a ICOS lançou um novo sensor (mais robusto) para essa aplicação.
Bom dia Paulo.
Nessa página Troller - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos/troller) (no final) coloquei alguns circuitos temporizadores. Não testei em carros. Só em bancada.
Ah....e a ICOS lançou um novo sensor (mais robusto) para essa aplicação.
Que show Ivan, exatamente o que eu precisava! No meu caso estou usando um buzzer de 12V, então é só retirar o resistor que está em série com a chave, certo?
Já estou usando o sensor novo da ICOS, ele é azul, mas mesmo assim a bóia mexe muito. Usei o reservatório original mesmo, ele tem divisões internas, mas isso também não foi suficiente para não dar os falsos alarmes, infelizmente. Se eu fosse fazer hoje, eu faria o furo lateralmente, como você fez, assim evitaria pelo menos os falsos positivos ao arrancar com o carro. Mas mesmo assim teria que fazer o circuito temporizados por conta das curvas... enfim, estou satisfeito com o resultado, e mais satisfeito ainda de poder usar seu circuito já pronto, rsrs!
Valeu, abraço!
ivancgbsb
10/07/2019, 18:29
Oi Paulo.
No meu caso estou usando um buzzer de 12V, então é só retirar o resistor que está em série com a chave, certo?
Acredito que você esteja falando do primeiro circuito, o original. O "mini spot" também é 12v. Essa resistência de 60ohms na realidade é um preciosismo meu. Os reed switch (sensor da ICOS) são feitos para milhares de operações liga-desliga sem problemas. São duas lâminas dentro de um tubo de vidro a vácuo. Mas...a cada liga-desliga pode ocorrer um faiscamento entre as lâminas reduzindo sua durabilidade. Essa resistência, além de estar sobrando por aqui, rsrsrs, serve para diminuir esse faiscamento.
Eu deixaria esse resistor.
Se tiver algum problema nos circuitos de retardo por causa de "ruídos elétricos" do carro é aconselhável colocar um capacitor eletrolítico de uns 470uf e um resistor de uns 470ohm no positivo logo na entrada do circuito como filtro.
No circuito com o integrado 555 você pode facilmente escolher o tempo de retardo. Mas ele tem que ficar em local protegido no veículo.
Boa tarde, aproveitando a experiencia de vcs, esse sensor pode ser ligado diretamente no circuito do sensor de nível do fluido de freio do Troller 2011/2012? Att
RicardoFLN
17/11/2019, 19:22
Povo, segue uma dica de um servicinho simples e que pode gerar uma economia beeeem grande no caso de perda do líquido de arrefecimento devido a ruptura de alguma mangueira, e que no Maxion convenhamos, é mangueira pra carlinhos passível de dar problema!!
Instalei um sensor de nível no reservatório de expansão. Para isso basta fazer um furo no reservatório de expansão com XX milímetros de diâmetro (XX = diâmetro de moeda de 10 centavos, das velhas!):grin:
Sensor esse que funciona com um imã na parte móvel, que quando desce fecha o contato. Eu particularmente vou colocar um led em um slot de luz espia que existe no painel e não está sendo usada, é um símbolo de uma "molinha", nem sei qual o significado, mas tb nem importa. A propósito tem um monte de slots no painel vazios! Talvez por a minha ser o modelo "pé de boi"!
Esse sensor encontra fácil no Mercado Livre.
A outra dica é a troca daquele tampão plástico da carcaça da válvula termostática.
O único ponto meio crítico fica sendo a tampinha plástica que tem na parte baixa do radiador, que aos meus olhos parece um treco meio suscetível de dar problema. Talvez eu trave ela com silicone, por fora mesmo.
569734
569733
Sensor de nível marca Eicos
569735
Fica certinho quando colocado o reservatório do esguicho do limpador de parabrisas
569736
Tampão metálico da carcaça da VT
Sds.
Sergio c
18/11/2019, 10:17
Ótimo investimento Ricardo.
cristianoribeiro
21/11/2019, 19:50
Boa noite Ricardo,
Parabens pelo belo trabalho, poderia nos informar de qual veiculo é esse sensor?
RicardoFLN
22/11/2019, 07:42
Boa noite Ricardo,
Parabens pelo belo trabalho, poderia nos informar de qual veiculo é esse sensor?
Cristiano,
Não é de nenhum veículo. Procure por sensor de nível Eicos no mercado livre.
Sds.
amigo, uma dúvida. quando o motor está quente este reservatório fica com muita pressão. essa bóia não vai saltar e vazar a água do reservatório?
Boa noite.
Sempre fui encanado com de água da viatura. Apesar de nunca ter baixado (verifico toda semana) e não ter vazamento, minha viatura é 2004, tenho receio devido ao desgaste natural. Mangueiras, plasticos, selos do motor etc.
Em dezembro tive uma surpresa com meu carro de uso diario, estourou um tubo plastico atrás do motor e vazou toda água. Por sorte foi entrando na garagem de casa. Não sei se estivesse no transito teria percebido algo. Não sei se o marcador iria acusar temperatura alta etc (já que vazou toda agua de uma vez). Detalhe: reviões em dia!!! Fiquei encanado.
Pesquisei e encontrei esse sensor: Icos lf122e-40
Comprei.
Confesso que tenho duvidas com a forma de fixação do mesmo (usa uma arruela de expansão, que segundo o fabricante segue norma nbr!!!????aguentando até 2 bar de pressão).
Quando chegou me inspirou certa confiança e acabei instalando, ligado em um led.
Resumindo: é uma bóia, que em caso de falta de água no reservatório acende o led (este não acompanha)
Montei de forma que so indique a falta de água se estiver relativamente abaixo do minimo (não quero que fique acendendo a toa).
Coloquei o led bem na coluna, não tendo como ignorá-lo caso venha acender.
Espero que o sensor aguente o trabalho, pois no fundo dá medo de furar o vaso de expansão para montar essa coisa!
Qualquer novidade posto aqui!!!
ivancgbsb
31/03/2020, 13:58
Boa tarde.
amigo, uma dúvida. quando o motor está quente este reservatório fica com muita pressão. essa bóia não vai saltar e vazar a água do reservatório?
Eu também tive esse medo por isso usei um sensor diferente. Tem uma porca por dentro. Veja no link.
Troller - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos/troller)
Muito interessante esse sensor e que deveria vir de fábrica em todos os carros. Porém, estive pensando aqui.. na Tracker, por exemplo, como o reservatório de expansão não é selado, se fura uma mangueira e vaza o líquido, o reservatório continuará cheio e aí não adianta nada. Acredito que só funcione bem se instalado direto no radiador, pois se romper alguma mangueira, aí ele acusa, pois o radiador vai secar. Alguém já instalou esse sensor no radiador?
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