PDA

Ver Versão Completa : Suspensão Hilux



MIKIM
08/03/2006, 08:27
Bom dia

Acabei de adquirir uma Hilux CD 4x4 SR5 ano 1997, gostaria de levantar um pouco a suspensão nada exagerado, minha pick up esta equipada com pneus 31X10,5X15 e a suspensão dianteira não é feixe de mola gostaria de saber como faço para levantar a frente.

Obrigado

MIKIM

Caio Rivetti
08/03/2006, 09:14
MIKIM,
a maneira mais facil de levantar a frente da hilux é apertando os parafusos da barra de torção, porem é a menos recomendavel, alem de ficar mais dura e perder curso de suspenção, a vida util das homocineticas vai diminuir muito. Acho que a melhor maneira seria colocando um body lift, o unico inconveniente é que não existe nenhum nacional, como os da Keko para as Ranger. Solução ou importar um, ou fazer em casa.

MIKIM
08/03/2006, 11:59
Caio

Voce teria algum esquema de como fazer esse kit, por que na verdade não queria levantar muito é que estou achando minha pick up muito baixa, será que é possivel fazer algum calço.

Obrigado

MIKIM

Nando
08/03/2006, 22:06
Só uma coisa, pra que vc quer levantar ela? Levantando a suspensão o vão livre continua o mesmo. Pra colocar pneus 33 sem raspar só com Kit de suspensão ou de carroceria. Não vai gastare menos que R$1500 fora os pneus, e mesmo assim uma porrada de componentes são forçados de maneira que a viatura não está preparada para suportar. Tive uma Hilux que primeiro levantei nas barras de torção e depois com um Kit de 4.5 polegadas, dos dois jeitos fica uma merda, mas pelo menos nas barras vc não gasta nada pra fazer, só precisa de uma chave de porca.... Hj em dia eu acho besteira mexer na suspensão da Hilux.

MIKIM
09/03/2006, 08:49
Bom dia

Nando

Na verdade eu queria levantar um pouco pois minha pick up em comparação as outras que eu vejo na rua parece que esta um pouco mais baixa, Voce saberia me informar ou sabe de alguem que pode me informar qual a altura correta entre os pneus e a carroceria.

Obrigado

MIKIM

Caio Rivetti
09/03/2006, 09:08
a altura correta eu não sei mas os semi eixos da tração dianteira devem estar na horizontal. Se ela esta mais baixa que as outras pode ser que suas barras de torção estejam um pouco cansadas, ai sem problema voce dar uma apertadinha. Agora vale a pena dar uma medida em uma outra pra se ter ideia da altura. Se voce quer levantar pouca coisa acho que o melhor é apertar a barra mesmo, levantar uns 2 cm acho que não vai ter problemas.

Nando
09/03/2006, 09:09
Em geral um palmo esticado (entre o dedão e o dedinho) é o suficiente. Mas claro que isso varia de acordo com o pneu que está sendo utilizado. O 31 é maior que o origial, então a diferença vai ser um pouco menor. No seu caso só precisa dar uma volinhas de cada lado nas barras de torção e se precisar dar uma arqueadinha nos feixes. Coisa bem simples, vcvai apertando os parafusos um pouco de cada lado até ela ficar na altura que vc ache mais apropriada. Ai de uma olhada e veja se precsa levantar a trazeira um pouco tb, se precisar leve em um posto de molar que vai cobrar uns 150 paus o serviço de arqueamento. Mas não passe muito além da conta.

Pavani
09/03/2006, 18:11
Fernando,

Vc não acha uma boa idéa dar um grau na altura da Hilux?!? De Hilux não entendo nada, mas pelo que vejo, colocar uns calços na carroceria para colocar um pneu maior teria algumas mudanças significativas, mas nada que faça forçar MUITO alé os componentes.... Sei lá, estou comparando com meu jeep.... Posso estar falando besteira....

Se tivesse uma Hilux gostaria de colocar uns 33", acho o visual muito loco.... Isso eu estou pensando no visual e também umpouco nas trilhas.... O que vc acha?!?


Abraço!

Pavani
Abraço!

Gabrielpol
09/03/2006, 20:56
Hola a todos, mais perguntando do que dando uma dica...
E quanto ao uso de espacadores de pivo (ball joint spacers) ???...
www.4crawler.com/4x4/ForSale/BallJointSpacer.shtml

d_fismann
10/03/2006, 00:37
Oi pessoal,

fugindo um pouco do tópico... - não precisa xingar!!!

Alguém sabe me dizer quantas lâminas têm em cada feixe traseiro e dianteiro de hilux 95?!?!

Valeu

Abras

MIKIM
10/03/2006, 08:46
Bom dia a todos

Queria agradecer pelas dicas e vou fazer o teste depois posto o resultado, acredito que só com o aperto na barra de torção eu consiga o resultado que eu quero.

Obrigado

MIKIM

Caio Rivetti
10/03/2006, 09:13
Pavani, pensando em por uns 33'' sem duvida a melhor opção seria colocar uns body lifts, mas no caso do Mikim como ele pretende continuar com os 31 a melhor coisa a se fazer é dar uma apertadinha nas barras de torção. Na minha assim que meus pneus originais acabarem, e não falta muito, vou colocar uns body lifts e 33", mas comparado com um jeep, a operação não é tão simples, tem muitas coisas que devem ser modificadas e não simplesmente colocar os calços. Tem que modificar os suportes do radiador, colocar um prolongamento na barra de direção suportes dos parachoques entre um monte de outras coisas, Mas na suspenção nada se altera, isso o que importa.
Gabrielpol, os ball joint spacers parecem ser uma boa opção, mas para se por uns 33" tem que se levantar no minimo umas 3", e os ball joint spacers parecem que levantam no maximo 1 1/2", alem do que com eles voce acaba tendo o mesmo problema de forçar as homocineticas.
Mikim, aperta as barras e depois conta pra gente como ficou.

Pavani
10/03/2006, 14:18
Caio,

Vc é de Alphaville?!? Tinha um Rivetti aqui com uma Band... Lindona...

Se eu tivesse uma hilux, teria 33" nela e colocaria os calços..... Acredito que seja melhor do que dar um grau na suspensão... Quando for fazer isso na sua, tire fotos detalhadas e nos mostre para que possamos ver como ficou.... OK?!?

Boa sorte!

Abraço!

Pavani

elmestizo
10/03/2006, 14:52
Pavani,

São primos... e a band do rivetti é simplesmente um SHOW1

Leonardo Dic
10/03/2006, 19:23
D_Fismann, fugindo do tópico: a minha tem 5 lâminas na frente e 4 na traseira, sendo a última bem mais grossa.
E a sua como tá ?

Abraço

d_fismann
11/03/2006, 07:14
Oi Leonardo,

A minha esta igual!! - A última a que vc se refere que é mais grossa é a mais comprida??

Ocorre que eu estava andando com 5 atrás tb, mas não carrego peso e ela batia muito (muito dura) então resolvi ficar com 4 e arquear de novo. Só que ela está cedendo...

Vc me falando qual é eu vou lá e troco... - aliás as suas estão arqueadas e fez aonde??

Valeu

Abras

PS: Tenho feito no Molas Cacique

Leonardo Dic
11/03/2006, 10:18
d_fismann, a mais grossa é a curta, que encosta no eixo (não exatamente no eixo, a minha tem um calço), ela tá bem arqueada, o jumelo traseiro está praticamente reto (vertical), mas a dianteira já tá começando a ceder de novo.
Eu moro no interior, e faço o serviço por aqui mesmo. Quando fiz, coloquei as buchas de PU, já faz um ano, e está tudo bem.
O conforto melhorou quando eu coloquei 4 amortecedores HDS, comprei aqui do Wallace.

Abraço

PS. Vai uma foto dela aí.

d_fismann
11/03/2006, 11:25
Leonardo,

obrigado pela atenção!! - Seu carro esta muito bonito, parabéns!!

Qdo estava com 5 lâminas, coloquei uma entre a 3° e a 4°. Falei c/ o pessoal agora há pouco e eles me sugeriram usar a que eu tirei que estava nova, recolocar, a princípio tirar a 3° e colocar esta, até cortar um pedaço dela... - p/ dar mais rigidez, acho eu... - e p/ não ter que arquear muito, colocar um calço.

É isso aí, não é só jeepeiro que se ajuda!!!!!!!

Grande abraço

Leonardo Dic
11/03/2006, 14:15
d_fismann, qual pneu vc está usando.
Quando for trocar os meus slick, estou pensando num BF MUD.

Abraço

d_fismann
11/03/2006, 17:21
Fala Leonardo,

tô usando peus goodyear 265 75 16... - gostar de pneu é mais difícil do que time de futebol?!?!?! - Pra mim, hoje, este pneu satisfaz minhas necessidades. Tem jipeiro que achou uma m... outros acharam excelente!!! - Os BF MUD tb são bem interessantes mas eram mais caros e troquei todos logo que comprei o carro então não dava p/ gastar muito.

Me manda em PVT / MP, o valor dos HDS.

Abras

Caio Rivetti
13/03/2006, 10:41
Pavani, sou de alphaville sim, e o rivetti da band é meu primo.
Pode aguardar que assim que botar os 33 posto fotos aqui.

Nando
13/03/2006, 21:59
Algumas da Cabra... as vezes bate uma saudaaade....

ÍcaroC
24/07/2013, 20:20
Pavani, sou de alphaville sim, e o rivetti da band é meu primo.
Pode aguardar que assim que botar os 33 posto fotos aqui.

onde posso encontrar o snorkel da hilux?

HERICK
24/07/2013, 20:41
onde posso encontrar o snorkel da hilux?

Dá uma olhada aqui Snorkel Automotivo OGZ - Um mundo de Aventuras (http://www.ogz.com.br)

Elias_qf
25/07/2013, 08:52
Bom dia a todos na minha opinião vai de calço na carroceria fica bom o desempenho dela continua ao original... porem se quer mais performace em trilhas a coisa muda de figura e preço rs... eu fiz os calços em casa mesmo gastei de parafuso e nylon 150,00 depois vai algumas outras coisas mudanças no suporte do parachoque pois ele vai ficar mais baixo, alavanca do cambio, e reposicionar o radiador coisas simples que com capricho, uma maquina de solda e uma lixadeira da para fazer facil facil uhauhauh

d_fismman, qando comprei a minha mandei arquear as molas porem são carros muito "antigos" os feixes de mola ja não responde como novos rodei um mes o carro ficou todo torto pq alguns feixes arquearam mais que outros... conclusão comprei tudo novo entra no site da fabrini e ve o catalago ele fabrica molas para nossas viaturas, tem todas especificações la tamanho raio comprimento espessura de cada lamina bem legal

detalhe comprei pronto as laminas saio mais barato que mandar fazer em um moleiro...

dadoground
23/09/2014, 08:58
478258Reabrindo aqui o tópico e pedindo ajuda aos universitários. O caso é: tenho minha hilux 2003 td 3.0 com seus pneus originais (235/75R15) e quero trocá-los para (255/75r15). No caso vi uma hilux igual a minha rodando com esse pneu e achei que ficou baixa, creio pelo tamanho do pneu. Minha dúvida: com esse pneu vou ter que comprar alargadores? (Quero usar minha roda original que acho que o offset negativo é -2); vou ter que mexer na suspensão, arquear, colocar calços, terminais reforçados, etc.? (Vou comprar tb amortecedores novos); ou só apertando o parafuso da barra de torção resolveria meu caso?
Não quero levantar muito pra comprometer a estabilidade da máquina e nem forçar os componentes de suspensão e principalmente gastar dinheiro à toa. Mas simplesmente dar um tapinha no visual, já que agora tá sobrando uma graninha extra no trabalho. hehe

Elias_qf
23/09/2014, 15:30
478258Reabrindo aqui o tópico e pedindo ajuda aos universitários. O caso é: tenho minha hilux 2003 td 3.0 com seus pneus originais (235/75R15) e quero trocá-los para (255/75r15). No caso vi uma hilux igual a minha rodando com esse pneu e achei que ficou baixa, creio pelo tamanho do pneu. Minha dúvida: com esse pneu vou ter que comprar alargadores? (Quero usar minha roda original que acho que o offset negativo é -2); vou ter que mexer na suspensão, arquear, colocar calços, terminais reforçados, etc.? (Vou comprar tb amortecedores novos); ou só apertando o parafuso da barra de torção resolveria meu caso?
Não quero levantar muito pra comprometer a estabilidade da máquina e nem forçar os componentes de suspensão e principalmente gastar dinheiro à toa. Mas simplesmente dar um tapinha no visual, já que agora tá sobrando uma graninha extra no trabalho. hehe

boa tarde, o que é mais viável seria os calços na carroceria os famosos bl, o sr consegue elevar a carroceria e o restante dela continua td original...
se arquear as molas vai deixa-la mais dura perdendo o conforto, na frente vc tem limite para elevação e não sendo muito aconselhável, e td modificação que fizer na suspensão sl vc vai deixar seus amortecedor sem curso vai dar final de curso é aconselhavel que troque a cada modificação para que o carro esteja td de acordo com a nova altura...

como sempre estou mexendo na suspensão da minha ja deve ser o decimo amortecedor que troco, agora utilizo o amortecedor trazeiro da blazer que é bem maior que os originais da minha utilizo tanto na frente quanto atraz... porem a minha é feixe de mola na dianteira... ficando mais barato manutenção e qualquer invenção rs

Elias_qf
23/09/2014, 15:31
quanto ao pneu pode colocar eles cabem na roda tranquilo rs

guilhermeabreu
23/09/2014, 16:40
Tive uma SW4 93 que troquei os pneus pelos 255x75x15 e não precisei de mudar nada e o carro ficou bem mais encorpado e bonito na picape então pode colocar até o 31 que não precisa de mudar nada , o 31 é um pouquinho maior e mais largo do que o 255 e sua picape vai ficar bem mais bonita tb ..

Vitor DF MA e TO
24/10/2014, 10:58
Galera, aproveitando o Tópico que trata de suspensão, tenho uma hilux 2009 modelo 2.5... so rodo dentro de brasília e muito raramente ela pega um barro... esse fim de semana fui em pirinópolis e percebi que o carro ta mole mole, claro, to com os mesmos amortecedores a 90 mil km..... a dúvida agora é a seguinte... essa hilux também tem molas na frente.... quando eu sei que é necessário trocar essas molas, que por sinal são bem caras heim. Detalhe, não uso amortecedores cofap nunca mais, usei em uma ranger antiga por duas vezes e o carro nunca fica durinho igual ao original. Ja cotei na toyota e vou colocar original, 920 os 4. A dúvida é somente nas molas... trocar ou não? O carro ta com total de 188 mil km.

Macbsenior
24/10/2014, 12:03
Agradeço a quem desenterrou o tópico, estou com uma duvida e não estou encontrando algum tópico que trate disto.

Minha duvida é: Nas Hilux Japa (feixe de mola na frente), até que largura de pneu eu consigo colocar sem ter que mexer em absolutamente nada. Uso atualmente 205/80/16. Tudo funciona perfeito. Mas a ideia era colocar um mais largo com mais ombro. Talvez até ter um segundo jogo de rodas ara 15, mas de qualquer forma sem mudar nada do calculo original da suspensão.

Alguém pode esclarecer, ou já tem esta experiência?

Abraços.